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Ver Versão Completa : Eixos DANA CJ



OPC+JR
13/01/2011, 14:02
A rosca de um dos parafusos do toquinho do munhão direito (carona) do meu jeep espanou.

Aí pesquisei qual a melhor solução e encontrei a colocação dos prisioneiros e o helicoil.
Queria usar o helicoil mas aqui não achei ninguem que aplicasse.

Aí restou procurar um usado em bom estado. Porém, fazendo aquela pesquisa na net, descobri que a omix-ada fabrica esses munhões - KnucKle como eles chamam lá.

Oia o link aí.
http://www.omix-ada.com/jeep-parts/productInfo.asp?itemNo=805783

Até aí beleza, é mas barato comprar um novo lá que um usado nas lojas daqui.

OPC+JR
13/01/2011, 14:16
O problema é que esses munhões são indicados para Dana 25 e 27.

Aprofundando a pesquisa, descobri que os únicos modelos de munhão fechados que os Jeep´s tiveram nos EUA foram o dana 25 e 27 mesmo.

Alías, o único modelo da marca Jeep de lá, pelo menos até 1997, que saiu com Dana 44 na frente foi a pick´up J10 ( consulte a relação no link http://www.trailquest.com/axles/jeep-factory-axle.shtml ) mas mesmo assim o munhão dela é aberto e não fechado, olha a foto aí em baixo. O resto era tudo dana 35, 30, 27 ou 25.

Segundo sempre tive conhecimento, os Dana dianteiros do CJ5 são 44, correto?

Pois bem qual a conclusão correta:

1- A DANA só forneceu o 44 dianteiro (que em tese é mais forte que os outros modelos) para todos os jeeps no Brasil?
Caso sim, a pergunta interessante: porque, se aqui tudo é sempre pior? :parede:. Mesmo assim, se colocou o Dana 44 aqui pq usou o munhão fechado e não aberto que diz proporcionar maior ângulo de esterço, possuir um munhão mais robusto, etc?

3- A DANA vendeu gato por lebre :mrgreen:.

Ah.... o cara do suporte técnico da Omix-ada disse que esse munhão que eles vendem é feito de aço, mas que para usar pneus 33 ele recomendava retirar o eixo dianteiro do meu jeep e colocar um Dana 44, rsrs

Com a palavra os especialistas. :concordo:

[]´s

Osmir

rubensx
13/01/2011, 15:21
Osmir

olha meu munhão:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=238040&d=1281110393

veja que os parafusos da manga estão diferentes além de ser allen eu pedi pro torneiro fechar os buracos originais com solda e re-furar os M10 ali intercalando os furos anteriores, quem fez foi o toninho torneiro aqui da ZN, se quiser posso indicar...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=225290&stc=1&d=1273670888

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=225287&d=1273670934

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=225289&d=1273671027

porque fiz isso?

porque a iron parts quando recondiciona os munhões e revendem também faz na solda, e ai diferença nenhuma fazia... ao menos os meus eu sabia qual defeito era no meu e onde foi soldado...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=225461&stc=1&d=1273761686

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=225459&d=1273761687

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=225462&d=1273761877

:concordo:


sobre os dana, num sei bem mas acho que como o brasil era mais tosquinho com o uso dos jeeps os dana 27 ou 35 eram fracos e ai foi jogado as carcaça do D44, como tinha sobrado munhão pra kct dos anteriores... Fizeram um chupa-cabra... Jeps mais antigos aqui tme dana 35 e até dana 27 (se não me engano)

Foda né... mas a outra opção que vc tem é ir pra munhões abertos tipo de javali etc...

sobre o porque minha decisão de usar esses munhões assim: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=1160912&postcount=76

Marcio Rossetto
13/01/2011, 15:25
No meu aconteceu isso em tres roscas
Eu comprei parafusos Allen Rosca Grossa da mesma bitola do original rosca fina .
Esmerilhei um pouco a cabeça do parafuso para não pegar na hora de esterçar .
Ficou um sistema tipo prisioneiro.
Depois fixei com porca travante do lado onde encosta o cubo .
Como no seu caso é um só . Coloca um além Rosca grossa que faz rosca na rosca fina . Se quizer põe um pouco de cola travante .

4X4GARAGE
14/01/2011, 08:57
ola osmir,rubens e marcio;sobre a helicoil é só ir a qq retifica de motores que ele coloca(somente m10,e nao 3/8unf);desde q me conheço por mecanico só existem com grande diferenças dois tipos de minhoes,os do 42 e dai em diante os nossos.
se voce for colocar prisioneiros nas mangas,coloque de dentro para fora os cravados que vendem na garra4x4(tb tem em qq moleiro,eles usam para travar suportes de molas) dai vc nao corre o risco de cair a manga na rua por espanar a rosca(entendao bem,do munhao).
sobre ser enganados pela fabricação misturada.....aki é o brasil!ta funfando,ninguem liga,então f...-se,
grande []s
edison magrao
na terra do sol

OPC+JR
14/01/2011, 09:58
Bom dia.

VAleu pela ajuda de todos aí, mas o meu problema não é no parafuso que prende a manga, se fosse essas idéias aí resolveriam meu problema.

O que espanou no munhão foi a rosca de um parafuso do toquinho lá de cima, como uso high steer, tenho que achar uma solução que fixe bem, pq aquele parafuso sofre um bom esforço.

Esse é o dilema :parede:.

[]´s continuando os estudos.

Osmir

edubasile
14/01/2011, 12:30
Temos um trator Valtra que tb espanou este parafuso, o tornei daqui soldou a rosca de um parafuso de aço no munhão e colocamos o toquinho com uma porca pór cima. ja faz uns 4 anos e ate agora não deu problema.

4X4GARAGE
15/01/2011, 09:58
e ai osmir...pegou o meu msn?

rubensx
15/01/2011, 14:20
então dá uma olhada os meus tavam espanados tb mandei tascar uns m10 lá no meu rdeu certo (são allen ali)

Denis Takashi
15/01/2011, 19:35
então dá uma olhada os meus tavam espanados tb mandei tascar uns m10 lá no meu rdeu certo (são allen ali)

Rubão,

Perguntinha meio besta : Como vc modificou a furação do munhão do seu jeep, o suporte de pinça não ficaria rotacionado de +- 30º ??? Assim a pinça ou ficaria muito para baixo ou muito para cima, certo ?? Ou eu tô falando bobagem ??

O que sempre faço em munhões de carro com pneus maiores que 33" é usar os parafusos cravo como o Magrão disse, aqui na cidade encontro numa loja de ferragens de um amigo meu pelo nome de parafuso recartilhado, M10 x 1.5, Iso 8.8 e galvanizado.

http://img259.imageshack.us/img259/6787/1004213o.jpg

http://img89.imageshack.us/img89/3470/1004212q.jpg

O unico trabalho seria furar o munhão, manga e suportes para 10mm, o que é fácil, já que original é 3/8".

Abraços

rubensx
16/01/2011, 03:23
pois é Denis no meu caso o suporte de pinças ia ser confecionado por mim com 3 furos, a idéia era essa...


mas não prossegui, é facil de fazer já tinha feito em outro jeep, mas tem de substituir os 3 allens que estão na pinça por com cabeça "chata"

rola tranquilo

4X4GARAGE
16/01/2011, 09:53
bom dia denis,vc ja tentou colocar eles nos tijolinhos?
[]s

OPC+JR
17/01/2011, 12:31
e ai osmir...pegou o meu msn?


Magrão, não tenho msn entre outras tecnologias da internet :mrgreen:.

Aquele problema dos prisoneiros eu resolvi com as dicas que me passou por mp, nada como ter um cara que é amigo do Mauro rsrs....

Agora só falta esse problema ai do toquinho mesmo.

Aliás, continua trabalhando com jeep aí em natal ou mudou de ramo?

E o jeep da patroa parou? Tá só tomando uma gelada no calçadão todo dia?

[]´s

4X4GARAGE
19/01/2011, 10:02
amigo do mauro voce fud..,hahahahahhahaha,mas tudo bem hahahhahaha

do toquinho é só ir a qq retifica que resolve facil!!!

to montando ainda a oficina,tem muita coisa e limpar tudo da muito trabalho(nao sei se trabalho e se tomo mais uma hahahhahh)

então osmir,to com um projeto de suspensão para buggys www.suspensaoespecial.com.br (http://www.suspensaoespecial.com.br) mas no começo tenho que virar,entao continuarei com jeeps aki em natal(se voce quiser pode mandar o seu se o mauro nao resolver seu problema hahahah),
o xaropinha ta parado por enquanto,tem muita coisa pra arrumar aki que nao da nem pra pensar!!!!
to esperando voce e todos os amigos do forum pra fazer uma visita aki heim!!!!
grande []

OPC+JR
20/01/2011, 09:19
amigo do mauro voce fud..,hahahahahhahaha,mas tudo bem hahahhahaha

do toquinho é só ir a qq retifica que resolve facil!!!

to montando ainda a oficina,tem muita coisa e limpar tudo da muito trabalho(nao sei se trabalho e se tomo mais uma hahahhahh)

então osmir,to com um projeto de suspensão para buggys www.suspensaoespecial.com.br (http://www.suspensaoespecial.com.br) mas no começo tenho que virar,entao continuarei com jeeps aki em natal(se voce quiser pode mandar o seu se o mauro nao resolver seu problema hahahah),
o xaropinha ta parado por enquanto,tem muita coisa pra arrumar aki que nao da nem pra pensar!!!!
to esperando voce e todos os amigos do forum pra fazer uma visita aki heim!!!!
grande []

Magrão

Puts cara não renegue as amaziades que fez aqui em Sp, principalmente perto da sua oficina antiga rsrs..

Quando espana o toquinho voce tb aumenta para M10?

Em relação aquela suspensão ali, puts coisa fina heim.... coil over e tudo, vamos ver se agora os bugs de natal param de ficar virando nas dunas rsrsrsrs. Manda ve na empreitada aí. Aliás já testou ou tá só no projeto ainda?

[]´s

Osmir

4X4GARAGE
20/01/2011, 10:17
fala osmir,ja estamos em divulgação,foi testada pelo imetro e aprovada com alto louvor,mas deixa seus amigos (japoneis sem graça) de lado hahahahah
passo para m10 sem problema!
voce falou que esta usando high steer,qual msm é o fabricante?
coloca uma orelha no olhal do munhão(onde vai o terminal) pra ficar mais forte.
grande abraço

OPC+JR
20/01/2011, 13:43
Aprovada até pelo Imetro, puts, esses caras tem de melhorar a análise dos produtos... rsrsrs..... sacanagem ... quem conhece ou vê o seu trabalho sabe que os seus produtos são profissionais( sem puxar o saco ou ganhar comissão por isso) :concordo:.

O high-steer que eu estou usando é da TT4 com aquela chapa lateral, que fica preso na parte interna do munhão, da ensimec.

Porém só tem high-steer de um lado, o direito - carona, só está ligado nesse high-steer a barra que sai do pitman - Dh de opala.
A barra que liga roda a roda está no olhal original do munhão, aí não dá para fazer essa orelha no olhal para fortalecer o conjunto.

Nesse final de semana, feriado em SP na segunda, eu devo ir lá para colocar um pouco mais de atividade no carro, aí posto umas fotos aqui.

[]´s

Osmir

4X4GARAGE
21/01/2011, 10:20
fala Osmir,da sim pra colocar o reforço,voce tem que pegar uma chapa em 'L' com 1/2'' de espessura,furar com o diametro da rosca do terminal e rebaixar para que entre um soquete com a medida da porca.
voce vai ter uns 4mm de chapa para aperto,mas a parede de 1/2'' da chapa que vai resistir ao esforço!
manda um abraço pro seu japoneis.hahahahahaha
grande []
magrao
na terra do sol