PDA

Ver Versão Completa : CONSUMO DE ÓLEO MOTOR NO VITARA



Walter Carlos Brossel
27/04/2005, 11:29
PREZADOS AMIGOS DO FÓRUM, :?:
COMPREI RECENTEMENTE (FEV/05) UM VITARA MT 95 E FIZ A PRIMEIRA REVISÃO NA ÉPOCA, TROCANDO ÓLEO, FILTROS, CORREIAS,ETC.
DESDE ENTÃO JÁ RODEI UNS 4.000 KM ENTRE TRILHAS MÉDIAS E LEVES E ASFALTO. (NO MOTOR EU COLOCO SEMPRE ÓLEO MINERAL, TROCANDO A CADA 5.000 KM...)
VERIFICANDO HOJE O NÍVEL DO ÓLEO, CONSTATEI UMA BAIXA DE APROX. 1 LITRO NESTE PERÍODO.
GOSTARIA DE SABER SE ESSE CONSUMO ESTÁ DENTRO DA NORMALIDADE.
UMBRAÇOPROÇEISTUDO!!!!!!! :lol:

LuizCabral
27/04/2005, 12:06
cara, ja tive um vitara também. O meu era 94 e tinha uns 180 mil rodados. O consumo de óleo era mais ou menos igual ao seu, mas acredito que isso seja normal pela quantidade de km rodados. Existem uns oleos no mercado (nao me lembro a marca agora) que são específicos para carros bem rodados que ajudam na vedação dos anéis dos pistões.

[]'s

Walter Carlos Brossel
27/04/2005, 13:27
Valeu Luiz!!!
O meu está com 86.000Km originais, comprovados pelas revisões e as trocas de óleo anteriores. Também acho que o consumo está normal, visto que é um carro com 10 anos de uso...
O meu objetivo é ouvir outros proprietários de Vitara como vc para confirmar se está normal ou não.
Um grande abraço p/ vc.

samukanvas
27/04/2005, 13:51
sei lá viu, mas 1 litro a cada 4.000km, tá estranho....

eu começaria a pensar em retíficas.... :roll:

lg_gustavo
27/04/2005, 14:14
cara, ja tive um vitara também. O meu era 94 e tinha uns 180 mil rodados. O consumo de óleo era mais ou menos igual ao seu, mas acredito que isso seja normal pela quantidade de km rodados. Existem uns oleos no mercado (nao me lembro a marca agora) que são específicos para carros bem rodados que ajudam na vedação dos anéis dos pistões.

[]'s

Castrol GTX Alta quilometragem...

Nunca usei, mas acho que na próxima troca de óleo vou experimentar...
Meu motor (é um Samurai) não queima nem metade do óleo que vcs estão falando, mas mesmo assim ele dá uma fumadinha de vez em quando (mas que não queima td isso não queima mesmo)... Faz algo em torno de 400 ou 500 ml a cada 5.000 km.

[ ]s queimando menos óleo que vcs não sei como

AlemãoRS
27/04/2005, 14:32
com certeza tem algo errado..
o meu vitara tem quase 155 mil km e consome aproximadamente 1 litro a cada 15 mil km, um pouco menos a vezes, digamos que a cada 13 ou 14, mas nunca 1 litro a cada 4 mil km, com certeza tem alguma problema!

LuizCabral
27/04/2005, 14:48
eu tambem acho que temos um problema ai. O motor do meu vitara ja estava bem gasto, estava quase com 200 mil. O motor do walter tem a METADE disso e ja esta consumindo isso tudo de oleo.

Augusto_Bnu
27/04/2005, 17:23
O meu tem 91000Km e o consumo do meu eh muito baixo, e estou usando um oleo semi-sintetico, observo regularmente o escapamento e esta sempre limpo, estou impressionado com qualidade deste motor.

Fabil
27/04/2005, 19:51
walter.... verifique..
- vazamentos no motor
- olhe seu cano de descarga, se nao está oleoso ( motor fumando)
- verifique se o respiro do cabecote NAO está entupido
- verifique se a agua do radiador nao tem oleo...

enfim.. oleo no motor nao desaparece, ou vaza ou o motor queima ele..

aahhhh... pode ser tb anel de seguimento quebrado e jogando oleo pelo respiro ( que volta p/ a admissao e é queimado)
faça um teste simples... retire a mangueira do respiro do cabecote, ligue o motor e acelere-o até a injecao cortar giro... se espirrar muito oleo é anel quebrado... se nao sair oleo, mas sair muita fumaca ( principalmente em marcha lenta) é retentor de valvulas..

T+

Walter Carlos Brossel
27/04/2005, 20:55
Grande Fabiano!!! Valeu pessoal!!!
Mas vejam só: o carro não fuma e não pinga uma gota de óleo sequer...estou com ele há dois meses e acompanho sistemáticamente seu desempenho...O proprietário anterior era super cuidadoso e todas as revisões foram feitas com o Edmur, que sabe tudo de Suzuki...
Com base no que vcs me falaram levei a viatura num mecânico de minha confiança que não achou nenhum vazamento ou queima de óleo no sistema.
O problema estava no encaixe da vareta de nível, que estava um pouco para fora...aí o frentista me mostrou um nível bem abaixo da realidade. Se foi sacanagem não sei, prefiro pensar que não.... :roll:
Ainda bem... De qquer forma agradeço à todos pelas dicas e pela atenção das respostas.
Umbraçoproçeistudo galera!!!!

gustavo signori
27/04/2005, 23:54
olá. o meu vitara 94 tem 130mil km e "graças à deus" não vaza e nem sequer abaixa o nível de óleo do motor, mas o câmbio auto.....

chrisb
19/07/2007, 16:36
Pessoal, aproveitando o tópico, o meu Vitara (1.6 8V, 90Mil KM) tá bebendo 1L de óleo entre as trocas, mas não tem nenhum vazamento e nem tem fumaça branca e nem fuligem no escapamento.... alguem tem alguma dica para ver para onde está indo esse óleo? ou esse é o consumo normal de óleo? a viatura de vocês consome muito óleo entre as trocas?
Qual o óleo que vocês usam??

Walter, como é esse esquema do encaixe da vareta de nível?? eu havia pensado nisso mas logo descartei, pois quando faço a troca do óleo, o óleo fica no nível correto na vareta...com você também acontecia isso?

Agradeço desde já!


[]'s com 1L de óleo a menos no bolso!

Joao Baeta
19/07/2007, 16:44
:arrow:O meu é GV TD.....
Antes de mandar para oficina... O meu bebia mt oleo cada 3000km!
E eu botava 15W-40.... E semana passa eu mandei para oficina E descobrimos era era vazamento na junta do carter e tampa do motor!
Lembrando o meu tem 100.550 km, apesar que bateu motor 2x.... E a última foi de quase 88 mil km.... Já comprei assim... Motor novo com peças originais!
Estou super sastifeito!
E estou super impressionado pq o Azul nao vaza! está com 148 mil km motor nunca bateu! Troco cada 5 mil km!
Abs

Walter Carlos Brossel
20/07/2007, 11:47
Pessoal, aproveitando o tópico, o meu Vitara (1.6 8V, 90Mil KM) tá bebendo 1L de óleo entre as trocas, mas não tem nenhum vazamento e nem tem fumaça branca e nem fuligem no escapamento.... alguem tem alguma dica para ver para onde está indo esse óleo? ou esse é o consumo normal de óleo? a viatura de vocês consome muito óleo entre as trocas?
Qual o óleo que vocês usam??

Walter, como é esse esquema do encaixe da vareta de nível?? eu havia pensado nisso mas logo descartei, pois quando faço a troca do óleo, o óleo fica no nível correto na vareta...com você também acontecia isso?

Agradeço desde já!


[]'s com 1L de óleo a menos no bolso!


Seu carro está normal. O meu não vaza, não tem problema em anel de seguimento, não fuma, enfim, sem problemas mas consome entre 500ml/1l a cada 5.000Km, quando efetuo a troca. Isso já tem 3 anos...
Pode acontecer quando vc trocar o filtro de óleo que fique faltando uns 500ml se o mecãnico não está acostumado a mexer em Vitara. Mas aí é completar e pronto.
Eu só uso óleo mineral, 20W/50. Preferência pelo BR ou Shell super.
Umbraçoproçê.

chrisb
20/07/2007, 15:00
Seu carro está normal. O meu não vaza, não tem problema em anel de seguimento, não fuma, enfim, sem problemas mas consome entre 500ml/1l a cada 5.000Km, quando efetuo a troca. Isso já tem 3 anos...
Pode acontecer quando vc trocar o filtro de óleo que fique faltando uns 500ml se o mecãnico não está acostumado a mexer em Vitara. Mas aí é completar e pronto.
Eu só uso óleo mineral, 20W/50. Preferência pelo BR ou Shell super.
Umbraçoproçê.


ufa! que alívio! rsrsrs

mas aqui, que óleo você usa?
pq eu estou usando o SL da BR... 20W50... alguém de vocês já usou aqueles óleos para veículos com alta Km??? já colocou algum aditivo no óleo?

Muito obrigado pelas respostas!

abs!

Walter Carlos Brossel
20/07/2007, 15:11
ufa! que alívio! rsrsrs

mas aqui, que óleo você usa?
pq eu estou usando o SL da BR... 20W50... alguém de vocês já usou aqueles óleos para veículos com alta Km??? já colocou algum aditivo no óleo?

Muito obrigado pelas respostas!

abs!

Chrisb,
Qualquer 20W/50, desde que de marcas conhecidas tipo BR, Shell, Castrol, e troca a cada 5.000Km.
Não precisa nada além disso e seja feliz.rs.
Umbraçoproçê e vê se aparece p/ fazermos uma trilha juntos.

Grassmann
20/07/2007, 15:30
Senhores,

Não é normal um Vitara, que tem motor mais "novo", consumir tanto óleo assim. Isso era comum nos Fuscas e primeiros VW... Motores da época da guerra.
O meu Vitara, queimando óleo, com 153mkm, não baixa quase nada...
Vazamentos de óleo nem sempre são perceptíveis, pois nem sempre "empoçam" quando o carro tá parado. Podem ser várias fontes:
- Entrar óleo pelos anéis (queima óleo);
- Vazar entre cárter e bloco;
- Vazar por um dos retentores (esse normalmente começa a vazar só quando o motor funciona, daí ser difícil detectar);
- Vazar pela junta de cabeçote (pra dentro do cabeçote ou pra fora).
Enfim, só levando num mecânico experiente pra saber.

Quanto a usar óleos preparados para motores de alta km, sei não... Esses óleos costumam ser um pouco mais "espessos" pra compensar o desgaste dos anéis. O problema é que, por serem mais viscosos, sofrem mais pra passar nas pequenas canaletas de lubrificação no motor. Eu tentei usar nas últimas trocas do meu Vitara. Percebi que baixava bem menos, e que o carro "batia" menos o motor. Mas esquentava um pouco mais...

Bom, esse problema não vou ter mais... :)
Meu Vitara es´t na oficina, com o motor aberto. Estou mandando retificar meu motor. Assim acaba a comilança de óleo e gasolina... Assim que estiver pronto, posto minhas impressões...

Walter Carlos Brossel
20/07/2007, 15:45
Concordo em tudo que vc falou Grassmann, mas não acho 500ml de óleo a cada 5.000Km um consumo "absurdo". Talvez, com o intuito de tranquilizar o Chrisb, tenha dito que é "normal", mas tbém não acho que justifica abrir o motor para isso.
Meu Vitara "some" com meio litro de óleo a cada troca desde que o comprei (há 2 anos e meio) com 80mil Km na época.
Hoje está com 145mil e nem sonho em retífica. Não bate biela e faz 9,5Km/l dentro da cidade. Acompanho rigorosamente esse consumo. Se aumentar aí começarei a me preocupar...
Umbraçoproçê.

chrisb
20/07/2007, 15:59
Pois é, o meu tá sumindo com esse óleo tb, mas me preocupei pq com é o meu primeiro Vitara e antes dele eu tinha um Gol 1.0 2005 (não baixava óleo de maneira nenhuma, troca de 10k em 10k km) eu estranhei...

Meu Vitara, que é automático, faz 8Km/L na cidade, acho que é uma média normal, por se tratar de uma viatura automática....

Walter, Vamos marcar sim de fazer umas trilhas por aí sim!! amanhã vou de 7 Rios com meu irmão e as patrôas, se animar... dá um toque!

abs

Novais
20/07/2007, 16:01
Pessoal, a minha experiência foi a seguinte....

tive um vitara por 3 anos e também consumia muito óleo e eu ia só completando, trocando.......... e todos os mecânicos falavam que era normal, até começar a molhar a velas..........aí só deu a retífica completa.

Resultado: Após a geral no motor ele parau de beber óleo.

Eu acho que, se o motor está baixando muito óleo e vc for usá-lo direto em trilhas e provas....... podem preparar o bolso que uma hora ele vai abrir o bico.




[]`s de Pajero a 2 anos.......

chrisb
20/07/2007, 16:08
ah só pra complementar, Grassmann, logo que comprei a viatura, tinha um vazamento entre o carter e o bloco, mas de imediato mandei estancar o vazamento... como tinha de abrir o carter, eu pedi para o mecanico (Minas motors) dar uma checada lá no motor (por baixo, é claro), para ver se tinha alguma folga e etc.. ele me falou que estava tudo blzinha, 100%...
então, como não Vaza, não fuma e não tem folga, fiquei sem opções....

tinha pensando em ser o retentor do volante, mas logo descartei por não ter nenhuma manhca de óleo por debaixo do carro e outra, acho que se pingar óleo por aquela região, ia cair na chapa de proteção, que vai do motor até a cx de transferência.... como não tem nada....tb descartei...

Misterio do óleo! rsrsrs
abs

chrisb
20/07/2007, 16:15
hummm, mas aí parou de beber óleo e vc vendeu pra comprar a pajero e começar a beber gasolina? rsrsrs
brincadeira....

mas sei lá, eu desconfio que pode ter alguma coisa errada sim, porém fico na dúvida né.... vou ir me preparando ($$) com calma para o pior.... quem sabe eu não abro uma poupança (Fundo de Retífica) e aí vou jogando dinheiro lá, e quando der ($$) pra abrir o motor eu mando abrir,se não tiver nada errado vai valer, nem que seja pra fazer uma limpeza no motor...

abs!

Muito obrigado pelas respostas!!


Pessoal, a minha experiência foi a seguinte....

tive um vitara por 3 anos e também consumia muito óleo e eu ia só completando, trocando.......... e todos os mecânicos falavam que era normal, até começar a molhar a velas..........aí só deu a retífica completa.

Resultado: Após a geral no motor ele parau de beber óleo.

Eu acho que, se o motor está baixando muito óleo e vc for usá-lo direto em trilhas e provas....... podem preparar o bolso que uma hora ele vai abrir o bico.


[]`s de Pajero a 2 anos.......

Grassmann
20/07/2007, 16:23
Vamos lá...
Eu abri o motor por outros motivos... O consumo de óleo, quando monitorado de perto, é o menor dos problemas. O meu motor estava batendo muito, e já estava fraquinho. Isso fazia com que meu consumo de gasolina aumentasse muito...
Enfim, se o mecânico já olhou de tudo que é lado, e não achou vazamento... Monitore. Também não acho que valha a pena abrir um motor só pra encontrar um vazamento. Mas que não é normal baixar, isso não é... (Estou no segundo Vitara, e nenhum deles baixava óleo)

Walter Carlos Brossel
20/07/2007, 16:54
Pois é, o meu tá sumindo com esse óleo tb, mas me preocupei pq com é o meu primeiro Vitara e antes dele eu tinha um Gol 1.0 2005 (não baixava óleo de maneira nenhuma, troca de 10k em 10k km) eu estranhei...

Meu Vitara, que é automático, faz 8Km/L na cidade, acho que é uma média normal, por se tratar de uma viatura automática....

Walter, Vamos marcar sim de fazer umas trilhas por aí sim!! amanhã vou de 7 Rios com meu irmão e as patrôas, se animar... dá um toque!

abs

Valeu o convite! Mas amanhã estou indo à Paris (Guaraparis ehehehehehe) molhar o saco em águas salgadas e só volto em agosto.
Mas não faltarão oportunidades ok?
Umbraçoproçeis e boa trilha! (sem queimar óleo hein?KKKKKKKKK)

Novais
21/07/2007, 09:21
hummm, mas aí parou de beber óleo e vc vendeu pra comprar a pajero e começar a beber gasolina? rsrsrs
brincadeira....

Muito obrigado pelas respostas!!



4,5km/litro na trilha.......:parede::putz:



[]'s indo pro posto...

Morcego
21/07/2007, 10:10
Acho que qualquer carro com mais de 100 mil kms rodados é normal baixar de 0,5 a 1 litro a cada 5.000 km, se não sai fumaça pelo escapamento, não tem vazamento aparente nem poças de oleo na garagem eu não me preocuparia.

jeegzuki
21/07/2007, 19:25
Bom, esse problema não vou ter mais... :)
Meu Vitara es´t na oficina, com o motor aberto. Estou mandando retificar meu motor. Assim acaba a comilança de óleo e gasolina... Assim que estiver pronto, posto minhas impressões...

Amigo Grassmann, quando vc termina o serviço coloca uma lista de peças compradas e seus valores. Ainda tô na de juntar uma grana pra fazer o mermo. A mão de obra aqui em natal/rn sai na faixa de uns 400,00 com mecanico bom, ta faixa de preço da sua cidade!!!

Abraço.

Grassmann
23/07/2007, 16:24
Amigo Grassmann, quando vc termina o serviço coloca uma lista de peças compradas e seus valores. Ainda tô na de juntar uma grana pra fazer o mermo. A mão de obra aqui em natal/rn sai na faixa de uns 400,00 com mecanico bom, ta faixa de preço da sua cidade!!!

Abraço.


Olha,

Não cheguei a ver item por item separado, mas a conta não vai sair barato...
Estou mandando trocar:
- Bomba de óleo;
- Bomba d´água (estava vazando);
- Bronzinas (todas);
- Pistões e anéis;
- Juntas e retentores (todos);
- Correia dentada;
- Sensor de óleo (perinha);
De serviço:
- Montagem/desmontagem;
- Retífica de camisa, brunimento, retífica de cabeçote;

De quebra, estou mandando fazer, pra melhorar o desempenho:
- Polimento do coletor de admissão;
- Polimento de guias e sedes de válvulas;

E, pra terminar a complicação toda, ainda tive que fazer estes reparos:
- Trocar rodas livres por AVM manuais (a minha gastou por completo);
- Retirar bloqueio Lock Right (quebrou um pino e não desbloqueava mais);
- Trocar 1 bieleta e todos os 4 terminais de direção.

Como besteira pouca é bobagem... :) Esto colocando medidores de temperatura e pressão de óleo e medidor de vácuo na admissão (vacuômetro). Parece besteira, custa caro, mas vai ajudar a monitorar o carro nas situações extremas em que uso...

Devo pegar o carro ainda esta semana (acho que na quinta). Daí coloco os valores corretos. Se puder, separo por mão de obra e peças.

O que já posso adiantar é que cotei com várias empresas de SP, mas acabei comprando aqui em Curitiba mesmo. Saiu uns 10% mais caro, mas fica muito mais fácil acionar a empresa em caso de garantia.

Joao Baeta
23/07/2007, 17:32
:arrow:Acabei de trocar a junta do carter e borracha da tampa... Está mt bom!
Resta ver o consumo!
Abs

AlemãoRS
24/07/2007, 15:04
Leandro, tenho quase certeza que a RC faz esses pinos pro lock right.

Grassmann
24/07/2007, 15:37
Fudeu tudo...
O pessoal da retífica, quando foi trabalhar o motor, descobriu uma trinca no bloco do motor. Bem no mancal entre o primeiro e segundo cilindros...
Resultado: Bloco condenado.
Já corri atrás de um bloco usado pra comprar, mas quem tem tá ficand maluco! Chegaram a pedir R$2.500 por um bloco semi-novo!
Estou estudando alternativas para solucionar meu problema, então, se alguém tiver uma das soluções abaixo pra fornecer, estou comprando:

- Bloco do motor 1.6 16V (por um preço aceitável, e com NF)
- Motor 1.6 16V completo (com NF e baixa do Detran do carro)

[]´s

jeegzuki
26/07/2007, 19:56
...estou comprando:

- Bloco do motor 1.6 16V (por um preço aceitável, e com NF)
- Motor 1.6 16V completo (com NF e baixa do Detran do carro)

[]´s

Amigo Grassmann,

Rapaz dei uma pesquisada de preço aqui em natal/rn, e estão pedindo na casa dos 5.000,00 a 6.000,00 no motor completo c/ nota, é muita pratinha pro motor usado. Rapaz tente a outra opção: colocação de um Ap 1.8, que custa em torno de 1.500,00 o motor com nota fiscal e de manutenção mas acessivel. Hoje tem muito material na net, inclusive aqui no forum, sobre este tipo de adaptação.

Abs, e se tiver afim do motor vejo o preço do frete pra vc.

Grassmann
27/07/2007, 09:58
Danilo,

R$1.500 não se compra AP não...
Aqui em Curitiba gasta-se cerca de R$3.000 num AP com injeção.
Sem injeção nem pensar...
E, se eu tirar o motor Suzuki fora, preciso colocar outro câmbio, porque o automático que equipa meu carro não funciona sem o módulo de injeção.
Já fiz as contas, e adaptar o AP fica caro demais.
Fora que todos os motores que encontrei pra vender são bastante velhos, todos do começo da década de 90. Sem chance! O risco de pifar logo é muito grande...
Continuo na busca de um motor usado de Vitara ou um bloco em bom estado.
Se nada der certo, pego meu outro carro, me meto na estrada, e vou buscar lá na Argentina!

MARCELO VITARA SUBMARINO
04/10/2007, 16:17
Alguem sabe qual a medida de óleo (ml) entre os dois pontos da vareta. Exemplo: Tiro a vareta e está marcando na metade. Quanto de óleo coloco pra completar??

Abs

chrisb
04/10/2007, 16:58
Ao certo eu não sei, mas sempre que esta na metade, eu coloco 1L e vai para o topo...

Morcego
04/10/2007, 17:09
Marcelo,

Eu concordo com o Christian, é um pouco no sentimento e um pouco na proporção.
Repare que a vareta, marca o topo e antes da primeira marcação ainda tem um espaço até o fim da vareta. Isto é uma margem de segurança para o motor ter um minimo de oleo para rodar te avisando que se chegar na primeira marca você está no minimo permitido.

MARCELO VITARA SUBMARINO
04/10/2007, 17:20
Marcelo,

Eu concordo com o Christian, é um pouco no sentimento e um pouco na proporção.
Repare que a vareta, marca o topo e antes da primeira marcação ainda tem um espaço até o fim da vareta. Isto é uma margem de segurança para o motor ter um minimo de oleo para rodar te avisando que se chegar na primeira marca você está no minimo permitido.

Chrisb e Fernandão,

Eu já sabia deste jeito, só queria saber se há realmente uma medida padrão. Tipo encontrada no manual do jipe. Mas mesmo assim valeu.

Abs

nanito
05/10/2007, 20:16
realmente, achei o consumo do óleo do motor meio fora do normal. pra amenizar isso, na última troca coloquei bardahl prolonga e castrol GTX. diminuiu bastante o consumo de óleo!

[]´s

gonga
09/08/2008, 14:44
Olá amigos,

O meu vitara 5p 1.6 16v está queimando oleo branco no momento da partida a frio. Da segunda partida em diante e já com o motor quente, não percebo essa queima. Alguem já teve este problema ?

Agradeço se puderem me ajudar.

Morcego
09/08/2008, 23:13
Gonga,
Oleo branco ? não conheço ! Hehe !!

Se ao ligar com motor frio sai uma fumaça branca, você deve ter uma folga nos aneis e pistons, o oleo está passando por estas folgas no cilindro.

HenriqueJr
10/08/2008, 02:07
Deste a ultima troca de óleo eu já coloquei uns 2 1/2l de óleo para manter sempre no nível. Levei ao mecanico e o mesmo verificou que a buraco da segunda vela tava sujo com óleo, inclusive o encaixe do cabo de velas tava sujo com óleo tb. Diante disso o mecanico tem certeza que o oleo ta passando para este burado e descendo para a câmara de combustão do 2º cilindo.
Antes meu carro não fumaçava nada! Hoje em dia ele sempre fumaça quando eu ligo, depois para de fumaçar....!
Segundo o mecanico basta trocar o anel de borracha que veda o compartimento onde a vela se encontra que o problema será resolvido.

Alguem já passou por esse problema??? Não consigo entender como o óleo consegue descer até a camera de combustão se a vela é rosqueada e bem apertada!

Pablo Toledo
10/08/2008, 02:18
Henrique;

Como estão teu retentores de válvulas? Dê uma olhada neles.

HenriqueJr
10/08/2008, 02:22
Henrique;

Como estão teu retentores de válvulas? Dê uma olhada neles.

O Cabeçote foi feito a pouco tempo, uns 2 meses mais ou menos!

gonga
21/08/2008, 19:57
Gonga,
Oleo branco ? não conheço ! Hehe !!

Se ao ligar com motor frio sai uma fumaça branca, você deve ter uma folga nos aneis e pistons, o oleo está passando por estas folgas no cilindro.

Cheguei do mecanico agora. O problema foi solucionado com a troca dos retentores de valvula. A partida agora é sem fumaça ! Sequinho ... Perfeito !

Morcego
21/08/2008, 20:15
Boa Gonga, bom saber.:concordo:

oidaniel
26/07/2010, 20:26
Bom dia a todos.

Já venho acompanhando o fórum há bastante tempo e nestes quase 3 anos como proprietário de um Vitara, o fórum sempre me foi útil.

Então vamos lá:

Possuo um Vitara 1.6 8v 97 com 185 mil Km rodados. Desde que comprei há 50 mil km atrás, inclusive o dono anterior me alertou, ele vem baixando óleo.

No começo eram 2 litros a cada 5 mil Km. Atualmente está girando em torno de 1 litro a cada 1 mil Km.

Então antes de mandar fazer o motor, resolvi ajeitar todos os pontos de vazamento, trocando o retentor do volante, retentor do distribuidor, retentor do eixo piloto, junta de tampa de válvulas e para garantir troquei também os retentores de válvula.

Na mesma ocasião solicitei ao mecânico que limpasse os respiros da tampa de válvula, pois o TBI estava sempre sujo de óleo.

Pois bem, depois de tudo isso o consumo continua o mesmo e o TBI continua ficando sujo de óleo.

Outros pontos:
-Não notei perda de potência.
-Não solta fumaça e nem dá cheiro de óleo queimado.
-As velas não estavam sujas de óleo.
-O cano de descarga não está oleoso por dentro, somente fuligem preta.
-Retirei o respiro e acelerei o carro. Não espirrou óleo, somente um pouquinho de fumaça branca.

Minha pergunta:
- Li a respeito de uma Válvula PCV. Será que ela pode ser a causadora deste consumo exagerado?

Agradeço as respostas.

Daniel

BTMEC
27/07/2010, 20:00
Olá amigo, meu problema é parecido com o seu...o carro deu um esquente e queimou a junta, teve que dar um passe no cabeçote e o mecânico falou que já estava no último corete e teria que por uma junta sob medida, blz...

Feito o serviço com o tempo o carro começou a fumaçar e baixar óleo, fumaçava quando ligava, andando, passando marcha, de todo jeito...

Bem, fiz o serviço, foi trocado todos os guias de vávulas e retentores assim como 5 sedes de vávula e arranquei a junta e coloquei uma original na altura correta...BLZ

Resumo...o carro parou de fumaçar, guando liga, passa marcha...MAS continuou baixado óleo, mas só quando pego a estrada pra viajar, na cidade não baixa nada...Curioso não? Pois bem, troquei essa Vávula PCV que vc falou e nada...

Agora estou planejando parar a viatura pra trocar os anéis, foi a única coisa que não foi verificado por que o meanico falou que estava OK, mas...

Fica aí o meu relato...

oidaniel
27/07/2010, 20:22
Valeu pelo relato.

Já encomendei essa válvula PCV, deve chegar até o final da semana.

Até já estou conformado em ter que retificar o motor, completei o óleo novamente hoje e acho que já está beirando 1 litro a cada 500 km.

Mas o mais impressionante é que o carro não fuma e o motor como o próprio mecânico falou está "redondinho".

Qualquer outra ajuda ou relato eu agradeço.

Daniel

calibralabor
01/08/2010, 07:15
Dois fatores interferem na leitura induzindo a um erro próximo ao nível máximo. Tem um efeito gargalo em que com pouco óleo sobe muito o nível, e a inclinação do chão.
Leituras na vareta muito próximas ao nivel máximo não são precisas, pelo gargalo e pela inclinação do carro. Para quantificar quanto óleo está sendo consumido acho que somente medindo o volume de óleo na hora da troca.

BTMEC
02/08/2010, 15:08
Eu sempre verifico com o carro no plano e pela manhã antes de ligar o carro,
retiro a vareta, verifico, e coloco novamente no lugar...repito +/- 3 vezes pra ter certeza.

oidaniel
02/08/2010, 16:01
Encomendei essa válvula PCV na Suzucar, mas como não tinham no momento, resolvi tirá-la para verificar.

Ela estava muito suja e travada aberta. Fiz uma lavagem com gasolina e ela voltou a funcionar.

Agora é só esperar para medir o óleo novamente e ver se essa travada da válvula interferiu no consumo de óleo.

Elisson
16/11/2010, 11:26
Após duas trocas de óleo, percebo que o óleo sempre baixa a partir dos 3k rodados. Uso o 20W50. Meu uso é 70% cidade/asfalto e 30% lama, areia etc.... Como no manual tambem recomenda-se o uso do 15W40 (sendo este sintético) gostaria de saber se com esse tipo/especificação o motor pararia de consumir esse óleo??

Tenho trocado sempre óleo e filtro a cada 5 mil km rodados.

Walter Carlos Brossel
30/04/2015, 11:14
Bom galera, sem querer achei esse tópico aberto por mim em 2005!

O Cavalo Branco continua comigo, 10 anos depois, e mais de 110.000Km rodados (veiculo usado 90% em trilhas PESADAS).
Continua baixando 1L de óleo a cada 5.000Km. Sem retífica, sem nada. Nunca tive problemas com o motor. Então posso dizer sem medo que é normal esse consumo em Vitaras. Ou pelo menos em alguns...hehehehe...Suzuki rules!

João Muraro
30/04/2015, 18:23
No próprio manual diz que é normal baixar óleo....meu mecânico (que já trabalhou na Suzuki) me disse o mesmo.....uns relatam que não baixa nada...e outros como eu, que baixa um pouco....então acredito, se não tem nenhum vazamento, se o motor não está com nenhum barulho estranho, etc....está tudo normal.

MAIKOCOELHO
23/06/2017, 10:50
O meu é 97 e também baixa mais ou menos 1 litro.