Ver Versão Completa : Problemas dos motores na trilha
Jackson666
27/04/2005, 22:27
Ae galera que tipo de problema a nivel de motor acontece geralmente na trilha que possa ser consertado ali mesmo com as ferramentas certas ??
Com as ferramentas certas?
TUDO :lol:
Abraços,
Alessandro Henrique
28/04/2005, 03:04
Jackson666,
Os problemas podem ser inumeros, dependendo do estado da viatura e do manuseio.
Geralmente uma ou outra viatura para por problemas no circuito de ignicao apos atravessar riachos. Problemas com carburador sujo tambem ocorrem.
Agora existem outras coisas quem podem quebrar, como eixos, cruzetas, diferencial, embreagem...
Alem de haver necessidade de ferramentas (pelo menos as basicas) e necessario ter a peca reserva.
Quebras sempre vao acontecer, afinal sao maquinas e os componentes se desgastam, e inevitavel. O que se pode fazer e manter a manutencao em dia, efetuar revisoes periodicas em itens criticos.
Deve se entender que a manutencao nao deve ocorrer apenas quando uma falha ocorre. Devemos estar atentos para evitar estas falhas. Evitar a manutencao corretiva adotando manutencoes preventivas e ate predentivas.
Desse modo a probabilidade de ficar parado em um lugar remoto diminui. Se for enfrentar obstaculos mais pesados, vai haver necessidade de modificar um ou outro item.
Carregue sempre algumas pecas reservas, como correia, velas, bobina, fusivel...
Sds.
Eduardo Velo
28/04/2005, 14:03
Um jogo básico de ferramentas todo jipeiro tem que carregar , senão não é jipeiro , pode até não saber p. nenhuma , mas pode parar 1 colega pra ajudar ...
Jogo de chaves fixa de 06 a 22 mm e polegada de 1/4" a 7/8"
Jogo de chaves estrela - idem
Jogo de alem - de 1,5mm a 10 mm
Alicate universal , de bico , de anel trava e de corte
chave de fenda e philips - peq. , med. grd
chave inglesa e grifo de 6" e 12"
Macaco hidr.
Parafusos , porcas e arruelas de várias medidas , arame , desimgripante , óleos reserva (todos) , água , lanterna ...
Eduardo Velo
28/04/2005, 14:05
Essas ferramentas acima podem ser compradas em subst. ao $ da mão de obra de um meca ...
Cada vez que vc for consertar compra a ferramenta , assim vc vai comprando o que precisa e vai dispensando o meca aos poucos ...
[]s...
_portela
28/04/2005, 14:30
Cada vez que vc for consertar compra a ferramenta , assim vc vai comprando o que precisa e vai dispensando o meca aos poucos ...
Grande dica Edu!!!
Sempre fiz assim e com o que ainda falta ainda faço. Só levo no mecânico nas seguintes situações:
1. Quando a Patroa tá enchendo a paciência que fico mais com o carro que com ela;
2. Quando não tenho a ferramenta adequada, as vezes falta bancada de teste, macaco jacaré...;
3. Quando estou realemente sem tempo.
Abraços sonhando com torquímetro, saca-polia, saca-rolamento e um fosso em casa.
.....1. Quando a Patroa tá enchendo a paciência que fico mais com o carro que com ela;......
.
Acho está a mais importante e que dá mais dor de cabeça :twisted:
[]'s artentos as reações da esposa :roll:
Eduardo Velo
28/04/2005, 15:22
Qto a isso , não tenho problema , acho qeu só a minha mulher adora qdo ouve o tilintar das ferramentas na garagem , heheh ...
Tenho muitas ferramentas , mas um fosso faz falta mesmo , a maioria das coisas pra consertar são na parte de baixo da vtr ...
[]s...
_portela
28/04/2005, 15:30
Hélio,
As hipóteses foram colocadas hierarquicamente :lol: :lol: :lol:
Abraço,
Ela só gosta quando vou mexer no Jeep e aproveito pra lavar a garagem, o quintal, a calçada, etc, etc, etc.
[]'s 8)
poucas coisas quebram em jeeps que não poderiam ser evitadas, normalmente o jeep "avisa" que vai quebrar, começa com um barulhinho, ou uma falhada leve e vai piorando com o tempo. Isso se estiver com a manutenção basica em ordem (carburação, ignição, suspensão, lubrificação do chassi, etc...)
Alessandro Henrique
28/04/2005, 16:14
Toda maquina da sinal antes da quebra, acontece que devemos estar preparados e atentos para entender o que ela esta nos dizendo. :D
Sds.
Jeanilson
28/04/2005, 18:30
Toda maquina da sinal antes da quebra...
Com a exceção dos equipamentos elétricos e eletrônicos, que param de funcionar de uma vez... :?
[]'s de quem já ficou no escuro por causa de um relê queimado...
Alessandro Henrique
29/04/2005, 03:22
Com a exceção dos equipamentos elétricos e eletrônicos, que param de funcionar de uma vez... :?
[]'s de quem já ficou no escuro por causa de um relê queimado...
Equipamentos eletricos e eletronicos nao constituem excessao! So que para poder perceber que existe algo de errado e necessario instrumentos de medicao e inspecoes. O problema/causa esta la, concordo que o diagnostico e bem dificil...
Sds.
Jeanilson
29/04/2005, 19:41
Com a exceção dos equipamentos elétricos e eletrônicos, que param de funcionar de uma vez... :?
[]'s de quem já ficou no escuro por causa de um relê queimado...
Equipamentos eletricos e eletronicos nao constituem excessao! So que para poder perceber que existe algo de errado e necessario instrumentos de medicao e inspecoes. O problema/causa esta la, concordo que o diagnostico e bem dificil...
Sds.
Foi isso o que eu quis dizer, Alessandro!
Como você precisaria de equipamentos para perceber os "sintomas", quando já dá para perceber já é tarde demais...
[]'s
Que instrumento se usa para saber que um circuito elétrico está em vias de sofrer do mal do Osmar, o "osmarcontato"? :lol:
Que instrumento se usa para saber que um transistor, resistor, capacitor ou qualquer outro "or" eletrônico está em vias de pifar?
Se a coisa fosse assim tão simples de resolver não existia avião caindo, e por falar em avião, alguém se lembra o que foi que fez explodir o ônibus espacial?
Foi defeito em um anel tipo "o-ring", no tanque lateral, não foi?
Será que este anel deu alguma dica, barulho, tchauzinho, qualquer dica? :lol:
Se isso acontece com a NASA, o que dizer em nossos carros...
E por falar em dica, se todo componente mecânico desse o ar da graça um pouco antes do defeito seria uma maravilha. Tudo bem que alguns defeitos são precedidos de sons característicos, e via de regra por falta de manutenção, mas como saber que a mola da suspensão vai quebrar na próxima valeta ou que o câmbio vai ficar desdentado na próxima troca de marchas?
Quem tiver resposta para estas duas situações ficará trilhardário! :lol:
Abraços,
Alessandro Henrique
30/04/2005, 03:40
Que instrumento se usa para saber que um circuito elétrico está em vias de sofrer do mal do Osmar, o "osmarcontato"? :lol:
Que instrumento se usa para saber que um transistor, resistor, capacitor ou qualquer outro "or" eletrônico está em vias de pifar?
Caro Sukys,
Tudo que sofre do mal de "Osmarcontato" dissipa calor! Temos quedas de tensoes ao longo dos circuitos, para comecar a exemplificar.
E possivel sim, diagnosticar problemas em circuitos eletronicos.
Se a coisa fosse assim tão simples de resolver não existia avião caindo, e por falar em avião, alguém se lembra o que foi que fez explodir o ônibus espacial?
Foi defeito em um anel tipo "o-ring", no tanque lateral, não foi?
Será que este anel deu alguma dica, barulho, tchauzinho, qualquer dica? :lol:
Se isso acontece com a NASA, o que dizer em nossos carros...
Se voce esta falando do challenger, a conclusao para o caso foi danos no anel de vedacao provocado por efeitos externos.
E por falar em dica, se todo componente mecânico desse o ar da graça um pouco antes do defeito seria uma maravilha. Tudo bem que alguns defeitos são precedidos de sons característicos, e via de regra por falta de manutenção, mas como saber que a mola da suspensão vai quebrar na próxima valeta ou que o câmbio vai ficar desdentado na próxima troca de marchas?
Quem tiver resposta para estas duas situações ficará trilhardário! :lol:
Abraços,
Cada componente/sistema tem as suas particularidades. Alguns sao faceis de inspecionar, outros nao. Para citar entre os mais faceis, calor, ruido, folga, vibracao..
Para os mais dificeis, instrumentacao adicional ou ate laboratorios sao necessarios, mas nao sao impossiveis de serem feitos.
Falando em mola, como voce citou, provavelmente ha uma trinca ou diminuicao da constante elastica e sim, sao possiveis de se detectar.
Pode se usar raio-x, inspecao por particulas magneticas...
Para o cambio, idem. Analise do oleo, verificacao de vibracao e folgas, analise de trincas.
Outra questao a ser observada e a limitacao do equipamento, se for ultrapassada, com certeza algum desgaste prematuro ou quebra ocorrera.
Trabalhar com tecnicas de manutencao preditiva e uma coisa muito cara, sem falar no tempo que se leva verificando tudo. Como e inviavel desmontar completamente tudo apos o uso para uma inspecao, somente itens considerados criticos e que ja demonstraram probabilidade de dano significativo sao verificados.
Dificilmente alguem estaria disposto a arcar com os custos deste tipo de inspecao no seu veiculo. Quem levaria uma amostra do oleo do motor para analise de particulas? Quem faria analise de vibracao nos rolamentos e mancais do veiculo? Quem faria teste de trincas periodicos?
A questao e economica, e nao tecnica.
Sds.
Tudo que sofre do mal de "Osmarcontato" dissipa calor! Temos quedas de tensoes ao longo dos circuitos, para comecar a exemplificar.
Alessandro,
Nem tudo que sofre de mal contato dissipa calor, mesmo porque existe mal contato em nós de circuitos onde a corrente é extremamente baixa, e mesmo que o circuito seja de alta potência, se o mal contato condicionar o circuito na situação "em aberto" não existe fluxo de corrente, logo não existe dissipação térmica no ponto de interrupção.
O mesmo posso dizer em relação à quedas de tensão, já que pode existir mal contato em um nó do circuito onde a tensão não seja o importante e sim a corrente.
E se o mal contato ocorrer dentro de uma estrutura complexa, miniaturizada e lacrada - como um CI ou circuito híbrido, por exemplo - qual a técnica para identificá-lo?
Se o circuito for digital, um analisador lógico de "n" canais pode identificar o problema de forma INDIRETA, mas se o circuito for analógico não resta muito mais do que a prática da substituição na base da tentativa e erro.
E possivel sim, diagnosticar problemas em circuitos eletronicos
Evidente que é, mas mal contato é a personificação do inferno para qualquer um que trabalhe com elétrica ou eletrônica, mesmo que tenha um laboratório de testes à disposição e, porque não dizer, boa dose de sorte.
Quanto às suas outras considerações concordo plenamente, mas só que tem um detalhe, estou me atendo ao título original do tópico - problemas dos motores na trilha :wink: - e só entrei no mérito de aviões e ônibus espacial para exemplificar como a coisa é complicada até para quem tem recursos, quem dirá para quem não tem.
Realmente existem muitas técnicas para se precaver de muito enguiço, e com a experiência acumulada é possível até apelar para tabelas de MTBF (medium time before failure) mas mesmo assim sobra o imponderável e não existe mola ou dente de engrenagem que dê um aceno antes do derradeiro suspiro, ainda mais para nós, simples mortais donos de jipes. :lol:
Abraços,
Alessandro Henrique
30/04/2005, 07:20
Caro Sukys,
Quando mencionei em dissipacao de calor, foi apenas um exemplo para nao entrar em maiores detalhes que nao e o foco deste topico. Estou ciente dos tipos de problemas eletricos e eletronicos tanto de circuitos analogicos como digitais, que nao sao simplesmente detectados com simples medicoes de tensao ou dissipacao de calor.
O objetivo do comentario foi o de demonstrar de um modo simples que fisicamente ocorre algo, mesmo que passe imperceptivel para a grande maioria.
Sei que procurar por estes problemas realmente pode se tornar o inferno para quem trabalha ou trabalhou com isso, pois ja foi o meu caso. :D :twisted:
De um modo superficial, tentei transmitir que de uma forma generica se pode descobrir problemas que existem, mas nao mostraram a cara. Basta procurar por eles.
O Murphy esta solto por ai! O que podemos fazer e dificultar as coisas para ele!
Sds.
O que eu sei é que eu fico puto quando o carro quebra! :evil:
Eduardo Velo
30/04/2005, 10:41
Alessandro e Sukys , parece que estamos discutindo o sexo dos anjos , heheh ...
Camaradas , não tem como prever n situações de quebra em nossas vtrs . Quer coisa mais simples que a parte elétrica do CJ ?, mesmo assim aparece algum defeito fdp num distribuidor , fuga em cabo de vela (novo) , Bobina abre o bico ...
Tem 1 ditado Jipeiro pra isso :
- todo defeitinho que aparece no dia a dia , vira um problemão numa trilha ...
A idade das vtrs tem muito a ver com os defeitos , por mais que vc troque peças sempre fica uma velhinha que pode causar algo , ou a peça nova é inferior á antiga (material) ou vem com defeito ....
Uma vez meu colega chegou aqui em casa reclamando de shimmy , fui verificar o que podia ser e os terminais do pitmam e do Munhão estavam estourados , ele tinha trocado aquela semana , foi trocado novamente e não teve mais problemas . O camarada que vendeu pra ele nem questionou , simplesmente pediu pra ele levar os terminais que seriam trocados , lógico que ele já sabia que aquelas porcarias não prestavam . Estamos tendo vários problemas com peças mal feitas ou recondicionadas vendidas como nova . Fiquem ligados ...
[]s...
Jeanilson
30/04/2005, 11:50
...Cada componente/sistema tem as suas particularidades. Alguns sao faceis de inspecionar, outros nao. Para citar entre os mais faceis, calor, ruido, folga, vibracao..
Para os mais dificeis, instrumentacao adicional ou ate laboratorios sao necessarios, mas nao sao impossiveis de serem feitos...
Alessandro,
Só para "terminar" o assunto da detecção das falhas, acredito que a grande maioria dos jipeiros só contam com a percepção do desempenho para prever se alguma coisa vai falhar ou não. Em componentes mecânicos fica fácil perceber se alguma coisa está errada (perda de potência, vibração, ruído, estalos...), já para os elétricos o desempenho continua o mesmo até quando resolvem parar de vez (só um exemplo, uma lâmpada quando está para queimar tem alteração na corrente elétrica e na quantidade emitida de luz, mas quem pode perceber isso só no olho?).
Além disso, ficaria no mínimo esquisito fazer um exame de laboratório de R$ 50,00 em um relê de R$ 5,00... :lol:
[]'s
tonturinha
30/04/2005, 12:18
tanto é que nao avisa, que meu irmao foi pra nossa casa de praia, e nao voltou, pq alguma coisa aconteceu com a bateria.. dai o carro nao funciona. (ranger v6)
dai vamo ter que levar outra bateria pra lah, hoje a tarde..
Alessandro Henrique
30/04/2005, 12:57
Bem Srs.,
Deixando o ceticismo de lado, vamos a questao:
O fato e que e possivel prever falhas, por mais estranho ou milagroso que isso possa parecer. Se nao todas a sua grande maioria, de modo a nao ficar empenhado nos lugares mais inospitos.
A possibilidade de ficar empenhado vai de acordo com o tipo de manutencao e o uso que o veiculo tera.
A grande questao, e que nao e uma limitacao tecnica e sim economica, como foi citado no caso da lampada e outros componentes baratos, sejam mecanicos ou eletricos. Sendo que o assunto nao deve ser encarado como uma questao academica.
E obvio que ninguem vai fazer manutencao de lampadas ou rele de pisca-pisca ou da porcaria da buzina pelo simples fato de nao constituirem algo significativo e comprometedor ao funcionamento do veiculo. :D
Existem itens criticos que precisam de maior atencao e por desleixo ou falta de conhecimento sao deixados anonimos. Veja por exemplo questoes de trincas em eixos ou chassis. Quantos se preocupam em verificar periodicamente se existem ou nao na viatura? Quem se preocupa com inspecao de rolamentos? Quem se preoupa com o estado do motor de partida ou do alternador, e a bateria?
Na pagina anterior, tentei de certa forma com ou sem sucesso, chamar a atencao para a probabilidade de ocorrencia de falhas, de modo que cada um deve estar preocupado com a manutencao de sua viatura e nao simplesmente aceitar que as coisas quebrem de uma hora para outra.
Sds.
Jeanilson
30/04/2005, 17:53
Bem Srs.,
Deixando o ceticismo de lado, vamos a questao:
O fato e que e possivel prever falhas, por mais estranho ou milagroso que isso possa parecer. Se nao todas a sua grande maioria, de modo a nao ficar empenhado nos lugares mais inospitos.
A possibilidade de ficar empenhado vai de acordo com o tipo de manutencao e o uso que o veiculo tera.
A grande questao, e que nao e uma limitacao tecnica e sim economica, como foi citado no caso da lampada e outros componentes baratos, sejam mecanicos ou eletricos. Sendo que o assunto nao deve ser encarado como uma questao academica.
E obvio que ninguem vai fazer manutencao de lampadas ou rele de pisca-pisca ou da porcaria da buzina pelo simples fato de nao constituirem algo significativo e comprometedor ao funcionamento do veiculo. :D
Existem itens criticos que precisam de maior atencao e por desleixo ou falta de conhecimento sao deixados anonimos. Veja por exemplo questoes de trincas em eixos ou chassis. Quantos se preocupam em verificar periodicamente se existem ou nao na viatura? Quem se preocupa com inspecao de rolamentos? Quem se preoupa com o estado do motor de partida ou do alternador, e a bateria?
Na pagina anterior, tentei de certa forma com ou sem sucesso, chamar a atencao para a probabilidade de ocorrencia de falhas, de modo que cada um deve estar preocupado com a manutencao de sua viatura e nao simplesmente aceitar que as coisas quebrem de uma hora para outra.
Sds.
Alessandro,
Não estou discutindo a importância da manutenção e da inspeção periódica, acho importantíssima e pessoalmente fico pê da vida com o cara que não cuida da viatura e acaba virando "rolha de trilha" pelos motivos mais banais.
Toda maquina da sinal antes da quebra, acontece que devemos estar preparados e atentos para entender o que ela esta nos dizendo.
Essa discurção toda só por causa da afirmação acima, dando a impressão que TUDO podia ser detectado (por nós, meros mortais) antes da falha.
Agora vamos voltar ao tópico e discutir o que pode ser feito em uma trilha... :lol:
[]'s na paz!
Eduardo Velo
30/04/2005, 18:38
Ae galera que tipo de problema a nivel de motor acontece geralmente na trilha que possa ser consertado ali mesmo com as ferramentas certas ??
Então , voltando ao inicio ...
Muitas coisas podem ser reparadas na trilha , o problema está em ter todas ferramentas para poder efetuar o reparo ...
Num motor pode ocorrer falha elétrica , principalmente qdo mergulha em poça d´água - Distribuidor , cabos de vela , ignição , alternador , bateria , bobina , arranque ... Com um multiteste vc detecta alguma coisa , já é uma ferramenta a ser levada ...
Com a lista de ferram. que coloquei anteriormente , vc consegue fazer muitos tipos de reparo mecânico - Bomba de gasolina , velas , pto de ignição , carburador ...
Problema em trilha não é só no motor , pode pular um macaquinho do cambio , soltar o cambio , estourar uma engrenagem da cx sat./plan. ou coroa/pinhão , cabo de embreagem , acelerador , estourar algo no freio ...
A decisão tem que ser tomada na hr que acontece , seria uma lista boa de acontecimentos inesperados e soluções ...
Podemos até abrir um tópico sobre isso - Reparos em Trilhas ou Solução de problemas em trilhas ...
[]s...
Alessandro e Sukys , parece que estamos discutindo o sexo dos anjos , heheh ...
Concordo plenamente contigo, Eduardo, por isso que entrei na conversa para tentar frear um pouco os ânimos, que estavam tendendo mais para laboratório de análises espaciais. :lol:
Também entendo suas colocações, Alessandro, só que existem muitas maravilhas da manutenção preventiva que são inaplicáveis em nosso meio, e vou até um pouco mais perto (e não longe), dizendo que se a manutenção corriqueira e periódica fosse feita muita encrenca deixaria de acontecer.
Mesmo sem conhecer lhufas de mecânica, abrir o capô e procurar por vazamentos, fios soltos, componentes pendurados, etc. já é uma grande coisa. Deitar sob o carro e fazer uma inspeção no chassi, suspensão, suportes, cardãs, também ajuda em muito, da mesma forma que também ajuda ficar antenado em qualquer ruído estranho, mas não dá para ficar na ilusão de que tudo avisa antes de quebrar, porque mesmo com uma ótima manutenção sempre aparece um componente espírito de porco, interessado em quebrar justamente no pior momento, e componente espirito de porco é mudo! :lol:
Abraços,
Alessandro Henrique
01/05/2005, 09:05
Prezados Colegas,
Venho pedir desculpas aos colegas pela conversa ter saido do foco original do topico e dizer que nao ha necessidade para se frear animo algum. :shock:
Se a discusao tem se extendido demasiadamente foi com o objetivo de desfazer um mito. :wink:
Alguns comentarios realizados anteriormente contribuiram para que a conversa fosse polemica, mas nao e o objetivo.
Deixando a questao de lado de que tudo avisa antes de quebrar, sabendo nos ou nao a causa, isso nao e ilusao, sendo objeto de trabalho de gente seria e altamente qualificada.
Concordo que para nos jipeiros, o basico ja da trabalho e ninguem vai ficar procurando por pelo em ovo. :D
Sds.
:D Salve Galera!!!!
:D Bom, como construi o T-Rex pro meu Brother, ele me pediu há algum tempo, umas dicas sobre ferramentas, quebra-galhos e "o quê" poderia acontecer numa trilha, com a solução... Dei uma editada e coloco aqui pra vcs... O T-Rex tem vários componentes da Toyota, então as ferramentas tem que ser em polegadas (Jeep) e milimétricas (Toyota). Lembrando também que ele participa de Raids, então as soluções têm que ser rápidas, para poder continuar na prova. :wink:
:arrow: Aqui tem tudo! Ou quase. Mas vc leva o que achar necessário, em função do deslocamento e do local da trilha.
- Chaves de boca e estrela de ¼” à ¾”. As ½”, 11/16”, 5/8” em dobro. (Jeep)
- Chaves de boca e estrela de 8 à 22 mm. (Toyota) Não todas, algumas nem se usa mas só vendo no jeep p/ saber quais. (10, 12, 17 em dobro)
- Jogo de cachimbo, não tudo, só as mais usadas, as extensões e cabo de força.
- Chaves de biela (L), 10, 12, 13, 14 e ½”. Para o motor e locais apertados.
- As chaves em duplicata, não são necessárias, se vc tem elas em 2 ou 3 jogos diferentes.
- Jogo de Allen.
- 2 Fendas e Philips.
- Alicates de bico pequeno, de pressão e universal.
- Chave de vela.
- Martelo, 200 ou 300 g.
- Talhadeira e punção pequenos. (do tamanho de uma chave de fenda grande)
- Macaco hidráulico, só o garrafinha de 3 estágios ajuda. E o Hi-lift. ( um pneu desse tamanho (35"), furado, precisa erguer a altura até o aro e + um pouco, não é qualquer macaco que faz isso. Se tiver barro então...)
- Chave de roda tipo cruz.
- Uma mangueira, p/ gasolina. (2 ou 3 metros)
- Faca.
- Lanterna.
- Cordinhas, esticadores.
- Cintas, manilhas, ganchos.
- Patesca, luvas.
Peças, equipamentos, quebra-galhos.
- Água, 10 litros.
- Porcas p/ roda (2 ou 3)
- Alguns parafusos, como os da Roda livre p/ ex.
- Flanges p/ queixo duro.
- Óleo p/ motor (1 à 3 litros)
- Fluído de freio (200 ml).
- Fluído de direção.(acho que só tem de litro, mas ½ serve, põe em outro tubo)
- Pedaço de lona plástica (pra deitar embaixo do jeep).
- Silver Tape, fita isolante.
- Arame.
- Tiras de borracha (de câmara).
- Durepoxi.
- 1 Cruzeta, com 2 grampos U e porcas, que fixam ela.
- Kit elétrico, com fusíveis, fios, terminais, lâmpada teste...
- Velas motor.
- Correia do motor.
- Spray Desingripante (um pequeno da Würth, é o suficiente (50 ou 100ml)
- Algumas abraçadeiras (p/ mangueiras)
- Cintas plásticas (aquelas de amarração da parte elétrica, se conseguir umas tamanho BIG, seria excelente. Substitui até arame, só não no descarga.)
Não adianta nada ter tudo isso e não saber usar. O que vc tem que ter em mente é o que fazer em cada situação. Tem que manter a calma e ir direto ao ponto.
- Radiador furado? Durepoxi nele. Depois complete a água. Na falta, até urina serve! hehehe
- Mangueira de água estourada. Amarre uma tira de borracha primeiro, depois Silver tape, e não economize, a pressão é grande.
- Mangueira da direção furada. Mesmo procedimento, borracha e silver tape. Depois complete o fluído. Se não resolver, veja se consegue fazer uma derivação, para ligar a bomba em circuito fechado. Providencie material p/ isso e tenha na cx. de ferramentas. (Abraçadeiras, união, T, pedaço de manga) deixe a conexão da direção aberta e gire ela p/ os dois lados, tirando o fluído, vai funcionar como uma convencional. Depois tape com borracha a entrada de óleo da direção, p/ não entrar sujeira.(chave de fenda, faca, união, abraçadeiras)
- Cárter furado. Durepóxi. Complete o nível.
- Virou o Jeep. Desvire, espere o óleo baixar, complete o nível. Se o motor não girar, é calço hidráulico. Retire as velas e toque o arranque. (chave de vela e fenda)
- Quebrou a Roda Livre. Jogue fora e ponha o queixo duro. (Chave Allen, fenda e alicate de bico)
- Furou uma mangueira ou tubo de freio. Isole a roda. Corte o flexível, dobre e amarre forte com arame. Na pior das hipóteses, amasse o tubo. Mas isso em último caso, pois será preciso trocar depois, e a mangueira é bem mais fácil e barata.(faca, alicate e arame)
- Tá queimando fusível. É certo que tem coisa errada. Mas se for de algo importante como ventoinha, p/ ex. faça uma ligação direta, com fios. Pode começar pondo fusíveis de amperagem maior. (Kit elétrico, fita isolante)
- Quebrou uma cruzeta. Deite embaixo do jeep e troque ela. São 4 porcas e 2 chavetas. Não aconselho retirar o cardã, por mais tentador que seja, pois é só puxar ele da luva. Depois será bem difícil encaixar de volta. E ainda se trocar a posição do encaixe, vai vibrar. Vai num mecânico e pede como se troca, ver é a melhor forma de aprender. Prepare a cruzeta reserva antes de sair de casa, pondo uma fita crepe sobre os copinhos. Senão lá no mato, vc derruba um deles e perde os roletes. Aí, si fu... (Chave estrela de ½” ou 13mm, alicate de bico, chave de fenda)
- Arrebentou a correia do motor. Difícil, mas acontece. Solte o esticador e ponha a nova. Estique novamente. (Veja que ferramenta vai precisar p/ isso.)
- Quebrou a ponta de eixo dianteira. Desengate a 4x4 e as 2 rodas livre. Vá pra casa!
- Quebrou a ponta de eixo traseira. Tá fudido! O disco de freio vai segurar a roda por um tempo, só até detonar também. Só trocando a ponta de eixo pra poder ir embora. (Tá vendo a importância do flutuante?)
- Água no motor. Puxe a vareta e veja se tem pequenas gotas de água nela. Se tiver, vai tomar uma cerveja ou duas, aguarde no mínimo 30 min. Depois retire o bujão do cárter e deixe a água sair. Um pouco de óleo sai junto, mas espere até sair somente óleo. Então feche o bujão. Complete o nível e faça funcionar. Escute o motor, se não tem grilos. Se tiver algum, desligue e arrume um reboque. É provável que a bomba de óleo esteja suja, ou tenha água retida nos dutos, então não vai lubrificar direito... Não arrisque. (veja que chave se usa no bujão)
:D Acho que é isso... Novas sugestões e outros possíveis problemas, podem acrescentar. :wink:
[]'s
Alessandro Henrique
01/05/2005, 15:41
Muito bom Giovani!
Sds.
:D Mais...
:D Como o T-Rex tem o 4.1Mpfi, problemas com distribuição e admissão não estão relacionados... Até pq, praticamente deixam de existir! :wink:
:D Ele tem um jumper na lâmpada da injeção, que pode indicar problemas, com o pisca-pisca dessa lâmpada. Aí é só usar a tabela colada na tampa do porta-luvas para identificar o local. Desconecta-se o sensor ou, se tiver um na cx. de ferramentas, se substitui... :wink:
:o Pra quem tem motor carburado, como eu, o mínimo é saber mexer nesse carburador. Na distribuição, é item básico da cx. de ferramentas uma tampa e um rotor. Pra quem tem platinado, um reserva e um condensador.
[]'s
Venho pedir desculpas aos colegas pela conversa ter saido do foco original do topico e dizer que nao ha necessidade para se frear animo algum.
Sem essa, Alessandro, escrevi a frase com emoticon no final (igual a esse :lol: ) e como nós dois já trocamos muita figurinha neste fórum acredito que possamos tratar das coisas com um pouco mais de descontração, caso contrário dê um toque que eu regulo o meu simancol, ok?
Voltando ao assunto das gambiarras e quebra-galhos:
-Gerador (alternador ou dinamo) travado ou com rolamentos moídos: soltar a correia e desligar tudo o que por possível para diminuir o consumo. Dependendo da carga e capacidade da bateria dá para rodar pelo menos 30~60 minutos. Se o motor for injetado, muito menos tempo, mas pelo menos dá para sair do lugar e procurar ajuda.
-Correia do gerador quebrada: dá para improvisar com corda de nylon ou, de preferência, de cisal. É só ter um pouco de engenhosidade com o nó, deixando o dito para fora do "V" da polia, que a coisa funciona por horas seguidas.
-Fuga de corrente dentro da tampa do distribuidor: besuntar com graxa o interior da tampa, tomando cuidado para não usar graxa com grafite.
-Rotor do distribuidor interrompido ou com grande resistência: fixar papel alumínio, embalagem de cigarro ou qualquer outro material condutor sobre os contatos.
-Fusivel queimado sem outro para repor: retirar um fusivel de outro lugar com menor importância de uso (parece óbvio, mas nem sempre é).
O procedimento anterior (do rotor) também pode ser feito só que TOMANDO MUITO CUIDADO e evitando, logo de cara, fazer uma gambiarra que permita vários ampéres de corrente. É preferível começar com pouco material e ir na base da tentativa.
-Bateria fervendo: instalar uma lâmpada entre o fio do gerador e a bateria. Isso diminui a capacidade de carga (e a fervura da bateria) mas garante pelo menos uma carga lenta à bateria.
-Ventoinha com helice partida: se a helice for simétrica, quebrar a pá que fica na direção oposta, se possível mantendo a mesma proporção de material restante. Se for assimétrica, remover (ou desligar) a ventoinha, ou então evitar a qualquer custo que alguém fique na direção da mesma com o motor funcionando, mesmo com o capô abaixado (sei de dois casos de acidente fatal por causa de hélice quebrada).
-Cabo de vela interrompido: na falta de fio, arame ou qualquer outro metal flexível (onde o único cuidado é manter o dito afastado de pontos metálicos) é só arrumar um pedaço de cipó ou galho bem flexível e verde (quanto mais água no interior do galho melhor) e colocar no lugar do cabo de vela. Esta gambi dura enquanto o galho tiver água.
-Bobina esquentando demasiadamente (essa é velha e manjada mas não custa repetir): água até esfriar e depois envolver a bobina com um pano molhado, tomando cuidado para também não envolver seus contatos.
-Diafragma de bomba de combustível furada: desmontar a bomba e colocar sobre o diafragma uma lâmina (ou várias) de qualquer material plástico bem flexível, tipo saquinho de supermercado, saco de lixo, etc. Evitar fazer o mesmo usando lâminas de borracha (tipo câmara de ar, por exemplo), porque a dita laceia rapidamente, principalmente em contato com gasolina.
-Bomba de combustível irremediavelmente danificada: encher qualquer vasilhame com o combustível, instalar o dito em ponto mais alto que o carburador e, com o uso de mangueira, deixar que a gravidade faça às vezes da bomba. Se não for possível instalar a mangueira na parte inferior do vasilhame é só lembrar de como se faz para tirar combustivel do tanque que tudo se resolve.
Para os mais afortunados :lol: que possuem reservatório de água para limpar o parabrisas, é só retirar toda a água do reservatório, preencher com combustível, e conectar a mangueira na entrada do carburador. Quando o motor ratear por falta de combustível é só acionar o esguicho do limpador que a cuba se enche automaticamente.
-Vazamento de água no sistema de arrefecimento: colocar dentro do radiador um ôvo de galinha, cru ou de preferência cozido, ou farinha (de qualquer tipo). Faz uma melequeira dos diabos mas tampa qualquer furo.
-Câmbio ou diferencial sem óleo: banana, de preferência verde. É melhor ter que desmontar para limpar do que ter que desmontar para trocar peças desdentadas.
-Pneu furado, estepe idem: destalonar um dos pneus e preencher o dito com mato bem socado. Se for o caso, repetir o procedimento até conseguir a "pressão" desejada.
-Pneu furado e macaco quebrado (ou esquecido na garagem :wink: ): apoiar o eixo com galhos, cavar sob o pneu, trocar o dito e cavar sob os galhos.
-Nível baixo no estoque de cerveja: para este tipo de problema não existe quebra-galho... :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Abraços,
Alessandro Henrique
02/05/2005, 06:22
Sem essa, Alessandro, escrevi a frase com emoticon no final (igual a esse :lol: ) e como nós dois já trocamos muita figurinha neste fórum acredito que possamos tratar das coisas com um pouco mais de descontração, caso contrário dê um toque que eu regulo o meu simancol, ok?
Ok! Sem problemas :D
Sds.
-Fusivel queimado sem outro para repor: retirar um fusivel de outro lugar com menor importância de uso (parece óbvio, mas nem sempre é).
:D Já tive que fazer... É bastante óbvia, mas sempre alguém esquece...
-Ventoinha com helice partida: se a helice for simétrica, quebrar a pá que fica na direção oposta, se possível mantendo a mesma proporção de material restante. Se for assimétrica, remover (ou desligar) a ventoinha, ou então evitar a qualquer custo que alguém fique na direção da mesma com o motor funcionando, mesmo com o capô abaixado (sei de dois casos de acidente fatal por causa de hélice quebrada).
:D Já fiz também... Em outra trilha um jeep também perdeu uma das pás (de aço), que abriu um rasgo no pára-lama, cortando um chicote grosso. Sumiu de vista no mato... :shock: Um mecânico véio aqui da city tem uma cicatriz no pescoço, do pomo-de-adão até a orelha, provoca por uma hélice de landau... :shock:
-Bobina esquentando demasiadamente (essa é velha e manjada mas não custa repetir): água até esfriar e depois envolver a bobina com um pano molhado, tomando cuidado para também não envolver seus contatos.
:P Fiz muitas vezes, até fazer uma revisão completa, trocando a dita...
-Bomba de combustível irremediavelmente danificada: encher qualquer vasilhame com o combustível, instalar o dito em ponto mais alto que o carburador e, com o uso de mangueira, deixar que a gravidade faça às vezes da bomba.
:D Já fiz também, mas o problema era água no tanque. Fiz só pra voltar pra casa. Em casa esvaziei o tanque, porém ficou água dentro. Então coloquei 5 litros de álcool, que mistura com a água. Dei umas voltas, e retirei o álcool. Coloquei gasolina e beleza... 8)
:D Sobre a bomba de gasolina, ainda tem o problema do aquecimento. Quando a bomba tá indo pro saco ela esquenta e tranca. Aí é só jogar água nela pra poder rodar mais um tempo... Fiz uma trilha inteira desse jeito... :lol:
-Pneu furado e macaco quebrado (ou esquecido na garagem :wink: ): apoiar o eixo com galhos, cavar sob o pneu, trocar o dito e cavar sob os galhos.
:D A parte de cavar sob os galhos não precisa... AÇULÉÉÉÉRAAAAA!!!! :lol:
-Nível baixo no estoque de cerveja: para este tipo de problema não existe quebra-galho...
:D Pra isso sempre tem o jeep do lado... :lol: :lol:
[]'s
Sergio Rocha
02/05/2005, 17:55
Giovani e Surkys
Essas dicas, pra não se perderem, bem q podiam virar um ARTIGO lá no topico de artigos. :wink:
Ah, antes q esqueça, DICAS DO KCT. :D :D :D :D :D :D :D :D
o que daria pra fazer com um jeep que quebrou uma mola mestra do feixe de molas????
alguma gambi usando corrente e manilha???? ou um toco para travar o feixe pra baixo??
uma vez aconteceu comigo, num dia frio fui sair com o jeep e notei ele esquisito, torto, fui ver, tinha mola quebrada, rodei ate o posto de molas sem problemas, mas e se fosse na trilha? (ouvi dizer que no frio as molas quebram mais facil, procede??????)
numa trilha em divinolandia (trilha noturna) quebrou de um jeep de um conhecido a mola mestra, e a traseira do jeep caiu em cima do pneu, :shock: .....
o cara colocou seu zequinha (um gordinho :) ), na traseira do lado oposto para fazer contrapeso,(zequinha é mesmo que nem bom-bril :D ) e terminou a trilha assim...
" ", contando histórinha....
:
- Radiador furado? Durepoxi nele. Depois complete a água. Na falta, até urina serve! hehehe
Neste item, caso não tenha água, a cerveja torna-se importante :shock: , claro que depois de ter sido apreciada :D
[]'s bebendo cerveja caso o radiador fure 8)
:- Virou o Jeep. Desvire, espere o óleo baixar, complete o nível. Se o motor não girar, é calço hidráulico. Retire as velas e toque o arranque.
:D Só um detalhe: saiam de perto!!! :lol: :lol: :lol: :lol:
[]'s
Só outro detalhe, é melhor inverter a ordem das coisas.
Se um problema qualquer pode gerar dúvidas sobre a possibilidade de calço hidráulico o melhor é retirar as velas antes de acionar o arranque, pois se fizer isso com as velas o calço hidráulico pode mandar o motor para o saco.
Outra coisa, como tem jipe onde muita gente estranha ao meio não saberia identificar o que é certo ou errado, fica a dica desta frase de parachoque. :lol:
Abraços,
Só outro detalhe, é melhor inverter a ordem das coisas.
Se um problema qualquer pode gerar dúvidas sobre a possibilidade de calço hidráulico o melhor é retirar as velas antes de acionar o arranque, pois se fizer isso com as velas o calço hidráulico pode mandar o motor para o saco.
:D Grande Mestre Sukys!
:o Acho difícil... Um motor com cabeçote rebaixado já é pesado para o motor girar... Com óleo nas câmaras, vc só escuta o motor de partida gemer. Não chega à virar, para provocar uma quebra. Testamos numa Rural com motor 2.5 Tdi... :lol:
:o Se bem que o Murphy anda por aí... E ainda vai ter uns "espertos" tocando arranque até derreter tudo! :roll: Na 1ª volta na chave, o cara já tem que saber... :wink:
[]'s
A coisa não é bem assim...
Deixando de lado o limite de compressibilidade do ar + liquido, o risco de calço hidráulico passa a existir quando a quantidade de liquido supera o volume comportado pela câmara no PMS e desde que o ciclo seja de compressão (válvulas fechadas), e o risco de danos pode ser praticamente nulo quando no acionamento do motor de arranque já exista algum cilindro em calço hidráulico, caso contrário a encrenca pode ser das boas, em curto, médio ou longo prazo.
Analisando a coisa de outra forma, se um cilindro já esta na fase de compressão e o espaço está totalmente preenchido por líquido teremos um motor já na situação de calço hidráulico, firmemente travado, logo o motor de arranque não terá como girar o motor, agora, se este mesmo cilindro estiver no ciclo de aspiração ou compressão e a quantidade de liquido for ligeiramente superior à relação de compressão e o restante preenchido por ar, o motor de arranque terá condições de girar o motor até o ponto em que se estabeleça o calço. Daí prá frente, o que acontecerá depende do torque do motor de arranque, da velocidade que já foi imprimida ao girabrequim e da resistência dos componentes envolvidos (biela, pistão, cabeçote, girabrequim, mancais, engrenagem do volante e bendix do motor de arranque).
Mesmo nesta situação o motor pode simplesmente parar de forma abrupta e sem nenhuma quebra aparente, o não significa que não houve danos já que o calço pode gerar estresse em qualquer componente envolvido - diminuindo sua vida útil - e como os segmentos de mancal (casquilhos ou bronzinas) são dúcteis uma das coisas mais comuns de acontecer - mesmo quando não existe quebra imediata de algum componente - é o motor apresentar "rajada" de girabrequim ou biela, imediatamente ao calço ou depois de algum tempo.
A situação mais comum para estabelecer o calço hidráulico é a entrada de água pelo coletor de admissão ou escape, só que nesta situação - e com o motor parado - a probabilidade de entrar água no cilindro que estiver no ciclo de compressão é menor justamente porque as válvulas estão fechadas, logo a água vai entrar com muito mais facilidade nos cilindros que estão com alguma válvula aberta, e aí o risco de danos irreversíveis é muito grande.
A situação à que você se refere - motor tombado ou de ponta cabeça, e evidentemente parado - também pode favorecer a ocorrência de calço pelo óleo lubrificante, que escorre do carter para dentro do cilindro através do espaço entre as emendas dos anéis de segmento, e embora isso leve algum tempo - que será tanto maior quanto melhor for o estado dos anéis - a probabilidade de maior retenção de óleo fica justamente para o cilindro que estiver com as válvulas fechadas, logo o cilindro em questão poderá já estar na situação de calço no momento em que se tentar movimenta-lo.
Veja bem que a ocorrência de calço hidráulico leva em conta diversas condicionantes, e brincar com coisa do tipo é brincar com o imponderável, e sempre que houver suspeita de calço a prudência manda retirar as velas - ou injetores, no caso de Diesel - antes de acionar o motor.
Muitas vezes a sorte dá uma mãozinha, mas acho preferível deixar esta ajuda para o momento de escrever os números no cartão da mega sena acumulada... :lol:
Abraços,
Eduardo Velo
10/06/2005, 18:30
Independente do que vcs estão falando é praxe qdo tomba , tirar as velas e girar o motor sem elas , seja por partida , puxando ou empurrando o bicho ...
Lógico que toda teoria é bem vinda , mas acho que fica de bom tamanho adotar o seguinte , tombou , tira as velas e gira o motor , perde um pouco de tempo mas tira qqer dúvida se ta ou não com calço hidráulico .
A maioria dos " Velhinhos " tem anéis com folga ( ops ..) , camisas lgeiramente ovaladas ou válvulas não estanques ...
[]s...
Muitas vezes a sorte dá uma mãozinha, mas acho preferível deixar esta ajuda para o momento de escrever os números no cartão da mega sena acumulada... :lol:
:D Grande Sukys!!!
:D Entendi... Depende da posiçao em que o motor parou... E corre-se o risco de dar calço em pelo menos 1 cilindro... Coisa que não tem como saber...
:D Descobri outra coisa! Sou muito sortudo!!!! :lol: :lol: :lol: :lol:
[]'s correndo pra lotérica... :lol:
e das quebras de molas, nimguem vai falar????????
e das quebras de molas, nimguem vai falar????????
:shock: Que molas???
[]'s
Eduardo Velo
30/06/2005, 00:37
Tatão , abre um tópico sobre prevenção ou gambi sobre molas que podem quebrar na trilha ...
[]s ...
Que molas???
as molas do feixe de molas :wink:
ja vi quebrar no meio da trilha e parece que não ha um tipo de gambiarra conhecido...
pode-se levar solda eletrica para fazer uma gambi... :D
dificir...
ramiro_eli
30/06/2005, 13:19
Que molas???
as molas do feixe de molas :wink:
ja vi quebrar no meio da trilha e parece que não ha um tipo de gambiarra conhecido...
pode-se levar solda eletrica para fazer uma gambi... :D
dificir...
É só levar um eletrodo e ligar duas ou tres baterias em série que dá p/ fazer solda!
Que molas???
as molas do feixe de molas :wink:
ja vi quebrar no meio da trilha e parece que não ha um tipo de gambiarra conhecido...
pode-se levar solda eletrica para fazer uma gambi... :D
dificir...
É só levar um eletrodo e ligar duas ou tres baterias em série que dá p/ fazer solda!
:o Não tem como fazer gambi mesmo... Se soldar, no primeiro buraco quebra de novo. O jeito é tentar vir embora, caso o feixe ainda permaneça no lugar, preso pela 2ª mola p/ ex. Mas se degolou tudo, tem que dar um jeito de amarrar o eixo ao chassi e trazer rebocado, com todo cuidado. Dependendo do local, é mais fácil pegar uma carona e buscar outras molas... Vc perde uma tarde inteira no processo, mas volta rodando... :wink:
[]'s
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