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Ver Versão Completa : Freelander HSE V6 - problema na troca de marchas.



alphatech
21/01/2011, 13:44
Bom dia,

Comprei a LR há alguns dias e tenho notado o seguinte comportamento.

1) Em Drive, na estrada, o carro tem uma certa "INDECISÃO" de mudar de 4 para quinta velocidade, independente se o óleo está quente ou não. O que ocorre é, atingida a rotação da quinta marcha (por volta dos 90-100km/h em drive) a marcha fica se "amarrando" para entrar. As vezes ela entra depois desse tempo de indecisão e o carro vai embora.... mas, as vezes (na maioria), acende a luz do HDC! (ambar) e pisca F4 no câmbio e o carro perde muito rendimento. Se eu paro o carro e desligo a chave, tudo volta ao normal. O que tenho feito, como só ando na cidade, é andar na posição 4, onde não apresenta qualquer problema.

2) as demais marchas (1, 2, 4 e R, N e P) está tudo normal, sem tranco, super suave e silencioso... só não entra a quinta e fica com o HDC âmbar aceso.

Já pesquisei mto na net, algumas pessoas dizem que pode ser problema de vazamento nos solenoides de mudança (A, B, C) já que as demais marchas estão boas. Também pode ser um problema de pistão reverso quebrado, mas não sei se isso tem haver exclusivamente com a quinta pois, pelo que li, impacta na ré (preguiçosa) e problemas em todas as mudanças depois da segunda marcha.

Alguém pode me dar uma luz?

Grato.

alphatech
21/01/2011, 18:25
Informação adicional:

Aparece a seguinte informação no equipamento de diagnóstico:
"5th speed gear ratio out of range".

Idéias? Há algum speed sensor na "direct clutch" ?

Abs

alphatech
02/02/2011, 17:45
detectado possível problema no trambulador, já que ele também passou a não entrar em modo SPORT. Seria so isso?

NETO PALACIO
08/02/2011, 22:14
Alphatech verifique inicialmente de o radiador de oleo do cambio foi substituido, caso tenha sido é muito provavel que tenha entrado agua no seu cambio, o que ocorre em 90% das freelander e so sera resolvido seu problema com a desmontagem do cambio e uma excelente limpeza. Este cambio é o mesmo usado no jaguar x-type e audi a3 por exemplo, mas a entrada de agua só acontece nas freelander por causa deste radiador

NETO PALACIO
08/02/2011, 22:17
No caso da alavanca seletora ela normalmente não entra no modo sport pq não ha uma aproximação correta no seu sensor o que pode ser resolvido colocando-se um objeto plastico de mais ou menos 1 mm nesta peça para que seja resolvido

alphatech
15/04/2011, 22:30
Alphatech verifique inicialmente de o radiador de oleo do cambio foi substituido, caso tenha sido é muito provavel que tenha entrado agua no seu cambio, o que ocorre em 90% das freelander e so sera resolvido seu problema com a desmontagem do cambio e uma excelente limpeza. Este cambio é o mesmo usado no jaguar x-type e audi a3 por exemplo, mas a entrada de agua só acontece nas freelander por causa deste radiador


Você tinha razão, o radiador furou e emulsionou um pouco de água no câmbio. Não teve necessidade de desmontar o câmbio inteiro, bastando trocar o óleo por diálise (entra por cima e sai por baixo, 11l de óleo) para que a 5a entrasse normalmente. Foi detectado, também, que o solenóide A travava eventualmente... efetuados estes dois ítens, o carro está um espetáculo novamente, obrigado pela ajuda.

Quanto ao CommandShift, esse eu ainda não coloquei a plaquinha de plástico, mas vou fazê-lo.

Abs

Lucio Cifani
20/04/2011, 00:52
Olha , eu comprei um Freelader 2 , SE , zero KM , 2011 , estou muito , mas muito arrependido , o carro é fraco em tudo , já estou vendendo essa porcaria de carro , eu se vosse voce faria a mesma coisa . errar é Humano mas insistiir é ...........

alphatech
12/05/2011, 14:32
Amigão,

Não considero que seja insistir no erro. Todo carro tem o direito de dar problema.
Quanto a "força" da LR2, posso te dizer que, perto de outros carros que tenho, ela realmente não é umprimor de desempenho, mas tem um torque muito bom pelo tamanho do motor que tem.... agora, que ela bebe, isso sim, bebe e bebe bem.

Fazer o que... o jeito é partir pra uma disco 3 tdv6.

RBSJUNIOR
13/05/2011, 10:24
Estranho......Lucio Cifani, tenho Uma Freelander 1 V6 e ela "avôa" bonito, gosto muito do torque dela......não é um RR SC, mas....anda muito bem.....pensei que a sua fosse ainda melhor....

alphatech
29/06/2011, 07:57
cara, se você "apertar" a bichinha ela até anda bem sim (freelander 1 V6), mas tem que pisar muito fundo. Eu estou meio "mau" de comparação, mas meu antigo 406 v6 andava mais e consumia muito menos. O mesmo eu digo de um vts (xsara vts) antigo que tenho comigo, com 150 mil km, dei uns ups nele e o "coitadinho" demonstra um vigor que não observo na freelander....

Agora, essa semana eu fiz um TD na freelander I6... realmente... parece mais lenta. Mas pode ser só impressão, porque até cogitei trocar a minha numa disco V8 (seminova) ou uma RR sport SC (2006).

ki-suco
29/06/2011, 09:18
Tenho uma FL2 HSE, realmente se deixar no automático "normal", ela é meio lenta sim e se não me engano, ela parte de 2a. em vez de 1a. e por esta razão, o carro demora um pouco para pegar a velocidade....agora se colocarmos no modo "sport", verá a força do motor V6 correspodendo na altura e outro fator é usar a gasolina Podium, com octanagem alto, o V6 fica muito mais esperto...só doe o bolso na hora de abastecer..rss

caj
04/07/2011, 13:57
Prezado LUCIO CIFANI.
quais os problemas de sua Freelander 2011?
agradeço

fabioandrade
08/10/2011, 21:44
No modo Drive a Freelander parece um pouco preguiçosa mesmo. Ela tende a demorar na troca de marchas, mantendo o giro lento e dando a impressão de falta de potência. Mas é só impressão! Se pisar fundo ou usar o modo esportivo, ou mesmo a troca manual, dá pra ver que os 177 cavalos da Freelander 1 são suficientes para um desempenho bem satisfatório. Eu imagino que a Freelander 2 a gasolina, com 233 cv deve ser bem melhor, não?

A propósito, a minha é 2006 HSE, e eu gosto demais do carro. Na cidade, na estrada e fora dela!

claudio-freitas
21/12/2011, 15:12
Olá, Neto, estou com o mesmo problema no modo Sport, vc colocou a plaquinha de 1 mm? deu certo? onde é localizado este sensor?

alphatech
26/12/2011, 14:20
o sensor é no trambulador... é colocar o carro em N, apertar o botão superior e puxar a alavanca pra fora (ela sai). Dae vc desencaixa a tampinha do console e já ve a plaquinha na lateral, do lado do motorista... o objeto plástico pode ser um pote sorvete devidamente recortado. :)

Roberto FL
04/01/2012, 20:21
comprei uma FL 1 mes passado mas acho que dei azar. Um problema atras do outro: mangueira arrebentando, pane eletrica, motor apagou, , agua do arrefecimento abaixando e a junta queimou... nao sai da oficina. Porem, tenho a dizer que o carro é acima da media para o ano. O que vale no carro é o cambio manual, porque o D é para conforto e baixa rotação. Peguei estrada no manual e o bicho empurrou um jetta 2.5. pra isso a rotação ficava direto acima dos 5000 rpm e bebendo gazolina até. Na minha humilde opinião, a FL1 é para gelo e neve. Tem aquecimento pra tudo, até no retrovisor, mas no calor brazuca, o carro sofre.

chjsm
23/01/2012, 20:24
Boa noite, amigo poderia me ajudar, nao entendi direito a questao do plastico onde colocar na placa,, poderia me ajudar ??

o sensor é no trambulador... é colocar o carro em N, apertar o botão superior e puxar a alavanca pra fora (ela sai). Dae vc desencaixa a tampinha do console e já ve a plaquinha na lateral, do lado do motorista... o objeto plástico pode ser um pote sorvete devidamente recortado. :)

Rsbuz
02/09/2014, 11:57
Olá a todos!

Ha cerca de mais ou menos 01 mês e meio, em um belo dia, fui surpreendido por um problema que hoje está me deixando maluco!

Estava trafegando normalmente em baixa velocidade. Quando fui ultrapassar um carro, estava em 3a para 4a marcha, minha Freelander simplesmente perdeu força e o giro do motor subiu sem passar a 4a marcha.

Daí pra frente várias mensagens de erro apareceram no display. Algumas delas:

- TRANSMISSION FAULT LIMITED GEARS AVAILABLE
- HDC FAULT SYSTEM NOT AVAILABLE
- SPECIAL PROGRAMS OFF

E luzes ambar no painel conforme as imagens em anexo:

http://i57.tinypic.com/15rfkev.jpg

http://i62.tinypic.com/2rhl0zl.jpg

Consegui passar um scanner (VCM) e obtive os códigos:

-> P0734-00 / P0896-00 / P0894-68

No meu estado onde atualmente resido não possui ainda um concessionário Land, apenas uma oficina especializada onde lá consegui escanear em busca dos erros.

Meu carro está atualmente com 50.200km. O problema é intermitente. Se deixo o carro parado por alguns dias, ao religar, some tudo, como se nada tivesse acontecido. Daí dura uns 03 dias ou mais. Da última vez que passei o diagnóstico e resetamos o erro, durou mais de 01 mês até retornar.

Pergunto: alguém ja recebeu esse "presente" de uma Freelander ou Land Rover em geral? Não sei mais o que fazer ou a quem recorrer. Bateu aquele desespero, se é que me entendem.

Obrigado pela atenção!

ABs.

Rsbuz.

alexlai
02/09/2014, 21:53
Rodrigo,

apenas tive o problema do HDC FAULT SYSTEM NOT AVAILABLE
Isso pq a bateria estava fraca, então dava esse erro.

Não tive experiência semelhante.
Vc já tentou procurar em fóruns em inglês?
abs

Rsbuz
02/09/2014, 23:06
Rodrigo,

apenas tive o problema do HDC FAULT SYSTEM NOT AVAILABLE
Isso pq a bateria estava fraca, então dava esse erro.

Não tive experiência semelhante.
Vc já tentou procurar em fóruns em inglês?
abs

Alexlai, tudo bem?

Então, ja troquei a bateria na semana passada por uma nova até porque a antiga ja estava fervendo. Pensava eu que fosse problema na bateria mas infelizmente não era.

Sim, tenho procurado incansavelmente e tenho encontrado muitas pistas. Ja estou catalogando tudo pra levar na oficina especializada.

obrigado pela força,

abs.

Rodrigo.

Rsbuz
03/09/2014, 12:58
Alguém que ja passou por esse problema poderia ajudar ?

Rpalma
09/09/2014, 13:42
Alguém que ja passou por esse problema poderia ajudar ?

Ola, estou exatamente com o mesmo problema a 1 mes, o carro entra em modo de proteçao e eh necessario por no acostamento, desligar e ligar para voltar ao normal.
como minha freelander esta com bomba nova, velas e bobinas novas sei q possivelmnte n eh isso.
li alguma coisa a respeito do sensor de fluxo de ar mas ainda nao testei. Pretendo passar um scanner na eeurobike pois nos scanners paralelos nao aparece nenhum erro no meu caso.
Se vc conseguir alguma solucao agradeço se puder postar. Obrigado

Neto1
09/09/2014, 16:14
Ola, estou exatamente com o mesmo problema a 1 mes, o carro entra em modo de proteção e eh necessário por no acostamento, desligar e ligar para voltar ao normal.

Parece carro fabricado pela Microsoft.

Rsbuz
10/09/2014, 07:50
Ola, estou exatamente com o mesmo problema a 1 mes, o carro entra em modo de proteçao e eh necessario por no acostamento, desligar e ligar para voltar ao normal.
como minha freelander esta com bomba nova, velas e bobinas novas sei q possivelmnte n eh isso.
li alguma coisa a respeito do sensor de fluxo de ar mas ainda nao testei. Pretendo passar um scanner na eeurobike pois nos scanners paralelos nao aparece nenhum erro no meu caso.
Se vc conseguir alguma solucao agradeço se puder postar. Obrigado

Ola Rpalma, parece que fomos premiados com esse problema. Tenho uma sugestão do que pode estar acontecendo baseado em um forum inglês.

Primeiro você deve passar um scanner para ter certeza que ira receber os mesmos códigos de erros que recebi. Qual o ano e km atual da sua viatura?

assim que você conseguir passar o scanner retorne que prossigo.

no aguardo, boa sorte!

Rsbuz

Rsbuz
10/09/2014, 21:50
Parece carro fabricado pela Microsoft.

Meu, pior do que isso. Nunca na vida tive um carro pra dar problema em câmbio. Pior decepção com essa marca.

lelek13
11/09/2014, 18:16
Estou com um problema semelhante, também vai e volta, mas o intervalo esta aumentando o scaner acusou "GEARBOX DEFALT" No painel não acusa nada, vi diversos topicos sobre o assunto e cada um com uma possibilidade diferente, ate levei a uma casa especializada em cambio, me deram o seguinte diagnostico, Trocar o Kit de solenoides.
Fui em 3 oficinas diferentes e encontrei 3 precos diferente para o mesmo reparo, de 3500,00 a 6000,00 ja com a troca de oleo do cambio.
Vou aguardar maisum pouco para ver se encontro uma outra alternativa, para fazer eliminação antes de encostar a vitura.

Rsbuz
14/09/2014, 21:09
Estou com um problema semelhante, também vai e volta, mas o intervalo esta aumentando o scaner acusou "GEARBOX DEFALT" No painel não acusa nada, vi diversos topicos sobre o assunto e cada um com uma possibilidade diferente, ate levei a uma casa especializada em cambio, me deram o seguinte diagnostico, Trocar o Kit de solenoides.
Fui em 3 oficinas diferentes e encontrei 3 precos diferente para o mesmo reparo, de 3500,00 a 6000,00 ja com a troca de oleo do cambio.
Vou aguardar maisum pouco para ver se encontro uma outra alternativa, para fazer eliminação antes de encostar a vitura.

Considere também o sensor de velocidade da transmissão e o interruptor da luz do freio (embaixo da coluna da direção). Tenho essas duas suspeitas na minha viatura.

Rpalma
15/09/2014, 17:36
Ola Rpalma, parece que fomos premiados com esse problema. Tenho uma sugestão do que pode estar acontecendo baseado em um forum inglês.

Primeiro você deve passar um scanner para ter certeza que ira receber os mesmos códigos de erros que recebi. Qual o ano e km atual da sua viatura?

assim que você conseguir passar o scanner retorne que prossigo.

no aguardo, boa sorte!

Rsbuz

Ola, ano 2005 versao duas portas, 75mil km. Entao nao passei o scanner ainda pq estava resolvendo um outro problema hahahaha. Uma vibraçao q encontrei, era a trizeta danificada. Amanha vou buscar e ver como ficou. Mas assim q passar o scanner posto aqui.
Abraço

Rsbuz
25/09/2014, 17:34
[RESOLVIDO]

Após mais de 02 meses sofrendo como uma guerreira, saindo e entrando nas UTI's de oficinas, eis que minha Freelander está totalmente CURADA!!

Diagnóstico do problema: UMA das solenoides estava travada, impedindo assim a troca de marchas normalmente.

Procedimento realizado: Abertura da caixa do corpo de válvulas e foi testada cada solenoide. Em uma delas foi constatado o travamento.

Destravada a peça, apenas reabastecemos com o óleo específico para a caixa de transmissão AWF21. Utilizei o MOTUL MULTI ATF específico para a Freelander e várias outras transmissões.

Assim, apesar de ninguém do forum ter se manifestado e graças a Deus que ninguém passou por um problema semelhante, fica aqui a minha dica-solução para o problema descrito.

Grato a todos!

neilsonhenriques
25/09/2014, 18:44
Assim, apesar de ninguém do forum ter se manifestado e graças a Deus que ninguém passou por um problema semelhante, fica aqui a minha dica-solução para o problema descrito.


Ah se todo mundo fizesse isso !! :palmas:

Rsbuz
25/09/2014, 19:46
Ah se todo mundo fizesse isso !! :palmas:

:-D Valeu neilsonhenriques mas so fiz minha parte contribuindo para o crescimento do Forum.

grande abraço.

alexlai
02/10/2014, 19:22
Fico feliz pela resolução do problema. Parabéns!

agardim
05/10/2014, 11:48
[RESOLVIDO]

Após mais de 02 meses sofrendo como uma guerreira, saindo e entrando nas UTI's de oficinas, eis que minha Freelander está totalmente CURADA!!

Diagnóstico do problema: UMA das solenoides estava travada, impedindo assim a troca de marchas normalmente.

Procedimento realizado: Abertura da caixa do corpo de válvulas e foi testada cada solenoide. Em uma delas foi constatado o travamento.

Destravada a peça, apenas reabastecemos com o óleo específico para a caixa de transmissão AWF21. Utilizei o MOTUL MULTI ATF específico para a Freelander e várias outras transmissões.

Assim, apesar de ninguém do forum ter se manifestado e graças a Deus que ninguém passou por um problema semelhante, fica aqui a minha dica-solução para o problema descrito.

Grato a todos!

Parabéns Rodrigo.

Grande parte das pessoas vem aqui, relatam problemas, pedem ajuda, e depois que resolvem o problema, seja com ou seja sem a ajuda do pessoal do fórum, simplesmente desaparece e não posta mais nada.

Com atitudes como a sua teremos um "banco de dados" legal, e nacional, sobre defeitos e soluções.

Espero nunca ter este problema, mas se tiver, já sei por onde começar.

Abs.
Andre.

Rsbuz
11/11/2014, 19:23
ATUALIZAÇÃO: Após o destravamento da maldita solenóide, o problema voltou cerca de 02 dias depois. Resultado, não tive outra escolha senão outro câmbio.

Foi o que fiz, comprei um semi novo e pronto! Finalmente, carro novo de novo!

Ja se passaram quase 15 dias e tudo absolutamente OK.

Abs a todos!

Lucas Búrgi
11/11/2014, 19:41
ATUALIZAÇÃO: Após o destravamento da maldita solenóide, o problema voltou cerca de 02 dias depois. Resultado, não tive outra escolha senão outro câmbio.

Foi o que fiz, comprei um semi novo e pronto! Finalmente, carro novo de novo!

Ja se passaram quase 15 dias e tudo absolutamente OK.

Abs a todos!

Rodrigo, foi salgada essa brincadeira?

Rsbuz
12/11/2014, 08:41
Rodrigo, foi salgada essa brincadeira?

Ola Lucas,

Amigo, foi um pouco sim. Sem querer assustar mas saiu quase R$ 5.000 com o frete. Fora que ja havia tentado outras alternativas mas não deram certo. Ainda assim também gastei uma boa grana nessas alternativas.

abraços.

Rodrigo.

agardim
12/11/2014, 10:08
ATUALIZAÇÃO: Após o destravamento da maldita solenóide, o problema voltou cerca de 02 dias depois. Resultado, não tive outra escolha senão outro câmbio.

Foi o que fiz, comprei um semi novo e pronto! Finalmente, carro novo de novo!

Ja se passaram quase 15 dias e tudo absolutamente OK.

Abs a todos!

Nossa, não tem como trocar só o conjunto de solenoides? Precisa trocar o cambio inteiro?

Troller-a-vista
12/11/2014, 10:19
tentou antes trocar filtros e oleo da caixa?

nao tinha visto o topico, mas ha algumas oficinas em sp q sao referencias em cambio automatico ha mais de 20 anos, seria uma boa consulta-los sempre q der problemas.

muitos dos problemas de automaticos sao apenas decorrencia de um unico problema simples de resolver: trocar o oleo do cambio e filtro... eh tipo uma cadeia, bola de neve... ai a conta fica cara.

mas q bom q resolveu, parabens

Rsbuz
12/11/2014, 12:52
Nossa, não tem como trocar só o conjunto de solenoides? Precisa trocar o cambio inteiro?

Agardim,

Tentei essa possibilidade mas o meu mecânico, de alta confiança, diga-se de passagem, recomendou a troca do câmbio para sanar de uma vez com o problema. Ainda mais que existe uma dificuldade grande em encontrar apenas o corpo de válvulas desse carro.

E para ter certeza encontrei em um fórum inglês que uma vez detectado problema em solenoide, corpo de válvulas, etc. recomendava-se a troca completa do câmbio.

Abs.

Rsbuz
12/11/2014, 12:57
tentou antes trocar filtros e oleo da caixa?

nao tinha visto o topico, mas ha algumas oficinas em sp q sao referencias em cambio automatico ha mais de 20 anos, seria uma boa consulta-los sempre q der problemas.

muitos dos problemas de automaticos sao apenas decorrencia de um unico problema simples de resolver: trocar o oleo do cambio e filtro... eh tipo uma cadeia, bola de neve... ai a conta fica cara.

mas q bom q resolveu, parabens

Troller-a-vista,

Sim, troquei o óleo e filtros do câmbio na esperança de que pudesse resolver mas não deu certo. Infelizmente o corpo de válvulas estava defeituoso. Inclusive coloquei a venda o câmbio antigo pois acredito que alguém consegue recuperá-lo de alguma forma.

Pois é, resolvido e agora estou vendendo o carro também. Apesar do carro ter ficado perfeito após a troca.

Obrigado!

Abs.

Pimentelisac
25/07/2015, 20:45
Amigão tive problema semelhante aí seu do carro entrar em modo segurança e ter de desligar e ligar novamente!! Foi soh trocar o filtro de ar e problema resolvido!! Espero ter ajudado!!

Hadad
14/08/2015, 20:41
Boa noite senhores
Sou novo aqui e acabei de adquirir uma Freelander 1 2006 HSE com o motor estourado. (eu ja sabia)
Bom, fiz o motor inteiro mas o motor está falhando e o cambio em modulo de emergência.
O camarada da retifica passou o aparelho e entre outros defeitos foram detectados falha no cilindro 1, nível de combustível baixo etc. A bateria trocada também contribuiu para o cambio entrar em emergência.
Levei no meu mecãnico de confiança e estou dando uma geral...
- troca das 06 bobinas
- troca da velas
- troca do filtro de ar
- troca da bateria (para 70 amperes)
- troca de cabos de vela
Ainda não está pronta, mas se alguém tiver alguma ideia ou sugestão agradeço muito.
Aproveito para parabenizar o Forum (site).

luizhoreis
30/08/2015, 18:10
Estou negociando um Range Rover SE 08 2.7 TDV6 ele está com dificuldades de passar a 5° e 6° alguém sabe o que poderia ser?

comdek
31/08/2015, 23:19
Boa noite senhores
Sou novo aqui e acabei de adquirir uma Freelander 1 2006 HSE com o motor estourado. (eu ja sabia)
Bom, fiz o motor inteiro mas o motor está falhando e o cambio em modulo de emergência.
O camarada da retifica passou o aparelho e entre outros defeitos foram detectados falha no cilindro 1, nível de combustível baixo etc. A bateria trocada também contribuiu para o cambio entrar em emergência.
Levei no meu mecãnico de confiança e estou dando uma geral...
- troca das 06 bobinas
- troca da velas
- troca do filtro de ar
- troca da bateria (para 70 amperes)
- troca de cabos de vela
Ainda não está pronta, mas se alguém tiver alguma ideia ou sugestão agradeço muito.
Aproveito para parabenizar o Forum (site).

Hadad, se o motor estiver falhando na lenta, certeza que é entrada de ar falsa. Esse motor tem várias mangueiras de vácuo que vem do cabeçote, que quebra com muita facilidade por estar ressecado com os anos. Esse carro, qualquer entrada de ar falsa já falha a marcha lenta. Pra descobrir onde é, só espirrar um WD-40 nas laterais embaixo da cobertura plástica. Se a rotação do motor mexer, tem vazamento.

Outro problema que causa vários erros na memória da injeção (normalmente falha de ignição) é o sobreaquecimento do módulo. Se você olhar na caixa onde está o módulo de injeção e da caixa automática, tem uma ventoinha que vem 2 mangueiras da grade de ar e também um sensor de temperatura vermelho. Na minha Freela esse motor não estava mais girando. Desmontei ele e ele utiliza aqueles motorzinhos que vem em brinquedos de criança. Desmontei o motorzinho e pra felicidade as escovas do motor (carvão) estavam desgastadas. Sem essa ventoinha, em lugares quentes os modulos podem esquentar e se deixar pode até queimar.

A respeito do cambio entrar na emergência (fica um 4 piscando no display), você pode testar os sensores e atuadores que estão dentro da caixa com um multimetro medindo a resistência. Segue o video:


https://www.youtube.com/watch?v=VTmdkDuKZ6A

Minha caixa automática as vezes não engata da 3ª para a 4ª, subindo a rotação e voltando para a 1ª quase quebrando tudo. Já desmontei a parte de solenóides e limpei a valvula "shift B", notei uma melhora porém voltou o problema. To tentando encontrar pra comprar, mas com o dólar quase 4 reais mata a importação.

Esse carro passou dos 100.000km começa a aparecer defeitos a cada 700km rodados. Comprei porque sou mecânico e eletricista. Se cada defeito eu mandasse arrumar estaria pobre!

Defeitos que já tive na Freelander 2006 (peguei com 92.000km no começo do ano, agora está com 115.000km):

*Bomba de combustível queimou = R$105,00 paralela
*Borboletas do coletor de admissão (válvulas VIS) travadas = R$50,00 em parafusos e silicones
*Caixa as vezes não engata 3ª p/ 4ª = solenóide N89 (em andamento)
*Teto solar não fecha (fica tec-tec no motor) = engrenagem plástica (china por sinal) desgastada (em andamento)
*NOVO: Motor fervendo = correia dentada patinando na bomba de água (em andamento)

Aliás, quanto você gastou pra refazer o motor? Foi correia dentada estourada?

JR@protheus
04/01/2016, 14:55
[RESOLVIDO]

Após mais de 02 meses sofrendo como uma guerreira, saindo e entrando nas UTI's de oficinas, eis que minha Freelander está totalmente CURADA!!

Diagnóstico do problema: UMA das solenoides estava travada, impedindo assim a troca de marchas normalmente.

Procedimento realizado: Abertura da caixa do corpo de válvulas e foi testada cada solenoide. Em uma delas foi constatado o travamento.

Destravada a peça, apenas reabastecemos com o óleo específico para a caixa de transmissão AWF21. Utilizei o MOTUL MULTI ATF específico para a Freelander e várias outras transmissões.

Assim, apesar de ninguém do forum ter se manifestado e graças a Deus que ninguém passou por um problema semelhante, fica aqui a minha dica-solução para o problema descrito.

Grato a todos!

Olá amigo, estou com mesmo problema na minha - LR FREELANDER 2 sI6 3.2 2007/2007. Você poderia por gentileza fornecer o endereço da sua oficina aqui em São Paulo? Meu muito Obrigado. jfc_junior@yahoo.com.br

Marcelo Sena
24/05/2016, 15:52
Boa tarde amigos.
Sou novo na land rover.
Compre uma freelander 2005 4x4 a gasolina. Estou com um problema no cambio.

Problema é o seguinte: Ligo o carro coloco no "D" ele estica a marcha e entra no modo de segurança e pula para 4º marcha.
Depois de uns 10 minutos o carro ligado direto, desligo e ligo, retorna ao normal.

Uns falam que pode ser o Oleo do cambio que tem que trocar, pois ela já está com 105 mil km.

Caso seja o Óleo, qual Óleo devo compra , alguém poderia me ajudar?

Pergunta: Qual Oleo usar, marca e tipo;

Teria mais algum item que deveria trocar ou averiguar?

Agradeço antecipadamente a todos !

Forte abraço,

Marcelo Sena
Recife -PE

ronalocco
09/08/2016, 14:30
Prezados, boa tarde,

Meu sócio esta vendendo uma land rover freelander 1, 4 portas, 2005/2006 (salvo engano), com a quilometragem abaixo de 60.000, a um preço bem competitivo, entretanto, a mesma esta com um problema no câmbio.

O que ele me informou é que o carro desenvolve sem maiores problemas, as trocas de marchas acontecem no tempo cento, mas com o andar, o carro (ao que parece) esquenta e não passa mais as marchas.

O mecânico que fez a revisão do câmbio, não é especialista em câmbio automático e, mesmo assim, condenou todo o câmbio.

Por enquanto só tenho esses dados, estou interessado na compra, mas gostaria de saber a opinião de vocês.

Obrigado pela atenção!

Att.

Ronaldo

comdek
16/08/2016, 13:18
Prezados, boa tarde,

Meu sócio esta vendendo uma land rover freelander 1, 4 portas, 2005/2006 (salvo engano), com a quilometragem abaixo de 60.000, a um preço bem competitivo, entretanto, a mesma esta com um problema no câmbio.

O que ele me informou é que o carro desenvolve sem maiores problemas, as trocas de marchas acontecem no tempo cento, mas com o andar, o carro (ao que parece) esquenta e não passa mais as marchas.

O mecânico que fez a revisão do câmbio, não é especialista em câmbio automático e, mesmo assim, condenou todo o câmbio.

Por enquanto só tenho esses dados, estou interessado na compra, mas gostaria de saber a opinião de vocês.

Obrigado pela atenção!

Att.

Ronaldo

Primeiramente teria que ver o nível do fluido ATF se tá no nível correto. Se não for isso a maior probabilidade é os solenóides que devem apresentar travamento da agulha quando quente.
Pra ver o nível do fluido a transmissão tem que estar entre 45ºC e 55º com o motor em funcionamento e tirar o parafuso de medida embaixo. Ir completando o fluido por cima até começar a vazar por baixo. O óleo que usei foi o Pentosil ATF.

No meu caso o solenóide "Shift B (N89)" estava travando, fazendo que da 3ª para a 4º marcha não engatasse, indo pro neutro e voltando pra 1ª marcha. Troquei ela e resolveu, gastei R$250,00 em uma usada + R$5,00 do silicone pra verdar a tampa. Pra trocar os solenóides não precisa baixar a caixa.

mau0707
10/10/2016, 22:25
Aonde seria colocado esse pedaço de plástico???

Ernani Junior
09/04/2018, 20:10
[RESOLVIDO]

Após mais de 02 meses sofrendo como uma guerreira, saindo e entrando nas UTI's de oficinas, eis que minha Freelander está totalmente CURADA!!

Diagnóstico do problema: UMA das solenoides estava travada, impedindo assim a troca de marchas normalmente.

Procedimento realizado: Abertura da caixa do corpo de válvulas e foi testada cada solenoide. Em uma delas foi constatado o travamento.

Destravada a peça, apenas reabastecemos com o óleo específico para a caixa de transmissão AWF21. Utilizei o MOTUL MULTI ATF específico para a Freelander e várias outras transmissões.

Assim, apesar de ninguém do forum ter se manifestado e graças a Deus que ninguém passou por um problema semelhante, fica aqui a minha dica-solução para o problema descrito.

Grato a todos!

Você ainda esta com o carro e este problema deu de novo? gostaria de saber se deu tudo certo.... abraços

dievsk
30/04/2019, 03:40
Boa noite, estou com um problema parecido. Na troca entre 3 e 4 marcha o carro da um solavanco, eu consico reduzir esse "efeito" tirando o pé do acelerador quando prevejo a mudança.
Porém tem me preocupado.

Alem disto, esta é minha segunda Freelander 2, a anterior, por infelicidade do destino sofri um acidente pois dormi no volante...

O que notei de grande diferença, eu dou partida sem qualquer dificuldade, quando coloco da posição D, percebo um trepidação exagerada... O mesmo acontece ao para em semáforos, e parece mais evidente após muitas horas de trânsito.
Pisando no acelerador some vida normal ate chegar na 4ª marcha...

Até ai, era uma preocupação, mas aconteceu algo pior.
Entrei num estacionamento no centro de SP, após uma hora e meia de trasito pelo menos, muito calor, ar condicionado.
Tive que descer uma rampa muito estreita, quando vi que iria colidir com a parede, coloquei na ré para endireitar, a descida não era nada absurdo, mas o carro simplesmente nao se mexia na marcha ré, mesmo pisando o pedal até o fundo! Me deu um desespero total, o acelerador nao fazia absolutamente nada, sem querer soltei um pouco mais o freio e cheguei a dar leve ralada no para choque....
Tentei mudar os comandos do terrain response pra ver se obtinha mais força e nada. nada adiantou.

A solução foi pedir ajuda para que duas pessoas desse um pequeno impulso para que eu pudesse dar ré, após isso consegui endireitar e estacionar....

No mesmo dia, ainda com muito transito e calor, ao estacionar no hospital, a unica vaga disponivel necessitava subr uma guia de altura comum de ré, coisa que ja fiz diversas vezes com o veiculo anterior.... porem ao encontar na guia a marcha ré nao tinha força pra subir a guia, onde me bateu desespero pela gravidade do problema que poderia vir pra frente, foi necessario ir pra frente e voltar com leve impulso.

Sobre os relatos dos colegas, o painel nao apresentou nenhum erro, agua estava no nivel, temperatura apesar de ser ifnernalmente quente parecia estar dentro da normalidade....
Porem a minha atual possui ventuinha de apena uma hélice, e em que pese o uso, nunca notei a mesma em funcionamento....

No carro anterior tive que fazer a troca de todo o conjunto pois tudo parou de funcionar.
Um aquecimento poderia gerar essa perda brusca de força?

Ja subi e desci tanto morro tanto lamaçal, estrada de pedregulho, fico inconformado com isso acontecer na cidade.

Agradeço se alguem puder me dar uma luz, e indicar uma asistencia acessivel em SP
meu carro anterior foi PT, seguro atrasado, prejuizo total, sai ileso, porem só o mesmo carro iria sanar o vazio que ficou!
Mais antigo mas aparentemente nao havia nada de errado nos primeiros meses....

R1Ferreira
07/05/2019, 01:32
Boa noite a todos os companheiros.
Adquiri uma Freelander 2 Hse 2005 ciente q estava com problemas no câmbio automático q é o seguinte :
No drive ela sai bem, mas logo em seguida a marcha desengata e o carro perde tração elevando o giro la em cima.
Ela só não escapa em 1 ou 2 marcha.
3 e 4 tb escapam qnd começa a desenvolver
O antigo dono disse q trocou todas as selenoides, óleo, filtro ...e q acha q o problema é elétrico ou eletrônico.
O carro só anda no 4x4 ? Não sei se tenho a opção de desativar e ficar no 4x2 ou se esse carro só trabalha em 4x4.
Gostaria de pedir ajuda aos mais experientes para ver se consigo sanar esse problema com custo menor possível.
Muito obrigado

paulo valiengo
01/09/2024, 17:01
O carro está andando normal. Quando ando 20 minutos ou mais, o cambio começa a demorar mais para engatar, nos farois, ou se tenho que dar ré. As vezes não acontece e outras acontece. Parece que quando está mais fria a temperatura externa, que isso não acontece. Não sei se são solenoides ou resfriadores do cambio. Não aparece nenhum tipo de falha no painel. Tambem troquei o fluido de cambio. Se alguem souber de alguma informação, agradeço muito.