Conectar

Ver Versão Completa : estalos e trepidações

DCD
27/01/2011, 15:47
ola galera estava andando com meu cj5 e ele começou a trepidar e estalar em segunda marcha fiquei em duvida do q pode ser acho q é coisa do cambio ou cardã traseiro tentei ver assim por cima mas parece tudo normal pode ser algo interno sera q alguem sabe o q é tem alguma ideia ele trepida um pouco e faz uns pequenos estalos conforme anda ainda não tentei ver se ele faz estalo ou trepida sem estar engatado mas farei isso assim q possivel se alguem souber algo e tabem tiver uma indicação de onde arrumar isso fico no aguardo abraços

alexandre.jeronimo
28/01/2011, 09:21
ola galera estava andando com meu cj5 e ele começou a trepidar e estalar em segunda marcha fiquei em duvida do q pode ser acho q é coisa do cambio ou cardã traseiro tentei ver assim por cima mas parece tudo normal pode ser algo interno sera q alguem sabe o q é tem alguma ideia ele trepida um pouco e faz uns pequenos estalos conforme anda ainda não tentei ver se ele faz estalo ou trepida sem estar engatado mas farei isso assim q possivel se alguem souber algo e tabem tiver uma indicação de onde arrumar isso fico no aguardo abraços

http://www.youtube.com/watch?v=DgqOEsX74T0

DCD
28/01/2011, 11:06
http://www.youtube.com/watch?v=dgqoesx74t0
eu estava andando com meu jeep ontem e ao reduzir de leve e retomar a aceleração ele começou a tremer como se a roda estivesse solta sei la chacoalhava o carro e começaram uns estralos de barulho de ferro metal ai qdo vc andava acelerava ele tremia o carro e fazia os estralos principalmente na segunda marcha eu tbm não entendi o q foi mas como trepida qdo eu acelero o carro em marcha ai pensei q fosse algo do cambio ou cardam sei la se alguem tiver uma ideia do q pode ser e ou ja aconteceu isso eu agradeço desde ja

Diego Guilhen
28/01/2011, 13:11
DCD ja tive esse problema, acredite é muito simples, apesar de demorar mesês para descobrir ...
No meu caso quando eu passava em buracos, a roda começava a balançar pra todo lado, ela tinha vida propia parecia que ia sair correndo éra até ingraçado ...
Ai conversando com um visinho mecanico ele me disse para colocar as rodas da frente um pouco pra dentro (poucos centimetros) > ... o problema foi resolvido, eu vez de alinhar ela eu coloquei um pouco pra dentro, e acabou-se a tremedera.
Mais tenta alinhar ela normalmente tbm, vai que funciona ... pois isso que eu fiz de colocar um pouco pra dentro as rodas provocou um gasto irregular no pneu depois de um longo tempo (alguns anos) ...

espero que tenha ajudado ... abraços

DCD
28/01/2011, 17:50
DCD ja tive esse problema, acredite é muito simples, apesar de demorar mesês para descobrir ...
No meu caso quando eu passava em buracos, a roda começava a balançar pra todo lado, ela tinha vida propia parecia que ia sair correndo éra até ingraçado ...
Ai conversando com um visinho mecanico ele me disse para colocar as rodas da frente um pouco pra dentro (poucos centimetros) > ... o problema foi resolvido, eu vez de alinhar ela eu coloquei um pouco pra dentro, e acabou-se a tremedera.
Mais tenta alinhar ela normalmente tbm, vai que funciona ... pois isso que eu fiz de colocar um pouco pra dentro as rodas provocou um gasto irregular no pneu depois de um longo tempo (alguns anos) ...

espero que tenha ajudado ... abraços
agradeço a inte~ção e foi por isso q coloquei o topico mas acho q no meu caso é algo relacionado a cambio e ou cardan pois so treme qdo acelero e em segunda em primeira nem se nota so quem anda no jeep perceb mas vou verificar o q vc relatou e ver o q acontece grato

4X4GARAGE
28/01/2011, 18:07
o que o seu mecanico falou a respeito?

edgar
29/01/2011, 08:47
Denis, veja que este tipo de trepidação pode ser um simples coxim de cambio ou de motor no fim da vida, mas tambem pode ser algo mais grave.
Convem verificar todos os parafusos,
fixação da travessa do cambio,
fixação do cambio na capa seca,
fixação da capa seca no motor, (no meu ja soltou ai)
parafusos dos grampos das cruzetas

Não custa dar uma olhada nos niveis de oleo,
diferenciais,
cambio,
transferencia.

Engraxar as cruzetas e as espigas do cardã

Tambem com o carro parado, deite no chão e force o cardã procurando folgas nas cruzetas. aproveite o olhe se as vedações doas cruzetas estão la, se os copinhos não estão rachados ou azulados, ou com alguma pintura descascando indicando que andam esquentando demais

Desligue a tração, deixando a caixa em neutro, (calçe as rodas antes) suspenda um das rodas traseiras, deite debaixo do carro e gire o cardã com a mão e escute os rolamentos do diferencias e suas folgas.

Veja se a tua capa seca tem alguma abertura, ou retire a parte debaido dela e olho se não existe alguma coisa solta ou torta que chame atenção.

Aproveite e regule os freios, em especial a folga do freio de mão....as vezes os patins ficam tão soltos por desgaste e molas cansadas que podem se debater em determinadas situaçãos

Feito isto, retorne os resultados e teremos mais elementos para avaliar o problema.

abs

DCD
01/02/2011, 14:50
denis, veja que este tipo de trepidação pode ser um simples coxim de cambio ou de motor no fim da vida, mas tambem pode ser algo mais grave.
Convem verificar todos os parafusos,
fixação da travessa do cambio,
fixação do cambio na capa seca,
fixação da capa seca no motor, (no meu ja soltou ai)
parafusos dos grampos das cruzetas

não custa dar uma olhada nos niveis de oleo,
diferenciais,
cambio,
transferencia.

Engraxar as cruzetas e as espigas do cardã

tambem com o carro parado, deite no chão e force o cardã procurando folgas nas cruzetas. Aproveite o olhe se as vedações doas cruzetas estão la, se os copinhos não estão rachados ou azulados, ou com alguma pintura descascando indicando que andam esquentando demais

desligue a tração, deixando a caixa em neutro, (calçe as rodas antes) suspenda um das rodas traseiras, deite debaixo do carro e gire o cardã com a mão e escute os rolamentos do diferencias e suas folgas.

Veja se a tua capa seca tem alguma abertura, ou retire a parte debaido dela e olho se não existe alguma coisa solta ou torta que chame atenção.

Aproveite e regule os freios, em especial a folga do freio de mão....as vezes os patins ficam tão soltos por desgaste e molas cansadas que podem se debater em determinadas situaçãos

feito isto, retorne os resultados e teremos mais elementos para avaliar o problema.

Abs
vou fazer isso so q vou levar um pouco de tempo muito obrigado

DCD
04/02/2011, 16:04
o que o seu mecanico falou a respeito?
bom o mecanico sou jo pois não tenho grana para mandar em um então faço tudo eu mesmo a medida do possivel pois não tenho espaço ferramentas e nem tanto conhecimento mas me viro bem a medida do possivel até hj ele so foi para o mecanico para trocar o kit de direção q era do gol g3( o qual estou vendendo agora) pois instalei o do opala com caixa de direção barramentos terminais coluna e até volante novos pois por causa da minha coluna antiga ficou mais em conta trocar o sistema todo do q adaptar uma coluna etc mas obrigado peo interesse

DCD
04/02/2011, 19:28
seguem as fotos do meu cardã junção com transmiçao e do coxim q eu achei q era do cambio mas na verdade é um coxim q fica na barra do cambio mas acho q é do cardã dianteiro ou pelo menos parece ou da tração sei la tem as fotos do coxim do cambio q na verdsade é um pedaço de pneu mas esta em ordem pelo menos e o mais engraçado é q eu fiquei com ele parado todos esses dias e hj ao ligar e dar uma volta no quarteirão com ele para sentir ele não tremeu nem estralou

DCD
04/02/2011, 19:35
seguem todas fotos

nino-ed
04/02/2011, 21:20
Somente pra reforça algumas informaçoes

pode ser varias coisas, mas o que aconteceu comigo............estorou a cruzeta.. motivo CABACISSE DE INICIANTE (falta de graxa).

Prevenindo para nao acontecer nenhum acidente, pois o meu por pouco...

olhe o link
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=85569

Abraço

rodrigo.hoffman
04/02/2011, 23:34
seguem as fotos do meu cardã junção com transmiçao e do coxim q eu achei q era do cambio mas na verdade é um coxim q fica na barra do cambio mas acho q é do cardã dianteiro ou pelo menos parece ou da tração sei la tem as fotos do coxim do cambio q na verdsade é um pedaço de pneu mas esta em ordem pelo menos e o mais engraçado é q eu fiquei com ele parado todos esses dias e hj ao ligar e dar uma volta no quarteirão com ele para sentir ele não tremeu nem estralou

Cara, ta meio bagunçada as coisas ai hein :putz:...

O coxim da foto é o da reduzida, e é bem diferente desse ai da foto :?::?: é bom providenciar um novo.. O coxim do cambio parece que é o original

Agora a foto que ta me deixando meio cabreiro aqui é essas duas mostrando a luva do cardã.. Nao era pra ta desse jeito ai nao.. A cx deve ta sem oleo pq a luva parece que ta caindo das estrias e o retentor nem encosta nela.. Tira o carda traseiro fora e veja senao caiu a porca que trava a luva??

Pode ser que trepidações sejam dai desse lugar

[ ]´s

DCD
05/02/2011, 12:41
cara, ta meio bagunçada as coisas ai hein :putz:...

O coxim da foto é o da reduzida, e é bem diferente desse ai da foto :?::?: é bom providenciar um novo.. O coxim do cambio parece que é o original

agora a foto que ta me deixando meio cabreiro aqui é essas duas mostrando a luva do cardã.. Nao era pra ta desse jeito ai nao.. A cx deve ta sem oleo pq a luva parece que ta caindo das estrias e o retentor nem encosta nela.. Tira o carda traseiro fora e veja senao caiu a porca que trava a luva??

[ ]´s bom a coxim da reduzida é um pedaço de pneu o do cambio tbm é outro pedaço de pneu apesar de parecer o original mas agora vem o mais dificil essa luva do cardã eu não sei o q é e tbm não sei como tirar o cardã e coo o mecanico sou eu pois possuo pouco dinheiro terei q fazer isso eu mesmo vc tem algum esquema de desmontagem e montagem disso onde fica essa porca e ese retentor o q eu notei é q o cardã tem uma parte q esta bem prateada q eu não havia visto antes e acho q pode ser ai o problema da coisa e mais uma como lubrifico o cardã ponho oleo ???? E pra terminar as "estranhesas" ele parou de trepidar e estralar pelo menos ontem qdo eu apos deixa lo parado alguns dias liguei e dei duas voltas no quarteirão so para senti lo agora vou dar outra volta e ver se continua mas independente diso quero deixar ele arrumado certo por isso preciso dessas dicas q vc e outros me passam grato abraços to no aguardo dos esquemas caso vc ou alguem tenham

rodrigo.hoffman
05/02/2011, 14:50
bom a coxim da reduzida é um pedaço de pneu o do cambio tbm é outro pedaço de pneu apesar de parecer o original mas agora vem o mais dificil essa luva do cardã eu não sei o q é e tbm não sei como tirar o cardã e coo o mecanico sou eu pois possuo pouco dinheiro terei q fazer isso eu mesmo vc tem algum esquema de desmontagem e montagem disso onde fica essa porca e ese retentor o q eu notei é q o cardã tem uma parte q esta bem prateada q eu não havia visto antes e acho q pode ser ai o problema da coisa e mais uma como lubrifico o cardã ponho oleo ???? E pra terminar as "estranhesas" ele parou de trepidar e estralar pelo menos ontem qdo eu apos deixa lo parado alguns dias liguei e dei duas voltas no quarteirão so para senti lo agora vou dar outra volta e ver se continua mas independente diso quero deixar ele arrumado certo por isso preciso dessas dicas q vc e outros me passam grato abraços to no aguardo dos esquemas caso vc ou alguem tenham

Então

Providencia essa troca dos coxins pra começo de conversa.. Pra tirar o cardã é so soltar os grampos das cruzetas.. Ai vc vai conseguir ver a porca que estou falando..

Pra lubrificar o cardã vai graxa e vc vai engraixar ele atraves da graxeira que tem proximo da espiga..

Vai la e volta aqui pra contar..

[ ]´s

DCD
08/02/2011, 01:37
cara, ta meio bagunçada as coisas ai hein :putz:...

agora a foto que ta me deixando meio cabreiro aqui é essas duas mostrando a luva do cardã.. Nao era pra ta desse jeito ai nao.. A cx deve ta sem oleo pq a luva parece que ta caindo das estrias e o retentor nem encosta nela.. Tira o carda traseiro fora e veja senao caiu a porca que trava a luva??

[ ]´s
foi isso mesmo q aconteceu eu ja soltei o cardã e coloquei a porca mas como so tenho um alicate de pressão queria saber qual chave uso para apertar a porca totalmente pois so a apertei com o alicate e tbm soltei os grampos com ele tbm to sem ferramenta preciso pedir emprestado por isso preciso saber o numero da ferramenta e a chave tem q ser de cone ou copo certo

rodrigo.hoffman
08/02/2011, 22:08
foi isso mesmo q aconteceu eu ja soltei o cardã e coloquei a porca mas como so tenho um alicate de pressão queria saber qual chave uso para apertar a porca totalmente pois so a apertei com o alicate e tbm soltei os grampos com ele tbm to sem ferramenta preciso pedir emprestado por isso preciso saber o numero da ferramenta e a chave tem q ser de cone ou copo certo

Então

A chave senão me engano é 1 1/8 ou 1 1/4.. Quase certeza que é 1 1/8 e o ideal e chave de soquetes (cachimbo).. A do grampo da cruzeta é uma de 1/2..

Não esquece de ver a condição das peças (retentor, feltro e a luva) e verificar o nivel do óleo..

[ ]´s

DCD
09/02/2011, 19:56
Então

A chave senão me engano é 1 1/8 ou 1 1/4.. Quase certeza que é 1 1/8 e o ideal e chave de soquetes (cachimbo).. A do grampo da cruzeta é uma de 1/2..

Não esquece de ver a condição das peças (retentor, feltro e a luva) e verificar o nivel do óleo..

[ ]´s valew rodrigo ja apertei a porca e coloquei o cardã ta funcionando normal não sei q retentores vc fala se for os dois copinhos q ficam presos ao grampo tudo bem com eles feltro eu não sei o q é e a luva imagino q seja a parte q prende o cardam me pareceu em ordem tbm mas como não sou perito e nem tenho tanto conhecimento fica aqui o agradecimento pela força vou ver se aprendo um pouco mias com vcs até mesmo para futuras reformas trocas de peças etc abraço valew se tiver mais diga estou de ouvidos prontos