PDA

Ver Versão Completa : Minha Explorer XLT



Alessandro,
16/01/2011, 02:03
Colegas, boa noite.

Após vários questionamentos aqui postados na procura de uma Explorer, finalmente comprei a minha. :dance:

Já se fazem duas semanas que estou com ela, uma XLT 97 que era do forista Morubixaba. Por todo esse período, eu quis anunciar a aquisição com algumas fotos minhas, mas o clima não colaborou. Tem chovido praticamente todo dia e não tive o gosto de curtir o brilho da pintura e dos cromos da 'Fordona'. Ainda assim, posto duas fotos que tirei após a ter lavado - e sujado já na primeira saída de casa... na chuva. :parede:

As impressões são ótimas! Hoje, depois de vários dias dirigindo apenas a Explorer, eu peguei a Ecoesport da minha esposa e logo senti diferenças favoráveis à prima maior da Ford: maior altura, com melhor visão; apesar do maior tamanho e peso, a direção e freio são mais leves - sem contar que a Ex tem ABS. Suspensão da Ex tb é mais macia.

Antes eu tinha um Marea, da Fiat. Um carro de passeio e de luxo, que só supera a XLT na esportividade do motor, que tb era automático, mas com melhor relação potência x peso, além da natural vantagem da estabilidade nas curvas. Claro que tem algumas diferenças de comodidade em relação aos acessórios, mas no quesito de dirigibilidade do dia a dia, não me sobra espaço para saudades, excerto em estacionamentos que não sejam mais generosos em espaços. Mas certamente ainda me falta prática para melhorar as manobras.

Minha primeira média de consumo foi baixa: 4,9 km/l. Já fiz outras três médias de consumo e a marca está em 5,7 km/l. Pelas leituras que fiz, está num patamar normal de consumo, podendo ainda melhorar um pouco.

Há dois dias, precisei apertar mais o acelerador, pois estava com horário corrido e precisava fazer um percurso misto de estrada/cidade de 26 km e me surpreendi com a desenvoltura da Fordona. Numa condução exijindo arranques, freadas, curvas e ultrapassagens mais fortes que o usual (mas não com manobras irresponsáveis) a Vtr não negou fôlego e demonstra obediência aos pedais e direção.


Sou muito grato com os colegas do forum que me ajudaram na decisão pela escolha da Vtr. :palmas:

Mas... agora que estou conhecendo a minha Explorer, gostaria de sanar algumas dúvidas:

- Com o ar condicionado:
1 - não encontrei opção de entrada de ar externo ou recirculação do ar do habitáculo. É sempre com entrada do externo ou depende do comando pelo botão da direita?
2 - ao acionar simplesmente a ventilação forçada, sinto que o vento vem um pouco quente. Esse pouco calor, pode ser proveniente do motor do carro ou pode ser algum 'vazamento' de calor do aquecedor do AC?

- Suspensão:
3 - Estou com o carro há duas semanas e praticamente todo os dias peguei chuva com ela. Eu já esperava algum rangido na suspensão traseira proveniênte dos feixes de molas. Esses rangidos começaram a ocorrer em alguma irregualidade no asfalto ou quebra-molas. Como é feita a lubrificação?
4 - Há rangido na dianteira tb. Se fosse um carro de passeio, eu estaria certo que se trataria de pivô da bandeija, pois as características do som são idênticas. Considerando a Explorer, o rangido (que ocorre tanto no movimento vertical da suspensão como com o giro do volante) pode ser originado de outra(s) peça(s)?

Abs.

Orleans
19/01/2011, 13:23
Parabéns pela aquisição. Acho essa a melhor opção V6 importada pela Ford entre 1995 a 1998 por compartilhar 99% das peças com os modelos 1995 e 1996.
Por causa de uma tampa traseira mais moderna o proprietário de uma 1998 leva de brinde alguns detalhes exclusivos que são difíceis de encontrar.

Com o botão no A/C o ar é externo e no MAX A/C recirculação.
Na minha Explorer a ventilação também sai um pouco quente quando o ar está desligado.

Você pode até lubrificar o feixe para melhorar ou parar o rangido por algum tempo, mas o que resolve é verificar e trocar se necessário: Bucha do olhal, calço do feixe e as buchas do braço da barra estabilizadora traseira.

Na dianteira pode ser o isolador da barra estabilizadora dianteira, bucha do braço inferior, bucha do braço superior (essa faz muito barulho)...

fbmiguel4x4
19/01/2011, 23:36
Oi Alessandro que legal meus parabéns!

Trocamos algumas mensagens no meu tópico CJ5 -> Rural -> Explorer

Completei 1 mês com a minha 94, já rodei 3.000 km, em estradas, cidade e até uma trilha básica em Alphaville/Cajamar. Nunhuma reclamação até agora, tudo funcionando. Consumo é isso mesmo, na estrada dá pra fazer 7km/l com pé leve. Se você for rodar muito com ela vale a pena pensar no kit gas. To conseguindo fazer entre 9 e 10km/M3, em $$ gasto um pouco mais do que gastaria andando de moto.

Te indico uma revisão preventiva básica:

Troca do fuido ATF do cambio.
Troca de óleo do motor e filtros
Troca de Velas e cabos velas
Troca da correia
Examinar pastilhas e lonas

Boa sorte e bem vindo ao clube dos propretários feliz de Explorer.

Abraço
Fernando Miguel
XLT 94 ATX Firestone 31"

fredboell
20/01/2011, 09:44
bom dia.
parabens pela compra.
recentemente adquiri uma explorer xlt 1997 4x4 tbm.
quanto ao rangido da frente, a minha faz um barulhinho, porem o mesmo se deve ao fato de estar com pneus maiores que o original, pelo menos foi isso que o mecanico me explicou, é tipo um ranjidinho da direção hidraulica mesmo, a minha esta com pneus 2,55 na frente.
quanto a parte das molas traseiras, leve em um especialista em feixes de mola.
fiz isso e descobri que havia um feixe quebrado de cada lado, os quais foram subtituidos e em virtude do cilindro de gnv, coloquei dois reforços de cada lado.
ficou mais alta um pouco, e bem mais estavel, em curvas rapidas nao balança mais tanto quanto antes.
quanto ao ar condicionado, a minha faz a mesma coisa, na hora que liga vem um bafinho, depois começa a gelar.
quanto ao cambio leve em um especialista, se o cara nao tiver muita certeza do que esta fazendo, faz cagada, por mais que lhe cobre um bom preço, vc nao vai se arrepender depois.
no mais é isso, boa sorte, e curta sua explo.
abraço

Orleans
20/01/2011, 23:22
a minha esta com pneus 2,55 na frente.

Seu pneu dianteiro é diferente do traseiro?

Alessandro,
21/01/2011, 09:14
Pessoal, obrigado pelas considerações.
Mandei dar um banho de limpesa e óleo por baixo do carro e acabaram os rangidos. Ficarei atento as dicas postadas. :concordo:

Ontem eu estava postando uma resposta, mas ao enviar eu acabei apagando o que estava escrito. Para não ficar muito tempo sem comentar, posto agora rapidamente pois estou no trampo. :rolleyes:

Orleans, além da traseira, cintos com acabamento em plástico preto e som com CD, o que mais tem de difente na 98?
Eu estava atrás de um modelo desse, mas após alguns contra-tempos e ficar sem carro por dias, tive que abrir mão e fiquei com a atual, que está muito bem conservada e o melhor: na minha própria cidade.

Fernando, me lembro do post. A sua tb é muito bonita e parece inteirona!
Estou com a minha há 22 dias e rodei uns 1600km. Só alegria! :dance:

http://i31.photobucket.com/albums/c396/leco_/Carro/Explorer-2.jpg

Orleans
21/01/2011, 13:22
Além da tampa da mala e seus anexos, que já havia comentado, módulo GEM, chave de ignição codificada, caixa de fusível, alguns chicotes e conectores...

fredboell
23/01/2011, 10:08
Orleans, as medidas de pneus sao iguais, embora de fabricantes diferentes.
traseiros esta com pirelli scorpion, ja bem desgastados, e na frente goodride, estes novos, porem ainda nao pos passei para tras pq estou para comprar dois novos.
Estava pensando em colocar um pneu uma pequena medida maior atras, ao inves dos 2,55 colocar um 2,65, esta em uma boa promoção aqui em curitiba.
e sao da toyo, por quase R$600,00, da uma olhada ae...

http://www.furuta.com.br/produto-200-pneu_toyo_26570r15_112t_open_country_at

Orleans
23/01/2011, 15:53
A sua Explorer é 4x2 ou 4X4? Se for 4x4 não é nada aconselhável usar pneus com medidas diferentes, principalmente porque a Explorer tem control track que impossibilita usar exclusivamente o 4x2.

O preço está bom mesmo. Já pensou em comprar o BFGoodrich?

fredboell
25/01/2011, 11:21
o controle de tração so é ativado quando a o deslizamento de uma das rodas traseiras, acho que seria isso.
o traseiro seria apenas um pouco mais largo, no entanto o diametro deles ficaria igual, pois 2,65 70, seria praticamente a mesma altura do 255 75.
o que poderia dar de problemas...
bf goodrich ta mais caro, embora pelo que li seja um excelente pneu tbm.

Orleans
25/01/2011, 15:12
Pneu - 265/70R15 – Diâmetro – 29,61¨
Pneu - 255/75R15 – Diâmetro – 30,06¨
Diferença entre os dois: 1,5%.

Pneus com diâmetros diferentes também vão rodar com velocidades diferentes, o que vai forçar todo sistema, principalmente a caixa de transferência que é responsável pelo acionamento do 4x4 e divisão de força para os eixos traseiros e dianteiros.
O quanto essa diferença de 1,5% pode prejudicar, não sei, mas com certeza aparece alguém aqui para explicar melhor.

Eu particularmente não usaria pneus com diâmetros externos diferentes.