Ver Versão Completa : Motor da F-1000 1988/89
thelordberg
25/01/2011, 22:14
Bom, pessoal, e o meu primeiro post aqui no forum, portanto to meio perdido, mas pesquisei sobre o assunto e não encontrei nada a respeito.
É o seguinte, sou fã das antigas e imortais Ford F-1000 e Chevrolet D-20, e tenho uma curiosidade e uma dúvida. A curiosidade é que eu queria saber qual é "exatamente" o modelo do motor das Ford F-1000 ano 1988/89. Eu sei que é um MWM, mas se pudessem passar o modelo do motor e as especificões técnicas do mesmo (o maior número possível).
Já a dúvida é o seguinte: Tenho um vô que mora em São Luíz-Goias que comprou uma F-1000 com 10.000 km rodados, isso em 1988 e até hoje ele ainda a possuí em perfeito estado tendo feito o motor uma única vez (rodando diariamente em serviços rurais e a retífica foi feita a alguns anos atrás!). Segundo ele, o motor que ela utiliza é um Perkins Diesel!? Como meu vô não entende muito de motor, mecânica... eu nem questionei muito. Eu poderia verificar pessoalmente o motor da F-1000, mas acontece que ela está em São Luís e moro em Cuiabá. Não pedi a ele para tirar uma foto pois acho que ele não sabe mecher em uma câmera.
Então a pergunta é o seguinte: Existiu F-1000 com motores Perkins? Caso sejá uma adaptação (levando em consideração ser um motor Perkins da D-20) esta adaptação é possível? Será que é engano dele, já que comprou com 10.000 km?
Valeu galera e desculpa pelo tamanho da pergunta
Tio Eddie
25/01/2011, 22:21
Thelordberg,
Seja bem vindo ao fórum!
O motor que equipou as F-1000 88/89 foi o MWM 229.
Não sei se é posivel (ao menos não é usual) a adaptação do perkins nas F-1000.
Logo mais aparecem outros colegas para ajudar!
[]s
RoadRunner
25/01/2011, 23:31
Olá thelordberg,
Todas a F1000 diesel até 90 sairam com MWM 229
De 1991 até 94/95 sairam com o MWM TD229 (turbo ou asp)
De 1995 até 1996 sairam com Maxion HSD 2.5
As ultimas F1000 sairam com o MWM 4.10T
As D10 sairam com Perkins 4236
As D20 até 90 sairam com Perkins Q20B
De 91 até 95 saíram com Maxion S4 e S4T
De 95 até 97 com Maxion S4T-Plus
Ja encontrei algumas ultimas F100s com Perkins 4236 e 4203.
Algo que pode ajudar é perguntar para seu avo se o motor dela tem um unico cabecote (Perkins) ou são 4 cabeçotes (MWM).
Na decada de 80 e começo da decada de 90 o pessoal fazia muita troca de motor nas picapes a gasolina ou alccol colocando motores a diesel, mas acho pouco provavel que alguem tenha instalado um perkins numa f1000...
Edintruder
26/01/2011, 00:33
Road, as HSD 2.5 foram 1996 e 1997.
1995 ainda era o 229.
As 96 e 97 4x4 e as 98 4x2 e 4x4 usam o MWM 4.10T
thelordberg
26/01/2011, 11:51
Obrigado pelas respostas. Ajudou muito tirando até umas dúvidas que tinha com relação a D20.
Quanto ao motor MWM 229, verifiquei que existe o mesmo de 3,4 e 6 cilindros. Então 229 denomina uma série de motores MWM pelo que eu entendi... Existe uma expecificação para cada modelo? Qual é a vantagem do motor ter cabeçote individual já que não é comum vermos destes motores atualmente? A MWM (ou outras marcas) ainda fabricam motores com esse sistema de cabeçotes? Pois pelo que eu vi, a série 229 ainda existe site MWM: http://www.mwm.com.br/default.asp?su=4&pa=detalhes&tipo=2
Que bombardeio de perguntas, rsrsrsrs
Obs: Verifiquei com meu vô e realmete o motor possui cabeçote individuais ("quatro quadrados na tampa do motor", como ele disse) confirmando que seje um MWM.
Abraços
Obrigado pelas respostas. Ajudou muito tirando até umas dúvidas que tinha com relação a D20.
Quanto ao motor MWM 229, verifiquei que existe o mesmo de 3,4 e 6 cilindros. Então 229 denomina uma série de motores MWM pelo que eu entendi... Existe uma expecificação para cada modelo? Qual é a vantagem do motor ter cabeçote individual já que não é comum vermos destes motores atualmente? A MWM (ou outras marcas) ainda fabricam motores com esse sistema de cabeçotes? Pois pelo que eu vi, a série 229 ainda existe site MWM: http://www.mwm.com.br/default.asp?su=4&pa=detalhes&tipo=2
Que bombardeio de perguntas, rsrsrsrs
Obs: Verifiquei com meu vô e realmete o motor possui cabeçote individuais ("quatro quadrados na tampa do motor", como ele disse) confirmando que seje um MWM.
Abraços
tem motor Scania com cabecotes individuais tem cumins tbm, o 229 ainda é vendido sim principalmnte para aplicacoes estacionarias eu tenho um 3 cilindros estacionario e um 6 num caminhao ford, ano passado eu comprei um serie 226 "generico" chines e apesar de chines é otimo, tbm tenho 4 serie 10 que acho ser um 229 melhorado (ou to falando merda:roll:)...
Aqui na minha região tem uma f100 com esse motor, e com bomba injetora de 1113, e ta rodando....só que olhei posição do cambio não é a mesma da f100 ou f1000 é mais perto do painel, na verdade colado......:)
RoadRunner
27/01/2011, 12:55
Road, as HSD 2.5 foram 1996 e 1997.
1995 ainda era o 229.
As 96 e 97 4x4 e as 98 4x2 e 4x4 usam o MWM 4.10T
Falha minha :oops:, Vlw Edin
thelordberg
27/01/2011, 13:22
Pessoal, achei um link que pode estar enrriquecendo o conteúdo do tópico. Ele mostra um comparativo feito pelo Quatro Rodas da D-20 vs F-1000 ano 1988 e mostra as especificações de ambos veículos.
link: http://www.picapesgm.com.br/reportagens/reportagem_hora_picapes.htm
E este outro link tem varios comparativos de camionetes do mesmo seguimento (F-000 sss, D-20, Silverado, A-20...) de diferentes épocas feitas também pela Quatro Rodas. Vale a pena dar uma confirida.
link: http://www.picapesgm.com.br/reportagens/reportagens_comparativos.htm
Creio que minhas dúvidas foram todas sanadas. Se alguém tiver mais alguma informação para acrescentar ao topico é sempre bem vindo. Abraços e obrigado.
Edintruder
27/01/2011, 13:39
Dudu, realmente o X-10 é um 229 melhorado, na verdade, bombado, com algumas cc extras em cada cilindro e conjunto de injeção também um pouco maior. Outros detalhes externos como sistema de distribuição e circulação de água melhorados e BI no lado oposto ao 229.
Na verdade a MWM pegou o 229 e ajustou ele para trabalhar com potência maior e sistemas mais modernos como nos caminhões e microônibus Agrale e VW.
Durabilidade e manutenção iguais.
O esquema de cilindros individuais, acredito que tenha vantagem de manter uma linha de produção e montagem mais simplificada na MWM, sem contar com facilidade de peças intercambiáveis entre vários modelos de motores.
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