Conectar

Ver Versão Completa : Rebocando JEEP com cambão.

Dojao
11/01/2011, 16:51
estou reformando meu jeep e coloquei um cambão para puxa-lo, só que o jeep esta esterçando e não consigo puxar,, o que acontece??

rodrigo.hoffman
11/01/2011, 18:55
estou reformando meu jeep e coloquei um cambão para puxa-lo, só que o jeep esta esterçando e não consigo puxar,, o que acontece??

Bom...

Se for cambão vai acontecer isso ai mesmo.. Agora se tiver puxando com um towbar ai era pra puxar certinho..

[ ]´s

Flaibam
11/01/2011, 19:26

Pra puxar com o cambão tem que ter alguém no volante.

Como o Rodrigo citou acima, com o towbar não tem problema e não precisa (e nem deve) ter ninguém no veículo rebocado.

alexandre.jeronimo
11/01/2011, 19:55
Amigo,

O ideal é colocar o towbar, não precisa de um condutor secundário e é umas mil vezes mais seguro.

Abraco! :concordo:

Dojao
12/01/2011, 08:51
Amigo,

O ideal é colocar o towbar, não precisa de um condutor secundário e é umas mil vezes mais seguro.

Abraco! :concordo:

é com towbar mesmo,, só que esta somente o chassis com o motor, e não anda nem 2 metros e esterça de uma vez....

dinhorlf
12/01/2011, 09:16
opa, se tiver sem setor não rola, e se mesmo com setor e ele não estiver centrado tambem não rola.

reslima
12/01/2011, 09:18
o caster está errado... vc por acaso fez SPOA nesse jeep q está reformando? aconteceu isso aqui comigo, rebocando a F de um amigo... tinha feito SPOA, apenas virando os suportes de mola, sem dar o grau na bola do diferencial, resultado: não conseguíamos rebocar a bagaça pra canto nenhum que as rodas viravam...

homerohermida
12/01/2011, 10:21
Basta resolver o problema do cáster com uma cunha entre o eixo e o feixe de molas. E é bom que as rodas estejam com as barras de direção, pois não sei se sem elas, funciona. A caixa de direção é dispensável, pois já reboquei muito sem ela.

dinhorlf
12/01/2011, 10:47
pra rebocar sem o setor tem que ter o suporte central que vai no chassis, mas numa emergencia voce pode travar a direção reta, arrasta um pouco nas curvas mas consegue-se, ja fizemos isso com a barra quebrada.

Dojao
12/01/2011, 12:13
opa, se tiver sem setor não rola, e se mesmo com setor e ele não estiver centrado tambem não rola.

que setor vc fala??? a parte de chassis e diferenciais esta original,, somente tirei os cardãs traseiros para arrumar e esta sem, mas do resto tudo normal..

dinhorlf
12/01/2011, 14:37
opa, aqui nos chamamos de setor por ai voces dizem caixa de direção, eheheheheh.
seu chassis esta sem ele?
as barras de direção estão normais?

Dojao
12/01/2011, 15:01
opa, aqui nos chamamos de setor por ai voces dizem caixa de direção, eheheheheh.
seu chassis esta sem ele?
as barras de direção estão normais?

ele esta com a caixa de direção sim,, as barras tb, pivôs e tudo o mais,, me falaram alinhamento,, mas não acredito não.. sei lá o que acontece;;;;

dinhorlf
12/01/2011, 15:13
dojão, voltando la na minha 1ª opinião, faça oseguinte:
alinha as rodas retira o braço do pitman conte quantas voltas da o setor de um lado a outro, divide certinho e ponha no meio, coloca o braço de volta e aperte, confira ve se melhorou.

agora se tiver com muita folga na direção costuma não adiantar nada pois com as rodas balançando muito as irregularidades do piso forçam a virada das rodas.

reslima
12/01/2011, 15:23
amigos, a caixa não influi em nada na hora de rebocar, é caster, pode ter certeza... abs...

Varela
12/01/2011, 15:35
amigos, a caixa não influi em nada na hora de rebocar, é caster, pode ter certeza... abs...

É caster sim, já reboquei com um pivô quebrado, ou seja, sem uma roda estar ligada a barra de direção.

[]s

dinhorlf
12/01/2011, 16:09
eheheh, pessoal se ele não mexeu no carro a ponto de alterar o caster vamos pelas coisas mais simples primeiro, tudo tem etapas concordam?

reslima
12/01/2011, 16:27
sim, vc tem razão, se for mais fácil ele verificar a caixa, tudo bem!
mesmo ele não tendo mexido no carro, outras coisas podem ter influenciado na mudança do caster, portanto, que é caster é! ahahahahahahahah

KitiU.
12/01/2011, 16:39
Dae PessoALL...

Andei modificando a sups diantera do meu jeep e agora o danado não quer mais ser rebocado...

Antes de reposicionar os munhão cortando e soldando, alinhando assim o diferencial, tentei usar uma cunha, até para ver o angulo certo... porém de nada adiantou... aparentemento o angulo do munhão ta certinho mas não tem jeito de puxa o danado no Tow-bar...

Ja estou começando a achar que estou com o chassis torto... e se tiver, pode ser esse o problema??? ou é puramento o angulo do munhão??? se for qual é o angulo certo???

dinhorlf
12/01/2011, 16:39
ehehehehe ehehehe, eu ri muito la no principio do topico quando o rapaz disse ki tava rebocando com "cambão" e todos disseram, cambão num da, ehehehe.

aqui nois num usa esse tar de "tóbar"não nois usa é cambão mermo. ehehehe.
mas tomara ki seje caster.

ah reslima to cuma foto aki pra po la no topico, "faça seu caminho" ce vai gostar

abs dinho

reslima
12/01/2011, 16:45
Cara, da uma pesquisada no forum, ja vi um topico em que o Kim e o Leopoldo (eu acho) explicavam como verificar o caster da viatura, incluside dando dicas da "fabricação" de uma ferramenta pra isso!!!
se estiver fora, nem q seja pouca coisa, acontece isso mesmo...
Da uma procurada, se eu achar algo antes de vc, posto aqui... abs...
Renato

Dae PessoALL...

Andei modificando a sups diantera do meu jeep e agora o danado não quer mais ser rebocado...

Antes de reposicionar os munhão cortando e soldando, alinhando assim o diferencial, tentei usar uma cunha, até para ver o angulo certo... porém de nada adiantou... aparentemento o angulo do munhão ta certinho mas não tem jeito de puxa o danado no Tow-bar...

Ja estou começando a achar que estou com o chassis torto... e se tiver, pode ser esse o problema??? ou é puramento o angulo do munhão??? se for qual é o angulo certo???

reslima
12/01/2011, 16:48
Opa, aqui tbem a galera chama mais de cambao do q towbar mesmo... só aqui no forum fui saber a diferença dos dois... ehehehheheheh
Pois é kra, tomara q o amigo consiga resolver, é chato pra kct qdo as coisas não dão certo desse jeito...
Posta a foto lá!!! Abração!!!

ehehehehe ehehehe, eu ri muito la no principio do topico quando o rapaz disse ki tava rebocando com "cambão" e todos disseram, cambão num da, ehehehe.

aqui nois num usa esse tar de "tóbar"não nois usa é cambão mermo. ehehehe.
mas tomara ki seje caster.

ah reslima to cuma foto aki pra po la no topico, "faça seu caminho" ce vai gostar

abs dinho

Charles_Curitiba
12/01/2011, 23:37
Imaginem aquele corcel II rebocando uma Kombi com um pedaço de viga de madeira, amarrada com corda...pronto, é o CAMBAO, logico que o Cambao de verdade é de aço muito bem feito, e é usado apenas como reboquqe de socorro. o Towbar (ou Tawbar) é engate semelhante ao engate de carretas, imagine um triangulo de lados iguais, um lado vc fixa no chassi do carro, este lado é movel em 2 pinos de aço, e a outra ponta vai no engate do carro que vai rebocar. DOJÃO, seu jeep esta com as lonas encostadas de forma desparelhas? levante o chassi e veja se uma roda esta mais presa que a outra, mas tem que estar muito presa pra isso. Ah, qual é o carro que vc esta usando pra rebocar? Não é um Fiat Uno não´né?

Dojao
14/01/2011, 08:52
Imaginem aquele corcel II rebocando uma Kombi com um pedaço de viga de madeira, amarrada com corda...pronto, é o CAMBAO, logico que o Cambao de verdade é de aço muito bem feito, e é usado apenas como reboquqe de socorro. o Towbar (ou Tawbar) é engate semelhante ao engate de carretas, imagine um triangulo de lados iguais, um lado vc fixa no chassi do carro, este lado é movel em 2 pinos de aço, e a outra ponta vai no engate do carro que vai rebocar. DOJÃO, seu jeep esta com as lonas encostadas de forma desparelhas? levante o chassi e veja se uma roda esta mais presa que a outra, mas tem que estar muito presa pra isso. Ah, qual é o carro que vc esta usando pra rebocar? Não é um Fiat Uno não´né?

é um 147,,eheheh,,obrigado pelas dicas pessoal,, vou tentar

Ricardo Cabral
14/07/2018, 22:58
Boa tarde amigos. Estou com uma dúvida que ainda não consegui resposta nos foruns: tenho um jeep Willis CJ3 1954 que possui tow bar. O CJ3 está com suspensão elevada pois coloquei pneus 35 e elevei a carroceria por causa disso. Neste caso, a altura do engate do cambão fica cerca de 20cm mais alta do que o engate de reboque da minha SW4 (2010) quando comparamos as linhas horizontais.
Alguns colegas jipeiros mais experientes me disseram que é EXTREMAMENTE ARRISCADO rebocar um jeep cuja altura do cambão é mais alta do que o engate do reboque. E que só poderia rebocar carros que ficassem com o cambão na MESMA ALTURA do reboque.
Isso procede? Posso ou não posso rebocar o meu cj3 pelo cambão? Se não posso, qual seria a opção (reboque na carretinha? Reboque asa delta?).
Obrigado pela ajuda.

Rodrigo Baratti
15/07/2018, 08:14
Realmente o ideal é estar tudo na mesma altura e o problema é no transpor obstáculos (lombadas e valetas) o sistema desatrelar ou até mesmo quebrar o pino da bola.
Um pouco de diferença não há problema.
Aqueles engates encaixados no tubo quadrado tem 2 posições, para carretas altas e baixas, pode ser uma solução.
Eu tentaria mexer no engate.

[]’s

Ricardo Cabral
15/07/2018, 09:01
Obrigado Rodrigo. Essa era minha dúvida mesmo... mas vc teria alguma idéia de como eu poderia “elevar” a bola do meu engate da SW4? Teria alguma solução pronta para comprar? Ou teria que levar em um torneiro mecânico e pedir para adaptar?

Rodrigo Baratti
15/07/2018, 20:10
Manda uma foto do engate

Ricardo Cabral
17/07/2018, 19:01
560008560009560010
É este o engate da SW4 Rodrigo. Obrigado

xibiu!!!
17/07/2018, 21:50
Caro Ricardo Cabral.

Minha sugestão seria inverter a fixação (dobra) da chapa que fixa a bola no engate da SW4. Solde-a para cima e monte a bola novamente na mesma chapa após invertê-la.

560020

Se achar que o towbar ainda está inclinado, abaixe o centro da fixação do towbar para abaixo da linha central do para-choque do Jeep.

560021

Creio que fazendo isso ganhará fácil os 20 centímetros que precisa para manter o Towbar na posição correta, ou seja em uma linha horizontal plana.

Abraço;

Rodrigo Baratti
17/07/2018, 22:47
Pronto, o Xibiu resolveu a parada! 🤛

Ricardo Cabral
18/07/2018, 07:40
Show de bola!! Excelente idéia! Vou levar no torneiro mecânico e pedir para adaptar!! Obrigado. Abs

xibiu!!!
18/07/2018, 09:04
Pronto, o Xibiu resolveu a parada! 亂

De vez em quando eu até acerto....rsrsrsrsrs..

Minha sugestão seria inverter a fixação (dobra) da chapa que fixa a bola no engate da SW4. Solde-a para cima e monte a bola novamente na mesma chapa após invertê-la.

560020

Prefira usar a mesma chapa, ou se precisar confeccionar uma nova para inverter o suporte, dobre-a com a mesma altura e jamais use chapa de bitola mais fina.
Dê atenção à altura da dobra da chapa pois quanto mais alta a dobra da chapa, (em relação à solda e a bola) mais a força de alavanca vai forçá-la para tentar fazer entortar a peça ou forçar os pontos de fixação do engate no veículo tracionador.
Reforce muito bem a nova solda, usando chapas de reforço, e aproveite para revisar a fixação do engate na sua SW4, pois a força de alavanca que sofre essa peça quando traciona um outro veículo é muito grande.
Abraço a todos.:concordo:

Ricardo Cabral
20/07/2018, 06:56
Valeu Rodrigo e Xibiu!! Assim que arrumar vou postar as fotos aq!!