Conectar

Ver Versão Completa : Bomba Injetora F1000 nao desliga motor

IVAOZIM
20/01/2011, 12:17
Ola Pessoal,

Essa semana me deparei com o seguinte problema, quando ia desligar o motor da minha F1000 94/94, simplismente ele nao cortava o funcionamento mesmo desligando a chave e tirando ela fora, o motor continuava a funcinar com todas funçoes menos o painel e claro;
Foi constatado que nao era problema eletrico, pq mesmo retirando aquele engate eletrico da bomba ingetora ela continuava o funcionamento, entao levei no meu mecanico e ele indicou um bombista amigo dele, e o mesmo abriu e retirou uma pequena ''valvula'' da B.I. e fez uma limpeza, e me mostrou um tal de pó de ferro, tipo uns graozinhos de areia que tinha nessa valvula, ele entao limpou e lavou a mesma e disse que a B.I. ja esta pedindo para ser aberta e disse que o quanto antes fizer mais em conta $$ ficaria e menos dor de cabeça daria....
Agora pergunto aos mais experiente se essa informaçao tem cabimento, visto que a F1000 esta com 117 mil km rodados, motor MWM 229-4 e nao tem turmo, na ultima viagem que fiz com ela ela deiu media 10,5 nos 2600km percorridos....

Obrigado pela ajuda! palpites e sujestoes!

Abraços
Ivaozim

robson010203
20/01/2011, 12:38
Ola Pessoal,

Essa semana me deparei com o seguinte problema, quando ia desligar o motor da minha F1000 94/94, simplismente ele nao cortava o funcionamento mesmo desligando a chave e tirando ela fora, o motor continuava a funcinar com todas funçoes menos o painel e claro;
Foi constatado que nao era problema eletrico, pq mesmo retirando aquele engate eletrico da bomba ingetora ela continuava o funcionamento, entao levei no meu mecanico e ele indicou um bombista amigo dele, e o mesmo abriu e retirou uma pequena ''valvula'' da B.I. e fez uma limpeza, e me mostrou um tal de pó de ferro, tipo uns graozinhos de areia que tinha nessa valvula, ele entao limpou e lavou a mesma e disse que a B.I. ja esta pedindo para ser aberta e disse que o quanto antes fizer mais em conta $$ ficaria e menos dor de cabeça daria....
Agora pergunto aos mais experiente se essa informaçao tem cabimento, visto que a F1000 esta com 117 mil km rodados, motor MWM 229-4 e nao tem turmo, na ultima viagem que fiz com ela ela deiu media 10,5 nos 2600km percorridos....

Abraços
Ivaozim
ja tive esse problema mas foi resolvido trocando apenas a valvula solenóide, nada de ter que fazer a bomba por causa disso, mas com 117k ja se deve fazer uma revisao na BI porem se a f1000 pega bem nao fumaceia e esta economica eu deixaria como esta (opiniao pessoal se nenhum criterio tecnico)

IVAOZIM
20/01/2011, 12:48
Vlw Robson!
Ela fumaceia somente quando atola o pé! acho que e normal ne?!
Porem pega mto bem de manha cedo! msm nos dias muito frios aqui do GO!

Vlw a ajuda!
Abraz

Edintruder
20/01/2011, 13:55
Ivaozim, esse problema de sujeira apresentou em função de sujeira dentro do filtro de diesel. Provavelmente foi contaminado no manuseio na fábrica, loja ou instalação. A BI pra apresentar sinais de desgaste os sintomas e sinais são outros. Podes tirar o parafuso de retorno da BI para o tanque. Tira o parafuso e bate num papel branco. Se tiver limalhas dentro do orifício desse parafuso em questão, então a BI está com sinais de desgaste nos componentes internos, mas ainda assim pra ter que fazer a BI, o desempenho tem que cair muito, consumo subir e fumaça aumentar. Se não tem nada disso, pode esquecer o assunto.
Detalhe, pegar bem num frio de 15°c até carro à alcool faz, quero ver pegar com frio próximo de 0°c! rsrsrs
A BI ruim realmente fica difícil de ligar frio, e os bicos ruins fica difícil de ligar com o motor quente.

IVAOZIM
21/01/2011, 07:04
Salve Edintruder,

vlw pela dica, vou fazer este teste ai com o parafuso de retorno, meu pai fraga um bombista amigo dele aqui no interior e ja passei as coordenadas pra ele, assim que der agente para a maquina la na oficina dele e troca mais uma ideia com o mestre.

Porem quanto ao frio e dificil identificar pq aqui no GO quase nao temos isso ne? porem fassa mto sol ou um pouco de frio a danada pega que e uma beleza, solta so uma fumassinha branca quando ta esquendo mais depois praticamente 0 de fumaça;

vlw as dicas!
Abraços

Nava
21/01/2011, 10:23
Duvida:

A minha pega super bem, mesmo a 0 grau. Não fumaceia.

Não consigo passar de 120km/h.

Filtros ok.

O q poderia ser? Bicos? Pescador do tanque?

Edintruder
21/01/2011, 11:00
Nava, que caminhonete estás te referindo? A Ranger?

sallespickup
21/01/2011, 11:19
só troca a solenoide que é o real problema e senta a bota, bombista é pior que pedinte sempre quer algum, se o carro começar a fumaciar alem da conta consumo alto ou dificuldades em pegar, ai mexe, no mais trocas constantes de filtros com nosso diesel recomendo de 5 em 5 mil

carlos sallespickup

Edintruder
21/01/2011, 11:32
Nava, se estiveres te referindo à Ranger 2.8, nesse caso é bombista mesmo, pois pode estar com o sistema de avanço ou válvula LDA da BI trancado.

robson010203
21/01/2011, 16:21
só troca a solenoide que é o real problema e senta a bota, bombista é pior que pedinte sempre quer algum, se o carro começar a fumaciar alem da conta consumo alto ou dificuldades em pegar, ai mexe, no mais trocas constantes de filtros com nosso diesel recomendo de 5 em 5 mil

carlos sallespickup
nisso eu concordo fui procurar um reparo de turbina num bombista (bosch service) o cara queria fazer a minha bomba e me vender bicos novos, detalhe:R$85,00 cada sendo que eu paguei R$45,00 na autorizada mwm a +- um ano

IVAOZIM
23/01/2011, 21:25
Vlw galeraaaaa!!

Essa semana mesmo irei trocar os filtros como meu velho me orientou e dar uma olhada no parafuso de retorno da BI;
Era pra ir no sabado mais acabei indo pescar com meu tio;
Quanto deve ser uma valvula solenoite da BI - F1000 94 ?
So para reservar para o fim do mes....

Abrazz

criparamos
26/01/2011, 13:07
Ola Pessoal,

Abraços
Ivaozim

Amigos..... desculpem mnha ignorancia, a alguns anos, vi acontecer isso com uma toyota de um amigo, ele desligava o carro na chave e o carro continuava ligado por alguns minutos...(nao sei se o amigo ja fez o teste de ver se ela desliga depois de algum tempo), bom no caso da toyota, era borra de oleo que se criou em cima dos cilindros, o que acontecia, mesmo sem a BI mandar oleo, era queimada essa sujeira, ficando assim o motor funcionando por um tempo... na minha ignorancia, acho que deveria ser levada em consideração essa hipotese...

abraços...

Edintruder
26/01/2011, 13:55
Mas se tiver sujeira nos cilindros, a queima se termina muito rápido, a ponto de não sustentar o motor ligado nem por 5 segundos. E a borra na verdade seria o óleo lubrificante. Pra ocorrer isso o motor tem que estar pedindo retífica ou a turbina com uma baita férias!

sallespickup
27/01/2011, 09:11
Vlw galeraaaaa!!

Essa semana mesmo irei trocar os filtros como meu velho me orientou e dar uma olhada no parafuso de retorno da BI;
Era pra ir no sabado mais acabei indo pescar com meu tio;
Quanto deve ser uma valvula solenoite da BI - F1000 94 ?
So para reservar para o fim do mes....

Abrazz

uns 100 mangos, é a mesma de tdas as bombas boch eletricas

carlos sallespickup

IVAOZIM
28/01/2011, 07:12
Galera, troquei os filtros de combustivel com antecedencia de 3 mil km e a surpresa?! Estavam cheios de sujeira e claro, alguma coisa tipo um carvaozinho, um pozinho preto e por surpresa me parece ser a mesma coisa que vi na valvula solenoide o dia que abrimos pois a mesma nao estava desligando o motor, tambem retiramos o parafuso do retorono de combustivel e este tb estava cheio de sujeira tipo o carvaozinho, mais diz o bombista que nao tinha limaria...
Entao mandei tambem lavar o tanque de combustivel e esse fds iremos fazer uma viagem com ela e vou observar seu funcionamento e consumo;
Na volta volto ao bombista para tirar a solenoide e ver como esta!
Tambem parei de abastecer num posto mais barato e to indo no mais BEM Falado da cidade....
Aquardem noticias.

E a solenoide achei aqui por 75,00 mangos;
Abraz

IVAOZIM
06/02/2011, 17:18
Salve galera,

Depois da Troca de Filtros mandei lavar o tanque e a surpresa, estava bem sujo tambem com um pouco do tal carvaozinho, voces quando trocam filtro de oleo chegam a dar uma conferida no que tem la dentro?!
Esse carvaozinho galera ta falando que e devido a mistrua do BioDiesel no nosso diesel convencional, isso e verdade?!

Estou abastecendo no postos com a bandeira mais conhecida e pelo que andei vendo no parafuso de retorno e na solenoide que abri de novo apos essa viagem a MG ela estava com um pouquinho de limaria, quase imperseptivel ao olho nu... somente o bombista que consegue enchergar....kkkkkkkkk

Acho que vou esperar a bomba arriar de vez para mandar abrir, enquanto isso vamos rodando aqui perto esperando o tal dia do juizo!

Abrazzz

Edintruder
06/02/2011, 21:20
A tua bomba deve estar nova ainda! Nem perde tempo e $$$ com isso.
Eu sempre que troco o filtro lho o que tem dentro, mas normalmente é só sujeira comum mesmo. Tem que ver oo que foi colocado nesse tanque durante anos de uso...

XAVIER S4T
07/02/2011, 16:20
Também aposto na solenóide- Ah! cuidado com sujeira no tanque!

mauro cesar trannin
07/02/2011, 21:45
Salve galera,

Depois da Troca de Filtros mandei lavar o tanque e a surpresa, estava bem sujo tambem com um pouco do tal carvaozinho, voces quando trocam filtro de oleo chegam a dar uma conferida no que tem la dentro?!
Esse carvaozinho galera ta falando que e devido a mistrua do BioDiesel no nosso diesel convencional, isso e verdade?!

Estou abastecendo no postos com a bandeira mais conhecida e pelo que andei vendo no parafuso de retorno e na solenoide que abri de novo apos essa viagem a MG ela estava com um pouquinho de limaria, quase imperseptivel ao olho nu... somente o bombista que consegue enchergar....kkkkkkkkk

Acho que vou esperar a bomba arriar de vez para mandar abrir, enquanto isso vamos rodando aqui perto esperando o tal dia do juizo!

Abrazzz
Esse carvão preto é proveniente do combustivel,aquele oleo diesel da cor avermelhada,comigo aconteceu o :palmas::palmas::palmas:mesmo

IVAOZIM
01/03/2011, 21:47
Fala GALERAAAAAA!!

Andei meio sumido do forum devido problemas emocinais com minha internet!
O sinal aqui no interior ta HORRIVELLLL!!!
E depois que a mulecada (cocorrenes de sinal) voltaram as aulas as coisas melhoraram pra mim!!

Sobre a F1000 apos aquela troca de filtro antecipada de 6k km e aquela viagem a MG, rodei mais uns 600km aki na cidade e fazendo aluns fretes para Goiania; afinal a caravana nao para;

O problema da solenoide foi resolvido da primeira vez que o truta da mecanica trocou o plastiquinho da valvula solenoide pra mim 0800 afim de me cantar a pedra para abrir a BI com ele...ate hj esta me esperando...

Ainda ao tive coragem de mandar abrir a BI, afinal ela ultimamente de 2 semanas pra ca ta ficando so parada e nao lenca a partida hora nenhuma, pois coloquei uma chave geral, e desligo a danada toda vez que fica parada, ai pega de primeira mesmo ficando 8 dias sem funcionar;

Sobre o diesel to abastecendo no melhor posto da cidade e evitando abastecer somente olhando preço... o que ta foda aki no GO pq o Disel ja ta 1,96... :cry::cry:
Mais e isso, assim que tiver alguma novidade posto aqui galera!

Estou a procura de uma capota de fibra usada para a Femil...interessados entrem em contato;

Abraços
Thiago IVes

Edintruder
01/03/2011, 22:16
Diesel a 1,96? Barato! Eu estou pagando 2,07, mas tem posto vendendo por 2,20 o litro! Está um absurdo!!!
Vou começar a replanejar o óleo de fritura e fazer o biodiesel! ahahah!

robson010203
02/03/2011, 09:41
Fala GALERAAAAAA!!

Andei meio sumido do forum devido problemas emocinais com minha internet!
O sinal aqui no interior ta HORRIVELLLL!!!
E depois que a mulecada (cocorrenes de sinal) voltaram as aulas as coisas melhoraram pra mim!!

Sobre a F1000 apos aquela troca de filtro antecipada de 6k km e aquela viagem a MG, rodei mais uns 600km aki na cidade e fazendo aluns fretes para Goiania; afinal a caravana nao para;

O problema da solenoide foi resolvido da primeira vez que o truta da mecanica trocou o plastiquinho da valvula solenoide pra mim 0800 afim de me cantar a pedra para abrir a BI com ele...ate hj esta me esperando...

Ainda ao tive coragem de mandar abrir a BI, afinal ela ultimamente de 2 semanas pra ca ta ficando so parada e nao lenca a partida hora nenhuma, pois coloquei uma chave geral, e desligo a danada toda vez que fica parada, ai pega de primeira mesmo ficando 8 dias sem funcionar;

Sobre o diesel to abastecendo no melhor posto da cidade e evitando abastecer somente olhando preço... o que ta foda aki no GO pq o Disel ja ta 1,96... :cry::cry:
Mais e isso, assim que tiver alguma novidade posto aqui galera!

Estou a procura de uma capota de fibra usada para a Femil...interessados entrem em contato;

Abraços
Thiago IVes
sobre a capota eu tenho uma porem verde e estou na grande sp se hover interesse dê um alô

IVAOZIM
02/03/2011, 21:25
Pois he Edin, e uma boa produzir bio diesel cara!! Do geito que anda ta foda!
Aqui no GO subiu 3 cts por litro... e o salario so vai subi mes que vem!

Sobre a capota Robson, teria como mostrar fotos dela?! ela e da F1000 modelo novo?! de 93 em diante?!
Minha viatura e SuperCab mais a carroceria e do tamanho da Cab. simples...
Se possivel mostrar fotos dela ja ajuda bastante, hj temos mtos caminhoes aqui da empresa que levam containes pra Santos e voltam com papelao de sampa...as vezes agente nao ageita um frete desses?!
Teria ideia de preço?

Abrazz

robson010203
03/03/2011, 09:02

Sobre a capota Robson, teria como mostrar fotos dela?! ela e da F1000 modelo novo?! de 93 em diante?!
Se possivel mostrar fotos dela ja ajuda bastante, hj temos mtos caminhoes aqui da empresa que levam containes pra Santos e voltam com papelao de sampa...as vezes agente nao ageita um frete desses?!
Teria ideia de preço?

Abrazz
vou providenciar as fotos sim, ela estava na minha f1000 97 acho que da certo na sua, o preço ainda nao tenho ideia mas logo te passo, []s

IVAOZIM
15/04/2011, 07:18
vou providenciar as fotos sim, ela estava na minha f1000 97 acho que da certo na sua, o preço ainda nao tenho ideia mas logo te passo, []s

E ai Robson?! E as fotos?!
Ai galera, estou fazendo manutençao na agua do radiador da viatura, e me deu uma duvida, quanto de fluido vcs colocam nesse bebedouro aqui, parece que sao 13 L no total, o fluido que comprei fala pra colocar 4% do volume total de agua...
Vou acabar colocando 1L de fluido e + 12L de agua, funciona assim?!

Abrazz

robson010203
15/04/2011, 08:41

Teria ideia de preço?

Abrazz
desculpe :oops: cara, é que estive muito ocupado nos ultimos dias com um serviço atrasado, saio de madrugada e chego á noite, e a capota esta na garagem de um amigo, mas essa semana te passo as fotos, guenta aí que jájá vái!!

dsamaz
15/04/2011, 18:17
"Vou acabar colocando 1L de fluido e + 12L de agua, funciona assim?!"

Não! Você tem duas opções:
1. Com fluidos a base de etilenoglicol você coloca:
-> 13l de aditivo diluído ou
-> 7l de aditivo concentrado + 6l de água SEM CLORO (= água de poço)
-> não coloque nunca água da concessionária pública pois elas tratam a água com produtos a base de cloro

2. Com óleo solúvel - óleo de torneiro - você usa assim:
-> 0,8 litro do óleo + 13l de água SEM CLORO
-> não coloque água da concessionária pública (torneira) pelos mesmos motivos acima
-> obs: somente para quem reside em locais quentes (Sampa "para cima");

T+
Daniel

E ai Robson?! E as fotos?!
Ai galera, estou fazendo manutençao na agua do radiador da viatura, e me deu uma duvida, quanto de fluido vcs colocam nesse bebedouro aqui, parece que sao 13 L no total, o fluido que comprei fala pra colocar 4% do volume total de agua...
Vou acabar colocando 1L de fluido e + 12L de agua, funciona assim?!

Abrazz

dsamaz
15/04/2011, 18:38
Sobre o óleo de torneiro, vejam a foto no 4º post do tópico:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=56817

Prestem atenção no "leite" branquinho da foto. Estava rodando acho que há mais de 1 ano na concentração de 10% óleo - 90% água.
Absolutamente nada, nada mesmo de ferrugem.

T+
Daniel

Edintruder
15/04/2011, 21:12
Gostei da 2a opção. Na próxima vez que mexer em algo de arrefecimento na Femil com certeza colocarei um litro de fluído de corte.

sallespickup
17/04/2011, 11:15
oleo soluvel em agua!!!,
uso e recomendo
carlos sallespickup

IVAOZIM
18/04/2011, 06:40
Vlw Galera pelas dicas, mais como ja tinha comprado o fuido etinoetc....
optei por ele mesmo, no rotulo diz para diluir ate 4% do produto no total de capacidade de arrefecimento do veiculo!
Dilui no regador aqui de casa e enchi o papo da viatura!
Vlwww

Ivancadorin
24/03/2021, 21:56
Olá amigos, recentemente adiquiri minha tão sonhada milona 4x4. Ano 94 motor mwm 229. Minha dúvida é que quando desligo a chave dela, ela demora um tempinho até desligar o motor, mas se estiver com o pé no freio, ela desliga na hora. O cara que eu comprei me falou que ela é assim mesmo, que é pra dar um tempo de baixar o giro ou algo assim. Eu sinceramente nunca ouvi falar disso, e já comprei pensando em trocar o solenóide. Oque vcs me dizem?

RTBLACK
26/03/2021, 04:37
essas solenoide dos 229 são bem problemáticas mesmo, tem até aquela de quando elas esquentam não deixam dar partida no motor, o melhor mesmo é o bom e velho estrangulador manual das f1000 antigas como a da minha, puxou apagou, soltou deu arranque pegou. Troca a solenoide e vê, acho que deve levar uns 5 segundos no máximo para o motor diesel desligar, se demorar mais que isso pode ser essa solenoide enroscando mesmo ou até algo na parte elétrica que faça ela funcionar, ah e vê a regulagem da lenta dela se tiver com a lenta muito alta fica difícil de apagar esse motor mesmo