Conectar

Ver Versão Completa : Revisando caixa de tração engesa

RogérioNunes
10/01/2011, 17:53
Amigos encontrei essa caixa num ferro velho a alguns meses atrás e essa semana começei a aventura de reformar.Se alguém souber em que veículo/máquina foi aplicada essa caixa ou qualquer informação que possa contribuir para sua ficha, agradeço.
O peso dela é de 76 kg sem óleo.

RogérioNunes
10/01/2011, 19:38
A carcaça é confeccionada em chapa de aço carbono soldada e posteriormente usinada.Espessura da chapa depois de usinada é de 22 mm.
A carcaça apresenta corrosão superficial, os rolamentos apresentam corrosão profunda e serão trocados assim como os retentores. Numa rápida pesquisa usando a numeração dos rolamentos(25590 cone/25522 capa) descobri que são os mesmos usados na roda dianteira do caminhão GM D60 e cargo 815.Os retentores(01012BGO) assim como os rolamentos foram fáceis de encontrar nas lojas do ramo.

Custo rolamento
loja 1: 90,00 (tinkem)
loja 2: 130,00 (tinkem)
loja 3: 60,00 (FAG)
Retentor 45,00.

Como sempre tem alguma coisa que empaca como aquele último parafuso que não quer sair, as luvas onde trabalham as cruzetas não encontrei nem em loja especializada que trabalha com cardãs.

RogérioNunes
10/01/2011, 19:47
Mais fotos das luvas(flange yoke).

guilhermeabreu
11/01/2011, 00:36
ROGERIO

Vc SEMPRE querendo esquentar a cabeça , este é mais um brinquedinho pra vc ficar fumaçando a cabeça né ??????

Amanhã darei uma passada aí .

ABRAÇO

Eduardo Velo
11/01/2011, 22:02
Roger , td blz véio ??
Na ultima reforma que fiz no Engesa acabei comprando um Timken falsificado , eles usinam as pistas , trocam gaiola e esferas ... fica esperto ... , qdo jogo fora rolamento passo no esmeril pra não ter como reaproveitar , acabei tendo que trocar com menos de 2000 km rodados ...

Boa empreiatada no brinquedinho novo , não sei de que maquina é , mas parece que está tudo em ordem é só revisão mesmo epor pra funconar ...

abs ... Edu

Rodrigo Ielpo Bastos
11/01/2011, 22:58
Roger ta parecendo com um kit que tinha aqui no forum para trasformar D10 e D20 em 4x4 nao sei quem era o fabricante mas tinha m forista de brasilia vendendo um

Rodrigo Bastos

RogérioNunes
12/01/2011, 19:03
Meu amigo Guilherme Abreu, esse brinquedinho não dá pra esquentar cabeça tá mais pra diversão.
Tá sumido!!!

abraço

ROGERIO

Vc SEMPRE querendo esquentar a cabeça , este é mais um brinquedinho pra vc ficar fumaçando a cabeça né ??????

Amanhã darei uma passada aí .

ABRAÇO

RogérioNunes
12/01/2011, 19:13
Meu kamarada Edu! Aqui tudo na paz e vc?
Pois é, infelizmente temos mais essa dificuldade qdo o assunto é rolamento.Até remédio falsificam imagina o resto...
Cotei em 3 lojas o mesmo rolamento e numa delas o preço é muito abaixo da média, só aí já dá pra desconfiar que são recondicionados.
As partes vitais do brinquedinho estão ordem sim, a carcaça foi pro jateamento e pra semana começo a montar.
Não faço a menor idéia de onde foi utilizada essa caixa e como a engesa fabricou muitos equipamentos, inclusive tratores,pode ter sido pra algum deles pq as peças são brutas demais.

abraço

Roger , td blz véio ??
Na ultima reforma que fiz no Engesa acabei comprando um Timken falsificado , eles usinam as pistas , trocam gaiola e esferas ... fica esperto ... , qdo jogo fora rolamento passo no esmeril pra não ter como reaproveitar , acabei tendo que trocar com menos de 2000 km rodados ...

Boa empreiatada no brinquedinho novo , não sei de que maquina é , mas parece que está tudo em ordem é só revisão mesmo epor pra funconar ...

abs ... Edu

RogérioNunes
12/01/2011, 19:24
Fala Rodrigão, blz véio!
Já ví na net algumas dessas caixas à venda mas sem nenhuma referencia qto a aplicação original do fabricante.Todas as D20 4x4 com sistema engesa que já ví utilizam outros dois modelos de caixa bem menores e sem reduzida assim como essa que tenho aqui.

Roger ta parecendo com um kit que tinha aqui no forum para trasformar D10 e D20 em 4x4 nao sei quem era o fabricante mas tinha m forista de brasilia vendendo um

Rodrigo Bastos

sallespickup
14/01/2011, 09:12
é realmente é a transferencia usada pela engesa nas pickups c10 e c20 4x4, pode ver que não tem reduzida, mas é muito resistente, e o melhor divorciada

boa restauração

carlos sallespickup

paje_tapuya
03/03/2011, 22:19
Roger, muito bom vc estar fazendo isso. É uma dessas que eu tenho aqui e vc vai colocar ela no meu Hulk. Com essa, acaba minha dor de cabeça. E como meu chassi é longo, tô pensando em adaptar ela lá atrás p equilibrar o peso. Agente tem que pensar em como vamos segura-la no chassi.
Abração

RogérioNunes
07/03/2011, 22:19
GRANDE (literalmente) Flávio!
Com certeza essa caixa vai resolver seu problema de quebra com o Q20 turbo pq ela é Hiper dimensionada e na minha avaliação, pode ser utilizada até em pequenos caminhões.
Como vamos instalar no chassí não é problema, temos que procurar a melhor posição para que não estrangule as cruzetas e como o Hulk é "esticado" em 1 metro, tem espaço de sobra.
abraço!

Roger, muito bom vc estar fazendo isso. É uma dessas que eu tenho aqui e vc vai colocar ela no meu Hulk. Com essa, acaba minha dor de cabeça. E como meu chassi é longo, tô pensando em adaptar ela lá atrás p equilibrar o peso. Agente tem que pensar em como vamos segura-la no chassi.
Abração

paje_tapuya
07/03/2011, 23:30
GRANDE (literalmente) Flávio!
Com certeza essa caixa vai resolver seu problema de quebra com o Q20 turbo pq ela é Hiper dimensionada e na minha avaliação, pode ser utilizada até em pequenos caminhões.
Como vamos instalar no chassí não é problema, temos que procurar a melhor posição para que não estrangule as cruzetas e como o Hulk é "esticado" em 1 metro, tem espaço de sobra.
abraço!

Vai ser barbada... hehehehe

RogérioNunes
13/06/2012, 21:36
353243353242353241353240353244

Parece que os equipamentos engesa descobriram meu endereço...
Mais um "brinquedinho" pra distrair nas horas de folga...qdo tiver folga!
Caixa de tração engesa com reduzida e saída pra guincho dianteiro e traseiro.

Léo_Babiski
14/06/2012, 10:12
Essa é aquela de JF?

RogérioNunes
15/06/2012, 23:53
Não Léo, essa estava debaixo de uma pilha de madeira numa marcearia aqui Campos.

vendicto
30/09/2015, 12:40
Não Léo, essa estava debaixo de uma pilha de madeira numa marcearia aqui Campos.

Boa tarde, recentemente comprei uma caixa engesa 6x6 que acredito ser do ee15 ou ee25. Estou revisando e peço ajuda . como posso sacar os rolamentos. Os saca rolamentos que tem no mercado não servem. Obrigado.

vendicto
02/10/2015, 13:18
Ontem finalmente com ajuda de amigos conseguimos desmontar os eixos.

vendicto
07/10/2015, 14:54
Ontem finalmente com ajuda de amigos conseguimos desmontar os eixos.
Finalmente entendi, inverti as engrenagens do eixo traseiro com a tomada de força , 39 x 22 dentes com as de 35 x 26 dentes. ilustrando algumas peças desmontadas. Todos os rolametos são iguais capa é timken depois posto os numeros.

ACLEMILDO
24/12/2018, 14:27
353243353242353241353240353244

Parece que os equipamentos engesa descobriram meu endereço...
Mais um "brinquedinho" pra distrair nas horas de folga...qdo tiver folga!
Caixa de tração engesa com reduzida e saída pra guincho dianteiro e traseiro.

Bom dia amigo...
Sou novato no fórum...
Tenho uma caixa dessa...
Porém está faltando algumas peças...
Gostaria de saber onde posso encontrar essas peças...
Alguém poderia me ajudar?

pcnicolau
31/12/2018, 14:35
Procuro tambem um conjunto kit tração total engesa para colocar na minha f1000 1990. Se alguem souber onde encontro agradeço. Tem um vizinho meu que tem um engesa do exercito apodrecendo dentro do mato numa chacara so que nao vende, diz que é reliquia de guerra e vai deixar apodrecer. Vai intender?

RogérioNunes
04/02/2019, 19:09
Bom dia amigo...
Sou novato no fórum...
Tenho uma caixa dessa...
Porém está faltando algumas peças...
Gostaria de saber onde posso encontrar essas peças...
Alguém poderia me ajudar?

Amigo, procura na Universal empresa que arrematou todo estoque de peças da falecida Engesa.
Telefone zap deles é : 21 991895583