Ver Versão Completa : Ranger. problema no bico ou nos tubos de alta pressão?
Imperador!
22/01/2011, 13:03
Bem amigos, meu problema começou ontem à tarde:
Estava andando na cidade quando comecei a ouvir um barulho não convencional no motor do carro, como se estivesse vazando pressão nos tubos de alta pressão. Se fosse um carro à gasolina eu diria que estava batendo válvula... (O vídeo pode ajudar a perceber o barulho...)
http://www.youtube.com/watch?v=Rkmjx84VGE0
Parei o carro e analisei o motor. Como não tinha nada de errado (além do barulho) e o carro continuou a responder normalmente, continuei minha viagem.
Hoje de manhã resolvi investigar qual seria de fato o problema do carro. Quando abri o capuz do carro, o 3º bico estava vazando diesel, formando uma piscininha de diesel. Tentei fazer o carro pegar e não pegou nem por decreto. Então resolvi pegar uma seringa e tirar o excesso de óleo que vazou e finalmente consegui fazer o carro pegar.
Só que agora eu tenho um baita de um vazamento de diesel (chegou a respingar no alternador e na mangueira do filtro de ar), que me parece vir dos dutos de alta pressão que se conectam ao bico injetor.
É certo que eu vou ter que levar o carro para a oficina.
Partindo da minha explanação e do vídeo que eu postei, qual a possibilidade de ter problema no bico, além do duto de alta pressão?
Alguém já teve problema semelhante?
Vocês tem a ideia do preço dos dutos de alta pressão por aí no sul? (Ainda não pesquisei na MWM local).
Por fim, é melhor não levar o carro para oficina por si só, melhor é rebocá-lo, estou certo? Ou tem como fazer alguma gambiarra pra chegar na oficina?
Minha oficina de confiança (autorizada MWM-International) fica a 30km de onde eu moro...
Grato a todos.
Imperador!
22/01/2011, 13:24
Novidade: meu pai deu uma olhada e eliminou a possibilidade de ser bico, pois o funcionamento do carro está normal.
O que deixa o problema sendo duto de alta pressão. Alguém sabe do preço? Se vendem individualmente ou somente o conjunto?
NGDaniel
22/01/2011, 15:28
Imperador! nao consegui identificar nada, o video é muito curto e o som não é dos mehores..
Mas a viatura ta normal ??? andando, puxando coisa e tal ?
Imperador!
22/01/2011, 16:15
Se não tá dando para identificar o barulho, vou colocar uma foto e explicar...
Na foto, observe que está marcado o 3º bico injetor. Os riscos vermelhos representam onde está respigando o diesel proveniente dos dutos de alta pressão do 3º bico.
A respeito do funcionamento, o motor está com um barulho diferente, relacionado à perda de compressão. Contudo, ainda tem as respostas iguais às que tinha anteriormente (se há alguma mudança é bastante sutil...)
Liguei ainda há pouco para meu mecânico e acertei de levar o carro para ele olhar na terça-feira. Expliquei para ele a situação e ele disse para ficar tranquilo que provavelmente não seria nada demais. Ele falou que poderia ser a arruela do bico ou um vazamento dos tubos de alta pressão, mas nada que se preocupasse.
Ele recomendou, todavia, não rodar no carro. A Ranger vai ficar de castigo até terça e de manhãzinha já vou levar na oficina.
Daniel.Shimomoto
23/01/2011, 02:10
Bem amigos, meu problema começou ontem à tarde:
Estava andando na cidade quando comecei a ouvir um barulho não convencional no motor do carro, como se estivesse vazando pressão nos tubos de alta pressão. Se fosse um carro à gasolina eu diria que estava batendo válvula... (O vídeo pode ajudar a perceber o barulho...)
http://www.youtube.com/watch?v=Rkmjx84VGE0
Parei o carro e analisei o motor. Como não tinha nada de errado (além do barulho) e o carro continuou a responder normalmente, continuei minha viagem.
Hoje de manhã resolvi investigar qual seria de fato o problema do carro. Quando abri o capuz do carro, o 3º bico estava vazando diesel, formando uma piscininha de diesel. Tentei fazer o carro pegar e não pegou nem por decreto. Então resolvi pegar uma seringa e tirar o excesso de óleo que vazou e finalmente consegui fazer o carro pegar.
Só que agora eu tenho um baita de um vazamento de diesel (chegou a respingar no alternador e na mangueira do filtro de ar), que me parece vir dos dutos de alta pressão que se conectam ao bico injetor.
É certo que eu vou ter que levar o carro para a oficina.
Partindo da minha explanação e do vídeo que eu postei, qual a possibilidade de ter problema no bico, além do duto de alta pressão?
Alguém já teve problema semelhante?
Vocês tem a ideia do preço dos dutos de alta pressão por aí no sul? (Ainda não pesquisei na MWM local).
Por fim, é melhor não levar o carro para oficina por si só, melhor é rebocá-lo, estou certo? Ou tem como fazer alguma gambiarra pra chegar na oficina?
Minha oficina de confiança (autorizada MWM-International) fica a 30km de onde eu moro...
Grato a todos.
Imperador;
To com um problema exatamente....IDÊNTICO!!!!!
A minha quando está fria faz um barulho que parece tucho de válvula de motor AP quando está descarregado....um tec tec tec chato e um barulho de vazamento de pressão (perceptível apenas quando se abre o vidro do passageiro).
O motor fica assim na fase fria (até atingir a temperatura normal de funcionamento). Funciona normalmente e de maneira intermitente começa o ruido, pára, recomeça, pára. Depois quando ela esquenta, fica tudo "redondinho", volta tudo ao normal.
A unica coisa diferente é que a minha não vaza diesel. Isso ela não faz. Mas o ruido de "tucho" batendo é identico
O chato é que não tenho mecanico de confiança para isso. Infelizmente. Terei que ir a caça de um...
Um abração!!!!
Carlos A. C. Azevedo
23/01/2011, 02:15
Boa sorte:concordo:
Alô Imperador...Olha, vazamento de diesel em tubulações são comuns. Se não houve rompimento do metal, basta você adicionar uma arruela de reparo. São cônicas e se moldam à base quando apertadas. Só um reaperto também é possível.
Porém, se o vazamento for no próprio bico...ai ai ai, leve numa empresa especializada, pois este bico é muito complicado. Ele tem a teimosia de ficar "encravado", como os mecânicos falam, e aí para soltar é F...Cuidado no recolocar para a base dele ficar livre de qualquer objeto, pois criará uma imperfeição no assento do bico.
Boa sorte...
Marco
Imperador!
23/01/2011, 09:29
Marco, obrigado pela dica. Felizmente, meu mecânico de confiança trabalha em uma das oficinas MWM aqui de Fortaleza, então tenho bastante confiança no serviço dele. Mesmo assim, gosto de estudar os assuntos para não engolir qualquer explicação...
Olhando no manual técnico, acredito que o vazamento venha do anel o-ring que tem no bico, apesar de não descartar vazamento do tubo de alta pressão, porque tá difícil de identificar e não quero ficar ligando o carro para testar, afinal não vou poder consertar mesmo... Vou poupar o sistema para chegar na oficina.
Shimomoto, eu aconselho você não demorar muito tempopara resolver o problema. Apesar que a evolução do meu foi muito rápido (1 dia), é bom não perder tempo, pois sabemos que o carro perde totalmente a confiabilidade mesmo em viagens curtas. Se você não tem mecânico, dá uma olhada no site da MWM que lá eles recomendam as autorizadas deles... depois pega um feedback aqui no fórum. E o barulho que apresenta é exatamente como você descreveu.
César
Marcelo-HPE
23/01/2011, 14:15
Tudo indica ser mesmo, alguma vedação entre a ligação do tubo de alimentação com o bico , algum O´ring ou arruela de vedação , coisa simples.
abs
imperador e shimomoto,
aconteceu isso comigo na ranger. em um bico ficava vazando pressão e com o tempo foi ficando melado de óleo e poeira, ou era fuligem.....ficava uma meleca! na época coloquei fotos de como estava aqui no forum, mas nao me lembro em qual tópico....
fui no mecanico que trabalhava na ford e ele me disse que era só um anel de vedação ou arruela que tem no bico que teria que trocar e disse que eu poderia rodar sem problemas que quando desse tempo era pra eu deixar a ranger com ele que ele arrumava. ele ja havia trocado de algumas rangers na concessionaria.
bom....como o motor estava bom, sem perda de potencia, consumo normal fui rodando e só adiando o dia de arrumar o tal anel de vedação.....no final rodei mais de 30milkm assim até sofrer o acidente.
Imperador!
23/01/2011, 20:52
Jera, obrigado.
Acontece que eu não posso esperar, pois o diesel já está espirrando pelo cofre do motor. Se você ver a foto que eu mandei anteriormente, nela marquei que o diesel estava espirrando em cima do cabeçote do motor, do alternador, na mangueira do filtro de ar... uma meleca.
Enfim, eu gosto de deixar as coisas nos "trinks". Vou resolver logo.
Imperador!
25/01/2011, 14:46
Problema aparentemente resolvido.
Foi removido o bico injetor (com sucesso, graças a Deus) e foi trocada uma arruela de vedação. Simples assim, ficou tudo redondinho de novo.
norberto
30/01/2011, 23:24
Pessoal,
Estou com um problema semelhante, só que num Defender 90. Pesquisando no forum, acbei achando este tópico.
EStou em viagem e tenho que achar uma oficina na cidade em que parei.
Provavelmente, vou ter que rodar com o carro até à oficina. Será que tem problema? Tá espirrando diesel pra todo lado, inclusive fez uma piscina em cima do motor...
Abs,
Noorberto
NGDaniel
12/05/2011, 19:07
Pepino..
Acabo de chegar em casa sentindo o fedor de diesel maldito no capo.. abri e estava la tudo empiscinado de diesel ao redor da flauta e bicos.. no caso identido ao do primeiro topico (imperador!)..
Espero que so seja arruelas ou coisa simples, como no caso, já que o motor está com funcionamento sem nenhum problema, 100%..
Amanha internarei a viatura, posto o diagnóstico, custo e etc...
Imperador!
13/05/2011, 08:23
Pepino..
Acabo de chegar em casa sentindo o fedor de diesel maldito no capo.. abri e estava la tudo empiscinado de diesel ao redor da flauta e bicos.. no caso identido ao do primeiro topico (imperador!)..
Espero que so seja arruelas ou coisa simples, como no caso, já que o motor está com funcionamento sem nenhum problema, 100%..
Amanha internarei a viatura, posto o diagnóstico, custo e etc...
No meu caso foi só a troca de arruela.
Nem me cobraram a tal, somente o serviço de remoção do bico (R$ 100), o que achei justo, pois vi o trabalho que deu, bem como o cuidado que se tem que ter para realizar o serviço para não quebrar o bico.
NGDaniel
13/05/2011, 18:51
Ufa..
Não sei como demonstrar a cara de espanto do mecanico quando viu.. :shock: disse que nunca tinha visto algo parecido... era uma travinha da mangueira do retorno que vai no bico:quebrou... um negocio que parece um clipe desses de papel, de ferro bem resistente, fino, mas resistente...
Bem, foi dificil de achar, cheguei até a pensar que iria deixar a viatura de repouso no fds, mas achei, numa empresa bombista, depois de muita procura.. CUSTO DA PEÇA: r$0,00 (zero reais).. o parceiro se recusou a pegar até café...
Mão de Obra, um café R$20,00 vinte mangos..
:euforico:
Imperador!
14/05/2011, 16:03
Ufa..
Não sei como demonstrar a cara de espanto do mecanico quando viu.. :shock: disse que nunca tinha visto algo parecido... era uma travinha da mangueira do retorno que vai no bico:quebrou... um negocio que parece um clipe desses de papel, de ferro bem resistente, fino, mas resistente...
Bem, foi dificil de achar, cheguei até a pensar que iria deixar a viatura de repouso no fds, mas achei, numa empresa bombista, depois de muita procura.. CUSTO DA PEÇA: r$0,00 (zero reais).. o parceiro se recusou a pegar até café...
Mão de Obra, um café R$20,00 vinte mangos..
:euforico:
Esses problemas nas regiões perto do rail dão um medo danado...
Quando se descobre que é uma grande besteira é um baita de um alívio...
E Ranger neles!
SAPO-BOMBA
16/05/2011, 14:10
Só quem já viu/presenciou sabe como é um PORRE remover os bicos injetores do NGD 3.0E... Dá raiva ( e tb medo ) só de olhar! Huahuahua
NGDaniel
16/05/2011, 20:01
Só quem já viu/presenciou sabe como é um PORRE remover os bicos injetores do NGD 3.0E... Dá raiva ( e tb medo ) só de olhar! Huahuahua
Por isso, fiquei TENSO!
andres-tavares
16/05/2011, 21:30
Olhando no manual técnico...
César
Ainda bem que resolveu rapidamente e sem problemas!
Esse manual tecnico pegou a onde:?: .... tenho interesse nele
Valeu
Imperador!
16/05/2011, 23:48
Ainda bem que resolveu rapidamente e sem problemas!
Esse manual tecnico pegou a onde:?: .... tenho interesse nele
Valeu
MWM INTERNATIONAL Motores (http://www.mwm.com.br)
e aí, Daniel. deu tudo certo?
NGDaniel
17/05/2011, 07:50
MWM INTERNATIONAL Motores (http://www.mwm.com.br)
e aí, Daniel. deu tudo certo?
100%... ja peguei estrada e terra depois do conserto..
era o clipesinho mesmo.. pqp.. heheh
VOVÔ DO TROLLER
17/05/2011, 16:06
É o mesmo do Troller né? Fhod.........Abs.
Imperador!
17/05/2011, 22:47
É o mesmo do Troller né? Fhod.........Abs.
Exatamente.
romuloprando
25/01/2013, 20:33
Pessoal, desculpa ressuscitar o tópico, mas eu não iria iniciar outro com o mesmo assunto.
Então vamos lá: sou de Paranavaí-PR comprei uma Ranger XLT CD 3.0 2006 a duas semanas de um amigo meu que tinha acabado de fazer o motor com peças novas e originais. Nesse último fds aconteceu exatamente a mesma coisa relatada aqui no fórum, mas eu estava em Balneário Camboriú-SC a 780km de casa e a história foi um pouco diferente. Durante a viagem o AC resolveu parar de funcionar, e no dia seguinte que chegamos em camboriú, fui atrás de arrumar o AC, nesse dia de manhã percebi um barulho igual ao relatado aqui enquanto o motor estava frio, mas continuei rodando. Achei um cara bom em Itajaí-SC, cuja oficina é autorizada ThermoKing e mexe com AC veicular tb. Pois bem, depois de trocar o compressor fomos testar o AC e quem disse que a Ranger pegava? Bateria normal, motor girava mas não pegava e o segundo bico vazando compressão. Insisti várias vezes e nada de pegar. Depois de um bom tempo revisando as conexões e tudo o mais o barulho aumentou e decidimos chamar um outro meca, que veio com um scanner e passou na bichinha, acusando de tudo um pouco (3 páginas de erros). Esse outro mecânico achou por bem levar a Ranger pra sua oficina e de lá fazer o diagnóstico. No sábado de manhã o reboque pegou a bichinha de uma oficina e levou pra outra e na segunda feira me ligaram passando o orçamento: $4.500,00 balas! Quase caí de costas, como pode a Ranger rodar 800km sem reclamar e de uma hora pra outra apagar? Esse mecanico tinha condenado o kit de sincronia completo alegando folga excessiva além da bomba dágua! E ainda desmontou toda a parte da frente do motor sem eu pedir! Na hora liguei pro meu amigo que tinha me vendido a viatura e ele me garantiu que as peças foram trocadas. Não vacilei e liguei pro meu seguro que enviou um reboque de Itajaí até em casa além de táxi pra gente também. Chegando aqui, levei a bicha pro mecanico que fez o motor dela e pra espanto de todos depois de montar as mesma correntes e a arruela do 2o. bico o motor ligou normalmente sem nenhum defeito!
Detalhe: as peças condenadas por aquele mecânico mais mão-de-obra na bosch aqui de Paranavaí não custariam mais que 2.000,00 contos caso precisassem ser trocadas!
Abs!
Imperador!
25/01/2013, 21:35
"O mecânico "amigão" aí ia te ferrar bonito se você não tivesse sido esperto. Parabéns pela perspicácia!
NGDaniel
25/01/2013, 22:33
"O mecânico "amigão" aí ia te ferrar bonito se você não tivesse sido esperto. Parabéns pela perspicácia!
Uma das coisas que vcs tem de ter, com uma ranger ngd é esperteza.. já relatei diversas vezes aqui problema que me custou centavos (isso mesmo, centavos!!), uma merda de uma arroela do bico, que se não fosse o meca de confiança (e eu do lado, claro) teria morrido em algumas centenas de dilmas... é fácil d+ pro cara simplesmente condenar o bico numa situação dessas..
Imperador!
26/01/2013, 21:40
Com certeza. A Ranger é um excelente carro com um sistema todo robusto (exceto pela suspensão dianteira...), mas exige um dono que tenha um conhecimento +- acerca do carro ou que se prepare pra ser roubado pelos mecânicos.
Daniel.Shimomoto
26/01/2013, 23:35
Com certeza. A Ranger é um excelente carro com um sistema todo robusto (exceto pela suspensão dianteira...)
(...)
Perdoe-me discordar Cesar mas a suspensão dianteira da Ranger é relativamente robusta sim!
O problema é que dado o fato de nas versões diesel as peças trabalharem mais proximas do seu limite de projeto, ela só aceita peças e componentes originais ou de fabricantes de renome.
Se colocar peças e componentes paralelos...ai a suspensão dianteira da Ranger vira obra de novela mexicana.
Abraços
Imperador!
27/01/2013, 09:49
Perdoe-me discordar Cesar mas a suspensão dianteira da Ranger é relativamente robusta sim!
O problema é que dado o fato de nas versões diesel as peças trabalharem mais proximas do seu limite de projeto, ela só aceita peças e componentes originais ou de fabricantes de renome.
Se colocar peças e componentes paralelos...ai a suspensão dianteira da Ranger vira obra de novela mexicana.
Abraços
Daniel, corrija-me se estiver errado, mas essa suspensão dianteira da Ranger é feita para o motor a gasolina e não para o diesel.
Daí vem a (falta) de robustez da suspensão dianteira.
Falo isso não porque tenha tido problemas com a suspensão da minha, mas apenas senso comum acerca das Rangers diesel.
romuloprando
28/01/2013, 16:19
Valeu Imperador! :concordo:
Além de conhecer um pouco de mecânica, é sempre bom ter alguns amigos no ramo!
Abs []
Cachoeira
28/01/2013, 18:54
Daniel, corrija-me se estiver errado, mas essa suspensão dianteira da Ranger é feita para o motor a gasolina e não para o diesel.
Daí vem a (falta) de robustez da suspensão dianteira.
Falo isso não porque tenha tido problemas com a suspensão da minha, mas apenas senso comum acerca das Rangers diesel.
Oi Turma,
Curiosidade: A diferença de peso entre os motores (diesel e gasolina) da ranger é muito significativa?
(obs: a minha com quase 70.000, já troquei as bieletas (dianteiras) - uma sumiu e a outra quebrou )
Saudações
Imperador!
28/01/2013, 19:59
Oi Turma,
Curiosidade: A diferença de peso entre os motores (diesel e gasolina) da ranger é muito significativa?
(obs: a minha com quase 70.000, já troquei as bieletas (dianteiras) - uma sumiu e a outra quebrou )
Saudações
Não posso dizer com certeza, mas pegando apenas o motor... o NGD pesa 208kg vazio. O motor a gasolina deve pesar no máximo uns 140kg, acredito eu.
PauloLimited
29/01/2013, 03:29
Oi Turma,
Saudações
Sua Ranger num está com a frente arriada não ?
Tem que ver isso, com o passar do tempo a frente vai cedendo e com isso as bieletas sofrem um desgaste maior e só subir na barra de torção novamente.
Cachoeira
29/01/2013, 16:35
Sua Ranger num está com a frente arriada não ?
Tem que ver isso, com o passar do tempo a frente vai cedendo e com isso as bieletas sofrem um desgaste maior e só subir na barra de torção novamente.
OI, blz...
Não sei...Não aparenta está baixa...Na prática como faço para aferir isso?
Agora não sei... com relação a bieletas, isso não é um caso pouco comum, pelo que já vi tem até tópico sobre isso.
Mas pode ser o que você falou acontecendo em algumas unidades da ranger!
Grato.
tedcavera
01/07/2013, 16:09
Boa tarde
tenho uma Ranger 3.0 2007, e aconteceu o mesmo problema com a minha, levei no mecanico e ele trocou somente a arruela do 4° bico e a ranger funcionou 100%
mas 3 dias depois (hoje) a arruela queimou denovo....
alguem sabe o porque dela queimar ????? a sensação de alivio de ser só a arruela acabou..rsrs
estou com o mesmo problema primeiro bico, meu mecanico tambem disse que era so trocar essa arruela, mais se a do tedcavera queimou com tres dias entao sera que vale a pena? se sim da pra trocar so de um bico ou tem que tirar todos ao mesmo tempo?
Rodrigo Wolpert
04/07/2013, 22:42
Camaradas, minha Ranger apresentou esse mesmo vazamento de compressão no 4º bico injetor. Levei num mecânico aqui da minha cidade, um cara experiente em motores diesel mecânicos, mas com pouco conhecimento em diesel eletrônico, e ele fez o mesmo diagnóstico de que a arruela de assentamento do bico deveria ser trocada, entretanto, o problema voltou após alguns dias, então o próprio mecânico recomendou que eu levasse o carro numa oficina da Bosch que fica numa cidade vizinha. Lá o mecânico da Bosch me falou que existe uma arruela específica, com uma determinada espessura e material específico para ser usada no assentamento destes bicos, além da necessidade de se fazer o aperto de acordo com o que está especificado no manual do motor. Eu aproveitei que na Bosch eles tem um laboratório bem equipado para trabalhar com o sistema Common Rail e pedi para que fizessem uma revisão nos quatro bicos injetores e eles removeram todos eles e os colocaram em teste durante horas no laboratório e nenhum problema foi detectado. Foi tudo definitivamente resolvido. Eu retornei no mecânico aqui da cidade e passei a dica pra ele. Deu tudo certo.
Rodrigo Wolpert
05/07/2013, 01:15
No link a seguir você encontra um problema semelhante com mais detalhes técnicos e a respectiva solução: clique Fórum (http://www.oficinabrasil.com.br/index.php/forum?func=view&catid=9&id=64068)
davi rodrigues de farias
06/06/2014, 10:35
Bom dia amigos , já venho acompanhado voces à alguns meses , meu nome é david.
já usei alguns macetes sugerido pelos amigos do forum 4X4 , como por exemplo reselver os socos trocando apenas a PCV (GASTEI 100,00 NEUMA USADA). usei um litro de oleo de motor mineral no tanque já limpo e deu resultado , limpei o map , o carro ta musica para meus ouvidos.
mais.....surgiu um enigma ..... o carro de oito em oito dias , sem mais nem menos começa a falhar ....o escaner ELM 327 C/ TORQUE acusa falha no 1 bico ou curto aberto ....tiro então o plug do bico recoloco e volta ao normal por mais oito dias .
já aconteceu isso com voces ? e ai meu amigo imperador deime uma sugestão do que fazer .
abraços
Pedro Daniel
18/06/2014, 21:26
Meu carro parou na estrada e foi guinchado para a oficina.
Chegando la foi diagnosticado problema no bico injetor.
Sou leigo e ouvi informacoes diversas, ai surgiram algumas duvidas:
1) Existe reparo para bico injetor?
2) Preciso trocar os 4 ou so os danificados?
3) Troco em concessionario ou oficina da conta do recado?
4) Onde comprar com as pecas originais com preco justo?
5) Qto custa a mao de obra pra fazer o servico?
Algum amigo pode me ajudar?
Daniel.Shimomoto
19/06/2014, 00:17
Meu carro parou na estrada e foi guinchado para a oficina.
Chegando la foi diagnosticado problema no bico injetor.
Sou leigo e ouvi informacoes diversas, ai surgiram algumas duvidas:
1) Existe reparo para bico injetor?
2) Preciso trocar os 4 ou so os danificados?
3) Troco em concessionario ou oficina da conta do recado?
4) Onde comprar com as pecas originais com preco justo?
5) Qto custa a mao de obra pra fazer o servico?
Algum amigo pode me ajudar?
1) Não me consta existir reparo
2) O certo ee trocar todos. Senão fica bico zero km com bico velho, ai já viu
3-) Um boa oficina diesel dá conta do recado. PODE (eu disse PODE) acontecer de ter que tirar o cabeçote para remover os bicos. Se acontecer, não é má fé da oficina.
4) Tem que procurar. Dificil indicar. Conheço uma loja no Paraná que vende a preços razoáveis. Me manda uma MP. Nunca comprei lá mas os precos sao acessíveis
5) Boa pergunta!
Abraços
Fabrício Fernandes Feijó
07/08/2014, 12:48
Imperador,
tambem moro em Fortaleza e estou com o mesmo problema no 3o bico! Está com vazamento de pressão e gostaria que você me passasse o contato do mecânico daqui de Fortaleza que sabe remover o bico para por a arruela!
Boa tarde amigos, comprei a 1 mês uma Ford Ranger 13D ano 1999 modelo 2000, ja fiz muita coisa nela a ultima foi a bomba e ela continua um pouco fraca nas ladeiras, o bombista me aconselhou trocar os bicos ja colocando os da 2.8 isso procede ?
Gostaria de saber algum lugar online onde posso comprar os bicos que vcs me aconselharem e se eu mesmo posso trocar ?
Obrigado
marcoswiedemann
26/02/2015, 17:57
compra direto do representante do motor 2.8 é mwm deve ter na tua cidade
Cvprado quando tiveres qualquer duvida, pode colocar no topico da tua ranger, vc tinha aberto um topico pra ela né? Pode escrever la mesmo que a galera vai lá e responde. Se vc ja abriu o débito de diesel e ja deu uma torcida na wastgate e ainda assim achou fraca é só comprar os bicos da 2.8 ou os bicos da Raschmotor, com esses a ranger vai pra 140 HP fica forte pra kct.
Se fosse você eu compraria os da Raschmotor, a instalação é muito fácil e o próprio pessoal da Raschmotor esclarece qualquer dúvida a hora que vc comprar.Eles te passam todas as manhas pra instalação
Cvprado quando tiveres qualquer duvida, pode colocar no topico da tua ranger, vc tinha aberto um topico pra ela né? Pode escrever la mesmo que a galera vai lá e responde. Se vc ja abriu o débito de diesel e ja deu uma torcida na wastgate e ainda assim achou fraca é só comprar os bicos da 2.8 ou os bicos da Raschmotor, com esses a ranger vai pra 140 HP fica forte pra kct.
Desculpa a ignorância sobre continuar no topico anterior, meu bombista é das antigas e nem sobre o super LDA ele conhecia, poderia me descrever o que seria :
Debito de Diesel = Ajuste na Bomba ?
Torcida Wastegate = Dar 1 ou 2 voltas ? Será que ela pode engasgar na estrada ?
Se puderem me descrever melhor eu agradeço.
Procurei no google sobre a Raschmotor e não vi nada ? Seria Raschmotoren ?
Parece que a Rasch motoren não existe mais ?
Acabei de chegar do bombista, ele deu 1/2 volta no debito de diesel e ja senti uma grande diferença, vou viajar hoje a noite e posto como ficou.
Eu escrevi errado é rasch motoren mesmo, inclusive ele tambem é membro do forum.
O kit super LDA nem sei se ainda existe pois o kiko que foi o inventor e vendedor do kit, infelizmente faleceu e nao sei se alguem vende.
sim Débito de diesel é o termo correto pra "ajuste na bomba" que a galera diz. . . O legal desse fórum é acompanhar a evolução dos carros desde que compramos até quando deixamos do nosso jeito. Se Der pra ir postando fotos, falando o que ja fez, como o carro vem se comportando, é muito legal a galera vai te ajudar e muito, ensinando a fazer bastante coisas em casa mesmo e economizando uma grana, tirando duvidas etc. ....
Após ter feito a 1/2 volta no debito de diesel fui viajar para o litoral Sul, na ida foi tudo maravilhoso a Ranger estava mais leve correndo mais, só na baixa que ficava fraca, na volta quase chegando em SP ela deu um apagão no motor, ficou rateando não pegava mais, chamei o guincho e hoje folguei os 4 bicos para sangrar, tudo certo o diesel veio, mas ela não liga, rateia como se fosse ligada com alarme acionado (mas não é) ela rateia o motor de arranque gira o motor mas nem cisma em pegar, não dá sinal que vai pegar o que pode ser ?
Edintruder
03/03/2015, 15:26
Kit super LDA ainda tenho, mas dei para o Bruno Dallanora pôr na F1000 dele em Maio.
Sobre os bicos do Maurício (Rasch) são muito bons sim e valem cada centavo investido, PORÉM como tem controle de fumaça preta em SP, eu não recomendo pois poderás ser notificado em algum blitz.
Não passa no controlar.
Na Ranger podes abrir a BI a vontade, faz fumaça mas acorda o motor. A pressão da turbina por si só será maior também. Daí vale reduzir a WG para aliviar o excesso de pressão. Porém é bom instalar um manômetro da turbina.
Outra coisa, não estás usando o S-10? Esse diesel de bosta acaba comqualquer BI. Pelo sintoma que dizes parece que a BI está com desgaste ou com entrada de ar.
Se os bicos cuspiram diesel e ela não liga, daí a BI está sem pressão para abrir os bicos. No tempo da minha Ranger, eu andava com 4 voltas na BI. Na minha F1000 ando com a BI regulada no limite.
Para ajudar a ligar esse motor, podes fazer o seguinte:
- Tira o filtro do diesel, e drena o diesel do filtro e enche com óleo de motor;
- Coloca o filtro de volta e bombeia até sair o ar;
- Faz uma ponte com outro carro, deixa carregar legal a bateria da ranger e com o outro carro ligado apoiando na ponte, vira esse motor abrindo e fechando os bicos até ter certeza que saiu todoo ar dos bicos. E vai insistindo no arranque até o motor ligar;
- Quando o motor ligar, mantém o rpm na casa dos 2500 ~3000 rpm até o motor emparelhar.
Se por acaso o evento de não ligar se repetir, tens que ver por onde entra ar. Se não entra ar, daí tens que recorrer ao bombista para recuperação dessa BI.
Detalhe, se a BI estiver boa essa Ranger tem que andar fácil nos 160km/h.
Se não passa dos 140km/h é sinal que essa BI já está passada do ponto faz tempos.
Bom dia amigo,
qunado tentei ligar a ranger percebi que o motor girava mas sem sinal de queima , então lembrei de um golf antigo q tinha e deu o mesmo problema e era o alarme, como a ranger tem positron, achei a chave mestra e desativei, de primeira ela pegou....tudo isso só se deu por causa do alarme, a minha principal pergunta é a seguinte :
Qndo ando em estradas a Ranger é super confortavel, qndo ando em SP nas ruas esboracadas q são quase todas ela trepida ou chacoalha muito, olhe a lista abaixo o q ja fiz nela :
4 Amortecedor
1 Turbina NOVA
1 Troca de oleo
1 Jogo de pastilha
1 Cilindro mestre de freio
2 Disco de polia
troquei tbem 2 borrachas q vai na barra estabilizadora (acho q é isso)
Refiz toda Bomba Injetora
1/2 volta no debito de diesel
O que vou ainda fazer esta semana :
Troca oleo
Eixo Dianteiro = 80w90 1,4 litros
Eixo Traseiro = SAE90 2,2 ou 2,4 Litros
Caixa de cambio = BR Lubrax OH 49x 2,65 litros (outros que posso usar = Ipiranga Isamatic, Valvoline ATF Dextron III mercon, Shell Donax TG e Texaco Texamatic 7045E
No sábado vou desmontar e pintar o Santo Antonio e as rodas de preto, logo posto da Ranger aqui.
Gostaria de saber o que posso fazer na suspensão dela para ficar melhor ?
Obrigado amigo
e ai cvprado que bom que resolveu o problema e não era nada mais grave.....
e parabéns cara, difícil ver em grandes metrópoles como são paulo, alguém que tem, gosta e cuida de uma 4x4.
podes ter certeza que se continuar cuidando assim logo logo ela não vai te trazer mais problemas e sim só alegrias, viagens e bons momentos...
quanto a suspensão você já engraxou ela alguma vez???
e aguardamos as fotos:news-coffee::concordo:
e ai cvprado que bom que resolveu o problema e não era nada mais grave.....
e parabéns cara, difícil ver em grandes metrópoles como são paulo, alguém que tem, gosta e cuida de uma 4x4.
podes ter certeza que se continuar cuidando assim logo logo ela não vai te trazer mais problemas e sim só alegrias, viagens e bons momentos...
quanto a suspensão você já engraxou ela alguma vez???
e aguardamos as fotos:news-coffee::concordo:
Ainda não engraxei , na verdade nem sabia disso, poderia me dizer como devo proceder ?
E no Sabado depois q eu pintar o Santo Antonio e as rodas posto as fotos dela, e uma coisa percebi, coloquei ela ao lado de outra Ranger com uma frente mais nova a minha é maior, o modelo da minha é Ford Ranger 13D - ano 1999 modelo 2000 - 6 Lugares.
Edintruder
05/03/2015, 19:59
Amigo, o primeiro teste é ligar a chave de ignição e retirar o fio que conecta na bomba injetora. Ao tocar o fio deve fazer um "tec". Se não faz nada não vai passar diesel, da mesma forma que não chegará diesel nos bicos.
É interessante aprenderes a sangrar os bicos, pois com a solenoide cortada não tem como ir diesel para os bicos. Como dissesses que tinha chegado diesel nos bicos quando sangrasses, daí poderia ser outro.
Entao quanto a engraxar a suspensao em casa você pode comprar WD e passar na barra estabilizadora e a suspensao completa essas casas como o rei do óleo fazem e cobram barato tipo 70 -80 reais. ... e nao se esuqet das fotos
Ah inclusive aqui no fórum mesmo tem muita coisa sobre suspensao basta colocar assim no google: suspensão Ranger site 4x4Brasil
Imperador, tenho um T4 2010, ele tá vazando na conexao da mangueira de retorno de diesel, em todas as lojas que fui aqui em Fortaleza só querem me vender a mangueira completa. Tu conhece algum lugar que tenha isso?
Joel, tive esse problema, a única saída é comprar essa conexão, paguei 500 dilmas em brasília em uma original mwm, não vendem ela por partes.
Imperador!
09/06/2015, 20:50
Joel, tive esse problema, a única saída é comprar essa conexão, paguei 500 dilmas em brasília em uma original mwm, não vendem ela por partes.
Infelizmente é isso mesmo.. a não ser que você ache em desmanche... Dá uma procurada na Zé Bastos, que talvez você encontre.
thécio ferraz
20/10/2015, 14:56
Boa tarde a todos,
esse Problema aconteceu comigo era o anel de borracha do bico da mangueira de retorno, gastei R$120,00 com mão-de-obra!
Ranger XLT 3.0 2006 Diesel
Leandroch
27/06/2016, 12:38
Bom dia!
Estava com um vazamento no quarto bico, o meu mec tirou o bico limpou e colocou um anel de silicone entre o bico e a caneta ( local onde estava vazando), depois disso o meu carro começou a fumaçar muito como se estivesse passando muito combustível. Alguém tem alguma ideia de como pode ser corrigido isso?
Imperador!
27/06/2016, 13:22
Bom dia!
Estava com um vazamento no quarto bico, o meu mec tirou o bico limpou e colocou um anel de silicone entre o bico e a caneta ( local onde estava vazando), depois disso o meu carro começou a fumaçar muito como se estivesse passando muito combustível. Alguém tem alguma ideia de como pode ser corrigido isso?
Na verdade, o mais provável de ter acontecido é ter danificado o bico na retirada, o que é bastante comum.
O melhor seria retirar novamente o bico que foi mexido e levar até um bombista para avaliação.
Wagner1988
05/10/2016, 18:25
Boa noite.
Comprei uma Ranger diesel 2011 motor 3.0 com 150,000 km rodados a dois meses,fui em uma viajem com distancia de 200km, vinha andando normalmente a 120 km/h e do nada ela cortou a aceleração parei do acostamento eo rpm não passava de 3000 rpm, desliguei e liguei o motor e voltou ao normal ma logo em seguida ela voltou a fazer a mesma coisa e apagando fogo, os filtros são todos novos, com meio tanque de combustível.
Oque deve ser?? alguem ja teve algo parecido?? por favor me ajudem.
Minha Ranger também vazou. Inicialmente, vazou um pouco no terceiro bico, de modo que o diesel misturou com a poeira formando uma casca que parecia um plástico derretido. Até aí tudo bem. Meu erro foi levar em um mecânico aqui de Pouso Alegre. Ele me cobrou 500 pratas para limpar e trocar uma arruela, que segundo ele era a causa do vazamento. Feita a troca, no dia seguinte dei umas pisadas mais fortes no acelerador e o bico simplesmente disparou a vazar muito diesel. Parecia uma mina d'Água. Em marcha lenta brotava tanto diesel que escorria por tudo. Fiz 150 km com um tanque, só para ter ideia de quanto diesel estava perdendo. Voltei ao mecânico e ele me disse que tinha trocado a arruela por uma genérica, mas como ela não aguentou, era necessário trocar por uma original. Então pedi para o mecânico aproveitar e trocar as quatro arruelas, para evitar que outra venha a vazar no futuro. Trocadas as quatro arruelas, sai da mecânica todo confiante de que estava resolvido o problema. Umas pisadas mais fortes e, para minha surpresa, novo vazamento, agora nos bicos 4 e 3. Nem perdi tempo com o mecânico. Levei a Ranger para Campinas (2 tanques) na Bosh, onde o diagnóstico foi: troca dos tubos de alta pressão. Fizeram a troca por mil e poucos reais. Não vazou mais. Até que, depois de dar umas pisadas fortes novamente, percebo que o bico 2 começou a vazar um pouco. Faz uma piscininha de diesel. Não sei se deixo assim, se volto na Bosh em Campinas ou se sou eu que tenho pé pesado. Mas tenho essa Ranger desde seus zero kms e até hoje, com 222 mil, nunca tinha dado isso.
Hertz Gonçalves
10/12/2016, 18:44
Shimomoto vc disse que o motor do seu carro estava fazendo barulho...descobriu o que era ?
Erich cascao
24/08/2019, 23:34
Boa noite a todos,sou novo por aqui,minha primeira caminhonete,to curtindo muito.
Tenho uma Ford Ranger 3.0 eletronic,a diesel,ano 2008,com 23mil km.
Me deparei com dois problemas,o primeiro,no painel,nao funcionava o hodometro e o velocimetro,troquei o sensor vss e o problema se resolveu.Porém a caminhonete esta perdendo força,nao passa de 3mil rpm,resolvi pagar um orcamento na ford,e me assustei MUITO com o que queriam fazer...trocar os bicos injetores,o turbo e a bomba,resumo da brincadeira 40 mil !!!!! Andei pesquisando e vi que da pra fazer uma revisão nessas peças,alguem pode me dar um conselho de que fazer?valeu👍👍
FaberBahia
25/08/2019, 01:39
Boa noite, amigo recomendo passar o veiculo no rastreador que vai indicar as falhas... Pode ser a turbina, como pode ser a bomba de combustível no tanque entupida, pode ser os bicos injetores... Então tem de verificar uma destas falhas....
Erich cascao
25/08/2019, 10:01
Valeu,obrigado amigo.
sallespickup
25/08/2019, 16:13
e mais até intercooler e ou suas mangueiras furadas faz perder potencia, concessionaria neste carro é perda de tempo
Erich cascao
25/08/2019, 17:25
Pois é,fora da realidade na concessionária.
JRoberto
26/08/2019, 07:12
Essa Vtr ficou muito tempo parada? Ano 2008 com 23 mil km, se sim, eu começaria por tirar o tanque e verificar todo o sistema de alimentação de combustível.
Erich cascao
26/08/2019, 11:53
Opa,bom dia,comi um zero kkk....230 mil km
Por sua ranger ter parado o problema do bico é sério, e com certeza o problema foi num unico bico então nao tem porque trocar os 4, a não ser que voce esteja disposto $$$. Eu diria que o ideal é mandar testar os bicos, mas ja fiz isso paguei 100 reais por bico testado, condenaram eles, 800 reais pra reparar cada um, tem reparo sim, só não é original. Aí fui pesquisar preços e é meio parelho, tudo caro hehe, mas um dia consegui uns mais em conta e troquei, resultado? pouquissima diferença de desempenho e me custou 4k, então eu te digo, troque só um e seja feliz, se nao ficar bom depois troca o resto. No meu caso eu só estava achando a minha com menos potencia do que deveria, e vez ou outra ela nao queria pegar, mas depois descobri que o problema era na bomba eletrica do tanque, sobre a potencia nao mudou muito.
marcelojsfelix
13/03/2020, 05:51
Marco, obrigado pela dica. Felizmente, meu mecânico de confiança trabalha em uma das oficinas MWM aqui de Fortaleza, então tenho bastante confiança no serviço dele. Mesmo assim, gosto de estudar os assuntos para não engolir qualquer explicação...
Olhando no manual técnico, acredito que o vazamento venha do anel o-ring que tem no bico, apesar de não descartar vazamento do tubo de alta pressão, porque tá difícil de identificar e não quero ficar ligando o carro para testar, afinal não vou poder consertar mesmo... Vou poupar o sistema para chegar na oficina.
Shimomoto, eu aconselho você não demorar muito tempopara resolver o problema. Apesar que a evolução do meu foi muito rápido (1 dia), é bom não perder tempo, pois sabemos que o carro perde totalmente a confiabilidade mesmo em viagens curtas. Se você não tem mecânico, dá uma olhada no site da MWM que lá eles recomendam as autorizadas deles... depois pega um feedback aqui no fórum. E o barulho que apresenta é exatamente como você descreveu.
César
Imperador, ainda tem o contato desse mecanico aqui de Fortaleza, estou com o mesmo problema! Alguém indica um mecanico pra fazer esse reparo?
Estou com uma Ranger 3.0 troquei os 4 bicos por unidades novas mas agora o carro esta meio quadrado e as vezes da uns solucoes ja troquei a pcv tbm e esta com um falha P1639 alguem saber oq pode ser?
Jackson Wasem
13/04/2025, 14:25
Pessoal boa tarde! Troquei 4 bicos injetores da minha ranger XLT DIESEL 2014. Foram reprovados no teste. Minha pergunta é: alguém compra esses bicos para recondicionar? Se sim poderiam me indicar, porque foi um rim a troca desses bicos. Kkkkk