Conectar

Ver Versão Completa : Meu jeep morreu no meio da enchente... o que fazer ?

Diego Guilhen
14/01/2011, 13:20
Ola companheiros jeepeiros !!!
Era um dia de muita chuva e meu bairro ficou completamente ilhado, ninguem entrava ou saia do bairro. Meu tio precisava ir para o serviço, e eu como um jipeiro não resisti ao desafio.
Era um percursso de uns 700m o jeep estava passando tranquilamente pela enchente, foi quando faltava uns 20m para sair da enchente que o jeep começou a diminuir a aceleração rapidamente e morreu, a agua estava um pouco acima do pneu, estava batendo agua até a metade do motor somente. Fiquei preso no meio da correntesa por 15 minutos até que um trator me tirou de la.
Não sabia o que fazer no momento, não dei partida não fiz nada, mais olhei o nivel do olheo, e o mesmo estava muito alto, intão imaginei que tivesse entrado agua no carter, mas o oleo ainda não estava esbranquiçado, as velas estavam secas, a bateria estava dando sinal de vida, estava tudo aparentemente normal. Mas não tive coragem de dar a partida. Logo chegou um amigo para me dar uma mão, ele deu uma olhada e disse, vai la e da a partida, dei a partida e saiu agua voando do escapamento, mais muita agua, provavelmente o escapamento estava furado, pois não tinha como entrar agua pela saida dele, o escapamento é bem alto e quando eu estava andando fiquei de olho pra ver se a agua não estava entrando, pela entrada de ar tbm não entraria agua pois tem snorkel... e o jeep continuou funcionando perfeitamente, voltei para casa normalmente.
Hoje cedo decidi olhar o oleo pois poderia ter entrado agua, e entrou, o oleo estava todo esbranguiçado, ja tirei todo o oleo, no momento ainda esta esgotando caiundo algumas gotinhas...
Dei uma pesquisada em varios foruns e eles dizem para fazer muitas coisas, por ex: dizem para tirar as velas e dar a partida no jeep, para o caso de ter agua nas camisas ... Outros dizem para tirar as velas e girar o motor pela mão (pela correia) para ver se o cilindro ira roda sem estar cheio d´agua ...
Mas acredito que so tenha entrado agua na parte de baixo mesmo(carter), pois andei uns 2km até em casa sem nenhum problema ... Hoje vou colocar oleo novo e trocar o filtro ... mais não sei se é necessario fazer mais alguma coisa, se alguem poder me ajudar agradeço muito ...
=D

Dodger
14/01/2011, 13:30
O que num era pra fazer que é dar a partida e funcionar o motor, tu já fez e num deu galho. Agora é drenar o óleo, trocar filtro e oleo novo.

o problema é dar calço hidraulico quando tu funciona o motor e ele tá cheio dágua. o certo seria trocar o oleo, tirar velas e fazer o motor girar pra expelir agua que poderia estar dentro do motor. se num deu galho até agora, num dá mais nada não.

qual motor do seu jeep?

Diego Guilhen
14/01/2011, 13:36
é intão, depois que dei a partida ja deu pra discartar o calço hidraulico ...

O motor é do opalla 4c a gasolina...

Fabiano Willys CJ5 1959
14/01/2011, 14:13
Olá Diego !!

Depois de funcionar o motor vc chegou a perceber alguma "instabilidade" ou algo diferente.

Eu, por desencargo:
- retiraria as velas e dava partida para eliminar possíveis resíduos se ouvessem;
- verificaria toda a entrada de ar, desde o snorkel ate o filtro para ver inclusive se ele não estaria molhado;
- retiraria a tampa do distribuidor e passaria um WD-40 para tirar a umidade;
- trocaria filtro de oleo e o oleo, já que vc comentou que está contaminado (esbranquiçado);
- funcionaria o motor para verificar se ele volta a contaminar. Assim o restante residuais de água evaporam e são expelidos / consumidos.

Bom, acho que é isto, se os demais colegas tiverem algo, com certeza irão se pronunciar.

Abraço,
-

Diego Guilhen
14/01/2011, 14:28
Muito obrigado pela resposta fabiano ...

Vou fazer isso imediatamente ... intão não mudo nada, andei uns 2km como se não tivesse acontecido nada, so meu tenis que tava um poco encharcado ...
uashasuhasuhash

em relação a tirar as velas e dar a partida, tenho que fazer isso ja com o oleo novo certo ? e tem que tirar a vela mesmo ? ou só o cabo ?

abraços e muito obrigado

Fabiano Willys CJ5 1959
14/01/2011, 20:45
Diego,

tem que tirar as velas, todas elas, ai vc vira a chave e segura alguns segundos na partida.
O Objetivo é expelir qualquer coisa que esteja dentro dos cilindros e que não possa ser "queimado" na combustão.

Mas como vc já havia dado partida logo depois da parada e esta andando sem problemas (sem instabilidades), realmente não deve ter entrado nada de agua por lá.
Eu havia lhe sugerido por desencargo ou se vc não tivesse feito.

Agora, se vc já está com o oleo e filtro novos, vá observando periodicamente se não volta a aumentar o volume ou a ficar esbranquiçado.

T+

FVL

Muito obrigado pela resposta fabiano ...

Vou fazer isso imediatamente ... intão não mudo nada, andei uns 2km como se não tivesse acontecido nada, so meu tenis que tava um poco encharcado ...
uashasuhasuhash

em relação a tirar as velas e dar a partida, tenho que fazer isso ja com o oleo novo certo ? e tem que tirar a vela mesmo ? ou só o cabo ?

abraços e muito obrigado

Rodrigo Baratti
14/01/2011, 21:35
Vizinho,

Meu motor já aconteceu o mesmo.
A agua deve ter entrado no carter pela gaxeta.

No meu caso troquei o oleo 3 ou 4 vezes, sempre dando partida e rodando alguns segundos entre as trocas.
Depois coloquei oleo novo e ta rodando até hj.

Esse motor aguenta muito desaforo!!

[]'s

Diego Guilhen
15/01/2011, 01:44
Valeu fabiano ...

É rodrigo ele é valente sim ... mais na proxima ele vai passa dando risada ... ASUHASUHUASH

hoje ja troquei o oleo dele e o filtro de oleo, esqueci de fazer o esquema com as velas mas amanha irei fazelo. tbm tenho que dar uma olhada no oleo dos diferenciais e do cambio né ... e ainda por cima acredito que ferei um pouco minha embreagem, não sei por que desengardo de conciencia eu pisei na embreagem enquanto estava parado na agua ... agora ela ta dura pra caramba ... =\ ... alem de um ruido estranho, é como se tivesse vazando um ar, conforme eu acelero e como se soltasse uma rajada de ar, meio estraho, antes ele ja fazia um pouco isso, mais deu uma intensificada agora...

mais isso é o de menos ... tem outra coisa que ainda esta me deixando intrigado... o pq de o jeep ter morrido no meio da agua ...
vejamos os fatos ...

- O jeep tem snorkel.
- O escapamento é alto, e não entrou agua por cima ...
- E não foi problema elétrico ...
- E o fato de estar entrando agua pela vareta de oleo não faria o jeep morreu(acredito eu).

porem a enchente era grande ...na maior parte do percurso a agua estava na metade do pneu, quando o jeep morreu, a agua estava quase entrando dentro do jeep por fora.
O que eu acho que aconteceu foi o seguinte... o escapamento tem uma parte em que ele não é de ferro(metal, aluminio sei la), é tipo um manguerona bem grossa com uns buraquinhos, para ele porder mecher ( ja comprei ele assim, acho que foi alguma adaptação pois não dava pra imendar certo não sei) e entra agua por la ... Minha teoria é que no momento em que a agua estava mais alta, o escapamento ficou cheio d´agua e devido a pressão da agua, e devido ao escapamento ser alto (a agua teria que lutar contra a gravidade) dificultou a saida da agua, e tbm como tem buraquinhos na parte do escapamento em que eu citei, a pressão naquele ponto seria um pouco dissipada, dificultando tbm que a agua fosse jogada pra fora ...
Tanto que depois que sai da agua e dei partida, voou muito agua do escapamento ...

Vcs acham isso possivel ou estou viajando ??

JAIME MOREIRA
15/01/2011, 05:00
Valeu fabiano ...

É rodrigo ele é valente sim ... mais na proxima ele vai passa dando risada ... ASUHASUHUASH

hoje ja troquei o oleo dele e o filtro de oleo, esqueci de fazer o esquema com as velas mas amanha irei fazelo. tbm tenho que dar uma olhada no oleo dos diferenciais e do cambio né ... e ainda por cima acredito que ferei um pouco minha embreagem, não sei por que desengardo de conciencia eu pisei na embreagem enquanto estava parado na agua ... agora ela ta dura pra caramba ... =\ ... alem de um ruido estranho, é como se tivesse vazando um ar, conforme eu acelero e como se soltasse uma rajada de ar, meio estraho, antes ele ja fazia um pouco isso, mais deu uma intensificada agora...

mais isso é o de menos ... tem outra coisa que ainda esta me deixando intrigado... o pq de o jeep ter morrido no meio da agua ...
vejamos os fatos ...

- O jeep tem snorkel.
- O escapamento é alto, e não entrou agua por cima ...
- E não foi problema elétrico ...
- E o fato de estar entrando agua pela vareta de oleo não faria o jeep morreu(acredito eu).

porem a enchente era grande ...na maior parte do percurso a agua estava na metade do pneu, quando o jeep morreu, a agua estava quase entrando dentro do jeep por fora.
O que eu acho que aconteceu foi o seguinte... o escapamento tem uma parte em que ele não é de ferro(metal, aluminio sei la), é tipo um manguerona bem grossa com uns buraquinhos, para ele porder mecher ( ja comprei ele assim, acho que foi alguma adaptação pois não dava pra imendar certo não sei) e entra agua por la ... Minha teoria é que no momento em que a agua estava mais alta, o escapamento ficou cheio d´agua e devido a pressão da agua, e devido ao escapamento ser alto (a agua teria que lutar contra a gravidade) dificultou a saida da agua, e tbm como tem buraquinhos na parte do escapamento em que eu citei, a pressão naquele ponto seria um pouco dissipada, dificultando tbm que a agua fosse jogada pra fora ...
Tanto que depois que sai da agua e dei partida, voou muito agua do escapamento ...

Vcs acham isso possivel ou estou viajando ??

Diego, provavelmente foi o que houve mesmo, vc ganhou na mega sena, fiz o mesmo com um astra que tinha, só que com menos água claro, e perdi o motor, da uma revisada no escapamento, vai economizar na proxima enchente :mrgreen:

Dodger
15/01/2011, 10:33
Geralmente ele apaga pq molha o distribuidor.
Tenho um Santana 2.0 Mi aqui em casa que só de olhar pra uma poça d'água ele já morre, ahahaha. ai tem que tirar o ditribuidor e secar. engraçado que o distribuidor no AP fica num lugar bem alto.

Eu coloquei num carro meu a ignição eletronica da Motorspice que tona o carro imune a ágau, pelo menos na parte de ignição. Ja´fiz o teste e pode encher o distribuidor de água que não apaga, mesmo em marcha lenta.

Ai tem que ver o pontos vulneráveis do motor a entrada de água,
estes motores mais antigos tem gaxeta, que mesmo boa já costuma deixar o motor "beber água" por ela, dá pra substituir por retentor mas isso só vale a pena quando tu já vai abrir o motor pra mexer em alguma outra coisa. o escape tu tem que dar uma olhada como que tá isso

Diego Guilhen
15/01/2011, 10:44
é eu tbm acho que foi o escapamento mesmo ...

mais o distribuidor não foi não ... a hora que morreu eu abri o capo pra da uma olhada, ele tava sequinho ...

abraços

Thiago Pereira
15/01/2011, 11:19
Diego,

Enquanto o motor está ligado é impossível entrar água pelo escapamento, a pressão dos gases não permite.
Tente tampar o escapamento com a mão, vc não vai aguentar, imagina se a água consegue!
A água somente entrou no escapamento depois que o motor morreu, provavelmente por algum furo.
É mais provavel que o motor tenha morrido por causa da água no distribuidor, um pouco de umidade já complica, mesmo que não seja visível, a hélice do radiador quando encosta na água costuma mandar muita água nele.
Como vc ficou muito tempo parado na água como o motor desligado a água contaminou o óleo ou pela vareta de óleo ou por algum retentor.

Neste momento também não é mais necessário tirar as velas, como vc já ligou o motor a água que poderia ter já foi embora.
Retirar todas as velas é obrigatório antes de dar partida quando há possibilidade de ter água na câmara de combustão.

Diego Guilhen
15/01/2011, 13:28
entendi thiago muito obrigado ...

ja troquei o oleo e o filtro ... dei uma volta com ele hoje e deu uma leve contaminada no oleo novamente , mais bem poco... vou andar mais umas 2 semanas e vou trocar o oléo denovo ...

abraços

sallespickup
15/01/2011, 14:25
voce ja fez o certo, quando for trocar o oleo de novo, esgota o oleo fecha o carter coloca 2 litros de querosene tira as velas pra o motor virar rapido e leve e de partida por uns 2 minutos, esgote o carter de novo troque o filtro de oleo complete o oleo monte as velas e ta pronto pra outra
motor limpinho sem contaminações

carlos sallespickup

Jacimar
22/01/2011, 07:04
Bom dia prezados ! só hoje pude ler com atenção esse tópico, acho que o Rodrigo Baratti desvendou o mistério da água no cárter, provavelmente ela foi puxada para lá pelo sistema de ventilação do cárter, percebi o quanto iso é provável esses dias, tenho uma C-10 com motor GM261, ele tem um sistema de ventilação igual aos GM151 e GM250, o motor está bem rodado e estava sujando muito as velas, passei a utilizar um óleo mais viscoso, 20W50 e velas W9 ao invés de W8 e melhorou um pouco, bem, resolvi fazer um teste e desativei temporariamente o sistema de ventilação, o que aconteceu ? começou a aparecer alguns vazamentos pequenos de óleo onde não havia, o vácuo feito pelo sistema de VPC ajudava a "segurar" o óleo dentro do motor, se segura o óleo pode muito bem puxar ar ou água do meio externo, acho inclusive que os BF161 originais - e que não tem VPC - sofrem de vazamentos crônicos de óleo por isso, e originou aquela lenda de que "Jeep não vaza óleo, demarca território" um abraço a todos !

Em tempo : se o problema com as velas melhorar mesmo, pretendo fazer um sistema de ventilação pressurizando levemente o motor, ao invés de utilizar o vácuo do motor, vamos ver.

Diego Guilhen
22/01/2011, 16:21
pode ser isso tbm ...

mais o importante é que o jeep ta funcionando perfeitamente ... =D

abraços