PDA

Ver Versão Completa : OM-314 no frio



dbsite
25/04/2005, 14:09
Ola pessoal
como todos já sabem o frio do inverno gaúcho, gostaria de algumas idéias para não sofrer, como no inverno passado, na hora de ligar a Band. colocar uma bateria mais potente!?! aquecedor no motor como fazem nos tratores!?!

abracos

sachetjr
25/04/2005, 16:10
Na minha band, troquei a bateria velha que era de 85 Ah por uma de 140 Ah, marca Jupiter. O modelo, dizem que é o mesmo da original da band. Agora é só esperar esfriar para ver se a nova bateria dá conta do "motorzinho".

[]´s

Diego Durigon
25/04/2005, 17:29
São vários os fatores que influenciam na partida da band. Dependendo do problema uma bateria mais potente não vai influenciar em nada, ou muito pouco...
Por exemplo: se seu motor de arranque estiver com problema...

Vamos lá: motor de arranque, cabos da bateria, alternador, bateria, ver se tem algo roubando energia enquanto a band tá desligada... tem mais coisas, mas são esses os principais...

A band tava bem ruim pra pegar de manhã, agora tá com tudo isso ok... é só virar a chave e nada de colocar o pé no acelerador 8)

[]'s

dbsite
25/04/2005, 19:45
Oi pessoal,
não tenho problemas de arranque em dias quentes. Hoje pela manha, por exemplo, estava quase 10C...... ai ela nao pegou, tive que empurar :roll:

meu motor esta com pouca compressao, acho que vou ter que fazer uma retifica nele! mas ai ate em dias quentes teria certa dificuldade p/ liga-la nao e?

abracos

Diego Durigon
25/04/2005, 20:07
Tiago, a band também tinha dias que não pegava e outros que pegava de primeira de manhã... não posso falar dela pegando em dias frios por que o máximo que faz aqui é 20º :lol:

Nesses dias em que ela não pega, o motor de arranque roda pesado? Ou roda bacana... o motor que não liga mesmo? Se o seu caso for o último citado, num precisa dá tranco não, é só pedir pra alguém tampar a entrada do filtro de ar :lol:

[]'s

dbsite
25/04/2005, 20:10
Oi Diegão
seguinte..... em dias frios, o motor de arranque roda pesado sim.... mesma sensaçao quando fica sem bateria.

abraco

Diego Durigon
25/04/2005, 20:18
Opa... quando a band não pegava, o motor de arranque rodava beeeeem pesado, só no tranco pra ligar. Como já tava tudo revisado e a única coisa suspeita era a bateria, trocamos ela por uma de 130Ah. Mas continuou a mesma coisa... não mudou em nada a partida de manhã.

Então foi revisado tudo que podia estar influenciando na partida novamente...
Conclusão: motor de arranque bichado...
Agora pega que é uma beleza :D

[]'s

dbsite
25/04/2005, 20:21
Diego

esqueci de mencionar o que um amigo daqui fez, ele instalou uma "vela aquecedora" na admissao do motor! funciona assim: gire a chave alguns minutos e pode bater arranque..... pega ate debaixo de neve!!!!

vou me informar melhor, quem sabe seja uma saida!

dbsite
25/04/2005, 20:24
o motor de arranque já revisei, o pessoal da autoeletrica disse que esta bom, amanha vou revisar a bateria!..... o ideal é qts ampéres?? vc tem a informaçao?

Diego Durigon
25/04/2005, 20:25
É, pelo jeito o seu problema é mesmo o frio :D Mas ai ficam as dicas...

[]'s bom de partida agora :)

Diego Durigon
25/04/2005, 20:30
o ideal é qts ampéres?? vc tem a informaçao?

A bateria original é de 126 A/H

[]'s

sachetjr
25/04/2005, 22:45
Diego

esqueci de mencionar o que um amigo daqui fez, ele instalou uma "vela aquecedora" na admissao do motor! funciona assim: gire a chave alguns minutos e pode bater arranque..... pega ate debaixo de neve!!!!

vou me informar melhor, quem sabe seja uma saida!

Vc tem mais informações a respeito desta vela? É adaptação ou existe própria para o OM 314?

[]´s

dbsite
26/04/2005, 11:04
Opa Serjão

assim que tiver informações a respeito entro em contato com voce!

gbalero_URU
26/04/2005, 11:56
Hola, amigos, les cuento que estoy en Uruguay y que aqui en invierno la temperatura es por debajo de cero.
Mi band es con motor om314s, y cuando la compre ya tenia el calentador colocado en la admision, incluso el mismo tiene un inyector de querosene que actua cuando el calentador esta al rojo., ademas la batería es de 200 amp. y la coloque hace un mes.
No he tenido que usar el calentador nunca, pero se que funciona, no ha dado mayor dificultad en arrancar, aunque algunos dias le doy arranque, da varias vueltas y no enciende, luego oprimo el estrangulador a fondo y doy arranque nuevamente y enciende en la primer vuelta, esto no siempre sucede el dia mas frio, pero si siempre en el primer arranque en la madrugada.
Les recomiendo la bateria grande pero es dificil de colocar.
Saludos desde Montevideo
Gerardo Balero, band longa 1982

Eriksom Teixeira Lima
26/04/2005, 13:37
Tiago

Para comprar a vela (ou acalentador) talvez o melhor é você dar uma passadinha no país vecino, el Uruguay de nuestro Gerardo. Com o frio que já sofri por aí em viagens a trabalho, trava tudo mesmo. :cry:

De qualquer forma, dou uma sugestão. A bateria tem três indicadores para uma boa escolha (veja abaixo as explicações). O que você deve prestar MUITA atenção é no tal do Crank, pois se ele for baixo, terás dificuldades em girar seu motor no frio congelante.

Antes que alguém pergunte porque dou pitacos aqui, explico. Minha camper tem os dois diferenciais da Band e também o motor 14B, que é simplesmente excelente. Por isso, sempre dou uma passada aqui para aprender alguma coisa sobre essa parte da alma da Band que me carrega
:lol: :lol: :lol: :lol:

Abraços

Eriksom
________________________

CARACTERÍSTICAS DE UMA BATERIA (dados retirados de http://www.baterias0km.com.br/index1.htm)

AMPERE-HORA (Ah):- É uma unidade de medida da capacidade de uma bateria. Indica a quantidade de energia que a bateria consegue armazenar.

O Teste é feito descarregando-se a bateria com uma corrente específica até atingir uma tensão final de 10,5V na bateria.

CORRENTE DE PARTIDA (A)

É a corrente que uma bateria nova plenamente carregada poderá fornecer durante um período de tempo até uma tensão final especificada. Geralmente os fabricantes usam a norma SAE (A–Cold Cranking Ampéres) que é a corrente de descarga prescrita pelo fabricante que aplicada à bateria sob temperatura de -18ºC resulta em uma tensão maior que 7,2V após 30 segundos de descarga.

RESERVA DE CAPACIDADE:

É a reserva de energia (em minutos) que, no caso de falha no sistema elétrico, a bateria poderá continuar operando os acessórios elétricos. O teste é realizado descarregando-se a bateria com 25 A até uma tensão final de 10,5V.

Marco Saldanha
26/04/2005, 19:14
Coloque uma mangueira de avanço na entrada de ar do motor ( sobre o motor ) e depois leve ate dentro do carro.
Antes de ligar injete WD 40 ou similar neta mangueira dentro do carro e pega na primeira
Qualquer duvida posso mandar fotos ( Basta injetar uns 3 segundos )


Ola pessoal
como todos já sabem o frio do inverno gaúcho, gostaria de algumas idéias para não sofrer, como no inverno passado, na hora de ligar a Band. colocar uma bateria mais potente!?! aquecedor no motor como fazem nos tratores!?!

abracos

mauricera
26/04/2005, 23:29
A minha nunca "tremeu" e olha que em Sampa faz frio razoável no inverno, só o que rola é ar no sistema injetor que tenho que eliminar sempre com aquela bombinha manual perto do bloco , abrindo o respiro.
Aliás pergunto se isso constantemente é "normal" , galera?
Minha bateria é de 120A

Maurício----
Band '63
-----------------------------------------

havoc
27/04/2005, 06:36
Diego

esqueci de mencionar o que um amigo daqui fez, ele instalou uma "vela aquecedora" na admissao do motor! funciona assim: gire a chave alguns minutos e pode bater arranque..... pega ate debaixo de neve!!!!

vou me informar melhor, quem sabe seja uma saida!

lembro de ter lido algo semelhante em algum canto da net porém não dei muita atenção.
Mas tenho certeza que é uma peça original de motores onde é muito frio, é um tipo de dispositivo que aquece o ar admitido. Inclusive todos om314 tem o lugar pra ser instalado esse dispositivo.
talvez alguem que tenha instalado ele poderia nos dar mais informação, como instalar e onde comprar, etc...

dbsite
27/04/2005, 16:42
Boa tarde amigos

referente ao assunto da vela aquecedora! consegui informações direto da concessionaria mercedez-benz da minha cidade. Eles me disseram que essa vela era instalada em motores muito antigos, primeiras edicoes dos om314(608).

No meu caso, é um OM314S(708), que tem injeção automática e nao é necessária a instalacao de vela alguma.

Entao, acredito que tenho problemas com minha bateria, ou parte eletrica do carro, vou revisar isso!!

Eriksom, Marco e Mauricio, obrigado pelas dicas!

abracos

joaquim
27/04/2005, 18:15
Como diria o Jack, vamos por partes.
- O motor Mercedes é muito pesado para ser virado pelo arranque.
- Tem um modelo entigo de arranque que é mais fraco, o JD se não me engano, o modelo mais novo é o JF que dá mais rotação e é mais forte.
- Se o motor virar, mas não atingir a rotação necessária, ele não pega nem com reza braba.
- O motor de arranque tem que estar sempre em ordem, sem folgas e com os eixos bem lubrificados.
- Puxe os dois cabos, positivo e negativo, direto da bateria para o arranque, o negativo deve ser parafusado na carcaça do motor de arranque no parafuso de baixo, que prende ele no bloco.
-Use cabos Pirelli ou Condugel de 70 mm2. os mesmos que são usados em máquinas de solda, se não me engano o cabo Pirelli se chama Soldaprene. Prepare o bolso, pois esse cabo é caro.
- Na ponta do cabo use terminais em que se encaixa o cabo e que ele seja preso por uma porca – o modelo é esse: http://www.arsal.com.br/produtos.htm - é o segundo conector a direita, de cima para baixo (desculpe é melhor ver do que explicar)
-Depois de prender o cabo, estanhe tudo muito bem para evitar oxidação. Pronto você nunca mais vai ter problema com os cabos de sua bateria.
-Verifique a carga e o estado da bateria num auto elétrico, a bateria original da Band com mortor Mercedes é de 126 Ah, os modelos com 709 têm duas baterias de 70Ah.
Veja o alternador se está legal e carregando a bateria direito.
No mais, se nada disso funcionar num dia de frio mais brabo use o WD, mas lembre-se que o WD é exceção.

Por incrível que pareça meu carro tinha tudo isso e às vezes enchia o saco, coisa que só se resolveu depois que mandei o eletricista mudar as peças do meu alternador para ele fornecer 65A. Custou há um ano atrás 300 reais.

Té mais,

Joaquim/SP
Band89

dbsite
27/04/2005, 19:45
Excelente Joaquim

obrigado pelas dicas! essa semana estarei realizando uma geral na eletrica da Band e logo depois, te conto o que realmente aconteceu e o que foi necessário para corrigir.

abracos congelados :shock:

havoc
28/04/2005, 00:38
minha toyota sempre deu problema pra pegar no inverno, é uma 81 com motor om314.

estou com bateria nova (nao sei qual é mas nao é muito grande nao) eu chutaria entre 80-90 Ah, o motor de arranque original, porem adaptei um alternador bosch 120A de vectra. e nunca mais deu problema no arranque porem agora é que vai vir o primeiro frio. vamos ver como vai ficar.

Agora uma coisa que seria legal é adaptar um motor de arranque mais porrada e essa vela aquecedora.

alguem sabe onde comprar essa vela aquecedora e se é possivel adaptar um motor de arranque mais moderno e forte? alguem já fez isso?

rafaelgdl
13/12/2005, 06:02
Estive em BARiloche no mês passado....
e para minha sorte, a hospedagem em q tava era na descida de um "barranco"..
sorte minha mesmo, pq na volta pra casa, mesmo no calor e sem chuva, o motor naum girava, entaum era um suador ateh conseguir mover a band para pegar no tranco...
e Valeu pelas dicas, aprendi muita coisa jah...

edwint
29/11/2010, 20:32
Alguem sabe informar, como instalar a vela aquecedora na band Om314? se possivel alguma foto.

Muito obrigado

talha-mar
03/12/2010, 08:41
Oi Edwint, dá uma olhadinha nos tópicos:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=25041&page=8

E no: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=79208
A vela está há anos funcionando, e o arranque troquei não faz muito, mas é uma belezinha, nunca vi um motor diesel virar assim. Ainda não peguei frio muito forte mas tenho certeza que vai funcionar.
Abs
Henri

jhdadam
03/12/2010, 16:11
Salve galera....a minha experiencia é essa: sempre acampo no inverno na parte alta do Parque Nacional de Itatiaia....já durmi vária vezes lá e de manha com temperaturas medias de -2°C. Já peguei -5°C e em todas as vezes nunca tive problemas de ligar a Band. Pega de primeira.A minha é 1988/314S uso bateria marca Cral de 140 A.(modelo CP140 Re).O resto da Band é tudo original....nada mirabolante...Ah...esse modelo cabe certinho no local original abaixo do banco.....Abçs

Sergioporto
03/12/2010, 16:39
Alguem sabe informar, como instalar a vela aquecedora na band Om314? se possivel alguma foto.

Muito obrigado
Caro amigo ,quando morava no RS ,isto já fazem mais de 30 anos ,meu pai tinha Toy 64 era c/ velas aquecedoras originais pois era motor c/ injeçao indireta pois bem ,como o danado era manhoso no inverno coloquei vela aquecedora do motor Perkins .Esta vela é colocada na entrada do coletor de admissao e tem um pequeno tanque onde é colocado querosene !Quando aperta-se um botao que envia energia p/ vela a resistencia da mesma fica bem vermelha e libera querosene em chamas ,é muito boa .Vá em casa de peças p/ tratores que deve encontrar esta vela ainda .Um conselho de quem já trabalhou c/ mecanica diesel pesada ,nunca injete qualquer tipo de spray na admissao !Porque ? Motor pode ficar viciado e só pegar c/ este "cheiro"Pode quebrar virabrequim etc....
Espero ter ajudado.