Conectar

Ver Versão Completa : Regulagem motor Tracker 2008 RJ

zavarize
27/01/2011, 22:19
Alguem pode me indicar um mecanico bom c/preço honesto p/ passar o scanner no motor da minha Tracker aqui no RJ.Ó motor esta "batendo pino" e posso afirmar c/ certeza que não é combustivel.(o posto que abasteço é do sogrão ....rsrsrsrsr )
Não vale aquele famoso que dizem que era da concessionaria Suzuki.
ja tentei 2 vezes c/ ele,paguei caro,me enrolou p/ entregar o carro, não resolveu o problema e ainda me sugeriu adicionar uns 15 litros de alcool cada vez que abastecer.:evil:

Andre Sousa
28/01/2011, 12:42
Recomendo o Ramiro 9243-9899 e 7839-2322

Seu problema deve ser com as velas. Por acaso elas foram trocadas recentemente?

As velas do Tracker possuem uma abertura de 1,1

NGK BKR6E-11
BOSCH FR7DCX +

zavarize
30/01/2011, 22:42
Recomendo o Ramiro 9243-9899 e 7839-2322

Seu problema deve ser com as velas. Por acaso elas foram trocadas recentemente?

As velas do Tracker possuem uma abertura de 1,1

NGK BKR6E-11
BOSCH FR7DCX +

Andre
Na verdade as velas foram trocada não tem 1500km pelo mecanico que regulou o carro na ultima vez mas, de qualquer forma 1o vou retira-las e checar a abertura conforme voce recomendou bem como conferir se são as recomendadas.se não melhorar vou procurar o mecanico que voce recomendou:palmas:
grato pela ajuda.

Andre Sousa
30/01/2011, 22:54
Nao adianta tentar medir a abertura.

Veja se sao
NGK BKR6E-11 ou
BOSCH FR7DCX +

Cuidado com o torque na hora do reaperto. O certo e usar um torquimetro.

Andre

Elisson
31/01/2011, 01:01

Veja se sao
NGK BKR6E-11 ou
BOSCH FR7DCX +

Andre

Andre, e qual o torque de aperto para o tracker/gv??? Ou eh o mesmo aperto que nos outros carros???? Vou trocar em breve as velas do meu e se meu meca nao tiver o torquimetro vou correr dele. !!!!! Hahahahahah

Andre Sousa
31/01/2011, 11:27
O torque é divulgado pelo fabricante das molas. Você acha isso fácil na internet. basta saber que velas vai colocar.

zavarize
03/02/2011, 21:54

Veja se sao
NGK BKR6E-11 ou
BOSCH FR7DCX +

Andre
Andre
Troquei as velas hoje pelas recomendadas NGK,conferi cada letra & numero no codigo do fabricante antes de trocar e agora esta 100% correta.Vou andar um pouco p/ ver se resolveu se não vou fazer contato c/ o Ramiro.Grato pela ajuda.i

MATOSWR
03/02/2011, 23:11
oLÁ zavarize

Coisa mais simples...ta usando o oleo certo??
Depois alguem ja verificou suas valvulas? sabe se o barulho vem delas? se for da parte alta do cabeçote pode as folgas.

Motores novos (injetados) não tem quase nenhuma regulagem..tudo é feito pela injeção, ainda mais com os tuchos hidraulicos. Quase sempre nesse casos é um sensor ou atuador com problema.

Até no scanner o mecanico tem q ser atento..pois muitas o erro de um valor esta dentro da tolerancia e assim não é gravado erro..ele q tem q verificar com base no manual de manutenção se esse valor é o correto.

boa sorte e poste a solução para gente quando tiver

SNeves
04/02/2011, 13:38
Alguem pode me indicar um mecanico bom c/preço honesto p/ passar o scanner no motor da minha Tracker aqui no RJ.Ó motor esta "batendo pino" e posso afirmar c/ certeza que não é combustivel.(o posto que abasteço é do sogrão ....rsrsrsrsr )
Não vale aquele famoso que dizem que era da concessionaria Suzuki.
ja tentei 2 vezes c/ ele,paguei caro,me enrolou p/ entregar o carro, não resolveu o problema e ainda me sugeriu adicionar uns 15 litros de alcool cada vez que abastecer.:evil:
Amigo, seu problema está nas bobinas. Eu sofri 20 mil km com batidas de pino e ninguem resolveu.
Existe um contato (um parafuso) entre a bobina e seu extensor. Este parafuso oxida, causando mau contato. O motor queima mal (o famoso cheiro de ovo podre no escapamento), carboniza e, com o tempo, aparecem as batidas de pino. O mau contato tambem gera muito calor na regiao, danificando a borracha e causando perda de corrente no extensor. Ou seja, TK com baixo rendimento e cheiro de ovo podre vai bater pino.
Solução barata: colocar parafusos cromados.
Solução cara: Trocar as bobinas.
Boa sorte, seguem fotos
Sergio

wchaves
04/02/2011, 17:41
Belíssima dica, a função do parafuso não é só fixar a bobina, é também ser condutor da energia elétrica que a alimenta e oxido de ferro é isolante. O pior é que uma coisinha destas pode causar um problema bem maior. É o típico caso que quando cai na mão de um mechânico picareta ele monta, chega para você e diz:

"Ai patrão, ficou zerado, o pobrema era a rebimboca da parafuseta que tivi que troca e equaliza a sonda lambida com a sonda chupada, ficou em trezento, ah! aproveitei tembém e troquei aqueles parafuzinhos que estavam enferrujados, mas isso aí é cortesia".

gmesquita
16/06/2011, 16:19
Gostaria de saber de ZAVARIZE se a utilização das velas NGK BKR6E-11 ou BOSCH FR7DCX + na sua TRAKER eliminou o som de batida de pino ou se teve de recorrer a outro expediente. A minha TRAKER 2008 esta com o mesmo problema e sem solução, até mesmo a concessionaria GM que realiza a manutenção do veículo não resolveu o problema. Vale o registro que essa concessionária recomendou também a utilização de 20% de alcool no abastecimento.

gmesquita
12/07/2011, 19:10
:? Aos proprietários de TRACKER a gasolina (2008) com o motor fazendo ruido semelhante a batida de pinos, a minha apresenta o problema quando atinge a velocidade entre +/_ 80 a 100 Km/h. Gostaria de saber qual o remédio a ser utilizado,e esclareço que as velas são novas e foram tracadas por concessionária da GM. Na concessionária GM me foi recomendado a utilização de 20% de etano nos abastecimentos e que o problema poderia ser também da válvula de leitura do combustível, ressalto que o carro não perde potência ou consome mais combustível.

higatetsuo
10/07/2012, 11:27
A minha TK 2008 tb com esse problema, vou levar no mecanico hoje.

alexsp
10/07/2012, 11:53
A minha estava com o mesmo problema, depois que abasteci com gasolina podium da petrobrás o problema se foi...

Rubens Linhalis
10/07/2012, 12:34
Amigo, seu problema está nas bobinas. Eu sofri 20 mil km com batidas de pino e ninguem resolveu.
Existe um contato (um parafuso) entre a bobina e seu extensor. Este parafuso oxida, causando mau contato. O motor queima mal (o famoso cheiro de ovo podre no escapamento), carboniza e, com o tempo, aparecem as batidas de pino. O mau contato tambem gera muito calor na regiao, danificando a borracha e causando perda de corrente no extensor. Ou seja, TK com baixo rendimento e cheiro de ovo podre vai bater pino.
Boa sorte, seguem fotos
Sergio

SNeves,

Na minha TK ocorre esse "cheiro ruim" , parece excesso de combistivel, o cheiro ocorre principalmente em ultrapassagens, quando sobe o giro. O consumos de combustivel esta bom. Tem mais detalhes dessa troca de parafusos? Da pra fazer em casa mesmo né ? rs. Ja esta previsto a troca de velas essa semana, ai já aproveitaria e trocaria esse parafuso tambem (solução barata)! . Abraço,

Chuva
10/07/2012, 16:32
Oi Rubens,

Qdo troquei as velas desmontei 2 das 4 bobinas para limpar e ficaram boas.

A terceira quase quebrou o parafuso e deixei quieto..

A quarta quebrou o parafuso ao desmontar.. esse é o problema. Ainda não sinto cheiro ruim mas sei que uma hora o contato da pontinha da mola no pescoço do parafuso vai começar a me dar problemas pelo mal contato.

Comprar os parafusos cromados e substituir é fácil, o problema é tirar os parafusos velhos enferrujados sem arrancar a cabeça..

Alguém já passou por isso? Como resolver?

(Antes de pagar mais de R$ 150 numa bobina nova, quando a minha parar de vez, tô pensando em usar uma furadeira com uma broca bem fininha e tentar "refazer" essa rosca para depois colocar um parafuso novo.. será que rola?)

[ ]

Rubens Linhalis
10/07/2012, 17:31
Pois é Chuva, pretendo mexer em casa nisso. E uma coias é certa, tenho um willys a 10 anos, e qualquer coisa que vá desmontar, ao menos um parafuso vai estar preso, vai quebrar ou vai sumir...rs. Fato, isso ocorre sempre, quando começava a desmontar já fica pensando qual o parafuso que iria dar trabalho.
Tenho muito receio de mexer na TK, vulgo "Trecko", em casa. Mas acho que vou tentar com jeito, ainda esse finds. Vou ter como referencia o posto abaixo do m_bispo. Vamos ver no que dá.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/48822-pecas-substitutas-paralelas-genericas-para-o-tracker-grand-vitara-65.html

O que me diz?

Forte abraço!

Chuva
10/07/2012, 20:06
Oi Rubens,

Então, eu tinha visto esse tutorial completo do Bispo e ate perguntei sobre mais alguma saída para não ter q comprar uma bobina, mas ninguem respondeu; talvez não tenha jeito msm e tenha q tirar o escorpião do bolso..rs rs...

Ele fez o teste soldando, mas acho o ponto de solda impraticável (eu já trabalhei com eletronica, arruma VHS) sem falar que o estanho é mole e talvez no aquecimento solte. Outro tipo de solda no local acho meio impossível por questão de espaço tb.

O mal contato com a cabeça velha do parafuso acho q fica pior pq seria mais um ponto de mal contato no já delicado contato com mal contato!! heuheu 2 mal contatos num lugar só ferrou! Dai a saida dele parece que foi uma bobina nova msm.

Pensei tb em cortar o plástico ao redor do parafuso para ter mais espaço de acesso, mas o problema seria a maquininha de dentista, digamos assim, para fazer essa cirurgia. O trampo tb ia ser demais.. e depois pra colar de volta com araldite de forma alinhada ... nao sei se vale a pena.. mas se eu tiver tempo uma hora vou tentar.

Se tiver outra idéia tb sou todo ouvidos.

[ ]s

Andre Sousa
10/07/2012, 22:26
IDEM

Recomendo o uso da Podium. Tb tava com esse problema e passei a abatecer com Podium. Tudo certo.

A minha estava com o mesmo problema, depois que abasteci com gasolina podium da petrobrás o problema se foi...

Elisson
11/07/2012, 09:26
Meu GV 99/00 fazia barulho de bolas de gude no motor ao se atingir os 110 km/h. Achava que era folga no motor e fui deixando, até que um dia a bomba de combustível apresentou MAIORES sintomas de fadiga. E acreditem, após a troca da bomba o barulho de bolas de gude sumiu. Acredito que o barulho se dava por conta de pouco combustível na camara de admissão fazendo com que o pistão batesse seco nas valvulas......alguém tem uma melhor descrição ?!

Tiagobel
11/07/2012, 09:54
Engraçado que o motor do tracker tem a taxa de compressão muito baixa (9,3:1) pra precisar de gasolina podium. Certamente existe uma maneira de resolver definitivamente o problema ao invés de usar esse (caro) paliativo.

higatetsuo
11/07/2012, 17:31
Levei no mecanico onte, atrasou 3 graus o ponto e parece que suimiu o barulho. Vou testar mais uns dias.

Tiagobel
11/07/2012, 17:38
Levei no mecanico onte, atrasou 3 graus o ponto e parece que suimiu o barulho. Vou testar mais uns dias.

Sabe dizer como foi feita a regulagem do ponto?

valeu.

Rubens Linhalis
12/07/2012, 00:42
Coloquei Podim hoje...a R$ 3,49 ! Nao sei se é impressao minha, mas o barulho diminuiu mas nao sumiu. Eu ainda nao tinha relatado esse barulho, apenas tinha falado do "cheiro ruim" em aceleradas mais fortes. O barulho é um baixa rotacao, quase na lenta..parece bater valvulas, barulo seco. Quando o giro sobe, nao faz barulho, fica aparentemente tudo normal. Pensando no que fazer...

Higatetsuo, resolveu mesmo ?! Estranho ter que fazer isso.. (nao entendo muito de mecanica :) )

abraços

LFC
12/07/2012, 11:53
Rubens, barulho de batida de pino é bem típico; pela sua descrição, não parece ser isso. O meu carro também faz um pouco, p.ex., em uma saída de quebra-molas em segunda, acelerando pouco e sem forçar o motor, não é batida de pino e não acho que exista um problema, ao menos no meu caso.
Barulho de batida de pino em alta, além de gasolina ruim (esse motor é muito sensível à qualidade da gasolina) e ponto errado, também pode ser causado por aquecimento. Em motores VW AP, por exemplo, é comum queimar a junta do cabeçote sem vazar água para o óleo, mas compressão para a água, gerando o aquecimento.
Abs,
LFC

CR!CO
12/07/2012, 12:19
Coloquei Podim hoje...a R$ 3,49 ! Nao sei se é impressao minha, mas o barulho diminuiu mas nao sumiu. Eu ainda nao tinha relatado esse barulho, apenas tinha falado do "cheiro ruim" em aceleradas mais fortes. O barulho é um baixa rotacao, quase na lenta..parece bater valvulas, barulo seco. Quando o giro sobe, nao faz barulho, fica aparentemente tudo normal. Pensando no que fazer...

Higatetsuo, resolveu mesmo ?! Estranho ter que fazer isso.. (nao entendo muito de mecanica :) )

abraços

A minha Tracker 2008 tb tem esses dois "sintomas": Cheiro estranho quando se exige muito do carro (ultrapassagens, retomadas...) e esse barulho que parece "bater válvulas" na lenta.
Esse barulho, segundo meu mecânico é no comando, porém não abrimos pra ver o que pode ser.
Já o do cheiro, me falaram que podia ser até do catalizador, mas na mecânica não consegui "reproduzir" o tal cheiro só acelerando o carro.

Se alguém tiver alguma dica do pode ser os dois sintomas..... Fico muito agradecido :)

mas.marco
12/07/2012, 12:35
A minha Tracker 2008 tb tem esses dois "sintomas": Cheiro estranho quando se exige muito do carro (ultrapassagens, retomadas...) e esse barulho que parece "bater válvulas" na lenta.
Esse barulho, segundo meu mecânico é no comando, porém não abrimos pra ver o que pode ser.
Já o do cheiro, me falaram que podia ser até do catalizador, mas na mecânica não consegui "reproduzir" o tal cheiro só acelerando o carro.

Se alguém tiver alguma dica do pode ser os dois sintomas..... Fico muito agradecido :)

batendo válvulas é? xiiiii .......
vai ter que abrir amigão, e reze pq o prejuizo é alto.

eu falei pra um amigo aqui não comprar às cegas.... carro muito barato não tem erro, tem é sapo em algum lugar....

bem, não quero desanimar ninguem mas isso de bater 'pino' não é bom. Se o acerto do ponto não resolveu, se o óleo está em dia e o combustível é 'conhecido' vai ter que abrir pra ver antes que piore.

e o motor 2.0 quanto começa a bater, quase sempre é alguma bronca. vê logo isso antes que a coisa piore!!!!

boa sorte por aí.

CR!CO
12/07/2012, 12:52
Eu não sou o cara que mandou acertar o ponto. Sou novo no tópico aqui. Tenho a minha a 4 meses mais ou menos, e sempre fez esse barulho. Porém não é bater pino nem válvulas. Parece isso. E só da na lenta, qualquer aceleradinha que se dá já elimina o barulho. E segundo o meu mecânico, não é válvula, pode ser no comando. Ele acha que pode ser o esticador da corrente do comando (sei la como isso funciona). Mas vamos ver. Um dia crio coragem e abrimos pra ver o que pode ser..... hehehehehe

LFC
12/07/2012, 16:37
Eu não sou o cara que mandou acertar o ponto. Sou novo no tópico aqui. Tenho a minha a 4 meses mais ou menos, e sempre fez esse barulho. Porém não é bater pino nem válvulas. Parece isso. E só da na lenta, qualquer aceleradinha que se dá já elimina o barulho. E segundo o meu mecânico, não é válvula, pode ser no comando. Ele acha que pode ser o esticador da corrente do comando (sei la como isso funciona). Mas vamos ver. Um dia crio coragem e abrimos pra ver o que pode ser..... hehehehehe
Bom, barulho de comando ou corrente é outra coisa. Seguem fotos do manual do motor para vc ver como funciona. Há uns esticadores para a corrente que podem estar desgastados. Se estiverem muito desgastados, a corrente pode pular (mas nunca li sobre isso acontecer em GV ou Tracker, não é comum).
Abs,
LF
358585358586

CR!CO
12/07/2012, 17:50
Um dia que der gravo o som e coloco aqui, quando está na lenta, parece, bem de leve o barulho de motor a diesel, mas de leve mesmo. Mas qualquer acelerada, pára o barulho.
A única vez que percebi que o pareceu ter parado o barulho foi quando troquei o óleo. Ficou uma semana sem eu perceber o barulho, mas depois disso voltou.
Como não entendo de mecânica não imagino o que possa ser.

SNeves
12/07/2012, 18:04
Prezado,
Se seu motor nunca foi aberto, NÃO abra, NÂO mexa, NÃO faça nada.
Com o filtro de combustivel novo, coloque três tanques de Podium (cerca de 1500 KM) que estes sintomas vão desaparecer aos poucos. Sei que tem um custo mas é muito melhor que deixar na mão de mecânico que vai "engatilhar" seu carro e não vai resolver.
Mas cuidado, aqui no RJ já tem Podium batizada.
Outro fator importante que constatei no TK foi o óleo. O meu só funciona bem com 5W30 ou 10W40 no verão. 20W50 nem pensar, aquece, não anda e, quando exigido, faz barulho de motor velho.
Comprei zero KM e gastei um bom dinheiro para descobrir os "defeitos" do carro mas hoje com 70K está melhor que zero.
Faz 8,5 por litro religiosamente e quando cai para 8,2 significa que o filtro de ar está sujo. Simples assim.
Boa sorte,
Sergio

Rubens Linhalis
12/07/2012, 18:16
Um dia que der gravo o som e coloco aqui, quando está na lenta, parece, bem de leve o barulho de motor a diesel, mas de leve mesmo. Mas qualquer acelerada, pára o barulho.
A única vez que percebi que o pareceu ter parado o barulho foi quando troquei o óleo. Ficou uma semana sem eu perceber o barulho, mas depois disso voltou.
Como não entendo de mecânica não imagino o que possa ser.

Circo,
Em relação ao barulho, é EXATAMENTE o que acontece com a minha TK.

Rubens Linhalis
12/07/2012, 18:19
Prezado,
Se seu motor nunca foi aberto, NÃO abra, NÂO mexa, NÃO faça nada.
Com o filtro de combustivel novo, coloque três tanques de Podium (cerca de 1500 KM) que estes sintomas vão desaparecer aos poucos. Sei que tem um custo mas é muito melhor que deixar na mão de mecânico que vai "engatilhar" seu carro e não vai resolver.
Mas cuidado, aqui no RJ já tem Podium batizada.
Outro fator importante que constatei no TK foi o óleo. O meu só funciona bem com 5W30 ou 10W40 no verão. 20W50 nem pensar, aquece, não anda e, quando exigido, faz barulho de motor velho.
Comprei zero KM e gastei um bom dinheiro para descobrir os "defeitos" do carro mas hoje com 70K está melhor que zero.
Faz 8,5 por litro religiosamente e quando cai para 8,2 significa que o filtro de ar está sujo. Simples assim.
Boa sorte,
Sergio

SNeves,

Troquei a 3 dias com o oleo Shell HX7 10w40, completei o tanque com Podium (que estava na metade com gas comum)..Hoje troquei o filtro de ar. Vamos ver.

SNeves
12/07/2012, 18:34
Bom óleo, mas fique atento.
Tenho a noticia que a PF está de olho na falsificação de óleo lubrificante também. As marcas mais comerciais são as preferidas dos falsificadores por terem maior volume de venda.
Boa sorte,
Sergio

SNeves,

Troquei a 3 dias com o oleo Shell HX7 10w40, completei o tanque com Podium (que estava na metade com gas comum)..Hoje troquei o filtro de ar. Vamos ver.

Alex Style
12/07/2012, 23:42
Se já temos que ficar de olho no combustivel, agora tb tem que se preocupar com o óleo?
Assim tá difícil!
A minha GV tb tinha uns grilinhos e as vezes a marcha lenta variáva um pouco, troquei as velas e filtro de combustível e melhorou mto.
Mas diferença mesmo foi com Podium (2 tanques quase), andou mais, bebeu menos e o motor parecia um reloginho ficou até menos aspero e mais silencioso.

Rubens Linhalis
13/07/2012, 10:06
Se já temos que ficar de olho no combustivel, agora tb tem que se preocupar com o óleo?
Assim tá difícil!
A minha GV tb tinha uns grilinhos e as vezes a marcha lenta variáva um pouco, troquei as velas e filtro de combustível e melhorou mto.
Mas diferença mesmo foi com Podium (2 tanques quase), andou mais, bebeu menos e o motor parecia um reloginho ficou até menos aspero e mais silencioso.

Pois é.. tem que se preocupar com tudo quanto é coisa, oleo, combustivel! Andam falcificando tudo, ta foidis...

Essa semana vou trocar as velas (colocar as NGK de Iridium) e o filtro de combustivel... (espero que esses nao sejam falcificados tambem! rs )

Grande abraço

SNeves
15/07/2012, 12:08
PLUG STUDIO / NGK (http://www.ngk-sparkplugs.jp/english/techinfo/fake/index.html)

http://bandab.pron.com.br/jornalismo/policia/policia-apreende-3-mil-caixas-de-velas-para-carro-falsificada-29647/

Essa semana vou trocar as velas (colocar as NGK de Iridium) e o filtro de combustivel... (espero que esses nao sejam falcificados tambem! rs )

eder oliveira
21/09/2013, 22:31

Crico, vc resolveu aquele barulho de válvulas no seu motor?

Rubens Linhalis
22/09/2013, 22:19
Crico, vc resolveu aquele barulho de válvulas no seu motor?

Eder.. vou responder pela minha experiencia:

O cheiro ruim, o meu tinha, e acabou 99,9%...
O barulho de "bater valvulas" acabou 85%...

O que foi feito é uma revisao geral do carro. Limpeza de bico, TBI, fluish no motor, troca de correias, polia e tensores.

Acho que o que impactou , resolveu.. limpeza de bico, tbi, e fluish.

abraços

eder oliveira
23/09/2013, 09:20
rubens, o meu acabou em cerca de 80% com flushing tambem, voce falou que trocou os tensores, são os tensores das correias, ou das correntes.

Rubens Linhalis
23/09/2013, 09:42
rubens, o meu acabou em cerca de 80% com flushing tambem, voce falou que trocou os tensores, são os tensores das correias, ou das correntes.

Correias. Nao mexi em nada das correntes.

rgerent
15/02/2016, 14:58
Correias. Nao mexi em nada das correntes.

Alguém possui este problema e já encontrou solução? Utilizo sempre gasolina aditivada de postos de confiança. A tracker encontra-se com 65.000 km o barulho de válvula tipo "castanholas" aparece entre 80 e 100 km/h em 5ª marcha, bem como em alguns casos por volta do 4.500 RPM.

Obrigado

Crijolima
25/02/2016, 16:10
Preciso de ajuda.
Tenho uma tracker 2008 com 149.000 rodados. Ela começou a apresentar barulho estranho e levei ao mecânico. Ele disse que era na corrente de comando. Quando abriu viu que o tensionador superior não estava cumprindo sua função, gerando barulho. Troquei o kit da corrente e o barulho persistiu. O mecânico disse que parecia que tensionador não estava funcionando e como isto se faz pela pressão do óleo algo poderia estar obstruindo ou diminuindo a pressão do óleo. Fez testes e está tudo ok. Mas o problema persistia. Resolveu abrir o motor pra ver se havia algum problema interno que estivesse impedido a passagem do óleo, mas até agora não achou. O que pode ocasionar este problema? Estou desesperado, pois deixei o carro no mecânico aproveitando as férias e elas já acabaram e estou precisando do carro.

Desde já agradeço

Vitor3c
26/02/2016, 13:30
Crijolima,
Este problema é comum se não é corrente não se preocupe.
veja se não é carbonização impregnada na câmara de explosão.
Fiz o seguinte na minha:
Retirei as 04 velas e pressionei durante 20 segundos o CAR80 (Limpa TBI/ descarbonizante) em cada cilindro. Ficou por quinze minutos, depois montei tudo e liguei o carro.
No inicio vai sair um fumaça no escape depois de alguns minutos volta ao normal.
Ficou ótimo, porém com o tempo volta o problema. Dizem que é nossa Gasolina que não é boa

Vitor3c
26/02/2016, 13:33
Veja também se o distribuidor está na posição entre 10º e 12º uma caneta de ponto pode te falar isso.
O meu ficou em 11º ficou ótimo

Quase não ouço mais barulho.

israelkombi
17/03/2020, 14:42
nao tem problema tirar esse parafuso? é so tirar e colocar outro? pode ser de aço INOX?

Boa sorte, seguem fotos
Sergio