Ver Versão Completa : jeep passarinhando
fernandão
27/04/2005, 13:29
pessoal estou com um problema serio na viatura não consigo fazer elar para de passarinhar e olha que tudo é novo molas jumelos terminais de direção já fiz o alinhamento e balanceamento a viatura esta com o
os pneus 235 80 x16 rodas novas e direçao hidarulica do santana
já troquei a mesma tentando achar o problema mas até agora nada então resolvi postar o problema aqui pra ver se alguem me ajuda nesse problema !! :D
[]´s esperando uma luz :idea:
Luiz Gustavo Mayr
27/04/2005, 13:45
Caro,
não entendo muito muito, mas passarinhando vc quer dizer que a direção tá meio com folga? O jeep fica sambando na pista?/
Sei não, mas meu jeep passarinhava pra caramba, depois que coloquei direção hidraulica do opala acabou os problemas...
Aguarde opinioes dos realmente intendidos...
Ronaldo B.
27/04/2005, 15:41
Fernando,
Esse problema pode ter várias causas. Você disse que trocou molas, terminais, jumelos, etc.. mas me diz uma coisa, como está instalada a caixa de direção no seu jeep ??? Qual sistema de barras que estão conectando a caixa às rodas ??? Em que situação você percebe o defeito, por exemplo andando mesmo no asfalto liso ou quando tem alguma ondulação no piso ??? Dependendo de como foi instalada a caixa, o que pode estar ocorrendo é que ao pegar uma ondulação no piso, os feixes de molas dianteiros trabalham "subindo e descendo" o que pode estar fazendo com que esse movimento seja transferido para a caixa através do movimentos das barras de direção, aí você pensa que as rodas estão "soltas" quando na verdade as rodas continuam retas, mas prá corrigir a falsa sensação de movimento das rodas vcoê vira o volante e aí sim você interfere na diração do jeep, não sei se fui claro, mas se você estiver usando uma barra ligando as duas rodas e uma barra menor ligando uma das rodas a caixa diretamente, pode estar aí o "defeito" que nesse caso é quase uma característica dependo como a caixa foi adaptada, por isso perguntei como foi feita a adaptação.
[]´s
fernandão
27/04/2005, 16:11
Ronaldo
a caixa está instalada assim uma barra liga as duas rodas e outra barra liga a cx direção a 1 suporte feito em cima dos munhão o que eu esqueci de falar que eu coloquei tambem o Kit fes no carro e mewsmo antes da intalação ele já apresentava esse defeito
[]´s
Fabio Cortez
27/04/2005, 16:32
Boa tarde,
Esse passarinhar num quer dizer que você está ouvindo um rangido vindo das Rodas? Se for, tem vários tópicos falando desse problema.
sds
milton Maraba
27/04/2005, 16:49
Ola pessoal
eu ando muito em uma bandeirante 92 quando ela passa em alguma inregularidade, pode ser em asfalto ela tende a sair para o lado oposto,
quando faz isso as vezes e os terminais, mas quase senpre e folga no eixo central (que liga a barra de direção com a caixa de direção) que no caso da toyota são tres barras. uma liga a caixa de direçao a um braço proximo ao parachoque, uma segunda sai deste mesmo ponto ate um terminal duplo, e outra liga uma roda a outra.
Não sei se e o caso do fernando, mas confira se e terminais ou fouga no eixo.
Abraços
fernandão
27/04/2005, 16:50
nao fabio
passarinhar quer dizer que o carro fica com a frente boba indo da esquerda para a direita :wink:
[] ´s :mrgreen:
Thiago Serpa
27/04/2005, 17:02
Não seria o maldito Shimy? Meu jeep tem isso acima dos 60 km/h... se passou num buraco (às vezes até no asfalto liso) ele começa a tremer e fica incontrolável... Tem que meter o pezão no freio pra parar... Minha última tentativa antes de levar no alinhador de chassis é trocar os penus (um deles ta deformado)...
à proposito, o Pingo tem direção do santana, com uma barra de ponta a ponta e uma menor ligando à roda esquerda e passa muito as irregularidades do piso. Pretendo colocar um amortecedor de direção pra ver se melhora, mas antes quero resolver o Shimy...
Eduardo Velo
27/04/2005, 17:17
Shimmy e passarinhada são diferentes .
Shimmy vc freia e desacelera pára , passarinhada é qdo se tenta corrigir e ele vai um pouco mais (pra dir. por ex. ) ae puxa pro outro lado e vai um mais e assim vai , num zig zaga constante ...
Pode ser :
Rolamento de munhão muito preso ou com muita folga , falta de amort. de dir. , cjto de molas solto ou folga nas buchas , desalinhamento , folga excessiva na cx de dir. ou em alguma cruzeta da barra , pitmam com folga , folga nos terminais , folga exc. no rol. de roda .
Tem casos que mesmo terminais novos apresentam folga , tem que verificar tudo ...
Peça pra alguém mexer na direção e acompanhe as folgas desde a primeira cruzeta até o ultimo terminal ...
[]s...
Ronaldo B.
27/04/2005, 20:18
Fernando,
Dá uma lida nesses dois tópicos abaixo que vão ajudar bastante, acho que a solução do seu problema pode estar aí :
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=92&highlight=bumpsteer
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=1024&highlight=bumpsteer
[]´s
Sergio Rocha
27/04/2005, 20:28
fernando
Dá uma checada na convergencia.Essa barra q liga o munhão a caixa está muito inclinada ? Essa barra sai do munhão do lado direito ? Checa o aperto dos jumelos dianteiros e do ponto fixo do feixe.
[]'
cristiano
28/04/2005, 07:45
No meu caso eu tinha uma folga no embuchamento do braço auxiliar da direção... na última passagem na oficina aproveitei e troquei todos os terminais de direção...
Agora, passarinhar é um termo novo, botem no glossário do 4x4Brasil. :D :D
Gustavo Sieplin Júnior
28/04/2005, 09:30
Ola colega espero poder ajudar.
Tive o mesmo problema com o meu Jeep, que tambem esta equipado com direção do VW, não conseguia manter o mesmo na pista.
Primeiramente veja nos topicos do forum o modeo correto de instalação da direção do VW.
O problema do meu Jeep, estava, no braço que sai da caixa de direção e vai até o munhão.
Consulte o topico indicado acima, e veja se a instalação esta feita de forma recomendada, se não tiver fassa as alterações que é batata, o Jeep tera outra estabilidade de dirigibilidade.
Qualquer dúvida entre em contato.
Gustavo Sieplin Júnior
Sergio Rocha
28/04/2005, 13:38
Não é novo não.É mais velho do que vc. :wink:
fernandão
28/04/2005, 13:49
passarinhar é= a Bumpsteer por isso nao achei nada na pesquisa :oops:
Bom pessoal levei aviatura hoje num mecanico pra tentar resolver e passei pra ele tudo que vcs me disseram como possiveis problemas
caro Sergio vou tentar trocr a barra quye sai da direçao invertendo ela pro lado
mais comprido e dai se solucionar o problema eu te passo :wink:
[]´s e epero que que nao precise de uma gaiola pra prender o tal passarinho
Sergio Rocha
28/04/2005, 14:00
passarinhar é= a Bumpsteer por isso nao achei nada na pesquisa :oops:
Bom pessoal levei aviatura hoje num mecanico pra tentar resolver e passei pra ele tudo que vcs me disseram como possiveis problemas
caro Sergio vou tentar trocr a barra quye sai da direçao invertendo ela pro lado
mais comprido e dai se solucionar o problema eu te passo :wink:
[]´s e epero que que nao precise de uma gaiola pra prender o tal passarinho
Meu amigo grande chance de ser a barra.Coloque ela do lado mais longe.
Taí a gaiola pra prender o passarinho :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
cristiano
28/04/2005, 18:22
Ahh... Bumpsteer eu já ouvi falar...
Sergio Rocha
28/04/2005, 19:32
Ahh... Bumpsteer eu já ouvi falar...
Experimenta dizer prum mecanico q seu carro está com problema de bumpsteer. :lol: :lol: :lol: :lol:
Agora se disser q ele está passarinhando grande chance dele saber o q é. :wink:
olha que tudo é novo molas jumelos terminais de direção já fiz o alinhamento e balanceamento a viatura esta com o
os pneus 235 80 x16 rodas novas e direçao hidarulica do santana
já troquei a mesma tentando achar o problema mas até agora nada
:D Fala Fernando!!!
:D Pra começar... Que jumelo vc instalou? Originais ou aqueles jumelões? Se tem jumelões, é preciso compensar com calços tipo cunha, entre o feixe e o eixo... Vc tem uma barra de apoio pra essa direção?
Ah sim, como o Eduardo disse, os rolamentos dos munhões fazem isso também...
[]'s
fernandão
30/04/2005, 12:59
:lol: fala Giovani
Barra de apoio para direção eu não tenho :oops:
agora quanto ao munhão está com rolamentos novos e bem regulado :wink:
possivelmente segunda feira eu já teste a viatura com as novas configurações
na barra vamos ver que bicho dá agora :mrgreen:
[]´s com a arapuca armada :twisted:
leopoldo
26/10/2005, 18:47
Que tal acertar a CONVERGÊNCIA?
RicardoM
20/12/2013, 08:58
Bom dia senhores,
Como ficou o desfeche desse problema?
Estou com um problema semelhante.
Paulo Macedo Junior
25/12/2013, 19:00
Comprei um jeep 1974 com pneus aro 15 fronteira ("super fronteira"?). Tem direção vw e parece que esta meio passarinhando, ou seja, andando na cidade parece que vai meio em zigue zague. O movimento não é so na frente , mas atinge a vtr inteira. Não tem barra panhard. Será isso ou tem a ver com a nova direção? Qual a melhor calibragem para esses pneus, na cidade?
Robertux
26/12/2013, 11:08
cristiano, esse termo eu ouvia muito quando era criança, lá na década de 60, de lá para cá ele tem caído em desuso principalmente nos grandes centros, talvez por isso você nunca tenha ouvido. Lá pelo interior ainda é comum ouvir e significa folga na direção, "dançando" de um lado para o outro na pista.
O meu está com esse mesmo problema. Uso a direção original e já revisei tudo, os munhões, a suspensão, todos os terminais, a bucha do braço pitman central. Falta apenas a caixa de direção que estava revisada quando comprei o Jeep. Vou revisar novamente. Estava pensando em instalar a direção VW do Gol, mas com essa informação vou repensar.
Abraço
Roberto
andreaccorsi
08/03/2014, 18:00
Boa tarde a todos, estou a 10 meses com meu cj5, meu primeiro e tão sonhado jeep e acho q ele ta com esse tal passarinho tb, qdo esta a uns 60 km/h e tropessa em qualquer irregularidade, a frente começa a sacudir, tendo que quase parar, ergui a frente dele , de anormal percebi um desgaste no parafuso inferior que prende os amortecedores dando uma pequena folga, vou tentar enviar fotos para analize de vcs experientes...
Boa tarde a todos, estou a 10 meses com meu cj5, meu primeiro e tão sonhado jeep e acho q ele ta com esse tal passarinho tb, qdo esta a uns 60 km/h e tropessa em qualquer irregularidade, a frente começa a sacudir, tendo que quase parar, ergui a frente dele , de anormal percebi um desgaste no parafuso inferior que prende os amortecedores dando uma pequena folga, vou tentar enviar fotos para analize de vcs experientes...
Mande as fotos pra gente analisar melhor.
Tem que ver como estão as buchas de amortecedor e de jumelos
Também tem que dá uma verificada nos terminais de direçao( Voce ainda usa direcao original?)
Tem que revisar os rolamentos de shime dos munhões
Convergencia das rodas
e também voce pode ter alterado o ângulo caster com essa levantada que fez na frente.(como foi feito isso?)
ABS....
Marcio Rossetto
08/03/2014, 19:04
Como o Linsmar disse , amigo , isso chama-se Shimy , ele é provocado pela folga lateral do chassi em relação ao eixo .
Tudo começa dessa forma, checando os problemas de desgaste . Mesmo assim , como no meu caso , que tenho pneus enormes 36 " só resolvi o Shimy fazendo uma barra Panhard .
Mande as fotos pra gente analisar melhor.
Tem que ver como estão as buchas de amortecedor e de jumelos
Também tem que dá uma verificada nos terminais de direçao( Voce ainda usa direcao original?)
Tem que revisar os rolamentos de shime dos munhões
Convergencia das rodas
e também voce pode ter alterado o ângulo caster com essa levantada que fez na frente.(como foi feito isso?)
ABS....
andreaccorsi
09/03/2014, 18:16
Bom, consegui tirar algumas fotos...
Me referi erguer pra mecher, com macaco e nao Spoa ou algo do tipo, a suspensão parece ser toda original, esta mais alto devido o pneu...
acredito q seja a pequena folga q fica nas buchas dos amortecedores, vou tentar trocar essas buchas e a peça que fixa o amortecedor embaixo q parece estar bem desgastado...
erguido tb pude perceber pequena folga na direção, mais nada de anormal, vi tb num post referente ao SHIMY que os pneus grandes influenciam tb, e q colocaram um amortecedor na direção reduzindo o efeito... não pretendo por enquanto fazer modificações nele, o espaço e o $ ta curto então vou tentar somente solucionar alguns probleminhas como este e o freio q vaza no burrinho de traz...
Sou adepto ao "faça vc mesmo", e se por um lado economizo por outro gasto mais fazendo o desnecessário, porém para o aprendizado fico no lucro sempre... mais pelo pouco q vasculhei aqui no 4x4brasil dificilmente terei o gasto desnecessário...
RicardoM
09/03/2014, 18:35
Galera, além do shimmy, outro sintomas relatados quando pega irregularidade, se chama bump steer, que ocorre quando a barra da direção que sai da caixa está muito inclinada. E pela foto da pra ver que esta com um angulo muito grande.
Mas este problema pode ser resolvido ou minimizado apenas mudando a posicao do pivo da barra que vai no munhao, de baixo pra cima, assim o ângulo fica menor.
No meu caso instalei um high steer da ensimec que elevou bastante a barra, deixando ela quase reta.
Bom, consegui tirar algumas fotos...
Me referi erguer pra mecher, com macaco e nao Spoa ou algo do tipo, a suspensão parece ser toda original, esta mais alto devido o pneu...
acredito q seja a pequena folga q fica nas buchas dos amortecedores, vou tentar trocar essas buchas e a peça que fixa o amortecedor embaixo q parece estar bem desgastado...
erguido tb pude perceber pequena folga na direção, mais nada de anormal, vi tb num post referente ao SHIMY que os pneus grandes influenciam tb, e q colocaram um amortecedor na direção reduzindo o efeito... não pretendo por enquanto fazer modificações nele, o espaço e o $ ta curto então vou tentar somente solucionar alguns probleminhas como este e o freio q vaza no burrinho de traz...
Sou adepto ao "faça vc mesmo", e se por um lado economizo por outro gasto mais fazendo o desnecessário, porém para o aprendizado fico no lucro sempre... mais pelo pouco q vasculhei aqui no 4x4brasil dificilmente terei o gasto desnecessário...
Galera, além do shimmy, outro sintomas relatados quando pega irregularidade, se chama bump steer, que ocorre quando a barra da direção que sai da caixa está muito inclinada. E pela foto da pra ver que esta com um angulo muito grande.
Mas este problema pode ser resolvido ou minimizado apenas mudando a posicao do pivo da barra que vai no munhao, de baixo pra cima, assim o ângulo fica menor.
No meu caso instalei um high steer da ensimec que elevou bastante a barra, deixando ela quase reta.
Ricardo é uma ótima dica e também podemos ver que nas fotos esse sistema ficou meio gambi, porque podemos perceber que ao invés de se usar um high steer usaram solda no munhão, tipo de material que não se solda. (Corre risco de quebra)
outra coisa que podemos perceber é que o sistema apesar de ser original modificaram a posiçao das barras mantendo o restante original pode está aí o problema.
Andreaccorsi
Além do que já foi dito a fazer, eu mudaria esse sistema pra algo mais seguro ainda mais que voce agora está com pneus maoires.
e com certeza esse problema não está apenas naquele amortecedor já que o deslocamento é lateral.
Agora se voce pretende apenas camuflar o problema com certeza o amortecedor de direçãoao pode resolver. (algo que eu não faria, com direçao e freio não dá pra vacilar.
Grande Abraço.
andreaccorsi
09/03/2014, 19:34
Já desconfiava que fosse gambiarra, vou pesquisar esse high steer pra ver como seria o correto e tentar instalar tb...Agradeço as iniciativas e logo postarei o q foi feito, pois como puderam ver terei vários problemas a relatar...
RicardoM
09/03/2014, 19:38
Tem muita gente que acaba com o shimmy colocando amortecedor de direção, mas nestes casos estão apenas mascarando o problema.
O certo é verificar todos os pivos, rolamento do cubo de roda e rolamento do munhao, aí sim um amortecedor de direção será eficiente.
Essa questão da segurança das barras, pivos e olhais é se extrema importancia, pois se um destes componentes se romper em um deslocamento ou em uma trilha, pose ser fatal.
No mes passado minha barra reta que usa pivo de caminhão mercedes, estava com porca castelo mas sem trava, em um momento se fazer forca na barra a porca voou longe e a barra caiu, dai foi uma roda pra cada lado. Minha sorte é que eu so estava colocando a roda num barranco e estava praticamente parado.
Isso é muito sério e perigoso.
Abcs
Ricardo é uma ótima dica e também podemos ver que nas fotos esse sistema ficou meio gambi, porque podemos perceber que ao invés de se usar um high steer usaram solda no munhão, tipo de material que não se solda. (Corre risco de quebra)
outra coisa que podemos perceber é que o sistema apesar de ser original modificaram a posiçao das barras mantendo o restante original pode está aí o problema.
Andreaccorsi
Além do que já foi dito a fazer, eu mudaria esse sistema pra algo mais seguro ainda mais que voce agora está com pneus maoires.
e com certeza esse problema não está apenas naquele amortecedor já que o deslocamento é lateral.
Agora se voce pretende apenas camuflar o problema com certeza o amortecedor de direçãoao pode resolver. (algo que eu não faria, com direçao e freio não dá pra vacilar.
Grande Abraço.
Já desconfiava que fosse gambiarra, vou pesquisar esse high steer pra ver como seria o correto e tentar instalar tb...Agradeço as iniciativas e logo postarei o q foi feito, pois como puderam ver terei vários problemas a relatar...
Estamos por aqui amigo, no que você precisar pode perguntar.
Tire todas as suas dúvidas para não ter que fazer duas vezes.
Grande abraço.:safari-rig:...
RicardoM
09/03/2014, 19:54
Fotos do meu high steer
454190454191454192454193
vavarusso
10/03/2014, 07:44
Amigo dá uma olhadinha na minha assinatura e aqui no tópico TRUPY ZUPY e veja o HS que eu mesmo fiz. Porém devemos fazer toda aquela manutenção que os colegas ja falaram aqui. Achei pelas fotos que seu feixe de molas estar desarrumado como se folgado os grampos estissem.
pinafioffroad
31/03/2014, 23:39
Não seria o maldito Shimy? Meu jeep tem isso acima dos 60 km/h... se passou num buraco (às vezes até no asfalto liso) ele começa a tremer e fica incontrolável... Tem que meter o pezão no freio pra parar... Minha última tentativa antes de levar no alinhador de chassis é trocar os penus (um deles ta deformado)...
à proposito, o Pingo tem direção do santana, com uma barra de ponta a ponta e uma menor ligando à roda esquerda e passa muito as irregularidades do piso. Pretendo colocar um amortecedor de direção pra ver se melhora, mas antes quero resolver o Shimy...
Se colocar amortecedor de direção melhora o problema do shimy sim, e o alinhamento também influencia bastante.
Meus 50 centavos de contribuição: até uma roda torta provoca isso, não custa checar também. O resto acho que os colegas aí em cima já destrincharam tudo.
Abs e sucesso.
ZEQUINHA8100
02/04/2014, 11:50
Bem o meu sempre que começa a passarinhar eu aperto a porca do bumerangue e as castanhas da barrinha que liga o braço pitmam ao bumerangue e acaba o problema depois d alguns meses volta o problema e ai torno a apertar de novo, tenho convicção que o problema é a maltida barrinha com aquelas castanhas, deveria trocar ela por uma barra com dois terminais so não o faço pq meu tive e todo original abraços
elmo caldas
10/04/2016, 21:24
Estou com o mesmo problema e não consigo resolver. Troquei todas as buchas da suspensão, alinhei mas não resolveu nada.