PDA

Ver Versão Completa : Acoplamento Viscoso 300Tdi.

rafaelfernandez
16/01/2011, 23:44
Amigos,

Durante minha revisao rotineira na 110 essa semana verifiquei que o acoplamento viscoso nao esta desconectando mais. A ventoinha, mesmo com o motor GELADO nao gira se tentarmos move-la com a mao.
O que pode ter acontecido? O acoplamento viscoso quando da defeito o que acontece nao e exatamente o contrario? :pensativo:

[]'s
Rafael

P.S: Foi mal a falta de acento, to brigando com o teclado do celular!

CGAUER
17/01/2011, 11:25
Rafael, deve ter travado o rolamento interno.. Aconteceu com um amigo meu. O motor fica com um barulhão bravo o tempo todo....

No meu 90 percebi que o óleo começou a vazar. Antes de dar problema, troquei. Acabei comprando a peça diretamente de uma concessionária Mercedes Caminhões para a Sprinter 310 ou 312. Na época, saiu mais barato que qualquer outro lugar. Era EXATAMENTE a mesma peça e ainda levei o hélice...

Abraços

rafaelfernandez
17/01/2011, 21:48
Valeu Clemente pela dica. A minha nao deu sinal algum de fim de vida. Olha que sou um tanto preocupado com a questao do arrefecimento, nao descuido pois tenho consciencia do prejuido que pode acarretar.

Vou procurar pela peca original sem duvida. A minha aguentou quase 180000km de tudo quanto e tipo de caminho. A dica da mesma especificacao para a Sprinter com certeza vai facilitar para encontrar a peca. Valeu :concordo:

[]'s
Rafael

rafaelfernandez
01/02/2011, 05:15
Clemente,

Hoje troquei o acoplamento viscoso do Defender. Achei que fosse ser mais barato, mas enfim... :parede: :pipoca:
O barulho de motor "brabo" sumiu.... eu ja tinha até esquecido o quanto é suave o som do 300tdi!!! :dance::dance::dance:
A dica da Sprinter foi excelente, so tenho um detalhe a acrescentar: Segundo o vendedor da revenda autorizada International, os acoplamentos das 310 e da 312 são diferentes entre si, sendo o segundo um pouco mais caro que o primeiro. Infelizmente ele não tinha o do 312 para me mostrar a diferença, mas de acordo com o vendedor, as palhetas da ventoinha do 312 são um pouco maiores. :pensativo:
A do 310 é como você falou EXATAMENTE a mesma peça. Tendo inclusive o mesmo numero de referencia no catalogo deles. 8-)

[]´s
Rafael

CGAUER
01/02/2011, 16:58
Que bom que deu certo Rafael,

Não é uma peça barata... Porém a garantia de ter algo 100% original e perfeito, não tem preço. É, me lembrei que tinha uma diferença entre o 310 e 312 mesmo! A Sprinter 312, esta sendo mais pesada, deve ter maior número de pás ou então hélice de maior diâmetro.. Mas olhando a caixa da minha, vejo que é da Sprinter 310.

Segue a correção: viscoso + hélice é da Sprinter 310!

Imagine se nosso motor fosse um Puma ou TD5... $$$$$$$$$$$$$$$$ e canseira para encontrar!

Seu consumo deve melhorar em 5%.. É apenas para isso que existe o viscoso... Em países frios ajuda o motor chegar na temperatura ideal mais rápido, mas aqui pouco importa.

Abraços

Clemente

Clemente,

Hoje troquei o acoplamento viscoso do Defender. Achei que fosse ser mais barato, mas enfim... :parede: :pipoca:
O barulho de motor "brabo" sumiu.... eu ja tinha até esquecido o quanto é suave o som do 300tdi!!! :dance::dance::dance:
A dica da Sprinter foi excelente, so tenho um detalhe a acrescentar: Segundo o vendedor da revenda autorizada International, os acoplamentos das 310 e da 312 são diferentes entre si, sendo o segundo um pouco mais caro que o primeiro. Infelizmente ele não tinha o do 312 para me mostrar a diferença, mas de acordo com o vendedor, as palhetas da ventoinha do 312 são um pouco maiores. :pensativo:
A do 310 é como você falou EXATAMENTE a mesma peça. Tendo inclusive o mesmo numero de referencia no catalogo deles. 8-)

[]´s
Rafael

ascherer74
01/02/2011, 19:39
Troquei o meu essa semana também.

Uma dica para quem precisa trocar, olha as lojas autorizadas da MWM na sua cidade http://www.mwm.com.br/default.asp?su=6&pa=mapa&tipo=P

E faz uma pesquisa de preço. Paguei R$ 500,00. :sad:

Código da peça: 70993174R

rafaelfernandez
01/02/2011, 21:32
Que bom que deu certo Rafael,

Não é uma peça barata... Porém a garantia de ter algo 100% original e perfeito, não tem preço. É, me lembrei que tinha uma diferença entre o 310 e 312 mesmo! A Sprinter 312, esta sendo mais pesada, deve ter maior número de pás ou então hélice de maior diâmetro.. Mas olhando a caixa da minha, vejo que é da Sprinter 310.

Segue a correção: viscoso + hélice é da Sprinter 310!

Imagine se nosso motor fosse um Puma ou TD5... $$$$$$$$$$$$$$$$ e canseira para encontrar!

Seu consumo deve melhorar em 5%.. É apenas para isso que existe o viscoso... Em países frios ajuda o motor chegar na temperatura ideal mais rápido, mas aqui pouco importa.

Abraços

Clemente

Eu havia notado uma piora no consumo, antes mesmo de notar que o acoplamento tinha travado... só não sabia da relação entre eles. :pipoca: Achei que fosse um maior uso do AC por minha parte somado com o transito mais pesado nessa epoca de chuvas fortes aqui na regiao.

Foi extremamente facil de achar graças as dicas dos amigos aqui do forum. Paguei R$503,00. Achei um pouco salgado, mas nao tenho do que reclamar. 10 anos e 180000km foi quanto durou a original, por isso mesmo coloquei outra original.
Na verdade, eu costumo comprar sempre peças originais. A durabilidade costuma ser bem maior que as paralelas, o que acaba compensando o preço inicialmente mais caro. Isso sem contar a tranquilidade de saber que seu Defender está 100% original. :concordo:

[]´s
Rafael

mgalvao
03/02/2011, 11:24
Tenho ainda poucos dados, mas o tempo de vida útil esperado para este acoplamente é de 145.000km rodados.

Se alguém tiver mais dados de quanto durou o do seu Defender, por fv me mande !

Abç,

mg

ascherer74
03/02/2011, 13:32
Tenho ainda poucos dados, mas o tempo de vida útil esperado para este acoplamente é de 145.000km rodados.

Se alguém tiver mais dados de quanto durou o do seu Defender, por fv me mande !

Abç,

mg

Murilo,

Anota ai 203.000km

ka2
07/08/2011, 16:41
Pessoal, acabo de descobrir que falta uma pá na hélice do radiador..... Notei aumento do barulhai a uns dias, deve ter quebrado ainda no Jalapao.
Pelo que li a peça é a mesma da spriter 310. A da rager, s10 f1000 com motor 2.5 Hsd tambem serve?
Alguma dica sobre essa troca?

Abraços a todos e obrigado!

Sergio Ka2

gustavoullmann
10/08/2011, 22:56
Depois de ler esse tópico me dei conta de que eu nunca vi o motor do jipe ligado sem estar com a ventoinha girando...

Com o jipe 'dormido', motor completamente frio eu verifiquei o seguinte:

1- Com o motor desligado a ventoinha gira livremente com a mão;
2- Quando ligo o jipe, mesmo o motor estando frio, a ventoinha imediatamente entra em ação;
3- Usando uma toalha e muuuuito cuidado, eu não consegui para a ventoinha com a mão logo após ligar o motor...

Eu também me dei conta que o jipe sempre tá com um barulho de 'brabo' e que o mesmo demora, em uso urbano, cerca de 5 km pra atingir a temperatura de trabalho.

Acho que eu vou marchar em 500 latinhas...

Abraços!

CGAUER
10/08/2011, 23:20
Gustavo, está tudo ok..

Quando frio, o acoplamento leva alguns minutos para mandar o óleo para sua periferia pela força centrípeta. Ou seja, quando frio ou após ligar, ele fica algum tempo com a ventoinha acoplada depois o óleo vai para o reservatório periférico e assim sua rotação cai 80%. Fica boba... Quando o motor esquenta, uma válvula abre e acopla novamente a ventoinha.

Com o motor na temperatura de uso, ela deve ficar boba, sendo facilmente parada com uma toalha (cuidado para não enroscar na correia e perder a mão). Quando o motor realmente está quente, subidas prolongadas ela acopla. Em marcha lenta, um motor Diesel produz muito pouco calor, confiando a ventoinha nenhum serviço.

Abraços

Clemente

Depois de ler esse tópico me dei conta de que eu nunca vi o motor do jipe ligado sem estar com a ventoinha girando...

Com o jipe 'dormido', motor completamente frio eu verifiquei o seguinte:

1- Com o motor desligado a ventoinha gira livremente com a mão;
2- Quando ligo o jipe, mesmo o motor estando frio, a ventoinha imediatamente entra em ação;
3- Usando uma toalha e muuuuito cuidado, eu não consegui para a ventoinha com a mão logo após ligar o motor...

Eu também me dei conta que o jipe sempre tá com um barulho de 'brabo' e que o mesmo demora, em uso urbano, cerca de 5 km pra atingir a temperatura de trabalho.

Acho que eu vou marchar em 500 latinhas...

Abraços!

gustavoullmann
10/08/2011, 23:43
Gustavo, está tudo ok..

Quando frio, o acoplamento leva alguns minutos para mandar o óleo para sua periferia pela força centrípeta. Ou seja, quando frio ou após ligar, ele fica algum tempo com a ventoinha acoplada depois o óleo vai para o reservatório periférico e assim sua rotação cai 80%. Fica boba... Quando o motor esquenta, uma válvula abre e acopla novamente a ventoinha.

Com o motor na temperatura de uso, ela deve ficar boba, sendo facilmente parada com uma toalha (cuidado para não enroscar na correia e perder a mão). Quando o motor realmente está quente, subidas prolongadas ela acopla. Em marcha lenta, um motor Diesel produz muito pouco calor, confiando a ventoinha nenhum serviço.

Abraços

Clemente

Bah, fico 500 vezes mais feliz em saber disso!!! hehehe

Quando passar pelo RS me avisa que eu te pago um churrasco!!!

Sexta quando eu retornar de viagem vou testar o acoplamento com o motor 'a quente', só pra fazer a balaca... hehehe

Grande abraço!

CGAUER
11/08/2011, 08:14
Sergio, tenho o helice original do meu ex Defender 90. Quando comprei comprei o viscoso novo para ele, veio ja com o helice.

Se tiver interesse, me envie uma mensagem privada.

Abraços

Clemente

Pessoal, acabo de descobrir que falta uma pá na hélice do radiador..... Notei aumento do barulhai a uns dias, deve ter quebrado ainda no Jalapao.
Pelo que li a peça é a mesma da spriter 310. A da rager, s10 f1000 com motor 2.5 Hsd tambem serve?
Alguma dica sobre essa troca?

Abraços a todos e obrigado!

Sergio Ka2

ka2
11/08/2011, 09:04
Obrigado Clemente.

Respondi em mensagem privada.

Abraços

Sergio, tenho o helice original do meu ex Defender 90. Quando comprei comprei o viscoso novo para ele, veio ja com o helice.

Se tiver interesse, me envie uma mensagem privada.

Abraços

Clemente

Preá 4x4
25/11/2011, 19:43
Tentei mover a hélice com o motor frio e não consegui. Então ao ligar o motor, a hélice começou a girar imediatamente. Será que terei que trocar o acoplamento? Ou pode ser que seja apenas o rolamento? E se for apenas o rolamento alguém sabe o part number dela?
E mais uma coisa, o acomplamento de uma 200 tdi é o mesmo da 300 tdi? Que é o mesmo da MB310.
E por último, com o motor quente, ao desligar o carro, a hélice deve ou não girar ao ser empurrada?
O motor é um 200tdi.
Muito obrigado.

Preá 4x4
25/11/2011, 19:55
Continuando a mensagem anterior....
Acabei de olhar na Paddock, e o acoplamento da 200tdi é diferente da 300. O da 200 tem código ETC7238 e o da 300 é a ERR2266, inclusive as haletinhas são diferentes. Custa £28,90 o da 200tdi e 29,75 o da 300.
Agora só preciso saber se realmente preciso ou não trocar o acoplamento, alguém poderia me ajudar? Minha preocupação é que estou saindo de viagem dia 17 de dezembro e não sei se a peça chegaria a tempo.

rafaelfernandez
26/11/2011, 20:24
Continuando a mensagem anterior....
Acabei de olhar na Paddock, e o acoplamento da 200tdi é diferente da 300. O da 200 tem código ETC7238 e o da 300 é a ERR2266, inclusive as haletinhas são diferentes. Custa £28,90 o da 200tdi e 29,75 o da 300.
Agora só preciso saber se realmente preciso ou não trocar o acoplamento, alguém poderia me ajudar? Minha preocupação é que estou saindo de viagem dia 17 de dezembro e não sei se a peça chegaria a tempo.

No do 300tdi não é possível trocar somente o rolamento. Mas se o seu está travado pode viajar tranquilo. Cuidado somente no caso de travessia de agua para não entrar com o motor acelerado e acabar quebrando as palhetas e/ou furando o radiador.
Fora isso pode rodar tranquilo até a peça chegar.

[]´s
Rafael

Preá 4x4
27/11/2011, 15:21
Mas isso que não entendi ainda. Qual o comportamento que o acoplamento deve ter com o motor parado e frio? Ele deve estar livre para girar ou estar acoplado e não girar?
De qualquer forma, vou pedir amanhã na Paddock um acoplamento novo. O preço tá tão barato que vale a pena trocar e rodar com um novo. 27 libras pra ter uma peça nova e rodar tranquilo.
Mas alguém pode me dizer como que o viscoso deve se comportar? Sou leigo no assunto e estou preocupado, pois mês que vem pego 12mil km de viagem e quero que o carro esteja 100%.

Obrigado pela resposta Rafael.

Abraço

CGAUER
27/11/2011, 16:03
Preá,

após uma longa noite, com o motor frio e desligado, consegue-se virar o ventilador com a mão, com um certa resistência. Nesta condição, de motor recém ligado após repouso, quando liga-se o motor e se acelera, você perceberá que ela produzirá enorme vento, pois está momentaneamente acoplada. Percebe-se pelo enorme som "vroooommmm"..

Passados alguns segundos ainda acelerando (± 10 segundos) a rotação da ventoinha cairá, continuando a girar, porém em menor ritmo. A partir deste momento ela só voltará a condição de acoplada, quando o motor for plenamente solicitado em grandes subidas ou velocidades altas. Nesta última condição, curiosamente o vento frontal não é suficiente para manter o motor refrigerado, conferindo ao ventilador um bom serviço. Normalmente é em velocidade alta e subidas de serra que acaba-se descobrindo que o viscoso já era.

Vale lembrar que o viscoso, pela sua natureza de operação, nunca estará 100% travado ou 100% destravado. É um óleo com base de silicone que faz esta função. Com o motor frio e após ligar o motor, ele migra do centro do viscoso para sia periferia. Quando o radiador começa a produzir muito calor, um bi-metal (molinha frontal) abre a passagem de óleo da periferia para o centro, onde dois "helices" unem-se pelo fluído, fazendo com que o ventilador passe a girar.

Três coisas podem dar errado com o viscoso:

1) Vazar o óleo de silicone = perde-se um pouco ou quase toda a ação do ventilador. O ventilador pára de fazer "vrooommm" de manhã ou fica muito reduzido.

2) Defeito na operação do bimetal = ventilador não acopla, mas de manhã continua fazendo "vroooomm"

3) Rolamento trava = ventilador faz "vrooommmm" sempre...

Abraços

Clemente

Mas isso que não entendi ainda. Qual o comportamento que o acoplamento deve ter com o motor parado e frio? Ele deve estar livre para girar ou estar acoplado e não girar?
De qualquer forma, vou pedir amanhã na Paddock um acoplamento novo. O preço tá tão barato que vale a pena trocar e rodar com um novo. 27 libras pra ter uma peça nova e rodar tranquilo.
Mas alguém pode me dizer como que o viscoso deve se comportar? Sou leigo no assunto e estou preocupado, pois mês que vem pego 12mil km de viagem e quero que o carro esteja 100%.

Obrigado pela resposta Rafael.

Abraço

Preá 4x4
29/11/2011, 22:09
Obrigado Rafael e Gauer, ficou bem claro.
Encomendei ontem um acoplamento novo original para 200 tdi.
Código da peça ETC7238 Preço:28,90quid
Deve chegar semana que vem.
Obrigado!

Alexandre Souza
30/11/2011, 09:14
Preá,

Normalmente é em velocidade alta e subidas de serra que acaba-se descobrindo que o viscoso já era.

Clemente, qual a temperatura normal do Defender em subidas de serra ? Notei que quando ando com a VTR a temp fica em 90, ja em serra sempre sobe vai pra 95, 98.

Eu tive um Gol que coloquei turbo que superaquecia em subidas de serra, logo a primeira vez que andei na serra com a Defender isso me veio a cabeça.

Abs,

CGAUER
30/11/2011, 10:57
Alex,

a faixa de temperatura considerada normal, é de 82 a 105˚C. Se começar a subir muito em serra investigue o acoplamento viscoso e o radiador, este último interna e externamente.

Abraços

Clemente

Clemente, qual a temperatura normal do Defender em subidas de serra ? Notei que quando ando com a VTR a temp fica em 90, ja em serra sempre sobe vai pra 95, 98.

Eu tive um Gol que coloquei turbo que superaquecia em subidas de serra, logo a primeira vez que andei na serra com a Defender isso me veio a cabeça.

Abs,

gustavogr
30/11/2011, 12:49
Boa tarde,
Cuidado com a manutenção do viscoso. Depois que for usado, você não poderá tombar ele deve sempre ficar na posição do motor. Já tive que trocar de um caminhão porque o mecânico colocou "deitado" no chão.
Quanto a importação de peças, se utilizar o Correio irá demorar cerca de 30 dias (principalmente se vier por São Paulo). Comprei algumas peças para caixa de marcha R380 em duas lojas na Inglaterra e utilizei correio (Parcel Force) e serviço courrier (Fedex), Fedex 8 dias (ainda foi para EUA para vir para o Brasil), Correio 28 dias de muita reclamação por e-mail, telefone ....

vwinit
30/11/2011, 17:19
Estou separando algumas peças reserva para o carango...
Esse acoplamento viscoso seria interessante carregar um sobressalente??

ERR2266 achei em SP por 220 latinhas...
Alguém pode avaliar a comparação de preços praticados?

:pensativo:

CGAUER
30/11/2011, 17:26
Eu não levo. Se der problema em uma viagem, é só soldar e pronto. Como a peça já está condenada, não tem grilo soldar.

Abraços

Clemente

Estou separando algumas peças reserva para o carango...
Esse acoplamento viscoso seria interessante carregar um sobressalente??

ERR2266 achei em SP por 220 latinhas...
Alguém pode avaliar a comparação de preços praticados?

:pensativo:

UiRá
03/03/2012, 15:01
Comprei hoje um acoplamento viscoso da marca nacional MODEFER. 249 latinhas. Vamos ver se o barato não sairá caro, já que se trata de produto não MWM. Mas a peça é a mesma indicada aqui, para sprinter 310, inclusive o dono da loja que comprei disse que tem uma Defender 110 e usa na dele. Só peguei meio mal ele querer me empurrar a tal embreagem italiana super barata que todos conhecem, mas respondi "não obrigado, já instalei na minha o kit da Valeo da 130".

Alguém aí já usou esse da acoplamento da Modefer? Vou anotar o KM e ver quanto dura para nosso amigo Murilo.

Abs

UiRá
11/03/2012, 13:08
Bem pessoal, nem precisam perder tempo respondendo minha pergunta acima. O dito cujo já se mostrou inútil na 1a instalação. Aproveito para deixar a história aqui para que o meu "tentativa-e-erro" sirva de exemplo do que não fazer...rs. Me indicaram uma loja que vende peças compatíveis com o motor MWM e lá fui eu atrás deste viscoso de m.... comprei, levei no Ronald (pois prefiro rodar 100 km e pagar pedágios para ser bem atendido do que levar em um tal senhor sem educação que mexe só com LRs na cidade onde moro hoje), e instalei a peça. Saí da oficina, em 5 minutos o motor estava ultra quente e nada de esfriar, ou seja, peça com defeito, ou é um lixo mesmo. Dei meia volta, direto para a oficina e disse "volta a peça velha que estava melhor".

Mas, com o jipe parado no Ronald liguei para a Bearmach e perguntei se tinham a peça e o preço. Não tinha a peça, e o preço: mais de 800 pilas.

Para minha sorte, tinha um novo no Ronald, que havia sido pedido para outra viatura, mas só descobriram que não era necessário depois, e aí sobrou, comprei dele por um preço amigo, e instalaram na vtr. Saí de lá rodando na Raposo para testar, uma beleza! Motor gelado!

Agora vou ter que voltar na tal loja de produtos "lixo" aqui em Cps e tentar trocar o viscoso Modefer porcaria por outras peças de marcas igualmente duvidosas. Fica a lição, peças não originais, nunca! Se bem que existem várias não originais que são melhores que as originais, mas...tem que ficar esperto mesmo para não cair em roubadas como essa.

Abraços.

rafaelfernandez
12/03/2012, 21:34
Uirá,

Quando nos falamos por MP, achei melhor não falar nada em relação a má qualidade da peça, até porque já tinhas comprado mesmo, então só restava torcer para não teres problemas.

Mas no caso desse acoplamento, tendo em vista o quanto costuma durar o original e o prejuízo que pode vir a ser causado pelo mal funcionamento do mesmo, acredito que comprar o original numa revenda MWM seja realmente a melhor opção. Pelo menos não tivestes maiores problemas alem da chateação.

[]'s
Rafael

P.S: Conseguiu efetuar a troca da peça?

UiRá
13/03/2012, 17:33
Fala Rafael,

pois é, eu até tinha esperanças mas...melhor assim, trocamos na hora e me livrei da peça-lixo...rsrs.

Ainda não voltei, vou amanhã. Como lá na loja só tem marcas "de renome" estou pensando em trocar por "trocentos" filtros de óleo, extintor e coisas do tipo. Estou pensando em peças que mesmo sendo "meia boca" dê para aproveitar, e que não sejam tão importantes no contexto geral, nem itens de segurança. Alguma sugestão? Vou ter um "crédito" de 249 pilas e lá só tem aquelas marcas "consagradas" que ninguém nunca ouviu falar, mas não tem equipamentos bacanas. Até a lata de graxa dos caras eu nunca vi antes! Não tem graxa molykote...hehehehe

Abraço

Uirá,

Quando nos falamos por MP, achei melhor não falar nada em relação a má qualidade da peça, até porque já tinhas comprado mesmo, então só restava torcer para não teres problemas.

Mas no caso desse acoplamento, tendo em vista o quanto costuma durar o original e o prejuízo que pode vir a ser causado pelo mal funcionamento do mesmo, acredito que comprar o original numa revenda MWM seja realmente a melhor opção. Pelo menos não tivestes maiores problemas alem da chateação.

[]'s
Rafael

P.S: Conseguiu efetuar a troca da peça?

UiRá
28/03/2012, 19:58
Rafael, respondendo sua pergunta, consegui finalmente trocar a peça defeituosa, mas não por outra, nem nada para meu 90, pois daquela loja não quero nem o telefone mais...rs. Pedi uma bateria para o carro da minha esposa no valor do viscoso furreba...abs.

rafaelfernandez
28/03/2012, 21:07
Bacana Uirá,

Sem prejuízos além da chateação. Fica o aprendizado! :concordo:

[]´s
Rafael

Sinval Ladeira
11/03/2013, 01:12
Amigos, lí num tópico acima que o acoplamento entre hélice e viscosa se dá não apenas pelo aumento de temperatura, mas também é necessário a força centifuga proporcionada pela rotação para que o liquido viscoso mude de local travando ou destravando a hélice. Se assim é não adinta testá-le fora do motor usando água ou ar quente, pois não havendo o giro não haverá força centrifuga. Poderiam comentar por favor

Miguel Sono
14/01/2014, 18:15
Boa tarde,
Cuidado com a manutenção do viscoso. Depois que for usado, você não poderá tombar ele deve sempre ficar na posição do motor. Já tive que trocar de um caminhão porque o mecânico colocou "deitado" no chão.
Quanto a importação de peças, se utilizar o Correio irá demorar cerca de 30 dias (principalmente se vier por São Paulo). Comprei algumas peças para caixa de marcha R380 em duas lojas na Inglaterra e utilizei correio (Parcel Force) e serviço courrier (Fedex), Fedex 8 dias (ainda foi para EUA para vir para o Brasil), Correio 28 dias de muita reclamação por e-mail, telefone ....

Gustavo,

Por que motivo o viscoso não pode ser colocado deitado depois de utilizado ? Quais as consequências disso ?

Miguel

Miguel Sono
14/01/2014, 18:28
Preá,

após uma longa noite, com o motor frio e desligado, consegue-se virar o ventilador com a mão, com um certa resistência. Nesta condição, de motor recém ligado após repouso, quando liga-se o motor e se acelera, você perceberá que ela produzirá enorme vento, pois está momentaneamente acoplada. Percebe-se pelo enorme som "vroooommmm"..

Passados alguns segundos ainda acelerando (± 10 segundos) a rotação da ventoinha cairá, continuando a girar, porém em menor ritmo. A partir deste momento ela só voltará a condição de acoplada, quando o motor for plenamente solicitado em grandes subidas ou velocidades altas. Nesta última condição, curiosamente o vento frontal não é suficiente para manter o motor refrigerado, conferindo ao ventilador um bom serviço. Normalmente é em velocidade alta e subidas de serra que acaba-se descobrindo que o viscoso já era.

Vale lembrar que o viscoso, pela sua natureza de operação, nunca estará 100% travado ou 100% destravado. É um óleo com base de silicone que faz esta função. Com o motor frio e após ligar o motor, ele migra do centro do viscoso para sia periferia. Quando o radiador começa a produzir muito calor, um bi-metal (molinha frontal) abre a passagem de óleo da periferia para o centro, onde dois "helices" unem-se pelo fluído, fazendo com que o ventilador passe a girar.

Três coisas podem dar errado com o viscoso:

1) Vazar o óleo de silicone = perde-se um pouco ou quase toda a ação do ventilador. O ventilador pára de fazer "vrooommm" de manhã ou fica muito reduzido.

2) Defeito na operação do bimetal = ventilador não acopla, mas de manhã continua fazendo "vroooomm"

3) Rolamento trava = ventilador faz "vrooommmm" sempre...

Abraços

Clemente

Clemente,

Muito boa a sua postagem e bem esclarecedora. Tenho um Troller com motor MWM NGD 3.0E com acoplamento viscoso e depois de enfrentar alguns problemas de aquecimento (várias peças trocadas) comecei a observar melhor o comportamento do carro e do acoplamento viscoso. Achei estranho o acoplamento viscoso ter que entrar em velocidades altas. Para mim o vento frontal seria suficiente para evitar que o motor esquentasse. Mas percebo claramente, hoje depois de muito observar, a entrada do acoplamento viscoso em velocidades altas ou subidas (subidas da Dutra por exemplo, acima de 100km/h). Também percebo o acoplamento em tocadas na areia fofa. Em geral em situações em que o motor é mais exigido. Pelo visto tudo isso é normal né ?

Outra coisa que me chamou a atenção é que em tocadas na areia (40km/h, 3000rpm, 2 marcha) a hélice só acopla já próximo dos 99C, 100C, quando então a temperatura baixa rapidamente para os 92C / 93C (no mesmo regime de trabalho do motor). Não vi ainda a temperatura passar dos 100C. Todas essas medições de temperatura feitas com scanner e sensor adicional instalado na saída da VT, pois não confio no marcador de temperatura do Troller. A temperatura de operação desse motor, segundo manual de treinamento da MWM é de 86C a 102C. A minha dúvida é se o acoplamento viscoso não deveria entrar antes para evitar que a temperatura chegasse aos 100C ou se esse comportamento é absolutamente normal. O que você acha ? A tempo: me parece que o funcionamento da VT está normal, pois o meu sensor adicional, que está após a VT, só começa a marcar a temperatura após os 88C / 90C, quando suponho se dá a abertura da VT (que nesse motor é setada para abrir entre 86C / 90C (marcação no corpo da VT é 88C).

Desculpem a intromissão aqui no fórum das Land Rover, mas o post encaixou como uma luva nas minhas dúvidas.

Agradeço antecipadamente os esclarecimentos.

Um abraço,
Miguel

CGAUER
15/01/2014, 15:52
Miguel,

por conta dos sistemas de arrefecimento de hoje, só se considera sobreaquecimento temperaturas superiores a 110˚C, isso mesmo. Ou seja, qualquer coisa entre 90˚C e 105˚C está absolutamente normal.

Fique tranqüilo. Aliás, nada de intromissão, afinal o NGD 3.0 tem 100% de sua raiz no nosso amado 300tdi, até a bomba d'água é a mesma, assim como o layout da parte de baixo.

Bem vindo

Abraços

Clemente

Clemente,

Muito boa a sua postagem e bem esclarecedora. Tenho um Troller com motor MWM NGD 3.0E com acoplamento viscoso e depois de enfrentar alguns problemas de aquecimento (várias peças trocadas) comecei a observar melhor o comportamento do carro e do acoplamento viscoso. Achei estranho o acoplamento viscoso ter que entrar em velocidades altas. Para mim o vento frontal seria suficiente para evitar que o motor esquentasse. Mas percebo claramente, hoje depois de muito observar, a entrada do acoplamento viscoso em velocidades altas ou subidas (subidas da Dutra por exemplo, acima de 100km/h). Também percebo o acoplamento em tocadas na areia fofa. Em geral em situações em que o motor é mais exigido. Pelo visto tudo isso é normal né ?

Outra coisa que me chamou a atenção é que em tocadas na areia (40km/h, 3000rpm, 2 marcha) a hélice só acopla já próximo dos 99C, 100C, quando então a temperatura baixa rapidamente para os 92C / 93C (no mesmo regime de trabalho do motor). Não vi ainda a temperatura passar dos 100C. Todas essas medições de temperatura feitas com scanner e sensor adicional instalado na saída da VT, pois não confio no marcador de temperatura do Troller. A temperatura de operação desse motor, segundo manual de treinamento da MWM é de 86C a 102C. A minha dúvida é se o acoplamento viscoso não deveria entrar antes para evitar que a temperatura chegasse aos 100C ou se esse comportamento é absolutamente normal. O que você acha ? A tempo: me parece que o funcionamento da VT está normal, pois o meu sensor adicional, que está após a VT, só começa a marcar a temperatura após os 88C / 90C, quando suponho se dá a abertura da VT (que nesse motor é setada para abrir entre 86C / 90C (marcação no corpo da VT é 88C).

Desculpem a intromissão aqui no fórum das Land Rover, mas o post encaixou como uma luva nas minhas dúvidas.

Agradeço antecipadamente os esclarecimentos.

Um abraço,
Miguel

marquito
17/01/2014, 12:15
Ontem descobri que devo estar com o acionamento viscoso da ventoinha da minha disco V8 tmb deve estar com problema...
foram os 70 km mais longos da minha vida, com direito a subidas intermináveis com a temperatura no marcador proximo do vermelho!!!
nas descidas a temperatura voltava ao normal...
pode ser o acoplamento ou o radiador...

pergunta: o acoplamento viscoso do v8 é o mesmo da TDI?
não sendo, alguém tem o partnumber?
sugestão de onde posso comprar?

abs

NOIS NA TRILHA
17/01/2014, 20:18
caro amigos recentemente comprei uma noventinha ano 98 e estou com dificuldades para cuidar dela,na minha cidade não tem niguem com esperiencia, e quem faz a mecanica a diesel não me deixa tranquilo.ao parar o carro para reparar o vazamento na caixa de redução o carro voltou aquecendo,voltei para a oficina e depois de várias explicações e tentativas mal sucedidas;ele condenou a ventoinha viscosa e prendeu com pontos de solda eletrica a ventoinha.fato que o carro parou de aquecer.mas estou preocupado.qual a consequencia deste procedimento?
Amigos,

Durante minha revisao rotineira na 110 essa semana verifiquei que o acoplamento viscoso nao esta desconectando mais. A ventoinha, mesmo com o motor GELADO nao gira se tentarmos move-la com a mao.
O que pode ter acontecido? O acoplamento viscoso quando da defeito o que acontece nao e exatamente o contrario? :pensativo:

[]'s
Rafael

P.S: Foi mal a falta de acento, to brigando com o teclado do celular!

Djalma Inoue
18/01/2014, 12:51
Isso quer dizer que a sua viatura vai rodar com o hélice girando direto o que não vai deixar a sua viatura ferver mas, ela vai acabar por andar fria o que também não é legal. Então troque o acoplamento viscoso é a melhor opção.

caro amigos recentemente comprei uma noventinha ano 98 e estou com dificuldades para cuidar dela,na minha cidade não tem niguem com esperiencia, e quem faz a mecanica a diesel não me deixa tranquilo.ao parar o carro para reparar o vazamento na caixa de redução o carro voltou aquecendo,voltei para a oficina e depois de várias explicações e tentativas mal sucedidas;ele condenou a ventoinha viscosa e prendeu com pontos de solda eletrica a ventoinha.fato que o carro parou de aquecer.mas estou preocupado.qual a consequencia deste procedimento?

UiRá
18/01/2014, 16:23
amigos o acoplamento viscoso sempre me pareceu ser "meio" desprezado, no entanto considero um componente de grande (enorme) importância. Quando tive problemas no meu a uns 2 anos atrás, comprei um "paralelo", incrivelmente mais barato, e ao instalar, de imediato não funcionou corretamente. Foi sair da oficina do Ronald, andar 5 minutos e dar meia volta, pois a temperatura foi direto acima do meio do marcador.

Ao voltar na oficina, por sorte ele tinha um genuíno novo e instalou. Voltei na loja que comprei o paralelo e devolvi. Nunca mais. Só genuíno. Além disso em alguns casos proprietários retiram a válvula termostática - além de soldar o viscoso. Algumas destas atitudes fazem o motor funcionar "a frio", ou seja, abaixo da temperatura ideal de trabalho. A médio prazo, trabalhar a frio forma borra no interior do motor, portanto, condena seu motor.

Não busquem gambiarras, nem peças paralelas, é válvula termostática + viscoso novo + líquido de arrefecimento na proporção correta de água "des" e aditivo orgânico e pronto! Minha viatura está assim, tudo nos conformes, e a temperatura está sempre lá, antes do meio do marcador, religiosamente, faça frio ou calor. E o nível do fluido não mexe nem 1 cm.

batiati
18/01/2014, 19:15
Comprei a minha numa autorizada MWM, da excelente marca BorgWarner e custou apenas 250 reais. Peça pra Ford Ranger motor HS 2.5.

Não vale a pena andar com ela soldada pois o ventilador 100% acoplado consome potência do motor, faz mais barulho e ainda atrapalha na temperatura ideal de trabalho.

447427447428

Abs!

Camilo JR
20/01/2014, 11:31
No meu caso a ventoinha gira livre com motor parado e carro frio. Quando ligo o carro ela gira normal, mas mesmo depois de um tempo com o carro ligado a ventoinha nao para mais, mesmo fazendo certa força. Até ai ok, ta com defeito mas ta girando, o problema é q em altas velocidades e subidas longas o carro ta esquentando …. alguem tem uma ideia do que possa ser ?

batiati
20/01/2014, 12:09
No meu caso a ventoinha gira livre com motor parado e carro frio. Quando ligo o carro ela gira normal, mas mesmo depois de um tempo com o carro ligado a ventoinha nao para mais, mesmo fazendo certa força. Até ai ok, ta com defeito mas ta girando, o problema é q em altas velocidades e subidas longas o carro ta esquentando …. alguem tem uma ideia do que possa ser ?

Partindo do mais simples pro mais complicado
- o acoplamento viscoso não está acoplando 100% como deveria
- radiador sujo e líquido de arrefecimento passado.
- válvula termostática ruim
- bomba d´água com o rotor gasto
- Pode ser também bicos injetores, bomba muito aberta ou fora do ponto, pressão da turbina, etc.

Aproveita e dá uma geral em tudo, mangueiras e abraçadeiras também.
Abs

Camilo JR
20/01/2014, 13:30
pois é cara, ai q ta o problema.. ja foi tudo feito e visto.. motor ta novo, menos de 5 mil km depois de feito, radiador foi olhando e arrumado tudo q tinha pra ser feito, VT nova, bomba agua nova...

vou trocar o acoplamento e baixar o debito de diesel e ver se melhora.. obrigado.

Partindo do mais simples pro mais complicado
- o acoplamento viscoso não está acoplando 100% como deveria
- radiador sujo e líquido de arrefecimento passado.
- válvula termostática ruim
- bomba d´água com o rotor gasto
- Pode ser também bicos injetores, bomba muito aberta ou fora do ponto, pressão da turbina, etc.

Aproveita e dá uma geral em tudo, mangueiras e abraçadeiras também.
Abs

Waldmartins
20/01/2014, 13:55
Galera,

me esclarece uma dúvida "burra".

Esse ventilador que tem na frente do motor (entre as correias e o radiador) que é o acoplamento viscoso? Ele não fica girando o tempo todo não?:pensativo:

Tipo, na hora que dá partida ele não gira junto?

Agora fiquei na dúvida...

Abs

Wald

KnuppBH
20/01/2014, 14:41
Wald, no post #12 desse tópico talvez vc encontre suas respostas.

Abraço!

Waldmartins
20/01/2014, 14:46
Wald, no post #12 desse tópico talvez vc encontre suas respostas.

Abraço!

Blz Pedro...depois que postei a pergunta que vi...rs

valeu!

abs

Wald

NOIS NA TRILHA
23/01/2014, 12:52
obrigado a todos que me ajudaram a compreender a importância da embreagem viscosa.irei providênciar o conserto o mais breve possivel.continuo com a dificuldade de encontrar alguem sério para o conserto.moro em casimiro de abreu,fica perto de rio das ostras ,macaé,nova friburgo;alguém conhece uma oficina de confiança para me indicar.
desde já agradeço a ajuda de todos.

marquito
24/01/2014, 17:51
Comprei a minha numa autorizada MWM, da excelente marca BorgWarner e custou apenas 250 reais. Peça pra Ford Ranger motor HS 2.5.

Não vale a pena andar com ela soldada pois o ventilador 100% acoplado consome potência do motor, faz mais barulho e ainda atrapalha na temperatura ideal de trabalho.

447427447428

Abs!

Essa também serve no motor v8 da disco I?
quero trocar por um novo e manter a originalidade do carro. já vi preços fora, mas gostaria de comprar aqui no Brasil...

jrbrasil66
20/12/2017, 15:51
Ola!
A ventoinha que está logo na frente do carro e é bem visível, é do ar condicionado.
Já tive problemas com ela tempos atrás!
O fusível do ar condicionado queimava direto, ao desmontar, descobri que o eixo dessa ventoinha estava travado com tanta terra que havia la.
Sempre lavamos apenas a parte dianteira, mas a água dificilmente lava essa parte posterior.
Quem usa muito a viatura em atoleiros, é indicado desmontar e limpar periodicamente.
Abç!

Galera,

me esclarece uma dúvida "burra".

Esse ventilador que tem na frente do motor (entre as correias e o radiador) que é o acoplamento viscoso? Ele não fica girando o tempo todo não?:pensativo:

Tipo, na hora que dá partida ele não gira junto?

Agora fiquei na dúvida...

Abs

Wald

jrbrasil66
20/12/2017, 15:54
Aproveitando o assunto:

Alguem sabe dizer em qual temperatura do motor o viscoso acopla 100%...?!
Pesquisei e nao encontro, só explicam o funcionamento, mas não mencionam a temperatura de trabalho.

E mais, qual o teste adequado para saber se o acoplamento está funcionando adequadamente sem desmontar o sistema?

Obrigado!