PDA

Ver Versão Completa : Direção Troller



Joao Henrique Kffuri
27/04/2005, 11:48
Tenho um Troller 2001 TDI, e na verdade ele nunca me deixou na mão, e fora as manutenções de rotina, nunca tive problemas, mas sempre achei estranho o fato de trafegar por uma estrada esburacada, ele fica com a direção meio boba, digamos que ziguezaguiando, alguem sabe alguma formaula para resolver este problema, ou dexiar a suspensão um pouco mais macia.

srgrande
29/04/2005, 16:45
Tenho um Troller 2001 TDI, e na verdade ele nunca me deixou na mão, e fora as manutenções de rotina, nunca tive problemas, mas sempre achei estranho o fato de trafegar por uma estrada esburacada, ele fica com a direção meio boba, digamos que ziguezaguiando, alguem sabe alguma formaula para resolver este problema, ou dexiar a suspensão um pouco mais macia.

Caro João,
Acredito que no seu caso está ocorrendo o defeito de "falta de braço no piloto", que poderá ser solucionado com a troca do piloto(motorista) ou com a compra de um veiculo feito p mulheres e boiolas, por ex: FORD KA, CELTA E ETC...
Talvez algumas horas de treino, com um piloto experiente, resolva seu problema.
Até mais.

guilhermekrug
29/04/2005, 17:53
Existem algumas verificações para serem feitas tipo buxas e braços, mas não sei ao certo. Isto já foi falado aqui em algum lugar...

Quanto a suspenção achei interessante a proposta de colocar molas progressivas no Troller.

Joao Henrique Kffuri
29/04/2005, 19:11
O prosrgrande,
Obrigado pela dica...acho que ai esta o problema, o pessoal que eu costumo andar é muito ruimmmmm de braço....
abrs.

Igor
29/04/2005, 20:00
João,

Eu tenho o mesmo problema desde de comprei o meu Bugão, que tem as mesmas características do seu - T4 - 2001 Fase 2. No começo a direção tremia muito e logo começava a chacoalhar o carro todo, parecia que ia desmotar o "bicho". Eu levei no mecânico, troquei o amortecedor de direção, e melhorou muito - a diferença foi brutal - mas mesmo assim não ficou 100%. Na época o cara me falou que o problema podia melhorar trocando também as buchas da barra Panhard, como fiquei na dúvida se fazia sentido, resolvi não trocar as tais buchas e preferi conversar com um pessoal pra ver se é verdade.
Vamos ver se alguém pode dar um luz sobre isso por aqui.
De qualquer forma verificar o amortecedor da direção pode ser um boa dica.

[]s esperando ter ajudado.

Igor

Obs. é cada "mala" que agente tem q aguentar, né não?

Wallace
30/04/2005, 14:18
Normalmente o amortecedor de direção só mascara algum outro poblema.

Ashidani
29/07/2005, 09:16
Pessoal,

Preciso de ajuda. Alguém já teve de trocar a barra de direção do Troller?
É que o pivô ( aquele que vai junto ao setor de direção ) está com jogo e meu mecânico me disse que normalmente só se encontra a barra de direção inteira pra trocar...
Alguém sabe onde encontrar essa peça, ou melhor, apenas o pivô. Se é de semelhante à algum outro veículo?
abçs

Mauricio Mei
29/07/2005, 09:36
Ashidani

nao foi voce que falou que andava a mil por hora sem reduzir para passar em buracos ??? Bom tudo tem seu preco. SO NAO VALE FALAR QUE O TROLLER EH RUIM.... :discordo:
:mrgreen:

O negocio eh o seguinte, como voce é de Minas fica um pouco mais complicado, mas eu teria 3 lugares que voce poderia levar seu carro aqui em Sao Paulo que certamente resolveriam o problema a precos justos. O Paulao (ex trilha master) 11 98991325, o Oberdan ou Projeto Rally (este tem site) - fale com o Jean. http://www.projetorally.com.br

Mesmo que eles nao possam resolver o problema diretamente (por causa da distancia), com certeza podem te auxiliar a encontrar pecas equivalentes fora das nossas "amigas" concessionarias.

[]s

Mei

Carlos W
29/07/2005, 13:31
tive o mesmo problema com o meu T4 2001 logo quando comprei, com 5.000 km. As autorizadas demoraram um tempão para achar qual era o problema. Só depois descobri que se tratava do famoso "SHIMI", QUE SÓ FOI RESOLVIDO COM A TROCA DOS PIVOS DA RODA ESQUERDA,que era a que provocava a tremedeira .
O mesmo problema voltou a acontecer 3 anos depois, agora com 65.000 km ! DE novo, foi "só trocar os pivos" que resolveu o problema !
Verifique a folga dos pivôs, é batata !

Ashidani
29/07/2005, 15:14
Pessoal,

Mauricio, procê ver, o carro não é ruim não. Tanto é que mesmo andando do jeito que eu ando o problema se apresentou só após 120.000 kms de uso "sem dó" por assim dizer... :wink:
O problema com o amigo aos 5000 kms deve ser por ter esbarrado a barra de direção em alguma trilha ( esforço demasiado ). Tb soube de um que teve problemas na caixa/embreagem, todos com veículos sem protetores.
Por recomendação da concessionária o meu saiu de lá com os protetores da barra e da caixa, coisa que recomendo ao extremo pra quem compra um carro desses.
Valeu pela dica. O fato de ser de minas não me impede de pedir as peças e resolver o problema por aqui.
Abração a todos e valeu!

Ashidani
06/08/2005, 22:07
Só dando um feedback pro pessoal;
Entrei em contato com o Jean do Projeto Rally o qual me foi super gente fina me orientando em todas as soluções. Informação de utilidade pública: ele vai ter o terminal de direção pra vender, em breve, o que na prática eliminaria a necessidade de trocar-se a barra de direção inteira ( que custa mais de 500 paus! ) :shock: na concessionária.
Mais uma vez, valeram as dicas, muito obrigado!
abçs

murilog
09/09/2005, 21:29
Ola pessoal,
Tive alguns problemas com a direcao de meu T4/01. Estava com muita folga e toda vez que esterçava ao maximo ocorria um estralo.
Levei em um mecanico em Sumare-SP.Ismatec (19.3873-1126) ele deixou a direcao hidraulica no ponto, fez a troca do reparo e alihnou os componentes,ficou bom e o preco nao ficou salgado.

O estralo era o extensor do freio que estava raspando na roda.
[]´s

Ashidani
10/09/2005, 16:52
O Jean do Projeto Rally havia me sugerido reprensar o terminal até que o novo chegue. Funcionou, o jogo diminuiu bastante. A troca do acoplamento da direção que já estava com folga tb ajudou.
abçs

Ricardão4x4
04/10/2005, 15:50
Pessoal,

O T4 2001 fase II que possuo apresentou um outro problema, desgaste excessivo no braço Pitman.
:o As estrias do setor da caixa de direção estavam perfeitas, já os dentes do Pitman, bem desgastados e o braço parcialmente "banguela".
:D Troquei o Pitman e alinhei o bugão. Ficou um carro de passeio novamente.
:cry: Triste foi o preço da pecinha, L$ 218 latinhas + SEDEX!
:!: Recomendo ateção a este item, que causa bastante folga e é de suma importância em se tratando de segurança.
:pensativo: Ainda, há uns 2 meses atrás tive um tipo de "recall". Trocaram as barras e terminais de direção e trocaram o parafuso Cabeça sextavada da barra Panhard por um de cabeça escariada (escariaram o furo para tanto). Comentaram que foi recomendação da fábrica.
:) Verifiquem se não é o caso de vocês.

Abraços,

equipeminas4x4
30/11/2005, 16:36
Alguém sabe de qual carro são os pivôs de direção do T4 2001??? To precisando de um pivô desse.


[]´s

zenshin
05/12/2005, 23:53
Reavivando o tópico: recentemente, estava andando em uma estrada de terra e havia uma pedra escondida na grama (no meio da estradinha). Resultado: bati a frente do T4 bem na pedra, amassando muito o peito de aço do mesmo. Não estava muito rápido, mas perdi o alinhamento do jipe. A princípio pensei que a barra havia entortado, mas me disseram que a barra do Troller tem uma curvatura natural, então não sei mais a causa do problema. Peguei o jipe e dirigi um pouco na estrada (até 120km/h), além de pegar trânsito, e não notei nenhuma vibração anormal (aliás, nenhuma vibração).
A única coisa que notei foi a perda de alinhamento mesmo. Vocês acham que a barra de direção entortou, com estes sintomas (choque seguido de perda de alinhamento, mas sem vibração)? Amanhã posto fotos do estrago!

Muito obrigado,
Marcelo Wiermann

zenshin
05/12/2005, 23:58
Reavivando o tópico: recentemente, estava andando em uma estrada de terra e havia uma pedra escondida na grama (no meio da estradinha). Resultado: bati a frente do T4 bem na pedra, amassando muito o peito de aço do mesmo. Não estava muito rápido, mas perdi o alinhamento do jipe. A princípio pensei que a barra havia entortado, mas me disseram que a barra do Troller tem uma curvatura natural, então não sei mais a causa do problema. Peguei o jipe e dirigi um pouco na estrada (até 120km/h), além de pegar trânsito, e não notei nenhuma vibração anormal (aliás, nenhuma vibração).
A única coisa que notei foi a perda de alinhamento mesmo. Vocês acham que a barra de direção entortou, com estes sintomas (choque seguido de perda de alinhamento, mas sem vibração)? Amanhã posto fotos do estrago!

Muito obrigado,
Marcelo Wiermann

equipeminas4x4
06/12/2005, 09:35
É só mandar pro alinhamento q vc fica sabendo, simples.

[]´s

Ashidani
06/12/2005, 17:42
Como a barra já tem uma curvatura de fábrica, mais uma não será problema... :lol:
O importante, como teclou nosso colega, é a direção estar alinhada.

Comigo foi semelhante só que o terminal da direção abriu o bico o que fez a direção tremer em alta velocidade. O mecânico (Jean) me aconselhou dar uma prensada nele até encontrar o terninal pra comprar. Ele encomendou alguns pra vender avulso. Pois a concessionária só vende a barra inteira com os dois terminais por 600 pilas! Pra cima de mim? :discordo:

zenshin
06/12/2005, 23:32
Galera, fui fazer o alinhamento hoje e deu tudo certo. O pessoal retirou o peito de aço e endireitou ele para mim também, muito gente fina. Bom, parece que o que entortou foi o "braço de regulagem" (imagino que seja o que regula o alinhamento, cáster, etc.). Bom, acho que não vou precisar trocar assim, emergencialmente...Mas em breve vou trocar isso.

Muito obrigado
MW

Pedro Freitas
07/12/2005, 00:22
Como a barra já tem uma curvatura de fábrica, mais uma não será problema...


:shock:

não teria outra opção? torno? :pensativo:

[]'s

zenshin
07/12/2005, 09:14
Fala Pedro, tudo bem? Então, entrei em contato com a Troller, e fui informado que como trata-se de um item de segurança, o recomendado é trocar mesmo. Desentortar até teria jeito, mas concordo com os caras e prefiro não correr esse risco.

[]s
MW

lucciano amaral
22/04/2009, 11:28
Alguém sabe de qual carro são os pivôs de direção do T4 2001??? To precisando de um pivô desse.


[]´s

Equipe minas, sou de varginha mg, e um amigo meu ta precisando trocar a barra da direção do lado direito, pois o pivo da folgado, e nao ta conseguindo achar a peça. Vc descobriu de qual carro é esse pivo? obrigado

f0rR0zE1r0
27/04/2009, 11:06
Ola pessoal,
Tive alguns problemas com a direcao de meu T4/01. Estava com muita folga e toda vez que esterçava ao maximo ocorria um estralo.
Levei em um mecanico em Sumare-SP.Ismatec (19.3873-1126) ele deixou a direcao hidraulica no ponto, fez a troca do reparo e alihnou os componentes,ficou bom e o preco nao ficou salgado.

O estralo era o extensor do freio que estava raspando na roda.
[]´s


O meu dava esse mesmo estalo e acabei descobrindo que era, também, o extensor do freio!

abreu
27/04/2009, 12:35
Verifique os pivos e o amortecedor de direção.

Abraços.

MARCO GOES - NIVA
30/08/2012, 14:52
Amigos,


Para acabar com essa marmota de comprar barra completa do troller, basta cortar a barra e abrir rosca para usar o pivô original do troller.

Segue modelo em anexo.367383