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Ver Versão Completa : Prejuizo - Rolamento + rodalivre estourados



fredbh
27/01/2011, 19:18
Eh galera...

Acabei de chegar da oficina com uma continha pra pagar...

Eu tava sentindo dificuldade em frear... pois estava precisando apertar bem o pedal para fazer o carro parar...

Levei meu troller 08 na oficina achando q iria apenas trocar pastilha ou fluido de freio... e o mecanico me fala q meu rolamento e minha roda livre foram pro saco...

Tenso viu...

Questionei sobre o porque disso, pois a 1 mes não faço trilhas e o problema deu agora...

Ele me informou q pode ser que a estava muito seco... sem lubrificação... que pode ter entrado areia/barro no rolamento... e ai estragou... e por consequencia... estragou a roda livre tbm... isso tudo so do lado direito...

É possivel ter uma ideia de como isso acontece ? Para evitar no futuro ?

Vocês fazem alguma manutenção preventiva apos cada trilha que fazem ?

Tristeza viu... :(

Serviços:

Troca dos Kits de Rolamentos Dianteiros 160,00
Troca dos Retentores dos Cubos Dianteiros 00,00
Troca da Roda Livre LE 00,00
Troca das Pastilhas de Freio Traseiras 40,00
Troca do Fluido de Freio 30,00
Troca do Suporte do Escapamento 00,00
Reaperto Geral 70,00

Total de Serviços: 300,00

Peças:

02 Kits de Rolamentos Dianteiros +/- 380,00
02 Retentores dos Cubos Dianteiros 60,00
Roda Livre LE 550,00
Pastilhas de Freio Traseiras 60,00
Fluido de Freio 42,00
Suporte do Escapamento ?
Motoboy 12,00
Graxa 14,00

Total de Peças: +/- 1118,00
Total de Serviços + Peças: +/- 1418,00

fernando pelegrini
28/01/2011, 07:52
fredbh, esse relato é mais comum do que se imagina.
Normalmente, ferra a manga de eixo tb, caso rode muito com o rolamento fud$#*%$
Ja ocorreu com vários trollers da galera aqui.
O ideal é sempre verificar se há algum chiado, folga ou mesmo dificuldade para girar a roda quando suspensa.
IMPORTANTE: As vezes, mesmo danificado, nao dá pra perceber só de olhar. Mas vale o alerta.

fredbh
28/01/2011, 09:45
tristeeza viu :( heheheh
e sobre manutenção preventiva pos trilha ?
Algum cuidado especial ?

fernando pelegrini
28/01/2011, 10:38
Fred, a manutenção deve ser rigorosa. Como eu uso o meu T4 para viagens e expedições, procuro respeitar a orientação no manual quanto à periodicidade de troca de oleo, filtros, correias, alinhamentos, lubrificação de cardans e cruzetas, etc. Nao uso peças paralelas.
Entrou na agua, verifico se houve contaminação do oleo do diferencial.
ROlamento, nao tem jeito de ver. No maximo, quando ronca ou chia. Do contrario, so quebrando mesmo que a gente vai perceber que ia estragar.
O que pode ser feito, é levantar a roda e girá-la no ar e tentar ouvir alguma irregularidade. Chiados ou vazamentos, indicam que a troca deverá ser feita. Outra coisa, rolamento e retentor nao pode ser xing-ling. Tem que ser original. Retentor meia boca nao dura nada. Sao duas maos de obra.

RENATO-SELVA
29/01/2011, 20:51
hahahahaha, exatamente o que aconteceu comigo no 2008 também.

Filhos da ¨%&#@*&(@#*&@# hein... o papinho é o mesmo... falta lubrificação, água e tals...

Sempre levo na concessionária e acho que nunca sequer engraxaram as cruzetas!!!

é foda!:parede:

fernando pelegrini
29/01/2011, 21:46
Manutenção de Jipe, é igual levar criança ao médico. :stop: O Doutor pode ser especialista no assunto, mas tem que acompanhar a consulta:!:
Ja ouvi relatos de uma certa concessionaria VW que cobrava o oleo e nao trocava :parede:
A manutenção dos meus jipes é sempre feita por profissional amigo (quase sempre do proprio esquadrao da lama :concordo:) e acompanhada de perto. Vejo o que quebrou ou desgastou, procuro saber o porquê, vejo o trabalho e confiro o resultado :concordo:.
Alem de saber como evitar um preju desses, aumento meus conhecimentos de mechanica.

A proposito, acabei de chegar da trilha :dance:

Loras
29/01/2011, 23:10
Pessoalmente, depois de algumas experiências, optei pelo "faça você mesmo".

Revisar rodas livres, rolamentos de roda, folga, lubrificação, etc.

Não é trabalho de outro mundo.

Com boas ferramentas, vontade e material "didático" é perfeitamente possível.

Uma tarde de serviço e você revisa ambos lados.

Habitualmente de 10 em 10 mil km reviso todos os cubos de minhas viaturas. Mesmo que não tenha feito trilhas.

Dependendo da trilha é preciso abrir tudo... limpar, lavar e lubrificar novamente assim que possivel. Mesmo que não tenha completado os 10 mil km de intervalo ainda.

A mistura de areia ou água na graxa é cruel.

Abraço,

Tio Eddie
29/01/2011, 23:22
Falou e disse Loras!

Revisar, desmontando, limpando e engraixando é melhor que apenas erguer e virar pneu atrás de chiados....

Faço o mesmo na Milona.

[]s

fredbh
31/01/2011, 14:47
ehhh

nem me fala... vo criar o habito de levar o carro para uma mini-revisao mes sim... mes nao... e tentar antever esses problemas... e diminuir essas surpresas...

eu tava juntando $$$ pro guincho... agora estaca zero denovo...

o carro ta com 55 mil km.... tomara q isso nao volte a acontecer... ou pelo menos espere mais outros 50 mil :(

GPTroller
31/01/2011, 20:31
No meu 2008 de trilha coloquei os cubos que a TotalTork produz. O rolamentos além de serem bem mais robustos são banhados no óleo o tempo todo.
Pra quem faz trilha se pagam rápido.

Geraldo

fernando pelegrini
31/01/2011, 21:43
Falou e disse Loras!

Revisar, desmontando, limpando e engraixando é melhor que apenas erguer e virar pneu atrás de chiados....

Faço o mesmo na Milona.

[]s

Pois é, mas nem sempre dá pra desmontar, limpar e engraxar..
E aí? Espera a roda cair? :discordo:
antes de dar folga, com certeza, o primeiro sinal é a chiadeira...

fredbh
31/01/2011, 22:00
nao tem um "faça vc mesmo" ai nao ?

Quais produtos/graxas/lubrificantes comprar ?
Quais os procedimentos ? Limpar carro... jato de agua nas rodas... e bezuntar de graxa?

Tem um HOW TO ai ? heheh

fernando pelegrini
31/01/2011, 22:37
Fredbh, o negocio é o seguinte:qualquer desmonte requer paciencia e ferramentas adequadas. Caso falte um dos dois, nem mexa. será dor de cabeça na certa:parede:

Veja mais no tópico abaixo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=64496 :concordo:

Loras
01/02/2011, 02:05
Na próxima vez que revisar o eixo dianteiro da Camper, tentarei elaborar um tutorial.

Você precisa retirar a roda, roda livre, pinça de freio, cubo...

Limpar tudo, engraxar os rolamentos e montar de volta.

Ferramentas especiais PODEM ser necessárias, mas não é absolutamente nada de outro mundo.:discordo:

- chave da porca do cubo de roda
- torquímetro
- ferramentas especiais para retentores
- ferramentas especiais para rolamentos
- ferramenta para pinça de freio (retorno do êmbolo)
- macaco hidráulico
- cavalete e calços de roda

O investimento nesse material se paga no médio prazo.

Agora, com sinceridade, pouquíssimos são os mecânicos que utilizam as ferramentas corretas. Vários deles sacam retentores com chave de fenda... e rolamentos com talhadeira.

Enfim, para 100% de garantia no serviço, eu prefiro o faça você mesmo.

Se você tiver tempo, espaço e vontade para resolver sozinho, é PERFEITAMENTE possível.:concordo:

Um amigo mecânico de "retaguarda" é recomendável também. Eu comecei fazendo serviços menores nos meus 4x4. Só não me atrevi ainda a abrir motores e caixas de marcha. Até mesmo embreagem eu encaro trocar sem problemas.

A Defender é um senhor aprendizado nesse sentido. Seus manuais de oficina são fantásticos!!! Uma pena o Troller não possuir algo semelhante.

Claro, mecânicos e donos de oficina não recomendarão ninguém a fazer por conta própria. Afinal, todos temos filhos para alimentar!!! :mrgreen:

55mil km é muito pouco para a vida útil de um rolamento / roda livre. Houve algo de errado por aí.

Abraço,

fernando pelegrini
01/02/2011, 07:48
Na próxima vez que revisar o eixo dianteiro da Camper, tentarei elaborar um tutorial.

Você precisa retirar a roda, roda livre, pinça de freio, cubo...

Limpar tudo, engraxar os rolamentos e montar de volta.

Ferramentas especiais PODEM ser necessárias, mas não é absolutamente nada de outro mundo.:discordo:

- chave da porca do cubo de roda
- torquímetro
- ferramentas especiais para retentores
- ferramentas especiais para rolamentos
- ferramenta para pinça de freio (retorno do êmbolo)
- macaco hidráulico
- cavalete e calços de roda

O investimento nesse material se paga no médio prazo.

Agora, com sinceridade, pouquíssimos são os mecânicos que utilizam as ferramentas corretas. Vários deles sacam retentores com chave de fenda... e rolamentos com talhadeira.

Enfim, para 100% de garantia no serviço, eu prefiro o faça você mesmo.

Se você tiver tempo, espaço e vontade para resolver sozinho, é PERFEITAMENTE possível.:concordo:

Um amigo mecânico de "retaguarda" é recomendável também. Eu comecei fazendo serviços menores nos meus 4x4. Só não me atrevi ainda a abrir motores e caixas de marcha. Até mesmo embreagem eu encaro trocar sem problemas.

A Defender é um senhor aprendizado nesse sentido. Seus manuais de oficina são fantásticos!!! Uma pena o Troller não possuir algo semelhante.

Claro, mecânicos e donos de oficina não recomendarão ninguém a fazer por conta própria. Afinal, todos temos filhos para alimentar!!! :mrgreen:

55mil km é muito pouco para a vida útil de um rolamento / roda livre. Houve algo de errado por aí.

Abraço,


De fato, 55 mil km é pouco para ter acabado o rolamento (em condições normais :stop:) Porem, bastou entrar um pouco de agua e lama, tá comprometido.

Tambem concordo que as ferramentas especiais podem ser necessárias, como tb pode não ser essenciais. No entanto, nao me arrisco desmontar nada sem a ferramenta correta. :discordo:

Vou no "faça você mesmo" dentro dos recursos disponiveis. :concordo:

Loras
01/02/2011, 12:47
Exato!!

O porém é que, com raras exceções, os mecânicos fazem serviços que extrapolam os recursos disponíveis.

Cada retentor exige um gabarito para ser instalado.

Cada rolamento tem a ferramenta correta para ser extraído... e assim vai.

Os pivôs de direção exigem extratores especiais. Geralmente são retirados na base da "pancada".

Na pouca experiência que tive, minha caixa de ferramentas é mais bem preparada que a caixa de muitos mecânicos.

Mas isso é preciosismo de cada um. E gera um custo financeiro também.

Só um adendo. Quantos borracheiros apertam as porcas de roda no torquímetro? Quantos limpam o fio de rosca e lubrificam antes de montar a porca?

Depois os prisioneiros quebram... a rosca espana... e a culpa é da trilha, do barro e da água.

Há detalhes que somente o "olho do dono" para ficar quase perfeito.

Sobre o rolamento em questão: Se as revisões tivessem sido bem realizadas... será que não duraria mais?

Claro, tem desgaste que não há como evitar. Por exemplo o deslocamento de retorno da trilha até a revisão.

O uso do 4x4 como carro de dia a dia as vezes dificulta revisão imediata... faz parte.

Abraço,

Léo_Babiski
01/02/2011, 13:57
Fred, você executou esses serviços em uma autorizada troller para não perder a garantia do veículo? Pergunto porque, na minha opnião, esses preços que você apresentou estão fora da realidade para as oficinas 4x4 de Bh. Esse R$300,00 de mão-de-obra e quase o preço para zerar 2 eixos, incluindo freios, C&P, rolamentos, retentores e etc.

Abs.

fredbh
01/02/2011, 14:01
Aquele orçamento foi da Rogerio Motors

felipecota
03/02/2011, 10:56
Eu já fiz algumas vezes a lavagem do pavani e recomendo, o carro sai limpo por fora, por baixo e por dentro, com as cruzetas engraxadas e ainda de quebra já dá uma revisada geral no bicho. Fantástico esse serviço Pavani, parabens!

Com relação ao rolamento, etc... acho q não tem jeito... uma coisa que ajuda muito é conhecer o carro, os barulhos e ficar atento... qq coisa anormal passar no seu mecânico para conferir.

Abraços!

fredbh
03/02/2011, 11:09
eeeehh...
pelo visto o negocio eh levar a viatura mes-sim... mes-nao pra uma revisada basica...
para alegria das oficinas... heheh

fernando pelegrini
03/02/2011, 13:50
eeeehh...
pelo visto o negocio eh levar a viatura mes-sim... mes-nao pra uma revisada basica...
para alegria das oficinas... heheh

Nao é bem assim. Dependendo de como se usa o carro, muita água e lama, que sao os inimigos numero 1 dos rolamentos, ou voce leva a cada uso mais severo, ou compra as ferramentas adequadas e faz vc mesmo.

O que nao pode, é usar embaixo dagua e achar que nao vai acontecer nada.

Precaução e caldo de galinha, nao fazem mal a ninguem.

:concordo:

Jeepeiro doidao
13/06/2012, 14:41
Ola pessoal, me desculpem por ter invadido esse topico, mais eu já revirei o forum e n achei nada sobre o rolamento de roda dianteira do troller... alguem sabe o codigo do rolamento... ou de qual carro dá tb????

Mais uma vez peço desculpas por usar esse topico...

Abraços...

PAULO CARECA
13/06/2012, 20:52
Ola pessoal, me desculpem por ter invadido esse topico, mais eu já revirei o forum e n achei nada sobre o rolamento de roda dianteira do troller... alguem sabe o codigo do rolamento... ou de qual carro dá tb????

Mais uma vez peço desculpas por usar esse topico...

Abraços...

Toyota Bandeirante - http://www.4x4brasil.com.br/forum/troller/12718-equivalencia-de-pecas-troller-47-print.html

homerohermida
14/06/2012, 12:40
Durante a revisão dos 50.000 km, me deparei com o seguinte problema no rolamento externo da roda dianteira direita: 353311
Alguém já viu algo parecido? Pois eu, não!