Conectar

Ver Versão Completa : Misterio sobre bomba injetora ( diesel)

Carapeba
27/04/2005, 09:49
Sou novo aqui no Forum , mas ja gostaria que me ajudassem. Eu possuo um Troller com motor mwm sprint 2.8 , e como e de costume pois e o meu terceiro troller eu mando a bomba injetora para um empresa especializada , aumentar o debito de combustivel , e a pressao interna dela , apos ter feito isso o meu carro fica andando muito , e o nivel de fumaca fica quase imperceptivel , apos aproximadamente 2 a 3 semanas , o rendimento cai ate um ponto x , e o nivel de fumaca aumenta consideravelmente. Fato ocorrido nos meus 3 trollers. Alguem sabe pq ocorre isso ? Ou como fazer com que isso nao ocorra? Por favor me ajudem , abracos...

Alessandro Henrique
27/04/2005, 10:52
Sugiro mudar de oficina.
Alterar algo em uma bomba injetora diesel nao e tao simples como parece.
Voce tem ideia do que realmente foi alterado na bomba?
Esta oficina especializada nao deu garantia do servico?

Sds.

Carapeba
27/04/2005, 11:09
A oficina e muito boa , sabe o rendimento mesmo com essa queda ainda e muito bom , ela da sim garantia do servico e ja perguntei pra o pessoal la pq isso ocorre e ninguem sabe explicar. O que realmente foi alterado na bomba eu nao sei , so sei que eles a retiram , colocam na bancada de testes e mudam algumas coisas internas dela , nao pecas , mas sim ajustes. Eles fazem com que o rendimento melhore quase sem afetar o consumo.

Fábio
27/04/2005, 12:30
Será que eles não adicionam algum tipo de aditivo ao diesel?

Experimente colocar um desses aqui e ver se a situação se reproduz:

http://www.bardahl.com.br//upload//conteudo//prod_max_diesel.gif

[]´s

equipeminas4x4
27/04/2005, 13:44
Carapeba,

Cuidado com o qto vc aumenta no débito de combustível. Se começar a passar óleo diesel para dentro do motor, vai tudo pro saco. Esse é o maior risco de trabalhar na regulagem da bomba ijetora.

[]´s

FrommarS
27/04/2005, 13:49
Não sei se está correto, mas qdo fui pesquisar para fazer o mesmo na minha me alertaram sobreo risco de encharcar o elemento da bomba... foi a informação de um bombista...
Mandar trocar pode resolver, mas me diga mesmo com um mwm2.8 é necessário tal alteração??? :shock:

[]'s

andretomasi
27/04/2005, 14:17
mas me diga mesmo com um mwm2.8 é necessário tal alteração??

É que tem Trolleiro que compra o jipe pensando em dar pau em Golzinho AP :mrgreen:

Alessandro Henrique
27/04/2005, 16:43
A oficina e muito boa , sabe o rendimento mesmo com essa queda ainda e muito bom , ela da sim garantia do servico e ja perguntei pra o pessoal la pq isso ocorre e ninguem sabe explicar. O que realmente foi alterado na bomba eu nao sei , so sei que eles a retiram , colocam na bancada de testes e mudam algumas coisas internas dela , nao pecas , mas sim ajustes. Eles fazem com que o rendimento melhore quase sem afetar o consumo.

Se ninguem sabe explicar o que ocorre, por que se julgam especializada?
Para aumentar o rendimento, sem prejudicar o consumo e necessario elevar a pressao de injecao. Acontece que ha limite para isso, se nao for bem feito voce tera desgaste prematuro na bomba, tendo a necessidade de retifica-la bem antes do tempo.

Sds.

Carapeba
27/04/2005, 16:52
Carapeba,

Cuidado com o qto vc aumenta no débito de combustível. Se começar a passar óleo diesel para dentro do motor, vai tudo pro saco. Esse é o maior risco de trabalhar na regulagem da bomba ijetora.

[]´s

Com certeza , mas tenho feito isso a 5 anos e nunca deu nenhum problema , a unica coisa que ocorre ,e o que eu citei....

É que tem Trolleiro que compra o jipe pensando em dar pau em Golzinho AP

Com certeza meu amigo , hahahah mas digo uma coisa e impressionante , a diferenca no carro apos feita algumas alteracoes.

Carapeba
27/04/2005, 16:54
Não sei se está correto, mas qdo fui pesquisar para fazer o mesmo na minha me alertaram sobreo risco de encharcar o elemento da bomba... foi a informação de um bombista...
Mandar trocar pode resolver, mas me diga mesmo com um mwm2.8 é necessário tal alteração???

[]'s

Vou perguntar la na oficina sobre esse elemento da bomba , de qualquer maneira obrigado pela dica.

Carapeba
27/04/2005, 16:56
Será que eles não adicionam algum tipo de aditivo ao diesel?

Experimente colocar um desses aqui e ver se a situação se reproduz:

Vou tentar usar um desses sim... obrigado pela dica

JF
08/05/2005, 11:54
Carapeba,

e então, alguma novidade no assunto?
Tentou usar o aditivo ?
Por acaso, vc já levou o carro de volta pra oficina e eles testaram a bomba ? (digo, retiraram a bomba do carro novamente, testaram sua vazão e conferiram os elementos modificados...)

Carapeba
08/05/2005, 16:51
Tenho novidades sim , eu tentei usar o aditivo , so que em vez de ser o da bardal eu usei o da STP , proprio para Diesel , usei 1 com 30 litros de diesel , deixando o bem forte na mistura , e devo admitir que realmente apresentou uma melhora notável , no rendimento e no nivel de fumaca , amanha quando eu abastecer o veiculo novamente , irei testar usar 1 aditivo com 70 litros , ou seja , o tanque cheio e ver se o efeito se repete... Mas devo agradecer a dica do amigo sobre o aditivo. Nao sei se existe muita diferenca entre o aditivo da STP e o da Bardal , mas lembro que ja usei o da bardal antes , e nao cheguei a notar diferenca. Quanto a bomba voltei la na oficina e foi constatado que ela esta perfeita , sem nenhum problema , e quando perguntei sobre o aditivo ele me falaram que nao colocavam nao , mas que realmente ele influencia.. devido a pessima qualidade do nosso combustivel.

Eriksom Teixeira Lima
09/05/2005, 11:01
Realmente o aditivo é bom para desentupir tudo. Minha sugestão (eu faço isso uma vez por ano) é depois de você rodar uns 2 tanques pelo menos (com aditivo), você coloque 1/2 l de óleo 30 num tanque cheio e rode até o final. Para bicos é uma beleza, lubrifica os ditos. :wink:

Quanto a fumaça, pense no lado bom, depois de dar pau no golzinho você ainda defuma o infeliz. Dois anos atrás, nós fomos e voltamos ao Jalapão fazendo isso com todos os chatos na estrada. Os caras sacaneavam os amigos atrás, nós que lideravamos o comboio com uma Nissan só recebiamos o chamado "Atenção, veículo vermelho sacaneando ......" E nós respondíamos "Smoke Machine, ligar" :lol: :lol:

Motor fraquinho faz muita fumaça. :twisted:

[]s fugindo das tijoladas

Eriksom

Eriksom

Carapeba
09/05/2005, 11:52
Caro Eriksom , muito obrigado pela dica do oleo 30 , vou fazer ela sim , e quanto em relacao a fumaca , eu devo admitir que nao me importo com ela , so a citei aqui pois , esse detalhe poderia ajudar a algum colega a identificar melhor a situação. E devo admitir que ja fiz muito isso , sobre jogar fumaca nos chatos da estrada...

zaroni diesel
05/09/2006, 21:21
Oi, com base nas informações que vc deixou registrado podemos ter uma ideia do que pode ter acontecido.

Vc disse que após alterar a regulagem da bomba o veículo fica ótimo (potência X Consumo X rendimento = Satisfatório), ocorre que após alguns meses o veículo perde rendimento:

Verifique:
1- Filtro de Combustível - A bomba deste veículo é rotativa e o avanço de injeção é hidráulico, portanto se ocorrer uma diminuição do volume de óleo diesel entrando na Bomba Injetora a potência tende a diminuir gradativamente; Verifique tb se o respiro do tamque está obstruido;

2 - Filtro de Ar - Verifique se o motor está recebendo o volume de ar adequado, caso o volume de ar admitido pelo motor diminua a fumaça aumenta quase na mesma proporção, isso pode ocorrer por entupimento do filtro, problemas na turbina, vazamento no circuito do intercoole entre outros...

Caio Zaroni