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Ver Versão Completa : Ford CJ-5 1973 - Trovão Azul



eliasFerreira
23/01/2011, 19:35
Bem pessoal, este é o meu primeiro post no fórum.

Estou aqui pra falar sobre um sonho que realizei há pouco tempo, que foi a compra de um Jeep.

E é um sonho muito especial pois se trata do Jeep que foi do meu querido avô.
Meu avô pegou ele zerinho em 73, e o usava basicamente para ir pra roça.

Depois de uns anos sonhando, consegui comprá-lo em dezembro do ano passado (2010).

Hoje, ele ainda conta com muitas peças originais, e está bem conservado.
De início vou refazer toda a parte elétrica, porquê a atual está precária. Os fios estão derretendo!!!
Em seguida vou fazer um check-up total nos freios, e trocar o que fôr preciso.
Depois é a vêz da suspensão. Vou trocar os amortecedores, buchas, etc.

E assim vai indo... devagar e reduzido...

Segue umas fotos dele:
:concordo:

eliasFerreira
23/01/2011, 19:44
Mais fotos:

hercilio.neto
23/01/2011, 23:00
Poxa vida,

O jeep que foi do seu avo.
Conta mais sobre isso. Onde estava o jeep?
Aparentemente o jeep está bem conservado e original, vai mantê-lo assim, ou preparar para trilha?
Parabéns pela aquisição.

Saudações 4x4

eliasFerreira
24/01/2011, 08:47
Pois bem, hercilio.neto, meu avô pegou ele zerinho em 73. Foi o terceiro Jipe dele.
Em 1996 meu avô faleceu, e então o jipe ficou pra minha avó.

O jipe estava em casa mesmo. Continuamos usando ele pra ir pra roça, e de vêz em quando eu dava uns rolês com ele, e, acho que fiz só umas 3 trilhas mais pesadas. Mesmo porque, como na época ele não era meu ainda, eu não podia ficar abusando.

Então, no ano passado, com o final do ano chegando, pensei bem, fiz umas contas, e decidi comprá-lo.

Tem gente na família que não gostou nada disso. Olho gordo, sabe como é. Mas :odedo: eles! Rá!


Pretendo deixá-lo o mais original possível, mas vou colocar um pneu mais lameiro, e num futuro - bem futuro - bloqueio dos diferenciais.
E talvêz eu tire o estepe da lateral e passe ele para trás.
Vou manter a mecânica, é o suficiente pra trilhas e viajens que pretendo fazer.

Por enquanto é isso.
Saudações.

hercilio.neto
24/01/2011, 21:18
Beleza,

Cara, sucesso aí nas modificações.
O estepe na lateral é bem bacana e nostálgico, mas não é nada prático no transito e na trilha.
Continue postanto fotos à medida que for mexendo no jeep

Um abraço

Marcelo.CJ5
26/01/2011, 11:03
Mais fotos:
Show de viatura hein!!!
Parabéns!!
Vou seguir acompanhando o tpc!!!

Duda Lopes
26/01/2011, 17:13
Elias,

Seja bem vindo ao forum e parabens pela viatura.:concordo:

[].

alexrs1610
26/01/2011, 22:44
Elias,
Parabens pela viatura!!! tambem tenho um "TrovãoAzul" ,porem é um Willys CJ5 1958 ...e em breve tambem colocarei um tópico contando a história e reforma dele...
Muito legal..nossos "jipes xaras"... rsrsrs ...

Abração e parabéns
Alex

eliasFerreira
26/01/2011, 23:29
Valeu Duda!! Acompanhei teus tópicos. Parabéns!

Alex, xará de jeep. Não demora pra colocar a história do teu Trovão Azul!

ZEQUINHA8100
27/01/2011, 18:59
Elias meus parabens pela viatura,e pelo jeito vc gosta das coisas bem original que bom que não sou so eu que gosto tudo original o meu é um cj5 1961 todo original e cada vez mais abraços

rossirr
27/01/2011, 21:38
Valeu Duda!! Acompanhei teus tópicos. Parabéns!

Alex, xará de jeep. Não demora pra colocar a história do teu Trovão Azul!

Elias parabens pela viatura e....PELAMORDEDEUS deixa ela original do jeito que tá. Cuide com trilhas, pq elas danificam um pouco o Jeep. Se gostar muito de trilha, compre um só pra esse uso. Vc tem uma relíquia nas mãos, com manual e tudo...

Parabens!!!!! Seu avô deve tar contente..rsrsrsrs

inaciocm
16/03/2011, 00:27
Opa, mais um "irmao" do Azulao....
hehehhe
Mas, me diz uma coisa: ele ainda é 6 cilindros ok, mas esta com 3 marchas ou 4?
Parabens pela compra!
:palmas:

Alexandre Souto
16/03/2011, 01:46
Legal hem cara, ter um Jeep que foi do vovô é muito especial, gostaria de ter o Landau e a Veraneio que foi do meu avô.... Mas.....

Parabéns pela ESPECIAL viatura !!!!!

Boa sorte com ele e NUNCA o VENDA!!!! (não preciso falar pq né?)

Estou acompanhando!

eliasFerreira
16/03/2011, 07:31
Opa, mais um "irmao" do Azulao....
hehehhe
Mas, me diz uma coisa: ele ainda é 6 cilindros ok, mas esta com 3 marchas ou 4?
Parabens pela compra!
:palmas:

É isso aí inacio! Mais um azulão na área!

Ele ainda é 6 cilindros, e com 3 marchas. A mecânica é toda original.

Valeu! :concordo:

eliasFerreira
16/03/2011, 07:43
Legal hem cara, ter um Jeep que foi do vovô é muito especial, gostaria de ter o Landau e a Veraneio que foi do meu avô.... Mas.....

Parabéns pela ESPECIAL viatura !!!!!

Boa sorte com ele e NUNCA o VENDA!!!! (não preciso falar pq né?)

Estou acompanhando!


Olha Alexandre, demorou, mas consegui realizar esse sonho.

Agora vou conseguir cuidar dele como ele merece. Vai ter muito esmero da minha parte.

E não vendo, de jeito nenhum.
Sábado de carnaval eu tava no mecânico dando um trato na máquina, e chegou um senhorzinho querendo comprar, oferecendo 28K...
:discordo:
Coitado, só passou vontade...

Aurélio
16/03/2011, 08:09
Opa.
Show de bola, Elias. :concordo:
Nesse estado de conservação, vale a pena mante-lo o mais original possível. Afinal, você tem história nas mãos.
Abs

eliasFerreira
16/03/2011, 08:25
Opa.
Show de bola, Elias. :concordo:
Nesse estado de conservação, vale a pena mante-lo o mais original possível. Afinal, você tem história nas mãos.
Abs

Cara, tenho dó até de instalar um santo antônio.
Não quero furar a lata.

Mas santo antônio é um item de segurança, não é? Por isso esse dilema...

Marcelo.CJ5
17/03/2011, 00:10
É isso aí inacio! Mais um azulão na área!

Ele ainda é 6 cilindros, e com 3 marchas. A mecânica é toda original.

Valeu! :concordo:
Realmente!
Bacana demais!!! :palmas:
O meu CJ5 também está com a mecânica original!
:concordo:
Espero assim preservá-lo.

eliasFerreira
02/04/2011, 20:47
Boa noite galera.

Essa semana o jeep vai pro eletricista pra refazer o chicote todo.
Acho que nunca foi refeito, então já passou da hora (quase 40 anos! :shock:).

Na Garra 4x4 eu comprei uma caixa de fusíveis, e 2 borrachas de onde o chicote passa do cofre do motor para o interior do jeep.
Também comprei 3 chaves que vão ser usadas para os 2 faróis de milha da frente, e um outro farol de ré. Essas eu comprei aqui na minha cidade mesmo.

E para não furar a lata na frente, eu mandei fazer um pequeno painel que vai aparafusado em baixo, onde também está preso o suporte do freio de mão.
Desenhei no AutoCAD. Vamos ver se o serralheiro faz certo.

Alguém tem alguma sugestão pra acrescentar no serviço?

Valeu!

inaciocm
06/04/2011, 00:43
Alguém tem alguma sugestão pra acrescentar no serviço?

Valeu!

Ja que vai fazer denovo, aproveita e coloca pisca alerta!
Acho que só...
:palmas:

eliasFerreira
06/04/2011, 07:48
Inácio, tá aí uma excelente sugestão!! :palmas:

Anotado!

Valeu!

eliasFerreira
14/07/2011, 11:26
O primeiro, e mais crítico passo está dado.

Digo crítico, por que a coisa tava feia mesmo. Eu andava com um olho na estrada e o outro no extintor (que por sinal estava vencido...).

Agora está tudo novo. Não tem nenhum fio velho e ainda conto com uma caixa de fuzíveis.

Deixei preparado dois pontos na frente pra colocar dois faróis de milha, e também um outro lá atrás para colocar o farol de milha para a ré. O que é muito útil à noite.
E seguindo a sugestão do Inácio também foi colocado o pisca alerta.
Para isso mandei fazer um painelzinho simples para as chaves on/off, com leds de indicação. Foi pensado e feito de modo que não fosse preciso furar a lata na frente.

Fiz o desenho no AutoCAD e levei pro serralheiro fazer igual. Seguem as fotos.

eliasFerreira
14/07/2011, 11:40
Agora como o painel ficou instalado.

A primeira e segunda chave são dos milhas frontais e o da ré, respectivamente. Indicados por leds verdes.
A chave da direita, indicada pelo led amarelo é o pisca alerta.

Na dobra de cima foi colocado uma fita de borracha de câmara de ar para que o painel não arranhe a lata, já que ele fica encostado.

Ficou simples e funcional.

eliasFerreira
14/07/2011, 11:42
Em breve, freio a disco dianteiro.

Marcelo.CJ5
15/07/2011, 13:41
Agora como o painel ficou instalado.

A primeira e segunda chave são dos milhas frontais e o da ré, respectivamente. Indicados por leds verdes.
A chave da direita, indicada pelo led amarelo é o pisca alerta.

Na dobra de cima foi colocado uma fita de borracha de câmara de ar para que o painel não arranhe a lata, já que ele fica encostado.

Ficou simples e funcional.

Bacana demais viu fi!!!
Vou copiar quando eu começar a reforma da parte elétrica do general...!!!
[ ]'s

eliasFerreira
31/07/2011, 18:40
Boa noite à todos.

Os freios a disco foram colocados no início do mês.

Comprei o kit completo na Gama 4x4.
Na instalação, os dois flexíveis que vieram eram curtos demais e foram trocados por outros maiores.
Quando a pinça foi colocada, ela ficou na frente da graxeta do munhão, então um furo novo para uma outra graxeta foi feito no lado oposto.
Agora os tubos não estão mais fixados no eixo, e sim no chassi. Uma conexão T divide para as rodas. O tubo que vai para a roda direta passa por baixo do radiador.

Seguem as fotos:

Marcelo.CJ5
02/08/2011, 11:00
Oh, bacana demais elias!
Eu reformei todo o sistema de freio traseiro do general, ficou bom demais! Tudo novo, inclusive tambores em aço forjado!!!

eliasFerreira
02/08/2011, 13:18
Valeu Marcelo.

Eu vi as fotos dos freios no seu Facebook. Não só as dos freios como também as da nova pintura.

Vale a pena o pessoal conferir.

eliasFerreira
02/08/2011, 13:24
Em tempo.

Quando estava colocando os freios a disco, o "mardito" francês entrou em ação...

"Jaques" tirou a roda fora, então por que não trocar os rolamentos que estão detonados?
Lá se vai mais dinheiro$$$$ embora: quatro rolamentos novos.

Por enquanto é isso...

Marcelo.CJ5
03/08/2011, 08:52
Em tempo.

Quando estava colocando os freios a disco, o "mardito" francês entrou em ação...

"Jaques" tirou a roda fora, então por que não trocar os rolamentos que estão detonados?
Lá se vai mais dinheiro$$$$ embora: quatro rolamentos novos.

Por enquanto é isso...

hehehehe kkkk
Também fui vítima do JAAAAAQUE... tirei as rodas fora pra arrumar os freios... 4 rolamentos novos! rsss kkk!!!

Mas brincadeiras a parte, dinheiro utilizado em segurança não é gasto, é investimento!

eliasFerreira
07/12/2011, 22:09
"Idéia de jerico!" - Nº 01 :semideia

Como o jeep não tem luz de ré, e muitas vezes faz falta de noite, na estrada, instalei um pequeno farol na traseira, lado direito.

Já era previsto quando refiz a parte elétrica.

324039

Esteticamente não ficou lá aquelas coisas... mas ficou funcional.

A carcaça é pra não sair voando na primeira bicuda, quando subirem lá atrás.

juleymar73
12/12/2011, 23:30
Boa noite à todos.

Os freios a disco foram colocados no início do mês.

Comprei o kit completo na Gama 4x4.
Na instalação, os dois flexíveis que vieram eram curtos demais e foram trocados por outros maiores.
Quando a pinça foi colocada, ela ficou na frente da graxeta do munhão, então um furo novo para uma outra graxeta foi feito no lado oposto.
Agora os tubos não estão mais fixados no eixo, e sim no chassi. Uma conexão T divide para as rodas. O tubo que vai para a roda direta passa por baixo do radiador.

Seguem as fotos:
Entao Elias , e essa a parte do freio a disco ne ! vc mencionou que comprou no GAMA ne ? eu vi os 3 kits deles vc comprou qual deles? foi facil de instalar ?

eliasFerreira
13/12/2011, 08:31
Juleymar,
comprei o kit completo com disco simples (não ventilado), que na época saiu por +/- 600 reais. Quanto à dificuldade, a graxeta do munhão teve que mudar de lugar por causa da pinça, os tubos agora estão fixados no chassi, e foi usado um flexível maior, que se eu não engano, foi o do fusca. De acordo com o mecânico, não foi difícil.

Agora o jeep freia bem melhor e está mais confiável, e tenho que fazer uma revisão no freio traseiro. Então acredito que fique ainda melhor.

Se precisar de mais informações e fotos, e só falar.

juleymar73
13/12/2011, 23:07
Oi Elias , eu vi la no site do GAMA , tem tres modelos diferentes mais nenhum e ventilado , sera que tem ele ventilado ?? valew pela dica , abraço.:)

eliasFerreira
14/12/2011, 08:36
Juleymar, dá uma olhada nesse: Freio Ventilado
(http://www.gama4x4.com.br/produto_mostra.asp?cat_descricao=Oportunidade%20da %20semana&subc_descricao=&prod_id=4817)É desse que vc quer?

juleymar73
14/12/2011, 23:14
AH ! e isso !! mais tem que usinar o cubo , vou ver com o torneiro se nao infraquece o cubo se usinar, esse kit e ate mais barato quer os outros que venden la , mais valew foi de grande ajuda , abraço.:cool:

eliasFerreira
24/06/2012, 21:31
Boa noite galera.

Depois de meses sem novidades, hoje tenho alguma coisa pra colocar aqui.

Apareceu a oportunidade de pegar 4 pneus novos por um ótimo preço.
São os pneus Sem Frontiera +, da Genius Tyres, na medida 195/75R16. Eles são pouca coisa maiores que os atuais militares, 600x16, e como não faço questão de pneus grandes, esses estão ótimos, mesmo por que a minha garagem é baixa.

Por enquanto é só, mas em breve terei mais novidades.

355177355178355179

eliasFerreira
05/07/2012, 22:51
Estou de férias desde o dia 2, e nada melhor pra começar a...

eliasFerreira
05/07/2012, 23:10
...Que já estava programada desde o começo do ano.

Desde terça desmontando o bixo.

Alguns parafusos travados que quebraram, ou só sairam no maçarico.
Outros tantos espalhados, e quero ver pra montar tudo de novo...

357611 357612 357613 357614 357615 357616 357617 357618

Engraçado que nunca tinha visto ele sem capota antes.

Em breve mais novidades.

eliasFerreira
13/07/2012, 17:39
Outras duas fotos, tiradas na quarta-feira.

358735 358736

eliasFerreira
13/07/2012, 17:44
E hoje chegaram os dois assoalhos dianteiros, da Iron Parts, comprados na Jipebras.

Posso dizer que as peças são muito bem feitas.

358737 358738 358739

Por enquanto é isso.

eliasFerreira
25/07/2012, 20:01
Tá saindo...

360834 360835 360836

eliasFerreira
17/08/2012, 19:33
Depois de uns dias sem fazer novas fotos, hoje fui no funileiro com a máquina pra registrar o andamento da empreitada;

Essas são das peças com fundo:
365217 365218 365219 365220 365221


Parede corta-fogo, e assoalho debaixo do caixote já finalizado, com o bate-pedra e o azul final:
365222 365223 365224 365225 365226


Infelizmente o azul das fotos é bem diferente do azul "ao vivo".
Essas duas abaixo são as que mais se aproximaram da cor real:
Sombra/Sol
365230 365231


O chassi foi pro mecânico, para tirar umas trincas e também pra fazer alguns reforços.

Por enquanto é isso aí.

hercilio.neto
17/08/2012, 19:46
Continuamos acompanhando a reforma.

tulliomf
17/08/2012, 22:37
Tá ficando muito bom! Parabéns!

eliasFerreira
21/08/2012, 14:37
Hoje dei uma passada rápida no funileiro pra ver o andamento da bagaça.

De diferente só o capô e os paralamas que estão com fundo.
Esse fundo é tão bonito que até deu vontade de deixar o jeep assim. É um azul fosco num tom muito, muito bonito.

365817 365818 365819 365820 365821

eliasFerreira
13/09/2012, 13:46
Só pra não ficar parado.

370242 370243 370244 370245 370246 370247

Bercan
14/09/2012, 08:47
Só pra não ficar parado.



Fala ai parceiro.... Parabéns pela sua viatura!!!!
Que azul é este? AZUL AQUÁRIO?

abraço!

eliasFerreira
14/09/2012, 09:31
Fala ai parceiro.... Parabéns pela sua viatura!!!!
Que azul é este? AZUL AQUÁRIO?

abraço!

Berçan, obrigado.

Este não é o azul aquário, e sim o Voodoo Blue, da Toyota FJ Cruiser.

Escolhi essa cor quando visitei a página da espetacular Toyota do Guiga Tostes.
Então, até aproveito essa deixa para agradecê-lo, pois ele foi muito gente fina em me passar o nome e o código dessa cor.

Abraço.

Bercan
14/09/2012, 13:39
Berçan, obrigado.

Este não é o azul aquário, e sim o Voodoo Blue, da Toyota FJ Cruiser.

Escolhi essa cor quando visitei a página da espetacular Toyota do Guiga Tostes.
Então, até aproveito essa deixa para agradecê-lo, pois ele foi muito gente fina em me passar o nome e o código dessa cor.

Abraço.


q nada parceiro, não tem pq agradecer!!!

Show... muito bacana esta cor....

abraço!

eliasFerreira
20/09/2012, 15:06
371406 371407 371408 371409 371410 371411

eliasFerreira
09/10/2012, 20:22
374478 374479 374480 374481
374482 374486 374491 374494

374495

eliasFerreira
30/11/2012, 13:08
O chassi veio do mecânico, que enrolou pra caramba, mas fêz um ótimo serviço.
Tinha umas 5 ou 6 trincas, e, também foi reaberto o furo da travessa dianteira, além de um reforço colocado na parte interna.

383232 383233 383234


A roda ficou excelente.

383235


O próximo passo é lavar o motor e o câmbio, pra colocar no chassi, e então começar a montagem.

Por enquanto é isso.

eliasFerreira
25/12/2012, 13:35
...sem fotos por causa da correria, o jeep está sendo montado.

Sábado passado colocamos o motor+câmbio na girafa, e os lavamos com limpa baú e querosene. E depois de bem limpo, o trem de força foi pra cima do chassi, com todos os calços novos.
Em seguida colocamos o caixote, os pára-lamas, a grade e o capô. Alinhamos mais ou menos, e tivemos que ir embora pois o funileiro tinha compromisso.

Bem, por enquanto é isso.

eliasFerreira
25/12/2012, 13:54
...um alternador de Tempra na espera de ser instalado.

386807 Com a polia original.

386808 Já com uma polia nova, igual à do alternador Wapsa.

386810

386809 Marca ZEN.

386811 Modelo 5303.


Inté.

eliasFerreira
28/12/2012, 10:59
Passei a tarde toda alinhando a carroceria, e não ficou 100%.
Pra mim, que sou perfeccionista, ficou uma merda, mas pro funileiro ficou bom.
As fotos do meu celular são uma merda, mas segue uma só pra mostrar como tá ficando.

387128

Agora de tarde volto lá pra colocar o capô, e terminar o alinhamento.


É isso, por enquanto...

eliasFerreira
13/06/2013, 13:27
Depois de 11 meses parado, o motor voltou a roncar!
Como é bom ouvir esse som novamente!!

Só não segurou a lenta por que, muito provavelmente, o carburador não esteja injetando direito. Aliás, não está, pq não está esguichando, e sim gotejando.

Vou tirá-lo, limpá-lo, e trocar os reparos.
Acredito que seja o pistãozinho. O couro deve ter esfarelado depois de todo esse tempo parado.

Simbora.... °lllll°

eliasFerreira
16/06/2013, 23:03
Hoje, passei a tarde limpando o carbura, e como eu pensava, o problema era o pistãozinho. Ele não estava ruim - estava muito bom, até - ele estava de alguma forma travado, então nem precisei trocá-lo. Só troquei as juntas, e fiz uma bela limpeza.

Coloquei no lugar, dei a partida, e o motor parecia embolado, e vazou muita gasolina.
Desliguei e fui procurar onde teria vazado, não achei.
Liguei de novo, e ele funcionou como um relógio! Sem vazar nada. Não entendi.

Não estava segurando a lenta, aí foi só regular a entrada de ar/mistura. Abri bem menos de 1/4, e ela estabilizou.

Vamo que vamo!

eliasFerreira
04/08/2013, 19:53
Ontem eu trouxe o jeep, finalmente!

Fui buscar no funileiro, após o almoço.
Deu um pouco de trabalho pra funcionar por que o giclê da lenta estava entupido com uma borra branca. Bem esquisito, pois o carbura foi muito bem limpado há um mês e meio.

Depois de instalar um cinto de segurança, já era hora de pegar estrada até em casa.

Quase sem freio, anoitecendo, um baita frio e sem capota, simbora porque o quê manda é a aventura!!

Essa foto meu irmão fêz enquanto eu batia uma água pra tirar a poeira.
O vidro está imundo, por que está cheio do whitelub que usamos pra colocar o vidro e aquela maldita borracha com macarrãozinho!!

tuna
05/08/2013, 10:20
Ontem eu trouxe o jeep, finalmente!

Fui buscar no funileiro, após o almoço.
Deu um pouco de trabalho pra funcionar por que o giclê da lenta estava entupido com uma borra branca. Bem esquisito, pois o carbura foi muito bem limpado há um mês e meio.

Depois de instalar um cinto de segurança, já era hora de pegar estrada até em casa.

Quase sem freio, anoitecendo, um baita frio e sem capota, simbora porque o quê manda é a aventura!!

Essa foto meu irmão fêz enquanto eu batia uma água pra tirar a poeira.
O vidro está imundo, por que está cheio do whitelub que usamos pra colocar o vidro e aquela maldita borracha com macarrãozinho!!


Rapaz!!!!!!! que coisa linda!!!!! depois dessa vou até ficar com vergonha de mostra o meu pronto aqui...:roll:

[]´s

eliasFerreira
05/08/2013, 20:40
Rapaz!!!!!!! que coisa linda!!!!! depois dessa vou até ficar com vergonha de mostra o meu pronto aqui...:roll:

[]´s

Valeu Tuna!

O próximo passo é a capota nova.
Estou na dúvida se pego a capota de 3, ou de 5 janelas.

tuna
06/08/2013, 13:39
Fixa ou conversível? se for conversível vá de atlantida...

[]´s

eliasFerreira
06/08/2013, 14:24
Fixa mesmo, pois não gosto das conversíveis.

Vou pegar da Pissoletro mesmo.
A de 5 janelas é mais bonita, e é a original de fábrica, mas a de 3 janelas é mais vedada.
Tô na dúvida. :pensativo:

tuna
06/08/2013, 14:42
Fixa mesmo, pois não gosto das conversíveis.

Vou pegar da Pissoletro mesmo.
A de 5 janelas é mais bonita, e é a original de fábrica, mas a de 3 janelas é mais vedada.
Tô na dúvida. :pensativo:

Eu tinha uma canyon de 3 janelas, fiz o seguinte, ali na coluna que fica ao lado dos bancos dianteiros, onde tem uma trave de metal que passa por dentro da capota, pedi pro tapeceiro cortar e costurar um velcro aí era só soltas as cintas traseiras e os velcros da janelinha do lado, enrolar e desencaixar no quadro, pronto ficava conversível, dá uma olhada, marquei onde foi o velcro, olha como ficava sem capota, feio bagaraio, mas divertido :mrgreen:

[]´s

eliasFerreira
07/08/2013, 09:48
Valeu Tuna, pela idéia. Bem bolado!

Que cor é a sua capota? Bege Iraque?

Bercan
21/08/2013, 10:16
Elias, ta de parabéns sua viatura. Andei olhando as fotos e vi que o seu tbm e um 73... irmão de ano e cor do meu CJ... Abraço!

tuna
21/08/2013, 10:24
Valeu Tuna, pela idéia. Bem bolado!

Que cor é a sua capota? Bege Iraque?

Elias, a três janelas da canyon era só bege :mrgreen:

A Atlantida é bege iraque (é mais afrescalada mesmo)rs

[]´s

eliasFerreira
21/08/2013, 10:31
Elias, ta de parabéns sua viatura. Andei olhando as fotos e vi que o seu tbm e um 73... irmão de ano e cor do meu CJ... Abraço!

Valeu Berçan!
Eu mudei o tom de azul, pois não me agradava o azul original.

eliasFerreira
21/08/2013, 10:36
Elias, a três janelas da canyon era só bege :mrgreen:

A Atlantida é bege iraque (é mais afrescalada mesmo)rs

[]´s

Então, tuna, gostaria de uma capota bege bem claro, mas não tem. Pelo menos a Pissoletro não tem, que é onde vou comprar. Eles têm cor gelo, que pelo que me explicaram é um cinza bem claro, que pra encardir deve ser uma beleza!
Então acho que vou de preta mesmo. Assim não tem erro.

tuna
21/08/2013, 10:46
Então, tuna, gostaria de uma capota bege bem claro, mas não tem. Pelo menos a Pissoletro não tem, que é onde vou comprar. Eles têm cor gelo, que pelo que me explicaram é um cinza bem claro, que pra encardir deve ser uma beleza!
Então acho que vou de preta mesmo. Assim não tem erro.

Elias , a Canyon tem bege, vi a venda na jipebras, é uma bela capota!

A vantagem da bege é que esquenta bem menos que a preta...
Quanto a cor de capota, acho que não tem problema não no meu antigo cj3-b eu tinha uma capota gringa (K-line) branca :shock:!!!!
e não encardia não, tá certo que não ficava um primor de limpeza, mas não encardia não...

Boa sorte na finalização aí :concordo:

[]´s

eliasFerreira
28/08/2013, 17:57
Chegou hoje!!

Ricardo Baldessar
28/08/2013, 18:30
Comprei uma capota modelo USA da Gaucha, chegou hj. Ela é semi conversivel, da p tirar a lona e baixar só a ferragem.
Achei o modelo bem bonito, só não sei se fazem bege.

vavarusso
31/08/2013, 07:04
Outras duas fotos, tiradas na quarta-feira.

358735 358736
Elias começamos juntos a reforma, pena que estou vendo seu tópico hoje. Beleza. Parabéns. E aqueles pneuzinhos couberem direitinho?

eliasFerreira
31/08/2013, 10:10
Elias começamos juntos a reforma, pena que estou vendo seu tópico hoje. Beleza. Parabéns. E aqueles pneuzinhos couberem direitinho?

Vavá, eu comprei outro jogo de rodas, só que ainda não terminei de reformá-las.
Mas acho que vai caber sim, pois comprei de um amigo que tem um Niva e ele rodava sem problemas.
Ele tem praticamente a mesma altura do pneu militar 6.00x16, porém, pouca coisa mais largo. São 195/75R16.

Abraço.

sportster
31/08/2013, 10:41
Parabéns Elias,
Dá gosto de ver essa reforma, o mais legal é que nunca saiu da família... Seu avô deve estar mto feliz e orgulhoso do neto que têm!

eliasFerreira
20/11/2013, 14:56
Parabéns Elias,
Dá gosto de ver essa reforma, o mais legal é que nunca saiu da família... Seu avô deve estar mto feliz e orgulhoso do neto que têm!

Desculpa a demora em responder.

Pois é, estou tentando cuidar como ele merece. Não é fácil, mas vale muito a pena.

Obrigado.

eliasFerreira
20/11/2013, 15:48
Diário de bordo...

Meu alternador e regulador de voltagem originais do jeep começaram a apresentar problemas. A lâmpada espia do alternador não apagava mais.
Há um ano comprei um alternador de Tempra, que estava guardado, só esperando a oportunidade de ser colocado.

Depois de retirar o alternador original, coloquei o do Tempra no lugar pra ver como seria a instalação.
Resolvi usar uma barra roscada passando pelos olhais e pelos suportes do alternador.
Decidi manter o mesmo diâmetro dos parafusos originais, que são de 3/8 pol., pra não ter que abrir os furos dos suportes, para caso um dia eu queira voltar o alternador original. Gosto de manter as características originais.
Um porém, é que o diâmetro dos olhais do alternador do Tempra é maior. Então pra isso eu tive que fazer duas pequenas buchas.
Depois de medidas as diferenças de diâmetro, pedi pra um amigo serralheiro me arrumar uma chapa de 1,5 mm de espessura, mas infelizmente não tinha. A que consegui tinha 1,2 mm, medida no paquímetro, então vai essa mesma.

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O comprimento das chapas é de aproximadamente 33 mm. A largura vai variar, porque os dois olhais têm larguras diferentes.
Usei um pedaço de barra de 3/8 lisa pra fazer as buchas na morsa.

440023 440024 440025 440026


Um dos olhais do alternador já tem uma grande bucha, que fazia com que o alternador ficasse muito à frente da posição necessária para que a polia ficasse alinhada.

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Tive que criar uma maneira de deixar essa bucha rente ao olhal. Fiz isso usando as próprias porcas e a barra de fixação, mais uma abraçadeira velha.
Basta apertar a porca da esquerda para empurrar a bucha pra dentro.

440029 440030


Bucha rente ao olhal.

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A barra roscada com a bucha que eu fiz, dentro do olhal.

440033


Depois de construídas as duas buchas, parti pra fixar o alternador no motor.

A polia do alternador ficou bem alinhada com as outras, mas pra isso precisei de um ajuste fino apertando uma das porcas de fixação.

440034


Vejam que apertando a porca (seta amarela), a bucha do olhal sai um pouco (seta verde), e não fica mais rente.
Isso vai variar de jeep pra jeep.

440037


Outro ajuste fino pode ser dado no pé do suporte. Pouca coisa, mas, no alinhamento da correia, conta muito.
E também aproveitei pra trocar os dois parafusos com as arruelas de pressão.

440038


As polias ficaram alinhadas, mas não deu pra aproveitar, o suporte fixador superior, por que ele ficou rente ao olhal, e mesmo que não ficasse, ao puxar o alternador pra esticar a correia ele não teria o tamanho necessário, e o diâmetro dos furos são muito diferentes.

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Continua...

eliasFerreira
20/11/2013, 15:56
Resolvi fabricar outro suporte pra fixação superior, então fui pro AutoCAD e desenhei a peça como imaginava.
Pedi no serralheiro uma pedaço de chapa de 1”1/4 de largura, por 3/16 de espessura. Cortei no tamanho de 7cm, calculado no “zóiômetro”.

Muita serrinha, lima e esmeril num fim de semana.

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Então, na segunda-feira, levei no torneiro pra fazer o furo oblongo, e outro de 7/16, que é o diâmetro do olhal superior do alternador.

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Peça pronta, com os parafusos de 5/16, e 7/16, com porcas parlock pra não soltar nunca.

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Alternador fixado, e correia esticada.

440050 440051


Aproveitei e troquei a correia.
A antiga está meio esgarçada, mas ainda está muito boa, então vai ficar no carro pra qualquer emergência.

440052 440053


Continua...

eliasFerreira
20/11/2013, 16:03
A elétrica

As novas ligações elétricas ficaram assim:

440055


Originalmente o fio da lâmpada espia vai do painel até o regulador externo. Porém agora ele vai até o alternador/regulador interno, então fiz uma extensão desse cabo.

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Foi girar a chave, e o motor funcionar.

eliasFerreira
20/11/2013, 16:07
Dentre as várias postagens que pesquisei pra fazer a minha instalação/adaptação, a principal foi a do Jacimar.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/104722-instalacao-do-alternador-bosch-n1-no-bf161.html

Valeu! :concordo:

inaciocm
20/11/2013, 16:14
Elias, parabéns cara, tutorial perfeito pra quem quer fazer este up!
:palmas:

eliasFerreira
23/11/2013, 00:06
Elias, parabéns cara, tutorial perfeito pra quem quer fazer este up!
:palmas:

Valeu, Inácio!

Devagar vou colocando as novidades.

eliasFerreira
23/11/2013, 00:30
Diário de bordo...

Durante a instalação do alternador, precisei tirar a chapa protetora do distribuidor para poder regular o alinhamento da polia e dar um bom aperto na fixação.

Como ela já estava fora, e a parte de baixo da chapa estava um pouco enferrujada, resolvi lixar e pintar.
Uma reforma mais completa nessa peça vai ficar prum futuro.

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hercilio.neto
23/11/2013, 23:49
Elias, parabéns.
A manutenção do Willys exige criatividade nas adaptações e quando bem executado os resultados são duradouros.

eliasFerreira
25/11/2013, 07:40
Elias, parabéns.
A manutenção do Willys exige criatividade nas adaptações e quando bem executado os resultados são duradouros.

Pois é, Hercílio, agente faz o que está ao alcance.

Obrigado.

eliasFerreira
15/12/2013, 18:15
Tempo livre no final de semana.

Fui pra baixo do jeep pra observar de onde vêm os vazamentos do câmbio e da CT, daí vi que estavam faltando alguns parafusos de fixação da tampa da embreagem.
Comprei os parafusos faltantes, aproveitei e retirei pra dar um trato.

Depois de lavada, lixada e pintada ficou assim:

443494 443495 443496 443497

inaciocm
16/12/2013, 15:15
Elias, se eu for tirar todo vazamento que tem embaixo do meu jeep, fico por lá bem umas duas semanas...
kkkk
O serviço ficou bom! Utilizou o que, spray? Passou removedor ou só lixou mesmo?

eliasFerreira
17/12/2013, 08:34
Elias, se eu for tirar todo vazamento que tem embaixo do meu jeep, fico por lá bem umas duas semanas...
kkkk
O serviço ficou bom! Utilizou o que, spray? Passou removedor ou só lixou mesmo?

Inácio, usei um disco de escova de aço na furadeira pra "lixar".
Pro fundo, usei o Premium Primer Rápido Cinza, da Colorgin, e esperei secar um dia, quase dois. 2 demãos.
E o vermelho foi o Colorgin Decor Spray, mas esse eu esperei secar mais de 2 dias, pra tinta fixar pra valer. 3 demãos.

É isso ae.

ROBERTO SCHOLLER
17/12/2013, 09:07
Tempo livre no final de semana.

Fui pra baixo do jeep pra observar de onde vêm os vazamentos do câmbio e da CT, daí vi que estavam faltando alguns parafusos de fixação da tampa da embreagem.
Comprei os parafusos faltantes, aproveitei e retirei pra dar um trato.

Depois de lavada, lixada e pintada ficou assim:

443494 443495 443496 443497




Que capricho!!!

Parabéns!!! :palmas:

acompanhando...

abraço.

eliasFerreira
28/02/2014, 08:45
Pro carnaval:
- Capota zero bala.
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- Outro jogo de rodas, reformadas.
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Depois coloco fotos de tudo instalado.
As fotos são ruins, pois são de celular.

eliasFerreira
02/03/2014, 17:49
Finalmente os pneus que estavam guardados viram a luz do dia!!

Pneus montados e colocados no jeep.

453313


Logo, logo instalo a capota.

juleymar73
05/03/2014, 02:37
Elias , eu gosto muinto do jeep mais original, ve se não muda muda muinto essa maravilha da engenharia 4x4 ai não ein rsrsrs
abraços .

eliasFerreira
06/03/2014, 07:36
Elias , eu gosto muinto do jeep mais original, ve se não muda muda muinto essa maravilha da engenharia 4x4 ai não ein rsrsrs
abraços .

Pois é Juleymar, também gosto dele original, mas a tentação de mudar umas coisinhas é bem grande. Pretendo fazer um meio termo.

As rodas originais estão guardadas.
Essa aí cinza escuro é um outro jogo de rodas que montei.

É isso aê!

vavarusso
14/03/2014, 14:32
Muito bom o trabalho. Depois vou ler todas as páginas.
Valeu amigo Elias.

ROBERTO SCHOLLER
15/03/2014, 21:49
Ficou muito legal :palmas:

Parabéns!!!

abraco e acompanhando.

tuna
03/02/2016, 08:27
Cadê atualização disso aqui?

[]´s

Lauro Paiva
03/02/2016, 09:04
Batendo ponto e esperando as novidades!!!!!!:pipoca:

reslima
03/02/2016, 09:32
Só agora vi seu tópico Elias. Ta lindão o CJ, curti demais o visual dele como tá, já te falei isso.
Atualiza aí!
Abraço.



453313

eliasFerreira
04/02/2016, 15:47
Em breve...
:concordo:

Lauro Paiva
10/02/2016, 15:16
em breve...
:concordo:

no aguardo e em qap!!!!!!

alexrs1610
10/02/2016, 20:32
Ola Elias,
No aguardo da atualização também, posta aí as ultimas do "jeep xara do meu ex-jeep"...:mrgreen:
Abs