Ver Versão Completa : Rebocando JEEP com cambão.
estou reformando meu jeep e coloquei um cambão para puxa-lo, só que o jeep esta esterçando e não consigo puxar,, o que acontece??
rodrigo.hoffman
11/01/2011, 18:55
estou reformando meu jeep e coloquei um cambão para puxa-lo, só que o jeep esta esterçando e não consigo puxar,, o que acontece??
Bom...
Se for cambão vai acontecer isso ai mesmo.. Agora se tiver puxando com um towbar ai era pra puxar certinho..
[ ]´s
Pra puxar com o cambão tem que ter alguém no volante.
Como o Rodrigo citou acima, com o towbar não tem problema e não precisa (e nem deve) ter ninguém no veículo rebocado.
alexandre.jeronimo
11/01/2011, 19:55
Amigo,
O ideal é colocar o towbar, não precisa de um condutor secundário e é umas mil vezes mais seguro.
Abraco! :concordo:
Amigo,
O ideal é colocar o towbar, não precisa de um condutor secundário e é umas mil vezes mais seguro.
Abraco! :concordo:
é com towbar mesmo,, só que esta somente o chassis com o motor, e não anda nem 2 metros e esterça de uma vez....
dinhorlf
12/01/2011, 09:16
opa, se tiver sem setor não rola, e se mesmo com setor e ele não estiver centrado tambem não rola.
o caster está errado... vc por acaso fez SPOA nesse jeep q está reformando? aconteceu isso aqui comigo, rebocando a F de um amigo... tinha feito SPOA, apenas virando os suportes de mola, sem dar o grau na bola do diferencial, resultado: não conseguíamos rebocar a bagaça pra canto nenhum que as rodas viravam...
homerohermida
12/01/2011, 10:21
Basta resolver o problema do cáster com uma cunha entre o eixo e o feixe de molas. E é bom que as rodas estejam com as barras de direção, pois não sei se sem elas, funciona. A caixa de direção é dispensável, pois já reboquei muito sem ela.
dinhorlf
12/01/2011, 10:47
pra rebocar sem o setor tem que ter o suporte central que vai no chassis, mas numa emergencia voce pode travar a direção reta, arrasta um pouco nas curvas mas consegue-se, ja fizemos isso com a barra quebrada.
opa, se tiver sem setor não rola, e se mesmo com setor e ele não estiver centrado tambem não rola.
que setor vc fala??? a parte de chassis e diferenciais esta original,, somente tirei os cardãs traseiros para arrumar e esta sem, mas do resto tudo normal..
dinhorlf
12/01/2011, 14:37
opa, aqui nos chamamos de setor por ai voces dizem caixa de direção, eheheheheh.
seu chassis esta sem ele?
as barras de direção estão normais?
opa, aqui nos chamamos de setor por ai voces dizem caixa de direção, eheheheheh.
seu chassis esta sem ele?
as barras de direção estão normais?
ele esta com a caixa de direção sim,, as barras tb, pivôs e tudo o mais,, me falaram alinhamento,, mas não acredito não.. sei lá o que acontece;;;;
dinhorlf
12/01/2011, 15:13
dojão, voltando la na minha 1ª opinião, faça oseguinte:
alinha as rodas retira o braço do pitman conte quantas voltas da o setor de um lado a outro, divide certinho e ponha no meio, coloca o braço de volta e aperte, confira ve se melhorou.
agora se tiver com muita folga na direção costuma não adiantar nada pois com as rodas balançando muito as irregularidades do piso forçam a virada das rodas.
amigos, a caixa não influi em nada na hora de rebocar, é caster, pode ter certeza... abs...
amigos, a caixa não influi em nada na hora de rebocar, é caster, pode ter certeza... abs...
É caster sim, já reboquei com um pivô quebrado, ou seja, sem uma roda estar ligada a barra de direção.
[]s
dinhorlf
12/01/2011, 16:09
eheheh, pessoal se ele não mexeu no carro a ponto de alterar o caster vamos pelas coisas mais simples primeiro, tudo tem etapas concordam?
sim, vc tem razão, se for mais fácil ele verificar a caixa, tudo bem!
mesmo ele não tendo mexido no carro, outras coisas podem ter influenciado na mudança do caster, portanto, que é caster é! ahahahahahahahah
Dae PessoALL...
Andei modificando a sups diantera do meu jeep e agora o danado não quer mais ser rebocado...
Antes de reposicionar os munhão cortando e soldando, alinhando assim o diferencial, tentei usar uma cunha, até para ver o angulo certo... porém de nada adiantou... aparentemento o angulo do munhão ta certinho mas não tem jeito de puxa o danado no Tow-bar...
Ja estou começando a achar que estou com o chassis torto... e se tiver, pode ser esse o problema??? ou é puramento o angulo do munhão??? se for qual é o angulo certo???
dinhorlf
12/01/2011, 16:39
ehehehehe ehehehe, eu ri muito la no principio do topico quando o rapaz disse ki tava rebocando com "cambão" e todos disseram, cambão num da, ehehehe.
aqui nois num usa esse tar de "tóbar"não nois usa é cambão mermo. ehehehe.
mas tomara ki seje caster.
ah reslima to cuma foto aki pra po la no topico, "faça seu caminho" ce vai gostar
abs dinho
Cara, da uma pesquisada no forum, ja vi um topico em que o Kim e o Leopoldo (eu acho) explicavam como verificar o caster da viatura, incluside dando dicas da "fabricação" de uma ferramenta pra isso!!!
se estiver fora, nem q seja pouca coisa, acontece isso mesmo...
Da uma procurada, se eu achar algo antes de vc, posto aqui... abs...
Renato
Dae PessoALL...
Andei modificando a sups diantera do meu jeep e agora o danado não quer mais ser rebocado...
Antes de reposicionar os munhão cortando e soldando, alinhando assim o diferencial, tentei usar uma cunha, até para ver o angulo certo... porém de nada adiantou... aparentemento o angulo do munhão ta certinho mas não tem jeito de puxa o danado no Tow-bar...
Ja estou começando a achar que estou com o chassis torto... e se tiver, pode ser esse o problema??? ou é puramento o angulo do munhão??? se for qual é o angulo certo???
Opa, aqui tbem a galera chama mais de cambao do q towbar mesmo... só aqui no forum fui saber a diferença dos dois... ehehehheheheh
Pois é kra, tomara q o amigo consiga resolver, é chato pra kct qdo as coisas não dão certo desse jeito...
Posta a foto lá!!! Abração!!!
ehehehehe ehehehe, eu ri muito la no principio do topico quando o rapaz disse ki tava rebocando com "cambão" e todos disseram, cambão num da, ehehehe.
aqui nois num usa esse tar de "tóbar"não nois usa é cambão mermo. ehehehe.
mas tomara ki seje caster.
ah reslima to cuma foto aki pra po la no topico, "faça seu caminho" ce vai gostar
abs dinho
Charles_Curitiba
12/01/2011, 23:37
Imaginem aquele corcel II rebocando uma Kombi com um pedaço de viga de madeira, amarrada com corda...pronto, é o CAMBAO, logico que o Cambao de verdade é de aço muito bem feito, e é usado apenas como reboquqe de socorro. o Towbar (ou Tawbar) é engate semelhante ao engate de carretas, imagine um triangulo de lados iguais, um lado vc fixa no chassi do carro, este lado é movel em 2 pinos de aço, e a outra ponta vai no engate do carro que vai rebocar. DOJÃO, seu jeep esta com as lonas encostadas de forma desparelhas? levante o chassi e veja se uma roda esta mais presa que a outra, mas tem que estar muito presa pra isso. Ah, qual é o carro que vc esta usando pra rebocar? Não é um Fiat Uno não´né?
Imaginem aquele corcel II rebocando uma Kombi com um pedaço de viga de madeira, amarrada com corda...pronto, é o CAMBAO, logico que o Cambao de verdade é de aço muito bem feito, e é usado apenas como reboquqe de socorro. o Towbar (ou Tawbar) é engate semelhante ao engate de carretas, imagine um triangulo de lados iguais, um lado vc fixa no chassi do carro, este lado é movel em 2 pinos de aço, e a outra ponta vai no engate do carro que vai rebocar. DOJÃO, seu jeep esta com as lonas encostadas de forma desparelhas? levante o chassi e veja se uma roda esta mais presa que a outra, mas tem que estar muito presa pra isso. Ah, qual é o carro que vc esta usando pra rebocar? Não é um Fiat Uno não´né?
é um 147,,eheheh,,obrigado pelas dicas pessoal,, vou tentar
Ricardo Cabral
14/07/2018, 22:58
Boa tarde amigos. Estou com uma dúvida que ainda não consegui resposta nos foruns: tenho um jeep Willis CJ3 1954 que possui tow bar. O CJ3 está com suspensão elevada pois coloquei pneus 35 e elevei a carroceria por causa disso. Neste caso, a altura do engate do cambão fica cerca de 20cm mais alta do que o engate de reboque da minha SW4 (2010) quando comparamos as linhas horizontais.
Alguns colegas jipeiros mais experientes me disseram que é EXTREMAMENTE ARRISCADO rebocar um jeep cuja altura do cambão é mais alta do que o engate do reboque. E que só poderia rebocar carros que ficassem com o cambão na MESMA ALTURA do reboque.
Isso procede? Posso ou não posso rebocar o meu cj3 pelo cambão? Se não posso, qual seria a opção (reboque na carretinha? Reboque asa delta?).
Obrigado pela ajuda.
Rodrigo Baratti
15/07/2018, 08:14
Realmente o ideal é estar tudo na mesma altura e o problema é no transpor obstáculos (lombadas e valetas) o sistema desatrelar ou até mesmo quebrar o pino da bola.
Um pouco de diferença não há problema.
Aqueles engates encaixados no tubo quadrado tem 2 posições, para carretas altas e baixas, pode ser uma solução.
Eu tentaria mexer no engate.
[]’s
Ricardo Cabral
15/07/2018, 09:01
Obrigado Rodrigo. Essa era minha dúvida mesmo... mas vc teria alguma idéia de como eu poderia “elevar” a bola do meu engate da SW4? Teria alguma solução pronta para comprar? Ou teria que levar em um torneiro mecânico e pedir para adaptar?
Rodrigo Baratti
15/07/2018, 20:10
Manda uma foto do engate
Ricardo Cabral
17/07/2018, 19:01
560008560009560010
É este o engate da SW4 Rodrigo. Obrigado
xibiu!!!
17/07/2018, 21:50
Caro Ricardo Cabral.
Minha sugestão seria inverter a fixação (dobra) da chapa que fixa a bola no engate da SW4. Solde-a para cima e monte a bola novamente na mesma chapa após invertê-la.
560020
Se achar que o towbar ainda está inclinado, abaixe o centro da fixação do towbar para abaixo da linha central do para-choque do Jeep.
560021
Creio que fazendo isso ganhará fácil os 20 centímetros que precisa para manter o Towbar na posição correta, ou seja em uma linha horizontal plana.
Abraço;
Rodrigo Baratti
17/07/2018, 22:47
Pronto, o Xibiu resolveu a parada! 🤛
Ricardo Cabral
18/07/2018, 07:40
Show de bola!! Excelente idéia! Vou levar no torneiro mecânico e pedir para adaptar!! Obrigado. Abs
xibiu!!!
18/07/2018, 09:04
Pronto, o Xibiu resolveu a parada! 亂
De vez em quando eu até acerto....rsrsrsrsrs..
Minha sugestão seria inverter a fixação (dobra) da chapa que fixa a bola no engate da SW4. Solde-a para cima e monte a bola novamente na mesma chapa após invertê-la.
560020
Prefira usar a mesma chapa, ou se precisar confeccionar uma nova para inverter o suporte, dobre-a com a mesma altura e jamais use chapa de bitola mais fina.
Dê atenção à altura da dobra da chapa pois quanto mais alta a dobra da chapa, (em relação à solda e a bola) mais a força de alavanca vai forçá-la para tentar fazer entortar a peça ou forçar os pontos de fixação do engate no veículo tracionador.
Reforce muito bem a nova solda, usando chapas de reforço, e aproveite para revisar a fixação do engate na sua SW4, pois a força de alavanca que sofre essa peça quando traciona um outro veículo é muito grande.
Abraço a todos.:concordo:
Ricardo Cabral
20/07/2018, 06:56
Valeu Rodrigo e Xibiu!! Assim que arrumar vou postar as fotos aq!!