PDA

Ver Versão Completa : Explorer + GNV + dicas sobre o carro

joviari
22/01/2011, 21:14
PessoALL,
Como é aceitação da Explorer ao GNV? Fica bom é fácil de acertar? O consumo é legal?
Estou considerando a compra de uma, e pesquisando encontro algumas com GNV instalado. Compensa abraçar um carro desse ou melhor procurar uma original?
Moro em Goiânia e aqui o mercado das Explorer é bem restrito encontrei uma impecável 1997, única dona, 89 mil/km rodados, revisão de 80mil feita ano passado na concessionária que faturou o carro, de uma senhora que estava vendendo porque comprou um Edge, fui ver, quando voltei pra negociar no outro dia, já tinha sido vendida! Perdi!
Agora estou pensando "na importação" de uma de outro estado e surgem essas GNV... Poderia me indicar uma (boa)oficina especializada em GNV em São Paulo? Se pegar uma em Sampa quero dar uma geral no gás antes de trazer, aqui tem uma única convertedora, melhor não arriscar.
Quero uma das "redondinhas" 95 pra frente, alguma dica? Defeitos crônicos? Coisas difíceis de reparar?
Grato,

fredboell
24/01/2011, 15:07
eu tenho uma explorer 97 no gnv,
faz a media de 5 na cidade e 7 na estrada.
a instalação foi bem feita, pois quando liga a luz da injeção nao permanece acessa, como na maioria das que eu vi.
como so tenho um cilindro de 20m3, a autonomia é pouca.
ela perde um pouco de torque no gnv, mas nada muito serio.
pelo tamanho do porta malas, nao perde muito nao, eu aconselharia a colocar dois botijoes em baixo dela e mudar o estepe de local, se nao me engado, cabem 2 de 15m3 e sua autonomia seria melhor, pq tenho que parar a cada3 ou 4 dias pra abastecer.
problemas nao da, é so saber cuidar, tem alguns topicos aqui no forum que falam do assunto.
eu faço assim, a primeira ligada do dia, na gasolina, deixo esquentar, rodo uns 3 km e passo pro gnv, nas outras ligadas do dia, ligo na gasolina e passo pro gnv direto.
acredito que assim diminui algum problema.
qq duvida, pergunta ae.
abraço.

joviari
24/01/2011, 17:23
Só 5 no gnv Fred? Obrigado pelos esclarecimentos!

fredboell
25/01/2011, 10:48
levando em conta que motor é um 4.0, de concepção um pouco antiga, e que o carro pesa 2,4ton aproximadamente, nao considero muito ruim nao.
com o tempo vc vai aprendendo mais a soltar ela sem acelerar nas descidas, vai pegando os macetes de rotação de troca de marcha, e por ae vai no começo fazia 4, agora melhorou um pouco.
aqui no parana, a taxação do ipva, de 2,5%, cai para 1%, isso ja é grande economia, e levando em conta que o preço do gnv esta em torno de 1,49, compensa.
logico que eu gostaria de andar somente com gasolina podium, mas dai nao da ne...
abraço.

joviari
25/01/2011, 15:51
Realmente o custo por km fica bem baixo usando o GNV. Aqui em Goiás carro 0km não paga IPVA no primeiro ano(só licenciamento e seguro obrigatório) e partir do décimo ano os carros são também isentos de IPVA passando a pagar apenas o licenciamento e seguro obrigatório. Colocar GNV aqui, acho que só se for pra rodar muito e todo dia com o carro, como a Explorer será para uso esporádico, só compensa se já vier com o kit instalado.
Um abraço,

fredboell
25/01/2011, 21:50
depende de quanto tempo vc pretender ficar com o carro.
vamos fazer o calculo de custo por km.
vamos considerar que o consumo seja o mesmo, 5km/l ou m3, na cidade.
aqui a gasolina esta 2,50 e o gnv 1,50.
na gasosa vc gasta 50 centavos por km, no gnv 0,30 centavos.
em 10.000 km, que é o normal rodar em um ano, 5.000 no ano, enquanto que no gnv vai gastar uns 3.000.
da uma diferença de 2000 reais ao ano, mais ou menos, mais o subsidio do ipva, entao em dois, no maximo 3 anos, vc tira o valor da instalação.
acho que vale a pena hein...
abraço

PHD
01/02/2011, 11:00
Jovari, Fred, tenho uma aqui em sampa e Fiz 9km/m3, em uma viagem SP-RJ, foi tranquila, a minha ainda ta perdendo um pouco mas vou regular o GNV pra ver se malhora, na cidade fiz 6 km/m3, tb achei bom...... ahh GNV em São Paulo 1,19 acha FACIL

Oficina especializada tem um monte, porem ainda nao tenho nenhuma de confiança se alguem conhecer to procurando tb.....

Valeuuuu

PHD
01/02/2011, 11:04
Outra coisa, colocar o estepe pra cima e os cilindros para baixo me parece uma boa, estou avaliando a hipotese, dependendo do preço vou fazer..... Eu tenho na minha 2 cilindros de 16...... com isso tenho autonomia na estrada de 260KM, muito bom

fbmiguel4x4
01/02/2011, 22:45
A minha tá fazendo 9-10 na estrada e 7,5 na cidade a perda do rendimento é quase zero pra quem anda sem pressa que é o meu caso. Tenho 2 cilindros de 15M3 no porta malas (e sobra espaço). O sistema da minha deve ser moderno, pois mesmo com a chave no gas ela sempre liga na gasolina.
Se for usar ela em trilha nem pense em colocar cilindro do lado de fora.

Abraço

PHD
02/02/2011, 09:48
Bom saber que a sua quase nao perde rendimento, vc que colocou ???? se for de sampa dá uma dica de onde fazer uma revisao para melhorar o desempenho

fredboell
02/02/2011, 09:54
infelizmente uma noticia ruim.
a minha deu pau na caixa, 4 conto pra arrumar, mas o mecanico é de confiança e me explicou tudo certinho.
ai ja vou aproveitar e mandar o conversor de torque para sao paulo, segundo o mecanico tem um lugar la que faz a retifica que ja o reforça para o uso com gnv, haja vista os problemas que pode ocasionar nos componentes eletronicos, conforme outros topicos que ja li aqui.
assim espero nunca mais passar no mecanico para ajeitar a automatica dela.
em relação partida, a minha tbm faz isso, da a partida na gasolina e depois passa para o gnv, mas mesmo assim, na primeira ligada do dia, deixo ela dar uma esquentada e rodo uns 3 km pelo menos antes de passar pro gnv, precaução.
pode simplesmente nao fazer diferença, mas mal, com certeza nao faz...
abraço.

PHD
02/02/2011, 10:04
E ai sou de sampa, aonde retifica isso aqui ????

infelizmente uma noticia ruim.
a minha deu pau na caixa, 4 conto pra arrumar, mas o mecanico é de confiança e me explicou tudo certinho.
ai ja vou aproveitar e mandar o conversor de torque para sao paulo, segundo o mecanico tem um lugar la que faz a retifica que ja o reforça para o uso com gnv, haja vista os problemas que pode ocasionar nos componentes eletronicos, conforme outros topicos que ja li aqui.
assim espero nunca mais passar no mecanico para ajeitar a automatica dela.
em relação partida, a minha tbm faz isso, da a partida na gasolina e depois passa para o gnv, mas mesmo assim, na primeira ligada do dia, deixo ela dar uma esquentada e rodo uns 3 km pelo menos antes de passar pro gnv, precaução.
pode simplesmente nao fazer diferença, mas mal, com certeza nao faz...
abraço.

fredboell
02/02/2011, 14:38
eu nao sei onde fica, mas vou pegar melhores informações com o meu mecanico e te respondo aqui blz.

Orleans
02/02/2011, 15:18
Uma opção - Paulista Conversores (11) 4229-3253

fbmiguel4x4
03/02/2011, 18:23
Bom saber que a sua quase nao perde rendimento, vc que colocou ???? se for de sampa dá uma dica de onde fazer uma revisao para melhorar o desempenho

Fui buscar ela em Belo Horizonte em uma loja e não cheguei a conhecer o antigo dono, a conversão foi feita lá.

Abraço

fredboell
05/02/2011, 01:03
quanto a "retifica" do conversor de torque, o que ocorre é o seguinte...
pelo que o mecanico me falou, eles retiram a fita locatek, ou algo do tipo, e reforçam a mesma, que seria similiar a um disco de embreagem.
fazem em sao paulo, em cascavel e no rio grande do sul.
acho que na quarta feira pega a vtr, dai posto pra vcs, como ela ficou e pego com o mecanico os endereços e contatos de quem faz este serviço.
abraço.

fredboell
16/02/2011, 22:33
peguei a monstrona no mecanico, a minha explorer 1997 v6 4.0.
ficou boa, o mecanico deu uma caprichada nela, a 4x4 ta tinindo, mas moral da historia morri com R$5.000,00.
ela ficou mais silenciosa até, a lenta ta parecendo um reloginho, quero ver a media de consumo para ver se vai melhorar...
mas...
desanimei com o bicho, fiquei de cara, ja tinha gasto cerca de R$2.000,00 pra deixar ela bacana, estou pensando em vender a mesma e partir para uma cherokee.
abraço.

Orleans
17/02/2011, 00:04
Agora que fez tudo...se o serviço foi bem feito, dura mais 10 anos, se trocar o ATF e filtro no tempo certo...

fredboell
17/02/2011, 15:23
sei la, manja mulie traida, que volta, mas perde a confiança...
ta mais ou menos assim, vou levar ela amanha de novo no mecanico, para dar uma revisada no serviço e ver se nao apresenta vazamentos e tal e pegar a documentação com o serviço, notas de peças e garantias.
por enquanto vou ficar com a monstrona, mas esta na berlinda, hehe da proxima, tchau, espero nao ter mais dissabores apos tanto gasto.
abraço.

PHD
21/02/2011, 08:48
Esses carros sao assim mesmo precisa de disposição para nao desanimar.....

Se pegar a cherokee, ou uma pajero vai ter os mesmos problemas....sempre tem, carro zero dá problema, quando nao dá morre 700 paus na revisao....

Alessandro,
24/02/2011, 12:35
Comprando carro zero, pode ter o azar com problemas.
Já com o carro usado, é preciso sorte para não ocorrer nada.

No seu caso, se o serviço foi bem feito e peças de procedência, estará livre de problemas com caixa. Agora é que vc pode ter confiança no carro e vai se desfazer?!

marcos guardiano
24/02/2011, 15:00
Fred, o consumo na estrada é de 9 a 10 km por m3.
Estou vendendo a minha, 1997 preta, completa.. com gnv instalado.
Vendo pq comprei uma pajero sport.
o carro é meu a 5 anos. tenho tudo.. manual.. chave reserva... inclusive os manuais de serviço.
Tem 25 mts 3 de cilindro, revisado. 4 pneus novos. (troquei em novembro) junto com cabos e velas.
o carro é filé.
Se tiver interesse entre em contato.
marcos.guardiano@uol.com.br

AUGUSTO XAVIER
07/05/2014, 20:32
A minha, depois de abastecer "gnv" aqui no riacho grande - sbc / sp, começou a "pipocar" como se fosse fora do ponto. Após, ficou fraca e morrendo. Cara...que dôr de cabeça!!! Na gasolina parece que está com bico injetor sujo ou pistão à menos funcionando. Meu...não sei o que faço!!! Já perguntei p/ um batalhão de mecânicos e "mechânicos" e ninguém soube ainda informar o que é. Se vc ou alguém aí souber, me ajuda pelamordedeus!!!!!!!
Valeu......

Augusto xavier.
Mauá / sp. augustoxavier2@yahoo.com.br

AUGUSTO XAVIER
07/05/2014, 20:35
Alguém sabe como regular a válvula da mangueira do gnv??

zanottao
08/05/2014, 13:22
não sei como e seu kit Augusto, mais o meu kit tinha perto da tbi, uns pinos de plastico na mangueira q vc apertava ou soltava pra melhorar a aceleração, e tb tem no redutor um parafuso q vc aumenta ou diminui a pressao do gas

Guima-MS
24/05/2015, 15:55
Pessoal , atualmente tenho uma dodge dakota 3.9L V6 1998 Cambio manual , com 160mkm , aos 15300 infelizmente tive que trocar o motor completo (teve GNV e kit flex no passado , ficou por volta de R$ 12.000,00 pra retificar , acabei comprando outro seminovo e ficou 10:euforico:) , mais estou achando o desempenho da minha um V6 um pouco fraco .
Apareceu uma Dakota 5.2 R\T 2001 , com 155mkm , Kit GNV:oops: , revisadinha (Modulo Novo , Cambio Revisado , Suspensao Dianteira Revisada , Alternador Novo , Bateria Nova , Cabos e velas novas , Revisao e limpeza TBI) , por um preço interessante , mais estou com o pe atras por causa do GNV .
Segundo o proprietario , ela baixa 0,5L a cada 4mkm , estou querendo saber o que teria de ser trocado para nao baixar mais oleo (Minha V6 nao baixa 1 Gota de oleo , e olha que coloco os 177cv para trabalhar no max algumas vezes ) , e tambem se e facil retirar esse kit GNV e deixar original .
Obrigado .