PDA

Ver Versão Completa : S10, pneu traziro gastando por dentro.



marcosvales
13/01/2011, 20:39
Amigos minha s10 98, está com o pneu trazeiro gastando por dentro... os 2 pneus estão gastando quase que igualmente. tem jeito? será se meu eixo está empenado? Obrigado!

Imperador!
13/01/2011, 21:39
Você fez rodízio dos pneus?

marcosvales
14/01/2011, 01:05
não fiz o rodizeo não amigo.... esse que é o problema... o pneu não é muito usado.... mais ja tem uns 3 anos o carro roda muito pouco... ai hoje entrei em baixo dele e percebi que o lado interno do pneu está quase careca, enquanto o outro lado está bom. e isso ocorre nos dois lados. tem algum perigo do diferencial está empenado? ou serão os semi-eixo? esses semi eixo foram trocados a um tempo, pois o carro teve um sinistro. mais foi alinhado corretamente depois do sinistro, eu acho! os semi eixo dele foram empenados no sinistro!

PY5KJ
14/01/2011, 07:21
Amigo, é normal os pneus gastarem por dentro, pois as pistas são ondulada e mesmo que você não note, existem as chamadas "valetas" provocadas pelo tráfego.

O rodízio é algo importante justamente para o pneu se alinhar. No entanto, o problema irá sempre acontecer. Tenho minhas dúvidas em relação quanto à inversão do sentido de giro em pneus radiais. Como sou da velha guarda, sempre mantive o sentido de giro. Então, depois do primeiro rodízio (frente para trás e vice-versa) isso a cada 10000km, desmontávamos o conjunto e os pneus que estavam rodando no lado direito do veículo, iriam para o lado esquerdo, mas mantendo o sentido de giro.
Não sei se isso é mito ou o que, mas respeito pois já ví muitos pneus radiais estourarem, sobretudo se o veículo carrega peso.

Hoje em dia existem os pneus assimétricos e estes em hipótese alguma podem ser invertido o sentido de giro, pois possuem um desenho que proporciona sua eficácia (na chuva, lama, etc.).

Saudações

Marco

Imperador!
14/01/2011, 12:25
Carros que ficam muito tempo parado também desgastam o pneu.
O peso do carro aplicado em uma mesma área durante muito tempo prejudica o pneu.

Edintruder
14/01/2011, 13:33
Para gastar os pneus traseiros de forma irregular com certeza os tubos do eixo estão desalinhados ou empenados. Excesso de carga pode causar isso. Pistas com ondulações não chegam a marcar o pneu, exceto se rodar muito tempo exclusivamente nessa situação.
Imperador, carro parado desgasta pneu mesmo. Pra teres uma idéia, temos um Monza 93 que não roda 1000km por ano, e os pneus estão quase carecas pelo atrito com o ar parado...
O que estraga o pneu é o oxigênio do ar que resseca a borracha. Os pneus estão pedindo troca pois estão bem rachados, mas estão quase novos ainda. Bicicleta então, é impressionante como gasta os pneus de ficarem paradas!
Cada uma... :parede:

marcosvales
15/01/2011, 13:08
Caros, infelizmente axo que meu diferencial está um pouco empenado, 2 pneus gastando por dentro, o carro nunca leva peso, roda cerca de 5 mil km por ano. a uns 3 anos ele participou de um acidente onde as rodas foram imprensadas uma no meio fio e a outra passou de raspão no carro que bateu, resumindo tive que trocar os 2 semi eixos que empenaram. no tempo o seguro pagou tudo.... mandei alinhar e balancear o carro tudo perfeito. só que com o passar do tempo que percebi o desgaste do pneu. agora axo que a unica solução é trocar o diferencial. nas sucatas de minha cidade, estão pedindo 500 pratas. eu achei caro pra tantas s10 que tem no mercado! me cobraram também 600 reais para desempenar, mão de obra e tudo incluso. não sei qual o melhor a fazer. pegar um da sucata é meio arriscado, pois se o carro tiver capotado, também tem chanse de está empenado. que duvida viu.... sobre seguro será se ainda posso recorrer? apesar do tempo passado? estou sem saber o que fazer. a cambágem do diferencial da s10 é para ser de 0 grau. ela está com 24 lado esquerdo e 5 lado direito. ambos positivo. isso que é extranho, era pra está gastando pneu por fora e não por dentro.... o que vocês me dizem?

sallespickup
15/01/2011, 14:30
com certeza o eixo ta torto, como pra gabaritar custa cerca de 800,00 vale a pena comprar uma carcaça usada por uns 500 montar seu miolo nele e ta resolvido

carlos sallespickup

marcosvales
15/01/2011, 16:06
poisé.... vou ver se consigo uma carcaça boa por aqui.... ai conto pra vocês no que deu....meu carro é muito novooooo só vocês vendo.... motor agora que tem 30 mil km. retifiquei com todas as peças originais.... ja tem uns 5 anos que retifiquei.... roda bem pouco.... o diaxo que tem um vazamento de óleo no retentor do volante.... é caroooo pra tirar esse vazamento também... hehehe mais a gente supera.

PY5KJ
17/01/2011, 07:44
Prezado, nada tem a ver o diferencial. O colega já comentou que, se houver problemas de empenamento, é na CARCAÇA.

Olha, todos os veículos que rodam, principalmente em rodovias, tem uma tendência de desgastar os pneus pela parte interna. Analisando com cautela, dificilmente a carcaça empenará nos dois lados ao mesmo tempo. De qualquer forma, não adianta especular, tu deverás realizar os testes e ensaios e ver se realmente está empenada, antes de qualquer gasto com peças.

Poste umas fotos do desgaste destes pneus.

Saudações

Marco

marcosvales
17/01/2011, 11:45
Caro, a uns 3 anos, esse carro participou de uma colisão lateral, onde um fiat Uno, emprenssou ele no meio fio central da pista, resultando na troca das 2 portas laterais da batida, lateral da carroceria e um feixe de mola lado da batida, lado direito e mais 2 semi eixos. a batida não foi essas coisas toda como parece, mais como o seguro troca tudo, em vez de reparar, eu deixei trocar a porta dianteira mesmo só fez triscar na parte de baixo a trazeira amassou mais e a carroceria também. S10 a 70km/h no sentido da via, fiat uno (bebado) sentido transversal da via, saiu louco, quase vira a s10. andou de 2 rodas. com essa batida o pneu esquerdo foi emprenssado no meio fio central da pista, onde, pode ter empenado a carcaça do diferencial, junto com os 2 semi eixos que empenaram também! só que como rodo geralmente 5 mil km/ano só fui perceber agora que o pneu está gastando por dentro.... só rodo na cidade. dificilmente o carro viaja.... o carro foi colocado em uma plataforma truck onde percebeu-se 0,26 positivo na roda trazeira esquerda, e 0,5 positivo na roda direita trazeira. então, é tirar o eixo e desempenar, axo que é a melhor solução, pois caso eu compre na sucata de algum carro que virou, também é fácil está empenado!

sallespickup
18/01/2011, 10:06
chama-se gabaritar, se tiver alguem que faça o serviço ai, é a solução , ou troca por um bom é claro

carlos sallespickup