Ver Versão Completa : Nao troquem o oleo do cambio Grand Cherokee ZJ 97/98
Wilsonaa
20/01/2011, 18:02
Caros amigos ,Já venho a 5 meses tentando resolver o problema , após visitar vários fóruns cheguei a seguinte conclusão ::parede:
O risco é muito grande e pode antecipar uma quebra eminente, conforme o
Sandro ex aggIII no fórum Revisao :palmas:http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=84382&page=8
Fica aqui um alerta se você não sabe que tipo de óleo foi colocado na troca anterior::?: é melhor tentar remover todo o óleo com maquinas de sucção ( Alguém sabe ? )
Trocando o óleo e o filtro da forma que diz no manual você só consegue remover 3 a 4 litros e o resto 70% fica dentro do conversor de torque e se mistura com o novo e se não for compatível ta feito a M.:shock:
Foi o que me aconteceu , Eu tinha só um barulho e uma pequena Vibração na saída da inércia , Troquei o óleo do cambio segundo o manual dextron II ou superior com uma maquina de sucção e completei com 10 litros e o barulho continuou , rodei com a Vtr +- 5mil Km e resolvi trocar de novo agora com o filtro, nas duas trocas Coloquei o Castrol Multivehicle ATF e agora ficou Pior a VTR não sai nem do lugar ! Alguma dica antes que eu mande desmontar o cambio ?
Observem que tomei cuidado de trocar todo óleo e colocar o mesmo na segunda troca, eu devia ter ficado quieto e talvez ainda tivesse uma VTR andando.
Outra coisa Chata é a seguinte:
Alguns parceiros depois que resolvem os seus problemas deixam de compartilhar com os demais e agente fica lendo e aguardando as soluções e nada, eu prometo que se conseguir resolver o meu eu envio a solução para que outros possam se beneficiar de minhas experiências , mesmo que seja trocar o cambio ou vender a VTR nananinanão!!:discordo:
Wilson
A troca deve ser feita com o sistema flushing que é a maquina apropriada que troca tb o oleo do conversor ,sendo necessário trocar o filtro tb
ALERTA>NÃO LEVE NA PRADOMATIC
Leve em outro que tenha a maquina
Abçs
Wilsonaa
20/01/2011, 18:37
flushing , Este é o nome que eu tinha esquecido é aquela tipo Emodialise, tem um video no youtube .Valeu Grande Tusa!!
DR CHRYSLER
20/01/2011, 19:15
amigos o correto seria mesmo a troca a cada 2000mil km
depois disso vem o perigo
se estiver muito escuro complica
por que as vezes se troca da pal
se não troca da pal
ai ferro
agora amigo esse negocio de que os caras sabem o defeito e não compartilha
hum ja vi muito disso
isso se chama ser humano
Wilsonaa
20/01/2011, 22:54
cada 2000mil km ? :stop:
Caraca nao vou ter verba para a gasolina, tenho certeza que faltou um zerinho ai:razz:
Conforme, o mecanico da minha LX 5.9, que trabalhou como encarregado de oficina na Divesa-Curitiba por 10 anos, a troca do cambio automático deve ser a cada 40000km. Com óleo indicado pelo fabricante.
Wilsonaa
20/01/2011, 23:53
o sandro falou em trocar o oleo a cada 2000km e o igor em trocar o cambio a cada 40000km;)
to brincando eu entendi e conforme li nao sei onde quando lançaram este tipo de cambio acharam e construiram para nao precisar trocar o oleo por isso e que nao deixaram lugar para escoar e nem para colocar o oleo e depois perceberam que estavam errados devido a muitas quebras resolveram que devia trocar com 80000km e depois com 40000 e agora com 20000 km o meu eu troquei com cinco e deu pau
obs; quando trocar o oleo tem que se trocar o filtro tambem e de preferencia escoar e trocar todo o oleo se nao vem o efeito cascata e vai quebrando tudo
Efeito Cascata ex: troquei o cilindro mestre do sicatris ( Ex corte ) da minha muie e depois precisei trocar os 4 de rodas que nao aguentaram a pressao
atençao oleo novo em peça velha nem sempre é Bao.
Wilsonaa
21/01/2011, 00:07
Até alguns anos atrás, quando o câmbio automático era um acessório raro e caro, muitos profissionais respeitados do ramo da reparação automotiva defendiam fervorosamente a tese de que não se devia substituir o fluido do conjunto. E as justificativas eram as mais variadas: enquanto uns alegavam que o fabricante não queria que o fluido fosse trocado, tendo como base a falta do bujão de esgotamento em alguns câmbios, outros defendiam a hipótese de que o fluido novo removeria a sujeira que proporcionava vedação e contato adequado entre as embreagens internas.
Na verdade o que havia era muita desinformação. Afinal de contas, tratava-se de um dispositivo quase que exclusivo, cujo treinamento de manutenção era restrito a poucos profissionais que tinham acesso às fábricas (concessionárias) ou que disponham de recursos financeiros para receber treinamento no exterior. Além disso, quase ou nenhuma informação sobre a sua manutenção preventiva estava disponível nos manuais de utilização dos veículos. O que havia integrava os manuais de serviço, guardados a sete chaves no interior das fábricas e das concessionárias. Logo, não é de se estranhar o aparecimento de alguns mitos.
Em verdade, o câmbio automático é um dispositivo mecânico como qualquer outro. Ou seja, está sujeito aos efeitos do atrito, que desgasta as suas peças. O fluido que banha o seu interior é um lubrificante especial que possui duas funções básicas:
a) Amenizar os efeitos do atrito
b) Atuar como fluido hidráulico
Ao amenizar os efeitos do atrito, o fluido opera como qualquer lubrificante, protegendo as peças internas contra a corrosão e o desgaste. Atua também refrigerando e limpando o sistema, eliminando as impurezas. Quando atua como fluído hidráulico, ou seja, transmitindo torque e manobrando válvulas internas do sistema, fica submetido a grandes variações de pressão e temperatura.
Conclusão: O lubrificante sofre desgaste.
E como todo mundo sabe: "lubrificante desgastado traz muito mais problemas do que benefícios".
Solução: O lubrificante precisa ser substituído.
Mas qual lubrificante Usar?
Bem, não se pode utilizar qualquer tipo de fluido em um câmbio automático. O lubrificante apropriado possui características muito especiais. Chamado de ATF (Automatic Transmission Fluid) é produzido a partir de óleos básicos, de origem mineral ou sintética. Como deve penetrar em folgas muito pequenas, via de regra, apresenta uma viscosidade bem mais baixa do que a dos populares lubrificantes para câmbio manual e motor. Além disso, apresenta uma carga muito alta de aditivos, que lhe confere propriedades muito particulares.
Como exemplo pode-se citar a intensa proteção anti-desgaste, auto poder limpante e dispersante, alta resistência a pressão, alto índice de viscosidade (baixa variação da viscosidade em função da variação da temperatura) e alta resistência a oxidação (ataque pelo oxigênio presente no ar).
Com a utilização, esses aditivos tendem a se exaurir, tornando necessária a substituição do fluido. A determinação do período de troca, que pode variar desde 20 mil quilômetros até a totalidade da vida útil do câmbio, é atribuição única e exclusiva do fabricante do sistema, sendo sua divulgação feita sempre de maneira formal. Existem no mercado muitas classificações e especificações de ATF.
A mais popular é a classificação GM, conhecida como Dexron que, atualmente, se encontra no nível III. Via de regra, cada montadora e/ou fabricante de câmbio recomenda um produto de especificações próprias, cujo cruzamento com os demais existentes no mercado, é praticamente impossível, sem a ajuda de uma criteriosa e onerosa análise laboratorial.
No entanto, existem casos em que, além do produto da marca, o fabricante do sistema recomenda produtos alternativos. Mas que fique bem claro: tais substituições só devem ser feitas mediante aval por escrito do fabricante, na forma de uma instrução de serviço, um boletim técnico, ou qualquer outro documento de caráter oficial. Portanto, não invente!!!! A aplicação de um fluido inapropriado pode destruir um câmbio. O prejuízo pode ser enorme!!!
E como se faz a troca?
Muitos câmbios possuem bujões para drenagem e bocais de enchimento, como qualquer compartimento do automóvel. No entanto, existem casos em que o fluido usado deve ser drenado, mediante a retirada do reservatório (cárter) que, na maioria das vezes, é fixado por meio de alguns poucos parafusos. Neste caso recomenda-se a troca da junta de vedação.
E quanto ao filtro?
Sim, o câmbio automático possui um filtro! Na grande maioria das aplicações, em veículos de passeio, o componente fica instalado no interior do cárter do câmbio. O aceso varia de modelo para modelo. A grande maioria dos fabricantes recomenda a troca do filtro por ocasião da troca do ATF.
E onde entra o mecânico nesta história toda?
Bem, cabe ao guerreio das oficinas: convencer o dono do veículo da importância da manutenção preventiva, se preparar tecnicamente para o procedimento (manuais, peças e materiais), executá-lo com qualidade e depois ouvir a boa e velha choradeira na hora de receber a conta.
Apesar de parecer redundante, deve ser obrigatoriamente comentado que a vida do câmbio está diretamente ligada a este procedimento de manutenção preventiva.
Fonte:http://www.omecanico.com.br/modules/revista.php?recid=256&edid=24
Boudeville
21/01/2011, 10:07
cada 2000mil km ? :stop:
Caraca nao vou ter verba para a gasolina, tenho certeza que faltou um zerinho ai:razz:
Essa foi boa:palmas::palmas::palmas:
Boudeville
21/01/2011, 10:13
Parabêns Wilsonaa.. Brilhante matéria
Cláudio Brasília
21/01/2011, 12:03
Caros Amigos(as),
Primeiramente, esquecam fluídos tipo Dexron II e III; NÃO PODEM SER UTILIZADOS nestas caixas automáticas mais antigas de JEEP. O fluído certo e recomendado é o ATF+ (type 7176), mas este foi descontinuado e, em seu lugar entrou o ATF+4 (type 9602); mas isto é muito difícil de encontrar, diriam alguns e acabam usando outros assim mesmo. Tem o aspecto de misturar com resíduos do fluído antigo, muitas vezes ainda o original de fábrica, então, vira aquela caca. O certo é fazer o flushing, mas tem lugares que não se encontra a tal máquina e, por esta custar uma fortuna aos reparadores, estes acabam cobrando uma baita grana pela utilização desta. Fiquei sabendo de uma técnica Ninja, a qual confesso não dominar, ainda, mas esta consiste de montar um certo tipo de trapizunga, desconectando o bujão certo e/ou as linhas de alimentação/retorno do conversor de torque/radiador e, com o uso de dois recipientes e muita agilidade na hora de substituir a conexão, quando o ajudante ligar o motor, fazer a troca muito rapidamente, para que o óleo novo de um recipiente entre no lugar e o óleo velho seja recolhido no outro recipiente, até que o óleo novo comece a aparecer na saída; coisa muito difícil, mas factível para vencer esta necessidade de máquina especial, difícil de encontrar e muito dispendiosa para aquisição. Existem alguns aditivos, que prometem converter fluídos Dexron para uso como ATF, tipo PQN-94 da Lubegard, mas isto é muito duvidoso e oneroso. O certo é encontrar o ATF+4 ou equivalente no mercado nacional. Toda troca de fluído nestes câmbios automáticos deve imprescindivelmente ser acompanhada de filtro novo; se a junta for silicone ou aquela de cortiça, substitua por uma junta especial nova em plástico, a qual pode ser encontrada em algumas autorizadas. O fluído, mesmo estando novo, se for submetido a temperatura excessiva acaba oxidando e tem sua vida útil limitada, apresentando suas características alteradas, que não é somente sua coloração, aroma e etc, mas tem validade limitada; certa vez achei uma tabela, a qual não consigo localizar outra vez, para ilustrar isto, mas faço uma comparação, por exemplo, temperatura superior a 90 graus Célcius, somente 250Km (veja bem isto é um chute), mas serve para ilustrar que, a kilometragem da troca vai depender da temperatura que o fluído foi submetido. No site do Brasil Automático, para estas caixas é recomendado fluído Mopar II e troca a cada 50.000Km.
Carloshts
21/01/2011, 15:16
RELEVEM! Ele se enganou. Queria dizer 20000. Moral da coisa. Qquer sinal de anomalia na CA procure o mecanico de CA. Dependendo do carro e do uso esse fluido Hidraulico vai longe. Tem sempre que verificar nivel e aspecto, cheiro. Ao primeiro ruido estranho tem que parar e consertar. Não adianta trocar oleo nem nada. Qto antes abrir melhor pro bolso.[]
Wilsonaa
21/01/2011, 15:22
O problema todo é que a prática de drenar o fluido do câmbio e repô-lo todo de uma vez (ou apenas aqueles 3 ou 4 lts que saem da transmissão) provocam um choque químico muito grande no conjunto.
Os solenóides ou sensores de temperatura internos são muito sensíveis e a formação de material particulado é grande no interior das galerias de qualquer transmissão automática. A reposição de grandes quantidades de fluido novo gera a soltura e purga imediata dessas impurezas, com grande possibilidade de entupimento desses componentes.
Tb existe o fato de que as diversas classes de fluidos nem sempre estão disponíveis nos postos ou pontos de troca de óleo, estabelecimentos que normalmente mantém em seus estoques os itens de rotatividade. Mas como garantir a adoção do fluido homologado para o Tiptronic, por exemplo, se o litro desse fluido custa mais de R$ 100,00 por litro?? E para piorar, vale lembrar que a mistura de fluidos apenas piora o tal "choque químico" a que eu me referi a pouco.
A dica é sempre a mesma: MONITORE o fluido, ao invés de trocá-lo. Trocar o fluido de um automático, requer a desmontagem do conjunto, prática desnecessária e onerosa em manutenções preventivas. Esse "monitoramento" é realizado pela inspeção de algumas propriedades do fluido, tais como cor, viscosidade, presença de impurezas, PH e temperatura (principalmente). E não é preciso ter um laboratório para tanto: qualquer oficina que se preze a trabalhar com automáticos possui termômetros, viscosímetros e papel indicador de PH em seu kit de trabalho. É importante tb que a verificação se dê após 20KM de funcionamento da transmissão em regime normal, tb.
Se o fluido trocado estava em boas condições e foi reposto por fluido equivalente, duvido que ocorram problemas. Caso alguma reação adversa seja notada, o monitoramento pode salvar o conjunto.
Fonte :http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=106872
Na minha opinião pessoal tem muito mistério no ar fizeram cagada e agora nos pagamos o pato veja a seguinte matéria , com relação ao cambio de outra montadora o pior e que quando o bicho tava pegando jogaram a culpa no proprietario e o chamaram de golpista e encerraram o forum vale apena dar uma olhada
http://www.portalmercedes.com/t11654p60-divena-recomenda-nao-tocar-oleo-do-cambio:discordo:
Cláudio Brasília
22/01/2011, 00:03
Vejamos que o limite desta troca de fluído está diretamente relacionado com a temperatura a que foi exposto o fluído e por quanto tempo foi isto; digamos que estavámos nas dunas ao Norte do Ceará, no meio de um dia de verão e utilizando a tração intensamente, em meio à areia solta do lugar, por tempo continuado longo; este óleo vai esquentar para caraca e, também, vai ter sua vida útil encurtada em um monte de quilômetros; então, este negócio de trocar, certinho, certinho a cada tantos quilômetro, pode não vir a ser um grande negócio.
Quando feito o flushing, pode ser que sim, pode ser que não, ou até mesmo naquele processo Ninja; pode ser, talvez, que uma carga de passagem de fluído pelo sistema, o ideal seria que fosse no sentido reverso, totalizando um ciclo, poderá ser ainda feita, com a utilização de um certo tipo de solvente industrial, misturado ou puro, que depois deverá ser retirado totalmente, com uma outra carga de fluído novo, que vai ser perdido em seguida, logo após, pois recompletar novamente com novo fluído, em mais uma carga em um novo ciclo, isto vai fazer uma limpeza mais completa, com um tipo de lavação interna, diferente do que se pode fazer em uma drenagem simples, com substituição apenas de fluído novo, mas isto ainda é muito arriscado, caso não se faça uma limpeza completa do solvente, mas isto somente deve ser usado se não houve o comprometimento dos componentes atritantes.
Como estaremos lidando com produtos químicos diversos é importante ter em mente, sempre, que devemos conhecer a ficha técnica dos produtos envolvidos e as restrições de uso/descarte, assim bem como primeiros socorros a serem empregados em caso de emergência. Grande abraço a todos e saudações.
PS: Aqui, neste vídeo do link abaixo tem another guy, a fazer uma limpeza e teste geral com a utilização de ar comprimido, após fazer uma desmontagem em primeiro escalão da caixa:
http://www.youtube.com/watch?v=UbBkEqRRp0E&NR=1
Cláudio Brasília
22/01/2011, 00:30
Cambio automático é muito legal; é um barato dirigir quando que, grosso modo, um pistão hidráluco fecha e abre o pacote, dando início ao acoplamento ou aproveitando a inércia, com a redução da pressão e umas engrenagens lindas, chamadas planetárias em roda livre; so que este pacote é feito de discos de aço e composite, intercalados, obedecendo eixos independentes e freiado por conta revestida de material aderente. Estes materiais e adesivos utilizados são muito sensíveis às propriedades detergentes e acídas dos fluídos. Isto, este atrito ocasionado e o consequente desprendimento de partículas móveis acaba desgastando os componentes e gerando um monte de resíduos que contaminam, entopem e escariam as aberturas do corpo de válvulas e das bombas hidráulicas, principalmente. A isto, o Conselho dos sábios resolveu denominar: uma tar de corrosão por atrito, que vai comendo o câmbio devagarinho, até que um evento gatilho possa ser a gota d'água, ou do fluído utilizado naquela malfadada troca. Pode ser que, apressadamente, acabe colocando a culpa deste desfecho tragico naquela última troca de óleo da transmissão; mas é claro que, se a culpa é minha eu boto ela em quem eu quiser, mas pode ser que não seja bem assim; muitas vezes pode ser que o carro já esteja beirando os 200.000Km e a caixa, simplesmente, acabou, corroeu totalmente e desliza e ronca alto e; vai ter que ser refeita, reconstruída totalmente; como isto vai ser feito, com quais critérios técnicos a serem observados, isto são outros quinhentos.
Minha singela contribuição, coloco logo abaixo links de vídeo sobre um breve teste de ruído, em certa viatura parecida, que apresenta problemas semelhantes; desculpem se ficou baixo o som, mas o equipamento era de amaddor:
http://www.youtube.com/watch?v=UFAWRd6Navk
http://www.youtube.com/watch?v=3tU4poNRH94
Grande abraço a todos e saudações.
Wilsonaa
22/01/2011, 19:08
:concordo: Claudio Brasilia
Cara ficou muito legal o que você fez parabéns :palmas:, a minha idéia de abrir este fórum era exatamente esta , deixar claro o risco que qualquer um que tenha um cambio automático de ( disparar o gatilho) e apesar de eu não ser mecânico, alguns picaretas , mal intencionados,podem usar esta artimanha e querer ganhar um cambio novo da loja onde foi feita a troca, no meu caso eu acompanhei a troca e o mecânico fez o que eu pedi, ele so errou, talvez , por não saber que a coisa poderia complicar conforme ocorreu e ter me avisado, por isso este tópico não , troque o óleo da grand cherokee eu deveria ter colocado não troque, sem antes ler este fórum .
No meu caso estes vídeos me foram muito úteis, pois reforçou a minha tese de que o problema da minha VTR era no conversor de torque e não no cambio pois o meu cambio não fazia nenhum destes ruídos, rodava tranquilinho entrando todas as marchas no tempo certo acredito que com uma boa limpada = Vídeo 1 e a troca do conversor o meu problema pode ser solucionado , só uma observação vou certificar que o compressor tenha filtro de água senão vai complicar mais ainda , o que vocês acham,? alguma dica ?
Obrigado a todos e quem tiver mais experiências favor compartilhar pois será muito bem vindo inclusive aos novos proprietários ou a quem quiser ter uma maquina maravilhosa igual as nossas . Valeu!!
Cláudio Brasília
23/01/2011, 13:17
:concordo: Claudio Brasilia
Cara ficou muito legal o que você fez parabéns :palmas:, a minha idéia de abrir este fórum era exatamente esta , deixar claro o risco que qualquer um que tenha um cambio automático de ( disparar o gatilho) e apesar de eu não ser mecânico, alguns picaretas , mal intencionados,podem usar esta artimanha e querer ganhar um cambio novo da loja onde foi feita a troca, no meu caso eu acompanhei a troca e o mecânico fez o que eu pedi, ele so errou, talvez , por não saber que a coisa poderia complicar conforme ocorreu e ter me avisado, por isso este tópico não , troque o óleo da grand cherokee eu deveria ter colocado não troque, sem antes ler este fórum .
No meu caso estes vídeos me foram muito úteis, pois reforçou a minha tese de que o problema da minha VTR era no conversor de torque e não no cambio pois o meu cambio não fazia nenhum destes ruídos, rodava tranquilinho entrando todas as marchas no tempo certo acredito que com uma boa limpada = Vídeo 1 e a troca do conversor o meu problema pode ser solucionado , só uma observação vou certificar que o compressor tenha filtro de água senão vai complicar mais ainda , o que vocês acham,? alguma dica ?
Obrigado a todos e quem tiver mais experiências favor compartilhar pois será muito bem vindo inclusive aos novos proprietários ou a quem quiser ter uma maquina maravilhosa igual as nossas . Valeu!!
Prezado Wilsonaa,
Sei que este não é o primeiro e não será o último tópico sobre este tipo de cambio e seus problemas e, também, sei que sempre será muito mais fácil aos moderadores ficarem dizendo para que façamos pesquisas, antes de abrir novos tópicos, do que colocar os links respectivos em um e em outros, para tentar unificar o que para nós é muito útil em informações; mas aqui vai mais uns links, para outros tópicos, que tratam de veículo igual e problemas semelhantes, estes todos contendo mais informação sobre isto que agora tentamos descutir aqui:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=79860
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=82374
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=82327
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=81464
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=80365
Fim-de-semana com maratona de câmbio automático; quem estiver precisando e/ou tiver interesse vai ter que ter paciência e ler estes alguns tópicos encontrados, em uma tentativa de unificação de assunto tão vasto e necessário; bom proveito.
Realmente, o título do tópico, num primeiro instante, me pareceu que havíamos voltado no tempo, tempo em que as fábricas diziam que não seria mais necessário trocar o óleo do câmbio de alguns veículos, até então ditos mais modernos. Se algum moderador achar que deve, por favor, faça a alteração solicitada pelo anunciante do tópico, pois assim ficará melhor o entendimento. Grato, grande abraço a todos e saudações.
JAIR REGASSO
23/01/2011, 16:04
pessoal . o cambio apresenta um barulho , um cerrado, de metal com metal quando se arranca o carro frio, depois que esquenta o problema some. quando esta quente o problema volta a aparecer na primeira marcha numa subida ingreme. bem, o problema tambem apareceu apos troca parcial do oleo.
Wilsonaa
23/01/2011, 18:41
Bem vindo ao clube :twisted:, conforme relatado no primeiro post, o meu problema é exatamente igual ao seu, neste caso não troque o óleo ainda :stop: a não ser que seja acompanhado em uma oficina com monitoramento, pois no meu caso levarei a VTR amanha em uma especializada em cambio para ver o que aconteceu e estarei retornando aqui neste fórum o mais breve possível , não cometa o mesmo erro que eu Valeu !!:concordo:
Wilsonaa
23/01/2011, 18:58
Claudio brasilia como vai beleza :concordo:
Antes de eu abrir este fórum fiz uma pesquisa e passei bastante tempo lendo alguns fóruns, alguns muito Grandes com 50 ,51 paginas e nem sempre chegavam a um objetivo a razão deste seria discutir o assunto e colher informaçoes como as suas e desde já te convido a abrir um com um resumo de todos os possíveis problemas e soluções o que você acha ? Seria mais ou menos assim, eu sei que é Complicado generalizar mas deixaremos um aviso neste caso como foi solucionado o defeito em cada caso especifico
Estou a disposição para isso, no aguardo obrigado
Problema = Repimboca
Solucao 1 = trocou a repimboca
Soluçao 2 = Trocou a parafuzeta
Obs = So serve se for em Fusca 1972 no 1973 nao serve
Eu nao consegui colocar uma tabela aqui:oops:
Wilsonaa
24/01/2011, 21:07
Caros amigos hoje fui a uma oficina renomada para tentar solucionar o problema da minha VTR e conversando com o mecânico que condenou o meu cambio de acordo com o que eu falei para ele , Quando fui trocar o óleo e o filtro aviam limalhas dentro do Carter e o imã estava todo coberto, o óleo estava aparentemente normal a não ser pelas limalhas , a resposta foi a seguinte vamos abrir o cambio e trocar o máster kit e mandar remanufaturar o conversor de torque ,tudo isso vai te custar +- R$ 4.000,00 se não houver algum agravante como peças grandes, traga a VTR ate aqui para que possamos passar pela maquina e ver o que acontece, eu indaguei porque havia acontecido isso e ele me respondeu o seguinte, Eu não troco o óleo do cambio a não ser que o proprietário assuma qualquer risco, desmonto o Carter e se tiver limalhas eu o aviso que o cambio esta com problemas e se ele quiser que eu monte assim mesmo o problema é dele se o carro não andar , ai eu perguntei e no meu caso se eu mandar fazer o cambio aqui e com vinte mil eu vim trocar o óleo e tiver limalhas o que acontece ? ele me respondeu não posso fazer nada o risco e seu , perguntei de novo e a garantia ? Resposta 6 meses se for a gasolina e três se tiver GNV.
Sai de lá sem saber o que faço, Alguma opinião antes de eu abrir o cambio, agora quando engato atração a VTR morre e não tem forças a não ser de ré que quase me quebrou o pescoço.:parede:
Wilson!!
O imã existente dentro do Cãmbio é exatamente para reter as limalhas do desgaste normal e não deixar que as mesmas danifiquem o câmbio como um todo.
A troca de oleo segundo o manual seria a cada 40.000Km , trocando o filtro e limpando o imã .
Troque o oleo no sistema flushing e de uma olhada como fica!
Não entre nessa história que só pq tem resíduos ( Limalha ) tem que abrir o cambio e fazer tudo ... é pegada!!
Abçs
OBS> Não leve na Pradomatic
Cláudio Brasília
25/01/2011, 13:10
Claudio brasilia como vai beleza :concordo:
Antes de eu abrir este fórum fiz uma pesquisa e passei bastante tempo lendo alguns fóruns, alguns muito Grandes com 50 ,51 paginas e nem sempre chegavam a um objetivo a razão deste seria discutir o assunto e colher informaçoes como as suas e desde já te convido a abrir um com um resumo de todos os possíveis problemas e soluções o que você acha ? Seria mais ou menos assim, eu sei que é Complicado generalizar mas deixaremos um aviso neste caso como foi solucionado o defeito em cada caso especifico
Estou a disposição para isso, no aguardo obrigado
Problema = Repimboca
Solucao 1 = trocou a repimboca
Soluçao 2 = Trocou a parafuzeta
Obs = So serve se for em Fusca 1972 no 1973 nao serve
Eu nao consegui colocar uma tabela aqui:oops:
Prezado Wilsonaa,
Sem problemas; desculpe se não disse corretamente o que pensava naquele momento, mas não tive a intenção de repreender de modo algum, quando falei em pesquisa, que é um assunto muito delicado aqui no Forum, foi tão somente uma dica para não encontrando aqui poderia encontrar ali o que procuravas, mesmo que demorasse mais ainda; friso que NÃO tenho autoridade e NÃO quero esta tarefa ingrata, nem muito menos o quase impossível encargo de fazer um RESUMO disto tudo, pois agradeço e deixo isto para os Augustos Moderadores deste Forum, que venham nos socorrer em nossas atribulações. Minha singela contribuição é procurar entender do assunto, pesquisar e anexar aqui as informações (recomendo que outros assim o façam), se disser bobagens, por favor, joguem-me suas preciosas pedras, porque assim poderei me aperfeiçoar mais, ainda, para no instante seguinte vir aqui e dizer coisa mais refinada, então. O meu problema segue, à revelia de meus esforços em corrigí-lo, quanto ao câmbio e, quando tiver uma solução, quer seja esta satisfatória ou não, pode ter a certeza que vou colocar aqui tudinho, para o deleite da galera e meu interesse pessoal, também, pois preciso registrar isto e penso: o que restará de nossa passagem por aqui é o escopo e a qualidade de nossas obras. Grande abraços e saudações destracionando.
PS: Tenho, ainda, estudado outros assuntos aqui no nosso Forum (notadamente tópicos enormes sobre reforço de chassis e adaptação de molas Toy Band em CJs), e concordo contigo, acerca do volume de informação ser muito grande, mas preciso disto e penso que devo redobrar meus esforços e me submeter às dificuldades para chegar a um bom termo no que pretendo fazer. Convite aceito, se abrir o tópico resumo vou lá fazer contribuições.
Wilsonaa
25/01/2011, 13:11
Pessoal Achei estas informaçoes em um site Americano e tentei traduzir , vai ai alguns problemas que talves possamos nos confundir com problemas de cambio, estou realisando um estudo mais profundo , mas se alguém já fez algum procedimento parecido favor postar para que possamos trocar experiências. :pensativo:
A maioria das automáticas modelo antigo pode ter algum tipo debloqueio do conversor de torque para melhorar a economia de combustível. Se o bloqueio não funcionar, nao haverá economia e alguns deslizes de combustível . Faz com que incluem um solenóide de travamento ruim, informações de entrada incorreta do sensor para o controlador de transmissãoou PCM (normalmente um sensor de velocidade) e os problemas de controle hidráulico.
Se o bloqueio não liberar ,o motor pode estremecer e morrer quando chegar em uma parada. Pode ser um solenóide de travamento com defeito, uma válvula de bloqueio de degola, fiação aterrada solenóide de travamento ou falta um bloqueio de telaplaca solenóide espaçador.
Estremecer Lockup é outra reclamação que pode ser encontrado. Refere-se a uma vibração que é sentida imediatamente antes ou após o travamento ocorre. Esse tipode problema pode ser difícil de diagnosticar porque a causa pode ser o conversor de torque, transmissão ou motor. Motor Bad monta, falhas de ignição do motor, uma más vibraçõesCV-comum ou U-comuns, etc podem causar que pode ser sentida como um tremor em todo o sistema de transmissão.
Se um dos veículos Check Engine luz estiver acesa, significa que o computador detectou uma falha e criou um código de diagnóstico de anomalia. Não há nenhuma maneira de saber se é um código de mecanismo de código, código de transmissão ou do corpo, assim você terá que ligar um leitor de varredura ferramenta ou código para o conector de diagnóstico para extrair o código.
Se a densidade óptica de transmissão de luz (overdrive) está aceso ou a piscar, significa que o controlador de transmissão foi diagnosticado uma falha de transmissão interna. Para diagnosticar o problema, uma ferramenta de verificação que podem ler códigos de transmissão deve ser ligado ao conector de diagnóstico do veículo (normalmente localizado abaixo do painel perto da coluna de direcção). A ferramenta de verificação irá então exibir o código de transmissão (s) que ligou a luz de alerta ligado. O que acontece a seguir depende do código. Se o código indica um problema de desempenho interno, a transmissão provavelmente terá a atenção de um especialista. Mas, se o código indica uma falha elétrica, sensor de ruim ou solenóide, você pode ser capaz de resolver o problema sem ter de levar o seu veículo a uma loja de transmissão.
códigos de falhas elétricas são definidos quando o controlador de transmissão ou PCM detecta aberto ou curto em um solenóide turno, o sensor de velocidade do eixo ou outro dispositivo. códigos de desempenho são definidos quando o computador envia um comando, como uma mudança de 2-3, mas a transmissão não responde corretamente.
Com os códigos elétricos, você pode usar um DVOM para testar uma resistência solenóides. Se o solenóide é aberta, em curto ou fora das especificações, ele precisa ser substituído. códigos de desempenho, por outro lado, exigem um diagnóstico mais profundo e pode-se ser causado por falhas em sensores elétricos.
transmissões eletrônicos usam sensores de velocidade para monitorar mudanças eo que está acontecendo dentro da transmissão. Quando as coisas não corresponder de forma adequada, uma "margem de erro" código de falha pode ser definida, indicando que algo está errado com a maneira como a transmissão é mudar as marchas. Isso pode causar a transmissão de ir para o padrão ou limp no modo, que normalmente gira todos os solenóides fora e deixa a transmissão em 2 ou 3 da engrenagem.
A única maneira de isolar estes tipos de falhas de transmissão é seguir os gráficos de diagnóstico para o código específico (s). Relação de códigos de erro, muitas vezes acabam por ser causado por uma falha em um eixo de entrada ou saída do sensor de velocidade.
Independentemente do que diz o código, é uma boa idéia para verificar se há boletins de serviço do OEM técnicos que se relacionam com o código ou a queixa. Muitas vezes você vai encontrar a correção no TSB, que pode exigir a substituição de um determinado componente ou mesmo reprogramar o computador de transmissão.
Algumas transmissões Chrysler, por exemplo, pode experimentar uma "colisão shift" condição. Não há nada errado com a transmissão, mas o computador precisa ser reprogramado para recalibrar os pontos de mudança. Em Chrysler automáticas de três velocidades, mudando o fluido ATF 3 também pode ajudar a eliminar turnos duras.
Alguns problemas de transmissão pode exigir "reciclagem" do computador. Isso também é necessário se uma transmissão electrónica ou o computador foi substituído. Chrysler TSB 18-24-95 descreve o processo de reciclagem que permite que o computador para reaprender os pontos de mudança correta.
Desligue a bateria para apagar a memória do computador.
Reconecte a bateria e ligar o motor.
Drive do veículo, enquanto ele tenta manter uma posição de aceleração constante, como se acelera até por todos os quatro marchas. Se a transmissão está mudando de forma adequada, ele deve estar em 4 ª velocidade com o tempo você chegar 45-50 mph. Repita este procedimento a partir de um início de pé 15 a 20 vezes.
Com o veículo a circular a menos de 25 km / h, fazer 5-8 ampla kickdowns acelerador para conseguir abrir a transmissão de redução para 1 a partir de segunda ou terceira marcha. Drive em 2 º ou 3 ª marcha, pelo menos, cinco segundos entre kickdowns e lembre-se chutá-la para baixo somente quando você está indo com menos de 25 mph.
Ao dirigir em 45 a 50 km / h, fazer 5-8 para grande parte kickdowns acelerador aberto a qualquer um 2 º ou 3 º da 4a.Mais uma vez, continue dirigindo por pelo menos cinco segundos em 4 ª velocidade entre kickdowns.
Desculpem pela tradução não domino muito bem o inglês Valeu!:oops:
Perguntas : Alguém já fez este procedimento de reciclagem do computador ?
Como funciona este tal de kickdowns ?:pipoca:
Cláudio Brasília
25/01/2011, 19:21
Pessoal Achei estas informaçoes em um site Americano e tentei traduzir , vai ai alguns problemas que talves possamos nos confundir com problemas de cambio, estou realisando um estudo mais profundo , mas se alguém já fez algum procedimento parecido favor postar para que possamos trocar experiências. :pensativo:
A maioria das automáticas modelo antigo pode ter algum tipo debloqueio do conversor de torque para melhorar a economia de combustível. Se o bloqueio não funcionar, nao haverá economia e alguns deslizes de combustível . Faz com que incluem um solenóide de travamento ruim, informações de entrada incorreta do sensor para o controlador de transmissãoou PCM (normalmente um sensor de velocidade) e os problemas de controle hidráulico.
Se o bloqueio não liberar ,o motor pode estremecer e morrer quando chegar em uma parada. Pode ser um solenóide de travamento com defeito, uma válvula de bloqueio de degola, fiação aterrada solenóide de travamento ou falta um bloqueio de telaplaca solenóide espaçador.
Estremecer Lockup é outra reclamação que pode ser encontrado. Refere-se a uma vibração que é sentida imediatamente antes ou após o travamento ocorre. Esse tipode problema pode ser difícil de diagnosticar porque a causa pode ser o conversor de torque, transmissão ou motor. Motor Bad monta, falhas de ignição do motor, uma más vibraçõesCV-comum ou U-comuns, etc podem causar que pode ser sentida como um tremor em todo o sistema de transmissão.
Se um dos veículos Check Engine luz estiver acesa, significa que o computador detectou uma falha e criou um código de diagnóstico de anomalia. Não há nenhuma maneira de saber se é um código de mecanismo de código, código de transmissão ou do corpo, assim você terá que ligar um leitor de varredura ferramenta ou código para o conector de diagnóstico para extrair o código.
Se a densidade óptica de transmissão de luz (overdrive) está aceso ou a piscar, significa que o controlador de transmissão foi diagnosticado uma falha de transmissão interna. Para diagnosticar o problema, uma ferramenta de verificação que podem ler códigos de transmissão deve ser ligado ao conector de diagnóstico do veículo (normalmente localizado abaixo do painel perto da coluna de direcção). A ferramenta de verificação irá então exibir o código de transmissão (s) que ligou a luz de alerta ligado. O que acontece a seguir depende do código. Se o código indica um problema de desempenho interno, a transmissão provavelmente terá a atenção de um especialista. Mas, se o código indica uma falha elétrica, sensor de ruim ou solenóide, você pode ser capaz de resolver o problema sem ter de levar o seu veículo a uma loja de transmissão.
códigos de falhas elétricas são definidos quando o controlador de transmissão ou PCM detecta aberto ou curto em um solenóide turno, o sensor de velocidade do eixo ou outro dispositivo. códigos de desempenho são definidos quando o computador envia um comando, como uma mudança de 2-3, mas a transmissão não responde corretamente.
Com os códigos elétricos, você pode usar um DVOM para testar uma resistência solenóides. Se o solenóide é aberta, em curto ou fora das especificações, ele precisa ser substituído. códigos de desempenho, por outro lado, exigem um diagnóstico mais profundo e pode-se ser causado por falhas em sensores elétricos.
transmissões eletrônicos usam sensores de velocidade para monitorar mudanças eo que está acontecendo dentro da transmissão. Quando as coisas não corresponder de forma adequada, uma "margem de erro" código de falha pode ser definida, indicando que algo está errado com a maneira como a transmissão é mudar as marchas. Isso pode causar a transmissão de ir para o padrão ou limp no modo, que normalmente gira todos os solenóides fora e deixa a transmissão em 2 ou 3 da engrenagem.
A única maneira de isolar estes tipos de falhas de transmissão é seguir os gráficos de diagnóstico para o código específico (s). Relação de códigos de erro, muitas vezes acabam por ser causado por uma falha em um eixo de entrada ou saída do sensor de velocidade.
Independentemente do que diz o código, é uma boa idéia para verificar se há boletins de serviço do OEM técnicos que se relacionam com o código ou a queixa. Muitas vezes você vai encontrar a correção no TSB, que pode exigir a substituição de um determinado componente ou mesmo reprogramar o computador de transmissão.
Algumas transmissões Chrysler, por exemplo, pode experimentar uma "colisão shift" condição. Não há nada errado com a transmissão, mas o computador precisa ser reprogramado para recalibrar os pontos de mudança. Em Chrysler automáticas de três velocidades, mudando o fluido ATF 3 também pode ajudar a eliminar turnos duras.
Alguns problemas de transmissão pode exigir "reciclagem" do computador. Isso também é necessário se uma transmissão electrónica ou o computador foi substituído. Chrysler TSB 18-24-95 descreve o processo de reciclagem que permite que o computador para reaprender os pontos de mudança correta.
[FONT="Arial Black"]Desligue a bateria para apagar a memória do computador.
Reconecte a bateria e ligar o motor.
Drive do veículo, enquanto ele tenta manter uma posição de aceleração constante, como se acelera até por todos os quatro marchas. Se a transmissão está mudando de forma adequada, ele deve estar em 4 ª velocidade com o tempo você chegar 45-50 mph. Repita este procedimento a partir de um início de pé 15 a 20 vezes.
Perguntas : Alguém já fez este procedimento de reciclagem do computador ?
Como funciona este tal de kickdowns ?:pipoca:
Prezado Wilsonaa,
Este tal de kick-down, grosso modo pode ser traduzido como "chute-lá-embaixo", donde se conclui que deve ser para sentar o pé até o fundo (atocha o pé sem dó mano); talvez devesse ser step-down; mas o fato é que com isto inicia-se o procedimento de retomada rápida, que no caso é feito para a reprogramação das curvas do programa do módulo da caixa. Este artigo é muito importante, tenho a impressão de já ter tido a sorte de encontrá-lo em algum lugar, o qual não me recordo agora, talvez, não tenha tido tempo de copiar por estar com muito sono ou até mesmo tenha sonhado com isto; se tiver feito a cópia, pode ser que esteja no outro computador que deu pau e não consigo mais acessar um monte de informações que tinha reunido até então (acho que tenho que fazer tudo denovo; é assim que o Forum nos tem salvado a todos), mas por favor, se puder indicar onde encontrou isto, colocando o link apropriado ficamos eternamentes gratos. Quando digo que o artigo é muito importante é porque este sita diversos assuntos relacionados com nossos infortúnios, enquanto operadores destas caixas, por exemplo, TSB vem a ser Tecnical Service Buletim, uma espécie de mea culpa que a fábrica faz, quando acha algum erro ou correção que acha que deve divulgar para seu público interno e, quando a isto nos é dado o acesso tudo fica melhor de resolver sem muitas delongas em autorizadas. Este negócio de limitar a rotação do conversor de torque, quando em velocidade de cruzeiro, ajuda na economia de combustível e evita uma série de erros, caso o sistema (TCC Lock-Up), esteja funcionando corretamente, caso contrário uma série de erros poderão aparecer, inclusive hidráulicos. Muito importante, pois abrange vários aspectos do diagnóstico. Realmente, se o motor estiver ruim pode ser que acabe ocasionando falhas que, aparentemente serão atribuídas à transmissão. Passar o scanner é imprescindível, para saber exatamente quais os códigos de erro armazenasdos. Sim a troca de sensores e atuadores poderá ser feita em casa, com algum conhecimento técnico, sem a necessidade de levar em alguma oficina. Sim, de posse dos códigos de erro, rotinas de verificação, utilizando um DVOM pode ser utilizado; penso que este acrônimo deve estar relacionado com Digital Volt Ohm Meter, ou seja, este é o nosso velho conhecido voltímetro, utilizado para medir tensões, correntes e continuidades de circuitos elétricos, se está aberto ou em curto; resta saber os valores esperados para os circuitos referidos, para poder avaliar a resposta esperada e apresentada naquele momento do teste de um sensor em específico. Este negócio de só engrenar só uma das marchas, segunda ou terceira é decorrência da caixa ter entrado em padrão LIMP MODE (manco, fraco, débil), que é um tipo de programa de emergência para somente poder chegar a uma oficina após uma falha. Realmente, para tentar isolar o erro tem que consultar aqueles gráficos, com diagramas e árvores de descisão, encontrados nos manuais de serviço do fabricante, onde basicamente diz que se aconteceu isto deve ser aquilo, senão deve ser aquilo outro e assim por diante (vocês já devem ter visto algo parecido). Realmente, falha no sensor de velocidade ocasiona defeitos imprevisíveis na transmissão, pois estes dados são imput do programa do PCM. A recomendação de troca do óleo pode sim resolver alguns dos problemas de mudanças bruscas, mas nos acabamos achando, erradamente, que esta troca ou até mesmo a troca por óleo não recomendado é o início de nosso tormento, mas não é nada disto. Este processo todo, acima descrito, de reaprendizado do TCM, para uma nova realidade de operação pode parecer muito difícil e complexo, mas está previsto e pode ser feito com tranquilidade pelo operador para resolver alguns problemas ocasionais que se acumularam decorrentes de ajustes durante a vida útil da caixa. Grato. PS: desculpem tive que cortar uma parte. because it is too long.
Wilson
falando em hemodiálise não é bem isso pois troca-se todo oleo
Vc. é médico?
Abçs
Wilsonaa
25/01/2011, 23:23
[QUOTE=Cláudio Brasília;1359234]
Ai vai o link
http://www.aa1car.com/library/2002/bf90222.htm:dance:
Wilsonaa
25/01/2011, 23:30
Wilson
falando em hemodiálise não é bem isso pois troca-se todo oleo
Vc. é médico?
Abçs
Quando eu falei sobre Hemodialise eu quis dizer que o fluido e sugado atraves de uma maquina e recoloca outro no lugar ,se tá brincando né ,
:dance: nao sou medico nao, sou Engenheiro Mecatronico
Cláudio Brasília
26/01/2011, 13:15
[QUOTE=Cláudio Brasília;1359234]
Ai vai o link
http://www.aa1car.com/library/2002/bf90222.htm:dance:
Retificando o link, que saiu com o :dance: colado e, se clicar lá dá not found...
http://www.aa1car.com/library/2002/bf90222.htm
Muito obrigado, um grande abraço e saudações.
GPTroller
30/01/2011, 15:08
Caros Amigos(as),
Primeiramente, esquecam fluídos tipo Dexron II e III; NÃO PODEM SER UTILIZADOS nestas caixas automáticas mais antigas de JEEP. O fluído certo e recomendado é o ATF+ (type 7176), mas este foi descontinuado e, em seu lugar entrou o ATF+4 (type 9602); mas isto é muito difícil de encontrar, diriam alguns e acabam usando outros assim mesmo. Tem o aspecto de misturar com resíduos do fluído antigo, muitas vezes ainda o original de fábrica, então, vira aquela caca. O certo é fazer o flushing, mas tem lugares que não se encontra a tal máquina e, por esta custar uma fortuna aos reparadores, estes acabam cobrando uma baita grana pela utilização desta. Fiquei sabendo de uma técnica Ninja, a qual confesso não dominar, ainda, mas esta consiste de montar um certo tipo de trapizunga, desconectando o bujão certo e/ou as linhas de alimentação/retorno do conversor de torque/radiador e, com o uso de dois recipientes e muita agilidade na hora de substituir a conexão, quando o ajudante ligar o motor, fazer a troca muito rapidamente, para que o óleo novo de um recipiente entre no lugar e o óleo velho seja recolhido no outro recipiente, até que o óleo novo comece a aparecer na saída; coisa muito difícil, mas factível para vencer esta necessidade de máquina especial, difícil de encontrar e muito dispendiosa para aquisição. Existem alguns aditivos, que prometem converter fluídos Dexron para uso como ATF, tipo PQN-94 da Lubegard, mas isto é muito duvidoso e oneroso. O certo é encontrar o ATF+4 ou equivalente no mercado nacional. Toda troca de fluído nestes câmbios automáticos deve imprescindivelmente ser acompanhada de filtro novo; se a junta for silicone ou aquela de cortiça, substitua por uma junta especial nova em plástico, a qual pode ser encontrada em algumas autorizadas. O fluído, mesmo estando novo, se for submetido a temperatura excessiva acaba oxidando e tem sua vida útil limitada, apresentando suas características alteradas, que não é somente sua coloração, aroma e etc, mas tem validade limitada; certa vez achei uma tabela, a qual não consigo localizar outra vez, para ilustrar isto, mas faço uma comparação, por exemplo, temperatura superior a 90 graus Célcius, somente 250Km (veja bem isto é um chute), mas serve para ilustrar que, a kilometragem da troca vai depender da temperatura que o fluído foi submetido. No site do Brasil Automático, para estas caixas é recomendado fluído Mopar II e troca a cada 50.000Km.
Claudio,
Aonde voce recomendaria trocar oleo de cambio em Bsb?
Valeu,
Geraldo
GPTroller
30/01/2011, 15:16
Claudio,
Aonde voce recomendaria trocar oleo de cambio em Bsb?
Valeu,
Geraldo
Cambio automatico de uma ZJ 5.9!
Valeu
Geraldo
Cláudio Brasília
30/01/2011, 19:45
Prezado Geraldo,
Não tenho lugar onde lhe indicar para que faça a troca do fluído da transmissão automática, pois no meu caso, quando comprei o carro fiz a troca de todos fluídos em casa mesmo; neste caso tirei a tampa do carter da transmissão e visualizei o tipo do filtro de óleo e fui até a autorizada (33019988 procure vendedor Luciano), e comprei um filtro igual ao meu e uma junta plástica, pois não havia junta no local e sim cola-junta alta temperatura, que também serve mas procurei melhorar; comprei também, 10 litros de óleo ATF para repor (deve sobrar uns 2 lts para ir completando depois). Esta junta plástica é reaproveitável em outras futuras trocas e, caso faça uma procura aqui no Forum deve ter muita coisa sobre troca de óleo em câmbios automáticos; meu caso mesmo foi reportado naquela ocasião, com descrição de todo o procedimento, preços, torque apropriado de parafusos e etc. Em anexo, tem foto dos itens básicos e, acredito seu filtro deve ser aquele preto (tem dois tipos de filtros, um de feltro dos dois lados e outro metálico em baixo e plástico preto em cima), pelo tipo de carro que reporta ter aquele da esquerda. Grande abraço e saudações.
Wilsonaa
30/01/2011, 20:07
Pessoal pesquisando um pouco mais sobre o assunto, vejam só o que encontrei em um Site Gringo, segue o link :eek:
http://www.allpar.com/fix/trans.html
O testo é grande mas vale apenas dar uma olhada,Não usem dexron nem com aditivo ?
Aguardo comentarios sobre o assunto :pipoca:
GPTroller
30/01/2011, 20:15
Prezado Geraldo,
Não tenho lugar onde lhe indicar para que faça a troca do fluído da transmissão automática, pois no meu caso, quando comprei o carro fiz a troca de todos fluídos em casa mesmo; neste caso tirei a tampa do carter da transmissão e visualizei o tipo do filtro de óleo e fui até a autorizada (33019988 procure vendedor Luciano), e comprei um filtro igual ao meu e uma junta plástica, pois não havia junta no local e sim cola-junta alta temperatura, que também serve mas procurei melhorar; comprei também, 10 litros de óleo ATF para repor (deve sobrar uns 2 lts para ir completando depois). Esta junta plástica é reaproveitável em outras futuras trocas e, caso faça uma procura aqui no Forum deve ter muita coisa sobre troca de óleo em câmbios automáticos; meu caso mesmo foi reportado naquela ocasião, com descrição de todo o procedimento, preços, torque apropriado de parafusos e etc. Em anexo, tem foto dos itens básicos e, acredito seu filtro deve ser aquele preto (tem dois tipos de filtros, um de feltro dos dois lados e outro metálico em baixo e plástico preto em cima), pelo tipo de carro que reporta ter aquele da esquerda. Grande abraço e saudações.
Claudio,
Obrigado pela info, como peguei o carro agora e está com 134.000 rodados quero trocar os fluidos como uma manutenção preventiva. Como li que tem que se tormar um cuidado extra na troca de óleo dos câmbios automáticos vou ver direitinho como vou fazer.
Não sei se freqüenta, mas quinta estarei com ela no Terraço.
Abraços,
Geraldo
Wilsonaa
01/02/2011, 01:09
Alguém já utilisou este óleo, o que vocês acham, me parece bom e é sintético igual ao Elefante Branco Atf 4 e atende as especificações DEXRON III
ISAMATIC Mercon V
O ISAMATIC Mercon V é um lubrificante recomendado para transmissões automáticas de veículos
automotivos leves e pesados e aplicações que requeiram um óleo que atenda aos requisitos das
especificações MERCON e MERCON V da Ford.
O ISAMATIC Mercon V é um lubrificante com formulação sintética que garante ao produto:
ƒ Excelente resistência a oxidação, proporcionado pela alta estabilidade química do produto;
ƒ Alto índice de viscosidade, proporcionando melhor fluidez a baixas temperaturas;
ƒ Maior período de uso;
ƒ Proteção contra o desgaste da transmissão;
ƒ Compatibilidade com selos e vedações;
ƒ Compatibilidade com fluídos de transmissão convencionais;
ƒ Resistência a formação de espuma;
APLICAÇÕES
Recomendado e aprovado nas especificações DEXRON III da GM, Allison C-4, Voith G607, ZF TE ML
14B, Sperry Vickers, Denison, Sundstrand.
CARACTERÍSTICAS TÍPICAS
Densidade a 20/ 4 ºC 0,8500
Viscosidade Cinemática à 40 ºC, cSt 35,0
Viscosidade Cinemática à 100 ºC, cSt 7,1
Índice de Viscosidade 171 __________> ( Ai Que Medo )
Cor visual Vermelho
Ponto de Fluidez, ºC - 48
Ponto de Fulgor,ºC (VAC) 2
Estou pensando seriamente :pensativo: em usa-lo
Aguardo Respostas
Wilsonaa
01/02/2011, 10:28
Caraca , Estou sendo obrigado a me tornar um especialista para poder trocar o óleo da VTRb ;)
**Óleo de Transmissão:
a) Se adicionarmos um ATF diferente da marca e características exigidas pelo fabricante da transmissão, ela pode até funcionar, em contrapartida o tempo de vida dela é que vai mudar, sem que ninguém perceba!
b) Se as propriedades do ATF usado, for diferente do recomendado a transmissão pode mudar seu comportamento (trancos, patinações e ruídos) e não vai existir mecânico que vai conseguir repará-la, pois não se trata de um defeito.
c) Depois de colocada na caixa, é praticamente impossível se saber qual tipo de ATF foi usado, exceto pela cor exclusiva de alguns fabricantes.
d) Saiba de antemão qual tipo é usado pelo seu carro e como verificá-lo.
e) Não existem ATFs vitalícios, seja qual for a marca do carro.
O ATF é um fluido de multi-propósito que, dentre várias finalidades, ele Resfria a transmissão;Limpa as peças;
Lubrifica o sistema; Ajuda a transmitir força; Garante a pressão interna necessária;Inibe depósitos de verniz e impurezas; Protege os metais contra oxidação.
O ATF não se deteriora como o óleo do motor que com o uso é esperado ficar escuro, portanto se o fluído de sua transmissão ficar escuro, pare imediatamente pois, algo está errado!
Qualquer ATF contém ingredientes em sua fórmula que melhoram consideravelmente sua estabilidade quanto à oxidação e possui também aditivos inibidores de corrosão e borbulhamento. Com o uso e intempéries, estes aditivos e ingredientes deterioram-se causando a perda da capacidade e viscosidade do óleo. É justamente esta perda que leva a transmissão a funcionar incorretamente até quebrar. Trocar o ATF em intervalos de quilometragem de 40 a 60 mil ou a cada 2 ou 3 anos é muito recomendável. Os ATFs mais modernos são mais estáveis e resistentes, podem durar mais, mas também devem ser trocados.
Se compra ATF nas concessionárias da marca, nas distribuidoras de óleos, no posto de gasolina, nas oficinas especializadas, porém exija somente o que seja do mesmo tipo e aplicação, pois as características devem ser iguais ou superiores ao recomendado.
E quais são os tipos de ATF? Existem muitas marcas:
Type F – Introduzido pela Ford em 1967 e que foi usado também pela Toyota.
Type CJ – Especial para linha Ford C6. É similar ao Dexron II e não deve ser usado em carros com Type F
Type H – Mais um ATF designado pela Ford e não é igual ao Type F ou Type CJ.
Mercon – Designação atual da Ford, introduzido em 1987. É similar ao Dexron II. Substitui os fluidos Ford anteriores exceto Type F
Mercon V – É o nível mais alto da Ford atualmente. Foi introduzido em 1997 e é destinado à Ranger, Explorer V6 e Aerostar, assim como para os carros Windstar, Taurus/Sable e Continental a partir de 1998. Não deve ser usado em veículos anteriores da Ford.
Dexron – Designação GM para o ATF de seus veículos automáticos.
Dexron II – ATF melhorado com controle de viscosidade superior e inibidores de oxidação adicionais. Pode substituir o Dexron.
Dexron IIE – Fluído GM criado especialmente para suas primeiras transmissões eletrônicas.
Dexron III – Substitui o fluido Dexron IIE e implementa melhor controle de oxidação e corrosão. Foi desenvolvido para uso nas transmissões GM eletrônicas.
Dexron III (H) – Introduzida em 2003, é um nível superior com novos aditivos resiste a alto impacto.
Dexron III/Saturn – ATF diferenciado quimicamente para uso em veículos Saturn da divisão GM.
Dexron-IV – Sem informações até a presente data exceto que foi desenvolvido para uso em muito baixas temperaturas.
Dexron-V – Sem informações até a presente data.
Dexron-VI – Introduzido em 2006 para as transmissões GM Hydra-Matic 6L60/6L80 6-marchas com tração traseira. Pode ser usado como substituto dos ATF Dexron III e III(H).
Chrysler 7176 – Quando de sua apresentação ao mercado era o ATF versão Chrysler para seus veículos de tração dianteira (FWD)
Chrysler 7176D (ATF+2) – Introduzido em 1997, implementa aditivos que permitem circulação do fluxo em baixas temperaturas.
Chrysler 7176E (ATF+3) – Implementa melhor estabilidade para o ponto de ruptura das propriedade do ATF. Passa a usar uma base lubrificante de qualidade superior. Indicado para as caixas de 4 marchas e não deve ser substituído por ATF tipo Merkon ou Dexron exceto quando aditivados para tal.
Chrysler ATF+4 (ATE) – Introduzido em 1998, o ATF+4 é sintético e substituto do ATF+3 anterior. Usado primariamente para os veículos 2000 e 2001, pode substituir e ser usado nas transmissões anteriores, (exceto nas minivans anteriores a 1999 inclusive, equipadas com a 41TE/AE). Neste último caso o ATF+3 é o indicado por ter características que evitam a trepidação do conversor de torque em determinadas situações.
NOTA: A regra a ser seguida é a seguinte: O ATF+4 Chrysler deve ser usado sempre que a especificação do manual assim o exigir. A coloração vermelha original deste óleo não é permanente. Diferente dos outros, ele vai mudando de cor até ficar escuro e ficar marrom. Possui um odor peculiar que modifica-se com o tempo. Por este motivo com o ATF+4 original, não baseie-se na cor e odor, pois é impreciso qualquer julgamento. Use sempre a tabela de troca regular do fabricante, mas que não deve exceder a 60 mil quilômetros.
Chrysler ATF+5 - Desenvolvido para veículos a partir de 2002.
APLICAÇÕES IMPORTANTES:
BMW LT7114l ou LA2634 – ATF especialmente formulado para transmissões BMW.
Genuine Honda ZL ATF – Desenvolvido para transmissões Honda, exceto CVT.
Mitsubishi Diamond SP-II & SP-III – Fórmula especial para Mitsubishi.
Nissan J-Matic - Fórmula criada pela Nissan pra suas transmissões.
Toyota Type T, T-III & T-IV – É o fluido original desenvolvido pela fábrica para suas transmissões Lexus/Toyota.
NOTA: É fácil confundir-se com as inúmeras quantidades de fabricantes e palpiteiros sobre o assunto ATF ou fluido de transmissão automática. Preço é um fator que convida ao erro, portanto siga as especificações técnicas escritas nos rótulos e classificações SAE e API ou então use exclusivamente o óleo original de seu fabricante. Ele pode custar mais caro, mas é o único que não apresenta dúvidas. Usar o ATF errado pode diminuir consideravelmente o tempo de vida de sua transmissão :shock:
Fonte ; http://www.jktransmissao.com.br/Transmiss%C3%A3o%20Autom%C3%A1tica.htm
Cláudio Brasília
01/02/2011, 15:52
Claudio,
Obrigado pela info, como peguei o carro agora e está com 134.000 rodados quero trocar os fluidos como uma manutenção preventiva. Como li que tem que se tormar um cuidado extra na troca de óleo dos câmbios automáticos vou ver direitinho como vou fazer.
Não sei se freqüenta, mas quinta estarei com ela no Terraço.
Abraços,
Geraldo
Prezado Geraldo,
Ok, é uma boa trocar correia (sempertine belt), filtros ar, fluídos transmissão, óleo lubrificante e filtro óleo, dentre outras coisas; verifique as pastilhas e substitua todo o fluído de freio a cada ano; depois velas, cabos, tampa e rotor do distribuidor. Não fui, ainda, aos encontros tradicionais às quintas-feiras no Terraço Shopping, mas qualquer dia passo por lá para conhecer o pessoal, o fato é que um Jeep está na oficina, com problemas no cãmbio e outro está todo desmontado, em reforma que parece eterna, mas qualquer dia estou pronto novamente. Muito obrigado, um grande abraço e saudações.
Wilsonaa
03/02/2011, 23:38
Caros amigos , Hoje eu troquei o óleo da CA na intenção de resolver o problema que relatei a alguns dias , estou indo por eliminatórias, a historia é a seguinte :
Ao voltar da praia, após percorrer 120km , ouvi um barulho estranho vindo debaixo do carro, hora na frente,hora no meio, hora atrás , levei em um mecânico que me disse que poderia ser as buchas da suspençao e o coxim do cambio, Comprei as peças e trocamos, aproveitamos e trocamos também pastilhas e discos de freios, o barulho continuou,levei ate uma troca de óleos e trocamos o óleo do motor ,diferenciais e apenas trocamos parte do óleo da CA, e o barulho continuou, pensei então que fosse por que não tinha trocado o filtro, lá vai eu comprei o filtro e óleo e trocamos tirando a tampa do carter , saíram apenas cinco litros , completamos e o problema Piorou , agora a VTR não saia nem do lugar, pesquisando em vários tópicos , inclusive gringos, um em especial http://www.aa1car.com/library/atf.htm
Disendo que não se deve usar dextron , Hoje troquei todo ou quase todo o óleo, naquela famosa técnica ninja, tirei a grade frontal e no radiador pequeno do lado esquerdo tem uma curva, soltei a abraçadeira e conectei uma mangueira para a saída e outra para a entrada, conforme ia saindo o sujo ia entrando o novo, dose litros saíram e dose entraram , no começo o que saia já estava bastante sujo e nao tinha rodado nenhum quilometro se quer , coloquei o ISAMATIC Mercon V (Recomendado e aprovado nas especificações DEXRON III da GM, Allison C-4, Voith G607, ZF TE ML
14B, Sperry Vickers, Denison, Sundstrand.) é um lubrificante com formulação sintética,
Igual ao ATF 4 indicado nos links acima, conclusão continua amesma coisa a VTR nao sai do lugar , parece que esta em ponto morto , com ela engatada em 1 eu consigo empurrala na minha garagem , engata a 4X4 , sinto que a rotação do motor muda, aparece na tela LO , mas so anda para trás e quer me puxar junto , estou desconfiado que o probelma seja na CT a qual será o meu proximo Passo, alguém tem alguma dica , minha mulher já esta quase me largando, pois se não estou mexendo na VTR estou aqui na frente do comp, tentando resolver esta encrenca , :parede: valeu .
Da uma olhada neste vídeo e reflitam sobre Óleos Sintéticos e minerais.
Abraços a todos
andretomasi
04/02/2011, 05:48
Metendo o bedelho aqui, mas só pra constar; no meu caso é uma XJ, com transmissão AW4, mas passei por alguns apuros quando da troca de óleo e gostaria de deixar registrado minha experiência com a utilização de óleos "alternativos".
Trocar o óleo na concessionária é um absurdo, consigo comprar um fusca com o preço que cobram pelo serviço.
Quando comprei a XJ ano passado, ela estava usando o OH-49-TDX da BR, o câmbio funcionava perfeitamente..
Fiz todas as vezes o procedimento de esvaziar o óleo pelo parafuso do carter, sem máquina, completar com o óleo novo, rodar por alguns dias, esvaziar e completar novamente, por duas semanas seguidas (três trocas)..
Fiz a primeira troca em uma oficina, quando de uma revisão logo após comprar o carro. Apesar de eu insistir que aquele óleo não era o correto, me teimaram de pés juntos que o certo era usar o ATF da Shell. Chegaram a ficar ofendidos achando que eu queria saber mais do que eles, "entendidos". Além disso, colocaram um absurdo de óleo em excesso, a vareta indicava o dobro do nível praticamente.. O que não fazem pra tentar tirar uns $ da gente, né..
Resultado: uma bela bosta, o carro saiu patinando horrivelmente.. voltei na oficina e me diziam que o óleo iria se "adaptar" depois de rodar um tempo.. não fiquei uma semana assim, e repeti o procedimento por conta própria, com um ATF da Ipiranga.. mesmo resultado, um lixo.
Por fim, fiz o procedimento com o Dexron III da BR, OH-49-TDX, ficou uma maravilha. Repeti a troca agora em Janeiro com este mesmo óleo e não tive mais problemas, o câmbio está funcionando como deveria, não aparenta alterações de coloração no óleo ou superaquecimento nem baixa o nível. No próprio manual da XJ recomenda utilizar DEXRON III, e conversando com um pessoal da NAXJA, um fórum gringo só de XJs, me disseram que aqui no BR esse óleo seria o mais compatível.
Paguei R$ 12 o litro em um posto BR, então o custo do serviço não foi tão alto, comparado com o ATF Shell ou Ipiranga que custavam o dobro e não funcionaram.
[ ]'s
andretomasi
04/02/2011, 05:56
PS: Wilson, interessantes os links.. no da allpar.com fala sobre a exceção das caixas AW4 nas antigas Grand Cherokee e XJs, e a 42RE que veio depois.
No caso da AW4, é Dexron III mesmo, imagino que muita gente deve tentar usar ATF3/4 nessas caixas, ou usar Dexron nas 42, e daí vem muitos dos problemas com câmbio automático de Jeeps por aqui.
[ ]'s
Caros amigos , Hoje eu troquei o óleo da CA na intenção de resolver o problema que relatei a alguns dias , estou indo por eliminatórias, a historia é a seguinte :
Ao voltar da praia, após percorrer 120km , ouvi um barulho estranho vindo debaixo do carro, hora na frente,hora no meio, hora atrás , levei em um mecânico que me disse que poderia ser as buchas da suspençao e o coxim do cambio, Comprei as peças e trocamos, aproveitamos e trocamos também pastilhas e discos de freios, o barulho continuou,levei ate uma troca de óleos e trocamos o óleo do motor ,diferenciais e apenas trocamos parte do óleo da CA, e o barulho continuou, pensei então que fosse por que não tinha trocado o filtro, lá vai eu comprei o filtro e óleo e trocamos tirando a tampa do carter , saíram apenas cinco litros , completamos e o problema Piorou , agora a VTR não saia nem do lugar, pesquisando em vários tópicos , inclusive gringos, um em especial http://www.aa1car.com/library/atf.htm
Disendo que não se deve usar dextron , Hoje troquei todo ou quase todo o óleo, naquela famosa técnica ninja, tirei a grade frontal e no radiador pequeno do lado esquerdo tem uma curva, soltei a abraçadeira e conectei uma mangueira para a saída e outra para a entrada, conforme ia saindo o sujo ia entrando o novo, dose litros saíram e dose entraram , no começo o que saia já estava bastante sujo e nao tinha rodado nenhum quilometro se quer , coloquei o ISAMATIC Mercon V (Recomendado e aprovado nas especificações DEXRON III da GM, Allison C-4, Voith G607, ZF TE ML
14B, Sperry Vickers, Denison, Sundstrand.) é um lubrificante com formulação sintética,
Igual ao ATF 4 indicado nos links acima, conclusão continua amesma coisa a VTR nao sai do lugar , parece que esta em ponto morto , com ela engatada em 1 eu consigo empurrala na minha garagem , engata a 4X4 , sinto que a rotação do motor muda, aparece na tela LO , mas so anda para trás e quer me puxar junto , estou desconfiado que o probelma seja na CT a qual será o meu proximo Passo, alguém tem alguma dica , minha mulher já esta quase me largando, pois se não estou mexendo na VTR estou aqui na frente do comp, tentando resolver esta encrenca , :parede: valeu .
Da uma olhada neste vídeo e reflitam sobre Óleos Sintéticos e minerais.
Abraços a todos
Wilsonaa, dá licença? Posso falar?
Cara, eu tô quase voltando a freqüentar igreja, só para rezar por ti!
Tu estás num sofrimento tão grande e sem fim, que dá dó.
Eu me preocupei em filtrar todas as tuas mensagens postadas e, das 53 escritas até agora, 40 são exclusivamente sobre troca de óleo e problemas com a tua caixa automática.
Minha Nossa Senhora da Ferramenta!
Lendo e relendo todas as tuas mensagens, que ora já estão em 5 tópicos e com os mesmos relatos, tu vens nessa luta inglória com o câmbio automático do teu carro.
Tentas desqualificar tipos e marcas de óleos, como se eles fossem os responsáveis pelos danos em tua caixa.
Permita-me falar uma coisa simples, clara e objetiva: a tua caixa automática estragou, pifou, acabou!
E isso já veio quando comprastes o veículo.
Não é culpa tua nem do óleo, mas dos proprietários anteriores que não fizeram as trocas nas quilometragens indicadas.
É simples. Só isso!
A tua caixa já estava no fim da vida. Ao fazeres a troca de óleo, simplesmente removeu material decomposto das peças internas, evidenciando mais ainda os danos.
Pegue uma barra de ferro cheia de ferrugem e dê um tratamento para remover as partes ferruginosas. Verás o quanto ela afinará.
É a mesma coisa no teu carro.
Aquele vídeo do cara colocando óleo mineral e sintético na frigideira, "em temperatura bem acima do uso nos carros", como ele afirmou, apesar de interessante, é inútil!
Já colocastes a mão no radiador de óleo da CA, que fica na frente do carro, já aquecido? É morno. Não chega nem a 60 graus Célcius.
Por isso, apesar dele não ter mencionado, sei bem que ele estava vendendo óleo sintético, certo?
Continuando, vá lá no tópico do "manual para compras de Cherokees", na primeira página, e veja as características ideais da cor e cheiro que devem estar o óleo da CA.
Se o teu óleo está escuro e opaco, como afirmas, significa fim da vida!
Outro exemplo: dias atrás o SandroAGIII mencionou que colocar líquido com etilenoglicol no radiador de veículo que só tinha água, sem qualquer aditivo, poderia aparecer vazamento em virtude do desprendimento de metais, certo?
Então, aconteceu exatamente isto com a minha Sport no ano passado. Comprei o veículo em maio/junho, fiz todas as trocas de óleo, correia e fluído do radiador.
Seis meses depois meu radiador começou a umedecer no meio da colméia.
E daí? Troquei o radiador inteiro, mas não fiquei pregando mandingas contra o etilenoglicol!
Por isso, novamente para ser claro: pare de gastar com detalhes e mande trocar os componentes da caixa automática.
Temos vendedores aqui no fórum. E acredite: existem mecânicos bons, sim. Não dá para generalizar.
Sei que isto te custará quase 25% do preço do teu carro, mas pelos te devolverá a paz e eu não precisarei rezar tanto!:mrgreen:
Desculpe pelo longo texto e espero que me entendas.
E boa sorte.:concordo:
MARCELOLUCHESI
04/02/2011, 12:38
Glaicon 10x dez!! Para ti! Eu não queria me meter mas a verdade doi e as vezes tem que ser dita. Chegou a hora do nosso colega de forum ABRIR CA. Gasta 4mil´paciencia eu sei que nao vale mas tenho certeza q o mecanico vai resolver o problema. Tudo que ele podia fazer foi feito a CA do Wrangler foi aberta a 6 anos e daqui a 1 ano vou ter que abrir denovo é assim não adianta
MARCELOLUCHESI
04/02/2011, 12:45
O oleo correto é o ATF aquele vermelhinho de D. hiraulica. Qual?? Para pelo menos poder andar e teste serve qualquer um! Desde que não tenha agua no sistema e o oleo esteje no nivel. 5litros acho pouco mas deveria funcionar. Pelo menos no plano.
Wilsonaa
04/02/2011, 15:13
Caro Amigo,Muito obrigado pelas palavras de incentivo, eu só queria algumas opiniões, por isso é que coloquei varias informações sobre os sintomas, tentei levantar algumas duvidas sobre óleos, depois de ter visto uma comparação entre o mesmo veiculo em um site Gringo em que a durabilidade do cambio e as trocas aconteciam com maior quilometragem, diferente das nossas VTRs que o óleo tem que ser trocado com vinte mil, observei também vários relatos que algumas CA s foram abertas sem necessidade e que o problema estava em outras peças ,e em outro caso o modulo estava desregulado, Só estou tentando eliminar todas as causas possíveis antes de abrir o cambio e me informar para não ser enganado ou ter surpresas depois de aberto, tenho consciência de que mais cedo ou mais tarde terei que abri-lo, sou apaixonado pela minha VTR e pretendo deixa-la em dia, inclusive colocando o óleo indicado pela montadora , mas antes eu gostaria de saber mais sobre esta maravilhosa maquina e suas manhas.
Até agora já descobri muita coisa com vocês aqui do fórum e percebi que grande ou a maioria dos tópicos estão relacionados ao CA por se tratar de um conjunto Complexo todo interligado, enquanto isso vou tentando eliminar as alternativas e aprendendo mais com vocês.
O que me deixou mais intrigado foi o fato de não aparecer nenhuma mensagem de erro no sistema , mesmo com o scaner e Hoje pela manha eu fiz novamente aquele processo de ligar e desligar a chave três vezes e adivinha , apareceram os erros nesta seqüência 12-37-21-55 pesquisando na tabela
12 ----- Bateria
21 P0131 Sonda lambada- acima da faixa - curto-circuito
21 P0132 Sonda lambda- acima da faixa - curto-circuito
21 P0133 Sonda lambda- resposta lenta
21 P0134 Sonda lambda - acima da faixa nenhuma voltagem
21 P0135 Sonda lambda - acima da faixa - circuito do aquecedor
21 P0137 Sonda lambda - abaixo da faixa - circuito curto
21 P0138 Sonda lambda - abaixo da faixa - circuito curto
21 P0140 Sonda lambda - abaixo da faixa - nenhuma voltagem
21 P0141 Sonda lambda - abaixo da faixa - circuito do
37 P0740 Conversor de torque de embreagem
37 P0743 Solenóide do conversor de torque da embreagem
37 P1899 Interruptor AT - park/neutral
55 fim da menssagem
O que poderia ser ?
Com relação aquele tópico muito bom mesmo, parabéns
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=85411
Obrigado a todos
Que bom que entendestes.
Consultas eletrônicas ao sistema não te indicarão problemas na qualidade do óleo, pois não existem sensores para isto.
Quanto aos erros elétricos apontados, apesar da minha ampla falta de conhecimento, posso apostar que é a baixa amperagem da bateria, pela falta de recarga(veículo parado para conserto).
Quando voltares a rodar normalmente, aí sim faça os testes.
Se persisitirem, verifique capacidade de carga da bateria e alternador.
E boa sorte!:concordo:
Wilsonaa
08/02/2011, 01:31
Que bom que entendestes.
Consultas eletrônicas ao sistema não te indicarão problemas na qualidade do óleo, pois não existem sensores para isto.
Quanto aos erros elétricos apontados, apesar da minha ampla falta de conhecimento, posso apostar que é a baixa amperagem da bateria, pela falta de recarga(veículo parado para conserto).
Quando voltares a rodar normalmente, aí sim faça os testes.
Se persisitirem, verifique capacidade de carga da bateria e alternador.
E boa sorte!:concordo:
Caro amigo, apesar de vários mecânicos me falarem que a transmissão foi pro Saco , eu ainda não estou convencido, sei que sou bastante teimoso e gostaria de eliminar outras possíveis causas antes de abrir , aja visto que ele é muito complexo e talvez uma simples falha em um solenóide possa ter o mesmo sintoma, aproveitando, você ou alguém sabe me dizer o que significa aquela nota na pagina 108 do manual que diz o seguinte :
Sempre que o fluido for verificado, especialmente quando o veiculo for usado para serviços pesados , o estado do fluido devera ver ( esta escrito VER )observado. Se ele apresentar uma cor escura e cheiro forte , devera ser trocado e as FAIXAS Ajustadas.
Note que diz faixas , eu queria saber que faixas são estas ,pois da a entender que existem faixas para serem reguladas, não seriam as cintas , outros podem entender que é da vareta do óleo,mas na outra pagina diz nível do fluido e se fosse para regular o nível diria o nível ajustado.
Conforme já disse antes eu sei que o meu cambio não e novo e já esta bem rodado, mas acho que ainda consigo uns 20.000 quilômetros a mais.
Outra perguntinha, já estou ate ficando vesgo :roll: e não consegui achar o manual de manutenção de ZJ em português, alguém tem alguma pista de onde posso encontrar, se eu não arrumar o cambio pelo menos fico sabendo um pouco mais .
Abraços a todos e por favor continuem rezando por nós
Wilsonaa
09/02/2011, 12:42
Muito bem,meus caros amigos , depois de muitas pesquisas , comecei entender um pouco sobre as CA s de nossas VTRs e percebi que o titulo deste fórum se faz jus , so faltou colocar sem antes buscar informações detalhadas sobre o assunto.
Aqui vai algumas descobertas que, para mim , fariam muitas diferenças se eu as tivesse antes da troca desastrada que deu inicio a esta novela
1- Não troque o óleo do cambio se você não tem conhecimento de mecânica ,elétrica, hidráulica e eletrônica
( o cambio automatico trabalha em conjunto com o computador central que recebe informações de módulos que recebem informações de válvulas ( solenóides )
A simples troca de óleo e filtro é mais complexa que imaginamos .
2- A CA com o passar do tempo se ajusta as condições a que são submetidas – pressão interna ,tipo de condução , clima , condição do óleo, etc
3- No momento da troca , devido ao novo lubrificante, que possui em sua formula aditivos ,executa uma limpeza nas partes mecânicas e hidráulicas , soltando partículas, entupindo pequenas passagens,solenóides que influenciam no ajuste do conjunto.
Solenóides e corpo de valvulas file:///C:/Documents%20and%20Settings/Administrador/Meus%20documentos/Downloads/cambio%20ab%20foto%201.pdf
4- Quando a troca é executada , estes ajustes tarao que ser revistos e é ai que entra o conhecimento técnico, conhecimento este que poucos mecânicos tem.
(No caso de desmontagem do Cambio.)
Quem determina esta tal regulagem é o tal solenóide "governador", que por sua vez é vc (o mecânico) que regula. Qdo vc termina a montagem, o CA obrigatóriamente deve passar por uma bancada de testes, para ser acertado este ponto. Vc pode até deixar ele trocando mais cedo ou mais tarde, tipo, esportivamente ou economicamente. Ele possui uma série de ajustes, sendo que nesta bancada tem diversos manômetros c/mangueiras, que são conectados a determinados pontos para medir a pressão interna e do corpo de válvulas em determinada RPM. Feito isso, vc acerta o governador, o cabo do acelerador ou da conexão com a alavanca de marchas. O que muito mecânico de fundo de quintal faz é instalar e rodar. Se trocou muito em alta ou em baixa, só regula o acelerador ou a alavanca de marchas. Pode funcionar..... ou não. O que eu falei é o básico dos CA. Qdo entram em ação os eletrônicos, aí ele passa a levar tb em consideração outros parâmetros e some o "governador", entrando em ação uma centralina (UC) que assume estas funções, porém com as mesmas informações e outras, tipo: o jeito do motorista/piloto dirigir, o que ocasiona um modo econômico ou esportivo de condução, sendo possível até vc informar à esta UC o que vc deseja
5- Existem também regulagens mecânicas que seriam regular as cintas ( Bandas )
( Na troca de oleo e filtro )
O 42re (No caso) tem dois conjuntos de bandas que devem ser ajustadas quando se trocar o óleo e o filtro
Se você pode mudar o filtro, pode tambem ajustar as bandas, você só precisa de uma chave de torque que lê em libras polegadas.
Atenção: Você precisa ter o manual de serviço, que indique o torque especifico para cada CA e das bandas, o ajuste errado fora das especificações de torque,pode levar a quebra do braço de balancim e causar danos maiores.
6- Tem também a regulagem do tar de Quic –dal
Que muitas vezes após a troca o modulo recebera informações novas e devera se ajustar ( Reaprender o momento das trocas )
O cabo devera ser regulado . segue link com foto http://sandu4x4.mi-web.es/board/caja-automatica-cambios-bruscos-y-tardios-t6643.html
7- A mais importante de todas , procure saber que tipo de óleo esta dentro do cambio atualmente ou troque todo.
Não sei se vai ser útil para todos , mas se eu as tivesse , teria evitado muitos transtornos
Se alguém tiver mais informações , favor colocar para que possamos aprender mais
Obrigado.
Marcos Palotta
15/01/2012, 17:39
PessoALL,
estou acompanhando (e aprendendo) este tópico por interesse em adquirir uma Cheroka 98/2000.
Achei interessante o comentário sobre a troca de óleo da CA, sob "flushing". Este termo, em sistemas de produção de alimentos, significa uma limpeza por arrasto das partículas residuais e indesejáveis para o próximo lote. Se há um sistema para a troca do óleo, significa que conforme haja a aspiração do óleo antigo, ocorra alimentação com o óleo novo, permitindo que sejam aspiradas estas partículas indesejáveis e preservado a qualidade e conteúdo residual para o novo período de utilização, com o novo óleo.
Lógico que o ideal será a utilização da mesma especificação do óleo "velho", para menor efeito químico.
Isto significa que, além da capacidade da caixa, deve-se considerar um volume de 25 a 33% a mais na troca, sendo este excedente o carreador das partículas armazenadas durante a 1a. troca. É certo este raciocínio?
PessoALL,
estou acompanhando (e aprendendo) este tópico por interesse em adquirir uma Cheroka 98/2000.
Achei interessante o comentário sobre a troca de óleo da CA, sob "flushing". Este termo, em sistemas de produção de alimentos, significa uma limpeza por arrasto das partículas residuais e indesejáveis para o próximo lote. Se há um sistema para a troca do óleo, significa que conforme haja a aspiração do óleo antigo, ocorra alimentação com o óleo novo, permitindo que sejam aspiradas estas partículas indesejáveis e preservado a qualidade e conteúdo residual para o novo período de utilização, com o novo óleo.
Lógico que o ideal será a utilização da mesma especificação do óleo "velho", para menor efeito químico.
Isto significa que, além da capacidade da caixa, deve-se considerar um volume de 25 a 33% a mais na troca, sendo este excedente o carreador das partículas armazenadas durante a 1a. troca. É certo este raciocínio?
O excedente sempre será útil para o arrasto das partículas, mas não é necessário.
Se o óleo estiver ainda dentro da faixa de vida útil (marrom e translúcido) não precisa nem olhar o filtro de óleo.
Basta soltar a mangueira de saída junto da caixa, ligar o motor na marcha lenta, deixar sair uns dois litros de óleo.
Desliga o motor, completa pela vareta. Liga novamente o motor até tirar mais uns dois litros. Desliga, completa, e assim vai até começar a sair o óleo novo, evidenciando que todo o sistema já fez a troca.
Depois é só manter o motor aquecido, em local plano, passar a alavanca em cada posição do câmbio, parando em cada uma delas por uns 10 segundos e, depois mantendo em Neutro ou Park, conforme o modelo, para verificar e ajustar o nível do óleo.
E vá ser feliz.:concordo:
Enrico SP
18/01/2012, 11:12
Aacompanho há alguns anos o Fórum, antes como proprietário de um Sidekick, depois uma XJ e atualmente uma ZJ, poucas vezes vi um tópico tão bom, com tantas informações procedentes e esclarecedoras e dissertativas... o único problema é que de tão dissertativas e minuciosas fiquei na dúvida: afinal, qual óleo uso no câmbio da minha ZJ 98? e caso não saiba qual é o óleo atualmente usado posso completar com o indicado para ela (supondo que esteja com o óleo de especificação correta visto que o câmbio está em perfeito funcionamento) ou o ideal é encontrar alguém que faça a troca com o sistema de flushing incluíndo troca de filtro e junta quando eu precisar trocar pela quilometragem ou por insuficiência do nível na vareta?
Fabiano Klug
21/02/2012, 19:13
Nossa, esse topico me ajudou alem do mais, a entender mais sobre as CA, deixa eu aqui fazer umas perguntas que podem ser sem peso mas são duvidas minhas, nunca tive um carro AT, então para uma eventual troca de oleo, não daria ou seria mais acertado se a caixa fosse removida, escotada de fluidos, limpa, remontada com novas vedações e preencida com fluido novo e demais partes como filtros e remontada novamente, creio que isso possa dar bastante mão de obra, mas não seria mais garantido em uma troca de fluido para que não de problemas futuros?
Por exemplo, se nessa simples abertura se notar alguma anomalia ou desgaste as peças ja poderiam ser subtituidas, não estou querendo ensinar ninguem, é apenas uma linha de prensamento, acham que seria plausivel executar algo assim?
Nossa região, o Vale do Itajai em SC tem muito carro importado, tanto que temos uma gama de respeito de oficinas especializadas, mas o que me deixa feliz é que mesmo que uma oficina seja de renome e competente, eles não executam serviços em areas especificas por exemplo, temos muitas retificadores de cambios AT, caixa de direção, motores entre outras areas bem especializadas, então será que um mecanico por mais instruido que ele seja, não seria o caso de levar um carro para trocar oleo ou executar serviço em CA diretamente em especialistas nelas?
Sei lá, o mecanico que cuida da 325 1994 do meu pai, são realmente competentes, mas nestes casos eles desmontariam um cambio destes e levariam para retifica ou levariam para troca de oleo num local que eles confiam e sabem que poderiam dar garantia.
Do jeito que o Wilson falou anteriormente no mecanico que ele visitou, é como se um cambio pudesse ser retificado porem jamais ficaria bom, não creio que isso seja desta forma.
Wilsonaa
22/02/2012, 00:46
Boa Noite Fabiano Klug
Vou tentar te explicar e uma forma simbólica mais ou menos como funciona a coisa
As Válvulas "Solenoides" e as cintas do cambio das ZJ a partir de 1995 trabalham diferentes dos AW4 geralmente utilizados nas XJ e cada um exige um tipo de fluido diferente conforme os manuais .
Trabalhando com o fluido diferente em ambos os câmbios , fatalmente terás problemas
Imagine colocar sangue tipo O em uma pessoa que tem o tipo sanguíneo A
Varias doenças podem ser diagnosticadas em um simples exame de sangue e remediadas sem precisar operar o paciente
Agora se colocar o fluido errado a coisa complica
No caso da minha ZJ foi colocado DEX onde deveria ser colocado ATF tipo 7176 e o cambio que já nao vinha muito saudável morreu , tive que abrir e substituir Válvulas , discos de composite, filtros e cintas , isso ocorreu a mais de hum ano e o meu cambio esta funcionando perfeitamente como se fosse novo .
Eu não iria visitar e nem levaria ninguém que tivesse um problema cardíaco em um ortopedista.
Assim como não mando mais minha ZJ em qualquer mecânico .
T+
Wilson
Fabiano Klug
22/02/2012, 09:01
Bom saber mesmo, ja imprimi o guia para quem compra uma ZJ, minha unica duvida era mesmo, se não seria mais interesante sacar a caixa e abrir ela completamente para esgotar o fluido e remover todas limalhas e depois fechar ela novamente com novas vedações, fluido e filtro, seria isso desnecessario então?
Carloshts
22/02/2012, 10:27
Não é necessario um trabalho Herculeo destes. So vale a pena se a caixa tiver defeito. Como a caixa tem carter, tudo de pesado fica lá. Basta remover o carter, trocar o filtro, e completar com oleo novo.
Fabiano Klug
22/02/2012, 10:33
Que bom, pois andei vendo na ZJ aqui que o carte do cambio esta levemente melado, umido, não sei se isso é do cambio ou de algum outro lugar, não vou mandar lavar por baixo até achar de onde vem isso.
Vou dar uma inspecionada e tentar me situar quanto a vareta de nivel de oleo do cambio AT.
Wilsonaa
22/02/2012, 17:00
Não é necessario um trabalho Herculeo destes. So vale a pena se a caixa tiver defeito. Como a caixa tem carter, tudo de pesado fica lá. Basta remover o carter, trocar o filtro, e completar com oleo novo.
Não esquecer de limpar e colocar o imã no lugar
Abraços
T+
Wilson
Wilsonaa
22/02/2012, 17:01
Que bom, pois andei vendo na ZJ aqui que o carte do cambio esta levemente melado, umido, não sei se isso é do cambio ou de algum outro lugar, não vou mandar lavar por baixo até achar de onde vem isso.
Geralmente os parafusos da tampa dão uma afrouxada , uma leve conferida no aperto pode resolver
T+
Wilson
Fabiano Klug
22/02/2012, 17:09
Uma pergunta bem simples, mas gostaria de saber, essas limalhas, vem de partes do cambio como a sua estrutura ou engrenagem, ou de partes que podem ser facilmente trocadas, pergunto isso porque se for de partes criticas, pode chegar uma hora que o cambio terá de ser totalmente trocado porque desgastou demais se tranformando ao longo dos anos em limanha.
Pergunta besta mas não faço ideia de onde elas venham.
Carloshts
22/02/2012, 17:49
Não. Somente algumas partes são trocadas. Não é nenhum bicho de sete cabeças. Dificil é encontrar um bom mec especializado em CA. Nunca deixe um curioso mexer nisso. No maximo desmonte o carter limpe tudo, troque o filtro e guarde todos os pedaços de peças que achou pro Wilson dizer o que é. A CA é abastecida pelo buraco da vareta. Messa qto saiu de oleo pra saber qto vai entrar. Descubra, com ajuda do Wilson qual é a sua caixa pra saber que filtro comprar antes de desmontar o carter. A proposito: Ja puxou a vareta pra ver o aspecto do oleo? Esta vermelho escuro ou preto?
Fabiano Klug
22/02/2012, 17:52
Não. Somente algumas partes são trocadas. Não é nenhum bicho de sete cabeças. Dificil é encontrar um bom mec especializado em CA. Nunca deixe um curioso mexer nisso. No maximo desmonte o carter limpe tudo, troque o filtro e guarde todos os pedaços de peças que achou pro Wilson dizer o que é. A CA é abastecida pelo buraco da vareta. Messa qto saiu de oleo pra saber qto vai entrar. Descubra, com ajuda do Wilson qual é a sua caixa pra saber que filtro comprar antes de desmontar o carter. A proposito: Ja puxou a vareta pra ver o aspecto do oleo? Esta vermelho escuro ou preto?
Nem cheguei la ainda, atualmente moro e trabalho em Indaial/SC mas a Cherokee esta em minha casa em Pomerode/SC fica a 30 km e só vou pra la finais de semana, ja estou montanto o itinerario para este final de semana......
Wilsonaa
22/02/2012, 18:32
Nem cheguei la ainda, atualmente moro e trabalho em Indaial/SC mas a Cherokee esta em minha casa em Pomerode/SC fica a 30 km e só vou pra la finais de semana, ja estou montanto o itinerario para este final de semana......
Este tópico também contem muitas informações uteis para quem tem que trocar o fluido do cambio
segue o link;
http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/48451-conhecendo-o-fluido-para-transmissao-automatica-atf.html
T+
Wilson
velocyraptor
01/03/2012, 20:59
Pessoal,
Quando tive minha Laredo Zj em 2010, ela havia sido comprada do unico dono desde 1998 e tinha 106.000km originais. Sempre muito bem tratada.
Como sou um bom conhecedor de mecânica, fiz uma extensa pesquisa na internet sobre os assuntos relativos ao carro. Comprei o manual de manutenção da Haynes (o qual recomendo) e um scaner ODBII ( que custou miseros 85 dólares).
O cambio 42re/44re/46re que equipa, respectivamente, as Zj 4.0, 5.2 e 5.9 é um câmbio Crhysler A500, um câmbio muito durável e extremante simples, de manutenção baratíssima em se tratando de câmbios aut.
Se bem montados, suportam muita kilometragem e até alguns abusos.
No caso da ZJ, nada adianta ficar torrando a cabeça tentando entender os fluidos ATF existentes no mercado nem tentar estabelecer correspondências falsas entre as marcas. Cada fabricante produz um fluido ATF com características próprias e a unidade de câmbio deve trabalhar com seu fluido ATF correspondente.
No caso das ZJ, o único fluido ATF que deve ser usado é o Mopar ATF+4, já que os ATF+3 já não são mais produzidos e foram substituídos pelos ATF+4, que tem componentes sintéticos.
Os ATF+4 são encontrados nas concessionárias Jeep/Mercedes, sendo muito difícil encontrar no mercado comum, mas há uma opção:
A MOTUL FABRICA O MOTUL MULTI ATF, QUE ATENDE AS EPECIFICAÇÕES ATF+4.
Ele é facil de ser encontrado ou encomendado nas distribuidoras da Motul.
Fazendo a troca de fluido e filtro (somente a troca do cárter, que em geral corresponde a 40% do total) a cada 40 mil km, vc garante uma longa vida à transmissão. Em uso normal de cidade/estrada uma ZJ deve chegar aos 500 mil km sem maiores manutenções, inclusive com o câmbio.
Usar fluido DexronIII ou os MerconV da Ford não ajuda seu câmbio e sujeita vc a uma vida reduzida de seus discos de fricção, gerando detritos que vão entupir e fazer falhar o corpo de válvulas.
Da mesa forma, se vc tem um câmbio A500 com rpoblemas, não adiante ficar fazendo mágicas... deve -se abrir, trocar o kit completo (que custa 400 dólares) e após uma limpeza fazer seu fechamento dentro do que reza o seu manual de manutenção. As empresas de câmbio automático conhecem os A500 de cabeça pra baixo e não há razões para pânico. Com um gasto aproximado de 3 a 4 mil reais (mão de obra inclusa) vc refaz sua transmissão para muitos anos de serviço.
Outro ponto que as pessoas não entendem em geral: a Zj tem uma mecânica um pouco mais sofisticada que a XJ no que se refere à tração. Na Zj, o acoplamento viscoso central, que fica dentro da CT, também requer cuidados e a CT também requer fluido ATF+4.
Já vi muitos casos de gente com problemas no acoplamento (rangidos, estalos, barulhos) e colocando um câmbio perfeito em dúvida.
Nossos mecânicos em geral não entendem nada de Jeep. Alguns poucos tem alguma noção do que é um 4x4, mas estão em geral acostumados com picapes 4x4 e suas CT de ligação direta.
Para mexer em ZJ, WJ, WK etc o sujeito deve ter certeza e sapiência do que faz. Não são necessárias adaptações ou outras porcarias. Faça o que é certo fazer e vc terá um carro pra muitos anos. Os americanos usam as ZJ até hj, abusam, torturam, usam em trilhas, na neve, na lama, frio, calor e elas estão aí rodando e sendo úteis até hj.
Vamos tentar fazer a manutenção conforme os manuais e deixarmos as adaptações e achismos de lado.
A ZJ tem que usar fluido MOPAR ou um equivalente que atenda esta especificação. Ponto parágrafo.
Câmbios que já sofreram e que já não mantem um funcionamento regular devem ser abertos e ter sua manutenção feita. Ponto parágrafo.
As Zj hj em dia tem grande atrativo no seu preço, mas exigem um dono que tenha condições e conhecimento mecânico para sair das ciladas dos mecânicos "especialistas". Se vc for uma pessoa que nada sabe de mecânica e que depende 100% de oficinas, sugiro fortemente evitar o modelo.
Se vc é uma pessoa que não tolera o consumo excessivo dos motores frandes e antigos, sugiro fortemente evitar o modelo.
Se vc é uma pessoa que não lê inglês bem o suficiente para poder ler os manuais de manutenção da Jeep e da Haynes em detalhes, sugiro fortemente evitar o modelo.
Se vc não dispõe de recursos para importar (o preço é ridículo) as poucas peças de manutenção regular, sugiro fortemente que evite o modelo.
As ZJ/XJ/WJ/WK são carros fantásticos. Trate elas como devem ser tratadas e vc nunca mais vai usar um carro nacional.
Boa sorte e juízo a todos.
Concordo com voce Raptor, e gostei do final..."sugiro fortemente que evite o modelo..." rsrs
Carloshts
02/03/2012, 08:02
Concordo plenamente com os comentarios do VR. Quem não gosta de seguir especificão ou não entende porque tem que seguir especificações deve evitar este tipo de carro que quase não temos não de obra especialzada. Exatamente por isso encontramos ZJ com preços tão baixos para o padrão brasil.
andretomasi
02/03/2012, 08:10
Exatamente por isso se encontra um monte de XJ, ZJ, WJ em estado lamentável.. o pessoal compra por uma mixaria, não tem dinheiro ou conhecimento pra manter ela em dia, e usa "até detonar", quando não consegue mais resolver os problemas, vende ou abandona.. ou coloca um motor AP como umas pérolas que se vê por aí :D
[ ]'s
Fabiano Klug
02/03/2012, 10:06
Exatamente por isso se encontra um monte de XJ, ZJ, WJ em estado lamentável.. o pessoal compra por uma mixaria, não tem dinheiro ou conhecimento pra manter ela em dia, e usa "até detonar", quando não consegue mais resolver os problemas, vende ou abandona.. ou coloca um motor AP como umas pérolas que se vê por aí :D
[ ]'s
Hahahahaha, me fez lembrar denovo daquele topico.....
Mas muito bacana, e estou feliz de estar cuidado de uma ZJ, isso esta me ajudando imensamente a aprender sobre o carro, pesquisando aqui e mesmo mechendo nela, eu felizmente tenho conta no ebay e paypal o que me ajudaria absurdamente a importar peças, recentemente cotei a 49 dolares um alternador novo, me chegaria custando uns 300 reais no maximo com impostos sendo bem pessimista.
Quando puder ter a minha propria, não tenho interese em pegar uma ultra inteira e pagar absurdos, nem tão ralada a ponto de inviabilizar, porem tenho no meu sangue automobilismo, gosto muito de carros, então fuçar no carro de maneira a eu mesmo tratar ele é algo que me da imenso prazer.
AlbertoCN
25/06/2012, 13:43
Pessoal.
Como membro novo desse fórum, primeiramente gostaria de mencionar que me impressionou a grande quantidade de informações úteis e de alto nível que circulam aqui. Posso afirmar que estou aprendendo bastante com vocês.
Agora, gostaria de solicitar ajuda. Vejam o cenário em que me encontro:
Sou fã da marca Jeep e com o objetivo de fazer alguns passeios em estradas de terra batida, na semana passada comprei um Grand Cherokee Laredo 4.0 97/98.
Ele está em ótimo estado, tem 120.000km, motor e câmbio em ótimo funcionamento, pintura original, tudo funcionando, etc., etc.. O veículo era único dono até então, pessoa por sinal que demonstrou gostar muito de carros e se preocupar bastante com o aspecto manutenção.
De fato, a única coisa que não esteve com todo o “prometido pelo vendedor” foi um pequeno vazamento que pude constatar no final de semana pela mancha de óleo encontrada no chão da garagem, na região entre motor e câmbio. Ele havia me dito que o veículo não tinha nenhum vazamento, que em função de estar absolutamente limpo quando eu fui testá-lo, não houve como eu constatar isso naquele momento.
O antigo dono não soube me responder sobre trocas de óleo do câmbio. Apenas disse que sempre fez todas as manutenções e me e informou qual é a oficina que ele utilizava. Ao procurar o dono da oficina, que por sinal é um engenheiro mecânico aparentemente bastante competente, ele me informou que desde que começou a cuidar desse veículo, nunca trocou o óleo do câmbio, mas que sempre verificava o nível e completava o óleo. Sempre usando o DEXRON3...
Bem, como sabemos, no manual da ZJ está explícito que o DEXRON não é o fluído adequado para o veículo, mas sim o ATF+4 e pelo que tenho aprendido nos fórums, me parece que o câmbio é o calcanhar de Aquiles dos Grand Cherokee, em função dos detalhes envolvidos em sua manutenção e o consequente alto custo caso essa manutenção não seja feita de forma apropriada.
Como faço questão de deixar meus veículos com a maior confiabilidade possível, gostaria de saber a opinião de vocês sobre o que devo fazer agora. Eu vejo três possibilidades, mas se vocês tiverem outra, por favor, fiquem à vontade para apresentá-la:
Troco o óleo pelo óleo correto (ATF+4) com o risco de que isso cause um mau funcionamento do câmbio que consequentemente terá que ser completamente refeito ($$$).
Tiro parte do óleo e vou substituindo aos poucos pelo ATF+4. Acho que essa opção envolve o mesmo risco do item anterior ($$$), não?
Continuo usando o veículo, e vou “gerenciando” o vazamento até que ele esteja muito grande ou então que o câmbio apresente algum mau funcionamento quando daí eu entendo que não terei outra opção senão refazê-lo.
Agradeço antecipadamente caso possam me ajudar.
Abraço a todos.
Alberto.
andretomasi
25/06/2012, 14:46
Alberto, o que vaza é óleo do motor ou do câmbio? Confere ele, se for óleo do motor é fácil pra trocar o retentor. Se for óleo da caixa aí já complica um pouco.
[ ]'s
AlbertoCN
25/06/2012, 15:24
André.
O que vaza é óleo do câmbio. Por sinal, esqueci de mencionar, ele tem uma coloração normal (vermelho claro) e sem cheiro.
Abraço.
Alberto.
Wilsonaa
25/06/2012, 18:32
Pessoal.
Troco o óleo pelo óleo correto (ATF+4) com o risco de que isso cause um mau funcionamento do câmbio que consequentemente terá que ser completamente refeito ($$$).
Tiro parte do óleo e vou substituindo aos poucos pelo ATF+4. Acho que essa opção envolve o mesmo risco do item anterior ($$$), não?
Continuo usando o veículo, e vou “gerenciando” o vazamento até que ele esteja muito grande ou então que o câmbio apresente algum mau funcionamento quando daí eu entendo que não terei outra opção senão refazê-lo.
Agradeço antecipadamente caso possam me ajudar.
Abraço a todos.
Alberto.
O certo mesmo seria a opçao 2 , ir trocando aos poucos , ate que se tenha 100% do fluido substituído e depois abrir o cárter para trocar o filtro, parece loucura , mas é o certo quando não se tem um acompanhamento das trocas anteriores , o problema é encontrar o ATF+4 , neste caso é melhor ir gerenciando, pois não se sabe o que vai encontrar depois de abrir o cárter.
Boa sorte
T+
Wilson
AlbertoCN
26/06/2012, 18:11
NO caso de ir trocando aos poucos, quantos litros seriam recomendáveis substituir de cada vez, 1 litro?
Também, é alto o risco de falha no câmbio em função desse processo?
Abraço.
Alberto.
Fabiano Klug
26/06/2012, 18:13
Se abrir o carter, não estaria sendo jogado fora todo o fluido denovo? Como na abertura do carter do motor?
Wilsonaa
26/06/2012, 20:33
NO caso de ir trocando aos poucos, quantos litros seriam recomendáveis substituir de cada vez, 1 litro?
Também, é alto o risco de falha no câmbio em função desse processo?
Abraço.
Alberto.
Quando você abre o cárter , todo o fluido do sistema desce de uma vez só e pode decantar as partículas soltas fazendo com que elas se acumulem sobre o corpo de válvulas, o fluido velho com o passar do tempo acumula partículas que se transformam em uma especie de lixa hidráulica, abrindo os canais por onde passam com pressão e se transformam em um tipo de borra formando trilhas em alguns lugares onde o fluido trabalha com menos pressão.
Bem o fluido novo vem com uma especie de detergente em sua formula que faz com que estas partículas se soltem limpando todo o sistema e adivinhem para onde vai toda esta sujeira ? Para o filtro .
Com certeza o risco de falha no cambio com o processo de ir trocando aos poucos existe , mas é menor , fazendo a troca aos poucos , você elimina o risco de decantação e trocara o filtro somente quando a maior parte das partículas já estiverem presas a ele .
Imaginem um radiador que nunca viu Fluido , se você não fazer uma limpeza antes ,e colocar o aditivo ,a sujeira ficara solta e circulando dentro do sistema até entupir tudo .
Esta troca aos poucos funciona da mesma forma , o fluido que foi colocado aos poucos servira apenas para preparar para a troca final .
Para ir trocando aos poucos , o sistema é o seguinte ;
Lá na frente da VTR tem um radiador pequeno na frente do radiador de água .
Solte a grade .
Solte a mangueira em formato de L presa por duas braçadeiras .
Coloque duas mangueiras, aquelas de nível de aproximadamente 1,5metros cada, uma na entrada e outra na saída.
A Mangueira da saída , coloque dentro de uma garrafa de dois litros
Na Mangueira de entrada coloque um funil , pode ser aqueles de 1,99 , é por ai que você vai colocar o óleo novo
Calce a VTR e ligue ela em P ,somente quando você colocar a alavanca na posição 1,2 D ou R é que o fluido ira sair para dentro da garrafa .
Retire os dois litros e coloque dois litros , faça isso mais uma vez e rode com a Vtr no minimo uns 20 quilômetros, espere o óleo esfriar e repita o processo .
Como vai aproximadamente 11 litros em uma troca completa , o ideal é repetir o processo umas três vezes .
Pronto , se nesse processo a sua VTR ainda estiver rodando , pode soltar o cárter e trocar o óleo e o filtro tranquilho ,a próxima troca , poderá ser feita conforme o manual e não precisara mais trocar aos poucos .
Boa sorte
T+
Wilson
Wilsonaa
26/06/2012, 20:37
Se abrir o carter, não estaria sendo jogado fora todo o fluido denovo? Como na abertura do carter do motor?
Com certeza , mas é o preço pago pela negligencia do antigo proprietário que não trocou o fluido nas datas ou quilometragens certas , seria o mesmo que duas trocas em uma .
T+
Wilson
Fabiano Klug
27/06/2012, 09:41
Sei que existe um tipo de Guia de compra para cherokee aqui no Forum, deveriamos montar um Guia de manutenção desenvolvido pelo pessoal aqui, varias experiencias obtidas e confrontadas com o manual para termos um passo a passo mais facil de seguir que o manual ou então o que qualquer mecanico passa, pois apesar deles saberem o que fazem nem sempre são donos da verdade.
Digo isso porque meu Tio ja é daqueles que diz que oleo de cambio AT nunca se deve trocar, eu ja não aceito essa logica, fluidos, oleos e demais liquidos também se decompõe e precisam ser repostos novamente.
Poderia ser um arquivo em PDF, quem se habilitaria a montar o documento e revisar ele, acham que seria uma ideia viavel, ou até mesmo ja deva existir tal arquivo.
AlbertoCN
27/06/2012, 21:37
Ficou claro o processo. Vou me programar para implementa-lo. Obrigado. Alberto.
Fabiano Klug
02/07/2012, 14:03
Voltando a perguntar, este final de semana remontando a Cherokee nem deu tempo de ver outros detalhes, fiquei atentado varias vezes em olhar o nivel do fluido de cambio e a cor, mas não saberia interpretar posi não dei atenção a pesquisa sobre o assundo e como nosso amigo Wilson ja é um expert no assunto, quero saber, quando puxar a vareta de verificação:
- O que devo esperar
- Como deve ser a cor
- Devo olhar quente, morno ou frio
- Que coloração seria o ideal esperar, qual a pior
- Quanto de variação é normal esperar fora do nivel
- Por onde eu completo caso estiver faltando
No aguardo.
Wilsonaa
02/07/2012, 19:36
Voltando a perguntar, este final de semana remontando a Cherokee nem deu tempo de ver outros detalhes, fiquei atentado varias vezes em olhar o nivel do fluido de cambio e a cor, mas não saberia interpretar posi não dei atenção a pesquisa sobre o assundo e como nosso amigo Wilson ja é um expert no assunto, quero saber, quando puxar a vareta de verificação:
- O que devo esperar
- Como deve ser a cor
No aguardo.
Eu Não diria Expert e sim calejado :concordo:
- O que devo esperar
Dependendo de como foi a ultima troca e quanto tempo faz ( Surpresa )
- Como deve ser a cor
Deve ser vermelho Translucido
Você deve verificar com a VTR quente , o ideal seria após rodar uns 20 quilômetros, ai o fluido estará em sua temperatura normal de funcionamento e teria circulado e preenchido todas as galerias , coloque a VTR num local Plano , passe a alavanca por todas as posiçoes parando no N , retire a vareta , limpe e introduza novamente .
vermelho Translucido - se novo
vinho para marrom - se vencido
Leitoso como doce de leite - se contaminado com água
Parecido com café e com cheiro - se queimado
Nada mais nada menos que 1/2 litro se houver vazamento e menos ainda se não houver.
Com um funil e uma mangueira pelo orifício da vareta de nível
O funil pode ser de plastico 1,99 e a mangueira pode ser aquelas de nivél de 5/16 por um metro .
Macete;
Utilize um papel toalha ou um guardanapo sempre que for aferir o Nível -Pano pode soltar Fiapos
Limpe bem a superfície ao redor da vareta - pode cair sujeira dentro do orifício.
Vou encontrar uma foto e coloco aqui sobre como identificar o estado do fluido pelo guardanapo
T+
Wilson
andretomasi
02/07/2012, 19:48
ATF+ não é feito pra mudar de cor quando está "passado", então pode ter um óleo velho ali de 10 anos atrás mas ainda vermelhinho. Até no manual fala pra não confiar na cor e nem no odor do óleo, e sim saber as datas certas das trocas.
[ ]'s
Wilsonaa
02/07/2012, 20:02
Segue ai as fotos ;
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=356961&d=1341269853
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=356962&d=1341269854
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=356963&d=1341269854
A cor e o cheiro dos fluidos podem não nos contar tudo , mas , conta muito !
Segue link interessante
ONE-Drop Instant Lubricant Test (http://www.magna-guard.com/OneDrop.html)
T+
Wilson
andretomasi
02/07/2012, 20:32
Isso aí é no fluido utilizado pela GM, Wilson.. o ATF+ da Chrysler não tem consistência de cor / odor relativo ao desgaste ou "vencimento" do fluido, eu não confiaria.
Segundo a Chrysler "on ATF+3, ATF+4 and later fluids, fluid color and odor are no longer indicators of fluid condition".
O problema é que nos EUA as oficinas especializadas já estão equipadas pra testar a resistência do fluido, assim podem dar um diagnóstico preciso sobre se ele está bom ou não. Pra nós ainda é no olhômetro..
[ ]'s
MARCELOLUCHESI
02/07/2012, 20:56
Wilson como ficou ou não ficou o seu problema em encontrar o óleo correto? Existe afinal algum similar? E original na agencia concessionaria da marca Jeep?
E aquele fluido que a alltrans vendia para transformar o dex em Atv tentei comprar mas estão em falta e não responderam mais meus e mails.!
MARCELOLUCHESI
02/07/2012, 20:58
Existe alguma loja que venda o óleo correto para nossas caixas aqui no Brasil ?
Fabiano Klug
03/07/2012, 08:57
Otima dica, vou conferir o estado do oleo agora, o cambio foi revisado completamente(não retificado) com 60 mil milhas(quando o motor foi retificado completamente também, temos as notas deste serviço ainda), esta hoje com 106 mil milhas, ficou 3 anos parado existe aparencia de um pouco de umidade no carter do cambio, mas não posso dar certeza, vou conferir estes detralhes agora com mais calma ja que ela esta rodando e remontada.
Eu achei o ATF no ML a 89 reais o litro, vão 11 litros numa troca ompleta, me pediram numa oficina especilizada em cambio AT que faz retifica para varias mecanicas da região 900 reais para troca com filtro junta e fluido, é caro pra xuxu, porem é mais caro os 5 mil pedidos pra retifica completa, de qualquer forma como ela vai ser usada pouco até final de ano vamos fazer essa revisão quando for sair de viagem.
Wilsonaa
03/07/2012, 11:28
O brigado por perguntar .
Na realidade a busca ainda continua , estamos discutindo isso no tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/105279-fluido-atf-v-z-lub-alguem-ja-usou-ou-conhece.html
Como coloquei o Dex III recentemente e estou usando bem pouco a VTR , não optei ainda pela troca , com relação ao ATF 4 certificado pela crysler, ainda não consegui e vou esperar um pouco mais.
Uma opção seria colocar o aditivo , más nem isso estamos conseguindo aqui no brasil.
Desconheço uma loja especializada que venda o óleo correto e quanto as concessionarias , eles não falam a marca e o tipo de fluido que colocam, vai saber o porque né .
T+
Wilson
Wilsonaa
03/07/2012, 11:45
Isso aí é no fluido utilizado pela GM, Wilson.. o ATF+ da Chrysler não tem consistência de cor / odor relativo ao desgaste ou "vencimento" do fluido, eu não confiaria.
Segundo a Chrysler "on ATF+3, ATF+4 and later fluids, fluid color and odor are no longer indicators of fluid condition".
O problema é que nos EUA as oficinas especializadas já estão equipadas pra testar a resistência do fluido, assim podem dar um diagnóstico preciso sobre se ele está bom ou não. Pra nós ainda é no olhômetro..
[ ]'s
Realmente Andre ; Se nem o fluido correto encontramos em nosso Pais , encontrar quem nos de um diagnostico preciso se ele esta bom ou vencido é complicado .
Por isso as dicas ;
Se você não sabe quando ,como e qual fluido foi colocado em sua VTR , é bom ficar alerta e tentar trocar da melhor forma possível seguindo as dicas e correr o risco de complicar ainda mais ( Antecipar a quebra iminente ) , resolver o problema , ou aguardar até que quebre de uma vez.
O Maximo que podemos fazer é dar dicas e trocar experiencias , agora quanto a trocar ou manter o que já esta , cabe a cada um.
T+
Wilson
Fabiano Klug
03/07/2012, 11:56
Tenho um amigo que mora em Foz e faz revisão do seu A4 e da mercedes no paraguay, ele ja comprou fluidos originais no paraguay, vou ver com ele se existe uma forma de comprar de la o mesmo produto.
andretomasi
03/07/2012, 12:11
Segundo um amigo, os carros da Hyundai também usam ATF+4; de repente podem tentar ver que marca estão usando neles.
[ ]'s
MARCELOLUCHESI
03/07/2012, 13:51
POis é eu vi No mercado livre para vender um oleo hidraulico da Toyota que se nao me engano é ATF Type T IV. e custa R$ 40,00 reais o litro. Já me falaram muito bem dos fluidos que a toyota usa. E eu já usei também, troquei o oleo de um corolla que eu tinha na concessionaria. Será que serviria no jeep?
O meu jeep está com 73milkm e foi feita a CA por volta dos 35/40milkm pois primeiro dono cozinhou ela.
E um mecanico de Novo Hamburgo aqui no RS refez, mas isso já faz uns bons 6 ou 7 anos. E a caixa ficou perfeita, não faço a minima idéia que fluido foi usado e não conheço esse mecanico mas segundo o antigo dono, o meca é chato p kct no bom sentido, e encheu ele de recomendações na época.
Quando eu comprei esse jipe, ele estava com 62milkm, e escapando marcha me subida ou descida. Ai abri o capô verifiquei o nivel de óleo da CA estava 1,5 litros abaixo do normal. Emendei Dexron III da BR pois até então não sabia desses detalhes do ATF. E é só alegria até agora!
Mas acho que está na hora de começar a pensar em trocar todo esse fluido então. A questão justamente nem é o preço, mas achar o correto! Será que as CA das Cherocas novas não usam um fluído igual ou melhor?
Fabiano Klug
03/07/2012, 14:00
Esta ai uma questão que deveria ser esclarecido de uma vez por todas, se alguem me der uma opção bastante viavel e funcional de fluido de cambio AT, nem que seja importando, eu me colocaria pra trazer esse produto, não é possivel que um fluido custe tão caro e não existe opções equivalentes.
"Ebay searching mode ON"....
andretomasi
03/07/2012, 20:33
Esta ai uma questão que deveria ser esclarecido de uma vez por todas, se alguem me der uma opção bastante viavel e funcional de fluido de cambio AT, nem que seja importando, eu me colocaria pra trazer esse produto, não é possivel que um fluido custe tão caro e não existe opções equivalentes.
"Ebay searching mode ON"....
Nos EUA se acha o ATF+4 pra vender até no supermercado por um preço acessível, o problema é aqui no Brasil que é impossível de achar, esse óleo tem que ser importado pois não tem nenhuma marca no Brasil que licencie ele pra fabricar, devido aos royalties que tem que ser pagos à Chrysler.
Na concessionária tem o ATF+4, mas eles cobram mais de R$ 100 o litro de óleo :evil:
Segundo o Berga em outro tópico, ele conseguiu comprar o Amalie ATF+4 por R$ 55, só não sei aonde.
[ ]'s
andretomasi
03/07/2012, 20:40
Mas acho que está na hora de começar a pensar em trocar todo esse fluido então. A questão justamente nem é o preço, mas achar o correto! Será que as CA das Cherocas novas não usam um fluído igual ou melhor?
Marcelo, como bem disseste, a questão é economizar agora usando Dexron III ou prolongar a vida útil da caixa usando o óleo correto. O retorno do investimento vai ser pra daqui uns anos e não imediato.
Com o Dexron vai funcionar também, e ninguém vai perceber nenhum problema tão cedo; a diferença é que ao invés da caixa durar uns 300.000km, vai começar a patinar na metade disso por exemplo por desgaste prematuro, talvez até antes se o câmbio for abusado em trilha, etc.
Todos os veículos novos da Chrysler usam ATF+4.
[ ]'s
Boa noite,
Sou de Portugal, tenho um Grand Cherokee e o caso aqui reportado pode ter a ver com algo que me parece que ainda não foi falado, mas muito importante!
O carro já está a andar?
Qual foi o ultimo oleo metido?
Como foi dito aqui, a caixa adapta-se ao desgaste normal, ao oleo utilizado e ao estilo de condução.
A caixa pode usar qualquer um dos oleos aqui falados e testados, a diferença é as suas especificações e diferenças entre o novo oleo e o oleo usado anteriormente, isto porque antes trabalhava com um tipo de oleoe agora está a trabalhar com outro.
Isto não dá erro nem liga luz nenhuma, porque a caixa não sabe que o oleo é outro, então é necessário "dizer" ao carro que o oleo é outro para que ele se adapte ao novo oleo.
É necessário fazer um RESET na ECU!!!!!
Procedimento:
Desligar o born Positivo da bateria
desligar o born Negativo da bateria
ligar uma lampada no positivo e no negativo do carro (não na bateria)
Ligar a chave do carro
Esperar 10 minutos
Lligar o born da bateria negativo
Ligar o born da bateria positivo
Ligar o carro e andar com ele
O carro vai demorar 2 a 3 dias a adptar-se ao novo oleo, mas anda normalmente
Poderá ser que no inicio (no caso de cx automatica) não meta a 3º e a 4º e não passe das 3000 RPM.
Espero ter ajudado!
Fiz o registo neste forum, só porque ninguém falou neste assunto, mas é muito importante!
Quem tem Jeep, se fizer um reset de vez em quando, irá notar bastantes diferenças (para melhor).
1 abraço
andretomasi
02/08/2012, 21:15
Lagartu, na verdade isso não tem relação direta com o óleo, e sim com o comportamento da caixa. Como trocando o óleo, o comportamento dela provavelmente vai mudar, trocas de marchas, etc, o módulo precisa se adequar a isso. Segundo o manual, leva 50 partidas pra ele fazer uma média do teu comportamento na direção, e ajustar o módulo de acordo. É recomendado fazer isso mesmo sem ter feito a troca de óleo se a caixa estiver com comportamento estranho.
Mas geralmente o pessoal já faz reset na ECU frequentemente por outros motivos, geralmente pra limpar os códigos e apagar o "Check Engine" depois de resolver um problema, então acabam zerando os parâmetros de condução junto.
A questão de poder usar os dois tipos de óleo vou ter que discordar. O problema todo não é relacionado à eletrônica ou ajustes da caixa, e sim à especificação do óleo e como ele reage com os componentes da caixa. No caso do Dexron III, que é inadequado pra essa caixa, é fato comprovado que ele provoca aquecimento e eventual desgaste mais rápido nos discos e cintas das ZJs.
[ ]'s
Pra minha viatura uso o Pentosin ATF 4 no CA (o que é usado nas concessionarias Chrysler), bem salgado o preço. Como a troca é longa vale o investimento. O resultado são trocas macias sem solavancos. Infelizmente no Brasil não temos muitas opções, no USA custa em torno de 14 a 16 dolares.
andretomasi
04/08/2012, 04:30
Pra minha viatura uso o Pentosin ATF 4 no CA (o que é usado nas concessionarias Chrysler), bem salgado o preço. Como a troca é longa vale o investimento. O resultado são trocas macias sem solavancos. Infelizmente no Brasil não temos muitas opções, no USA custa em torno de 14 a 16 dolares.
Segundo o catálogo deles, o Pentosin CHF 11S é aprovado pela Chrysler.
Qual concessionária tem esse fluido? Porque não são todas que usam, a maioria usa o Dexron com aditivo ou o Motul ATF (a ~R$ 100 o litro).
[ ]'s
Fabiano Klug
04/08/2012, 09:03
Uma dica, quem for para Foz do Iguaçu, esse fluido por lá vale toda viagem, tanto de pedagios quando de gasolina.
Petronio
05/08/2012, 10:07
Amigos,
Minha ZJ está com os mesmo sintomas, liguei pro Zema (Z-lub), meu amigo a mais de 20 anos e que cresceu consertando CAs automáticos, e comprei dele o oleo, filtro e junta.
Vou trocar nos proximos dias e se necessário vou fazer uma segunda troca depois de rodar um pouco.
Assim, que tiver resultados posto por aki!
Abraço a todos,
Petronio
RELEVEM! Ele se enganou. Queria dizer 20000. Moral da coisa. Qquer sinal de anomalia na CA procure o mecanico de CA. Dependendo do carro e do uso esse fluido Hidraulico vai longe. Tem sempre que verificar nivel e aspecto, cheiro. Ao primeiro ruido estranho tem que parar e consertar. Não adianta trocar oleo nem nada. Qto antes abrir melhor pro bolso.[]
Amigos, informando que temos o óleo Mopar ATF+4 para transmissão: 41 99943719 / 41 30857398
Amigos, informando que temos o óleo Mopar ATF+4 para transmissão: 41 99943719 / 41 30857398
Uma dica, quem for para Foz do Iguaçu, esse fluido por lá vale toda viagem, tanto de pedagios quando de gasolina.
Fabiano Klug
25/04/2013, 08:51
Quanto custa o litro do fluido?
Marcio_nunes
02/09/2016, 13:27
Boa tarde caros e ilustres amigos, sou recem chegado ao grupo e o novo e feliz dono de uma ZX (acho q esta correto, é uma grad cherokee limited v8 1998) . e estou no grande dilema de fazer a troca do oleo da caixa de cambio. li exatamente tudo... e já sei qual oleo devo usar... e o procedimento a ser adotado. mas estou com medo de fazer a troca e ter problemas futuros . oq me dizem? ela esta com 132.000 km e oleo possui coloração amarelo clarinho ( sem cheiro de queimado).
Boa tarde caros e ilustres amigos, sou recem chegado ao grupo e o novo e feliz dono de uma ZX (acho q esta correto, é uma grad cherokee limited v8 1998) . e estou no grande dilema de fazer a troca do oleo da caixa de cambio. li exatamente tudo... e já sei qual oleo devo usar... e o procedimento a ser adotado. mas estou com medo de fazer a troca e ter problemas futuros . oq me dizem? ela esta com 132.000 km e oleo possui coloração amarelo clarinho ( sem cheiro de queimado).
Se está translúcido está em boas condições.
O grande problema é quando está preto. Aí não tem salvação.
Pode trocar e desencanar suas preocupações, principalmente por ser o modelo de óleo mais barato, ao custo de uns R$ 25,00 a R$ 35,00 o litro.:concordo:
MarciaF-2007
16/09/2016, 20:32
Boa noite!!! Tenho um Jeep Grand Cherokee Limited 5.2 V8 1998 e ao trocar o oleo diferencias dianteiros e traseiros, pedi para verificarem o estado do óleo do cambio....de acordo com o proprietário do estabelecimento, a cor e odor, estão bons e o cambio automatico está funcionando perfeitamente, sem trancos ou barulhos estranhos.
O que gostaria de saber, posso trocar, por exemplo, 03 a 5 litros, o óleo da caixa de transferência, e assim sucetivamente, a cada 5 ou 10 mil kilometros, afim de não abrir e trocar totalmente o oleo do cambio automatico? E o importante, qual oleo utilizar = Dextron III, visto que o oleo existente no CA é mineral....agradeço
Boa noite!!! Tenho um Jeep Grand Cherokee Limited 5.2 V8 1998 e ao trocar o oleo diferencias dianteiros e traseiros, pedi para verificarem o estado do óleo do cambio....de acordo com o proprietário do estabelecimento, a cor e odor, estão bons e o cambio automatico está funcionando perfeitamente, sem trancos ou barulhos estranhos.
O que gostaria de saber, posso trocar, por exemplo, 03 a 5 litros, o óleo da caixa de transferência, e assim sucetivamente, a cada 5 ou 10 mil kilometros, afim de não abrir e trocar totalmente o oleo do cambio automatico? E o importante, qual oleo utilizar = Dextron III, visto que o oleo existente no CA é mineral....agradeço
A troca parcial não é comum.
Porém, não tem nada de errado, já que você fará outras trocas em curtíssimo período de Km´s rodados.
Quanto ao tipo de óleo, creio que seja esse mesmo (Dexron III).:concordo:
MarciaF-2007
19/09/2016, 21:17
A troca parcial não é comum.
Porém, não tem nada de errado, já que você fará outras trocas em curtíssimo período de Km´s rodados.
Quanto ao tipo de óleo, creio que seja esse mesmo (Dexron III).:concordo:
Glaicom, agradeço de montão!! Li o forum a respeito de tantos problemas com o Câmbio Automático e fiquei com receio!!!
Agora tou tranquila..ufa...abraço
Opa, fui engatar a reduzida, e arranhou bem feio,não quis engatar,desliguei o carro,engatei ,aí quando vai engatar a marcha escapa a reduzida,depois de 3 tentativas funcionou, como faço para ver o nível,se precisar colocar óleo onde colocar e qual,obrigado.
MarciaF-2007
23/05/2017, 00:51
Aprendi da pior maneira possível....não esperem os 60 mil kilometros do manual do proprietário para trocar o oleo CA.
O JGCherokee estava trocando marchas corretamente, sem barulho e super suave...troquei o óleo no prazo do manual com o oleo adequado, ...passou umas 02 semanas e o bicho travou as 04 patas na estrada!!! Quase causei um acidente ..não tive outra alternative, apenas fiz o CA por completo!!! Baita prejuizo que não esperava, pagando o carnê...rsrsrs
gabriel-cj61
29/05/2017, 10:01
Bom dia Pessoal,
estou com um problema no cambio da minha zj 5.9...
ontem dei uma forçada nela e veio cheirou queimado do cambio...
tentei engatar a reduzida e não entrou, quando fui ver ela estava ficando engatada na posição N,
por isso não entrava a reduzida!
com o carro desligado entrou e funcionou normal!
Porém tem outros problemas, a ré não esta entrando e o carro sai patinando em D,
quando coloco para 1º sai normal e depois vai passando as marchas normalmente!
mas o que esta estranho é ela ficar engatada na posição N... O oleo de cambio ficou escuro e deixei o carro parado,
vou providenciar a troca do oleo mas gostaria de ter uma ideia do que pode ser esses sintomas!
Obrigado!!
MarciaF-2007
30/05/2017, 00:46
Gabriel, não querendo te assustar, o meu Cherokee tava com óleo recem trocado, saia corretamente na posição D e qdo esquentava desengatava ficando na posição N...aí desligava o motor, contava até 20...ligava e tudo ficava normal até ocorrer o evento....isso significou ter que abrir o cambio e fazê-lo por completo.
gabriel-cj61
30/05/2017, 08:07
Bom dia MarciaF-2007, obrigado pela resposta...
mas o estranho é que ele não desengata para o N...
na verdade ele continua andando normal com o cambio na posição N, entendeu?
Obrigado!!
Ps Paul o
28/10/2017, 13:13
Pessoal, sou novo no fórum
Semana passada rompeu a mangueira da minha caixa que leva o fluído até o radiador vazando todo óleo na estrada, aí eu completei com dexron III.
Só que agora ao ligar a camionete as marchas engatam normal e numa certa distância começa a perder potência até não engatar mais nada, porém se eu acelerar devagarinho o carro se movimenta, aí se eu desligar ele volta a engatar as marchas por pouco tempo e a luz (check engine) fica acesa direto.
É como se faltasse óleo e ao desligar enche algum reservatório De novo.
Tipo um carro carburador com a mangueira dobrada.
Alguém já passou por Isso?
Pessoal, sou novo no fórum
Semana passada rompeu a mangueira da minha caixa que leva o fluído até o radiador vazando todo óleo na estrada, aí eu completei com dexron III.
Só que agora ao ligar a camionete as marchas engatam normal e numa certa distância começa a perder potência até não engatar mais nada, porém se eu acelerar devagarinho o carro se movimenta, aí se eu desligar ele volta a engatar as marchas por pouco tempo e a luz (check engine) fica acesa direto.
É como se faltasse óleo e ao desligar enche algum reservatório De novo.
Tipo um carro carburador com a mangueira dobrada.
Alguém já passou por Isso?
Certamente, sua caixa automática está danificada.
Se houve perda de "todo o óleo", com você afirma, ela superaqueceu e danificou os discos de composite.
Sugiro evitar rodar com ela e mandar para oficina.
Ali em Campinas, São José, perto da Camelão, quase na esquina da Wanderley Júnior com a Victor Meirelles, tem uma oficina especializada em caixas automáticas.
É a Automatic - Transmissão Automática, fone (48) 3241-8193.
Sugiro uma visita.:concordo:
Gustavo Bitencourt
13/11/2017, 18:29
Pessoal, sou novo no fórum.
Estou tendo problemas com a 42re da minha wj 2000. E inevitavelmente, no ultimo mês encarei o problema e troquei o super kit (discos, aneis, juntas, cintas, tudo novo) porém a encrenca não quer trocar marchas no D ( ela anda em 2nd e 1st, porem não faz a troca sozinha, somente se eu trocar no seletor de forma manual).
Neste processo, limpei todo o corpo de válvula, tudo certo, até o eixo da troca 1-2 estava empenado, mas agora deveria estar tudo certo... Segui o manual fielmente (torque e sequencia).
Alguém já passou por isso? Se puderem me dar uma luz, agradeço.
No manual da minha 97 v8 diz para usar oleo mobile 1 no cambio , mas não se fábrica mais , nas minhas pesquisas o oleo substituto e o valvoline ATF +4 full sintetico , aliás é o mesmo usado na caixa de transferencia , no lado de trás do frasco de oleo esta escrito em ingles , mas no portugués : recomendado para maioria dos veículos crysler dodje playmonte ,jeep atende as especificações mopar +4 e ms9602 . Fabricado nos EUA , já no caso de troca aí é mais um problema!!
MarciaF-2007
16/10/2019, 08:48
Bom dia, na manutenção imprevista tive que abri a caixa automatica para fazê-la devido um furinho milimétrico de um duto do radiador que ""molhou"" os discos composites. Como trocou todo o óleo ATF, utilizei o da GM OLEO DEXRON VI 6 CAMIBO AUTOMATICO ACDELCO SINTETICO. Ficou ótimo com oleo sintetico.