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Ver Versão Completa : Motor da F-1000 1988/89



thelordberg
25/01/2011, 22:14
Bom, pessoal, e o meu primeiro post aqui no forum, portanto to meio perdido, mas pesquisei sobre o assunto e não encontrei nada a respeito.
É o seguinte, sou fã das antigas e imortais Ford F-1000 e Chevrolet D-20, e tenho uma curiosidade e uma dúvida. A curiosidade é que eu queria saber qual é "exatamente" o modelo do motor das Ford F-1000 ano 1988/89. Eu sei que é um MWM, mas se pudessem passar o modelo do motor e as especificões técnicas do mesmo (o maior número possível).
Já a dúvida é o seguinte: Tenho um vô que mora em São Luíz-Goias que comprou uma F-1000 com 10.000 km rodados, isso em 1988 e até hoje ele ainda a possuí em perfeito estado tendo feito o motor uma única vez (rodando diariamente em serviços rurais e a retífica foi feita a alguns anos atrás!). Segundo ele, o motor que ela utiliza é um Perkins Diesel!? Como meu vô não entende muito de motor, mecânica... eu nem questionei muito. Eu poderia verificar pessoalmente o motor da F-1000, mas acontece que ela está em São Luís e moro em Cuiabá. Não pedi a ele para tirar uma foto pois acho que ele não sabe mecher em uma câmera.
Então a pergunta é o seguinte: Existiu F-1000 com motores Perkins? Caso sejá uma adaptação (levando em consideração ser um motor Perkins da D-20) esta adaptação é possível? Será que é engano dele, já que comprou com 10.000 km?

Valeu galera e desculpa pelo tamanho da pergunta

Tio Eddie
25/01/2011, 22:21
Thelordberg,

Seja bem vindo ao fórum!

O motor que equipou as F-1000 88/89 foi o MWM 229.

Não sei se é posivel (ao menos não é usual) a adaptação do perkins nas F-1000.

Logo mais aparecem outros colegas para ajudar!

[]s

RoadRunner
25/01/2011, 23:31
Olá thelordberg,

Todas a F1000 diesel até 90 sairam com MWM 229
De 1991 até 94/95 sairam com o MWM TD229 (turbo ou asp)
De 1995 até 1996 sairam com Maxion HSD 2.5
As ultimas F1000 sairam com o MWM 4.10T

As D10 sairam com Perkins 4236
As D20 até 90 sairam com Perkins Q20B
De 91 até 95 saíram com Maxion S4 e S4T
De 95 até 97 com Maxion S4T-Plus


Ja encontrei algumas ultimas F100s com Perkins 4236 e 4203.

Algo que pode ajudar é perguntar para seu avo se o motor dela tem um unico cabecote (Perkins) ou são 4 cabeçotes (MWM).

dudu83
25/01/2011, 23:47
Na decada de 80 e começo da decada de 90 o pessoal fazia muita troca de motor nas picapes a gasolina ou alccol colocando motores a diesel, mas acho pouco provavel que alguem tenha instalado um perkins numa f1000...

Edintruder
26/01/2011, 00:33
Road, as HSD 2.5 foram 1996 e 1997.
1995 ainda era o 229.
As 96 e 97 4x4 e as 98 4x2 e 4x4 usam o MWM 4.10T

thelordberg
26/01/2011, 11:51
Obrigado pelas respostas. Ajudou muito tirando até umas dúvidas que tinha com relação a D20.
Quanto ao motor MWM 229, verifiquei que existe o mesmo de 3,4 e 6 cilindros. Então 229 denomina uma série de motores MWM pelo que eu entendi... Existe uma expecificação para cada modelo? Qual é a vantagem do motor ter cabeçote individual já que não é comum vermos destes motores atualmente? A MWM (ou outras marcas) ainda fabricam motores com esse sistema de cabeçotes? Pois pelo que eu vi, a série 229 ainda existe site MWM: http://www.mwm.com.br/default.asp?su=4&pa=detalhes&tipo=2

Que bombardeio de perguntas, rsrsrsrs

Obs: Verifiquei com meu vô e realmete o motor possui cabeçote individuais ("quatro quadrados na tampa do motor", como ele disse) confirmando que seje um MWM.

Abraços

dudu83
26/01/2011, 20:43
Obrigado pelas respostas. Ajudou muito tirando até umas dúvidas que tinha com relação a D20.
Quanto ao motor MWM 229, verifiquei que existe o mesmo de 3,4 e 6 cilindros. Então 229 denomina uma série de motores MWM pelo que eu entendi... Existe uma expecificação para cada modelo? Qual é a vantagem do motor ter cabeçote individual já que não é comum vermos destes motores atualmente? A MWM (ou outras marcas) ainda fabricam motores com esse sistema de cabeçotes? Pois pelo que eu vi, a série 229 ainda existe site MWM: http://www.mwm.com.br/default.asp?su=4&pa=detalhes&tipo=2

Que bombardeio de perguntas, rsrsrsrs

Obs: Verifiquei com meu vô e realmete o motor possui cabeçote individuais ("quatro quadrados na tampa do motor", como ele disse) confirmando que seje um MWM.

Abraços

tem motor Scania com cabecotes individuais tem cumins tbm, o 229 ainda é vendido sim principalmnte para aplicacoes estacionarias eu tenho um 3 cilindros estacionario e um 6 num caminhao ford, ano passado eu comprei um serie 226 "generico" chines e apesar de chines é otimo, tbm tenho 4 serie 10 que acho ser um 229 melhorado (ou to falando merda:roll:)...

FOGO
27/01/2011, 08:42
Aqui na minha região tem uma f100 com esse motor, e com bomba injetora de 1113, e ta rodando....só que olhei posição do cambio não é a mesma da f100 ou f1000 é mais perto do painel, na verdade colado......:)

RoadRunner
27/01/2011, 12:55
Road, as HSD 2.5 foram 1996 e 1997.
1995 ainda era o 229.
As 96 e 97 4x4 e as 98 4x2 e 4x4 usam o MWM 4.10T


Falha minha :oops:, Vlw Edin

thelordberg
27/01/2011, 13:22
Pessoal, achei um link que pode estar enrriquecendo o conteúdo do tópico. Ele mostra um comparativo feito pelo Quatro Rodas da D-20 vs F-1000 ano 1988 e mostra as especificações de ambos veículos.

link: http://www.picapesgm.com.br/reportagens/reportagem_hora_picapes.htm

E este outro link tem varios comparativos de camionetes do mesmo seguimento (F-000 sss, D-20, Silverado, A-20...) de diferentes épocas feitas também pela Quatro Rodas. Vale a pena dar uma confirida.

link: http://www.picapesgm.com.br/reportagens/reportagens_comparativos.htm

Creio que minhas dúvidas foram todas sanadas. Se alguém tiver mais alguma informação para acrescentar ao topico é sempre bem vindo. Abraços e obrigado.

Edintruder
27/01/2011, 13:39
Dudu, realmente o X-10 é um 229 melhorado, na verdade, bombado, com algumas cc extras em cada cilindro e conjunto de injeção também um pouco maior. Outros detalhes externos como sistema de distribuição e circulação de água melhorados e BI no lado oposto ao 229.
Na verdade a MWM pegou o 229 e ajustou ele para trabalhar com potência maior e sistemas mais modernos como nos caminhões e microônibus Agrale e VW.
Durabilidade e manutenção iguais.
O esquema de cilindros individuais, acredito que tenha vantagem de manter uma linha de produção e montagem mais simplificada na MWM, sem contar com facilidade de peças intercambiáveis entre vários modelos de motores.