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Ver Versão Completa : Novato com dúvidas Defender 90 2000



UiRá
27/01/2011, 19:01
Senhores,

peço licença para participar deste fórum e paciência com o novato aqui. Depois de 28 anos de sonho, acabo de realizar comprando uma Def 90 ano 2000/2000 (tenho 34, mas quero uma land desde os 6). A primeira coisa que fiz foi guardar a monstrinha na garagem e sentar com o manual no colo. Pois bem, surgiram estas dúvidas que não consegui entender, mesmo lendo o manual, agradeço muito as respostas que porventura apareçam, e saúdo os landeiros e todos amigos do mundo 4x4:

1- Posição da alavanca de diferencial: Se quero rodar em estrada de asfalto, devo obviamente posicionar a mesma em HIGH. Mas, se posiciono a mesma para o lado DIREITO e PARA BAIXO nada acontece (está em N então?) Ou não está engatando? Pois a caranga está rodando somente com a alavanca para a ESQUERDA E PARA BAIXO, o que, imagino, seja, "high com diferencial bloqueado" (e o mesmo vale para LOW). Correto?

1b - E se o raciocínio acima estiver correto, presumo que estou com problemas, ou melhor, a Landosa está com problemas no diferencial, para engatar a High sem ser bloqueado...aí, é mecânica pra ela? Ou é mesmo ruinzinho de pegar o jeito do engate? Pois a embreagem foi "feita" segundo o antigo dono, a menos de um ano...

2- Motor: é o International 2.5, 5 cilindros. Como vocês o chamam? TDI 2.5 ou TDI 300 ? Já li isso em trocentos tópicos por aqui mas até agora não captei qual motor é qual...


Acho que por enquanto as dúvidas são estas, de resto já estudei tanto antes de comprar o veículo que só falta mesmo é aprender a pilotar a viatura dentro de suas capacidades. Obrigado, att.

UiRá
27/01/2011, 19:56
Prezados, não precisa responder a pergunta 1 pois a resposta já encontrei aqui:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=69613&highlight=%22posi%E7%E3o+alavanca+bloqueio+diferen cial%22

Nas restantes, no aguardo, valeu att.

UiRá
27/01/2011, 19:59
Acabo de descobrir (desconfio seriamente que sim) que o antigo dono rodou nada menos que 2 anos com o Lock Diff acionado! :parede:

UiRá
27/01/2011, 20:03
Opa, esqueçam também a pergunta sobre o motor, pelo manual vejo que é o TD5. Foi mal... :oops:

caique
27/01/2011, 20:19
Uirá, vamos devagar, ta meio confuso... TD5 numa 90 ano 2000 não é possível, a não ser que o dono anterior tenha adaptado ou seja importada. DEve ser um 300 tdi. A alavanca do bloqueio deve permanecer à direita e para trás. Nunca rode no asfalto com o bloqueio ligado. Se o dono anterior fez isso é melhor fazer uma revisão no diferencial central.

abçs

UiRá
27/01/2011, 20:28
Caique obrigado.

É, já vi que tenho muito o que estudar ainda sobre a viatura, sobretudo em relação ao motor.

Quanto ao diferencial, tentei hoje a tarde deixar em high desbloqueado, mas não consegui engatar (com o veículo parado, ligado, marchas em ponto morto).

De qualquer maneira o próximo passo é encostar em alguma das oficinas especializadas (specialist em SP, ou Barracão do Jipe em Curitiba) para uma geral. Sendo a primeira opção a mais segura e racional já que o veículo está em SP e não quero me arriscar a rodar 400km de asfalto sem ter certeza que está com o diferencial desbloqueado.

Att.

alexx.files
27/01/2011, 21:08
Caique obrigado.

É, já vi que tenho muito o que estudar ainda sobre a viatura, sobretudo em relação ao motor.

Quanto ao diferencial, tentei hoje a tarde deixar em high desbloqueado, mas não consegui engatar (com o veículo parado, ligado, marchas em ponto morto).

De qualquer maneira o próximo passo é encostar em alguma das oficinas especializadas (specialist em SP, ou Barracão do Jipe em Curitiba) para uma geral. Sendo a primeira opção a mais segura e racional já que o veículo está em SP e não quero me arriscar a rodar 400km de asfalto sem ter certeza que está com o diferencial desbloqueado.

Att.

Uirá, quando vc for subir alguma rampa ou ladeira muito íngrime coloque a alavanca na posição Low, para frente e para a direita. Assim vc vai ter mais controle do carro com o acelerador. Se vc não fizer isso terá que controlar o carro com a embreagem e ai ela vai para o espaço rapidinho.

Não sei se fui claro mais muita gente, inclusive eu, tem mania de usar a embreagem para controlar a velocidade do carro em uma subida ou rampa. Não faça isso com a Defender.

Coloque em Low e ao arrancar solte a embreagem de uma só vez, se estiver em Low o carro não vai morrer.

[]´s
Alex

rafaelfernandez
27/01/2011, 22:31
Para bloquear o diferencial, voce desloca a alavanca para a esquerda. Para desbloquear, para a direita.

Se ao mover a alavanca para a direita o carro nao anda mais, tem algo de errado. Ao movermos para a direita a alavanca, nada acontece alem da luz do diff lock apagar, isso se a mesma estiver funcionando.
Uma forma simples de testar se o carro esta bloqueado/bloqueando é assim: erga uma roda do veiculo com o macaco apenas o suficiente para ela rodar livre(sem encostar no chão).
Entre no carro e tente arrancar devagar. Se o carro estiver desbloqueado, ele nao vai sair do lugar e a roda que esta no ar vai ficar girando. Se o carro estiver bloqueado, o carro vai se mover e cair do macaco(por isso levanta-se o minimo possivel).

Se tiver como colocar o carro num elevador, ai fica mais facil ainda de testar.

[]´s
Rafael

alex.cunha
27/01/2011, 22:40
Caique obrigado.

É, já vi que tenho muito o que estudar ainda sobre a viatura, sobretudo em relação ao motor.

Quanto ao diferencial, tentei hoje a tarde deixar em high desbloqueado, mas não consegui engatar (com o veículo parado, ligado, marchas em ponto morto).

De qualquer maneira o próximo passo é encostar em alguma das oficinas especializadas (specialist em SP, ou Barracão do Jipe em Curitiba) para uma geral. Sendo a primeira opção a mais segura e racional já que o veículo está em SP e não quero me arriscar a rodar 400km de asfalto sem ter certeza que está com o diferencial desbloqueado.

Att.

Uirá,boa noite!

É realmente importante a revisão, contudo, se você comprou o seu carro de uma agência de automóveis, exija sua garantia, agora, se você comprou de um amigo ou particular, tente negociar, pois certamente a pessoa que te vendeu sabe exatamente o que o carro tem e provavelmente não deve sair barato. Gosto do Luiz da Specialist, mas se prepare para gastar, só para fazer a revisão, sem que se troque nada, você já vai desembolsar R$ 500,00, este é o mínimo, coisa rara, pois sempre que revisei com ele, nunca gastei menos de R$1400,00, porém, você sai com o carro "sarado". Hoje, prefiro o Ronald, inclusive, o meu carro está com ele, o preço é justo e serviço excelente. No seu caso, recomendo o Ronald (11- 76937817), se você falar com ele por telefone, provavelmente, já terá algumas possibilidades, é claro que ele vai dizer que precisa olhar para ter certeza, todavia, pode confiar, ele muito honesto. Se ligar, diga que quem o indicou foi o Alexandre da Defender 110 Amarela Camel Trophy.

Boa sorte!

Alex.cunha

UiRá
27/01/2011, 22:44
...amizades. Tudo indica que cometi este erro óbvio de iniciante: comprar o "GP" sem testar o bloqueio/desbloqueio antes. Agora é tarde, já está na minha mão, vamos em frente, e segura a dor no bol$o...

Tentei novamente colocar a alavanca para a direita, em high, mas nesta posição nada acontece, a viatura não sai do lugar, portanto certamente há algo errado. Ele só roda com a alavanca para a esquerda, tanto em high, como em low.

Rafael, a luz de diff bloq não funciona... pois movendo a alavanca para ambos lados, nunca acendeu, e se a viatura só está rodando com o diff bloqueado, ela deveria estar acesa...enfim, só mais um pequeno defeito, dos males talvez o menor.

De qq maneira agradeço a atenção e 2a feira vou direto para a oficina e seja o que a Land quiser... :concordo: como tudo na vida, grandes alegrias também são acompanhadas de pequenas chatisses. abçs.

UiRá
27/01/2011, 22:45
Uirá,boa noite!

É realmente importante a revisão, contudo, se você comprou o seu carro de uma agência de automóveis, exija sua garantia, agora, se você comprou de um amigo ou particular, tente negociar, pois certamente a pessoa que te vendeu sabe exatamente o que o carro tem e provavelmente não deve sair barato. Gosto do Luiz da Specialist, mas se prepare para gastar, só para fazer a revisão, sem que se troque nada, você já vai desembolsar R$ 500,00, este é o mínimo, coisa rara, pois sempre que revisei com ele, nunca gastei menos de R$1400,00, porém, você sai com o carro "sarado". Hoje, prefiro o Ronald, inclusive, o meu carro está com ele, o preço é justo e serviço excelente. No seu caso, recomendo o Ronald (11- 76937817), se você falar com ele por telefone, provavelmente, já terá algumas possibilidades, é claro que ele vai dizer que precisa olhar para ter certeza, todavia, pode confiar, ele muito honesto. Se ligar, diga que quem o indicou foi o Alexandre da Defender 110 Amarela Camel Trophy.

Boa sorte!

Alex.cunha
Opa Alex, muito obrigado, ligarei para ele na 2a feira com certeza e darei tua indicação, valeu!

UiRá
28/01/2011, 17:40
Uirá,boa noite!

É realmente importante a revisão, contudo, se você comprou o seu carro de uma agência de automóveis, exija sua garantia, agora, se você comprou de um amigo ou particular, tente negociar, pois certamente a pessoa que te vendeu sabe exatamente o que o carro tem e provavelmente não deve sair barato. Gosto do Luiz da Specialist, mas se prepare para gastar, só para fazer a revisão, sem que se troque nada, você já vai desembolsar R$ 500,00, este é o mínimo, coisa rara, pois sempre que revisei com ele, nunca gastei menos de R$1400,00, porém, você sai com o carro "sarado". Hoje, prefiro o Ronald, inclusive, o meu carro está com ele, o preço é justo e serviço excelente. No seu caso, recomendo o Ronald (11- 76937817), se você falar com ele por telefone, provavelmente, já terá algumas possibilidades, é claro que ele vai dizer que precisa olhar para ter certeza, todavia, pode confiar, ele muito honesto. Se ligar, diga que quem o indicou foi o Alexandre da Defender 110 Amarela Camel Trophy.

Boa sorte!

Alex.cunha

Prezados, já levei a Defender 90 no Ronald. Já descobrimos tudo: simplesmente um mecânico, sei lá de onde, do antigo dono, tirou o cardan dianteiro, portanto o carro estava só 4x2 tração traseira, e obviamente só rodava com diff lock!

O Ronald emprestou um cardan dele, para eu poder ir embora com o carro enquanto espero o antigo dono recuperar o cardan original com o tal mecânico "meia roda"...

A luz do diff lock não acende mesmo, mas isso é o de menos, resolverei depois.

Agradeço muito a indicação do Alexandre (vi sua 110 lá, realmente linda viatura amigo, parabéns!)...e pois é fica aí a breve história que pode servir pelo menos de dicas adicionais para os futuros compradores de Defender, para não cometerem o mesmo erro do mané aqui... :razz:

MAs, apesar de tudo, a última frase que ouvi lá na oficina do Ronald foi animadora: "O carro está bom". Então agora é só ir deixando "nos trinques" aos poucos.

Att.

rafaelfernandez
28/01/2011, 20:05
E eu ainda ia perguntar se ambos os cardas estavam no lugar.... mas pensei que isso era obvio demais...

Enfim, que bom que o carro nao tem nada demais. A luz do diff lock é bobagem de consertar, só o lugar que é um tanto apertado para trabalhar.

[]´s
Rafael

alex.cunha
28/01/2011, 23:25
Prezados, já levei a Defender 90 no Ronald. Já descobrimos tudo: simplesmente um mecânico, sei lá de onde, do antigo dono, tirou o cardan dianteiro, portanto o carro estava só 4x2 tração traseira, e obviamente só rodava com diff lock!

O Ronald emprestou um cardan dele, para eu poder ir embora com o carro enquanto espero o antigo dono recuperar o cardan original com o tal mecânico "meia roda"...

A luz do diff lock não acende mesmo, mas isso é o de menos, resolverei depois.

Agradeço muito a indicação do Alexandre (vi sua 110 lá, realmente linda viatura amigo, parabéns!)...e pois é fica aí a breve história que pode servir pelo menos de dicas adicionais para os futuros compradores de Defender, para não cometerem o mesmo erro do mané aqui... :razz:

MAs, apesar de tudo, a última frase que ouvi lá na oficina do Ronald foi animadora: "O carro está bom". Então agora é só ir deixando "nos trinques" aos poucos.

Att.

Muito legal que tudo deu certo, como te falei o Ronald é super honesto e sobretudo confia muito nos seus clientes a ponto de te emprestar a peça e acredito que ele nem pegou o seu telefone e tampouco te cobrou pelo empréstimo, enfim este é o Ronald. Se ele fosse um pouco mais cuidadoso, ambicioso e organizado, não teria para ninguém. Agora, se eu fosse você já começaria a cotar o valor do cardan, pois das duas uma: não será encontrado ou estava avariado. Quem tiraria uma peça dessa sem necessidade? Não sei se antigo dono é seu amigo, porém, duvido muito de que ele não sabia! Apenas uma opinião.

Boa sorte e bem vindo ao Mundo Land Rover Defender!

Qualquer dúvida, estou à disposição.

Alex.cunha

UiRá
30/01/2011, 18:34
Amigos vou aguardar aparecer a tal peça, o que deve acontecer nesta semana. Se o cardan estiver avariado, o Ronald já adiantou que um novo será em torno de 700 pilas. Mas, como fiz algumas economias justamente pensando em gastar na 90tinha após adquiri-la, dando uma geral no mecânico, não vou esquentar a cabeça caso tenha que incluir um novo cardan no computo geral.

Cometi o erro inicial mas os erros são bons para nos ensinar. E somente no mundo das Lands mesmo para acontecer as coisas desta forma, digo, até quando surge um "problema", as soluções se mostram da melhor maneira, amistosa, e baseada em confiança, como neste caso. Também fiquei pasmo em um cara que nunca me viu na vida, me emprestar a peça para eu rodar, não anotar nem meu telefone, e não cobrar nem 1 real! Eu poderia simplesmente nunca mais voltar e ainda ter ganho um cardan! Isso é que é saber conquistar o cliente! rs Mas não só o Ronald como toda sua equipe, são caras excelentes, recomendo a oficina.

Rodei um pouco neste fim de semana nela com minha esposa (já apaixonada pela 90 também), é quente, apertada, barulhenta, desconfortável, e ainda assim, SENSACIONAL!

Abçs.

rafaelfernandez
30/01/2011, 21:23
Faz parte do codigo de etica do overlanding nunca negar ajuda a quem precisa. :concordo:
Afinal, amanha pode ser voce quem estara precisando de ajuda... :pensativo:
:concordo:

[]´s
Rafael