PDA

Ver Versão Completa : Por que fazemos propaganda de "GRAÇA"



Marcos Ojeda
28/04/2005, 12:21
Como alguns daqui sabem estou participando de TRC, por ser uma competição tem que haver um investimento, para isso precisamos de patrocinadores, só que as empresas mais interessadas em divulgação em nosso meio,´são aquelas que nos mesmo divulgamos sem receber nada em troca, quantos de nós não tem um adesivo de uma loja, produto ou Marca eu seu Jipe sem receber nem um obrigado.
Hoje batendo de porta em porta atrás de patrocinio, sei que os potenciais patroninadores , não precisam. :cry: :cry: :cry: ta certo que não são todos os Jipes que estão aparecendo na Televisão, mas não é só tv.

Estou abrindo uma campanha :lol: , se uma empresa quer que vc use seu adesivo, exija pelo menos um bom desconto :lol:

ojaneri
28/04/2005, 12:25
Concordo...inclusive de algumas mecanicas.

Eu por exemplo, de adesivo dos outros, só do Forum 4x4! ;-)

Sandro Tannuri
28/04/2005, 12:27
Marquinhos,

As pessoas imploram para ganhar adesivos para colocar na viatura. Tem gente ate que manda fazer os adesivos.
Imagina porque?

Abraços sem nenhum adesivo no Jeep que não pague alguma coisa,

NeRo
28/04/2005, 13:09
Marcos... você agora está vivendo uma filosofia diferente...
Em competições ninguém tem que levar nada de graça mesmo... da mesma forma que patrocínios são bem estudados... Pergunta pro Sandro o trampo que é preparar material e pesquisa de mercado pra conseguir patrocínio. O meio off-road, por não contemplar ainda grandes empresas fica um pouco mais informal, todo mundo se conhece, mas acho que está caminhando para uma maior profissionalização... então você terá que correr pra não perder o bonde.

Já pro pessoal de trilha a filosofia é diferente... quando mais adesivo e menos pintura, melhor. :mrgreen: São feitos mais como "brinde" pro consumidor. E o pessoal gosta.

Marcos Ojeda
28/04/2005, 13:33
Marcos... você agora está vivendo uma filosofia diferente...
Em competições ninguém tem que levar nada de graça mesmo... da mesma forma que patrocínios são bem estudados... Pergunta pro Sandro o trampo que é preparar material e pesquisa de mercado pra conseguir patrocínio. O meio off-road, por não contemplar ainda grandes empresas fica um pouco mais informal, todo mundo se conhece, mas acho que está caminhando para uma maior profissionalização... então você terá que correr pra não perder o bonde.

Já pro pessoal de trilha a filosofia é diferente... quando mais adesivo e menos pintura, melhor. :mrgreen: São feitos mais como "brinde" pro consumidor. E o pessoal gosta.

Nero até esses dias tinha um monte de adesivos no Jeep, em parte para tampar arranhoes, riscos e amassados, e parte porque dava a sensação de quanto mais adesivos mais jipeiro/trilheiro eu era. Mas agora que caiu a ficha.

leovalle
28/04/2005, 13:44
A minha ficha caiu quando vi depois das provas o carro do Sandro e do Jorge Limpinhos. A partir daí só adesiva se me patrocinar ou se for meu amigo. E pra ser meu amigo tem que me patrocinar huauuahuhahauauahu.

[]'s

Marcos Ojeda
28/04/2005, 13:51
. A partir daí só adesiva se me patrocinar ou se for meu amigo. E pra ser meu amigo tem que me patrocinar huauuahuhahauauahu.[]'s

ESTÁ COMPLETAMENTE CERTO. :D
AMIGO QUE É AMIGO PATROCINA.

:lol:

O que eu tb estou falando não é só de competidores, são de todos no geral, se o fornecedor quer que vc coloque adesivo deles, TEM QUE DAR DESCONTO. :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

equipeminas4x4
28/04/2005, 13:51
Marquinhos,

Já utilizo essa filosofia há mais de 6 anos, desde qd comecei a participar efetivamente das provas de Raid, não apenas por brincadeira. Comecei a procurar apoio e nada. Desde então, é adesivo só se pagar ou se for patrocinador da prova. Se for este caso, acabou a prova, adeus adesivos.

[]´s

Sandro Tannuri
28/04/2005, 15:27
Nos EUA tem empresas que vendem produtos para 4x4 que pagam US$ 500,00 ao dono do carro para cada foto que sair em revistas de grande circulação com adesivo deles.
A maioria das pessoas no Brasil usam adesivos por isso que o Marquinhos falou, tenho um vizinho que tem uma Galloper com tantos adesivos que não da para saber a cor do carro, nunca vi sujo de lama nem poeira.

Abraços,

FrommarS
29/04/2005, 14:10
Eu estudo Publicidade e sempre pensei nisso... assim que comprei o jipe arranquei tudo quanto era adesivo... sempre uso somente adesivos com causas nas quais acredito, viagens que eu tenha feito, hj só tenho:

Fundação SOS Mata Atlantica
Fórum 4x4Brasil
Lutar contra fome é sopa!
e o melhor EU PASSEI O NERO NÃO

Ah uso um da GAMA $X$ mas lá além de sempre conseguir descontos sempre tenho condições especiais de pgto... embora eu nunca disse que usaria o adesivo por causa disso... acho que vou arrancar e partir para negociação!!! :twisted:

[]'s achando que se todos devem arrancar os adesivos

billj
29/04/2005, 14:27
Nas provas dos States, nem é obrigatório o uso de adesivos dos patrocinadores da prova........

Abraços,

Stephan
29/04/2005, 14:51
Nas provas dos States, nem é obrigatório o uso de adesivos dos patrocinadores da prova........

Abraços,

Isso também queria comentar,
Dos possíveis patrocinadores que estou correndo (literalmente) atrás alguns já me perguntaram da possibilidade de "adesivar"o jipe todo, daí (claro que para não perder a possibilidade) disse que sim, sem problemas, mas e com a UBROC? e a imposição de termos que colocar os adesivos "deles" (patrocinadores do evento) como fica.
Imagina eu arrumar um patrocínio da Pirelli e ser obrigado a colocar o da Goodyear... Vai dar pau.!!! :twisted:
Isso deveria ser um t'pico pro TRC tambem...

equipeminas4x4
29/04/2005, 15:10
Stephan,

Isso é uma preocupação da Organização do ET e com certeza constará no regulamento da prova, a regulamentação para utilização dos adesivos de patrocinadores pessoais, que acredite é minha preocupação tb.

[]´s

Ronaldo B.
29/04/2005, 16:47
No meu jeep eu não uso adesivo de loja, oficina ou qualquer produto.

Acho que quem quer ver a sua marca sendo divulgada..... nada mais justo que pagar ou oferecer algum benefício em troca.

Sem falar que tem uns adesivos feios prá KCT, e não raras vezes o mau gosto e a falta de criatividade de quem coloca. As vezes vejo uns 4x4 que mais parecem uma carroça de cigano ou charrete de procissão de tanto enfeite que tem. :lol: :lol: :lol:

[]´s Apoiando o fim da propaganda grátis.

Sergio Rocha
29/04/2005, 16:52
Podemos lançar uma campanha, ao estilo do Bill, dizendo:

Adesivo é coisa de boiola.

:lol: :lol: :lol:

Ronaldo B.
29/04/2005, 17:18
Podemos lançar uma campanha, ao estilo do Bill, dizendo:

Adesivo é coisa de boiola.

:lol: :lol: :lol:

Sérgio,

A idéia é boa, eu só mudaria a frase, porque estariamos generalizando, incluíndo o adesivo do fórum. :( e a idéia é ser contra adesivos que façam propaganda de fabricantes, lojas, oficinas, etc... de forma gratuíta, não é ?

Talves uma frase do tipo:

"Pelo fim da propaganda Gratuíta" ou "Não faça do seu jeep um outdoor".. aí fica por conta da criatividade da galera :)

[]´s Apoiando o fim da propaganda grátis.

nerinei
29/04/2005, 17:38
Boa Ronaldo, podemos fazer adesivos com essas frases e colar nas nossas viaturas....

Sergio Rocha
29/04/2005, 17:44
Boa Ronaldo, podemos fazer adesivos com essas frases e colar nas nossas viaturas....


:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Excelente ideia.

Mas acho melhor um adesivo dizendo:

ADESIVO É COISA DE BOIOLA.

ribon
29/04/2005, 21:18
Boa Ronaldo, podemos fazer adesivos com essas frases e colar nas nossas viaturas....


:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Excelente ideia.

Mas acho melhor um adesivo dizendo:

ADESIVO É COISA DE BOIOLA.

"Adesivo sem patrocínio é coisa de boiola."

leovalle
29/04/2005, 23:19
Acho melhor fazer uma assim:

SE VOCÊ LEU ESSE ADESIVO, VOCÊ É BOIOLA :lol:

Stephan, dá uma olhada lá no Sampa 4x4 que tem alguma coisa sobre adesivação no VI ET.

[]'s

Helio Oliveira
30/04/2005, 09:45
Boa Ronaldo, podemos fazer adesivos com essas frases e colar nas nossas viaturas....


:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Excelente ideia.

Mas acho melhor um adesivo dizendo:

ADESIVO É COISA DE BOIOLA.

Acho melhor um adesivo assim

SUA MARCA PODERIA ESTAR AQUI

tio
02/05/2005, 23:19
alguem já pensou que podem estar batendo em porta errada?

Seria muito bom ter patrocínio de grandes multinacionais como Pirelli , Goodyear,Bardhal ,etc , mas temos empresas não tão grandes assim , onde a negociação é mais fácil e talvez mais produtiva.
Sou um pequeno distribuidor de auto peças , porém , conheço vários outros , de porte médio á grande , que tem revistas-catálogos , divulgados trimestralmente em todo Brasil , que talvez tivessem interesse neste tipo de divulgação.
A LUCIO'S DISTRIBUIDORA (é meu concorrente) , inclusive já publicou uma matéria de 5 páginas , em uma das suas revistas no ano passado , onde foram com 3 Toyotas ao Maranhão.
A Auto Peças Barros , de Mogi Mirim , apoia muito o esporte.....
A 5 de agosto , é de fácil acesso
tem muitas outras.......e em muitos outros segmentos

[]s

Marcos Ojeda
03/05/2005, 09:40
Também acho que por enquanto as Multis so entram se forem patrocinadores do Evento, por isso que fui diretamenta nas Jeep Peças, pois é o mercado deles, por isso criei esse tópico, estou conversando com outras empresas, mas está só na conversa, se eu fechar algo coloco aqui.

tio
05/05/2005, 08:41
Tente procurar empresas como TEC-FIL , INPECA (fabricante de filtros e patrocinadores de fórmula Truck)......Borflex (borrachas de suspensão) e Marflex.....acho mais fácil conseguir algo nessas.

Cotrim
07/05/2005, 21:05
Tem a Fantucci que me patrocinou, cedendo o jogo de pneus 3K :D

Quanto à UBROC, o Ilídio tinha falado que o adesivo da Warn tinha que ir no topo do capô. Como o meu tava adesivado pela Ituran, ,ele disse que, por causa disso, não iam me encher, pois eu tava levando patrocinadores pra prova.

Para tudo tem uma solução amigável.

[]'s

donatti 4x4
07/05/2005, 22:42
Olá Pessoal,

Primeiramente gostaria de pedir desculpas :oops: por não poder participar mais ativamente do fórum, mas é que os preparativos para a Fenajeep esta tomando todo o meu tempo, mas podem ter certeza que eu sempre leio as mensagens do fórum quando sobra um tempinho na madrugada. :wink:

Estava lendo este tópico e relembrei as dificuldades que eu também enfrentei para conseguir patrocínio para as provas de raid e rally que participava.

E hoje estando do outra lado, como patrocinador consegui enxergar o problema com uma outra ótica.

Vou dar uma idéia que espero que ajude ambos os lados, tanto o lado do patrocinador como o do patrocinado.

Esta idéia pode revolucionar os métodos de pedir patrocínio como também pode ser uma grande furada, mas não custa tentar.

Hoje o esquema funciona assim: Oi , eu vou participar de uma prova com o meu Jeep e gostaria de pedir uma ajuda ou um patrocínio em dinheiro ou ajuda em peças ou em mão de obra , e em troca eu coloco uns adesivos com a sua marca no meu carro .

Minha idéia seria a seguinte: Você escolheria algumas empresas grandes , ou conceituadas e honestas e que realmente tivesse interesse em divulgar os seus produtos num evento off road , pois participantes ou os telespectadores são consumidores de seus produtos.

Depois de escolhidas as empresas você adesivaria o seu jeep de uma forma bonita e que realmente a marca destas empresas fossem bem visualizadas.

Depois de adesivado o jeep, entraria o trabalho de negociação com os fotógrafos oficiais e redatores de revistas, para que o seu jeep fosse fotografado ou se possível fosse mostrado em fotos e panfletos de divulgação do evento.
Se vocês observarem , a maioria das fotos que saem em revistas ou em panfletos são escolhidas, ou por ser um carro exótico ou por uma cena inusitada ou simplesmente por ser a primeira sobre a pilha de fotos na mão do fotografo ou na mesa do editor da revista.

Se você tiver sorte e conseguir convencer ( sei lá de que forma ) o fotografo e a foto do seu jeep aparecer na revista ai o dia ta ganho.

Com um release bem elaborado e bem feito sobre o evento, você enviaria junto com a revista ou o panfleto que foi publicado a foto do seu jeep para as empresas que você escolheu e adesivou o seu jeep.

Junto das fotos você descreveria o que significa aquela foto na mídia , o publico que a revista atinge e mostra a empresa que ela teve uma propaganda espontânea e gratuita para um publico alvo e que são consumidores de seus produtos.

E se a empresa poderia colaborar para que este trabalho que foi mostrado pudesse ter continuidade.

Lembrando que a escolha das empresas deve ser feita com muito cuidado , pois uma má escolha, todo o seu trabalho será perdido.

Com o pensamento É DANDO QUE SE RECEBE, (no bom sentido :D ) é quase que certeza que você ira consegui uns bons patrocinadores .

Com esta atitude o dono de jeep que quer ganhar algum tipo de patrocínio vai ter que ser mais profissional também na área de marketing, pois terá que ter um bom contato com os fotógrafos , reporter e mídia, oferecendo ao patrocinador algum retorno positivo e não apenas um espaço para colar um adesivo com a marca do patrocinador.


Acho que esta idéia permite que todos , com um bom trabalho elaborado , consiga patrocinadores para minimizar os custos para poder participar de uma prova, pois as vezes para o patrocinador não é tão importante uma vitoria se o campeão não aparece na mídia, mas o jeep na capa da revista com o adesivo do patrocinador aparecendo não tem preço. :wink:

Só espero que esta ideia não se volte contra mim e todos os jeeps coloque o adesivo da DONATTI 4X4, pois senão eu quebro :mrgreen:

weliton
08/05/2005, 22:48
All,

Acho que o Donatti tá sugerindo a velha Amostra Grátis !!! :D :D :D

Marcos Ojeda
09/05/2005, 11:16
O Donatti neste tópico, só melhorou ainda mais o nivel do assunto :lol: , muito obrigado pela dica, irei utiliza-las para meu contatos. :D

Cotrim
09/05/2005, 11:22
Donatti,

Foi mais ou menos isso que eu fiz. Falei com a Ituran, empresa de ratreamento de veículos, onde trabalho e fiz um acordo de divulgação da marca em meu jeep por 1 ano. O JEEP está todo adesivado e, por onde passo, todos vêem. Utilizando o assessor de imprensa da empresa, fiz a divulgação em vários meios impressos e eletrônicos.

Devido à divulgação conseguida, estou negociando a participação em outros eventos deste ano.

Acho que desta forma, muitos que batalham podem conseguir realizar um sonho de todos os jipeiros, ter alguém que banque a nossa diversão.

[]'s

regis
09/05/2005, 12:14
Donatti,

Concordo com o "approach" de ter um trabalho mais forte de Marketing, e lembro a todos que isso envolve uma "profissionalizção" maior para a obtenção de patrocínios, inclusive aumentando os custos envolvidos com isso. Eu estou me voltando justamente para esta linha de trabalho. Realmente é hora de se profissionalizar, a não ser que queiramos fazer algo de amigo para amigo (no famoso fio do bigode)

Por outro lado eu discordo da parte de dar uma "amostra gratis" sem a empresa saber disso.

Na verdade, se o pessoal da empresa que "apareceu" quiser, eles podem até te processar por uso não autorizado da imagem.

Imagine pelo lado ruim.... vamos supor que o Régis vai lá e coloca um adesivo do Donatti 4x4 sem ele saber disso.... daí o Régis vai correr na prova, e faz um monte de besteiras, atropela e mata um fiscal, além de ferir gravemente o spotter :twisted: :mrgreen:

Lógicamente isso deve sair em revistas e jornais, até mesmo de fora do meio off road. E a imagem que vai ficar para a mídia é que o Régis, com o carro do Donatti 4x4 matou alguém :shock: :shock: :shock:

Isso é passivel de um processo dos bons..... então eu discordo do "approach" nesse caso.

Infelizmente, patrocínio vem por conta de resultados na maioria das vezes. Então vc tem que investir por si só, aparecer em algumas provas, e depois demonstrar a sua "capacidade" de aparecer para os potenciais patrocinadores. Daí até concordo com o Hélio com o SUA MARCA PODERIA ESTAR AQUI :wink: e depois levar isso para os patrocinadores potenciais, mostrando que o seu "produto" dá retorno em termos de mídia, principalmente valorando isso.

Ou então, se vc ja tiver o contato com o potencial patrocinador, e vc decidir por fazer isso, então vá e ofereça uma "amostra gratis" para ele, mas nunca se esqueça que vc tem que ter autorização deste. (Até mesmo acredito que quase ninguém se negaria a ter seu nome aparecendo de graça :wink: )

Abraços

Régis

billj
09/05/2005, 12:40
IMNSHO, a maneira de introduzir aos poucos (opa) essa de profissionalizar a busca e pagamento de patrocínio se basea no conceito de "contingência". Ou seja:

Bom dia Sr. Donatti,

Oi , eu vou participar de uma prova com o meu Jeep e gostaria de pedir uma ajuda ou um patrocínio em dinheiro ou ajuda em peças ou em mão de obra , e em troca eu coloco uns adesivos com a sua marca no meu carro.

Bonita essa frase, né. Acho que li nalngum lugar......:D

Mas continuando...........


Porém, a minha proposta é diferente que muitas outras que o Sr. deve receber. Eu me ofereço em adesivar o meu veículo com a sua marca e competir na prova, recebendo o pagamento do patrocínio apenas na condição que o veículo sair numa revista, TV oú outro mídia previamente combinado.

No aguardo de um breve retorno.....




Assim, as duas partes recebem o que querem do acôrdo......



Então Donatti, que tal??.......... :wink:


ABraços,

weliton
09/05/2005, 13:28
Olá Pessoal,

Desculpe me intrometer(Ops!) no assunto onde sou apenas um espectador.

Acho que o donatti realmente apresentou uma visão bem profissional para esta questão inclusive deixando transparecer a espectativa do patrocinador quando recebe uma proposta de patrocinio.
Alguns pontos a destacar:
- Fotos da viatura em provas anteriores com público, quantidade e qualidade, datas, etc.
- Publicações onde a viatura tenha aparecido, com tiragem, datas, público, etc.
- Aparição em eventos relacionados ao negócio do patrocinador, tais como feiras, pontos off-road, etc.


Depois de escolhidas as empresas você adesivaria o seu jeep de uma forma bonita e que realmente a marca destas empresas fossem bem visualizadas.

Depois de adesivado o jeep, entraria o trabalho de negociação com os fotógrafos oficiais e redatores de revistas, para que o seu jeep fosse fotografado ou se possível fosse mostrado em fotos e panfletos de divulgação do evento.
Se vocês observarem , a maioria das fotos que saem em revistas ou em panfletos são escolhidas, ou por ser um carro exótico ou por uma cena inusitada ou simplesmente por ser a primeira sobre a pilha de fotos na mão do fotografo ou na mesa do editor da revista.

Se você tiver sorte e conseguir convencer ( sei lá de que forma ) o fotografo e a foto do seu jeep aparecer na revista ai o dia ta ganho.

Com um release bem elaborado e bem feito sobre o evento, você enviaria junto com a revista ou o panfleto que foi publicado a foto do seu jeep para as empresas que você escolheu e adesivou o seu jeep.


Lembrando sempre que o patrocinado é um garoto propaganda do patrocinador, o patrocinado tem que estar sempre preocupado em aparecer em revistas, quando em um evento colocar a viatura em local de destaque, conseguir fotos que além de mostrar a viatura na prova em movimento, mostre também os adesivos do patrocinador...

Concordo com o Regis que a "Amostra Grátis" não é muito viável, mas você pode apresentar o trabalho que já fez com outros patrocinadores ou mesmo "SUA MARCA PODERIA ESTAR AQUI".

O pessoal que estuda ou trabalha com Marketing, poderia deixar mais dicas por aqui para ajudar no crescimento do off-road no Brasil, só teríamos a ganhar com isso, mesmo aqueles que como eu só utilizam a viatura como diversão.

[]s só querendo ajudar

donatti 4x4
09/05/2005, 22:01
Porém, a minha proposta é diferente que muitas outras que o Sr. deve receber. Eu me ofereço em adesivar o meu veículo com a sua marca e competir na prova, recebendo o pagamento do patrocínio apenas na condição que o veículo sair numa revista, TV oú outro mídia previamente combinado.

No aguardo de um breve retorno.....



Olá Sr Bill,

Você foi diretamente no ponto, pois eu falei , falei e falei e não consegui passar a minha idéia que é realmente esta.

Com este pensamento, o competidor tem que ter uma postura adequada e profissional, pois se o trabalho que ele mostrar ao patrocinador for bem feito, ele vai ter o retorno esperado.

Desta forma o esporte ganha , o publico ganha, o competidor ganha e o patrocinador tem um retorno em seu investimento.

billj
10/05/2005, 12:53
Leitura interessante, perspectiva dos roci-crauli americanos, quem estão alguns anos na nossa frente com a evolução desta modalidade.....

http://www.pirate4x4.com/forum/showthread.php?t=204709

A saber, o autor "RedBullJeep" é o cara mais sucedido dos USA em conseguir patro para competir em provas de rockcrawuling. O cara é forte mesmo. Tem dois carros competindo, o dele e o da mulher.....


Abraços,

billj
10/05/2005, 12:55
Exemplo de um programa de contingência...........

http://www.pirate4x4.com/forum/showthread.php?t=327888

Adriano Rocha
12/05/2005, 05:44
Excelente ideia.

Mas acho melhor um adesivo dizendo:

ADESIVO É COISA DE BOIOLA.

"Adesivo sem patrocínio é coisa de boiola."


E quem vai patrocinar esse adesivo... :lol:

Abraços,

Luis Assis
13/05/2005, 02:05
Acho que vocês estão complicando de mais um assunto que é extremamente simples... Tudo isso não passa de uma questão de Popularidade e Notoriedade. Quando se é popular, as empresas investem dinheiro para que suas marcas estejam presentes, para que de alguma forma, elas se beneficiem dessa popularidade pessoal. Quando não se é, acontece o contrario, as pessoas com nenhuma popularidade acabam se cobrindo de marcas conhecidas pois na comparação elas é que são populares e reconhecidas perante ao publico.

Exemplo: A Ferrari paga pro Schumy usar um boné com o símbolo da escuderia no dia a dia, pois ela acaba se beneficiando da popularidade dele. Já eu, que também tenho um boné da Ferrari, paguei caro mesmo sendo falsificado, quando o uso as pessoas olham para o boné e ele é mais popular do que eu, num processo inverso eu é que acabo me beneficiando da popularidade e notoriedade da marca, e incrivel, pageui por isso!!!!

Em suma, se você possui notoriedade suficiente você até consegue que lhe paguem uns trocos para divulgar uma marca... Mas se esse alguém for um Zé-Ruela como eu, é melhor usar uns adesivos de umas marcas bem famosas, que na pior das hipóteses tampa os buracos da pintura... :? :?

Isso explica por que a maioria de nós faz propaganda Gratuita sim... Principalmente quando trata-se de uma marca que admiramos e nos sentimos engrandecidos de em algum aspecto estarmos atrelados ela.. Seja um colante no vridro do carro, ou qualquer outra coisa...

[]´s
Gustavo

Luis Assis
13/05/2005, 02:15
Tanto é prova que fazemos isso involuntariamente, que vejam minha assinatura...

Não é uma mula de cigano como a de vários colegas, mas mostra claramente uma admiração muito especial que tenho pelo Carol Shelbi. Dizer que ele não é uma marca e sim uma personlidade? Mentira, ele é mais marca do que personalidade...

Muitos não conhecem ele, mas conhece o Shelbi Cobra. De uma maneira subliminar, mesmo sem eu perceber, estou fazendo propaganda a uma Fabriqueta de carros modificados que surgiu nos Estados Unidos a um tempo atraz...

É mais ou menos com esse espirito que se cobre um Jeep de Warns, Works, GoodYears, Ipirangas e Até Donattis tenho visto muito :shock: :D :D :D ...

[]´s
Gustavo

Sukys
13/05/2005, 05:54
Gustavo,



Na visão de Marketing sua exposição está perfeita, a coisa "funciona" exatamente na subjetividade, no desejo de posse (mesmo que na forma de adesivo) só que esta subjetividade é um caminho de duas vias para quem procura patrocínio.

Explicando melhor:

"Fulano Desconhecido" tem um jipe e na hora do patrocínio bate na porta de quem?
Alguém ligado ao meio automobilístico, e a não ser que tenha algum tipo de apadrinhamento - ou muita lábia e sorte - é a forma mais rápida de levar uma porta na cara, porque o pessoal do meio automobilístico manja de... meio automobilístico, e não vai gastar dim dim no "Fulano Desconhecido".
Agora, vamos inverter a ordem dos fatores e vamos fazer com que o nosso amigo, dono de um fantástico (enfeitado) jipe equipado (nem tanto) e com vasta experiência em competições (só tirou um penúltimo lugar em uma prova) bata na porta de alguma empresa que não seja do ramo automotivo. Digamos que o dono nem tenha lá muito interesse em divulgar sua marca ou que seu produto nem tenha apelo comercial, digamos que um fabricante de supositórios, por exemplo.
É aí que entra - literalmente :lol: - o lance do subjetivo. o "Fulano Desconhecido" se transforma frente aos olhos do seu potencial patrocinador, que inconscientemente se imagina na direção do jipe, fazendo barbarismos sobre quatro rodas, recebendo os louros da vitória, beijos de belas morenas, loiras, ruivas...
Se o fabricante de supositórios pelo menos ouvir nosso amigo já é meio caminho andado, já demostrou interesse, daí prá frente vai da lábia dele, sem exageros é claro, porque nem tudo mundo é burro, mas omitindo uma ou outra coisa com certeza nosso amigo não vai arder no mármore do inferno.
Faturando uns trocos com a colocação do adesivo do "Supositório Jegão", alguma merreca com o adesivo da "Funerária Gudiluqui" e mais algum dim dim com o adesivo da "G Magazine" já dá para garantir a participação no evento pretendido e pau na máquina, afinal, o que interessa não é arrumar dinheiro para competir?

Da mesma forma que as empresas não dão a mínima para quem usa seus adesivos, quem procura patrocínio não deve dar a mínima para os adesivos que ostenta, a não ser pelo lado comercial, que por sinal muitas vezes nem garante o retorno pretendido para quem investe, que na maioria das vezes fica mesmo é na subjetividade que isso proporciona.

Procurem por revistas antigas e tentem identificar quem patrocinou o inicio de carreira de um "emerson/moco/piquet/sena-da-vida". Dificilmente encontrarão algum patrocinador da área automobilística, muito provavelmente será visto um carro com apenas o numero de inscrição e meia dúzia de adesivos de empresas desconhecidas ou de áreas diversas que não a automobilística, e a medida que os ditos foram mostrando serviço a ordem dos fatores se inverteu.

Marketing tem tudo a ver com sonho, e só não percebe isso quem vive sonhando! :wink: :lol:

Abraços,

PS: Já que está interessado, mesmo que inconscientemente, em fazer propaganda, não chame a legenda de mulher (Carol) e sim pelo nome certo, Carroll Shelby :lol: :lol: :lol:

Eduardo Velo
13/05/2005, 07:18
Poderíamos mudar o tópico para - Marketing e a filosofia do consumismo , kkk

O que temos de real pra conversar sobre isso são algumas fotos na 4 rodas de fev. onde tem fotos da RC de S. André .
O Jipe do Denis está num lugar de destaque com dizeres de gasto de + de R$ 100.000,00 . Obs. ele ficou em penúltimo ...
Será que foi escolhida aleatóriamente ??? tem adesivos - BV financ. e Ubroc no numeral como o restante , além do Forum 4x4Brasil e KRIPTONITA que é nome do jipe . As demais fotos - Kalango - Marcel - Zuck do Bill e da Hulk e Wrangler - Tanure não considerei tão destacadas ...
Será que somente se dar bem na competição já consegue destaque ???
E se o fotógrafo da revista se encantar com o jipe que ficou em último ??

Ainda não adesivei a vtr , mas vou adesivar com quem tenho afinidade ...

[]s só pondo um pouco de pimenta na discussão ...

Luis Assis
13/05/2005, 12:03
Fazendo um gancho com o assunto....

Outro dia vi no site da Copa Trolha, um esquema pra desivar os carros... Onde existe cada adesivo a obrigatoriedade de estar no lugar certo.

Pelo que entendi, cada participante da Copa Trolha é Obrigado a transformar seu Trolha numa Mula de Cigano, de tanto adesivo que é preciso ser colado, e mais, ele não ganha nada por isso, quem ganha é a organização da prova;; Confere??

Caso seja isso mesmo, Isso Sim é um Absurdo!!!

[]´s
Gustavo

regis
13/05/2005, 12:07
Mitsubishi Motorsports também....

O que o competidor ganha é um belo de um almoço e não paga inscrição (a não ser pela doação de alimentos)

Abraços

Luis Assis
13/05/2005, 12:14
Mitsubishi Motorsports também....

O que o competidor ganha é um belo de um almoço e não paga inscrição (a não ser pela doação de alimentos)

Abraços

Bom então tem sim uma contra partida... Eu pensei que o Sujeito ainda tinha que bancar com a Inscrição...
[]´s
Gustavo

Jabis Carpaneses
13/05/2005, 12:44
Relmanete!!!!!!

Nos Raid´s organizado pelo Jeep club do Brasil, todos os carros tem que adesivar e nos devidos lugares, fora que tem que pagar 100 latinhas ( piloto e navegador) e 35 o zeca. Bom o que ganha é, 40 reais em produtos bardhal, e um rango na chegada ao sítio. Ou seja nada comparando com a bela propaganda.


Abraço

NeRo
13/05/2005, 13:01
É por isso que eu não gosto de Clube algum. :evil:
Nos casos citados pelo Régis e Lassis... os patrocinadores bancam toda a organização, não? E são eventos grandes... se não paga inscrição... acho justo.
Mas não dá para generalizar... algum adesivo do patrocinador do evento tem que entrar né? Cobrando ou não inscrição... depois se tira.

frmonaco
13/05/2005, 15:22
Galera,

Na minha opinião o que está faltando também é uma maior divulgação do 4x4 nas mídias de massa como a TV, na qual são poucas (ou nenhuma) as opções de um programa que retrata exclusivamente o Universo 4x4 no Brasil como um esporte profissional, e o que acontece no decorrer do ano, é que temos pequenos espaços em outros programas, praticamente "releases", de algumas etapas de Rally e/ou algum Raid que tenham Patrocinador de peso, no qual muitas vezes paga-se por este espaço (assim como informes publicitários).

Por consequência, o esporte teria uma maior visibilidade junto ao público e consecutivamente as possibilidades e as chances aumentariam na hora de conseguir patrocínio.

Acho que o negócio precisaria de um esforço conjunto de ações para, passo a passo, nós Brasileiros, conseguirmos chegar ao que hoje é lá fora à nível de profissionalismo.

Giovani
13/05/2005, 18:44
Procurem por revistas antigas e tentem identificar quem patrocinou o inicio de carreira de um "emerson/moco/piquet/sena-da-vida". Dificilmente encontrarão algum patrocinador da área automobilística, muito provavelmente será visto um carro com apenas o numero de inscrição e meia dúzia de adesivos de empresas desconhecidas ou de áreas diversas que não a automobilística, e a medida que os ditos foram mostrando serviço a ordem dos fatores se inverteu.


:D Grande Sukys!!!

:D Pra quê revirar a poeira? O que está estampado na lateral da Ferrari F1??? "Marlboro"!!!! Quem patrocinava o Pé de Chinelo??? Não era a ARISCO???
:D Tá certo que essas são grandes, mas não têm nada à ver com automobilismo...

[]'s

j.sebastian
14/05/2005, 08:42
Fábio,

Para quem recebe o "canal 21", da Band (tem na TVA, NET e aberto em SP), de domingo às 17:30 tem um programa novo (amanhã será o 3o) "Estilo4x4", que está tentando fazer algo bacana... vamos prestigiar, assistindo :)

Seba, fazendo "jabá"

frmonaco
14/05/2005, 17:59
Seba,

è isso mesmo que eu quis dizer, já acompanho o programa desde o primeiro, e são coisas deste tipo que temos que prestigiar e apoiar, em nome de uma maior visibilidade do 4x4 no Brasil, para que com seu crescimento viabilize e facilite a busca por patrocínios.

Com certeza isso vem de encontro com o fortalecimento do 4x4 nacional.

Parabéns,

Sukys
15/05/2005, 02:52
Sebastian,

Evidente que assistir ao programa não deixa de ser um prestígio e mesmo uma forma de divulgar na base do boca-a-boca, mas só para ver como a coisa por aqui é perniciosa, basta lembrar que a principal determinação de audiência é feita pelo IBOPE, com a monitoração de "n" residências escolhidas à dedo, na base de amostragem por renda, numero de viventes, escolaridade, nível social, etc., só que tem um detalhe, se nestas "n" residências não houver ninguém que goste de Off Road o programa vai "dar traço", ou seja, para efeitos de audiência o programa nem pontua, e sem pontuar o patrocinio mingua e o programa deixa de existir.

Tempos atrás o SBT caiu de pau no IBOPE e até alguns politicos chegaram a cogitar a abertura de CPI e coisa e tal, o que acabou dando em nada, para felicidade da Plim Plim e suas novelas e para desespero de quem tenta mudar alguma nas telinhas de TV.

Abraços,

Stephan
16/05/2005, 08:26
Putz... se esse tópico existisse antes do TRC De SP, eui poderia ter colocado "a sua marca poderia estar aqui" no jipe... :( "só" saiu 3 fotos dele na última 4x4 :roll: .... mas que eu vou com a revista debaixo do braço pra tudo quento é possível patrocinador... isso eu vou.

Marcos Ojeda
16/05/2005, 09:37
desenho para poder colocar valores de publicidade

j.sebastian
16/05/2005, 18:27
Sukys!



se nestas "n" residências não houver ninguém que goste de Off Road o programa vai "dar traço"


Quem sabe a gente dá sorte e tem alguns deles q gostam e assinam o fórum, assim o percentual de Ibope vai ser maior que o real! :)

Isso de Ibope é uma máfia, mesmo! Acho que na Veja que saiu que uma vez deu problema num transmissor de um canal e ficou fora do ar por 2 horas... mesmo assim, nesse horário deu 7% de audiência para o chuvisco!! (tudo bem que chuvisco é melhor que alguns programas por ai... :( )

Mas, se alguém não assistiu e quiser ver o galã aqui dando entrevista, tenho o vídeo no emule, hehehe:

ed2k://|file|jipenet%20-%20toyoteiros%20trilha_do_verde.wmv|24725696|87294 D0B69E23580D1423967ABE7E4DE|h=RZKJETYEVU27TZVAIKJQ FQUD2T6KYLPF|/

Só erraram meu sobrenome :(

Seba

NeRo
16/05/2005, 22:03
Seba... apenas como retorno... duas pessoas que não são do meio hoje já me disseram ter assitido ao programa. :D

j.sebastian
17/05/2005, 08:20
Vou ficar famoooso!! 8)

regis
17/05/2005, 08:22
Por algum acaso alguém daqui conhece algum indivíduo que tenha essa famosa maquininha do IBOPE?

Abraços achando que é mais uma lenda

FrommarS
17/05/2005, 12:32
Por algum acaso alguém daqui conhece algum indivíduo que tenha essa famosa maquininha do IBOPE?



Régis

Estava escrevendo a mesma coisa!

Estudo Publicidade, tenho feito trabalhos e estou desenvolvendo um projeto de pesquisa cujo tema é televisão..

Estas máquinas realmente parecem lendas... não se consegue dados precisos e ninguém nem conhece nem ouviu falar de ninguém que a tivesse instalada.

Ainda não ví programa Estilo 4x4... mas vai uma dica porque vocês não começam inovadores em termos de interação, montando uma parceria como fórum e abrindo um tópico e a oportunidade de opnarmos na programação...

Com certeza se o formato agradar logo mais saí uma cópia ou proposta em uma grande emissora.

[]'s