Conectar

Ver Versão Completa : Diferenças de Tração

Vessinger
28/04/2005, 15:35
Pode parecer uma pergunta meia sem sentido, mas ....
Como é a tração 4x2? E a diferença para a 4x4?
Valeu!

nerinei
28/04/2005, 15:42
:shock:

Vessinger
28/04/2005, 15:46
E não vale responder: 2 ≠4.
Hehehe

Eduardo Velo
28/04/2005, 15:46
4x2 é normal , tem 4 rodas com tração em 2
4x4 é qdo vc tem opção ou tração ctte nas 4 rodas ...

[]s...

Alessandro Henrique
28/04/2005, 15:50
Vessinger,

Tche,
A forca proveniente do motor deve ser aplicada as rodas para que um veiculo possa se deslocar. :!:
Existem veiculos com tracao do tipo 4x2, que significa que das quatro rodas presentes no veiculo apenas duas transmitem forca ao solo. Podem ser as rodas dianteiras ou traseiras neste caso.
Seguindo o mesmo raciocinio, a convencao 4x4 significa que das quatro rodas presentes , 4 transmitem forca ao solo...
Desta forma existem veiculos do tipo 6x4, 6x6, 8x6, 8x8....
Existem veiculos em que se pode fazer uma comutacao/selecao de quantas rodas estao tracionando, falando de um modo mais simples. Pois o tipo de diferencial e as condicoes de atrito do terreno irao influenciar na distribuicao do torque do motor. Talvez o mais correto fosse falar em quantos diferenciais ou eixos estao transmitindo o torque do motor...

Sds.

nerinei
28/04/2005, 15:50
sem sacanagem, não entendi o que uma pessoa que não sabe o que e 4x4 tá fazendo num forum de 4x4.... :lol: :lol: :lol:
de qualquer forma seja bem vindo!!!

equipeminas4x4
28/04/2005, 15:52
não entendi, poderia dar mais detalhes????

O que seria então 6x6????

Obrigado.

[]´s

Vessinger
28/04/2005, 15:52
:o
Valeu!!!
Achei que fosse algum esquema diferente ... E não a tração "comum" ...
Hehehe

Obs.: Melhor eu deletar o tópico antes de começar a apanhar ... hehehe

Vessinger
28/04/2005, 15:55
sem sacanagem, não entendi o que uma pessoa que não sabe o que e 4x4 tá fazendo num forum de 4x4.... :lol: :lol: :lol:
de qualquer forma seja bem vindo!!!

4x4 eu sei o que é!
Mas nunca tinha me dado conta que 4x2 é a tração dos "carros normais"...
Como disse antes, pensei ser alguma "frescura" entre os 2 tipos de tração ...

leopoldo
28/04/2005, 16:19

Que tal um caminhão com 3 EIXOS (6 RODAS) E com a possibilidade de acionar 2 DIFERENCIAIS além do normal.

Não acredito que cês nunca viram um desses............................

equipeminas4x4
28/04/2005, 16:28
Pô Leopoldo, não to acreditando que vc respondeu essa...... :mrgreen: :mrgreen:

[]´s

andretomasi
28/04/2005, 16:30

Que tal um caminhão com 3 EIXOS (6 RODAS) E com a possibilidade de acionar 2 DIFERENCIAIS além do normal.

:shock: Não acredito que o Leopoldo entrou na do Marcel :D :D :D

[ ]´s

leopoldo
28/04/2005, 17:38
é ..... e eu me dou o trabalho ainda de ler isso tudo :roll:

Helio Oliveira
28/04/2005, 18:02
http://www.websmileys.com/sm/happy/1204.gifhttp://www.websmileys.com/sm/happy/1209.gifhttp://www.websmileys.com/sm/happy/1459.gifhttp://www.websmileys.com/sm/happy/516.gifhttp://www.websmileys.com/sm/happy/552.gif

Sergio Rocha
28/04/2005, 19:24

:shock: Não acredito que o Leopoldo entrou na do Marcel :D :D :D

[ ]´s

Os genios não tem a maldade...... :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

andretomasi
28/04/2005, 20:05
Os genios não tem a maldade.....

:twisted:

[ ]´s

Sergio Rocha
28/04/2005, 20:23
Keko

Muito legal.

vam

andretomasi
28/04/2005, 20:24
Hahaha :mrgreen:

Milton Araujo
28/04/2005, 21:45
nerinei, tambem nao intendi o que esse cara faz aki aiuhaiuaah
ta certo que eu nao so um intendedor off-road, mas creio que para participar de um forum que tem 4x4 no nome, no minimo deve-se saber obviamente o que é 4x4!!!
abracos surpresos

Sergio Rocha
29/04/2005, 13:50
O meu Jeep é 1x1, quando muito 2x2.Nunca vi nenhum 4x4
:roll: :roll: :wink: :wink:

w@ldo
29/04/2005, 15:32
:arrow: 4x2 = 8
:arrow: 4x4 = 16

nerinei
29/04/2005, 15:36
nerinei, tambem nao intendi o que esse cara faz aki aiuhaiuaah
ta certo que eu nao so um intendedor off-road, mas creio que para participar de um forum que tem 4x4 no nome, no minimo deve-se saber obviamente o que é 4x4!!!
abracos surpresos
pelo menos deu pra rir com o tópico, a da radiografia foi ótima...
e depois ele tentou se explicar?!?!?! :roll: ?!?!?!
atire a primeira manilha quem nunca fez perguntas idiotas.... :D :D :D
Abraços

andretomasi
29/04/2005, 15:44
:arrow: 4x2 = 8
:arrow: 4x4 = 16

HAHAHA

W@ldo, muito boa! :mrgreen: :lol: :lol: :lol:

[ ]´s me mijando de rir

w@ldo
29/04/2005, 15:46
Keko, aproveitando... como colocar uma imagem no corpo da msg??? só via a opção de anexar...

GPA-Airborne
29/04/2005, 15:49
O meu Jeep é 1x1, quando muito 2x2.Nunca vi nenhum 4x4
:roll: :roll: :wink: :wink:

Tração 1x1 ... :shock:

Então acho que o Sérgio na trilha deve apanhar um pouco... :wink:

andretomasi
29/04/2005, 16:26
W@ldo, tem duas opções.. uma é colocar o "link" pra uma imagem no álbum ou em outro site, usando o comando "Img", por exemplo essa foto do VB:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/705970a93c1ae43f627c034f2ea1d6e8.jpg

A outra opção é colocada como anexo também, mas tem que ter tamanho menor do que uns 640x480, daí ela aparece na mensagem, abaixo da assinatura, sem precisar clicar pra ver :wink: Vai ficar como o Velho Barreiro aí em baixo..

[ ]´s

Sergio Rocha
29/04/2005, 16:40
GPA

Ele é normalmente 2x2 ou seja : traciona 2 na frente e 2 atras.Basta prender alguma q ele vira 2x1 se prender outra de outro eixo ele fica 1x1.
Se ele tivesse bloqueio aí sim seria um 2x2. :lol:
Agora 4x4 não dá.ele só tem 2 rodas na frente e 2 atras. Então 2x2. :wink:

Que falta do q fazer............

w@ldo
29/04/2005, 16:42
Valeu Keko!!!

GPA-Airborne
29/04/2005, 16:46
Então usando a lógica de 2 rodas na frente = 2x2 e outras duas atrás = 2x2 também...

Obtemos um jipe (2x2) x (2x2) ! Mas isso só serve para jipes sem bloqueio!

Com bloqueio, digamos, 100% atrás, temos um jipe (2x2) x 4 !

E um jipe sem bloqueio e com Roda livre automática.. (?x?) x (2x2) !

Vixe...

Melhor deixar isso pra lá e tomar uma cerveja!

w@ldo
29/04/2005, 16:49
Essa é fácil... Jeep sem bloqueio e RL automática = novato no fórum!! achando que vai fazer trilha!!! :P :P

Sergio Rocha
29/04/2005, 16:50
hahahahahahahahahahahahah

Eu pra tá escrevendo essas merd@as já tomei um monte.

iNsAnE
30/04/2005, 14:10
OPA! Esse topico me deu vontade de perguntar uma coisa (nao tinha vontade de abrir um topico novo :D ).....
Lah vai a pregunta: Certa vez vi aqui pelo forum um grafico muito interessante onde mostra a capacidade de aderencia ao solo de diferentes tipos de traçao e um veiculo 4x2 blocado 100% tem mais traçao que um veiculo 4x4 Part time acionado o 4x4 e que um full time com diferencial central blocado 100% ou nao :shock: , ou seja, isso confere? :|
Uma explicaçaozinha tambem seria muito boa nessa situaçao :D

[]'s valeu :D

Luca
30/04/2005, 17:02
... um veiculo 4x2 blocado 100% tem mais traçao que um veiculo 4x4 Part time acionado o 4x4 e que um full time com diferencial central blocado 100% ou nao , ou seja, isso confere?
Nem perca seu tempo, Insane. Não gaste neurônios. Aliás o que significa "capacidade de aderência"? Seja lá o que for, penso que um 4x4 sempre vai tracionar melhor do que um 4x2. Não vejo lógica em afirmar o contrário. A num ser que "capacidadde de aderência" e "tração" tenham algum sentido diferente do usual.

[]´s

iNsAnE
01/05/2005, 16:53
Opa erro meu nao eh capacidade de aderencia e sim capacidade de traçao, usei o termo errado. Aí vai o grafico:

Giovani
01/05/2005, 17:47
Opa erro meu nao eh capacidade de aderencia e sim capacidade de traçao, usei o termo errado. Aí vai o grafico:

:D Fui eu que postei esse gráfico. Estava numa revista, se não me engano, em matéria sobre o Full Lock da Ensimec. O que ele mostra é que um veículo com esse bloqueio no eixo traseiro, tem mais capacidade de tração do que um 4x4 sem bloqueio nos diferenciais. E isso é fato! Tendo as 2 rodas do mesmo eixo tracionando, mesmo sem ter o dianteiro engatado (4x2), vc passa em muitos lugares que um 4x4 normal não passaria. Uma vala funda, na transversal, por exemplo... :wink:

[]'s

Giovani
01/05/2005, 17:57
:D Acho que já postei isso uma vez...

:arrow: Jeep 4x1 = tração só no eixo traseiro.
:arrow: Jeep 4x2 = tração nos 2 eixos.
:arrow: Jeep 4x3 = tração nos 2 eixos e 1 bloqueio 100%.
:arrow: Jeep 4x4 = tração nos 2 eixos e 2 bloqueios 100%.

:D Sendo assim, poucos têm realmente um 4x4... :lol:

[]'s

Luca
01/05/2005, 23:36
E isso é fato! Tendo as 2 rodas do mesmo eixo tracionando, mesmo sem ter o dianteiro engatado (4x2), vc passa em muitos lugares que um 4x4 normal não passaria... Fala Giovane! :D
O inverso também é verdade, ou seja com um 4x4 sem bloqueio, você passa em muitos lugares que um 4x2 com bloqueio não passa. Exemplo: atravessar um rio baixo, e ter que galgar uma barranca afiada do outro lado. Penso que, numa situação bem ruim, não se trocaria um Jeep ou uma Band sem bloqueio por qualquer 4x2 com bloqueio.
E por falar na capacidade de tração, eu não compreendi, mas o que significa no gráfico o valor máximo de 75%? Com o que foi comparado? É 75% do que?
[]´s

Giovani
02/05/2005, 00:04
O inverso também é verdade, ou seja com um 4x4 sem bloqueio, você passa em muitos lugares que um 4x2 com bloqueio não passa. Exemplo: atravessar um rio baixo, e ter que galgar uma barranca afiada do outro lado. Penso que, numa situação bem ruim, não se trocaria um Jeep ou uma Band sem bloqueio por qualquer 4x2 com bloqueio.

:D Aí Luca!!! Isso é bem discutível... Uma hora dessas alguém poderia fazer o teste... Imagine que essa barranca esteja molhada, pela passagem de outros jipes. A possibilidade de 1 roda patinar é grande. Se isso acontecer com 1 de cada eixo, vc não sobe! Mas se vc tiver um bloqueio 100% na traseira, todo o peso do jeep vai estar sobre esse eixo. E com ambas as rodas tracionando, vc tem muito mais chance de sucesso!
Ninguém é besta de comprar um 4x2 pra fazer trilha. Todos compram um 4x4 1º. O bloqueio sempre vem depois, com a experiência ou aprendizado virtual (4x4Brasil). :wink: E com 1 bloqueio vc tem tração total em 3 rodas!

E por falar na capacidade de tração, eu não compreendi, mas o que significa no gráfico o valor máximo de 75%? Com o que foi comparado? É 75% do que?

:D A tabela se refere à capacidade de transferir a energia para o solo. Observe que existe a indicação do coeficiente de atrito do solo. Ou seja, com 4x4 ligada e bloqueio vc transmite 75% na força gerada pelo cj. motor/câmbio/T-case/diferecial/pneus para o solo. :wink:
:D Observe como tendo só a 4x2 e bloqueio o resultado é bem próximo disso.

[]'s

w@ldo
02/05/2005, 09:26
Eu acho que pode ser considerada verdade a tração 4x4 tendo bloqueio 100% nos dois eixos, eu tenho essa configuração e comprovei que a maior parte do tempo ando somente com as RL dianteiras desligadas e o carro vai que é uma beleza, engato somente quando o facão é muito fundo e o diferencial encosta no chão, nessas horas até o 4x4 pode não ajudar, ai é apelar para o guincho...
Quando o assunto são erosões, sem discussão para os bloqueios, além de não forçar o equipamento a vida a bordo do Jeep é bem melhor, quase não se usa o acelerador, a marcha lenta é o suficiente para "caminhar" com o Jeep buraqueira acima, evitando sustos de perder aderência em uma roda e o mardito fica parado no estilo gangorra com agente fritando o conjunto... acho que a única desvantagem é a utilização nos terrenos com muita aderência, asfalto por exemplo, como as rodas não tem compensação da planetária, fazer curva é uma loucura!!!

Wallace
02/05/2005, 10:56
Senhores,

Tem que considerar algumas outras coisas como suspensão também.
O 4x4 mesmo sem bloqueio pode fazer muita coisa, mas uma boa suspensão em muitos casos é fundamental para ficar com os pneus no chão e com tração.
Vai fazer toda a diferença do mundo se a bola do diferencial pegar em algum lugar e tirar ambas os pneus do chão, ai o 4x2 mesmo bloqueado pode ficar facil onde o 4x4 pode passar facil.

Assim acho que um 4x4 nunca é 4x1 ou 4x3 sem bloqueio.

Pode ser 4x0 se não tiver bloqueio nenhum é ficar com um pneu em cada eixo sem tração.

Vai ser 4x1 se ficar com um pneu em cada eixo sem tração, mas tiver bloqueio em um dos eixos.

Vai ser 4x2 se perder tração num pneu e não tiver bloqueio neste eixo ou se ficar com um pneu em cada eixo sem tração, mas tiver bloqueio em ambos os eixos.

Vai ser 4x3 se ficar com um pneu sem tração, mas tiver bloqueio neste eixo.

Vai ser 4x4 quando não perder tração em nenhuma roda tendo bloqueio ou não.

Claro que é sempre melhor poder ter um bloqueio.
Mas mesmo com bloqueio acho que a prioridade é sempre o guincho, pois mutas vezes forçar a passar na tração pode resultar numa quebra; e muitas vezes fica mais facil de quebrar quando se tem o bloqueio.
Ma sabendo usar o bloqueio ajuda a poupar tudo.

iNsAnE
09/02/2009, 14:46
Olha, eu andei usando bastante o bloqueio num trator 4x2 e o bicho traciona que é uma beleza =D

Não achei que forçou demais o sistema, pelo menos nao tive essa impressão.
É claro que usei apenas na lama, onde as rodas podem escorregar a vontade pra compensar a anulação do efeito diferencial.

Gostaria de saber se é possível usar o bloqueio em outros tipos de terreno e quais.

Obrigado e grande abraço!