Ver Versão Completa : Veículos off-road leves? Só maquiagem?
Jocelyn Salomão Filho
25/04/2005, 18:10
Impasse: Os carros maquiados para o off-road são ou não capazes do off-road leve (4X2)?
Com o lançamento do Crossfox, volta a haver uma discussão que não parece ter fim: Para que um carro maquiado para off-road se de off-road não tem nada? Vejo em muitas revistas automobilísticas, duras críticas por parte de alguns leitores quando o assunto são os carros Adventure, Crossover, Rally, etc, entretanto, vendem muito por sua aparência robusta, o que ninguém pode discutir. Agora faço outra pergunta: Qual carro não é off-road? Alguém já parou pra pensar nisso? Vou dar exemplo da região onde moro, moro em Campo Grande, MS, uma capital de quase 1 milhão de habitantes, que tem uma ligação muito forte com o meio rural. Aqui, exagerando um pouco, tem quase 1 pick-up para cada carro, e com freqüência se vê carros pequenos muito sujos de lama, que voltaram de fazendas (as caminhonetes estão sempre limpas e no asfalto), em estradas de terra muito precárias sem que esteja escrito na traseira Adventure, Crossover...
Não há necessidade de ter tração 4x4, suspensão elevada, nem reforço estrutural para sair do asfalto, vou dar outro exemplo: em uma das etapas do rali universitário de 2004, houve um episódio que prova isso, grande parte dos universitários aqui tem caminhonetes e, participaram do rali, em uma das etapas havia um lugar de areão para passar, as caminhonetes 4x2 chegavam lá com suas suspensões altas e pneus BF e ficavam atoladas, algumas 4x4 passavam com certa dificuldade, então se aglomerou atolados no lugar, quando surge um Uno, que estava competindo, que não tinha pneus A/T, não tinha suspensão elevada e nenhuma forma que o caracterizasse off-road, então o Uno entra no areão, os pilotos das caminhonetes riam muito e tiravam sarro, então o Uno foi patinando na areia e transpondo o trecho bem vagarosamente, com a platéia toda contra ele, e o Uno foi indo sem afundar, e foi e foi, a platéia ficou silenciosa e quando viram que o Uno já havia passado as caminhonetes e estava próximo ao fim do trecho de areão, seus concorrentes começaram o torcer pra ele e acabou transpondo o trecho sem atolar, lembrando que para participar não pode ter sido piloto ou já ter participado de outro rali, é só para iniciantes universitários! Outra coisa, as empresas de sal mineral, sementes de pastagem, topografia, oficinas e concessionários de trator, que oferecem serviços nas fazendas optam por Uno e Gol, parece estranho, mas não é, pode perguntar porque, que os empresários vão responder: Agüentam o tranco, não dão problema, manutenção de rotina barato e são mais rápidos nas estradas de chão que as caminhonetes! É fato!
Os carros podem enfrentar vários tipos de terreno sem muito sofrimento, tudo depende do dono, Ferraris, Lambrguinis, alguns Porsche, esses sim são carros que não tem nada de off-road e não devem ter mesmo, são bons pro asfalto, agora qual o problema em enfrentar um trecho de trilha ou uma estrada de terra batida com uma Strada Adventure, que tem 17 cm do chão? Ou com uma Saveiro Crossover? Com um EcoSport 4x2? Ou com o próprio Crossfox? Pode raspar em baixo em alguns lugares, mas tem protetor do carter, é só não passar a 110km/h que não haverá mais problemas, o mesmo ocorre na lama, é só saber transpor!
Agora, se você quer passar sobre arvores caídas, subir morro ou atravessar uma lagoa, agora sim, compre um Land Rover, um Troller, ou um Cross Lander e divirta-se, mas se você quer um carro robusto que tenha uma ou outra forma de melhoria (mesmo se for pouco significativa) para o off-road, para pescar em um fim de semana, ir a fazenda sem precisar carregar muita coisa, se aventurar em estradas de terra que você não conhece.... compre algum dos off-roads leves que você vai se dar bem, e outra coisa, vai me dizer que o EcoSport, linha Adventure e linha Crossover não fazem bem as vistas no trânsito das grandes cidades? Que bela maquiagem!
Celen,
A questão é de interpretação: estrada de terra batida continua sendo "on-road", vc em nenhum momento saiu do caminho batido e desceu aquele barranco do lado, passando pelo brejo, atravessando o riozinho de 40cm e chegando naquele morro de 60º de inclinação. Lá do topo dele vc continuará avistar a estradinha de terra "on-road". Essa é a descrição de off-road leve no meu ponto de vista.
Mas concordo com vc um Fusca na terra anda muito melhor que qq picape 4X2.
A pergunta que fica é porque tem tonto que paga 10-15% a mais por um carro maquiado????
E as vezes uma pocinha e um pouquinho de lama podem acabar com o seu off-road leve.
PS: Isso com chuva pesada no verão se transforma 8) 8) 8)
Jocelyn Salomão Filho
26/04/2005, 14:32
É verdade,
pode até ser considerado on-road um caminho pra fazenda de terra batida, só que mais se vê é gente reclamando que acha que esses carros tem que fazer o que vc disse, passar um riacho de 40cm, subir um morro com 60º de inclinação, aí eu digo, vai comprar um jipe, eu mensionei no que disse, se quer subir morro, passar sobre arvores caídas, compre um jipe 4x4!!!!! Esses podem com poder!!!! :wink:
Jocelyn Salomão Filho
26/04/2005, 14:35
Mas acho que vale pagar 10-15% a mais em um carro maquiado porque são bonitos pra caramba e se não tenho condições de ter um autêntico off-road, seria minha opção! Vai de gosto, e de boa interpretação!!! :wink:
Meu amigo,
A televisão faz milagre, veja a propaganda as propagandas da Mitsubishi, Ford, VW........
São poucos para não dizer raros os que compram um $4X$4 de 100k e poem para ralar.
Hoje vale mais o que vc ostenta do que o conteudo, não só no genero automóvel.
Um jipinho tem um valor que não pode ser medido em cifrão, são as pessoas que vc conhece e o companheirismo criado por eles.
Além das mil estórias para contar e enganar os amigos entre uma cerveja e outra na barraca do Cabral
... estrada de terra batida continua sendo "on-road",
Falou e disse! 8)
[]´s
Mas acho que vale pagar 10-15% a mais em um carro maquiado porque são bonitos pra caramba e se não tenho condições de ter um autêntico off-road, seria minha opção! Vai de gosto, e de boa interpretação!!!
Celen,
Se vc pode com eles vc está muito mais perto de um 4X4 do que imagina :shock: :shock:
Pelo preço de um Palio Adventure vc sai andando em uma Cherokee sport 98
Que tal??? 190CV (deve ter mais), automática, 4X4 integral, couro,ar, direção ,ABS, aro 15, etc...
(procure Wallace para maiores infos 8) 8) )
Temos opção diesel pelo preço de um Cacarecoesport por exemplo um Troller 03, Land 97,Band 92
Que tal??? Motor 2.8 132CV , carroceria de plástico reforçado,nacional (é o dizem)um puta bugão para subir dunas
Tem jeeps Willys modificados (meu favorito é o 52) por 15mil e ainda sobra troco para comprar um carro de passeio.
Já ia esquecendo das picapes vou puxar a sardinha para as Toyotas. Hilux 98 2.8: 90CV (com turbo), 1000kg de carga, ar, direção, aro 16,(pode por uns 31" fácil),manutenção extendida (já pensou em trocar a correia dentada com mais de 100.000km??)
Tudo isso pelo preço de uma saveiro CrossAlgumacoisa
[ ]´s confiante que vc ainda vai ter um 4X4
lg_gustavo
26/04/2005, 16:39
Jocelyn,
Aqui onde trabalho a maior parte dos trabalhos também se dá em estradas de chão batido. Temos aqui uma série de veículos - todos locados - e rodamos em média todos os dias 300 km com cada um deles pelas estradas.
Os veículos são alguns de uso urbano (Palios e Celtas) e outros de uso mais apropriado para as estradas (L-200 cabine dupla).
Essas estradas não apresentam grandes dificuldades, exceto quando chove muito para os padrões daqui (No meu padrão aqui chove muito todo dia enquanto que para o padrão local eu ainda não vi uma chuva de verdade :shock: ) Essas estradas têm travessias de pequenos igarapés e atoleiros, além de algumas erosões e buracos. No primeiro mês que chegamos aqui no Pará as pick-ups ainda não haviam chegado e rodamos com os "Populares". Resultado: 1 motor fundido por causa de um cárter praticamente decepado, além de problemas generalizados com suspensão, escapamentos, etc...
Outro problema é a confiabilidade dos carros: rodar todo santo dia FORÇANDO o carro gera uma série de desgastes pré-maturos e não há manutenção preventiva que dê conta. Resultado: Em 1 mês já acontecia de neguinho ficar sem carro no começo da noite numa estrada no meio do nada...
Moral da história: aguentar o tranco até aguenta, mas aguenta 1 vez na vida e outra na morte. Todo dia não.
[ ]s, de quem já teve um Celta que não aguentou nem viagem em feriados no campo[/img]
Beto Lacerda
26/04/2005, 16:57
galera o cara é dentista , sugere um samuca que ele abraça :twisted: :twisted:
Jocelyn agora falando serio , o caio disse algo muito importante , estrada de chão batido é onroad, se seu uso é esse blz , mas se vc pegar uma estradinha mais ardida e se chover então ai ja era
esses adventure da vida são enfeitados a um gosto duvidoso e não fazem nada que um sem ser adventure não faria , na boa onde um dobló adventure estrada real chega que um dobló normal não ???
[]'s
Thiago Serpa
26/04/2005, 18:34
Sim, as Stradas "adventures" chegam no mesmo lugar que as working e as Stile. Entretanto, no caminho todas acabam raspando o peito de aço... A diferença é que a stile pode perder aqueles spoilers e detalhes na ponta do parachoque... a Adventure pode amassar e ralar os ferrinhos de proteção e faróis de neblina, enquanto a working apenas pode ter um mero ralado na ponta do parachoque... :shock:
No mesmo lugar onde passa um "adventure" também passa um uno (imagina um uno adventure :lol:), um pálio, até um kadett, a diferença é o que cada um deixa pra trás.. :D
Agora, se o percurso é off road, abandona....
isaianet
27/04/2005, 00:11
Eu gostei duma reportagem que o jornal Zero Hora daqui de Porto Alegre fez sobre esses carros adventure e etc...
Moral da história: mostrou que o Ford Focus tinha um vão livre igual ao da Ecosport 4x4 (e dizem q ela eh off-road)
Abraços
Feroza4x4
27/04/2005, 01:11
(imagina um uno adventure :lol:)
Então prepare-se, que o lancamento de Mille Adventure será ainda neste primeiro semstre :shock:
hehehehe....
Sds,
A questão é de interpretação: estrada de terra batida continua sendo "on-road"...
Não é bem assim, Caio, o termo "off road" não deve ser entendido de forma literal.
Infelizmente a imagem está em slide e não tenho como escanear, senão postaria uma, que foi tirada exatamente do mesmo ponto em que você tirou a foto que mostra o riozinho que antecede a faixa de areia lá em Castelhanos. Detalhe: eu estava de Chevette e fui até lá porque um caiçara me havia dito que por lá era possivel chegar até o Saco do Sombrio, que fica um pouco mais ao sul de Castelhanos. Não achei o caminho pretendido e voltei, sem o menor problema, a não ser um ou outro enrosco no assoalho do carro, e com certeza milhares de outras pessoas já fizeram o mesmo por lá, usando simples automóveis.
Já em outra oportunidade estive em Castelhanos de moto (XL250) e fui obrigado a passar a noite na companhia de borrachudos e sapos, pela absoluta impossibilidade de ficar com a moto de pé por mais do que alguns segundos. Nunca na minha vida de motociclista (15 anos de vento na cara) levei tanto tombo e escorregão e nunca passei tanto sufoco, justamente por causa de uma "estradinha metida à besta", e olha que estávamos em três motos, e mesmo com dois "cavalos" empurrando um "burro" sobre uma moto, não teve jeito.
No dia seguinte, bastaram algumas horas de sol que a "trilha maldita" simplesmente desapareceu, e não demoramos mais do que meia hora para chegar até a balsa.
Acho que existe unanimidade em afirmar que "trilha" é Off Road.
Agora, em que difere uma trilha de uma estrada de terra batida?
Não seriam as limitações impostas ao veículo?
O caminho para Castelhanos, só para ficar neste exemplo que muita gente conhece, pode ser uma trilha das bem complicadas ou uma estradinha de chão batido das mais corriqueiras, tudo vai depender do veículo utilizado para transpor o percurso e das condições em que o caminho se encontra, que em função da época do ano se transforma de forma radical.
E isso sem falar do "braço" de quem dirige, porque de nada adianta ter um trator de esteiras se quem dirige não sabe brincar com joystick. :lol:
No meu entender, o termo "off road" está mais para um conceito, um estilo de vida, que tem como ícone veículos caracterizados para tal, e deixando de lado os extremos de utilização, até o ícone pode ser dispensado e mesmo assim continuarmos a usufruir do conceito de "off road".
Detalhe interessante: hoje em dia devem existir mais jipes nas grandes cidades do que no campo, e quem pratica off road dificilmente vê jipões equipadissimos na mão dos nativos que moram no fundão do mundo.
Por que será? :wink: :lol:
Abraços,[/b]
Grande Sukis,
Coloquei o termos on-road mais para dar inicio na conversa mesmo, concordo que os termos onroad/offroad vai além de definição técnica.
Coloquei as fotos da estradinha mais para dar um exemplo de um caminho tranquilo que vc chegou de Chevette q com uma chuva forte de 45min pode virar o bicho :twisted: :twisted: .
Tive oportunidade de pegar uma chuva forte voltando de Castelhanos e foi sem dúvida um dos melhores "offroads" que eu já fiz.
Ai vc vê porque precisa de um protetor de carter reforçado, motor diesel, reduzida, pneu muxo, um saco de areia molhado na caçamba, e braço para não parar nos barrancos.
Esse riozinho manso eu passei com água quase na linha do farol, aquela primeira subidona parecia um sabão, tive que tentar duas vezes e sem dó de acelerar em 3ª reduzida.
[ ]´s ainda querendo convencer o dentista a comprar um 4X4 :roll: :roll:
Cícero Franco
27/04/2005, 09:23
Os espanhos têm duas classificações: "todo terreno" e "todo camino". É bem interessante isto. Para eles, todo terreno é o Willys, o Land Rover, etc. Todo camino são picapes e carros 4x4 (lá tem até Scenic 4x4 e é com tração nas quatro rodas mesmo). Agora estes nossos carrinhos maquiados não entram em qualquer classificação, são no máximo bonitinhos!
[]s
Ronaldo B.
27/04/2005, 10:01
No meu entender, o termo "off road" está mais para um conceito, um estilo de vida, que tem como ícone veículos caracterizados para tal, e deixando de lado os extremos de utilização, até o ícone pode ser dispensado e mesmo assim continuarmos a usufruir do conceito de "off road".
Acho que essa é uma excelente definição para os carros "Adventure", "Crossover", etc... Não acredito que alguém seja ingênuo o suficiente prá comprar um carro desses e querer colocar num "Pinheirinho" da vida.
Eu jamais compraria um Doblô Adventure porque acho o carro feio prá kct e nem um Ecosporte 4x4 porque acho que não vale quanto custa, mas compraria uma Palio Adventure ou um CrossFox prá rodar no dia a dia em São Paulo sem problemas, porque do jeito que tem lombada, valeta e buraco nessa cidade, um carro com uma suspensão alguns centimetros mais alta já ajuda, porque é irritante ficar sentido o fundo do carro raspar ao passar em uma lombada ou valeta, além do visual de alguns modelos me agradar, mas nem por isso iria colocar o carro prá "ralar" numa trilha.
Se fossemos levar tudo "ao pé da letra", então prá que vender carros equipados com motores que podem atingir velocidades acima de 200km/h se na cidade raramente podemos atingir os 90km/h seja por limite velocidade controlada por radares ou por congestionamentos ??? Então só deveriam fabricar carros com motor 1.0, que seriam mais que suficientes ????
[]´s
otaviofilho
27/04/2005, 10:03
Celen e ALL, bom dia!
Até o ano passado eu tinha, além do Niva 95, uma Bonanza 94. A Bonanza é um excelente carro, que se tivesse tração eu certamente não a teria vendido. Mas adorei ter ficado com ela durante 2 anos e até cheguei a fazer alguns passeios com ela por estradinhas de terra, e até algumas trilhas levíssimas. Numa destas, sofri um pouco para subir uma estrada tranquila, e o motivo foi que a traseira patinava. Só nesta hora é que percebi quanta falta fazia a tração nas 4 rodas...
Na minha opinião, os carros de apelo off-road são só para massagear o ego de jipeiro de shopping e de internet.
Não que jipeiro de verdade não possa ter um, mas só este saberá que optou pelo carro apenas pelo visual, pois não é funcional, não dá pra fazer trilha de verdade, e nem faz tudo o que a TV mostra...
lá tem até Scenic 4x4 e é com tração nas quatro rodas mesmo
Lá na Europa tem muito automóvel 4X4 por causa da neve, que transforma asfalto em pista de patinação. :wink:
Se fossemos levar tudo "ao pé da letra", então prá que vender carros equipados com motores que podem atingir velocidades acima de 200km/h se na cidade raramente podemos atingir os 90km/h seja por limite velocidade controlada por radares ou por congestionamentos ?
Simples de responder: pelo mesmo motivo que se compra um equipamento de som com 1000 Watts para equipar uma sala de 10m², pelo mesmo motivo que se compra um computador de ultima geração só para navegar pela internet, pelo mesmo motivo que se compra um canivete suiço só para cortar as unhas, pelo mesmo motivo que se compra um celular com MP3, sons polifônicos, câmara fotográfica, jogos, agenda para 1000 registros, tela colorida e o escambau para... exclusivamente atender às ligações da patroa. :lol:
Será que vocês nunca ouviram falar em gosto ou status? :wink:
Tive oportunidade de pegar uma chuva forte voltando de Castelhanos e foi sem dúvida um dos melhores "offroads" que eu já fiz.
Ai vc vê porque precisa de um potetor de carter reforçado, motor diesel, reduzida, pneu muxo, um saco de areia molhado na caçamba...
Você poderia ter emprestado o saco de areia molhada para o Otávio, assim ele não venderia a Bonanza por causa da falta de tração nas rodas traseiras. :lol: :lol:
Mas voltando a sua citação, será que realmente precisa disso tudo?
E se ao invés de Castelhanos você for para Ilha Comprida, de que vai adiantar o motor diesel, reduzida e o saco de areia molhada? Ilha Comprida é areião puro.
A coisa é complicada, Caio, cada caso é um caso e não existe veiculo perfeito para todos os caminhos, mas existe veículo razoável para todos os caminhos e que atende pelo nome genérico de "utilitário", e quanto mais próximo o veiculo estiver do conceito de utilitário maiores serão as chances de se dar bem em QUALQUER situação.
Acredito que entendi a sua colocação na abertura deste tópico, e acho que o aparecimento destes carros com apelo fora de estrada tem tudo a ver com o marketing das empresas, que entraram na atual onda naturalista/ecológica que virou mania nos grandes centros, e essa onda pegou por ser justamente antagônica à forma de vida dos viventes nas grandes cidades.
Senão, vejamos:
O indivíduo demora horas para chegar ao trabalho (via de regra por caminho congestionado), tem o lazer restrito (via de regra em Shopping e suas filas intermináveis) e o único verde que vê não passa de uma folha de alface mal escondida dentro de um hambúrguer (de comida industrializada). Aí ele chega em seu apartamento (via de regra pequeno e com vista para a parede do vizinho), liga a TV e vê uma propaganda onde aparece um cenário "hollywoodiano", com muita vegetação, terra, mulheres bonitas, céu azul, papagaio, mulheres bonitas, coqueiro, riacho, mais mulheres bonitas, rapel, asa delta, cachoeira, e mais mulheres bonitas, tudo em cenas rápidas, com uma trilha sonora bem cuidada, para deixar o indivíduo bem atordoado, e no final aparece o carro na forma de "redentor dos fracos e oprimidos", como se fosse um passaporte para o paraíso das cenas milimetricamente determinadas pelo departamento de propaganda de alguma multinacional interessada no seu saldo bancário.
Aí não dá outra, o caboclo do asfalto morde a isca, compra o carro, e vai feliz da vida percorrer exatamente o mesmo caminho congestionado, fazer o mesmo lazer de sempre, comer o mesmo hambúrguer e olhar para o mesmo visual: parede do vizinho. :twisted:
Tudo isso está errado? Não necessariamente, mesmo porque a vida é feita de sonhos, e se alguns penduricalhos de plástico a mais ajudam a tornar o dia-a-dia menos estressante, que sejam bem vindo os penduricalhos e ponto final, mesmo porque o que mais existe dentro das garagens não passa de puro adorno, seja na forma de um Hummer equipadíssimo ou de uma Ferrari "tunada", só para ficar em exemplos extremos.
É difícil falar sobre automóveis sem entrar no mérito do status, estilo de vida, mercado de consumo, frustrações, poder, carência afetiva, e tudo o mais que envolve uma grande dose de subjetividade, mas como este espaço é um fórum especializado é de se esperar que, no mínimo, o aspecto utilitário de qualquer veículo seja tratado com coerência e objetividade, respeitando as diferenças de utilização e as pretensões de seus donos.
Fazendo assim vamos melhor entender que o mais importante não é a especialidade de nossos brinquedos e sim o que conseguimos fazer com o que temos em mão, e que o grande obstáculo não é o caminho à ser percorrido e sim nossas próprias limitações. :wink:
Abraços,
Alessandro Henrique
28/04/2005, 03:19
Sukys,
Muito boa a colocacao.
Sds.
andretomasi
28/04/2005, 03:46
Mestre, falou e disse :)
lg_gustavo
28/04/2005, 08:01
Sukys,
Parabéns pelo texto. 8)
[ ]s
Sergio Rocha
28/04/2005, 13:03
Surkys
O q eu mais gostei foi o verde da folha de alface.
É isso aí.
Parabéns pelo excelente texto.
lucas.sanches
28/04/2005, 23:36
kkkkkkkkkkk vcs ja viram o tal do uno adventure???? eh a coisa mais ridicula q fizeram... na boa...e tem gente q compra!!(meu vizinho comprou um mes passado)
e olha q aki nem tem shopping e nem folhas verdes de alface industrializado!!!!! eh tudo de verdade!!!
[]´s
Alface industrializado :?:
Deixa prá lá, deve ser coisa do ET de Varginha...
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Abraços,
flaviovs
29/04/2005, 02:56
O GLOBO, 24/04/2005, seção "Defesa do Consumidor":
"Comprei um carro da Ford, modelo EcoSport XLS, 1.6L, ano 2005. Sofri um acidente em 20 de fevereiro, ocasionado pela queda do motor. O carro tinha só dez mil quilômetros rodados. Estava dirigindo, em velocidade normal, em torno de 40 km/h, quando bruscamente o motor começou a ranger, a direção descontrolou-se, e eu consegui com muita dificuldade parar o carro. Ao sair para verificar o que havia ocorrido, constatei que o motor do carro havia caído. Esse não foi o primeiro defeito apresentado pelo carro. Com 4.900 quilômetros, o sistema de embreagem quebrou. Pesquisei e descobri que casos semelhantes de queda do motor deste modelo já ocorreram, um deles no Rio Grande do Sul e outro na Argentina. Solicitei à Ford a restituição da quantia paga pelo carro, devidamente atualizada, conforme previsto no artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor. Estou há 45 dias tentando resolver a situação, sem sucesso."
Parabéns, Sukys :!: :!: :!:
É isso aí :!: :!: :!:
[]'s
Alessandro Henrique
29/04/2005, 12:36
kkkkkkkkkkk vcs ja viram o tal do uno adventure???? eh a coisa mais ridicula q fizeram... na boa...e tem gente q compra!!(meu vizinho comprou um mes passado)
e olha q aki nem tem shopping e nem folhas verdes de alface industrializado!!!!! eh tudo de verdade!!!
[]´s
Pera ai :!: :!:
Uno adventure? A Fiat lancou isso :?:
Sds.
Marcio Vargas
29/04/2005, 12:53
[]´s
Tem alguma foto ai que mostre tal aberração??
samukanvas
29/04/2005, 13:25
pelo mesmo motivo que se compra um equipamento de som com 1000 Watts para equipar uma sala de 10m², pelo mesmo motivo que se compra um computador de ultima geração só para navegar pela internet, pelo mesmo motivo que se compra um canivete suiço só para cortar as unhas, pelo mesmo motivo que se compra um celular com MP3, sons polifônicos, câmara fotográfica, jogos, agenda para 1000 registros, tela colorida e o escambau para... exclusivamente atender às ligações da patroa. :lol:
e o único verde que vê não passa de uma folha de alface mal escondida dentro de um hambúrguer (de comida industrializada). Aí ele chega em seu apartamento (via de regra pequeno e com vista para a parede do vizinho), liga a TV e vê uma propaganda onde aparece um cenário "hollywoodiano", com muita vegetação, terra, mulheres bonitas, céu azul, papagaio, mulheres bonitas, coqueiro, riacho, mais mulheres bonitas, rapel, asa delta, cachoeira, e mais mulheres bonitas, tudo em cenas rápidas, com uma trilha sonora bem cuidada, para deixar o indivíduo bem atordoado, e no final aparece o carro na forma de "redentor dos fracos e oprimidos", como se fosse um passaporte para o paraíso das cenas milimetricamente determinadas pelo departamento de propaganda de alguma multinacional interessada no seu saldo bancário.
Seu exemplos são os melhores :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: engraçado pra kct
lucas.sanches
29/04/2005, 13:57
O Alface nao foi naquele sentido q eu quis dizer.. axo q vcs entenderam..
o UNO existe e eh mto feio .... vou ver se consigo umas fotos do carro aki do vizinho ou vou procurar q eu coloco aqui!!!
mais q eh feio eh viu!!!
lucas.sanches
29/04/2005, 14:09
All...
A revista quatro rodas de março deste ano possui reportagem sobre o uno adventure.. eu nao possuo a revista e esta dificil axao o bendito na net!!quem puder disponibilizar ai fas o favor!!
valew
Jocelyn Salomão Filho
30/04/2005, 12:23
Ae galera, qual é o problema em ser dentista? hehehe.....
To gostando de ver as diferentes opiniões que surgem tá bom d+!!!
Galera, alguém já veio ao Pantanal Sul-Mato Grossense?
É lindo, o vô de minha namorada tem uma fazenda lá, no município de Aquidauana-MS, e lá são 6 meses de seca e 6 meses alagados! São uns 190 km de Aquidauana até a fazenda, tudo por estrada de terra e areia, quando alaga, alguns trecho fica com agua no farol de carros pequenos, mas olha como vale a experiência, eles estão lá há uns 20 anos, e conhecem como ninguém aquelas estradas, nem o vô dela nem o pai (que é pecuarista na mesma região) nunca tiveram um 4x4, e são raros os casos de atolameno com eles, que tem uma F-1000 94 e F-350 02/03 respectivamente, no passado tinham a F-1000 "4farol" e Pampa 4x2, e também não tinham problema, há alguns anos, a faculdade UNIDERP comprou uma fazenda uns 40 km mais pra frente e colocou um centro de pesquisa lá, e para os funcionários irem da cidade até lá o 4x4 da hora era o Toyota bandeirante em todas suas versões! E acreditem, tinha uns caras que atolavam!!!! Outro novos fazendeiros, geralmente de SP (tem mais grana), vinham com suas Hilux e L200 e também se perdiam pelo caminho..... Agora qua os motoristas da fazenda da faculdade que já tem uma certa experiência estão usando a Strada Fire e os Fazendeiros novatos estão com L200 Sport HPE (dá status), e atolam menos que naquela época!!!!!!!!! Os da L200HPE nem usam a tração!!! E gente, pra ver que não minto, já ví jipeiro com Troller com medo de passar, e só passou depois que um louco com um Uno entrou num atoleiro e passou (foi a maior cagada que ví na vida)! É tudo questão de experiência!!!! Em alguns casos de questão de 4x4 mesmo!
Abraço!
Beto Lacerda
30/04/2005, 18:38
Ae galera, qual é o problema em ser dentista? hehehe.....
nenhum , mas me diga quem gosta de motorzinho :twisted: ???
Pois é, Jocelyn, o carro é apenas UM dos componentes deste emaranhado que se chama Off Road.
Já estou há alguns dias procurando por uma reportagem que saiu em uma edição da revista Quatro Rodas (ou talvez Mecânica Popular), lá dos idos dos anos Sessenta, que traz uma narrativa do começo do século XX sobre a primeira vez que automóveis fizeram o percurso São Paulo-Santos.
Tudo bem que chegaram até a usar dinamite para remover algumas pedras do caminho, mas cai como uma luva para quem acha que só com Big Foot é que se faz Off Road.
Assim que achar a dita, escaneio e posto no fórum.
Abraços,
Jocelyn Salomão Filho
01/05/2005, 18:14
Boa Sukys, é isso que eu acho, não só big foot que faz off-road! :D :D :D :D :D :D
Acho que quem faz o off-road não é o tipo do carro, mas o espírito do motorista, e pra quem tem o tal Uno Adventure (ainda não ví nenhum!), é só adequar o veículo ao espírito, ou o espírito ao veículo! O negócio é se divertir! 8)
O Uno adventure ainda não foi lançado, portanto o amigo do carinha lah não tem como ter um.
O problema dos off-road de araque e que custam quase o mesmo que utilitarios de verdades, feito com componentes maiores, mais resitentes e robustos, motores maiores, muitas vezes a diesel, assim eh coia de Otário comprar adventures da vida, é dar ainda mais lucro para montadoras que hoje en dia cobram preços totalmente absurdos.
Ja viram o comercial de tv do CrossFox?
Eh perfeito! Mostra um cara dirigindo um Fox, que so imajina que esta fora da estrada.
So no mundo da imajinação mesmo pra um FOX servir para caminhos dificeis.
Viram quato custa um desses? R$45mil
Isso tudo por um compacto com motor 1.6
A alguns anos nem camionete cabine dupla 4x4 a diesel custava isso.
O Fox comum , que ja eh caro demais, custa R$35mil
Eu moro em Belo Horizonte, e uma vez, a uns tres anos atrás eu vi um uno
"adventure" aqui na região. Na serra da piedade para ser mais preciso. Mas
ero um veículo totalmente modificado pelo dono.
Ficou muito estranho. Era verde com detalhes de chapa de alumínio pintadas
em amarelo. Tinha tudo que um adventure de hoje tem e mais algumas coisas
como galão e estepe fora do veículo.
Concordando em parte com o Jocelym, realmente, tem lugar que um uno passa
que um troller não passa, mas aí o componente que faz a diferença é o braço
e a experiência em cada buraco. Põe um daqueles fazendeiros "malaco veio"
na direção de uma viatura preparada pra ver por onde eles passam :shock: .
Essa moda adventure, crossover, cross-qualquer coisa já pegou. Na minha
opinião é apenas um incremento estético caro. O pouco que ganha no offroad
(muito pouco mesmo), perde-se muito em estabilidade no on-road já que aqueles
dois dedos a mais em altura, pneus mistos e os novos pesos inúteis jogam o
centro de gravidade para cima.
Honestamente, se um sujeito* tem grana para pagar 45 mil num bicho desses,
não pode ser otário. E só é enganado se quiser :wink: .
* - Sujeito que trabalhou para ganhar, excluem-se desta definição filin de papai
rico e mauricinhos :twisted: .
Grande Sukis,
Tô lendo hoje seu texto, resumiu muito bem como sempre 8) 8)
Já pensou em ser cronista ou jornalista?????
[ ]´s começando bem a Segunda
Só para constar a viatura "nova" na assinatura 8) 8) 8) 8)
Bem, vou dar minha opinião recheada de experiência pessoal.
Em primeiro, concordo com o Sukys: "off-road" é muito mais uma questão de espírito, de postura e de gosto do que de carro.
Em segundo, ao compararmos os "adventures" com os Willys estaremos comparando alhos com bugalhos. Não há comparação! Nem estética! Assim como não há comparação entre um Hummer e um Porsche. Coloca-se "neon" no carro ou para-choque de impulsão ou adesivo "off-road" mais por gosto estético do que por necessidade mecânica. É a diferença entre um sedã e um coupê da mesma marca e modelo. É estético, é gosto. Esse é o grande argumento dos "adventures". Argumento válido, diga-se.
Em terceiro vem a experiência de dentro de casa. Minha mulher adora jeeps. Mais de olhar do que de andar. Afinal, não é todo mundo que gosta de andar no dia-a-dia num carro em que se tem que ter um elevador para entrar, e um para-quedas prá sair, chacoalhar no asfalto liso, fazer curva devagar... Mas ainda assim tem um pouco do espírito "off-road". É o público que bem mostra o anúncio do Crossfox como bem disse o Oparin. Pois bem. Minha mulher já andou em todos os off-road que passaram pela minha garagem mas, com razão, os achava cansativos, e acabava preferindo, para o uso diário o sedã. Já teve Palio Adventure. Achava muito bonitinho mas com a suspensão macia demais. Comprou um Fox Sportline. Excelente carro. Que trocou, nesta semana que passou por um CrossFox. Tá rindo de orelha a orelha. E por quê? Apenas porque ela se "vestiu" do espírito "off-road" que possui com o conforto de um carro urbano de boa qualidade. Ela não quer fazer trilhas! Quer apenas "vestir" seu espírito. Da mesma forma que alguém põe neon no carro, tem um Bang&Olefsen na sala, adesiva seu jeep, aguarda ansiosamente a safra de Bejoulais Noveau ou tem um Willys...
Em quarto entra a questão a financeira. Não acho que quando alguém dá 45 mil num Crossfox lamente que com 25~30 mil pode ter uma Cherokee Sport. Por que não é esse seu objetivo nem seu limite. Os valores aí são intrínsicos e estão inseridos numa complexidade muito maior. Afinal o que dizer de um Uno que custa quase 30 mil? E o que dizer de um Willys com 50 anos de uso que tem, muitas vezes, em equipamentos, mais do que os mesmos 30 mil?
Finalmente. Willys, Cherokees, Toyotas, Adventures, "tunados", esportivos... todos têm seu público, seu uso e seu preço. Na verdade fazendo parte de uma paixão comum: o automóvel!
Eu, de minha parte, procuro me abstrair dos aspectos digamos, mercadológicos, e reconhecer defeitos e qualidades de cada carro, dentro de sua proposta e seu nicho.
[]s,
lucas.sanches
02/05/2005, 11:26
O uno adventure foi lançado sim!!! Inclusive a primeira vez q eu vi ele ele tva sem placas e faz poco tempo...axo q ainda num chego ai nao...
vo arrumar uma maquina e tirar fotos dele!!!
abraços
Não, ainda não foi lançado.
Se esu amigo tem um ele mesmo enfeitou ou comprou enfeitado por terceiros. Algumas concessionarias equipam os carros por contra prória.
Por exemplo a Sopave de São Paulo que teve a coragem de fazer essa coisa ridicula:
http://www.fiestahp.com.br/Comics/figuras/GolXtreme02.jpg
http://www.fiestahp.com.br/Comics/figuras/GolXtreme03.jpg
http://www.fiestahp.com.br/Comics/figuras/GolXtreme05.jpg
O Mile dee ter ficado tão ridiculo quanto.
lucas.sanches
02/05/2005, 21:03
ficou piorrr.... eletem uma grade no parachoque traseiro na frente parece aqueles de pick-up...e o resto ta parecido com esse golzim q eu ja tinha visto tambem!!
resumindo.. ta ridiculo!!! axo q num serve nem para o tal ESPIRITO OFF ROAD!!
Fernando Figueiredo
02/05/2005, 23:52
Pessoal, não sei se o uno adventure foi lançado, mas taí mais adventure para coleção...
Aparece cada coisa.... :? :?
Marcio Vargas
03/05/2005, 12:46
A uma grande diferença entre "estar" jipeiro e "SER" jipeiro...
AndersonPoa
03/05/2005, 15:31
O pior nao é isso...
O maior prejuizo, ao meu ver, é de que os consumidores possam ser induzidos a usar o veiculo em condicao inapropriada, sem que isso (i.e., limitacoes para uso off-road) esteja expressamente definido no manual do proprietario.
Aí o cara quebra o carro, queima a embreagem, funde o motor, etc. (como ja aconteceu com alguns colegas de Ecosport...), e a coisa acaba na justica....!
Acho inclusive que as propagandas na TV e em outra midias deveriam deixar claro o apelo meramente estetico das modificacoes, e de que NAO se trata de uma versao para uso em fora de estrada (vide como os americanos anunciam pickups por lá, mesmo as tracionadas...)
Cícero Franco
03/05/2005, 16:48
Colocar um carrinho destes, com 18 cm de altura no meio de pedras e lama é muita coragem!
lucas.sanches
03/05/2005, 23:51
Ta ai um TIPO ADVENTURE.... Nao é tao Adventure como os de hoje mais o cara fez m@#$a no carro...Agora as do UNO eu vou tirar ainda e posto dps!!
Agora eu acho q é so aqui em Varginha que tem esses loucos mesmo!!!
abraços!!
Jocelyn Salomão Filho
05/05/2005, 18:25
Mandou muito bem Claudio! :wink:
É questão de estilo e espírito essa mania de maquiagem off-road, e esse ponto de utilizar um jipe na cidade conta muito, é dificil de guiar pra caramba, é apenas off-road!
Agora outro ponto é a segurança, um carro moderno com uma maquiagem é muito mais seguro que um jipe de 50 anos de uso, e não é facil quebrar um carro em algumas trilhas, vai do braço, da consciência (falo a todos) e do poder aquisitivo do dono, ter 45 mil pra comprar um Crossfox é porque o cara pode, não vai abrir mão de uma aparencia cara pra andar num veículo usado a Diesel (que tem uma manutenção de rotina muito mais cara que da gasolina e não anda nada se comparado a um motor com mesma capacidade volumétrica da gasolina), com uso quase exclusivo na cidade e que tem um conforto que deixa a desejar!
Não é muito mais confortavel viajar no banco traseiro de um Vectra doque de uma S-10 cabine dupla, sem contar no barulho que enche o saco em viagens longas!!!! Vai de grana, gosto, espírito, mas tudo pra nunca se esquecer do off-road! :wink:
Jocelyn Salomão Filho
05/05/2005, 18:26
Cada carro feio nessas fotos! :oops:
Agora outro ponto é a segurança, um carro moderno com uma maquiagem é muito mais seguro que um jipe de 50 anos de uso, e não é facil quebrar um carro em algumas trilhas
Jocelyn,
Me conta onde vc vê segurança??? Em uns tubinhos de 3/4" com parede de 1mm???
De novo sua definição de trilha cai na estradinha de terra :x :x :x
Eu tenho um jipe e um carro de cidade realmente seguro (Scenic):
Air-bag duplo
Barra nas portas
Deformação progresiva da carroceria
Paralamas dianteiros de plástico mole
Ferro pendurado só serve para fazer peso e machucar pedestre :x :x
Quem compra carro maquiado é tonto..............
lucas.sanches
06/05/2005, 09:37
Ferro pendurado só serve para fazer peso e machucar pedestre
Isso eh pura verdade.. os indices de morte em caso de atropelamento come esses carros eh mto maior do q com um carro normal e isso ja foi comprovado cientificamente , tanto que os carros da fiat vem com a grade na frente em plastico por causa desses possiveis danos!!
Abraços
Jocelyn Salomão Filho
08/05/2005, 15:58
Pessoal, quando digo segurança não é relacianado a maquiagem, mas sim ao que o veículo pode lhe proporcionar como as barras de proteção laterais e no teto, freios abs, ebd, air bags, side bags, celula de sobrevivência, entre outros, coisas que os jipes tradicionais nõ tem, e quem compra um carro "maquiado" tem como opção! Isso que está relacionado a segurança ao meu ponto de vista!
Foi mal se não fui claro antes!
Jocelyn Salomão Filho
08/05/2005, 16:02
Quando digo quebrar um carro em trilha não é por causa dos ítens de segurança, mas está relacionado ao proprietário e seu etilo de condução, e cada um sabe o quanto pesa no bolso um descuido ou um mal condutor! Se souber transpor um obstáculo (bem leve) com um veículo maquiado ele dificilmente vai quebrar....
é claro que o dono não vai poder achar que está com jipe CBT que quebra tudo! É ter consciência!
Abraços! 8)
lucas.sanches
10/05/2005, 20:49
Ae pessoal.. ja viram o CELTA off road???? entao acessem ai
http://www.webmotors.com.br/wmpublicador/Reportagens.vxlpub?hnid=34953
eh isso ae.. quem conseguir postar as fotos coloca ae pq eu nao to conseguindo!!!
[]`s
Rodrigo Cesarini
11/05/2005, 01:53
http://img51.echo.cx/img51/842/celtaoffroad1g0er.th.jpg (http://img51.echo.cx/my.php?image=celtaoffroad1g0er.jpg)http://img51.echo.cx/img51/7950/celtaoffroad2g5yy.th.jpg (http://img51.echo.cx/my.php?image=celtaoffroad2g5yy.jpg)
:oops: :roll: :oops: :roll:
3 paus para pendurar ferro de 3/4" ..................
Por 3 conto vc faz uma gaiola razoavel no seu carro.
Pergunta para o Wandecar 8) 8)
lucas.sanches
11/05/2005, 12:26
e num da nem 5 metro de ferro.. numa gaiola axo q vai bem mais e por bem menos,,,
[]`
Adriano Rocha
12/05/2005, 04:55
Um grande problema que vejo nessa nova onda de carros "off-road" é o apelo publicitários que as montadoras vêm dando. Fica claro nas propagandas que os carros 'fantasiados' são verdadeiras máquinas de enfrentar qualquer buraco.
Eu já conversei com alguns proprietários de veículos assim e é impressionante. Eles acham mesmo que o carro consegue fazer trilha. Chego a ouvir pérolas do tipo: "agora eu posso sair com vcs pra fazer trilha". Dá vontade de levar o cara mesmo. rsrs
Na minha opinião, isso é apenas uma onda passageira (quem não se lembra dos fusca e brasilias transformadas em baja?). E mais, o camarada (a maioria) que compra um carro desse é o mesmo que compra um tenis falsificado. Queria ter uma Pajero mas como não tem grana vai de Celta Off-Road mesmo...
Continuo dizendo com orgulho: "Meu carro é um off-road de verdade!" :twisted:
Abraços
Pessoal, quando digo segurança não é relacianado a maquiagem, mas sim ao que o veículo pode lhe proporcionar como as barras de proteção laterais e no teto, freios abs, ebd, air bags, side bags, celula de sobrevivência, entre outros...
Jocelyn,
Concordo contigo, e dispensando a tecnologia vou um pouco mais longe, você se sentiria seguro dentro de uma Land prestes a capotar, tendo como garantia um teto de aluminio sem estrutura para suportar o peso do próprio veículo? :wink:
Abraços,
GPA-Airborne
13/05/2005, 12:49
Eu ainda tenho uma proposta...
Vamos convidar um Clube desses "off roads" para fazer uma trilha conosco.
Deve ter
"Crossfox clube",
"Clube da Ecosport",
"Clube do Celta 1.0 sem ar condicionado, sem direção hidráulica, 2 portas, sem vidro elétrico, mas com kit off road"
Quero ver um desses deixar meu Bernardão 1970 com motor original (entre 4 e 6 cilindros... os 2 últimos só funcinam quando querem :oops: ) para trás...
Cícero Franco
13/05/2005, 13:28
Vamos abrir um tópico no Forum!
gseverog
13/05/2005, 13:33
QUEREM COMPRAR ESSE "PALIO WEEK ADVENTURE, MONTANA OFFROAD"E OUTORS DO GENERO, ENTAUM PEGA UM PAMPA CHT 4X4 PELO MENOS CHEGA MAIS LONGE NÃO ACHAM????
Sergio Rocha
13/05/2005, 18:07
Não concordo, com a maioria das opniões aki colocadas.Esses carrinhos enfeitadinhos, são simpáticos.
Quem acredita q um carrinho desses pode fazer trilha, deve ser pouco informado.
Eles não fazem trilha, do mesmo modo q uma Bmw X5, uma ML 420, etc tb não fazem.
Deixa os carrinhos em paz, eles tem um publico certo. :wink:
andretomasi
13/05/2005, 19:43
Sérgio, mas aí é diferente.. olha só, uma X5, etc não faz trilha, mas poderia fazer, pois tem a tecnologia, suspensão, motor e tudo que precisa, só falta vontade de jogar aquela dinheirama no barro.. já um pseudo-off-road não faz trilha porque não pode mesmo, fica atolado no primeiro buraco.
[ ]´s
Alessandro Henrique
14/05/2005, 05:43
Bem,
Estes carrinhos de plastico ate podem ser simpaticos e despertar a atencao no transito das cidades. Mas em outros locais e puro motivo de piada.
Cada um faz o que bem entende com o proprio dinheiro, uns sao mais abastados e podem se dar ao luxo de desperdicar em porcarias, outros realmente compram o produto simplesmente por falta de conhecimento, se rendendo a propaganda do fabricante. Mas isso foi sempre assim! :shock:
O proposito deste tipo de veiculo esta puramente em ser diferente dos demais, acreditar que algum deles possa fazer realmente uma trilha e pura inocencia. O cara ate pode tentar.... :lol:
Todos nos sabemos que existem locais onde ate um 4x4 passa com razoavel dificuldade, o que dizer de um simples 4x2 sem bloqueio...
Posso dizer que apesar do Ecosport ter seus problemas ainda tem tracao 4x4...ja os outros, nem isso....ficam so na carenagem... :wink:
Sds..
[]alimentando a polemica...
Jocelyn Salomão Filho
14/05/2005, 17:21
Eu ahei muito boa a idéia....
Os jipeiros pra valer mesmo podiam pegar esses veículos maquiados, junto com seus jipes, e ver até onde cada um iria, suas limitações (que são muitas) e publicarem um artigo com a ficha de cada um dos inúmeros modelos disponíveis no mercado, sei que isso não é problema de ninguém, mas seria uma forma de fazer esses caras que acham que podem pegar pesadas trilhas com seus maquiadinhos e mostrarem quem pode e quem não!
podia variar desde uma estrada de terra batida, um campo aberto, um riacho de uns 30cm, um atoleiro leve, até ir onde necessita de 4x4 mesmo, como um morro com obstáculos, abrir uma nova trilha pela amazônia, transamazônica em seus piores trechos em dia de chuva, etc.
Abraço!
Sergio Rocha
14/05/2005, 20:25
Sérgio, mas aí é diferente.. olha só, uma X5, etc não faz trilha, mas poderia fazer, pois tem a tecnologia, suspensão, motor e tudo que precisa, só falta vontade de jogar aquela dinheirama no barro.. já um pseudo-off-road não faz trilha porque não pode mesmo, fica atolado no primeiro buraco.
[ ]´s
Keko, duvido q uma x5 faça uma trilha pesada.Elas podem ser muito boas pra RAID, trilha acho complicado.
As pessoas estão sendo radicais, se aborrecendo e perdendo tempo discutindo sobre esses brinquedinhos.
Aki na minha casa eu tenho uma palio adventure.E daí ?Eu queria comprar uma palio weekend, e acho a adventure interessante.Então comprei tranquilamente, sem em momento algum imaginar q iria fazer trilhas com ela :lol: .Mas nem por isso me considero retardado ou idiota como, algumas pessoas extremamente radicais, acham que todos q compram esses carros são .
Eu já vi muita discussão por aki em q as pessoas ainda não se convenceram de que o CJ é totalmente ultrapassado.Falam mal de qualquer veículo q não seja o deles.
:wink:
Eu gosto de todos os veículos off road, alguns eu teria e outros não.Simples assim.
Ficar discutindo se Palio,Fox,Ecoesport e etc são off road pra mim é coisa de quem não sabe o q é off road :P
Podem apedrejar a vontade.Só não vale xingar a mãe. :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
As pessoas estão sendo radicais, se aborrecendo e perdendo tempo discutindo sobre esses brinquedinhos.
Aki na minha casa eu tenho uma palio adventure.E daí ?Eu queria comprar uma palio weekend, e acho a adventure interessante.Então comprei tranquilamente, sem em momento algum imaginar q iria fazer trilhas com ela :lol: .Mas nem por isso me considero retardado ou idiota como, algumas pessoas extremamente radicais, acham que todos q compram esses carros são .
Eu já vi muita discussão por aki em q as pessoas ainda não se convenceram de que o CJ é totalmente ultrapassado.Falam mal de qualquer veículo q não seja o deles.
:wink:
Eu gosto de todos os veículos off road, alguns eu teria e outros não.Simples assim.
Ficar discutindo se Palio,Fox,Ecoesport e etc são off road pra mim é coisa de quem não sabe o q é off road :P
Podem apedrejar a vontade.Só não vale xingar a mãe. :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Sérgio, concordo 100% com vc!!!
Este assunto vive sendo ressucitado aqui no forum, desde o lançamento da palio adventure e ecosport.
É ingenuidade achar que o consumidor está sendo enganado com a propagando "off road" destes carros... A grande maioria que compra estes carros, sabe o que está comprando. Tanto que é sucesso de vendas. Pode ser certeza que vão aparecer muitos pseudos "off road" pela, pois é a receita de sucesso do momento.
Agora, o que desaponta a nós jipeiros, é justamento usar termos off-road, trilha, fora de estrada, jipes, etc... para classificarem estes carrinhos!!! :?
A[]s
Márcio
lucas.sanches
14/05/2005, 23:57
Agora, o que desaponta a nós jipeiros, é justamento usar termos off-road, trilha, fora de estrada, jipes, etc... para classificarem estes carrinhos!!!
Acho q é isso q estamos tentando dizer desde o começo..
[]`s
Adriano Rocha
15/05/2005, 01:23
Aki na minha casa eu tenho uma palio adventure.E daí ?Eu queria comprar uma palio weekend, e acho a adventure interessante.Então comprei tranquilamente, sem em momento algum imaginar q iria fazer trilhas com ela
O problema Sérgio, é que tem sim muita gente comprando esses carros achando que está comprando um off-road de verdade. Isso não quer dizer que eles irão fazer trilha com o carro. Não vão, assim como muitos donos de X5, Cherokee e cia. Só que na minha opinião, mesmo sem botar o carro na terra, essas pessoas estão sendo enganadas.
Quanto ao nosso ego abalado aí já é outro ponto diferente. Nesse caso, eu apenas me orgulho de ter um off-road de verdade... :twisted:
Abraços,
Quanto ao nosso ego abalado aí já é outro ponto diferente. Nesse caso, eu apenas me orgulho de ter um off-road de verdade...
Será que os militares ficam com o ego abalado quando vêem um bando de jipeiros usando roupas camufladas?
Qual o sentido prático para se usar coisa do tipo?
Gosto é gosto mas...
Será que os chacareiros e mestres de obras ficam com o ego abalado quando vêem um engravatado que usa pick-up para ir e vir do trabalho - via asfalto - sem nunca fazer uso da caçamba?
Gosto é gosto mas...
Será que os "coladores de out-door" ficam com o ego abalado quando vêem um jipe mais enfeitado de adesivos do que Kombi de político em véspera de eleição?
Gosto é gosto mas...
Será que os orgulhosos em ter um Off Road de verdade não ficam com o ego abalado quando vêem os MUITOS outros donos de Off Road de verdade (alguns até em nosso meio) quem tem ojeriza de barro e mal sabem distinguir um cupinzeiro de um monte de estrume de vaca?
Qual o sentido prático em ter um Off road de verdade sem fazer uso do mesmo?
Gosto é gosto mas...
(e como fazemos uso de internet) Será que os técnicos em informática ficam com o ego abalado quando vêem gabinetes de computador com luz neon e penduricalhos de plástico imitando metal, bem ao estilo "Brasília velha tunada"?
Gosto é gosto mas...
...mas tem muita gente que critica os ditos carrinhos e bem que se enquadra em algum item acima, ou até em coisa pior se levarmos em conta exclusivamente a FUNÇÃO em detrimento do VISUAL, e esses carrinhos, embora tenham algum excesso no visual, também tem algo de prático à oferecer e só não vê quem lê em Braille ou tem dificuldades em tomar conta de tartaruga.
Acho muita ingenuidade achar que todo mundo é ingênuo e que compra coisa do tipo na base da enganação, mesmo porque gosto é gosto e sonho é sonho.
Outra coisa, cada um sabe onde aperta o sapato, Off Road não se restringe a trilhas e buracos intransponíveis e muitas vezes o indivíduo compra o carrinho só para passar pela estradinha de terra até a chácara ou zuar com prancha de surf em alguma praia mais distante, e aí um vão livre de alguns centímetros a mais já é o suficiente para muita diversão, e isso é FUNÇÃO e não visual, e isso esses carrinhos oferecem.
Citei apenas dois casos de inumeros outros que poderia citar, e para estes mesmos dois casos os entendidos em Off Road recomendariam o quê?
Um Jeep 8X8 com pneus 50" e guincho de 40.000 libras?
É isso que vocês precisam para se fazer um Off Road LEVE?
Off Road leve ou pesado, o importante é o carro ou o que se sabe fazer com ele? :wink:
Não sabem a diferença que existe entre "jipeirus trilhensis", "jipeirus viajantis", "jipeirus colecionantis" e "jipeirus babaquencis"?
Da mesma forma que não critico um engravatado que usa pick-up, um jipeiro que usa camuflados ou adesivos, um dono de 4X4 que gosta de asfalto (para os donos de gabinete com neon torço o nariz :lol: ) não critico quem compra carrinho do tipo, e para os xiitas inconformados e rabugentos (coisa de velho) escrevo só mais uma frase:
"Não se atira pedra no vizinho quando o próprio telhado é de vidro"
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
No mais, este tópico está no mínimo engraçado... :wink: :lol:
Thiago Rodeghel
15/05/2005, 09:42
Concordo com o Sérgio :D
Os compradores desses modelos, são pessoas q procuram mais exclusividade no produto, do que interesse no offroad... :wink: estão cansados de comprar modelos Top de linha, q por fora se parecem com uma versão básica :)
Fui na concessionária da VW,a Avel, aqui em São Bernardo. Fui de CJ pra ficar mais interessante a conversa, falei q estava interessado no CrossFox, e o vendedor já comentou comigo que tinha um CJ5 1980 a venda. Bom retornando ao Fox, me apresentou tudo do carro, além disso já falou q não era 4x4, e que era um carro ideal para alguns trechos de estradas rurais, e até nas marginais de Sampa :lol: :lol: ...
Bom se em todas concessionárias falarem isso, ok, estão falando a verdade, e não estão enganando ninguém :roll:
Acho até q esse tópico é beeem inútil, um monte de conhecedores de 4x4 e offroad falando mau do carro dos outros :roll: , só pq tem carros personalizados... Deveríamos falar mau então desses tunning tbm, que não sobem nem na calçada para guardar na garagem, carros que só ficam quicando na rua... coisa e tal
[s]esperando as pedradas
Boa Sukys... :lol: :lol: :lol:
Samurai_MOA
15/05/2005, 17:12
Particularmente creio que seja vantagem, pelo menos na minha cidade, ter um carrinho desses se a intenção for rodar na cidade, alguns trechos de asfalto estão cheios de buracos, uma vez furei o carter de um automóvel da minha família e esses pseudo off-roads pelo menos tem a suspensão mais elevada!
Realmente para fazer trilha não dá, mas para uso urbano deve ser 100%!
Sergio Rocha
15/05/2005, 17:19
Hoje, lendo a revista Veja, vi a propaganda do novo CELTA OFF ROAD :lol:
Só pra irritar os xiitas. :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Se pegar um Fox Off road e colocar um bloquei no dif. tras. ele vai fazer trilha . :roll: :roll: :roll: :roll: :roll:
Oh falta do q fazer............
Adriano Rocha
16/05/2005, 04:15
Se pegar um Fox Off road e colocar um bloquei no dif. tras. ele vai fazer trilha . :roll: :roll: :roll: :roll: :roll:
ô Sérgio,
Não precisa nem do bloqueio, basta ser um Celta alugado! rsrsrs
Abraços,
Sergio Rocha
16/05/2005, 09:27
É isso mesmo Adriano, vc tem toda razão.
Ladeira abaixo então é mole, realmente o unico acessório q basta é o Contrato de Locação :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
samukanvas
16/05/2005, 13:44
Cara, que coisa louca.... eu tava achando esse tópico meio sem nexo até o sergião e o sukys darem suas opiniões. Pros dois assino qualquer papel em branco :lol:
DougBRSP
16/05/2005, 15:20
Eu ia postar esse caso verídico (e recente) na seção de humor, mas resolvi apimentar o negócio aqui:
Recebi essa ligação hoje (16/05/2005 15hs), durante o trabalho, parece piada, mas o pior é que o diálogo é real, então resolvi postar no mesmo instante pra não esquecer dos detalhes.
-Olá Sr. Douglas?
--Sim
-Eu sou a Juliana da GM do Brasil, vc ainda é o feliz proprietário de uma chevrolet Blazer 4.3?
--Não, troquei ela e agora sou o feliz proprietário de uma pickup Kaiser 1968.
-Ahhnn.. é um utilitário..
--É uma pickup militar 4x4 quase um caminhão..
-Ahh tá.. e o sr possui algum carro de passeio?
--A pickup é pra passeio, pra diversão eu tenho um jeep willys 1963.
-An-hã... o sr... o sr gosta de veículos com tração nas 4 rodas, você costuma fazer trilhas ou pescarias?
--Trilhas
-Então pq o sr não vêm à uma concessionária GM conhecer a nova Montana Off Road, ou a Blazer 4x4?
--Porque elas não são off road de verdade..
-Ahh são sim, são muito boas.
--Então tá, combinamos assim, vcs me emprestam uma dessas blazers 4x4 pra acompanhar o meu willys em uma trilha e ai vemos se é off road de verdade...
-TUTUTUTUTUTU
Eu tô rindo até agora...
[]s
Sergio Rocha
16/05/2005, 20:06
É isso aí. Parabéns.O q vc fez é exatamente o q todos deveriam fazer, em vez de reclamar. :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Esse é o retrato da incompetencia.Uma pessoa sem nenhum conhecimento do assunto, tentando vender um produto q tb não conhece.
Cabe a nós consumidores, brigarmos pelos nossos interesses.Se todos fizessem isso, provavelmente essa concessionaria treinaria seus funcionarios de modo adequado. :wink:
Só mais um exemplo que aconteceu esta semana... um amigo meu aqui de Salvador foi semana passada lá na chapada Diamantina com o seu citroen C3. Voltou pra mim reclamando que o carro era muito baixo e toda hora raspava no chão, fora a barulheira da suspensão (estradinha de chão). Vei me perguntar que carro "off road leve" eu indicaria pra ele (na proxima vez em que for fazer o upgrade do carro) pois ele nao precisava de um 4x4 autentico, pois roda 99% na capital. Ele quer somente um carro que tenha a mesma dirigibilidade e conforto pra rodar na cidade, mas que seja um pouco mais alto e firme pra fazer os passeios que ele gosta de fazer nos feriados prolongados.
Não tem como indicar um jipe pra um cara desses... Iria matar ele de raiva se fizesse isso... :lol:
A[]s
Márcio
Jocelyn Salomão Filho
21/05/2005, 20:30
É isso í, cada um tem sua necessidade e esse amigo do Márcio iria achar melhor um off-road-leve que um jipe autêntico!
Na real, o 4x4 é quase desnecessários para todos, é somente utilizado para diversão dos jipeiros, acho um bom uso desse modo, mas não gosto daqueles que compram uma blazer 4x4 e não uma 4x2 só pra dizer que tem um 4x4, qual é a vantagem de ter e não usar? Só encarece a mecânica do automóvel! Eu por exemplo, não preciso de um 4x4, mesmo viajando pra fazendas no MS e MT, em estradas precárias, um carro pequeno já supre minhas necessidades, mas tem gente que olha pras estradas que eu ando e acha que tem que ter um 4x4! O ponto que quero chegar é que tem muitas visões da necessidade de um 4x4 depende do dono do automovel, eu acho inútil (MAS GOSTO), mesmo por diversão (não gosto de grandes obstáculos), prefiro pegar um 4x2 e ver até onde dá pra ir com ele, minha diversão é nesse rumo, agora quem gosta de se divertir com um 4x4 tudo bem, não condeno, até incentivo, só não gosto de quem compra e não usa!
Por isso eu daria preferência para os off-road leves, se eu tivesse um 4x4 não iria usar!
Adimiro muito os jipeiros com seus 4x4 subindo em morros, se minha diversão fosse essa seria um autêntico jipeiro, só acho que ninguém deve julgar ninguém pelo gosto ou pelo que pode comprar, nem se considerar enganado ao comprar um off-road leve, prefiro um Palio Adventure doque um palio Weekend Top de linha! É mais bonito!
Ainda bem que pararam de jogar pedras uns nos outros neste forum, ae galera, quero troca de idéias aqui, não discussões sobre opiniões pessoais e gosto, valeu!
Gosto de 4x2 e 4x4, off-road leve e pesado, já dirijí de moto a caminhão, mas o que pode me levar mais longe é um bom burrão! (burro de carga)hehehehe... :wink:
Cícero Franco
08/06/2005, 17:02
A VW pegou pesado contra os jipeiros na última propaganda do cross fox. A do elefante com o pneu na bunda! Eu achei muito engraçado! Parece a Rural mesmo, difícil de sair da garagem, difícil de estacionar.
O carrinho deles pode ser uma porcaria mas os marqueteiros são bons prá kct!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Andre Sousa
08/06/2005, 18:15
Só uma opinião,
Acho que os SUV, sem modificação alguma, caretinha, caretinha, como o tr4, sportage e G. Vitara serviriam mais adequadamente pro público em questão.
Pelo que percebi, são aqueles que gostam da imagem OFF mas só andam ON. Mesmo em estradinhas de terra nos fins de semana são ON ROAD.
Essa trupe tá disposta a pagar uns R$ 40 ou R$ 50 paus num carro bonito e arrumadinho mas que agüente uma estrada enlameada. Então sugeriria um SUV.
Quem não acha o TR4 bonitinho???
Ronaldo B.
08/06/2005, 18:51
A VW pegou pesado contra os jipeiros na última propaganda do cross fox. A do elefante com o pneu na bunda! Eu achei muito engraçado! Parece a Rural mesmo, difícil de sair da garagem, difícil de estacionar.
O carrinho deles pode ser uma porcaria mas os marqueteiros são bons prá kct!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Quando ví essa propaganda da VW com o elefante com o estepe na bunda também dei muita risada, realmente pegaram pesado, zuaram um monte de carrinhos nessa, prá isso os cara são muito bons !!! :lol:
Mas se a Rural não é um exemplo de facilidade de manobrar, tenta uma S-10 ou uma Blazer !!!! Pelo menos a Rural tem a justificativa de ser um projeto mais antigo, né!!
[]´s
naldo.ap
08/06/2005, 18:56
Fico mais decepcionado em ver que a "Imprensa Especializada" teima em vender a imagem de que esses "carrinhos maquiados" podem oferecer alguma emoção no fora-de-estrada.
Não tenho nada contra em se encher de "enfeites off-road" qualquer veículo, fica mais bonito? fica! mas dizer que agora são "super veículos" aí é chamar todo mundo de idiota!
Outro fato que se observa são os comparativos feitos pelas revistas automobilisticas, dando à certos veículos de passeio o status de off-road legítimo. Qualquer leitor leigo da revista 4 rodas deste mês (junho/05) vai acreditar que Troller, TR4 e Ecosport 4WD são veículos equivalentes, isso chega a ser até piada!.
[]'s indignado com a oferta abusiva de "gato por lebre".
naldo.ap
08/06/2005, 19:02
Quando ví essa propaganda da VW com o elefante com o estepe na bunda também dei muita risada, realmente pegaram pesado, zuaram um monte de carrinhos nessa, prá isso os cara são muito bons !!! :lol:
Mas se a Rural não é um exemplo de facilidade de manobrar, tenta uma S-10 ou uma Blazer !!!! Pelo menos a Rural tem a justificativa de ser um projeto mais antigo, né!!
[]´s
Creio que o alvo ali foi a Dobló Adventure
Ronaldo B.
08/06/2005, 19:09
Outro fato que se observa são os comparativos feitos pelas revistas automobilisticas, dando à certos veículos de passeio o status de off-road legítimo. Qualquer leitor leigo da revista 4 rodas deste mês (junho/05) vai acreditar que Troller(Jipe), TR4 e Ecosport 4WD são veículos equivalentes, isso chega a ser até piada!.
[]'s indignado com a oferta abusiva de "gato por lebre".
Sem falar no fato que dependendo da revista, esses comparativos não são "quase nada" tendenciosos, né !!!
[]´s
Andre Sousa
09/06/2005, 12:43
O que é interessante nesta questão é que isso demonstra o quanto o público em geral, feminino inclusive, sente atração pelo universo off road.
Nossos carros chamam atenção. Tem um espaço enorme para crescer o círculo de usuários.
Os jipe clubes deveriam montarem programações mais voltadas para iniciantes e os empresários perdem por não investirem em importação de peças e fornecimento de acessórios (ao menos no Rio de Janeiro há carência);
Eduardo Velo
14/06/2005, 10:51
Vem mais coisa triste por aí ...
http://carsale.uol.com.br/opapoecarro/testes/teste_050613celtaXgol.shtml#2
Jipe robusto , com manutenção fácil , espartano ... aí ninguém quer investir ...
Cícero Franco
14/06/2005, 11:32
He, he, he. Alguém aí se lembra do Simca Rallye???? :mrgreen:
Eduardo Velo
14/06/2005, 12:04
Lembro ... tinha uma faixa na lateral e no capo ...
O Corcel tb saiu uma edição assim , esqueci o nome que deram ...
Cícero Franco
14/06/2005, 13:40
Corcel GT!!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Eduardo Velo
14/06/2005, 13:53
Fala Cícero Enciclopédia de Carro Antigo da Silva ...
Era isso mesmo ... Corcel GT
No ano passado teve uma parte do Rali Sul Americano de carros até 1970 que passou pela Fernão Dias em deslocamento , fui obrigado a parar num posto para observar as feras passando , Tinha Simca , Alfa , Morrinson , Delfine , Gordine ... cara pena eu não estar com maq. pra tirar fotos , todos sujo de barro ...
Voltei no tempo vendo os bichos passarem pela estrada ...
[]s...
Ronaldo B.
14/06/2005, 13:54
Vem mais coisa triste por aí ...
http://carsale.uol.com.br/opapoecarro/testes/teste_050613celtaXgol.shtml#2
Jipe robusto , com manutenção fácil , espartano ... aí ninguém quer investir ...
Edu,
Pelo menos nessa matéria o repórter foi bem claro com relação as limitações das versões testadas com relação ao uso offroad, até que enfim um repórter escrevendo sobre veículos "offroad", mesmo que estes não sejam,que parece entender um pouco do assunto.
O lançamento do Celta "offroad" confirma a teoria que "Nada é tão ruim que não possa ser piorado" !!! :shock: :shock: :shock:
[]´s
Beto Lacerda
14/06/2005, 13:56
tenho uma pergunta aos mais vividos , esse carros eram vendidos com apelo ao rally de velocidade certo ?? ou eram como os de hj que apelam p/ trilha ??/ pq p/ rally de velocidade ok até passa mas p/ trilha é fod@ ...
[]'s
Cícero Franco
14/06/2005, 14:01
Beto, era rallye de velocidade. O Simca Rallye tinha tomadas de ar no capô. E tido como muito veloz. Tinha tb o Simca Presidence. Este tinha o estepe na traseira e um bar no meio do banco traseiro. Eu era tarado por Simca!
Cícero Franco
14/06/2005, 14:05
O Simca Vedette francês Beaulieu foi lançado em meados de 1962 no Brasil com o nome de Rallye, buscando preencher uma lacuna do mercado nacional quanto a veículos de linha. Da mesma forma que os demais modelos, sofreu um processo de tropicalização.
Com mecânica similar à do Presidence, o Rallye também oferecia a opção de vidros verdes raiban e possuía climatizador, apoio para os braços na frente e atrás, painel estofado, frisos e acabamento interno diferenciados do Chambord, além de exclusivos bancos de gomos em couro, cujos encostos dianteiro eram independentes e ajustáveis, reclinando-se em separado até chegar ao assento do banco traseiro com ótima opção de conforto tanto para o motorista como para os passageiros. O capuz do motor apresentava duas tomadas de ar.
Foram produzidas 3.992 Rallye e Rallye Especial, que apresentavam apenas pequenas diferenças. Como o Presidence, a produção do Rallye foi gradativamente desativada com o lançamento da linha Emi-Sul.
Eduardo Velo
14/06/2005, 15:03
Ae a Chrysler comprou a Simca e lançou os Dodges (BR) . A VW comprou a Chrysler e lançou o Regente e Esplanada para aproveitar alguma coisa do antigo maquinário e depois tentou produzir os caminhões mas acabou fazendo a fab. de caminhões em outro canto e desativou a fábrica , que já houve até invasão dos sem teto por estar inerte ...
O detalhe é que a Crhysler Argentina continuou com os Dodge Polara com motor VW 1.5 e 1.6 a ar por uns 3 anos
Cícero trabalhei numa firma que prestava serviço dentro da Simca e meu pai trabalhou muitos anos na Simca , a francesada cuidava muito bem da fábrica ...
[]s...
Cícero Franco
14/06/2005, 15:05
Era um baita carro. Minha madrinha tinha um Simca Chambord 1961. Eu nunca vou esquecer o que era aquele carro. :wink:
Maurício Vitara
14/06/2005, 17:59
desculpa pessoal, mais ñ iria perder a piada...hehehe
http://www.pisenagrama.com/spray.htm
[]'s respeitando a opinião de todos!! :mrgreen:
naldo.ap
14/06/2005, 19:01
desculpa pessoal, mais ñ iria perder a piada...hehehe
http://www.pisenagrama.com/spray.htm
[]'s respeitando a opinião de todos!! :mrgreen:
Esse spray deveria ser item de série nos veículos off-road "ultra leves" :lol: seria um item a mais pra fazer o "H".
[]'s
Mauro Renato
17/11/2007, 02:13
Novo de fórum, gostaria de registrar o processo que começou ao decidir comprar um Doblô Adventure 0 km em 2004 até chegar ao meu segundo carro, um Troller T4 3.0 2006 à 15 dias:
>Em 2004 minha família de 5 pessoas já estava grande demais para carros como o Palio Weekend que tinha.
>Naquele momento podia ter passado para uma Zafira, mas a opção do Doblô, com seus 22 cm de vão livre e pneus mistos, graande mala de 750 litros e bancos tipo sofá permitia conforto a família na cidade e em viagens, facilidade de trânsito na cidade (tamanho é documento!) e um pequeno passo para fora das estradas de asfalto, além da vantagem para buracos e alagamentos da cidade.
>Este carro se tornou com o tempo o preferido de minha esposa, pela segurança que lhe transmitia, a ponto de querer outro novo no futuro.
>Eu já vivi boas aventuras na lama com Gol, Palio Weekend, Escort e em areia fina com um Astra (alugado), sabia portanto o que podia ou não fazer com um carro urbano com algumas características melhores que estes, o Doblô.
>Recentemente começei a pensar num novo carro para a família, compondo as necessidades grupais com meu desejo de aventuras e viagens. Carros com estes compromissos são caros demais para que realmente os usasse offroad depois.
>Em cerca de dois dias mudei subitamente meus pensamentos, depois de observar numa rua cerca de oito carros offroad de verdade estacionados. Percebi que aqueles carros estavam deslocados do ambiente que deviam estar. Era um desperdício estarem parados ali.
>Repentinamente descobri que eu também estava deslocado. Eu tinha que ter um segundo carro para mim, para me levar onde o meu prezado Doblô Adventure nunca poderia me levar. Ele poderia deixar minha família na cidade mais próxima, mas eu tinha que ir mais além. Comecei a ver na internet algumas informações sobre jipes e SUVs.
>Dois dias depois, convidei meu filho mais novo e mais vidrado em carro para irmos "só conhecer" um Troller numa concessionária. Nada de comprar. Carro não se compra por impulso, pois deve ser bem analisado, uma decisão ponderada. Um bom conselho de pai para filho.
>Ao final daquele dia comprei o carro, desobedecendo minhas regras, mas iniciando a realização de meu sonho. Descobri que quando se compra um 4x4 apenas iniciamos a jornada que vai nos levar onde poucos conseguiram chegar. É a grande diferença para os humanos Adventures urbanos, que compram o carro e ficam mais imaginando escapar do que de fato fugindo da civilização.
>Meu filho quer fazer trilha comigo.
>Vou fazer curso Técnica 4x4 do João Gaiotto em Dezembro e depois um passeio na Estrada Real.
>Deixei de presente o Doblô para minha esposa usar só para ela. Minha mulher ganhou um carro só seu!
Espero que outros novatos possam aproveitar no futuro este depoimento, tanto quanto gostei de ler as mensagens já postadas.
Não há pessoas certas e erradas. Há apenas os que ainda não sabem ou que ainda não tiveram a coragem da emoção que surge ao descobrir o que há fora da estrada.
"O papel do offroader é levar o adventurer para a lama".
[]s