Ver Versão Completa : Troca de Óleos Ranger (Tópico Definitivo)
Imperador!
13/01/2011, 22:40
Depois de fazer uma pesquisa sem sucesso, resolvi abrir um tópico, pois nenhum dos que achei tinha todas as informações que eu precisava.
As recomendações do manual da Ranger (diesel) para os lubrificantes são:
MOTOR:
Óleo 15W40 API-CH-4
9.0L (com troca de filtro)
TRANSMISSÃO:
Mercon ATF
2.8 L
DIFERENCIAL DIANTEIRO:
Óleo SAE 80W90
1.4 L
DIFERENCIAL TRASEIRO:
Óleo SAE 75W90EP + STURACO 7098 ou 85W140
1.52 L + 0.08L
__________________________________________________ __
Peço aos colegas que indiquem os produtos que utilizam em cada tipo de troca para facilitar aos outros usuários do fórum que tiverem esse tipo de dúvida.
Imperador!
13/01/2011, 22:51
Motor: Lubrax Top Turbo, Lubrax Extra Turbo ou Ipiranga Brutus T5
Transmissão: Ipiranga Isamatic III
Diferencial Dianteiro: Texaco TGF 80W90 e Ipiranga Ultragear LS 80W90
Diferencial Traseiro: Texato Multigear LS SAE 85W140 e Ipiranga Ipirgerol GL5 85W140
Alguém recomenda outros lubrificantes?
TylerNTL
13/01/2011, 22:52
Uso tudo da Texaco pq é o original da Forda.
Prezados, minha sugestão é para a utilização de lubrificantes da VALVOLINE.
Essa marca americana, usamos desde a década de 70 em veículos de corrida e até hoje utilizo em meus veículos e até a moto.
Porém, ele foi tupiniquinizado e já está sendo produzindo no Brasil, através de refinarias da Ipiranga do RJ.
Particularmente, nunca fui fã de lubrificantes da Ipiranga. Fazíamos testes de desempenho com óleos para motor através de uma chapa quente, tipo chapéu chinês e esta marca era horrível.
O teste consistia em "pingar" o produto nesta chapa quente e observar o tempo que ele levava para iniciar a queima. Um teste sem muita ciência e metodologia, porém, eficiente para diagnosticar qual produto tinha propriedades resistêntes à temperatura, neste caso.
Nestes testes, selecionávamos os mais demorados, claro. Na época, entre 1980 e 2000, existia o MOBIL DELVAC ainda importado. Juntamente com o Valvoline, eram os dois que recomendávamos para os motores que fazíamos (leia-se retífica, montagem, etc.).
Poucos das bandeiras de combustível conseguiam resistir a esse tipo de teste e, obviamente não usávamos.
Saudações
Marco
Edson Zanelli
14/01/2011, 08:30
Bom dia fiz a troca de óleo na autorizada dia 11 passado eles colocaram 9,5 lts trocando o filtro...( eu vi eles colocarem ) porem nunca li o manual .
Pequeno jr
14/01/2011, 10:42
Uso tudo da Texaco pq é o original da Forda.
Era para o ano das nosas Rangers.
Agora é tudo Castrol
NGDaniel
15/01/2011, 07:07
Estranho, ja coloquei o impiranga t5 (inclusive é o que está no meu motor no momento) e, por curiosidade apos ler esse topico fui dar uma pesquisada no contemporaneo "pai dos burros" (google) e encontrei um arquivo .doc da propria ipiranga que diz que o t5 é CG-4 / CF-4..
Essa classificação nao atenderia as especificações do NGD que é CH-4, MAS... no site da ipiranga ta falando em CH...
Fiquei com a impressão de gabiarra :pensativo:
O Brutus alta performace tem especificação CI ( o que supera as exigencias do NGD, ou seja, excelente), tal como o TOP TURBO, aliás, a cada dia que passa vou me alinhando com os "irmãos caminhoneiros" que dizem que lubrificante pra diesel é TOP TURBO.. ipiranga é alternativa...
PS. Toda vez que uso CH troco com 5 mil km, e com CI com 7,5, ja que meu uso pode ser classificado como meio severo..
abs,
Daniel, novamente, procure ler sobre o Valvoline...
Saudações
Marco
NGDaniel
15/01/2011, 11:27
Putz, analfa, saiu um iMpiraga que foi d+..
Marco, Valvoline, para ser sincero eu nao conheço, mas vou dar uma verificada a partir de agora com o seu relato..
abs,
Imperador!
15/01/2011, 12:29
Estranho, ja coloquei o impiranga t5 (inclusive é o que está no meu motor no momento) e, por curiosidade apos ler esse topico fui dar uma pesquisada no contemporaneo "pai dos burros" (google) e encontrei um arquivo .doc da propria ipiranga que diz que o t5 é CG-4 / CF-4..
Essa classificação nao atenderia as especificações do NGD que é CH-4, MAS... no site da ipiranga ta falando em CH...
Fiquei com a impressão de gabiarra :pensativo:
O Brutus alta performace tem especificação CI ( o que supera as exigencias do NGD, ou seja, excelente), tal como o TOP TURBO, aliás, a cada dia que passa vou me alinhando com os "irmãos caminhoneiros" que dizem que lubrificante pra diesel é TOP TURBO.. ipiranga é alternativa...
PS. Toda vez que uso CH troco com 5 mil km, e com CI com 7,5, ja que meu uso pode ser classificado como meio severo..
abs,
Na minha primeira troca de óleo eu coloquei Lubrax Top Turbo. Na segunda, resolvi colocar o Lubrax Extra Turbo (CG-4, salvo engano). Não vi nenhuma diferença no funcionamento do motor, rendimento ou na fumaça. Talvez eu mantenha esse óleo no fim do mês, quando trocar de novo.
Também vou me informar sobre o Valvoline, que não conheço.
E o que vocês usam na transmissão e diferenciais?
Pequeno jr
15/01/2011, 14:23
Pergunta, no estado de vocês não é mais barato realizar a troca na Concessionária do que em postos, lojas de troca de óleo e etc???
Pelo menos aqui no DF é, e por isso que desde que comprei a RAnger em 2004 até hoje só faço as trocas lá.
Walter L. L. Casitta
15/01/2011, 14:34
Pergunta, no estado de vocês não é mais barato realizar a troca na Concessionária do que em postos, lojas de troca de óleo e etc???
Pelo menos aqui no DF é, e por isso que desde que comprei a RAnger em 2004 até hoje só faço as trocas lá.
Essa semana gastei R$250,00 com troca de óleo do motor e os 3 filtros. Quanto custa na concessionária?
A concessionária Honda não cobra mão de obra, mas trocar na concessionária é burocrático e não dá para acompanhar o serviço...
Na minha última troca de óleo postei aqui sobre essa marca VALVOLINE que me ofereceram pelo mesmo preço do TEXACO URSA SUPER API CI 4 que sempre uso. A maioria do pessoal aqui do fórum não indicou mudar para essa marca pois não é conhecida e por isso continuo com o TEXACO.
Só conheço uma pessoa que arriscou o VALVOLINE e até agora não reclamou. Mas ainda não tomei coragem de arriscar pois nesse assunto vale a velha máxima do futebol que "Time que está ganhando não se mexe".
Abraço
Imperador!
15/01/2011, 17:28
Aqui em Fortaleza, pelo menos, o melhor lugar para se trocar é nas lojas especializadas que tem na BR-116, na Aerolândia.
Nas concessionárias (em Fortaleza), até onde eu sei, custam mais caro e são muito mais burocráticas para fazer o serviço.
TylerNTL
15/01/2011, 18:47
Essa semana gastei R$250,00 com troca de óleo do motor e os 3 filtros. Quanto custa na concessionária?
A concessionária Honda não cobra mão de obra, mas trocar na concessionária é burocrático e não dá para acompanhar o serviço...
Uns 02 anos atrás abri até um tópico sobre o assunto (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=51997)...
Pois é vou ter que abortar a operação na Salinas, qual é mesmo o telefone do Trocão?
O preço dos óleos até que é bom:
16,8 R$/l para o da cx de marchas e CT
15,8 R$/l para o do dif dianteiro
16,8 R$/l para o do dif traseiro
A MO que mata! em horas:
0,3 cx marchas
0,3 dif dianteiro
0,6 dif traseiro
1,7 CT (!!!! acho que incluiram a dormida do mecânico depois do almoço)
Para mim ficou evidente que erraram alguma coisa neste cálculo. 0,6 pelo dif traseiro ainda vá lá (se o mecânico só tiver um braço coisa&tal). Mas 1,7 para trocar o óleo da CT!!!!
Com a hh a 90 R$/h só de MO ficou R$ 261,00.
A "consultora" era tão bonita que eu não podia mesmo esperar que ela entendesse do que eu estava falando. Mas ela ainda insistia que o serviço ficaria mais em conta se eu não trocasse o óleo da cx de marchas. "...ele é vitalício só se troca quando é necessário fazer algum reparo..."
É viável desde que vc tenha um distúrbio mental que se manifesta através de um desapego extremo por dinheiro.
Edintruder
15/01/2011, 19:59
O interessante é ir em casas especializadas em lubrificantes, pois os óleos são mais baratos e não cobram MO. Quando troquei os óleos das caixas e diferenciais da Ranger custou 89,00 se bem me lembro. Não levou 1 hora de serviço.
No motor uso Top Turbo ou Brutus T5 AP. Evito sair dessas duas, e só uso o Brutus se não conseguir o Top Turbo por preço melhor.
Pequeno jr
16/01/2011, 22:44
Walter ultima troca que foi em Novembro de 2010 foi:
- Oleo do motor (castrol)
- Filtro de Diesel
- Filtro de Oleo
- Filtro de ar
- Bujão
R$ 155,00
Pequeno jr
16/01/2011, 22:46
O interessante é ir em casas especializadas em lubrificantes, pois os óleos são mais baratos e não cobram MO. Quando troquei os óleos das caixas e diferenciais da Ranger custou 89,00 se bem me lembro. Não levou 1 hora de serviço.
No motor uso Top Turbo ou Brutus T5 AP. Evito sair dessas duas, e só uso o Brutus se não conseguir o Top Turbo por preço melhor.
Isso varia de estado para estado.
Aqui, eles não cobram mão de obra alguma, é apenas o preço do custo do oleo e etc e além disso, você ganha a check-up em 11 pontos do veículo gratuitamente.
Não há burocracia. Só ligar, agendar e fazer o serviço na hora estipulada. Entre 30 e 1 hora o carro fica pronto. Isso não é só para Ranger, mas sim para todos os veículos.
Ahh sim ... se não me engano, há algo no site da Ford dizendo que a troca de oleo é custo zero referente a mão de obra e que o carro tem que ficar pronto em 30 min.
Walter L. L. Casitta
16/01/2011, 22:56
Não há burocracia. Só ligar, agendar e fazer o serviço na hora estipulada. Entre 30 e 1 hora o carro fica pronto. Isso não é só para Ranger, mas sim para todos os veículos.
É justamente essas a burocracia... Agendar e ainda esperar uma hora e meia, não da...
A troca de óleo fica do lado da minha casa. Quando preciso trocar o óleo, se vejo um elevador liberado, entro e em 15 minutos já estou saindo fora.
Só que agora tô achando que os caras tão cobrando caro...
Pequeno jr
17/01/2011, 07:00
Poxa, mas ainda to preferindo essa burocracia pagando esse valor do que pagar R$ 208,00 q foi qto um amigo pagou aqui para fazer a mesma coisa
NGDaniel
17/01/2011, 08:03
É justamente essas a burocracia... Agendar e ainda esperar uma hora e meia, não da...
A troca de óleo fica do lado da minha casa. Quando preciso trocar o óleo, se vejo um elevador liberado, entro e em 15 minutos já estou saindo fora.
Só que agora tô achando que os caras tão cobrando caro...
x2.. rapidinho, sem burocracia e, ainda, acompanhando o serviço..
Esse negocio de carro entrar e vc nao poder acompanhar o serviço é uma merd*...
Agora essa comparação de preços realmente me assustou, aqui pelo menos, saiu MUITO mais em conta ir em revenda de LUBRIFICANTES do que em qq outro lugar..
Pequeno jr
17/01/2011, 08:47
x2.. rapidinho, sem burocracia e, ainda, acompanhando o serviço..
Esse negocio de carro entrar e vc nao poder acompanhar o serviço é uma merd*...
Agora essa comparação de preços realmente me assustou, aqui pelo menos, saiu MUITO mais em conta ir em revenda de LUBRIFICANTES do que em qq outro lugar..
Mais uma vez ... só se for por ai, pois aqui você vai junto com o carro ...
Todas as concessionárias ford aqui você acompanha de perto o serviço se quiser.
Fora isso como eu disse, além da troca de oleo, há inspeção de 11 item do carro e, caso exista algo, é alertado ao proprietário. Voc~e faz o serviço aonde bem entender.
NGDaniel
17/01/2011, 12:20
Mais uma vez ... só se for por ai, pois aqui você vai junto com o carro ...
Todas as concessionárias ford aqui você acompanha de perto o serviço se quiser.
Fora isso como eu disse, além da troca de oleo, há inspeção de 11 item do carro e, caso exista algo, é alertado ao proprietário. Voc~e faz o serviço aonde bem entender.
Uma das Fords daqui (a maior, mais bem equipada e tudo) não lhe permite entrar na área de manutenção...
uma vez pedi pra fazer a limpeza do tanque e nao me deixaram entrar, NUNCA MAIS VOLTEI.. acho um ABSURDO total vc nao poder acompanhar o serviço.. eu so consegui entrar na area de manutenção, nesse dia, pq a minha chave do escritorio estava na viatura, senão sequer conseguiria entrar...
Na outra já tentaram me barrar na porta mas sem muita resistencia, toda vez consegui entrar e acompanhar, mas sinto um clima desconfortável de: "o que vc está fazendo por aqui"... que nao me agrada nem um pouco...
enfim... quando vou a uma revenda de lubrificantes é totalmente diferente...
Mas, Pequeno, isso é assim mesmo, vou te dar um relato de todas as ccs daqui que tive experiência pra vc ver como é variável isso:
VW - Tive óitimas experiencias, ficava do lado do carro, dava pitaco pro mecanico, nesse quesito foi muito bom..
Chevrolet: Não podia acompnhar, mas pelo menos entrava na área de manutenção para ter as explicações do mecanico e coisa e tal.. rasoável..
Enfim, tudo é muito variável, aposto que em outras localidades devem ter experiencias totalmente divergentes destas...
abs,
Pequeno jr
17/01/2011, 12:29
Uma das Fords daqui (a maior, mais bem equipada e tudo) não lhe permite entrar na área de manutenção...
uma vez pedi pra fazer a limpeza do tanque e nao me deixaram entrar, NUNCA MAIS VOLTEI.. acho um ABSURDO total vc nao poder acompanhar o serviço.. eu so consegui entrar na area de manutenção, nesse dia, pq a minha chave do escritorio estava na viatura, senão sequer conseguiria entrar...
Na outra já tentaram me barrar na porta mas sem muita resistencia, toda vez consegui entrar e acompanhar, mas sinto um clima desconfortável de: "o que vc está fazendo por aqui"... que nao me agrada nem um pouco...
enfim... quando vou a uma revenda de lubrificantes é totalmente diferente...
Mas, Pequeno, isso é assim mesmo, vou te dar um relato de todas as ccs daqui que tive experiência pra vc ver como é variável isso:
VW - Tive óitimas experiencias, ficava do lado do carro, dava pitaco pro mecanico, nesse quesito foi muito bom..
Chevrolet: Não podia acompnhar, mas pelo menos entrava na área de manutenção para ter as explicações do mecanico e coisa e tal.. rasoável..
Enfim, tudo é muito variável, aposto que em outras localidades devem ter experiencias totalmente divergentes destas...
abs,
Eu só não lembro qual o problema com a Ranger que eu tive lá em Natal-RN. Como não conhecia ninguém para pegar uma referência, fui na concessionária.
Ai chegou na hora de falar com o consultor ele falou que o mecãnico buscaria o carro e iria fazer o teste ... lembrei mais ou menos ... acho que era um barulho que vinha do lado esquerdo q fiquei horas olhando o que era e não identifiquei.
O cara foi, pegou o carro ... foi indo em direção a oficina que fica atrás ... e fui andando para ir lá explicar e ver. Qdo chego na hora de passar na numa cancela ... um segurança barrou minha entrada ... ai fui bater boca e etc.
Veio o consultor, me explicou o procedimento e etc ... falei só .. "tira meu carro de lá agora"... ai veio explicações, bla bla bla dos infernos e falei .. rodo a porra desse pais da gente todinho e só aqui vi isso.
O cara estranhou em outras concessionárias permitirem o cliente entrar e etc .. e com uma enrolação dos infernos, me permitiu ir lá.
mas ... foi fodz! da mesma forma já vi outros relatos de concessionárias de outras marcas q tbm não permitem ...
Imperador!
17/01/2011, 17:28
Aqui em Fortaleza, a Crasa (mais bem equipada Ford) não permite você olhar.
A Jaysa (mais nova) deixa você acompanhar todo o trabalho, sendo inclusive a oficina "semi-aberta".
A Fortal, ainda não conheço.
Mas para mim concessionária só em caso de vida ou morte. Ou de muita economia, que é raridade.
Edson Zanelli
24/01/2011, 07:26
Bom dia aqui na minha região troquei na Zevel concessionaria ford..paguei 590,00 da troca de oleo e filtro na garantia .
Imperador!
24/01/2011, 08:31
Bom dia aqui na minha região troquei na Zevel concessionaria ford..paguei 590,00 da troca de oleo e filtro na garantia .
Ou seja, um roubo...
Milton C.
25/01/2011, 09:14
A Nissan aqui cobra em média uma troca de óleo, 500,00.
Prefiro dar uma de mecânico mesmo.
Abraços!
Show de bola as informações desse tópico. Valeu!
RGamaJr_4x4
29/09/2011, 10:14
Por falar em óleo, troquei na semana passada e fiquei com uma dúvida:
a informação de que não existe mais Lubrax TopTurbo embalagem 5 litros, substituída por de 3 litros, procede?
RGamaJr_4x4
29/09/2011, 11:57
Por falar em óleo, troquei na semana passada e fiquei com uma dúvida:
a informação de que não existe mais Lubrax TopTurbo embalagem 5 litros, substituída por de 3 litros, procede?
Acabei de ver no site da BR:
Disponível em embalagens de 1L, 3L, 20L, 200L, 1000L ou a granel.
Colegas,
levei minha ranger para trocar os óleos da cx marchas e da cx. transferência (CT).
Ocorre que o funcionário do posto de trocas não conseguiu localizar o bujão de dreno do óleo velho.
Desci junto com ele no túnel embaixo do carro e não localizei também. Apenas uma bujão que parece ser de nível, escito "ATF LEVEL" próximo dele.
A CT é Borgwarner.
Algusn dias depois, fui para baixo do carro, descidido a encontrar o tal bujão. Nada. Não vi o dito-cujo.
Então, alguém tem alguma dica para trocar/vazar o óleo da CT? Teria que "sugar" o óleo velho pelo "level"?
Obrigado
Daniel
veículo referência: ranger 2.8 diesel 4x4
RGamaJr_4x4
29/09/2011, 14:58
dsamaz
Vc chegou a retirar aquele contrapeso da CT (tipo anilha de ferro fundido pintada de preto) ??
Lembro que precisa retirá-lo.
Walter L. L. Casitta
29/09/2011, 15:00
Colegas,
levei minha ranger para trocar os óleos da cx marchas e da cx. transferência (CT).
Ocorre que o funcionário do posto de trocas não conseguiu localizar o bujão de dreno do óleo velho.
Desci junto com ele no túnel embaixo do carro e não localizei também. Apenas uma bujão que parece ser de nível, escito "ATF LEVEL" próximo dele.
A CT é Borgwarner.
Algusn dias depois, fui para baixo do carro, descidido a encontrar o tal bujão. Nada. Não vi o dito-cujo.
Então, alguém tem alguma dica para trocar/vazar o óleo da CT? Teria que "sugar" o óleo velho pelo "level"?
Obrigado
Daniel
veículo referência: ranger 2.8 diesel 4x4
Tem o bujão sim, ele fica escondido atras de um batente anti-vibração ou seja lá como se chama aquilo...
Olá Rogério e Walter,
O bujão fica atrás desta anilha? É uma grande, não é, do tamanho da palma da mão, aproximadamente?
Amanhã cedo terei tempo. Vou mexer nisto! Vamos ver se eu encontro agora...
Fica de qual lado? Motorista? Passageiro?
Qual orientação? Frente, atrás?
Desculpem-me por perguntas simples, mas, para quem não sabe, estas respostas valem ouro. É o chamado preço do know-how.
Obrigado
Daniel
dsamaz
Vc chegou a retirar aquele contrapeso da CT (tipo anilha de ferro fundido pintada de preto) ??
Lembro que precisa retirá-lo.
RGamaJr_4x4
29/09/2011, 16:12
Olá Rogério e Walter,
O bujão fica atrás desta anilha? É uma grande, não é, do tamanho da palma da mão, aproximadamente?
Isso. Remova a placa com o contrapeso que é fixada com 4 parafusos sextavados. Fica logo abaixo do motor elétrico.
BRAVOECONOVEMBER
29/09/2011, 19:13
Acabei de ver no site da BR:
Disponível em embalagens de 1L, 3L, 20L, 200L, 1000L ou a granel.
Até tambor dá pra conceber, mas fiquei imaginando como seria a embalagem de 1000L... alguém já usou?
RGamaJr_4x4
30/09/2011, 09:52
Até tambor dá pra conceber, mas fiquei imaginando como seria a embalagem de 1000L... alguém já usou?
É um quadrado de plástico com uma armação tipo gaiola em volta e um estrado debaixo daqueles para empilhadeira transportar.
Vale a pena para cooperativas rurais, empresas com frota grande.... No posto em que lavo a viatura tem alguns.
Neste tópico gostaria de informar o seguinte:
Todo óleo lubrificante fabricado no Brasil vem da Petrobras, ela é que vende a matriz, os outros podem aditivar pintar perfumar fazer o que quiserem.
A Petrobras tem um centro de pesquisas e desenvolvimento para todos os produtos de sua marca.
Eu particularmente só utilizo produtos Petrobras com origem garantida, portanto na minha Ranger 3.0 vai óleo Extra Turbo a mais de 130.000 quilometros sem problema algum são portanto 13 trocas até agora.
A Petrobras participa de tudo quanto é Raly usando e testando seus produtos e tem conseguido vitorias.
Assim acredito que no custo beneficio os produtos e preços Petrobras levam vantagem.
Da mesma forma abasteço diesel Petrobras em posto de boa rotatividade e uso filtro eletrostático.
Minha excessão é o óleo do carter trazeiro no qual estou usando Texaco.
Walter L. L. Casitta
30/09/2011, 11:03
Todo óleo lubrificante fabricado no Brasil vem da Petrobras, ela é que vende a matriz, os outros podem aditivar pintar perfumar fazer o que quiserem.
A Petrobras tem um centro de pesquisas e desenvolvimento para todos os produtos de sua marca.
Eu particularmente só utilizo produtos Petrobras com origem garantida, portanto na minha Ranger 3.0 vai óleo Extra Turbo a mais de 130.000 quilometros sem problema algum são portanto 13 trocas até agora.
A Petrobras participa de tudo quanto é Raly usando e testando seus produtos e tem conseguido vitorias.
Assim acredito que no custo beneficio os produtos e preços Petrobras levam vantagem.
Da mesma forma abasteço diesel Petrobras em posto de boa rotatividade e uso filtro eletrostático.
A Petrobrás fabrica o óleo, mas o que diferencia o óleo de uma marca pra outra são os aditivos e cada uma desenvolve o seu. Normalmente desenvolvem no exterior com chances de ser melhores que os da Petrobras.
Colegas,
sobre meu questionamento anterior neste tópico, de como retirar o óleo da CT da ranger, informo-vos que, com as dicas aqui postadas, foi fácil.
É só retirar 4 parafusos (chave 13mm) que segura uma espécie de contra-peso da CT (próximo ao motor elétrico do 4x4). O bujão fica escondido lá atrás.
O óleo da minha ainda estava novo... Mas, é bom retirar e colocar um mercon "zerado".
Mais uma vez, obrigado a todos.
Papa,
Nos óleos que não são da petrobras, os aditivos presentes geralmente são importados ou são desenvolvidos no exterior. Isto não quer dizer que são melhores, porém a probabilidade indica que sim, pois os laboratórios externos tem bem mais recursos e matérias a disposição, além dos cientistas serem melhores reconhecidos;
Não se esqueça que a Petrobras é uma empresa pública, seus funcionários são públicos, logo não há muito que esperar dela em termos de qualidade.
Só um exemplo: óleo atf; a petrobras nem sequer desenvolveu algum de base sintética. O mais avançado dela é o oh-49, mineral. No exterior, bmw, chrysler, já usam comercialmente os sintéticos há mais de 15 anos. Pesquise pelo Chrysler ATF+4 e ATF+3.
Daniel
papa wrote:
eder simoes
16/11/2011, 13:45
esses aí são os melhores e mais usados....
Motor: Lubrax Top Turbo, Lubrax Extra Turbo ou Ipiranga Brutus T5
Transmissão: Ipiranga Isamatic III
Diferencial Dianteiro: Texaco TGF 80W90 e Ipiranga Ultragear LS 80W90
Diferencial Traseiro: Texato Multigear LS SAE 85W140 e Ipiranga Ipirgerol GL5 85W140
Alguém recomenda outros lubrificantes?
Daniel.Shimomoto
16/11/2011, 15:05
Todas as marcas conhecidas podem ser consideradas no minimo, boa!
O duro é pegar óleo 15W40 da marca XYZ cuja fabricação se dá no fundo de algum galpão situado as margens de alguma estrada secundária...Ai o bixo pega.
A preferencia entre Petrotrás, Ipiranga, Mobil, Valvoline, etc. mais é o gosto individual do que estragar ou não o motor ao empregar um lubrificante de especificação correta produzido por uma dessas empresas.
EU, Daniel gosto de Texaco, Ipiranga e Mobil.
Usei muito Ipiranga mas terei que ir para a Mobil por questão de disponibilidade.
NGDaniel
16/11/2011, 15:08
Todas as marcas conhecidas podem ser consideradas no minimo, boa!
O duro é pegar óleo 15W40 da marca XYZ cuja fabricação se dá no fundo de algum galpão situado as margens de alguma estrada secundária...Ai o bixo pega.
A preferencia entre Petrotrás, Ipiranga, Mobil, Valvoline, etc. mais é o gosto individual do que estragar ou não o motor ao empregar um lubrificante de especificação correta produzido por uma dessas empresas.
EU, Daniel gosto de Texaco, Ipiranga e Mobil.
Usei muito Ipiranga mas terei que ir para a Mobil por questão de disponibilidade.
x2.. e nas ultimas trocas to indo pra mobil tambem.. ta sendo mais barato..
Uso o Top Turbo!! :)
Compro uma bombona de 20L! Que dá para duas trocas e mais o consumo neste período. E o melhor, sai pela metade do preço! Só deixar a bombona na caçamba, e sua mulher nem vai reclamar!! ;) Só uso filtros MWM, e combustível Podium (rodo 99% na cidade). Até agora nada de problemas. Troco a cada 6 meses (não consigo rodar 5.000Km Antes desse tempo!) :razz:
Ranger XLS 2006/2007 CD 4x4 3.0 - 45000KM
Imperador!
17/11/2011, 12:27
Troquei o óleo hoje.
Paguei 11 reais no litro do Mobil Delvac. O galão com 20L custava R$210 (10,50 por litro).
Tô trocando óleo a cada 7.000km e na aparência o Mobil parece ter sido o óleo que melhor se comportou no período.
Anthoniusnikos
17/11/2011, 13:12
Colegas,
Não se esqueça que a Petrobras é uma empresa pública, seus funcionários são públicos, logo não há muito que esperar dela em termos de qualidade.
Daniel
[/INDENT]
:discordo:
Não gosto de nacionalistas, mas esse preconceito deve ser desmistificado. Para ser funcionário público da Petrobrás na área científica(de pesquisa), é preciso ser muito bem capacitado, uma vez que os melhores funcionários públicos da Petrobrás são requisitados nas melhores universidades do país, tal como na Escola Politécnica da USP, e outras Universidades Federais do país. E para exercerem a profissão de pesquisador devem ser aprovados em concurso público com grande número de candidatos por vaga. Eu mesmo passei por um desses e sei o que é ter que estudar para o ingresso, e depois continuar estudando para desempenhar bem a profissão. :concordo:
Anthon
Sou novo em veículos a diesel e especificamente com pickup. Comprei uma Ranger XLT 2007 e estou gostando muito.
Confesso que a primeira troca de oleo nem dei bola pra marca, coloquei o que tinha e por sorte foi um Petrobras, mas nas próximas vou ficar atento.
Gostaria de saber aqui se alguem sugere trocar os demais oleos, o carro era de um vizinho que rodou 44.000km e o carro tá zero. O que acham?
Imperador!
20/11/2011, 09:15
Memória pode falhar, mas:
a) Diferenciais e CT devem ser trocados a cada 40.000km
b) Caixa de marcha a cada 60.000km.
Walter L. L. Casitta
20/11/2011, 09:44
Diferencial pode deixar pra 100.000Km, a menos que esteja contaminado com água...
Cleber - Dragão Vermelho
22/11/2011, 19:56
Amigos
Tenho uma dúvida, o oleo do motor é facil de controlar verificando a quilometragens, etc, mas as outras lubrificações, tipo diferencial, cambio da tração, graxeiras, etc, como é que se controla o tempo? e tem outra coisa, como comprei a pouco tempo minha Ranger como saberei quando fazer as trocas dos oleos...
MaurícioBsb
22/11/2011, 20:54
Sempre usei Top Turbo na minha viatura, mais na última troca usei o MOBIL DELVAC MX e que grata surpresa este óleo, além de mais barato diminuiu e muito a fumaça e ficou mais facil de ligar em dias frios, não troco por outro!
Imperador!
22/11/2011, 21:36
Amigos
Tenho uma dúvida, o oleo do motor é facil de controlar verificando a quilometragens, etc, mas as outras lubrificações, tipo diferencial, cambio da tração, graxeiras, etc, como é que se controla o tempo? e tem outra coisa, como comprei a pouco tempo minha Ranger como saberei quando fazer as trocas dos oleos...
Tem que anotar tudinho pra trocar na hora certa.
Se tu pegou teu carro usado, tem que trocar todos os óleos e filtros, pois nunca se sabe o que andaram colocando dentro da viatura.
Imperator
Seguinte amigo, comprei oleo TEXACO TGF para diferencial dianteiro...
mas na especificação dele não deve ser usado em diferenciais, é para transmissão.
da uma olhada -> http://www.bastida.com.uy/productos/web/pdf/Tgf.pdf
o fogo que ja tinha trocado o oleo, a 3 horas atrás e pelo jeito vou ter que trocar de novo...
alguem sabe dizer se é isso mesmo?
abraço
Pequeno jr
26/04/2012, 19:57
Imperator
Seguinte amigo, comprei oleo TEXACO TGF para diferencial dianteiro...
mas na especificação dele não deve ser usado em diferenciais, é para transmissão.
da uma olhada -> http://www.bastida.com.uy/productos/web/pdf/Tgf.pdf
o fogo que ja tinha trocado o oleo, a 3 horas atrás e pelo jeito vou ter que trocar de novo...
alguem sabe dizer se é isso mesmo?
abraço
Grita o Daniel Shimomoto que o bixo é uma verdadeira enciclopédia nesse assunto.
valeu Pequeno vou mandar uma messangem para ele....
mas de qualquer forma ta na especificação da propria TEXACO so olhar no link..
ta escrito "TGF Óleo de Engrenagem não deve ser utilizado emdiferenciais convencionais ou autoblocantes."
abraço
Grita o Daniel Shimomoto que o bixo é uma verdadeira enciclopédia nesse assunto.
Daniel.Shimomoto
30/04/2012, 00:00
valeu Pequeno vou mandar uma messangem para ele....
mas de qualquer forma ta na especificação da propria TEXACO so olhar no link..
ta escrito "TGF Óleo de Engrenagem não deve ser utilizado emdiferenciais convencionais ou autoblocantes."
abraço
Fabaumm;
Recebi a MP. Desculpa a demora em respoder.
Olha, arranca esse óleo do diferencial dianteiro de sua Ranger pois ele é API-GL-3, apenas leves esforços nas engrenagens. Não é adequado para o diferencial dianteiro da Ranger cuja recomendação mínima é GL-4.
Eu coloquei na minha Ranger o Valvoline HP Gearoil SAE 80W90 API-GL-5, apto para aguentar extremas pressões de trabalho e velocidades sem perder o "filme" de lubrificante nas engrenagens. Pode ser colocado o GL-4 de elevadas pressões e velocidades moderadas de trabalho, mas um nivel superior não atrapalha em nada, apenas ajuda.
Se você não usou o 4x4 (ou usou muito pouco) de sua Ranger, não se preocupe, o GL-3 não teve consequencia alguma. Até porque o eixo dianteiro gira 100% mas estando o 4x4 desligado, ele roda sem carga, sem esforço. Agora nem pense em usar o eixo dianteiro para valer com esforço e esse lubrificante no eixo. Ai ele corre riscos!
Abraços!
opa Daniel fui no dia seguinte arrancar esse óleo, coloquei o Lubrax GL 5 ... de qualquer forma obrigadão !
Fica ai a dica para o pessoal que for trocar o oléo, pq na primeira pagina deste POST o Imperador! sem querer comenta que no diferencial dianteiro usar este TEXACO TGF 80w90, sendo que é para câmbio.
Abraçosss
Daniel.Shimomoto
30/04/2012, 16:29
opa Daniel fui no dia seguinte arrancar esse óleo, coloquei o Lubrax GL 5 ... de qualquer forma obrigadão !
Fica ai a dica para o pessoal que for trocar o oléo, pq na primeira pagina deste POST o Imperador! sem querer comenta que no diferencial dianteiro usar este TEXACO TGF 80w90, sendo que é para câmbio.
Abraçosss
Fabaumm;
O TGF 80W90 não é o correto para a transmissão. O da Trnasmisssão é o ATF DEXRON III.
Apenas recaptulando os lubrificantes recomendados;
Eixo Dianteiro: SAE 80W90 API GL-4 ou Superior
Cambio EATON/Mazda e caixa de transferencia: Lubrificante da classe ATF classificação GM DEXRON III ou superior.
Eixo Traseiro: ORIGINAL FORD - SAE 75W90 Sintético API-GL-5 + 0.8L Sturacco
Alternativa: óleo de boa procedencia API GL-5 SAE 75W90 Sintetico, 75W90 Sintético API GL-5 aditivado para eixos de deslizamento limitado (A Valvoline faz um produto assim) ou SAE 85W140 API GL-5 (O Dana 44 do Troller vem com essa ultima opção)
Abraços!!!
PS: Na minha Ranger eu troco entre 2 e 3 anos ou 50 mil km o que vier primeiro. Inclusive está chegando a hora de trocar novamente...
Na ultima troca coloquei nos eixos dianteiro e traseiro o Valvoline API GL-5 SAE 80W90 (lembrando que o meu Dana 44, o tracklock já era) e no cambio, coloquei o Texaco 7045E DEXRON III
André...
28/05/2012, 14:15
Me ajudem aqui, por favor.
Fui trocar todos os óleos de transmissão da minha e surgiram duas dúvidas:
1) No eixo traseiro não achei o aditivo recomendado para colocar junto com o óleo, e achei que o mecânico saberia onde encontrar, mas não achou e disse que poderia colocar só o óleo....procede?
2) O óleo da CT ele disse para esperar um dia que for trocar alguma coisa na suspensão trocar, é isso mesmo ou o cara ta com corpo mole?
valeu
ola amigo, referente ao diferencial traseiro, falam para usar este aditivo quando tem LSD se não me engano.
é importante ter o aditivo caso seja.
eu troquei todos óleos juntos para ter um controle melhor, acho que não tem nada a ver o que o mexânico falou, ele esta é com preguiça de fazer o serviço.
Imperador!
28/05/2012, 18:56
Me ajudem aqui, por favor.
Fui trocar todos os óleos de transmissão da minha e surgiram duas dúvidas:
1) No eixo traseiro não achei o aditivo recomendado para colocar junto com o óleo, e achei que o mecânico saberia onde encontrar, mas não achou e disse que poderia colocar só o óleo....procede?
2) O óleo da CT ele disse para esperar um dia que for trocar alguma coisa na suspensão trocar, é isso mesmo ou o cara ta com corpo mole?
valeu
1 - Os aditivos não são necessários desde que você já coloque o óleo aditivado (especial para diferenciais LSD). Isso tem escrito no rótulo do óleo normalmente. Use o 85w140 LS
2 - Mecânico tá com preguiça.
André...
28/05/2012, 21:12
Grato pela presteza de sempre...
marcelinoDF
04/09/2012, 17:55
Prezados foristas,
existe alguma relação entre capacidade de óleo lubrificante (do cárter de um tipo de motor diesel) e a sua durabilidade? Ou seja, pode-se AFIRMAR que um motor que apresente maior capacidade de óleo lubrificante tem sua vida útil aumentada?
Quais as principais funções do óleo lubrificante no motor, além da óbvia lubrificação das peças móveis... dissipar o calor produzido pela queima do combustível?
Att,
MarcelinoDF
BRAVOECONOVEMBER
04/09/2012, 20:53
Prezados foristas,
existe alguma relação entre capacidade de óleo lubrificante (do cárter de um tipo de motor diesel) e a sua durabilidade? Ou seja, pode-se AFIRMAR que um motor que apresente maior capacidade de óleo lubrificante tem sua vida útil aumentada?
Quais as principais funções do óleo lubrificante no motor, além da óbvia lubrificação das peças móveis... dissipar o calor produzido pela queima do combustível?
Att,
MarcelinoDF
1. Não.
2. Sim, essas duas são as funções fundamentais. No caso dos motores diesel, tem uma outra função importantíssima que é limpar os resíduos da queima do combustível, cujo acúmulo causa problemas mais acentuados ainda do que nos motores a gasolina, e remover os resíduos metálicos decorrente do desgaste normal em serviço do motor. Além é claro da proteção contra a corrosão das partes que não possuem tratamento anti-corrosivo superficial.
Galera, e pra ranger 2008 a gasolina? O que recomendam? E que óleos aconselham trocar (cambio, cardã...?)?
Thescaum
03/12/2012, 15:59
Fala galera do Forum, beleza? Tô desenterrando o tópico pra tentar tirar um dúvida sobre um probleminha que tive hj. Sempre troco o óleo do motor de minha viatura (Ranger 06 Powerstroke 2.8) a cada 5 mil km, e sempre uso o Lubrax Top Turbo nela. O problema é que hj fui no posto fazer a troca, e como ela leva 7 litros e meio no motor o trocador colocou dois galões de 3 litros nela, seguidos de 1 litro e meio que foram colocados pelos frascos normais do óleo. Acontece que somente quando cheguei em casa e fui guardar os 500ml que sobraram, foi que pude perceber que os frascos pequenos eram de Lubrax Extra Turbo. Os dois galões de 3 litros eram realmente Top Turbo, pois vi lá na hora, apenas não prestei atenção nos pequenos. O pior é que acho que nem foi malícia ou maldade do trocador, pois além de eu ser um cliente fiel e até ter criado uma amizade com o cara, os frascos de ambos os óleos são muito parecidos, tando na cor como até no desenho do caminhão que tem na frente. Queria saber se tenho que trocar imediatamente o óleo ou posso rodar pelo menos uns 1.500km com essa "mistura" (6 litros de Top Turbo e 1,5lt de Extra Turbo), já que tanto a marca como a viscosidade de ambos é a mesma. Começo de mês é escasso de $$$ e trocar de óleo duas vezes no mesmo mês é fods. De já agradeço a quem me der uma luz. Abração em todos!
LeoLeone
03/12/2012, 19:24
Olá Thescaum...
Vc pode rodar os 5000 k tranquilamente sem problema pois ambos são óleos de base mineral. Não se pode misturar óleo de base mineral com sintético.
abç..
Imperador!
03/12/2012, 19:41
Só essa vezinha aí não tem problema. Já usei Extra Turbo duas vezes por engano também...
NGDaniel
03/12/2012, 21:37
Só essa vezinha aí não tem problema. Já usei Extra Turbo duas vezes por engano também...
x2
Vc tirou as palavras da minha boca.. "so essa vezinha ai..." kkkkkk.. quando eu tava pensando, li teu post..
Thescaum
03/12/2012, 23:17
Pô galera, brigadão pelas respostas. Tô até mais calmo agora, rs. Esse Forum é nota 10 mesmo. Abração e boas festas à todos!!!
È sendo inclusive da mesma marca menos mal, o ruim é misturar óleo de viscosidade diversa e marca diversa, nunca se deve é misturar mas no seu caso não paga nada, uma dúvida a sua viatura é 2006 2.8 pit-bul, a 2.8 não foi só até 2005 antes do 3.0?
Thescaum
04/12/2012, 19:31
È sendo inclusive da mesma marca menos mal, o ruim é misturar óleo de viscosidade diversa e marca diversa, nunca se deve é misturar mas no seu caso não paga nada, uma dúvida a sua viatura é 2006 2.8 pit-bul, a 2.8 não foi só até 2005 antes do 3.0?
Obrigado pela resposta, tô mais tranquilo, rs. Não sei te dizer qual seria a Ranger Pitbull, seria aquela da frente mais antiga? A minha é uma XL 05/06 com motor 2.8 Powerstroke, mas a frente dela não é daquelas redondas não. Seria essa que vc se refere? Vou colocar fotos dela na mensagem:383918383919383920383921383922
Imperador!
04/12/2012, 19:37
Nunca tinha visto uma 06 com motor 2.8! Raridade demais!
Pois é , Pit-Bul é o apelido do motor MWM 2.8 power-stroke, pela robustez do mesmo, mas voçe tem uma mosca branca 2006 com 2.8 acho que é a unica. Parabens
Vou trocar os óleos da caixa de transmissão e dos diferenciais da minha ranger 2008 diesel. No posto BR encontrei o DEXRON III ATF TDX para a caixa de transmissão. Este óleo é indicado? No rótulo dele cita 'Ford Mercon M980.504'. Alguém sabe o que diz esta especificação?
Outra coisa: nos dois diferenciais não encontrei bujão para esgotar o óleo. É assim mesmo? Como se retira o óleo velho? Parece que eles realmente foram feitos para não trocar o óleo e somente para completar mesmo (assim como diz o manual). O que vocês acham?
Já procurei os óleos Texaco e Ipiranga, mas aqui na região está difícil de achar. Encontrei um posto de troca de óleo que tem da marca ELF. O que vocês tem a dizer sobre esta marca?
Tenho uma opinião inicial que é a seguinte: um óleo original da texaco, castrol, ipiranga ou elf devem ter qualidades bem próximas. O que deve ser mais crítico e gerar maiores prejuízos é pegar um óleo falsificado. Olhando por este lado, acho que é muito maior a chance de comprar um óleo falsificado da texaco, castrol do que um óleo elf.
Imperador!
16/07/2013, 16:01
Pode colocar Dexron III sim, pois ele tem características superiores ao óleo recomendado no manual.
Sobre a troca do óleos dos diferenciais, é preciso desmontá-los e aplicar silicone cinza ou preto para juntas, pois realmente os diferenciais da Ranger não tem bujão.
Pode colocar Dexron III sim, pois ele tem características superiores ao óleo recomendado no manual.
Sobre a troca do óleos dos diferenciais, é preciso desmontá-los e aplicar silicone cinza ou preto para juntas, pois realmente os diferenciais da Ranger não tem bujão.
Imperador,
e se eu sugar o óleo com alguma ferramenta e depois adicionar o novo, será que funcionaria bem? Será que teria problemas se ficarem resíduos de óleo e metal no fundo OU o mais importante seria trocar o óleo que já perdeu suas características?
Imperador,
e se eu sugar o óleo com alguma ferramenta e depois adicionar o novo, será que funcionaria bem? Será que teria problemas se ficarem resíduos de óleo e metal no fundo OU o mais importante seria trocar o óleo que já perdeu suas características?
Troca de tipo ou marca de óleo é recomendado a troca total ou seja tira todo o antigo para colocar o novo na Ranger os diferenciais trazeiro e dianteiro da tração não tem bujão tem de tirar a tampa drenar e recolocar conforme falou o Imperador colocando o óleo pelo orificio que também define o nivel no caso da caixa de marchas tem bujão e o óleo é diferente segundo o manual
Troca de tipo ou marca de óleo é recomendado a troca total ou seja tira todo o antigo para colocar o novo na Ranger os diferenciais trazeiro e dianteiro da tração não tem bujão tem de tirar a tampa drenar e recolocar conforme falou o Imperador colocando o óleo pelo orificio que também define o nivel no caso da caixa de marchas tem bujão e o óleo é diferente segundo o manual
Vou precisar de alguma junta? Ou é só aplicar o silicone preto?
LeoLeone
17/07/2013, 18:34
Vou precisar de alguma junta? Ou é só aplicar o silicone preto?
Então emschas, não eh necessário nenhuma junta, basta retirar os parafusos ao redor da tampa e depois descolar com uma chave de fenda, com cuidado, limpar o veda juntas velho, lavar o interior do diferencial, recolocar novo veda juntas em volta da tampa e fechar. colocar o óleo novo. Em casas especializadas em troca de óleos fazem o serviço rapidinho. Sem contar que pra fazer em casa eh necessário fazer uma gabiarra pra colocar o óleo novo pelo buraquinho do bujão.
Muito boa sorte..
Daniel.Shimomoto
17/07/2013, 19:56
Galera,
Da minha ex. Ranger 3.0 eu troquei o óleo do diferencial dianteiro e traseiro sem arrancar as tampas: Utilizando apenas o sistema vácuo dos pontos de troca de óleo, o lubrificante apesar do elevado grau de viscosidade sai tranquilamente e por completo. Tanto na dianteira como na traseira.
E olha que eu troquei o lubrificante 2x dos diferenciais dianteiros e traseiros.
Abraços
Galera,
Da minha ex. Ranger 3.0 eu troquei o óleo do diferencial dianteiro e traseiro sem arrancar as tampas: Utilizando apenas o sistema vácuo dos pontos de troca de óleo, o lubrificante apesar do elevado grau de viscosidade sai tranquilamente e por completo. Tanto na dianteira como na traseira.
E olha que eu troquei o lubrificante 2x dos diferenciais dianteiros e traseiros.
Abraços
Então nos pontos de troca de óleo eles sugam? Assim é bem mais tranquilo, deixando o serviço mais barato. Para tirar a tampa acho que eles iriam cobrar bem mais caro.
Acho que vou levar mesmo numa casa especializada. Fazer isto em casa vai ser complicado. Gosto de fazer as coisas em casa para aprender, mas acho que esta troca vai me acrescentar pouco. Vai me dar mais trabalho que aprendizado.
Daniel.Shimomoto
18/07/2013, 09:05
Então nos pontos de troca de óleo eles sugam? Assim é bem mais tranquilo, deixando o serviço mais barato. Para tirar a tampa acho que eles iriam cobrar bem mais caro.
Tem que ser aqueles centros de troca de óleo.
Posto de gasolina eles tem um pouco de frescura. Mas abrir tampa de diferencial, depois não fica bem vedado direito.
Vai por mim, retirar a vácuo fuinciona direitinho, especialmente se você já tiver rodado um pouco com o carro e o oleo tiver quente. A maior prova disso é que entra exatamente a capacidade descrita no manual do proprietário (na dianteira eu não me lembro, na traseira são 2 litros).
Abraços
Gostaria de saber, quais lubrificantes que posso utilizar na Ranger 2.3 gasolina, pois todos esses já informados, são para a Ranger diesel.
* MOTOR, TRANSMISSÃO, DIFERENCIAL TRAS, DIR HIDRÁULICA.
Parabéns, esse tópico foi de muita valía para mim, pois me tirou várias dúvidas.
Caros, estou com uma Ford Ranger 2013 XLT 3.2 Diesel Duratorq há algum tempo, e chegou a hora de trocar o óleo.
Qual o tipo mais indicado para meu carro/motor?
Quantos litros são necessários?
Obrigado desde já!
Meu TROLLER 2017 tem o mesmo Duratorq 3.2 da Ranger a diesel. Com a troca de filtro são exatos 10 litros do óleo sintético 5w30. No caso o Motorcraft homologado para a Ford.
Jorge Silva da Conceição
07/11/2018, 20:09
Boa noite.Gostaria de saber se e necessário a troca do óleo do diferencial traseiro ranger 2.3 2009 gas. Ou só completar.