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Ver Versão Completa : SOS temperatura Ranger 4.0 v6



traiger
29/01/2011, 11:55
ola colegas desculpas se estou postando no lugar errado,
comprei uma ranger recentemente ela é uma
Ranger stx ce 4x2 4.0 v6 1996/1997 ela nao esta marcando a temperatura, o ex dono dela falou que o problema era no painel mas mandei testar e nao é,entaum fui na auto peças e comprei um sensor de temperatura novo e ficou do mesmo jeito que estava com o sensor velho,entaum creio que o problema é o modelo do sensor ,entaum peço ajuda se alguem tem essa mesma ranger que eu se puder conferir qual seria o sensor correto e pudesse me passar o codigo eu agradeceria muito. obrigado a todos e abs

Orleans
30/01/2011, 23:59
http://img4.imageshack.us/img4/8492/sensortemperaturaranger.png

fabaumm
11/02/2011, 11:46
A minha ficava so proximo ao "C" o ponteiro la embaixo...

troquei a valvula termostatica, subiu para o meio. e ficou correto.

abraço

OtavioRamos
05/01/2015, 11:35
Sei que este post é bem antigo, mas como o fórum me ajudou bastante, quero deixar minha contribuição para os futuros usuários.
Comprei minha Ranger XL CS 97 4.0 V6 em Setembro de 2014. A primeira coisa que notei quando fui conhecer o veículo foi que o ponteiro de temperatura do líquido de arrefecimento não saia do mínimo. O ex-dono me informou que desde que ele havia comprado a caminhonete, em 2010, era assim que ela funcionava. "É assim que este motor funciona. Motor muito grande e potente, sobra muito e ele não esquente. Mas quando começa a esquenta a ventoinha da conta", ele disse.Ok, segui com a compra. Mas não tirei isso da cabeça.
Fiz um teste. Peguei um trecho de Serra e após alguns Kms puxando um pouco mais e com AC ligado, o ponteiro começou a subir rápido. Tirei o pé e vi o ponteiro baixar após outros poucos kms. Duas constatações: O medidor estava funcionando, não era problema nos sensores. A outra, algo estava muito errado, se continuasse como estava iria torrar o motor, sorte não ter pego trafego pesado.
Procurei informações em fóruns, nacionais e estrangeiros, mecânicos e concessionárias. Ouvi muita gente falando como o Ex-dono "é assim mesmo". Mas não é! Todo motor tem uma temperatura ideal de funcionamento, e esta temperatura nunca é fria (como mostrava o marcador) e nem super alta como acontecia quando puxava um pouco. O correto é o marcador ficar no meio o tempo todo (ele sai do mínimo após alguns minutos com o motor ligado e se mantem lá, na temperatura ideal de trabalho do motor).
Encontrei muita gente falando sobre a troca da Válvula termostática, me pareceu algo simples e rápido então resolvi fazer. Além disso, descobri que o ex-dono usava apenas água no radiador, então resolvi fazer o serviço completo, tirar a água, lavar todo o sistema, trocar a válvula e colocar aditivo.
Encontrei dois vídeos no YouTube que me serviram de guia:
Limpeza e troca da água+aditivo do radiador.
https://www.youtube.com/watch?v=cTKhidGo9FU

Troca da válvula termostática.
https://www.youtube.com/watch?v=-Md1slV1nf8

Quanto custou a brincadeira:
- Válvula Termostática nova (MTE) – R$45,00
- Líquido de arrefecimento (Radiex R1892 - Já diluído na proporção correta), 8 litros – R$96,00
- 2 horas de trabalho (não sou mecânico, um profissional deve levar no máximo 30 min se o motor já estiver frio).


Quando retirei a válvula pude constatar que estava travada, o que impedia o líquido de circulando corretamente. Com certeza nunca havia sido trocada.
Após tudo feito, o ponteiro permanece no meio do marcador, o motor esta rodando muito mais suave e silencioso. O consumo passou de 6,5 para 7 (na primeira medição).
Aconselho os donos que acreditam que o normal da Ranger é rodar a frio, darem uma olhada no sistema de arrefecimento. É rápido, simples e barato.
Abs a todos.

Algumas informações sobre a tal Válvula:
Válvula Termostática ? Superaquecimento, Falhas de Motor e Alto Consumo de Combustível : Doutor Carro (http://www.doutorcarro.com.br/dr-carro-responde-valvula-termostatica/)

Ranger XL CS 97 4.0 V6

Múcio Luiz
02/10/2015, 22:35
Amigos,

O manual informa que o líquido de arrefecimento deve atender às especificações Ford ESSE-M97B44-A. O problema que não consegui encontrar esse líquido nem mesmo na internet, somente em sites gringos. Alguém tem alguma informação?

[]s!

fabaumm
03/10/2015, 22:40
Mucio também quero saber. Usei um wurth etinoglicol numa ranger v6 qie tive, também to pesquisando para minha explorer. Abraços


Amigos,

O manual informa que o líquido de arrefecimento deve atender às especificações Ford ESSE-M97B44-A. O problema que não consegui encontrar esse líquido nem mesmo na internet, somente em sites gringos. Alguém tem alguma informação?

[]s!

_montanha_
05/10/2015, 14:51
Minha STX só trabalha gelada e como foi dito acima ela sobe um pouco a temperatura quando trabalho com o ar condicionado ligado e logo nota-se o funcionamento da ventoinha. Fazem pouco mais de 3 anos que tenho ela e confesso que isso já tem me deixado com a pulga atrás da orelha mas ao levar à um mecânico de confiança aqui da região não foi constatado nada. Até trancar a frente dela com um cobertor e deixar ela berrando lá um tempo pra ver se aquecia ou fazia alguma coisa e nada. Testamos o fluido do arrefecimento e parecia tudo certo. Resultado: Rodo assim até hoje e já peguei transito pesado e até mesmo trabalhos pesados no sitio e nada. Ta lá ainda. Sei lá se mexo ou se deixo quieto.

Múcio Luiz
05/10/2015, 20:00
Minha STX só trabalha gelada e como foi dito acima ela sobe um pouco a temperatura quando trabalho com o ar condicionado ligado e logo nota-se o funcionamento da ventoinha. Fazem pouco mais de 3 anos que tenho ela e confesso que isso já tem me deixado com a pulga atrás da orelha mas ao levar à um mecânico de confiança aqui da região não foi constatado nada. Até trancar a frente dela com um cobertor e deixar ela berrando lá um tempo pra ver se aquecia ou fazia alguma coisa e nada. Testamos o fluido do arrefecimento e parecia tudo certo. Resultado: Rodo assim até hoje e já peguei transito pesado e até mesmo trabalhos pesados no sitio e nada. Ta lá ainda. Sei lá se mexo ou se deixo quieto.

Você já experimentou trocar a válvula termostática?

_montanha_
06/10/2015, 08:12
Ainda não mas segundo os testes do meca lá ela ta abrindo. Acho que vou fazer isso em casa mesmo.

Múcio Luiz
06/10/2015, 11:51
Amigos,

O manual informa que o líquido de arrefecimento deve atender às especificações Ford ESSE-M97B44-A. O problema que não consegui encontrar esse líquido nem mesmo na internet, somente em sites gringos. Alguém tem alguma informação?

[]s!

Ninguém???

Qual o aditivo que vcs estão usando, já que não se encontra o da especificação correta?

Sabem me dizer também qual a vida útil da bomba d'água?

OtavioRamos
06/10/2015, 17:42
Múcio,
Como comentei no post anterior, quando troquei a válvula termostática para arrumar o problema do motor estar rodando a frio, aproveitei pra limpar todo radiador e trocar o líquido de arrefecimento.
Utilizei o Radiex R1892 (Já diluído na proporção correta). Foram 8 litros, como consta no manual.

segue foto do dia que troquei.
513625

Abs

Múcio Luiz
06/10/2015, 18:14
Múcio,
Como comentei no post anterior, quando troquei a válvula termostática para arrumar o problema do motor estar rodando a frio, aproveitei pra limpar todo radiador e trocar o líquido de arrefecimento.
Utilizei o Radiex R1892 (Já diluído na proporção correta). Foram 8 litros, como consta no manual.

segue foto do dia que troquei.
513625

Abs

Verdade Otavio, não tinha observado.

Li no seu post também que agora o motor está mais macio. Vou fazer o mesmo em breve. Mas vou aproveitar pra trocar a bomba d'água também. Preventivamente. Vai que...

danke
25/10/2015, 21:33
Boa noite amigos,

A minha é uma STX 95 e havia reparado que o ponteiro da temperatura ficava lá embaixo, demonstrando que estava fria.
Comecei a procurar o líquido de arrefecimento que atendesse a especificação e encontrei o da marca PEAK (vende na Auto Zone).
Comprei também uma válvula termostáatica nova da MOTORCRAFT (difícil de achar mas encontrei na Dragão auto peças).
Mandei o mecânico limpar e sistema e trocar tudo. Agora o ponteiro da temperatura sobe, chegando até a metade com o ar ligado.
Notei que o motor ficou mais redondo e o consumo caiu na gasolina (GNV se manteve inalterado).

Adrianocc
18/05/2016, 21:17
Múcio,
Como comentei no post anterior, quando troquei a válvula termostática para arrumar o problema do motor estar rodando a frio, aproveitei pra limpar todo radiador e trocar o líquido de arrefecimento.
Utilizei o Radiex R1892 (Já diluído na proporção correta). Foram 8 litros, como consta no manual.

segue foto do dia que troquei.
513625

Abs

Amigos. Tenho uma ranger 95 4.0 V6.
Essa semana dei uma limpada no sistema, e coloquei água da torneira mesmo. Vou rodas mais uns dias assim, e depois esvaziar de novo, e ai sim vou colocar o liquido correto. A questão é, só vai 8 litros no sistema todo? Pois aparentemente foi bem mais que saiu quando eu estava retirando o velho.

Outra duvida. Já comprei a válvula termostática pra trocar, porem não veio nenhuma junta, ela vai direto assim mesmo ou precisa de junta?

Marcelo Corradi
18/05/2016, 23:27
Amigos. Tenho uma ranger 95 4.0 V6.
Essa semana dei uma limpada no sistema, e coloquei água da torneira mesmo. Vou rodas mais uns dias assim, e depois esvaziar de novo, e ai sim vou colocar o liquido correto. A questão é, só vai 8 litros no sistema todo? Pois aparentemente foi bem mais que saiu quando eu estava retirando o velho.

Outra duvida. Já comprei a válvula termostática pra trocar, porem não veio nenhuma junta, ela vai direto assim mesmo ou precisa de junta?

Vai uma junta sim. A minha estava sem, algum mecânico deve ter retirado e não pôs. Comprei uma folha de junta e recortei no formato. Ficou 100%.

OtavioRamos
19/05/2016, 11:44
Amigos. Tenho uma ranger 95 4.0 V6.
Essa semana dei uma limpada no sistema, e coloquei água da torneira mesmo. Vou rodas mais uns dias assim, e depois esvaziar de novo, e ai sim vou colocar o liquido correto. A questão é, só vai 8 litros no sistema todo? Pois aparentemente foi bem mais que saiu quando eu estava retirando o velho.

Outra duvida. Já comprei a válvula termostática pra trocar, porem não veio nenhuma junta, ela vai direto assim mesmo ou precisa de junta?

Adrianocc,
É isso mesmo, 8 litros. Você completa todo o radiador com o motor desligado, ai sobre um pouco. Você liga o motor, deixar rodar uns 2 mins e depois colocar o restinho no reservatório. fica na medida.

Como o Marcelo comentou, precisa ter a vedação sim. No meu caso, quando comprei a peça já veio junto.

Adrianocc
19/05/2016, 12:50
Entendi. Quando eu desmontar vou ver como está, e se realmente tem válvula lá, tem muito "mechanico" que deixa sem.
Mandei um e-mail pro vendedor que comprei a válvula ( ML ), ele disse que vai um anel de borracha, mais que custa 40 reais só ele. :pensativo: Vou ver se acho em algum auto-peças, se não faço de papel mesmo.

Comprei 8 litros de água desmineralizada e um de aditivo concentrado, estava com receio de colocar aditivo por não saber o estado do motor, não tenho referencias dos antigos donos, mais acho que vou arriscar fazendo uma mistura mais fraca.

Obrigado pelas dicas mais uma vez.

Adrianocc
25/05/2016, 14:03
Boa Tarde pessoal.

Válvula trocada. E realmente tinha outra la, que aparentemente nem parecia estar ruim, mais estava. O anel de borracha também estava la, e consegui usar o mesmo.
Agora o ponteiro de temperatura sobe ate o meio, quando dou uma pisada forte ele sobe pouca coisa acima do meio, mais logo ja volta, show!!!
Realmente como alguns falaram, senti que o motor ficou mais macio, e o consumo melhorou um pouco. Na minha acabou indo um pouco mais de 8 litros. Completei certinho com os 8 litros, mais depois que rodei um pouco abaixou no reservatório.

OtavioRamos
30/05/2016, 10:15
Boa Tarde pessoal.

Válvula trocada. E realmente tinha outra la, que aparentemente nem parecia estar ruim, mais estava. O anel de borracha também estava la, e consegui usar o mesmo.
Agora o ponteiro de temperatura sobe ate o meio, quando dou uma pisada forte ele sobe pouca coisa acima do meio, mais logo ja volta, show!!!
Realmente como alguns falaram, senti que o motor ficou mais macio, e o consumo melhorou um pouco. Na minha acabou indo um pouco mais de 8 litros. Completei certinho com os 8 litros, mais depois que rodei um pouco abaixou no reservatório.


Boa! AInda bem que deu certo!:palmas:

Super facil, fala ai?

Adrianocc
31/05/2016, 00:51
Muito fácil. Quase tudo que fiz nesse carro eu mesmo mexi, virou um hobby.
Agora to criando coragem pra tirar o coletor de admissão pra dar uma limpada. Esse dias dei uma olhada dentro dele, la no fundo, parece estar com óleo, dei uma olhada sobre a válvula pcv, sera que tem alguma relação?

Guilherme Farias
28/01/2017, 19:06
Amigos,

O manual informa que o líquido de arrefecimento deve atender às especificações Ford ESSE-M97B44-A. O problema que não consegui encontrar esse líquido nem mesmo na internet, somente em sites gringos. Alguém tem alguma informação?

[]s! O aditivo Ipiranga Original (cor azul) atende às especificações Ford M97B44-A

Juniorcdvargas
01/02/2017, 15:45
Boa tarde galera comprei uma ranger xlt 2.5 99/2000, ela não está marcando a temperatura. Fui olha em baixo e achei o fio Q acredito ser o que vai no sensor de temperatura , mais não consegui localizar o sensor , alguém pode me espigar onde fica ou mandar uma foto do local ,

Dês de já agradeço

marcelosam
08/02/2017, 15:04
Boa tarde a todos. Queria agradecer pelo tópico e relatar como foi a troca da válvula termostática.
Eu havia percebido que a temperatura não estava subindo, mas já tinha tanto tempo que nem lembro quando isso começou. Não sei se já comprei assim ou se foi durante esses 10 anos que tenho a minha ranger americana stx 1995 4.0 v6.
Enfim, quando li o tópico já desanimei com a questão da peça pq sou de bsb e aqui é difícil pra achar peça dessa ranger, então logo procurei e achei fácil essa peça na internet. Fui na Comando auto peças (SHN) apenas por desencargo de consciência, mas para minha surpresa acabei achando na loja da frente por 45 reais!
Pois bem fiz a troca da válvula termostática e fiz uma limpeza do sistema de arrefecimento (fiquei com medo de colocar aditivo e lascar com o motor que sempre usou só água).
O ponteiro voltou a subir até tipo uns 30 a 40% da temperatura (não chega no meio, achei estranho), mas o melhor de tudo foi que agora quando o motor esquenta o barulho de tucho batendo some mesmo em baixas rotações!( o tec tec só aparece quando liga e o motor tá frio mesmo)
Então fica o alerta aí: se alguém estiver com aquele barulho de tucho insistente, veja se o motor está trabalhando na temperatura correta.

Dimmy
11/01/2018, 23:11
Boa tarde a todos. Queria agradecer pelo tópico e relatar como foi a troca da válvula termostática.
Eu havia percebido que a temperatura não estava subindo, mas já tinha tanto tempo que nem lembro quando isso começou. Não sei se já comprei assim ou se foi durante esses 10 anos que tenho a minha ranger americana stx 1995 4.0 v6.
Enfim, quando li o tópico já desanimei com a questão da peça pq sou de bsb e aqui é difícil pra achar peça dessa ranger, então logo procurei e achei fácil essa peça na internet. Fui na Comando auto peças (SHN) apenas por desencargo de consciência, mas para minha surpresa acabei achando na loja da frente por 45 reais!
Pois bem fiz a troca da válvula termostática e fiz uma limpeza do sistema de arrefecimento (fiquei com medo de colocar aditivo e lascar com o motor que sempre usou só água).
O ponteiro voltou a subir até tipo uns 30 a 40% da temperatura (não chega no meio, achei estranho), mas o melhor de tudo foi que agora quando o motor esquenta o barulho de tucho batendo some mesmo em baixas rotações!( o tec tec só aparece quando liga e o motor tá frio mesmo)
Então fica o alerta aí: se alguém estiver com aquele barulho de tucho insistente, veja se o motor está trabalhando na temperatura correta.

Boa noite

Pessoal li todo o típico que me ajudou muito mais Ainda fiquei com algumas dúvidas ...

1-A válvula abre quando a água ou fluido chega em qual temperatura ?
2-Qual a temperatura ideal de funcionamento da ranger v6?

MMattos
27/08/2018, 14:17
Boa Tarde amigos, estou com um problema na minha ranger, é uma ranger v6 ano 98 4x4 cs.
O problema é o seguinte: Quando ligo a chave ela abaixa o ponteiro da temperatura, quando desligo o chave o ponteiro sobe. porque será que isso acontece?

desde já Agradeço quem puder me ajudar

Jumar
11/03/2025, 13:42
Olá amigos donos de ranger americanas, estou com um probleminha na minha 97 cs 2.3
Ela so trabalha fria e o antigo dono retirou a válvula termostática. Ela trabalha fria e esses dias ferveu antes de chegar no meio. Ela tá esquentando rápido quando liga o ar condicionado. Está recém feita a parte de cima
Nem tô ligando o ar condicionado. Na hora de colocar a água, coloco no radiador ou no reservatório? Pois a água baixa no radiador e não abaixa no reservatório