PDA

Ver Versão Completa : Ronco na tcase na desaceleração.



Ulisses N. Ribeiro
23/01/2011, 01:58
Amigos mais uma vez preciso da ajuda de vcs, hoje notei um ronco forte toda vez que solto o acelerador, e contínuo estando rodando desengatado, o que pode ser?? Quando acelero o ronco pára. Na dúvida troquei o oleo da tcase e do cambio, mas o ronco continua, o que pode ser??:parede::parede::parede:( Procurei em vários tópicos e não encontrei nada sobre o assunto ).
[ ],s a todos

Rodrigo Baratti
24/01/2011, 14:36
Amigos mais uma vez preciso da ajuda de vcs, hoje notei um ronco forte toda vez que solto o acelerador, e contínuo estando rodando desengatado, o que pode ser?? Quando acelero o ronco pára. Na dúvida troquei o oleo da tcase e do cambio, mas o ronco continua, o que pode ser??:parede::parede::parede:( Procurei em vários tópicos e não encontrei nada sobre o assunto ).
[ ],s a todos

Será que pode ser coroa e pinhão?!:pensativo:

[]'s

Flaibam
24/01/2011, 20:23
Amigos mais uma vez preciso da ajuda de vcs, hoje notei um ronco forte toda vez que solto o acelerador, e contínuo estando rodando desengatado, o que pode ser?? Quando acelero o ronco pára. Na dúvida troquei o oleo da tcase e do cambio, mas o ronco continua, o que pode ser??:parede::parede::parede:( Procurei em vários tópicos e não encontrei nada sobre o assunto ).
[ ],s a todos

Ulisses, as caixas originais usam roletes no lugar de rolamentos. Naturalmente eles fazem barulho e tendem a fazer mais com o desgaste ao longo dos anos. Se for abrir pra ver o que é, mesmo que não sejam os roletes, já compensa trocar para reduzir o barulho. Caso os roletes tenham riscado o eixo entalhado, vai trocar o eixo também. Bom, é apenas uma das possibilidades, acredito que seja a mais comum pelo barulho que está fazendo.

reslima
24/01/2011, 21:14
Pino chorão da reduzida... Leia o tópico abaixo...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=25773
Abraço...

Ulisses N. Ribeiro
24/01/2011, 21:20
Rodrigo

Acredito q não, pois o ronco está bem na altura da Tcase.

Flaibam

O estranho é q notei q o ronco começou de uma hora pra outra, ou seja na penultima vez q andei ñ estava roncando, pensei mesmo em dar uma geral no sistema mas ñ conheço ninguém por aki pra fazer este serviço, alguem saberia me indicar.

[ ],s a todos

Ulisses N. Ribeiro
24/01/2011, 21:26
Reslima

Li este tôpico, mas pelo q entendi nos depoimentos, não ronca na desaleração, tem certeza de q é pino chorão mesmo??

[],s

reslima
24/01/2011, 21:37
Ulisses, certeza não tenho, mas acho ser o mais provável...
O lance é vc desmontar a reduzida e verificar rolamentos, roletes, etc... ah, verifica o pino chorão tbem! costuma dar um "câncer" nele, no lugar da pista dos roletes...
Abs...

Ulisses N. Ribeiro
24/01/2011, 21:48
Reslima, valeu pela dica, pensei em fazer isso mesmo porém preciso achar alguém por aki confiável para a execução do serviço, de qualquer forma obrigado pela orientação. [ ],s

Rodrigo Baratti
25/01/2011, 00:25
Converse com o Skull Crusher aqui do Fórum que ele faz esse serviço.

[]

Flaibam
25/01/2011, 11:29
...
Flaibam
O estranho é q notei q o ronco começou de uma hora pra outra, ou seja na penultima vez q andei ñ estava roncando, pensei mesmo em dar uma geral no sistema mas ñ conheço ninguém por aki pra fazer este serviço, alguem saberia me indicar.

O barulho tem que começar um dia, e ele não escolhe hora e local, rs, é assim mesmo. Não conheço ninguém de São Paulo para indicar. Mas já pede para quem abrir, para trocar o pino chorão antigo pelo moderno, com rolamentos. Barulho sempre vai fazer, mas reduz bastante.

Fabiano Willys CJ5 1959
25/01/2011, 14:25
ALL !!!

Logo depois que comprei meu jipe, me deparei com um ruído que começou após algum tempo de utilização.

O ruído ocorria em duas situações:
- quando esticava a 3ª marcha e deixava o jipe em ponto morto em reta ou descida ( estalos na mesma proporção da velocidade ou seja, em função do giro do cardã );
- quando em 3ª marcha, tirava o pé do acelerador e deixava no motor ( ruido com solavancos );

Fui fazer a inspeção e encontrei a cruzeta do cardã traseiro desgastada. Foi trocá-la e acabou o ruído.
O ruido não era percebido anteriormente porque deveria haver graxa e como eu não engraxei a mesma foi consumida com o tempo e aí o ruido apareceu.

Se ainda não fez, faça um teste lubrificando as cruzetas com engraxadeira, quem sabe pode ser isto.

T+

Ulisses N. Ribeiro
25/01/2011, 19:05
Fabiano

Vou tentar este recurso, quem sabe não dá resultado. Desde que eu tenho o Jeep que deve fazer uns 4 anos nunca engraxei estas partes, pode ser que seja isto mesmo, depois posto aqui o resultado, agora botando a cabeça para lembrar antigamente as vezes quando o jeep dava uma engasgada em primeira a qual resultava num solavanco fazia uma barulho que parecia a batida de um sino vindo desta area, mas parou e nunca mais fez,.....mistério!!!!
Inté,..

Ulisses N. Ribeiro
02/02/2011, 22:49
Amigos, hoje levei o Jeep em um posto q faz o engraxamento de suspensão, pedi para lavar completo e colocar graxa em tudo q era bico q tivesse na parte de baixo, eixos, cruzetas, cardãs, caixa de direção e onde tivesse mais, e não é q o Fabiano acertou?? O ronco parou e a viatura ficou até mais macia, esse forum realmente ajuda nos a resolver as nossas pendengas, valeu,....

[ ],s a todos,....

Rodrigo Baratti
03/02/2011, 10:06
Que bom que resolveu de maneira simples.:concordo:

Mas manter todo conjunto lubrificado é o minimo. :parede:
Olhe o que ocorreu com o Fabiano que precisou trocar a cruzeta!

[]'s e põe graxa em tudo!

alexandre.jeronimo
03/02/2011, 10:33
Pessoal, Bom dia!

Me deparei com uma situação parecida ontem à tardinha! Meu pai me chamou dizendo que estava com um barulho ruim na reduzida, ligamos a 4x4 e começava um barulho de engrenagens como se não houvesse óleo na caixa (somente na 4x4). Hoje pela manhã fui levar a minha guria em casa e como o meu jeep ta na oficina peguei o jeep do véio, no meio do caminho eu estava a uns 50 km/h e ouço um barulho e uma faiscada embaixo do assoalho, paro o jeep e vejo que a luva caiu e a cruzeta viro em nada. Levantei o cardan e vim embora, quando cheguei em casa fui analisar o estrago e notei que o cardan estava com a ponta (espiga) gasta, aí experimentei ligar a reduzida e dar uma volta... O ruído parou!

Fim da história, achamos que o problema era na sobre-caixa quando na verdade era apenas a espiga do cardan gasta, comprei uma e larguei o cardan no torneiro para fazer e pronto.

PS.: Consegui ver o que era graças ao esquecimento do meu pai de não desligar as rodas livres! rsrsrsrsrs

Impressionante como "Jeep" é uma caixinha de surpresas pois qualquer um "mexânico" que ouvisse podia jurar que era barulho de engrenagens!! rsrsrsrs

Achei interessante comentar o fato pois talvez algum amigo passe pelo mesmo!

Abraço à todos! :concordo:

Rodrigo Baratti
03/02/2011, 12:35
Pessoal, Bom dia!

Me deparei com uma situação parecida ontem à tardinha! Meu pai me chamou dizendo que estava com um barulho ruim na reduzida, ligamos a 4x4 e começava um barulho de engrenagens como se não houvesse óleo na caixa (somente na 4x4). Hoje pela manhã fui levar a minha guria em casa e como o meu jeep ta na oficina peguei o jeep do véio, no meio do caminho eu estava a uns 50 km/h e ouço um barulho e uma faiscada embaixo do assoalho, paro o jeep e vejo que a luva caiu e a cruzeta viro em nada. Levantei o cardan e vim embora, quando cheguei em casa fui analisar o estrago e notei que o cardan estava com a ponta (espiga) gasta, aí experimentei ligar a reduzida e dar uma volta... O ruído parou!

Fim da história, achamos que o problema era na sobre-caixa quando na verdade era apenas a espiga do cardan gasta, comprei uma e larguei o cardan no torneiro para fazer e pronto.

PS.: Consegui ver o que era graças ao esquecimento do meu pai de não desligar as rodas livres! rsrsrsrsrs

Impressionante como "Jeep" é uma caixinha de surpresas pois qualquer um "mexânico" que ouvisse podia jurar que era barulho de engrenagens!! rsrsrsrs

Achei interessante comentar o fato pois talvez algum amigo passe pelo mesmo!

Abraço à todos! :concordo:

Olha o perigo! :shock:

Se o cardan pega de bico e crava no asfalto o prejuizo poderia ser grande além do risco de acidente sério como um capotamento.

MANUTENÇÃO PREVENTIVA É IMPORTANTE

Rogério Barthy
03/02/2011, 12:55
Quando peguei minha viatura, a direção era dura e difícil virar e desvirar a direção e eu como nunca tinha dirigido um Jeep e o mesmo chegou de plataforma, andei alguns dias com ele pelo bairro e a direção dura !!!! Fui ao posto e mandei dar uma lavagem geral com colocação de graxa e quando ví que o carro estava seco (sem graxa em nada) e o lavador colocou uns 4 min. de graxa em cada munhão e lubrificou as ponteiras e após ele gastar quase um balde de graxa, o aviso de que não mais faria o serviço para mim, já que o preço pago não cobriria nem os custos da graxa, quanto mais os do solupan, shampu, mamona, água e etc... quando voltei com o Jeep, outro veículo completamente diferente, a direção voltando sozinha, sem barulhos, macio, ágil.
Manutenção e zelo pela viatura é primordial para a segurança e tranquilidade.
Rogério

Robertux
12/04/2011, 10:50
Então, tinha um único posto de combustíveis aqui em Piracicaba que ainda tinha daqueles elevadores que erguiam a viatura lá no alto. Esse posto era especializado na lavagem de caminhões e os funcionários realmente sabiam como cuidar dos veículos, lavavam bem o chassi, pulverizavam com óleo de mamona, engraxavam com engraxadeira a ar, com bastante pressão, enfim o jeep saia de lá como novo, mas infelizmente foram obrigados a fechar o lavador por "problemas com o meio ambiente" as exigências das autoridades sanitárias foram tantas para que eles pudessem continuar funcionando que eles fecharam o lavador para reforma e adequação à legislação há mais de um ano e ainda não começaram as obras. O custo da reforma exigida é impagável. O serviço de lavagem não pagaria os custos da reforma nunca.
Agora resta somente os lava rápidos, que torcem o nariz cada vez que chegamos com os jeeps sujos após uma trilha e cobram quase o preço do jeep para lavá-los, engraxar então nem pensar, eles nem sabem o que é engraxadeira, automovel novo não usa isso e nem podemos lavar o jeep na rua, em frente de casa, porque também é proibido, sujeito à multa.

Treme Terra
12/04/2011, 11:42
Então, tinha um único posto de combustíveis aqui em Piracicaba que ainda tinha daqueles elevadores que erguiam a viatura lá no alto. Esse posto era especializado na lavagem de caminhões e os funcionários realmente sabiam como cuidar dos veículos, lavavam bem o chassi, pulverizavam com óleo de mamona, engraxavam com engraxadeira a ar, com bastante pressão, enfim o jeep saia de lá como novo, mas infelizmente foram obrigados a fechar o lavador por "problemas com o meio ambiente" as exigências das autoridades sanitárias foram tantas para que eles pudessem continuar funcionando que eles fecharam o lavador para reforma e adequação à legislação há mais de um ano e ainda não começaram as obras. O custo da reforma exigida é impagável. O serviço de lavagem não pagaria os custos da reforma nunca.
Agora resta somente os lava rápidos, que torcem o nariz cada vez que chegamos com os jeeps sujos após uma trilha e cobram quase o preço do jeep para lavá-los, engraxar então nem pensar, eles nem sabem o que é engraxadeira, automovel novo não usa isso e nem podemos lavar o jeep na rua, em frente de casa, porque também é proibido, sujeito à multa.

Prezado Roberto,

Felizmente as normas ambientais e da vigilancia sanitaria são durissimas, mas pense o seguinte: "E se elas não existissem" em que mundo (Brasil) estariamos vivendo, e o que vai sobrar para nossos filhos e netos. Como jipeiro, tento fazer a minha parte, afinal nosso campo de diversão é a natureza.

Um grande abraço.

Robertux
12/04/2011, 16:14
Concordo com você, eu também sou

Robertux
12/04/2011, 22:59
A mensagem anterior saiu truncada, nem me lembro mais o que eu havia escrito, mas acho que era algo do tipo, condordo com você que a natureza deva ser preservada, afinal o que eu gosto no jeep nem é tanto a aventura e desafio das trilhas mas o contato com a natureza, mas nossas autoridades deveriam se preocupar menos com picuínhas, afinal os veículos continuam sendo lavados e a sujeira continua indo pro esgoto, que alias, é obrigação do poder público tratar, e se preocupar mais com o que realmente interessa que é a presevação das florestas e matas ciliares que conservam nossas nascentes.
Nossas matas estão sendo devastadas e nossas nascentes secando, em breve estaremos sem água não porque gastamos lavando carro mas porque nossas fontes foram transformadas em deserto pela ganância dos madeireiros e produtores rurais que mais e mais devastam nossas matas para aumentar indiscriminadamente as áreas plantadas e o descaso das autoridades.
Eu não acho que não devam ser tomadas medidas de preservação da natureza, eu sou contra medidas idiotas, como aquela propaganda que circulou, graças a Deus por apenas alguns dias, que dizia que uma descarga de privada podia consumir até 30 L. de água, o que eles queriam dizer com isso, que deveríamos deixar acumular toda a sujeira do dia e dar só uma descarga por dia nas privadas eu eles estavam querendo nos proibir de cagar?