Ver Versão Completa : sopro com fumaça pelo bocal de oleo no cabeçote
toninho55
25/01/2011, 18:14
meus amigos do forum,preciso de informaçoes de voces,o motor da minha ranger xlt 2.5 maxion hsd , de um hora pra outra começou um barulho tipo um barulho tum tum tum tum tum alto, abri o bokal de adicionar oleo no cabeçote e ta soprando muita fumaça preta, entao gostaria pela experiencia de vcs , oque poderia ser este problema ? eh grave ? fika caro pra arrumar ?
obrigado;.
abraço a todos
Milton C.
25/01/2011, 23:05
Amigo,
Você chegou a verificar se há óleo no seu motor?
Tem efetuado as trocas de óleo no tempo correto?
Abraços!
toninho55
26/01/2011, 05:47
sim, manutenção em dia . trocas de oleo filtros tudo ok.troquei correa dentada.
Pequeno jr
27/01/2011, 10:23
Se está soprando para cima e com esse barulho, pode ser que os aneis de segmento foram dessa para uma melhor.
Só abrindo o motor.
mas isso estou apenas supondo com o que vc comenta. Você não tem um mecânico de confiança ai?
Marcelo Pantaneiro
27/01/2011, 12:28
Será que não furou o pistão ou trincou o bloco?
TylerNTL
27/01/2011, 13:25
Outra suposição...
...pode ser alguma válvula de exaustão que não está vedando direito provocando o barulho e vazando pressão junto com fumaça para a parte de cima do cabeçote.
Antes de abrir o motor eu inspecionaria a parte de cima do cabeçote retirando a tampa de tuchos.
Tem algum problema em funcionar o motor por alguns minutos sem a tampa de tuchos? Quem sabe ligando o motor sem a tampa de tuchos dê para identificar algum problema nas válvulas.
toninho55
27/01/2011, 17:31
levei num mecanico de confiança, ele disse que pode ser,junta queimada ou trincada,valvula ,ou ate mesmo comando.emfim o problema esta no cabeçote.ja que a parte de baixo do motor esta ok. amanha ele vai retirar o cabeçote ,para ver direitinho.quem sabe eu dou sorte e seja so isso mesmo né?isso é,desde que não seja o comando de valvulas.depois posto o resultado para voces.muito obrigado pelas dicas.
toninho55
08/02/2011, 19:30
amigos do forum, o problema do sopro e o tal tum tum tum era um prisioneiro do eixo de balanceiro conhecido como flauta ,com a rosca espanada.até ai menos mal né?mas quando o mecanico retirou o eixo com os balancins, o eixo estava partido, nem sei como estava funcionando normalmente. enfim vejam o valor do prejuizo. fazer rosca 25 reais,eixo original 400 reais, mão de obra 60 reais. mas ficou zerado.o mecanico falou que o que partiu o eixo,foi aperto exagerado das porcas dos prisioneiros. abraços a todos...
Renato Fraga
08/02/2011, 23:05
Nossa, na Ranger do meu Pai isso já aconteceu mas de 6 veses.....
Motorzinho bão esse HSD
Edintruder
08/02/2011, 23:24
Tem um forista aqui que rodou cerca de 1500km com essa flauta quebrada e não ficou pelo caminho. Realmente o HSD é muito bom sim. Agora, só mecânico banzé pra montar isso mal à ponto de quebrar.
Renato Fraga
09/02/2011, 00:54
Mas não é só montagem errada que provoca esse problema. A primeira vez que ocorreu, o motor era imaculado, do jeito que veio da fábrica!!!!
O cabeçote é de alumínio, e com facilidade as roscas espanam.
A força que a flauta recebe é enorme e basta uma rosca espanar que a flauta quebra, pois é de metal extremamente duro e não suporta deflexões.
Como falei, a Ranger do meu pai aconteceu de tudo, flautas quebradas, varetas tortas, motor que disparou, turbina que explodiu, pistão que derreteu, etc etc etc....
E não pensem que o véio é cupim de aço não!!!!
É bem cuidadoso, faz a manutenção corretamente!!!!
Sei que existe uma legião de fãs do HSD, mas na minha opinião só não é pior que o VM Motori que equipou as Dakotas!!!!!
abraços
Me perdoem os fas do HSD. Passei por tudo isso e mais um pouquinho. Tive uma Blazer com este motor. Ufa!!!!! minha flauta partiu dentro do mancal, tive varetas empenadas, Junta do cabecote queimada, bomba de vacuo que parou de funcionar e acabou o freio, Tudo isso acontecendo no meio de viagens, com agua, oleo e filtros checados. So louco coloca a familia no carro para uma viagem com a cara e a coragem sem verificar nada. Qdo pensei que nao tinha mais nada pra acontecer, partiu o mangote de oleo da turbina e mandou todo o meu oleo fora. Na Ranger esta tubulacao eh metalica mais na Blazer eh borracha. Boa Sorte para os possuidores. Nao desejo a ninguem o que ja passei.
Abs,
Jorge