Ver Versão Completa : Querosene desentope os bicos?mito ou verdade?
Edson Zanelli
11/01/2011, 07:30
Prezados, uma vez na rodovia dos Bandeirantes parei em um posto onde fui atendido por um senhor,ele me sugeriu colocar uma garrafa de querosene no tanque da camionete alegando o desentopimento e lubrificação.Na epoca não o deixei por, mas ficou a duvida....alguem sabe algo a respeito ? abraço
opala66joao@hotmail.com
11/01/2011, 08:37
Xiiiiii .... Esse tipo de coisa é de desconfiar heim.
é normal usar querosene pra dar uma limpada nos bicos.
Acho que aqui no forum grande parte do pessoal usa ou já usou!
Imperador!
11/01/2011, 09:22
é normal usar querosene pra dar uma limpada nos bicos.
Acho que aqui no forum grande parte do pessoal usa ou já usou!
Eu nunca usei, mas já comentaram aqui no fórum que é verdade.
Walter L. L. Casitta
11/01/2011, 09:28
Querosene em temperaturas próximas de 0º é indispensável...
Edson Zanelli
11/01/2011, 10:00
Querosene em temperaturas próximas de 0º é indispensável...
Vou experimentar..abraço
Pelo q eu sei isso só prejudica...
Abraços
Querosene era misturada no diesel antigamente para evitar o congelamento do mesmo. Hoje acredito que tal mistura seja desnecessária devido a quantidade de "aditivos" que nosso diesel possui.
Querosene misturada em excesso pode prejudicar a Bomba Injetora, uma vez que ela é detergente e nao lubrificante!
Abraço,
Léo.
Não seria melhor colocar um aditivo ou mesmo mandar limpar os bicos.
Eu acho q se realmente funcionasse, as fabricas recomendariam isso.
Abraços
Edson Zanelli
11/01/2011, 12:00
Não seria melhor colocar um aditivo ou mesmo mandar limpar os bicos.
Eu acho q se realmente funcionasse, as fabricas recomendariam isso.
Abraços
Tem toda razão..valeu pessoal
RGamaJr_4x4
11/01/2011, 12:04
Não faltam tópicos sobre uso de querosene no diesel: http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&safe=off&q=site:4x4brasil.com.br+bicos+querosene+&aq=f&aqi=&aql=&oq=&gs_rfai=
como não existe um consenso... nunca usei.
Edintruder
11/01/2011, 12:43
Já usei bastante na Ranger. O consumo melhorava com o querosene, mas o elevado valor não compensa o seu uso. O que eu acho indispensável é um pouco de óleo lubrificante misturado no diesel. Isso é regra pra mim, pelo menos 1 vez por mês.
Edson Zanelli
11/01/2011, 12:59
Que tipo de oleo vc us amigo?
Edintruder
11/01/2011, 13:08
Óleo de motor. Normalmente o mais barato ou em promoção! 1% já dá diferença. Tem gente que usa o óleo 2 tempos, que na prática deve ser melhor mesmo, mas eu achei que aumentou a fumaça e não usei mais. eu uso 1l pra 100l de diesel.
Walter L. L. Casitta
11/01/2011, 14:30
Não seria melhor colocar um aditivo ou mesmo mandar limpar os bicos.
Eu acho q se realmente funcionasse, as fabricas recomendariam isso.
Abraços
O uso do querosene em climas muito frios é recomendação da própria Maxion. Eu tenho o manual com essa recomendação...
Carlos A. C. Azevedo
11/01/2011, 15:01
Não seria melhor colocar um aditivo ou mesmo mandar limpar os bicos.
Eu acho q se realmente funcionasse, as fabricas recomendariam isso.
Abraços
Primeiro, se fabrica recomendasse tudo que é util pra conservar/melhorar o uso do produto, elas iriam ter bastante perdas, Lembro eu que tinha um Kadett 94 que dizia no manual que era proibido trocar o óleo da caixa de marcha... assim, na hora que quebrasse tudo era só correr direto pra concessionaria... ou seja..:odedo::odedo::odedo:. Certamente o uso em motores com injeção mecanica pode não ser comentado por nenhuma fabrica, mas os donos dos carros que fazem esse processo, eu nunca ouvi nenhuma reclamação sobre quebra ou piora de rendimento, mas em motores eletronicos alguem já fez esse teste?:pensativo:
NGDaniel
11/01/2011, 15:20
Motor eletrônico não tenho coragem de colocar isso nem a bala..
Já pensei em óleo lubrificante mas... nunca testei...
Perguntei na autorizada MWM e a resposta do mecanico (gerente) foi a seguinte:
"O uso de querosene deve ser apenas em temperaturas abaixo de zero. Isso não quer dizer que seja recomendável por que faz bem. É apenas um alternativa que usada por um curto periodo de tempo não compromete a vida da BI e principalmente por que pior seria exigir do cliente que não usasse o veículo no inverno."
Ele ainda me falou que o querosene pode prejudicar a lubrificação da BI. Se é verdade ou apenas teoria conspiratória para que a limpeza dos bicos seja feita só por eles aí eu não sei.
No inverno douradense onde a temperatura chega a 2ºC sempre que bati a chave a barca pegou. Então por enquanto vou levando sem querosene...
Abraços
RGamaJr_4x4
11/01/2011, 15:56
Dizem que os bicos não precisam ser limpos, pois não entopem devido à alta pressão em que o diesel passa por eles. Faz sentido.
Mas se fosse caso de precisar limpar, não seria melhor retirar os bicos e lavá-los com querosene?
Existe também a opção de colocar fluido ATF no tanque com finalidade de limpeza de bicos e etc. Pelo menos acho que não corrói nem resseca nada.
Carlos A. C. Azevedo
11/01/2011, 16:19
Dizem que os bicos não precisam ser limpos, pois não entopem devido à alta pressão em que o diesel passa por eles. Faz sentido.
Mas se fosse caso de precisar limpar, não seria melhor retirar os bicos e lavá-los com querosene?
Existe também a opção de colocar fluido ATF no tanque com finalidade de limpeza de bicos e etc. Pelo menos acho que não corrói nem resseca nada.
ATF??? talvez óleo comum para lubrificação do motor pode ser mais outra opção...
RGamaJr_4x4
11/01/2011, 16:50
ATF??? talvez óleo comum para lubrificação do motor pode ser mais outra opção...
ATF para limpar. O cara que criou o tópico quer limpar, não lubrificar.
Como já disse, não existe um consenso sobre o assunto, por isso nunca usei nada. Mas vou experimentar o óleo de motor para lubrificar e tb ver se melhora o consumo, como alguns já relataram. Mal, certamente não fará.
Walter L. L. Casitta
11/01/2011, 18:45
De qualquer forma, bom ou ruim o querosene, não serve para limpar o bicos de forma nenhuma... Qual seria o motivo que levaria alguém querer limpar os bicos injetores? A pressão do diesel por si só impede qualquer acúmulo de sujeira neles.
Como já foi discutido anteriormente milhares de vezes aqui no fórum, os bicos injetores não necessitam nenhum tipo de limpeza. E que o serviço de limpeza de bicos não passa de uma forma desonesta de agregar valores aos serviços das oficinas e concessionárias...
Alagoano
11/01/2011, 20:47
Como já foi discutido anteriormente milhares de vezes aqui no fórum, os bicos injetores não necessitam nenhum tipo de limpeza. E que o serviço de limpeza de bicos não passa de uma forma desonesta de agregar valores aos serviços das oficinas e concessionárias...
Isso serve pra motores otto?
Quando pegamos o nosso recente Fiesta 1.6 Flex 2009 o motor tava borbulhando e bebendo pra kct....levei na loja, o nosso vendedor deu uma olhada, mexeu nas velas e disse: deve ser bico, é pq esses carros passam muito tempo parado no pátio...etc e tal...
Dito e feito, depois da limpeza dos bicos o motor ficou redondinho...
Carlos A. C. Azevedo
11/01/2011, 22:06
ATF para limpar. O cara que criou o tópico quer limpar, não lubrificar.
Como já disse, não existe um consenso sobre o assunto, por isso nunca usei nada. Mas vou experimentar o óleo de motor para lubrificar e tb ver se melhora o consumo, como alguns já relataram. Mal, certamente não fará.
Pera ai, não entendeu, o lubrificante que disse era pra misturar no diesel assim como o ATF, tambem para limpar, e com isso talvez ajudar o enxofre a lubrificar também mesmo bem diluido ou não...
Carlos A. C. Azevedo
11/01/2011, 22:12
Isso serve pra motores otto?
Quando pegamos o nosso recente Fiesta 1.6 Flex 2009 o motor tava borbulhando e bebendo pra kct....levei na loja, o nosso vendedor deu uma olhada, mexeu nas velas e disse: deve ser bico, é pq esses carros passam muito tempo parado no pátio...etc e tal...
Dito e feito, depois da limpeza dos bicos o motor ficou redondinho...
Cara, nos diesel, pode até passar alguma micro sujeira pros bicos, mas ele nunca ia conseguir ficar lá, pela alta pressão, 150bar... mas pra motor a gasolina, como se pode acumular sujeira nos bicos, só se tiver algum lugar nos bicos que isso pode cair... ou a gasolina pode estar destruindo o bico atrapalhando a injeção...:parede::parede::parede::parede:
shuther4x4
11/01/2011, 22:32
...mas pra motor a gasolina, como se pode acumular sujeira nos bicos, só se tiver algum lugar nos bicos que isso pode cair... ou a gasolina pode estar destruindo o bico atrapalhando a injeção...:parede::parede::parede::parede:
Desculpe a "ignmorança"..mas
Não entendi nada!!!!
Walter L. L. Casitta
12/01/2011, 07:45
Isso serve pra motores otto?
Quando pegamos o nosso recente Fiesta 1.6 Flex 2009 o motor tava borbulhando e bebendo pra kct....levei na loja, o nosso vendedor deu uma olhada, mexeu nas velas e disse: deve ser bico, é pq esses carros passam muito tempo parado no pátio...etc e tal...
Dito e feito, depois da limpeza dos bicos o motor ficou redondinho...
Justamente a Ford chegou a publicar no manual que os bicos são "autolimpantes" mas, o meu irmão já passou pelo mesmo problema no uno mille por mais de uma vez. Mandou limpar e o motor ficou redondo...
Gurizada, vamos com calma...temos que separar os tipos de bicos que estamos falando. Se tratar do sistema antigo que usa bomba rotativa com ponto de injeção individual, é uma coisa e se for o sistema common raill é outra...
Os bicos, por operarem a altíssima pressão dificilmente, se estiverem injetando corretamente, irão entupir ou necessitar de limpeza. Os ditos mecânicos com o tempo o desgaste do sistema faz com ele diminua a pressão e aliado a isso, vai se formando borras e resíduos de diesel mal filtrado e queimado (lado externo) e isso poderá ocasionar uma falha de injeção sim.
No caso do sistema common raill, a pressão é uma loucura, acima de 1500 bar e dificilmente isso ocorrerá da mesma maneira, sobretudo porque essa tecnologia é monitorada por vários sensores e qualquer anomalia de injeção (queda de pressão, p.ex.) o sistema já alerta...
O uso de queresone era indicado no passado para regiões com temperaturas no inverno abaixo de zero e o diesel na época era mais "grosso" e tornava-se dificil para o sistema de bombeamento e explosão. Então, a querosene facilitava a partida desses motores.
Hoje em dia isso não é mais necessários já que quase a maioria dos motores e até mecânicos possuem um sistema de injeção que provoca a explosão, até com óleo queimado se for o caso...
Na minha opinião, a querosene não irá limpar nada, a não ser o bolso pois é mais cara...
Saudações
Marco
Edson Zanelli
12/01/2011, 08:33
Bom dia amigos como podemos perceber pelos tópicos não é unanimidade o uso do querosene....meu irmão tem uma l200 com 200 mil km rodados ,ele sempre poem querosene alegando "mudar ate o ronco do carro" eu teno uma ranger 3.0 foquei com medo de por ..por isso a curiosidade..obrigado abraço a todos
Imperador!
12/01/2011, 09:38
Bom dia amigos como podemos perceber pelos tópicos não é unanimidade o uso do querosene....meu irmão tem uma l200 com 200 mil km rodados ,ele sempre poem querosene alegando "mudar ate o ronco do carro" eu teno uma ranger 3.0 foquei com medo de por ..por isso a curiosidade..obrigado abraço a todos
Como bem lembrado pelo colega PY5KJ (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=3987)
Não faz sentido se preocupar com entupimentos no sistema common rail. A pressão é absurda (o suficiente para decepar o seu dedo...).
Eu nunca coloquei querosene, pois nunca vi a necessidade nem a prova disso, apesar de relatos dizerem que funciona. Eu o aconselharia a deixar do jeito que está.
Bem gente, eu considero sim a opção de q se o fabricante não recomenda, não existe o por que fazer e caso aconteça algo por falta do q ele não recomenda vc pode processa-lo.
Vou dar uma ex: A PSA diz que o oleo do cambio automatico dela não precisa trocar nunca, somente quando realizar manutenção na caixa. Ok, perfeito. Isso ta no manual. Porem todo proprietario sabe q precisa trocar e pronto e ainda a cada 50 mil km e o oleo precisa ser um especifico senão vc ferra a caixa inteira.
Porem, no manual de revisão indica q não precisa fazer.
Ai vc compra o carro 0km e faz as revisões na concessionaria. Depois de 2 anos e 100 mil km o cambio da pau e vai para a concessionaria. De qm é a culpa? Processo neles e pronto. Acabou, é problema deles.
Eu acredito que não recomendar tudo o q seria benefico ao consumidor é burrice. Principalmente pq não recomendando eles perdem dinheiro.
Não seria bem mais facil e mais interessante para a fabrica vender o tal Querosene num vidro chamando de aditivo especial? Ia ter gente comprando e saindo com um sorriso de orelha a orelha.
Sobre os bicos se sujarem é facil saber o pq. O combustivel é liquido e pronto, isso não tem o q falar... rs. O q ferra os bicos são as impurezas que nosso combustivel tem. Aqui no Brasil os filtros são bem mais preparados que em outras partes do mundo. A injeção é preparada para queimar um combustivel mais podre.
A Adulteração e principalmente as impurezas são os males dos motores.
Troque sempre o filtro de combustivel e abasteça em posto de confiança. Pronto, nunca vai precisar limpar os bicos.
Abraços
Edintruder
12/01/2011, 10:57
Cirdan, os aditivos que vende, para diesel são quimicamente muito parecidos com o Querosene. Na prática é querosene misturado com alguns aglutinantes e outros hidrocarbonetos.
Prezados, uma vez na rodovia dos Bandeirantes parei em um posto onde fui atendido por um senhor,ele me sugeriu colocar uma garrafa de querosene no tanque da camionete alegando o desentopimento e lubrificação.Na epoca não o deixei por, mas ficou a duvida....alguem sabe algo a respeito ? abraço
Bom dia Edson Zanelli,
Observando sua pergunta e vendo sua duvida, ai vai um site que tem a resposta que vc busca.
http://viaturas4x4brasil.blogspot.com/p/motores-diesel.html
Também tem varias noticias que nos ajuda com relação as nossas viaturas.
Att. Lima.
opala66joao@hotmail.com
15/01/2011, 13:05
fonte: http://www.clubedodiesel.com.br/?paged=5
Adição de querosene ao Diesel. Essa prática é válida? (http://www.clubedodiesel.com.br/?p=1126)
A adição de querosene ao Diesel, prática bastante usual no sul do país, não é recomendada pela fábrica de motores.
O desempenho do motor melhora em função da diminuição da densidade do combustível Diesel. A medida que baixa a densidade do Diesel, diminui, também, a propriedade de lubrificação que o combustível possui, o que gera desgaste prematuro dos componentes do sistema de injeção, principalmente a bomba injetora.
Atualmente, raramente se observa alguém utilizar querosene nos motores, tanto é que quase não se vê postos com a disponibilidade deste produto através de uma bomba exclusiva. Como os motores a diesel evoluíram e pelo fato da queresone ser bem mais cara, será apenas uma recordação do passado.
Do ponto de vista mecânico, o uso parcial ou até mesmo pura, não ocasionará a curto-prazo problemas no motor. O fato é que ela não possui as mesmas características de lubrificação que o diesel tem. Obviamente, "alguem" sofrerá com isso...
Saudações
Marco
Edson Zanelli
24/01/2011, 07:34
Valeu ..materia muito boa..
Edintruder
24/01/2011, 09:22
Para quem não está acostumado, no Sul da Argentina essa prática é muito comum sim, e a International recomenda a adição do querosene se não falha a memória de até 20% para temperaturas abaixo de 5°C e até 50% para temperaturas abaixo de -10°C. Isso eu li em manual da International. Agora eu tenho que procurar pra confirmar as temperaturas.
Acho que esse manual estava anexado no fórum www.clubranger.com.ar
Imperador!
24/01/2011, 10:53
Para quem não está acostumado, no Sul da Argentina essa prática é muito comum sim, e a International recomenda a adição do querosene se não falha a memória de até 20% para temperaturas abaixo de 5°C e até 50% para temperaturas abaixo de -10°C. Isso eu li em manual da International. Agora eu tenho que procurar pra confirmar as temperaturas.
Acho que esse manual estava anexado no fórum www.clubranger.com.ar
Talvez seja uma prática não recomendada no Brasil, dadas as características do combustíveis e climáticas locais, mas necessária em outros países mais frios.
É a única explicação para essa contradição...
Bom nunca testei no motor Diesel, mais no meu fuscao 95 1600 ja coloquei gasolina + alcool e o bixo fico ratiano, coloquei uma vez 1 tanque de gasolina pura + Aditivado e o bixo fico esperto d+! e na estrada fico ate mais economico, andano na manha chego a fazer 15 km por litro! isso sem passar dos 100 km/H;
Agora fiquei curioso a respeito do Oleo de Motor misturado ao Diesel, ele provoca uma melhor lubrificaçao da bomba e maior vida util?! e a fumassa?!
Apos a troca dos filtros e do chek up que farei na BI e troca da solenoide farei o teste com 1 L de Oleo no tanque;
Abraços
Edintruder
24/01/2011, 23:42
Talvez seja uma prática não recomendada no Brasil, dadas as características do combustíveis e climáticas locais, mas necessária em outros países mais frios.
É a única explicação para essa contradição...
Pra veres como o Brasil é do contraditório, enquanto o país inteiro usa GLP à base de Propano, no RS (acho que SC também) usa o Butano em função do ponto de congelamento do GLP na temperatura do inverno do RS.
O uso do querosene pra cá nessas situações é coisa muito rara, mas é prevista pelos fabricantes de motores diesel.
Leonel Lousa
25/01/2011, 10:56
Para quem não está acostumado, no Sul da Argentina essa prática é muito comum sim, e a International recomenda a adição do querosene se não falha a memória de até 20% para temperaturas abaixo de 5°C e até 50% para temperaturas abaixo de -10°C. Isso eu li em manual da International. Agora eu tenho que procurar pra confirmar as temperaturas.
Acho que esse manual estava anexado no fórum www.clubranger.com.ar (http://www.clubranger.com.ar)
No manual da Silverado que eu tinha, também falava em colocar até 20% de querosene no tanque pra ajudar nas partidas a frio.
Olá pessoal, tenho uma Ram 2500 2008, uso o aditivo fabricado pela Jonh Deere no diesel 2x a cada troca de óleo do motor. Ajuda muito com problemas ocasionados pelo nosso combustível ruim.
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