Conectar

Ver Versão Completa : Acelerador da Ranger

HENRIQUE JR
25/01/2011, 07:54
Bom dia Pessoal;

Acabei de comprar uma Ranger XLT 3.0 zero quilômetro, mas tenho algumas dúvidas em relação a que eu tinha, que tambem era uma XLT, mas 2.8. Noto que o acelerador dela tem como se fosse uma folga, para poder acelerar e a buzina não é sencível, temos que apertar muito para poder acioná-la. Me falaram na consecionária que é assim mesmo, mas na minha outra não era. Alguem pode falar se é mesmo ou não?

Obrigado!

Imperador!
25/01/2011, 14:40
Bom dia Pessoal;

Acabei de comprar uma Ranger XLT 3.0 zero quilômetro, mas tenho algumas dúvidas em relação a que eu tinha, que tambem era uma XLT, mas 2.8. Noto que o acelerador dela tem como se fosse uma folga, para poder acelerar e a buzina não é sencível, temos que apertar muito para poder acioná-la. Me falaram na consecionária que é assim mesmo, mas na minha outra não era. Alguem pode falar se é mesmo ou não?

Obrigado!
Se eu entendi bem... tem alguma coisa errada aí.

Na minha, triscou no acelerador, motor respondeu.

Edintruder
25/01/2011, 16:02
Henrique, essa diferença que notas é o tempo de resposta de um sistema com injeção eletrônica e um sistema mecânico. Até um carburador responde mais rápido que a injeção eletrônica. É questão se adaptação. Em relação à buzina, se o modelo da direção é igual, deveria ter um comportamento igual, se for diferente podemos esperar essa diferença também.
Pra teres uma idéia, a resposta do acelerador se dá depois de uma volta completa do virabrequim, e como o sistema tenta otimizar o consumo e queima do combustível, a injeção é muito mais gradual que na BI mecânica, que injeta do mínimo ao máximo exatamente no tempo de curso do pedal do acelerador.
Esse é outro ponto que não consigo gostar de injeção eletrônica...
Daqui há um mês acharás normal tudo isso aí.

PY5KJ
25/01/2011, 17:45
De fato, a resposta do conjunto possui uma inércia maior que as outras mecânicas, como bem reportou o Edintruder.
Porém, a não ser que eu esteja muito enganado e esquecido, a minha Ranger 3.0 não era tão demorada, como você está reclamando. A buzina então, "relou, berrou"...

Tente ver uma outra igual a sua em ano...

Saudações

Marco

HENRIQUE JR
25/01/2011, 18:53
O Motor 3.0 é muito bom, com muito força, mas sinceramente, o 2.8 da minha outra Ranger era muito mais brabo, pois apertava o pé de qualquer forma e caminhonete ia mesmo. com rel~çãoà buzina, falaram que era por conta do air-bag vou voltar na consecionária e pedir para solucionar.

GRACIELA SOUSA FERNANDES
25/01/2011, 19:11
Bom dia Pessoal;

Obrigado!

Henrique,

Na minha Ranger LTD 2010 notei as mesma coisas que você cita.:pensativo:

Em relação a buzina, era algo irritante a pressão necessária para acioná-la. Inclusive tinha que ser no local exato, senão, nada...

A perda de potência, alias, era a outra parte sinistra. Inclusive uma vez em Passos-MG passei vergonha numa subida em que a viatura não subiu o morro. Detalhe, 05 pessoas na picape e nenhuma carga na caçamba. Tive de engatar o 4x4.

Achei na época que eu fora premiada, já que na concessionária nada encontraram...Vendi a picape com pouco tempo de uso.

Abraços,

Imperador!
25/01/2011, 20:04
Mas depende da subinda também...
Era muito íngreme?

Edintruder
26/01/2011, 00:37
Outro detalhe que serve na comparação com a 2.8 é a relação dos diferenciais, que deixa a pegada muito melhor na 2.8 com a relação mais curta, principalmente nas Rangers 2002 e 2003 com diferenciais 4,10:1. Nas 2004 em diante é 3,8:1 se bem me lembro, o que já dá uma boa diferença na tocada inicial da picape. As 3.0 a relação é mais longa ainda, à ponto de ter um torque máximo nas rodas equivalente às Rangers 2.5. A diferença é que as Rangers 2.5 ficam nos 160, as 2.8 vão até perto dos 180 e as 3.0 encostam nos 200km/h, mas a capacidade de tração e subida em marchas curtas (1a marcha) são idênticas.
Aonde a Ranger 2.5 pede 1a reduzida, é bem provável que as 2.8 e 3.0 também irão pedir a 1a reduzida por conta dos diferenciais mais longos.

PY5KJ
26/01/2011, 07:51
Henrique,

Na minha Ranger LTD 2010 notei as mesma coisas que você cita.:pensativo:

Em relação a buzina, era algo irritante a pressão necessária para acioná-la. Inclusive tinha que ser no local exato, senão, nada...

A perda de potência, alias, era a outra parte sinistra. Inclusive uma vez em Passos-MG passei vergonha numa subida em que a viatura não subiu o morro. Detalhe, 05 pessoas na picape e nenhuma carga na caçamba. Tive de engatar o 4x4.

Achei na época que eu fora premiada, já que na concessionária nada encontraram...Vendi a picape com pouco tempo de uso.

Abraços,

Mas Graciela, a 4x4 low é para isso mesmo, em situações onde o conjunto motor-transmissão irá sofrer. Por exemplo, sempre que retiro nossa embarcação do lago e tenho q sair lá de baixo (são 5km de serras leves) venho em 4x4 low, mesmo com a Amarok. Porque eu forçar o conjunto?

A Ranger sofre realmente na arrancada morro acima se você não usar o recurso da reduzida. De resto, para mim é uma das melhores picapes nacionais para quem quer algo simples e eficaz.

Saudações

Marco

GRACIELA SOUSA FERNANDES
26/01/2011, 07:54
Mas depende da subinda também...
Era muito íngreme?

Imperador,

É a subida que em um carro Por exemplo o fista 1.6 com 03 pessoas você sobe em terceira marcha, sem problemas.:oops:

Se alguem cconhece Passos, é a subida sa Santa Casa de Passos.

Abraços!

fse
26/01/2011, 11:09
Bom dia pessoal. Tenho tambem uma Ranger XLT 10/11 e notei o mesmo problema na buzina. Pra falar a verdade não acostumei ainda, pq tem que se fazer muita pressão mesmo. Minha namorada quando pega o carro reclama.
E sobre o acelerador ja me acostumei, mas no começo sentia uma pequena demora mesmo, hoje ja estou acostumado.

Walter L. L. Casitta
26/01/2011, 11:41
Bom dia pessoal. Tenho tambem uma Ranger XLT 10/11 e notei o mesmo problema na buzina. Pra falar a verdade não acostumei ainda, pq tem que se fazer muita pressão mesmo. Minha namorada quando pega o carro reclama.
E sobre o acelerador ja me acostumei, mas no começo sentia uma pequena demora mesmo, hoje ja estou acostumado.

O mesmo problema na F350...

NGDaniel
26/01/2011, 18:58
Instala uma buzina a ar com compressor acionada por cordinha do lado esquerdo do volante, descendo acima do parabrisas, como os caras faziam nas brejeiras antigamente 8-)

Seu problema estará resolvido :mrgreen:

abs,

Diogo Maia
08/11/2011, 10:09
digo ao pessoal que tem ranger, mande desmontar o tanque de combustível e limpar um filtro que tem no interior da bomba, vai ver como muda o carro, fica um tiro.

hugocsl
09/11/2011, 12:04
PSC esse lance da buzina é super comum nas Ranges e inclusive na Explorer. Tem horas que vc quer da uma buzinadinha para agradecer alguma gentileza no transito ou algo do tipo e não sai nada, ou então sai um buzinadão...! É questão de costume, mas é comum, pelo menos na minha antiga Ranger e agora na Explorer é assim, e podem reparar que o volante é igual nos dois modelos.

[]´s

PauloLimited
10/11/2011, 21:43
PSC esse lance da buzina é super comum nas Ranges e inclusive na Explorer. Tem horas que vc quer da uma buzinadinha para agradecer alguma gentileza no transito ou algo do tipo e não sai nada, ou então sai um buzinadão...! É questão de costume, mas é comum, pelo menos na minha antiga Ranger e agora na Explorer é assim, e podem reparar que o volante é igual nos dois modelos.

[]´s x2, Essa da buzina é costume msm, a da Ranger é durinha, tem hr que vc bate a mão 2x bem rápido e nada de buzinar só escuta a mão batendo no volante e tem hr que vc presiona um pouco mais forte e sai um "buzinadão" que quem ta na frente pula igual gato. No meio do volante parece ser mais mácio.

BRAVOECONOVEMBER
10/11/2011, 21:49
Bah, confesso que serei adepto da buzina a ar com cordinha... o acionamento do voltante não tá mais funcionando mesmo... hehehe.

Anthoniusnikos
10/11/2011, 21:51
Na minha me condicionei a apertar com os dois dedões. No tapa também não buzina quando eu quero.

Anthon

hugocsl
11/11/2011, 11:36
Já tenho uma a buzina a Ar na minha, ela não é muito alta não, mas tem o som legal.... É essas Arapongas do ML...

[]´s

eder simoes
17/11/2011, 16:02
tenho uma 2011 e esse acelerador dessa forma é normal....é um acelerador eletronico, é mais lento mas em compensaçao não fica dando arrancos......falando em ranger......algume sabe onde consigo instalar ou comprar um snorkel?
Henrique, essa diferença que notas é o tempo de resposta de um sistema com injeção eletrônica e um sistema mecânico. Até um carburador responde mais rápido que a injeção eletrônica. É questão se adaptação. Em relação à buzina, se o modelo da direção é igual, deveria ter um comportamento igual, se for diferente podemos esperar essa diferença também.
Pra teres uma idéia, a resposta do acelerador se dá depois de uma volta completa do virabrequim, e como o sistema tenta otimizar o consumo e queima do combustível, a injeção é muito mais gradual que na BI mecânica, que injeta do mínimo ao máximo exatamente no tempo de curso do pedal do acelerador.
Esse é outro ponto que não consigo gostar de injeção eletrônica...
Daqui há um mês acharás normal tudo isso aí.