PDA

Ver Versão Completa : consumo x rotaçao Vitara JLxi 97

edujuk
10/01/2011, 17:08
pessoal tive oportunidade fazer viagem de mais ou menos 1000km.

e na estrada mantive ( 3500 a 3900 rpm ) ( 110 / 120 km / hr ) isso resultou em uma media de 12 km / litro.

Na cidade faço as trocas a 3000 rpm .

alguém já notou se esticando e mantendo o giro mais alto mais economiza ou é só o fator estrada mesmo que promoveu o consumo melhor.

Cidade 8 km l
estrada 12 km l

abraços .

Edu

gon
10/01/2011, 22:24
Edu,

Auto ou Manual?

Abraço!

edujuk
12/01/2011, 00:23
cambio manual

JOÃO VITARA
12/01/2011, 01:30
Fala mano...
E o segunte:
Na minha opnião, entre 3 e 4k Rpm, é um bom momento para realisar as trocas. Procuro sempre os 3,5k Rpm para faze-las.
Mais como o assunto é economia, valea pena lembrar que não é só a RPM para mudanças que importa, mais como se chega a essa RPM.
Se gradualmente ou vorazmente.
Explico:
É que para maior economia, vc deve acelerar gradualmente para aproveitar a potencia gerada pelo motor, até atingir a rotação desejada.
Outra coisa importante, é poupar potencia onde ela terá de ser perdida. É o caso de se esticar muito antes de um quebra molas, onde naturalmente é necessário freiar. Nesse caso vc gera uma potencia que não é aproveitada no deslocamento do veículo, mais descarregada nos freios. Gasta combustível para gerar a potencia total, depois gasta lona de freio para neutralizar e perder esta potencia. Pécimo negócio, consumo e desgaste.
Outra dica, é em subidas, não esperar o carro "morrer" na 5ª marcha para fazer a redução, e sim, assim que se percebe a perda de aceleração e potência, realisar a troca para a quarta e caso seja necessária, prosceder de igual modo da 4ª para a 3ª e sucessivamente.
Filtro de Ar, velas, pastilhas presas, e combustível de má qualidade, tb são verdadeiros vilões no consumo.
De qualquer modo, parabéns, pois autonomia de 12km/l, não é para se reclamar.
Espero ter ajudado.
Forte abraço

alsafe
14/01/2011, 01:24
Fala mano...
E o segunte:
Na minha opnião, entre 3 e 4k Rpm, é um bom momento para realisar as trocas. Procuro sempre os 3,5k Rpm para faze-las.
Mais como o assunto é economia, valea pena lembrar que não é só a RPM para mudanças que importa, mais como se chega a essa RPM.
Se gradualmente ou vorazmente.
Explico:
É que para maior economia, vc deve acelerar gradualmente para aproveitar a potencia gerada pelo motor, até atingir a rotação desejada.
Outra coisa importante, é poupar potencia onde ela terá de ser perdida. É o caso de se esticar muito antes de um quebra molas, onde naturalmente é necessário freiar. Nesse caso vc gera uma potencia que não é aproveitada no deslocamento do veículo, mais descarregada nos freios. Gasta combustível para gerar a potencia total, depois gasta lona de freio para neutralizar e perder esta potencia. Pécimo negócio, consumo e desgaste.
Outra dica, é em subidas, não esperar o carro "morrer" na 5ª marcha para fazer a redução, e sim, assim que se percebe a perda de aceleração e potência, realisar a troca para a quarta e caso seja necessária, prosceder de igual modo da 4ª para a 3ª e sucessivamente.
Filtro de Ar, velas, pastilhas presas, e combustível de má qualidade, tb são verdadeiros vilões no consumo.
De qualquer modo, parabéns, pois autonomia de 12km/l, não é para se reclamar.
Espero ter ajudado.
Forte abraço

Perfeito... é exatamente o que penso e aplico... resultado Vitara 3p 97 no RJ fazendo 10km/l na cidade e 12km/l na estrada.Trocas sempre acima de 3000RPM

Be Trindade
16/01/2011, 11:31
nossa...acho que tenho que reaprender a dirigir...
meu carro com os pneus maiores, nao chega a fazer 9 na cidade e muito menos 10 na cidade!!!
Estou com pneus 255/75/15 VJ900!! o bicho ta alto, mas beberão que só!

alsafe
23/01/2011, 15:02
Be Trindade, és de Trindade ou é sobrenome?

Be Trindade
30/01/2011, 11:14
Sou Trindade de sobrenome mesmo! hahaha
moro no Rio mesmo.. barra da tijuca.