PDA

Ver Versão Completa : Pneu Step Menor



athneto
25/01/2011, 18:25
Caros Foristas,

Por razões de segurança, estou tendo que trocar os 4 pneus de minha Ranger com um pouco menos de 50.000 km de uso. Em uma viagem que fiz nas minhas ultimas férias (Recife a Fortaleza), um dos pneus traseiros ( firestone argentino 235x75x15) simplesmente explodiu. Ficou com dois grandes rasgos laterais e não foi encontrado qualquer problema na banda de rodagem. Foi avaliado por um tecnico e me foi dito que não havia qualquer problema, que deve ter sido algum objeto que bateu lateralmente. Bem, não quero entrar nesta questão, pois me aborreci bastante com todo acontecido e com as explicações dadas naquela época. Agora um dos pneus dianteiros esta com desgaste irregular e com a banda de rodagem abaulada.

Então, depois de ter decidido matar no peito este prejuízo de trocar 4 pneus com menos de 50.000 km, pois sei que poderiam durar no mínimo mais 10 ou 20.000 km, estou diante de um novo problema.

Pensei em colocar pneus mais largos, pois melhoraria a estabilidade, acho eu, e também ganharia em estética. já li bastante aqui no forum sobre os melhores pneus, tamanho, etc.

Meu pneu sobressalente obviamente é um 235x75x15, e o manterei, pois na ranger não daria no seu espaço reservado ao step o que pretendo colocar, um 31x10,5, nem compraria 5 em vez de 4 pelo custo dos mesmos.

Fiz uma pergunta no forum da Comunidade Ranger sobre a colocação destes pneus maiores, e da viabilidade do uso de um step menor numa situação de emergência. O gouveia me respondeu que por ser uma ranger 4x2, não teria nenhum problema em rodar com um pneu menor até chegar a um borracheiro, porém estar com um pneu step menor que os que estão na rodagem não é legal pela legislação de transito brasileira.

Agora vem minhas perguntas:

1. Alguem que usa pneu maiores que os originalmente de fábrica usam o pneu sobressalente com o mesmo tamanho dos que estão rodando?

2. Alguem já foi pego em uma fiscalização e foi checado se o step é igual aos pneus que estão rodando?

3. Alguém já foi multado por usar pneu sobressalente menor que os da rodagem?

agradeço os comentários.

um abraç:) a todos.

Brust
25/01/2011, 20:03
Uso os BF 265 75 16 e o estepe eh 245. Nunca me questionaram ou multaram por causa da diferença do estepe...

dudu83
25/01/2011, 21:20
puts os meus pneus fsr originais nao passaram nem de 40.000 km rodados....

O 31x10,5 R15 cabe perfeitamente no suporte de estepe, ao inves de comprar 5 pneus 31 compre 4 novos e troque o seu estepe novo por um 31x10,5 usado, procure em uma borracharia, afinal e rarissimo usar o estepe mesmo...

Imperador!
25/01/2011, 21:36
Eu também uso o 265 e o step é o 245.
Nunca tive problemas. Aliás, nunca nem pediram pra ver o step.

athneto
25/01/2011, 23:00
:concordo: Obg a todos. Volto a pensar em colocar o 31x10,5.
Fiquei realmente impressionado, dudu, com seus firestones durando menos de 40.000 km, e ao mesmo tempo fico mais conformado com meu prejuízo.
Como tenho entre os atuais um praticamente novo, que comprei em Fortaleza, vou mante-lo no estepe e vê o que dá. Também não imagino nenhuma blitz indo atrás de ver o tamanho do estepe.

um abraç:) a todos.

Edintruder
26/01/2011, 00:46
Eu tinha na Ranger os 33" e por 3 vezes usei o estepe 235/75R15. Na traseira não dá nada, mas na dianteira puxa um bocado. Na F1000 eu uso os 33" com estepe fininho aro 16, equivalente na altura dos 31".

Martin Melcop
26/01/2011, 07:29
É comum o uso de pneu menor como estepe.
Vide os carros japoneses onde o estepe mais parece um pneu de bicicleta.
Onde a ideia dele é só de servir para chegar no borracheiro e não ficar rodando direto

PY5KJ
26/01/2011, 07:47
A única preocupação que o amigo deverá ter é para o uso no 4x4, aí fatalmente você provocará avarias na tração, sobretudo se o terreno for firme. Se for areia ou lama, o pneu compensará.

Nunca ouvi falar que alguém se incomodou com a fiscalização quanto a pneus diferentes. Gastos, sim...

Boa sorte

Saudações

Marco

athneto
26/01/2011, 12:20
caro martin, tenho esta mesma impressão sua, mas nossas leis de vez em quando não colaboram.
para vc ter uma idéia, a citroen, que esta importando o modelo c4 para o brasil, teve que modificar a suspensão traseira do seu carro; lá na frança eles usam uma de muito mais tecnologia, tiveram que retirá-la, colocar uma mais simples, para poder caber o estepe no tamanho dos pneus da rodagem para se adaptarem as leis brasileiras. realmente é um absurdo, mas é fato.

um abraç:) a todos.

miguelcps
26/01/2011, 12:31
Tambem estou nesta situaçao, acabei de colocar 4 pneus novos na minha Ranger na medida 265/70 16 e o estepe é 245/70 16, tambem nunca fiquei
sabendo que dava multa ou coisa parecida se o pneu do estepe nao for da mesma medida dos demais, tanto que alguns carros importados tem o pneu de estepe bem diferente dos demais, isso por falta de espaço no carro, se vem de fabrica com esta diferença entao nao há problema algum junto a legislaçao, o problema é apenas funcional, estepe é para levar o carro até a borracharia mais proxima e efetuar o reparo.

athneto
26/01/2011, 23:50
leiam este link abaixo, fala exatamente sobre o que comentei neste tópico.

http://noticias.uol.com.br/carros/ultnot/2007/08/31/ult634u2638.jhtm