PDA

Ver Versão Completa : Receita p/ Samuka 97



ramiro_eli
15/09/2003, 09:49
Fala All!!!

Um amigo comprou um Samuka 97 hard top, e pelo jeito nunca viu um barro na vida, tá todinho original, tem até aquela luz de neblina em baixo do parachoque traseiro!!!

Como este amigo pretende colocar este carro na trilha, gostaria de saber algumas coisas:
Como levantar a suspenção (molas helicoidais)?
Qual o maior pneu que ele comporta? (31´???)
Onde comprar um tapete interno de borracha (o original é de carpete...)
Motor...alguem tem alguma dica?

Obrigado!

15/09/2003, 20:47
Oi Ramiro,

Quanto a suspensão, creio que o ideal seria calços de no máximo 2" nas molas. Com isso o carro deve caber pneus 235/75/R15 (acho que são 30"). Mas ai o Bill vai ter dar uma idea melhor.

Quanto ao carpete interno, basta ir numa loja boa de acessórios, pegar alguns tapetes e ir testando. Não deve demorar para ele achar um que vai ficar GG (joinha, joinha!).

Quanto ao motor, uma receita leve para deixar o carrinho mais invocado seria o desligamento da válvula EGR e também a troca do coletor de escape para um 4x1 dimensionado. Com isso ele não ira perder em consumo e só irá ganhar em performance na trilha.

Ah, e manda ele ir providenciando uns parachoques de ferro, pq os originais não costumam aguentar muita coisa =)

[]s

billj
16/09/2003, 14:48
Bom, já respondi na Jipenet, mas aí vai novamente. Assim, fica resgistrado para o próximo que pergunta...... :P

O Samuca heliciodal pode ser levantado no máximo 1,5" sem grandes modificações, usando apenas calços nas molas e extensores nas hastes dos amortecedores dianteiros. Mais que isso, começa ter complicações no sistema de direção, especificamente com o caster.

1,5" não é suficiente para pneus 31", a não ser se cortar fora muita lata. Precisa de 3" de lift e masmo assim, o parachoque dianteiro tem que sair fora. Segue uma foto do meu jipé quando estava com os BF 31......

Quanto o motor, ele tá ótimo do jeito que está.......... :wink:

Abraços,

Bill


[/img]

ramiro_eli
16/09/2003, 15:19
Osvaldo & Bill;

Se eu levantar a susp. em 1,5´ e a carroceria em 1´ voces acham que dá p/ colocar um pneu 235/75r15? (O parachoque diant será substituido por um de metal.)

O samuka não vai ficar com a relaçao final muito longa?

Valeu!

billj
16/09/2003, 16:20
Osvaldo & Bill;

Se eu levantar a susp. em 1,5´ e a carroceria em 1´ voces acham que dá p/ colocar um pneu 235/75r15? (O parachoque diant será substituido por um de metal.)

O samuka não vai ficar com a relaçao final muito longa?

Valeu!

Este pneu tem 29" de diâmetro, enquanto o original tem 27", assim está aumentando apenas 1" no raio. Pode ser que nem o body lift seja necessário.....

Eu rodei bastante tempo com a relação original e pneus 31". Vai se acostumar.... :wink:

ramiro_eli
16/09/2003, 16:51
E quanto ao suporte do amortecedor dianteiro?
Como faço p/ reforça-lo? (precisa???)

P/ usar os pneus 235, pode ser com as rodas originais?

billj
16/09/2003, 17:13
E quanto ao suporte do amortecedor dianteiro?
Como faço p/ reforça-lo? (precisa???)

P/ usar os pneus 235, pode ser com as rodas originais?


Bem lembrado...... :P

Deve reforçar bem as torres com arruelas, de preferência soldadas no lugar. O melhor mesmo é de utilizar tampões para tubo de 2 1/2" para solda, com na foto anexa....... OBS: No caso do meu jipe, os tampões não precisavam ser soldados porque não trabalham com os amortecedores por dentro.

Quanto as rodas, sem problema.....

diogo ludovico
17/07/2006, 00:59
Bill, sou novato na area, comprei meu samuka 97 semana passada, mas gostaria de saber se é muito complicado colocar um kit de suspenção que passe os amortecedores para fora da mola dianteira, pois já vi aki no site que amortecedores dianteiros do helicoidal são complicados. Com os amortecedores para fora seria possivel usar um amortecedor rancho sem demais problemas?

Rogerio Fernandes Macedo
17/07/2006, 10:57
Ainda com relação a suspensao .....

Na traseira , alguem que tenha colocado os amortecedores da kombi cliper, ou da fiorino trecking , como fica o comportamento da suspensao ?, ..... fica mais macio , mais estavel ? existe alguma adaptação a fazer ?
Eu coloquei as molas do ford KA 00 com os calços de 1"1/5 , ficou um pouco mais macio, que o normal , mas sem milagres, mas os amortecedores ja se foram, e estava querendo trocar por um desses.

Na dianteira , gostei dessa solução do Bill , .... vi uns parafusos no suporte do amortecedor,... foi furada a longarina com parafusos passantes , com algum reforço na parte interna ? na parte inferior , o suporte é soldado no eixo , ou foi uma solução parafusada tb ? o pneu não chega a raspar no amortecedor quando extersado?
As molas do gol quadrado, diant ou tras, funcionam na dianteira do samurai, com calço de 1"1/5? alguem usa?