Ver Versão Completa : Problema - TR4 morre em poça de agua.
Caros,
Minha TR4 (modelo 09 com 60mil km) está apresentando um defeito que é o seguinte: o carro morre logo apos passar em uma poça de agua; antes de morrer acende a luz amarela da injeção eletronica e o conta giros fica maluco. O problema é mais frequente quando passo em poças de lama. Com o carro em estrada pavimentada e com chuva intensa não aocnteceu de morrer nenhuma vez.
Percebi o defeito esses dias. Pouco antes eu tinha trocado as correias e os pneus (coloquei os BF AT).
Encontrei um unico post sobre o assunto e a dica foi verificar o sensor de rotação. Como estava em viagem, isolei com silver tape o sensor e o problema parece ter diminuido. Mas ainda não é possível passar em poças de lama muito rápido pq o carro continua morrendo.
Queria saber se alguem já teve esse problema e qual foi a solução. Queria saber tb se é possível ter danificado o sensor durante a troca das correias ou se a vida útil dele já estava no fim (carro com 60milkm).
Abs
Lindoia
Carlos A. C. Azevedo
09/01/2011, 22:22
Cara, voce ja deve ter fritado o sensor de rotação, e qual é a proteção que existe pra ele, se é que existe?..:pensativo::pensativo::pensativo:
Carlos, o que vc quer dizer com "ter fritado o sensor?". O que pode ter causado isso? valeu pela ajuda!
Abs
Lindóia
Carlos A. C. Azevedo
11/01/2011, 00:43
Cara, olha sensor é a coisa mais nojenta que tu pode imaginar... então, qualquer besteira é bem capaz de dar problema em um treco desse, ou seja, se o carro só falha depois que passa em uma poça dagua isso quer dizer que tem agua fuçando onde não deve perto do sensor... o bom é que pelo visto ele é resistente, pois senão voce ja teria ficado por ai... pois um dos tres importantes sinais pro motor (eletronico/injetado) poder ligar é o sensor de rotação... então é bom voce tomar cuidado e verificar se não há como colocar uma proteção a mais para este sensor.
Boa sorte:concordo:
Valeu, Carlos!
A minha idéia é trocar o sensor, pq quando começa a dar problema é mau sinal. Mas antes queria saber se isso vai resolver. Antes de começar a dar o problema eu podia passar na lama que fosse e na água que fosse que o carro não morria. Do nada (depois da troca da correias e dos pneus) isso começou a acontecer. pode ser coincidência. Até pensei que o pneu novo pudesse estar jogando mais água no sensor, mas acho que não tem nada a ver. O sensor deve ter "vencido" mesmo e chegou a hora de trocar. Vou deixar mais um tempo em observação e depois ver o que faço. Vou postanto os resultados aqui.
Se mais alguém teve essa experiência seria bom colocar os resultado aqui tb.
Abs
Lindóia
Vinicius4x4
11/01/2011, 10:25
Valeu, Carlos!
A minha idéia é trocar o sensor, pq quando começa a dar problema é mau sinal. Mas antes queria saber se isso vai resolver. Antes de começar a dar o problema eu podia passar na lama que fosse e na água que fosse que o carro não morria. Do nada (depois da troca da correias e dos pneus) isso começou a acontecer. pode ser coincidência. Até pensei que o pneu novo pudesse estar jogando mais água no sensor, mas acho que não tem nada a ver. O sensor deve ter "vencido" mesmo e chegou a hora de trocar. Vou deixar mais um tempo em observação e depois ver o que faço. Vou postanto os resultados aqui.
Se mais alguém teve essa experiência seria bom colocar os resultado aqui tb.
Abs
Lindóia
Bom dia Lindóia...
Vc não tentou passar um scaner na Tr4??
passando um scaner, e havendo qualquer problema em algum sensor/injeção eletronica, irá aparecer imediatamente.
acho q o melhor seria levar o veiculo em uma autorizada MIT ou oficina especializada, e pedir que passem o scaner no veículo, assim vc saberá imediatamente qual é o problema na Tr.
[]s
otaviofilho
11/01/2011, 10:48
E depois que ela morre, dá trabalho pra pegar ou pega logo em seguida?
Tive um problema parecido em uma Pajero Full 3.5 V6, e quando isto acontecia para pegar novamente tinha que passar um pano seco nos cabos de vela e bobina.
Não se iluda com scaner nem autorizada MIT, um bico de injeção de minha Pajero Full entupiu e a única coisa que o scanner acusou foi que um cilindro não estava queimando (o motor estava embaralhando em baixa, quando levei na primeira oficina fui eu quem dei este diagnóstico antes de conectarem o scanner). Daí me disseram que poderia ser problema em uma das velas, um dos cabos, uma das bobinas, no módulo de injeção ou então bico queimado. Isto também era outra coisa óbvia, poderia ser qualquer um dos componetes que são responsáveis por enviar faisca ao cilindro ou o próprio bico. Acabei fazendo eu mesmo a manutenção, testei o módulo, os cabos, velas e bobina e estavam ok, mandei limpar os bicos e um deles estava entupido com sujeira, e pronto.
Boa sorte!
Otavio Borges - L200 97 2.5TD_Cabrita
ex Niva 95 1.6/S Bozo;ex Rural 72 4.1 Vovó Mafalda;ex Band 63 Valentina;ex Pajero Full 98 Coupê mal assombrado
Caros,
Faltou explicar que depois que ela morre o carro volta a pegar normalmente se esperar uns 30 segundos ou um pouco mais. Parece que depende de quanta água espirrou. A impressão que dá é que o sensor molha e enquanto está molhado o carro não pega. Depois que seca, volta a funcionar normalmente.
Acontece que já atravessei rio de uns 50cm de profundidade e nunca tive problema. Agora é que isso começou a acontecer.
Acho que o scanner não vai ajudar muito, pois o carro funciona normalmente...até passar pela poça.
Abs
Lindóia
Caro AACL,
a minha tem o mesmo problema. Mas como pego pouca trilha aconteceu umas 4 vezes comigo apenas. Mas conte-me, você já descobriu o problema? Já levou na autorizada?
um abraço,
Fernando
Caro Fernando,
Ainda não levei na concessionária. Estou esperando reunir um pouco de informação antes de levar pra revisão dos 60 mil km que está proxima. O engraçado é que no asfalto, mesmo com chuva forte, é difícil do carro morrer. Já na terra qualquer pocinha "derruba" a rotação e o carro morre. Parece história de pescador...
Com quantos km seu carro está? Apresente o defeito desde quando?
Abs
Lindóia
Kappa GB
12/01/2011, 15:56
Essa poça que vc diz é algo profundo ou por causa da velocidade acaba os pneus jogando agua pra todo lado?
Na segunda feira peguei uma tempestade feia, tudo alagado e em uns 2 momento a correia do carro deu uma leve gritada, mas de resto tudo normal. Eu estava a uns 40km/h ou menos até pq mais do que isso era impossivel, primeiro pq o carro joga 10 milhões de litros de agua por segundo no parabrisa não dava pra ver nem o limpador de parabrisa e segundo pq mesmo com pé no fundo o carro não conseguia desenvolver contra a força da agua.
Esse negocio da agua no parabrisa eu achei uma porcaria sem tamanho, puta merda de projeto, como que sai uma coisa assim de fabrica? É uma falta de segurança absurda!!!
Já até li aqui pessoal dizendo que isso é coisa de carro alto, minha explorer limited não acontecia isso e minha kia besta tambem não acontece.
Mas serio o negocio é grave mesmo, em varios momentos eu tava dirigindo na sorte pq não estava vendo NADA em minha frente, confesso que era uma puta irresponsabilidade mas enfim...
Kappa,
O problema aparece quando se passa em poças de água e não em travessias de rio. O pneu joga água em algum lugar (suspeito do sensor de rotação) e o carro morre. Depois que apareceu o problema eu não entrei em rios pra testar se o carro morre se submergir o sensor. Fiquei com medo de o carro morrer no meio do rio e por isso tenho evitado água até resolver o problema. Coloquei sikver tape no sensor e o problema parece que dimuiu. Fiz o Jalapão inteiro assim e fugindo da água foi um pouco menos divertido, mas o carro foi e voltou inteiro sem problemas.
Sobre jogar água no parabrisa já tomei um susto uma vez entrando em um atoleiro sem ligar o limpador...em segundos fiquei totalmente sem visão e o carro dançando um balé que não era bricandeira. Agora aprendi. Vai entrar na lama ou na água, lique os limpadores antes!
Sobre a correia gritar é só esticar ela que para. Quando molha é comum ela gritar na minha tb.
Abs
Lindóia
A Tr4 ainda está sob observação. Peguei uma puta chuva no asfalto, passei em poças de agua e enchurradas consideráveis. Tudo no asfalto. Inclusive alguns buracos com agua. E nada de o carro morrer. Mas se passo em uma poça de lama na estrada de terra, o carro morrer. Acho que a Vermelhinha está reclamando de pegar muita terra...rs.
UP!
Continua em observação. Ainda sem diagnóstico completo.
Carlos A. C. Azevedo
27/01/2011, 22:55
Rapaiz, olha esse carro sempre foi vermelho? será que não era rosa não? HAUSUHSAUHSAUHUHSAUHASHUHUAUHAS. Sacanagem hehe:mrgreen:
Vamo esperar que logo logo esse problema aparece :concordo:
Boa sorte.
Pois, é Carlos! Tá até parecendo frescura do carro, não é? Como se a Vermelhinha não estivesse acostumada ao barro. São pelo menos uns 20mil km de estrada de terra on e off road no hodômetro.
Abs
Lindóia
:dance: Alergia de barro, aplica um anti histaminico que resolve.... desculpe a brincadeira :putz:
Tenho tb um TR4 08\09 com 45mkm, e até agora não apresentou isso. Ainda bem...
Carlo_TR4Flex
04/02/2011, 14:56
Galera,
Meu TR4 esta com 75k e desde os 60k esta com esta frescura.
Acho que fui o primeiro, ou um dos primeiros, a postar sobre isso.
Em vez de silver tape vedei com fita isolante de auto fusão que veda melhor. O pior é que de uns tempos pra cá aconteceu o defeito mesmo com a fita isolante.
Tenho que refazer o serviço ou na verdade o problema não é vedação.
Os sintomas são os mesmo de todo mundo: Rio, alagado e chuva forte sem problemas.
Passou em possa dágua em etrada de terra, nem precisa de lama, as vezes pifa, as x não.
Quem esta com este problema sabe o sofrimento que é ficar na duvida se o carro vai pifar ou não. Já me estragou duas trilhas que tive que ficar desviando das poças ou ficar empatanto a trilha esperando o carro pegar.
Pelo tempo que leva pra pegar parece que é o tempo que leva pra agua secar com o calor do motor, sei lá. Se alguem tiver uma solução definitiva vai ser um alivio pra muita gente.
E no final nem se sabe se isso é causado pelo sensor de rotação mesmo. Problema intermitente é uma .....ta.
Carlos,
Eu tinha visto um post seu e acho que até respondi ele. mas depois não consegui mais localizar e resolvi colcoar este novo pra ver se a gnte descobre o mistério da poça na estrada de terra.
É exatamente como vc descreveu que acontece. Parece sacanagem, mas só na poça na estrada de terra é que o problema aparece.
E olha que eu já judiei do carro passando em poças assim e nunca deu o problema. Apareceu só agora.
A suspeita é o sensor. Eu vedei com silvertape mas não resolveu 100%. Ainda preciso refazer a vedação e testar mais um opuco, mas ando com preguiça...
Outra idéia que eu tive (mas ainda não testei) é pulverizar um repelente de agua (silicone).
Tb não quero trocar a merda do sensor e descobrir que o problema não era com ele...
Vamos trocando experiência até descorbrir o que é e como resovler!
Abs
Lindóia
Até agora nenhuma novidade. Andei pouco com o carro em off road então não opsso falar muito. Vou levá-la para a revisão dos 60mil km no mês que vem e vamos ver qual será o diagnóstico.
Abs
Lindóia
Lindoia, lembro que o problema apareceu logo na primeira trilha, com 10.000km. Vou levar na concessionaria e te falo.
Abs,
Fernando
Opa, eu tenho uma Tr4 07 Gasolina.
Acontecia muito, principalmente quando lavava o carro e passava o jato no protetor de carter, saia do lava jato e ficava no prego.
Mesma coisa com poça de água no asfalto em época de chuva.
Mesmo problema, o carro morre e depois de um tempo volta a pegar com a luz da injeção acendendo. Já aconteceu de eu estar dirigindo a 80km/h e o carro morrer, diz aí o perigo.
Levava na Mitsubishi, toda vez limpava o conector do sensor de rotação e recolocava e acontecia o problema.
Mes passado ocorreu denovo em um dia que lavei o carro e depois teve chuva, sendo que era de madrugada e eu tava em um barzinho..
Sendo que dessa vez, o pessoal da autorizada trocou o sensor de rotação, o carro já foi lavado e até agora nada de morrer....
Parece que foi resolvido o problema.
Kotz, a minha suspeita é o sensor de rotação esmo. Já dei uma envelopada nele com silvertape e o problema diminuiu, mas não resolveu. Mas deu pra enfrentar o Jalapão assim mesmo, apesar do desconforto.
Sousa, fico no aguardo de notícias. Devo levar a minha pra revisão em breve. Se tiver notícias posto aqui tb.
Abs
Lindóia
Caros,
Como prometido, vou atualizar o acompanhamento do problema com as poças d'água.
Levei o carro para a 6ª revisão na concessionária e falei do problema sem mencionar a suspeita sobre o sensor de rotação. Acabei de falar com o consultor e ele me disse que o sensor de rotação estava fora do ponto e que eles fizeram um ajuste (reprogramação). Ainda não testei pra saber se resolveu o problema. Estou esperando a próxima poça pra mergulhar a Vermelinha nela e ver no que dá.
Postarei os resultados.
Abs
Lindóia
Carlos A. C. Azevedo
07/05/2011, 17:22
Caros,
Como prometido, vou atualizar o acompanhamento do problema com as poças d'água.
Levei o carro para a 6ª revisão na concessionária e falei do problema sem mencionar a suspeita sobre o sensor de rotação. Acabei de falar com o consultor e ele me disse que o sensor de rotação estava fora do ponto e que eles fizeram um ajuste (reprogramação). Ainda não testei pra saber se resolveu o problema. Estou esperando a próxima poça pra mergulhar a Vermelinha nela e ver no que dá.
Postarei os resultados.
Abs
Lindóia
Egua, o sensor tava for de posição e o carro não falhava??? SUAHHUHASUAS é uma puta dumasacanagem .
:concordo:
Só voltando pra postar o resultado.
Desde que foi trocado o sensor inteiro de rotação o carro nunca mais morreu, lavando, chuva pesada, trilha, nada.
Problema resolvido!
laurenceij
29/08/2011, 17:08
Desculpem por ressucitar o tópico....
A minha TR4 2008 tá com este mesmo problema... Quanto ficou essa troca?? Dá pra comprar e trocar em casa?
Abraços!
Só voltando pra postar o resultado.
Desde que foi trocado o sensor inteiro de rotação o carro nunca mais morreu, lavando, chuva pesada, trilha, nada.
Problema resolvido!
Caros, no meu caso o sensor não foi trocado. O diagnóstico foi o de que o sensor estava fora do ponto e que bastou reprogramá-lo. Não tive mais o problema, mesmo testando o carro durante chevas fortes, travessias de algados/rios, etc.
Abs
Lindóia
opa..
mais uma TR4 flex com medo de agua...heheheh a pajeto da minha mae ( 2007 com 65mil rodados) começou a morrer ao passar em agua. de cara fui no sensor de rotaçao, com o motor funcionando peguei joguei agua com mangueira direito encima do sensor e nada do motor morrer... molhei tudo quanto é sensor no motor ( velas, bobina, chicotes etc..) e nada do motor apagar..
o detalhe que lembrei agora é que fiz isso com o motor frio, vou repetir o teste com o motor quente, pois é bem provavel que com o calor dilatando os materiais afrouxe alguma trinca no sensor de rotaçao o que deixa a agua passar. ( se é que o problema seja no sensor)
o AACL, esse papo de "sensor fora de ponto e reprogramar" tá me cheirando a conversa p/ boi dormir, o sensor nao é passivel de regulagem. e mesmo se fosse passivel de regulagem, uma vez "desregulado" o carro iria apresentar problema o tempo todo e nao apenas quando molha.
nao duvido nada que trocaram o seu sensor na "moita", fazendo o que chamam de recall branco...
T+
opa..
mais uma TR4 flex com medo de agua...heheheh a pajeto da minha mae ( 2007 com 65mil rodados) começou a morrer ao passar em agua. de cara fui no sensor de rotaçao, com o motor funcionando peguei joguei agua com mangueira direito encima do sensor e nada do motor morrer... molhei tudo quanto é sensor no motor ( velas, bobina, chicotes etc..) e nada do motor apagar..
o detalhe que lembrei agora é que fiz isso com o motor frio, vou repetir o teste com o motor quente, pois é bem provavel que com o calor dilatando os materiais afrouxe alguma trinca no sensor de rotaçao o que deixa a agua passar. ( se é que o problema seja no sensor)
o AACL, esse papo de "sensor fora de ponto e reprogramar" tá me cheirando a conversa p/ boi dormir, o sensor nao é passivel de regulagem. e mesmo se fosse passivel de regulagem, uma vez "desregulado" o carro iria apresentar problema o tempo todo e nao apenas quando molha.
nao duvido nada que trocaram o seu sensor na "moita", fazendo o que chamam de recall branco...
T+
Fabil,
Pensei nessa possibilidade mesmo de terem feito um recall branco. Mas a solução no meu caso foi essa: disseram que deram um reset e não me cobraram nada por isso. Tb não consegui ver diferença entre a peça que está lá agora e a que estava antes.
O fato é que (por coincidência ou não) o problema começou depois da troca das correias (que não foi feito no mesmo local em que resolveram o problema com o sensor) com 60mil km e até então nunca havia apresentdo o problema (apesar de ter feito travessias de rios, traquinagens em poças de lama etc).
E no meu caso tinha uma coisa que parece estória de pescador.
Logo depois da troca das correias, a primeira vez que o problema aconteceu foi quando eu sai da rodovia e peguei uma estrada de terra lateral pra fugir do transito. O carro morreu na primeira poça de barro. Liguei o carro e ele foi normal.
Dias depois rodei no asfalto indo pra Cananeia com uma chuva que foi uma das piores que eu já peguei na estrada. Água vindo de todos os lados, poças de águas imensas, acquaplanagens diversas, e eu rodando normalmente a 100km/h sem o carro apresentar nenhum problema. O carro só morreu uma única vez em mais de 60km rodados com chuva e eu até achei estranho (até então eu ainda não tinha associado o problema a poças de água).
Dias depois numa estrada de terra passo em uma poça de lama que não tinha 10cm de profundidade: o carro morre. Fiz outros testes em poças de lama e o carro morria. Em poças de agua no asfalto não morria...
"Descobri" o problema e identifiquei que poderia vir do sensor de rotação. Como ia pro Jalapão (e não dava tempo de arrumar isso), cobri o sensor com silver tape, pedi pro carrinho aguentar e toci pra dar tudo certo. Rodei o Jalapão inteiro (fugindo das poças de barro e de travessias), peguei chuva pra caramba, andei em estrada inundada com uns 40cm de água. O carro continuava morrendo nas poças de barro, de água não, e dependendo da velocidade que eu passava. Com a proteção do silver tape passou a morrer menos e sobreviveu ao Jalapão sem problemas.
Na volta, foi resolvido pela concesiosnária cf falado acima. A sacanagem é que só morria em poça de barro, de água limpa não!
Abs,
Lindóia
vou tacar barro na roda fônica e ver o que acontece... :mrgreen:
minha mae voltou de viajem ontem, essa semana eu olho isso p/ ela..
T+
EDUARDO ELLERY
27/01/2012, 15:25
Amigo , a minha tr4 flex 2008 , tambem estava com o mesmo problema , quando passava na agua o carro acendia a luz a injeção e apagava , esperava um tempinho e ela ligava novamente , fui em varios mecanicos e não souberam dizer o que era , então eu mesmo resolvi joga agua em algumas partes do motor , e por eliminação conclui que era o bendito sensor de rotação , isolei com fita isolante , silicone até cola de para-brisa e nada , resolvi ir até uma autorizada e comprar o sensor aqui em fortaleza R$ 420,00 , mas por sorte o chefe da oficina escutou a minha conversa com o vendedor e me disse : " o problema não é o seu sensor e apenas uma regulagem nele , pois a folga entre ele e a roda fônica e de apenas 0,5mm a 0,55mm " então mandei fazer o serviço , já atravessei riacho peguei lama de mangue , barro e nada nunca mais morreu.
Obs. a minha estava com uma folga de 1,35mm . :)
EDUARDO ELLERY
27/01/2012, 15:41
continuando.... , o mecânico da Nissei me explicou porque acontece isso , segundo ele , quando o carro passa em alguma poça dágua e a água pega na roda fônica , essa com sua rotação fica jogando água diretamente no sensor , que se estiver com a folga muito acima do especificado , a água interrompe ou dar erro na leitura do sensor e ele corta o sinal , por isso o carro morre . E para regular, tem fazer um prolongamento dos furos que pegam os parafusos de fixação do suporte do sensor no motor . e a própria autorizada faz , pelo menos aqui em fortaleza , sai por R$ 225,00 .
Espero ter ajudado.
hummmm errinho de projeto no sensor, bastava vir de fabrica já com o furo oblongo p/ regular a distancia.. vou fazer aquie ver se dá certo.. abs
EDUARDO ELLERY
27/01/2012, 17:39
Lindoia ,
No meu caso também começou após a troca das correias , não estou afirmando mas acho que devido a falta de cuidado na retirada da correia que pega na roda fônica , acabam forçando a passagem dela entre o sensor e roda fônica , desregulando o espaço entre eles .
Então foi isso mesmo! Mas no meu caso a concessionária não cobrou pela "regulagem" e não foram eles que trocaram a correia.
Abs
Caracará
03/04/2012, 12:04
Pessoal, venho enfrentando exatamente este problema há cerca de 4 meses. É só mandar no lava-jato que o caro dá tudo quanto é pane elétrica: liga limpador, corta velocímetro e contagiro, aí você lampeja farol alto e o velocímetro funciona até chegar no pior ponto, ela acende a luz da injeção e morre. Sexta-feira, 9 da noite começou a acontecer isso no meio de uma rodovia e uma carreta atrás de mim. Deus é pai. Há tempos também percebo que cai água em cima do pé esquerdo (exatamente naquele descanso que tem nas AT, e exatamente atrás dos circuitos internos do carro). É estranho que em movimento na chuva não dá nada, mas aí associei que é quando se molha parado, pois momentos antes havia abastecido e o frentista lavou o parabrisas. Detalhe, o motor só se mantém com o freio de mão puxado (sinistro). No sábado pela manhã, pus ela no sol com portas abertas, liguei o ar nos pés e liguei um secador de cabelo nos circuitos internos. Depois de 1 hora +- o carro estabilizou e pude retornar sem problema alguma. Ontem, pela manhã levei ao funileiro e ele descobriu que o parabrisas estava meio descolado na vertical do lado do motorista (exatamente onde pingava água). Vou fazer o teste com uma mangueira hoje e ver se molha ou entra água. Vocês acham de que de qualquer forma devo mandar olhar o sensor de rotação???? O problema, de fato, só ocorre quando ela pega água estando parada.
essa pane generalizada tá mais p/ falta de aterramento..
só o sensor de rotaçao nao é responsavel por esse monte de defeitos
T+
Caracará
03/04/2012, 14:26
Um eletricista da cidade onde estava comentou sobre falta de aterramento. Nem levei lá, porque conforme disse, secou e deu beleza. Acho que pelo menos o problema da entrada de água foi resolvido, por um preço módico. Próximo sábado que tiver disponível vou levar numa outra autoelétrica (já tomei tunga de 450,00 de uma em Uberaba), e ver essa questão do aterramento. Valeu Fabil.
Pessoal, esse problema aí só ocorrem nos automáticos?!?!??! ou nos manuais também ocorrem?!!!:????
Numa trilha feita há uns 3 meses atrás tinha uma TR4 2010 Automático que ficou no prego por isso também, passou numa poça de lama e parou que não ligou nem a pau. Acabou voltado rebocado até a pista pra esperar o guincho!!!!
nos manuais tambem.. por coincidencia acabei de ajustar a distancia do sensor a roda fonica da tr4 da minha mae, tive que oblongar os furos do suporte do sensor e deixei a exatos 0,7mm de distancia da roda fonica. vamos ver se agora para com o problema
Hoffnick
15/06/2012, 19:05
Caros,
Tive o mesmo problema! Deixei minha TR4 2008 na revisão em oficina especializada em 4x4. Foram trocadas as correias e velas. Ao sair da concessionária apóos andar uns 5 km começou a cortar o giro quando pisava forte e foi só piorando. Voltei para oficina....após uma longa investigação (trocando velas cabos etc) o mecânico teve a idéia de verificar o sensor de rotação. Ele não tinha o TR4 no estoque mas tinha um do Tracker (é praticamente o mesmo, só muda o tipo de fixação). Ao colocar do tracker o carro funcionou perfeitamente....mas não podia ficar com ele pois não tem como fixar. Compramos um novo sensor para TR4. Ao instalar continuou o problema.....após muita tentativa descobriu que o problema era juntamente na fixação, após um pequeno ajuste o carro voltou ao normal como sensor velho..... amanha vou testar o carro em trilha....espero que não dê problema!
Pela posição do sensor em relação as correias acredito que ao trocar a correia o possa ter esbarrado no sensor, alterando sua posição.
Vou atualizando a informação.....
Hoffnick
18/06/2012, 08:46
"Catei" algumas poças este fim de semana (foi difícil pois em BH não chove há muito tempo)....após umas duas poças....batata.....carro morre..... vou conversar com o mecânico e verificar esta questão da folga entre o sensor e a roda fônica... informo sobre resultados..
eu resolvi o problema na TR4 na minha mae.. deixei o sensor a 0.8mm de distancia da roda fonica e acabou o morre-morre...
mas p/ o sensor ficar a essa distancia foi preciso oblongar os furos de fixacao
Hoffnick
21/06/2012, 16:26
Sensor ajustado..ainda não testei em poça de lama...vou tentar no fim de semana.
Esta informação é muito útil pois a primeira reação do mecânico é trocar o sensor...e lá se vão R$ 480,00.
Minha sorte é que o pessoal da Minas Motors aqui em BH é honesto e competente... me devolveram o dinheiro do sensor...
Caracará
26/06/2012, 01:10
Problema da minha aparentemente resolvido. VOu acompanhar. Depois da 4ª lavada (em lava-jato) e 4ª pane elétrica levei na mit uberaba e eles trocaram um mísero sensor que fica na lateral inferior do painel, rente à porta. O antigo estava oxidado e sem vedação. R$200,00. Acho que agora resolvido.
Entrei na lista das TR4 com medinho de poças de agua.
Todos os sintomas informados pelos amigos, batem com a minha.
Depois da troca da correia dentada começa a falhar ao pegar qualquer poça de agua. Tanto de barro quando de asfalto.
Agora com essas informações irei ao mecânico e ja pedir pra testar o sensor de rotação.
E claro, pedirei também para verificar a folga entre entre o sensor e a roda fônica
Postarei o resultado em breve.
Carlo_TR4Flex
08/02/2013, 16:00
O meu não falhou, eu é que fiz m&¨%¨%da. Troquei a correia do AC/DH e esqueci de regular a distancia.
Resultado a roda fonica fez um sulco no sensor. Bem feito não prestar atenção.
O bom disto é que descobri que na verdade o sensor de rotação das Tr4 2008 flex (e mais novas imagino) é na verdade o sensor de posição do COMANDO das IO e possivelmente das TRs antigas.
Sera que alguem que tenha uma io ou uma Tr4 antiga poderia conferir se o sensor de comando existe?
Segue o linK da vista eplodida pra ajudar:
http://demo.saleepc.ru/mitsubishi/parts/gen/BNB3F001A/H76W/LNUEL1FB/16/410
Descobri procurando um sensor no mercado livre e quase todas as fotos aparecem o sensor de rotação "antigo". Uma delas aparece a foto correta com o numero da peça MD355407. Esse numero no catalogo da Mit (ASA) , que muitos de nos temos em casa apesar de não ter a TR4 tupiniquim, é o do sensor de posiçaõ/rotação do comando de valvulas.
Fiquei curioso e PASMEM, não existe este sensor no nosso motor, tem uma tampinha exatamente no formato do sensor "novo" da TR4 flex.
Então fica a dica ai pra quem for procurar num desmanche este sensor, procurem pelo sensor do comando das Tr4s antigas e IOs.
Fica só a duvida, será que não serve pra nada o sensor que tiraram, foi pra outro lugar? Alguem que entenda do motor flex da TR4 será que poderia explicar como se tira um sensor deste?
Abraço.
PS: na autorizada custa R$ 218,00 o "modelo novo" com um codigo que não tem no ASA piratex.
obviamente servir p/ alguma coisa o sensor serve, pode ter certeza de que ele nao existira apenas p/ enfeitar :concordo:
provavelmente ele mudou de lugar ou foi substituido por outro sensor/mecanismo que execute a mesma funçao.
o fato é que todo motor com injeçao sequecial precisa de um sensor fase do comando p/ informar a centralina o momento exato de injetar combustivel
Carlo_TR4Flex
08/02/2013, 18:22
Segue a foto do defunto:
394192
Achava que era ero tipo uma bobina que mandava impulsos elétricos pra ecu mas é mais que isso, tem um circuito dentro.
Alguem já checou se a IO ou a Tr4 antiga tem o sensor no comando?
Carlo_TR4Flex
10/02/2013, 18:42
Alguém poderia medir a resistência destes sensores? Tanto o sensor do comando dapajero io/tr4 como o do virabrequim da tr4 flex?
Assim saberemos se ele pode ser trocado e o que muda é só o desenho do encaixe.
Achei alguns por us$15,00 com o desenho um pouco diferente e por us$ 50 um com o mesmo desenho.
Carlo_TR4Flex
26/02/2013, 15:48
Fiquei na duvida se abria um novo tópico mas vou colocar a minha pegunta aqui mesmo já que este sensor é relacionado com pane em poças dágua.
A pergunta é: Alguem sabe onde encontrar este sensor para vender fora da concessionária? Achei um paralelo mas o formato é difrente e o plug interfere com o suporte. Ajuda !!!! Meu carro esta parado a 2 semanas.
Carlo_TR4Flex
03/03/2013, 10:56
Mesmo ninguem respondendo meus posts vou colocar mais um..kkkkk
O sensor de R$ 90,00 no Mercado Livre não funcionou...claro
Acabei comprando da RockAuto, chegou em 3 dias e custou R$ 330,00 com frete, imposto, iof, etc....Na MIT custa R$ 600,00 e leva 6 dias uteis pra chegar.
Plug AND Play. Ligou na hora.
Mas não é por isso que eu escrevi mais este post.
O carro esta andando MELHOR que antes!!!!
De inicio achei que era efeito placebo por estar usando uma peça nova e por fazer 2 semanas que não dirigia o Tr4. Mas minha esposa dirigiu(ela tem um Tracker que todos sabem é mais forte que o Tr4) e tambem achou a mesma coisa.
Então a dica é: pra quem esta com problemas intermitentes no tal sensor, troquem logo de uma vez. o carro vai andar melhor e provavelmente gastar menos combustivel tambem.
Abraço.
Segue a foto do defunto:
394192
Achava que era ero tipo uma bobina que mandava impulsos elétricos pra ecu mas é mais que isso, tem um circuito dentro.
Alguem já checou se a IO ou a Tr4 antiga tem o sensor no comando?
passa um disquinho de metal aí dentro o tempo inteiro, nao ímã
viu se empenou esse disco? o mecanico deve ter visto isso! sabe se o giro do carro fica louco? ou ficou td certinho após a troca?
pois se empenou vai dar problema denovo, pode ter sido ele empenado que quebrou essa carcaça e começou a entrar agua quando voce passava em poça
mas como o mecanico mexeu deve ter conferido isso
abraço
Mesmo ninguem respondendo meus posts vou colocar mais um..kkkkk
O sensor de R$ 90,00 no Mercado Livre não funcionou...claro
Acabei comprando da RockAuto, chegou em 3 dias e custou R$ 330,00 com frete, imposto, iof, etc....Na MIT custa R$ 600,00 e leva 6 dias uteis pra chegar.
Plug AND Play. Ligou na hora.
Mas não é por isso que eu escrevi mais este post.
O carro esta andando MELHOR que antes!!!!
De inicio achei que era efeito placebo por estar usando uma peça nova e por fazer 2 semanas que não dirigia o Tr4. Mas minha esposa dirigiu(ela tem um Tracker que todos sabem é mais forte que o Tr4) e tambem achou a mesma coisa.
Então a dica é: pra quem esta com problemas intermitentes no tal sensor, troquem logo de uma vez. o carro vai andar melhor e provavelmente gastar menos combustivel tambem.
Abraço.
ficou melhor pq ele pegou ponto, com esse sensor ferrado ele fica fora de ponto e fica fraco!
Alexandre Bainy
26/04/2013, 19:01
Pessoal, venho enfrentando exatamente este problema há cerca de 4 meses. É só mandar no lava-jato que o caro dá tudo quanto é pane elétrica: liga limpador, corta velocímetro e contagiro, aí você lampeja farol alto e o velocímetro funciona até chegar no pior ponto, ela acende a luz da injeção e morre. Sexta-feira, 9 da noite começou a acontecer isso no meio de uma rodovia e uma carreta atrás de mim. Deus é pai. Há tempos também percebo que cai água em cima do pé esquerdo (exatamente naquele descanso que tem nas AT, e exatamente atrás dos circuitos internos do carro). É estranho que em movimento na chuva não dá nada, mas aí associei que é quando se molha parado, pois momentos antes havia abastecido e o frentista lavou o parabrisas. Detalhe, o motor só se mantém com o freio de mão puxado (sinistro). No sábado pela manhã, pus ela no sol com portas abertas, liguei o ar nos pés e liguei um secador de cabelo nos circuitos internos. Depois de 1 hora +- o carro estabilizou e pude retornar sem problema alguma. Ontem, pela manhã levei ao funileiro e ele descobriu que o parabrisas estava meio descolado na vertical do lado do motorista (exatamente onde pingava água). Vou fazer o teste com uma mangueira hoje e ver se molha ou entra água. Vocês acham de que de qualquer forma devo mandar olhar o sensor de rotação???? O problema, de fato, só ocorre quando ela pega água estando parada.
Caracará, a minha TR$ 05 AT está louca como a sua estava: acende farol e liga limpador sozinha e desliga ao soltar ofreio de mão acusando falha na injeção. NO ultimo final de semana fiquei atolado por uns 15min em um alagado e entrou agua no carro, mas o problema só começou depois de secar.
Além disto, durante a triulha, elá também apresentou aquafobia, apagando apos poça de agua ridículas. VOu mandar verificar a regulagem do sensor na segunda.
Sabe me informar qual foi o sensor que a concessionário trocou?
Abraço,
Alexandre
Clodoaldo de Salvador
15/05/2013, 19:34
Caros, a minha Tr4 também teve esse problema de apagar em poça de água, procurei ajuda neste fórum, falei com meu mecânico, da regulagem do sensor e ficou ótimo, não troquei peça nenhuma. Obrigado pelas postagens, me ajudaram bastante.
Abs
Lindóia[/QUOTE]
OTAVIO CEZAR
20/07/2013, 07:56
eu resolvi o problema na TR4 na minha mae.. deixei o sensor a 0.8mm de distancia da roda fonica e acabou o morre-morre...
mas p/ o sensor ficar a essa distancia foi preciso oblongar os furos de fixacao
Caros tenho uma TR4 2008 Flex e estou com o mesmo problema se apaga em poças de água, assim que comprei troquei as correias, não tenho certeza se a avaria aconteceu após a troca, a verdade é que já foi trocado o conector do chicote ( e mesmo assim continuou o problema), a conexão já foi isolada com silicone de alta temperatura a uns 5 dias atrás ( tinha colocado dentro de poças essa semana e não apresentou problema, ontem fazendo uns percursos na praia passando por dentro de agua raza, não tive problema nenhum, mas quando voltei para o asfalto e peguei um trecho um pouco alagado , ela acendeu a luz da injeção e se apagou novamente). A distância dessa folga é entre o sensor e o dente da roda fônica ou entre o sensor e o espaço, sem falar que medir com o paquímetro é horrível pelo espaço reduzido.
Clodoaldo de Salvador
22/07/2013, 19:26
Olá pessoal, troquei o bendito sensor, levei para concessionária Salvador Car umas três vezes e ainda não descobriram o defeito.
Clodoaldo de Salvador
28/07/2013, 22:29
Olá pessoal, os mecânicos da Mit (Salvador Car), devem ler esse blog, pois conseguir diagnosticar o problema da TR4 morrer em poça dágua, como disse anteriormente levei o carro mais de três vezes para concessionária, troquei sensor rotação, levei para meu mecânico particular e revisão elétrica umas quatro vezes. Ninguém conseguia diagnosticar, resolvi encarar a empreitada, não sou mecânico e nem eletricista, liguei o veículo e joguei água no sensor, roda fônica e nada o carro não apagou, depois deixei ligado o motor que começou evaporar a água, a partir daí a ventoinha ligou, joguei mais água e o carro morreu, repetir o processo anterior, quando a ventoinha ligou mais uma vez detectei o curto no plugue da ventoinha a central da tr4 interpretava o problema e mandava a mensagem de interromper a injeção de combustível. Os porquês: quando andava na estrada de asfalto com chuva não interrompia? porque a ventilação do carro em velocidade não ligava a ventoinha; porque com a troca da correia? porque os mecânicos tiram a ventoinha e quebram o lacre e não colocam na hora de encaixar, daí o plugue fica numa posição que entra água; porque em poça dágua? porque o carro em baixa rotação, quente quando recebe a água na roda fônica molha o motor que fumaça o sensor de temperatura manda a mensagem para ligar a ventoinha que com água manda para o plugue da ventoinha que entra em curto e desliga o carro. espero ter ajudado, esse foi o meu problema resolvido. Os mecânicos da Mit. precisam de treinamento.
valeu galera pela dica ! quando falei pro mecânico parecia um alien imprimi as respostas. achou valido disse que regulou
agora fazer o teste. se nao fosse por voces estaria perdido ! viva a comunidade
EBoldrin
14/04/2014, 20:19
eu tenho uma TR4 2008 flex mec 4x4, porem tambem acontece a mesma coisa, exatamente igual, mas só acontece quando estou andando no Alcool, ja troquei o sensor de rotação, não mudou nada...porem quando ta rodando no alcool acontece varias vezes, mas so nas estradas de terra, nas chuva no asfalto nunca aconteceu, mas ai logo em seguida ja funciona novamente.....
o que será
Caros,
Minha TR4 (modelo 09 com 60mil km) está apresentando um defeito que é o seguinte: o carro morre logo apos passar em uma poça de agua; antes de morrer acende a luz amarela da injeção eletronica e o conta giros fica maluco. O problema é mais frequente quando passo em poças de lama. Com o carro em estrada pavimentada e com chuva intensa não aocnteceu de morrer nenhuma vez.
Percebi o defeito esses dias. Pouco antes eu tinha trocado as correias e os pneus (coloquei os BF AT).
Encontrei um unico post sobre o assunto e a dica foi verificar o sensor de rotação. Como estava em viagem, isolei com silver tape o sensor e o problema parece ter diminuido. Mas ainda não é possível passar em poças de lama muito rápido pq o carro continua morrendo.
Queria saber se alguem já teve esse problema e qual foi a solução. Queria saber tb se é possível ter danificado o sensor durante a troca das correias ou se a vida útil dele já estava no fim (carro com 60milkm).
Abs
Lindoia
TOYOTA1964
25/01/2015, 00:33
ola o meu tr4 2009 MT ta com o mesmo problema..passou em um poça falha e as vezes volta mesmo antes de desligar..parece que basta a agua acerter no lugar certooo..o sensor é fixado por um parafuso só.... em um encaixe...
fui arrumar rmeu ar e o prblema apareceu mais forte, embora ja tenha dad um alarme em uma chuva anterior...
não entendi essa de folga..que oblongo tem que fazer ..poderima ser mais informativos de como verificar a folga como faz ...me ajudem
grato e abraços
TOYOTA1964
25/01/2015, 23:11
completando as informações,,,,quando chove mina um pouco de agua que pinga pelo extintor de incêndio
TOYOTA1964
04/02/2015, 09:18
valeu a informação ..ainda não pude medir a folga.como faz heim?? uma lamina somente?
.mas apertei o sensor e notei uma folga de quase 3 voltas na chave..fiz o aperto e parou..... já testei em varias poças de diferentes tamanhos e profundidades e velocidades tudo de volta ao normal boa forum
Joao Casrlos Coelho eves
28/01/2016, 17:33
Vc conseguiu resolver o seu problema , esta acontecendo com a minha 2008 exatamente isso, e tambem coloquei peneus BF?
AT,
Caros,
Abs
Lindoia
Joao Casrlos Coelho eves
28/01/2016, 17:42
Estou com o mesmo problema vc resolveu? O que era?
eu tenho uma TR4 2008 flex mec 4x4, porem tambem acontece a mesma coisa, exatamente igual, mas só acontece quando estou andando no Alcool, ja troquei o sensor de rotação, não mudou nada...porem quando ta rodando no alcool acontece varias vezes, mas so nas estradas de terra, nas chuva no asfalto nunca aconteceu, mas ai logo em seguida ja funciona novamente.....
o que será
Joao Casrlos Coelho eves
28/01/2016, 17:43
Estou com o mesmo problema vc conseguiu resolver o que era já troquei sensor de rotação e continua
E.S RIO DE JANEIRO
22/02/2016, 13:34
Prezados, boa trade!
Preciso de uma ajuda urgente, caso alguém possa dar uma luz, ficarei muito grato.
Estou com a VTR parada! Ontem peguei uma baita chuva aqui no Rio de Janeiro. E em determinada situação, uma final de uma rampa com muitaa agua na rua o carro simplesmente "apagou" eu estava em uma descida (sem acelerar) e só me dei conta pois percebi que a direção / freio ficaram duros, dai dei um toque no acelerador e constatei que havia morrido.
Horas mais tarde consegui um reboque e a levei para um posto.
O carro está com todos os comandos funcionando, apenas não pega, ele vira o motor tentando mais não pega.
Constatei que um fusível estava queimado, no quadro dentro do motor. O fusível é de 20a e no manual diz algo como "componentes do motor". Como não tinha outro, eu tirei o do vidro elétrico (30 a) e coloquei, queimou na hora!
Eu, teimoso, hoje não tendo o de 20 (na loja so encontrei de 30) coloquei e não queimou mais...
Alguém tem algum palpite?
Grato desde já amigos,
Eduardo S.
E.S RIO DE JANEIRO
22/02/2016, 15:41
Alguém sabe referente a que é o fusível 05 e 07 do motor?
leoschautz
30/05/2016, 16:18
completando as informações,,,,quando chove mina um pouco de agua que pinga pelo extintor de incêndio
Para solucionar este problema da goteira, verifique a vedação da grade que fica em cima do capo, próximo ao para-brisa! Passei por isso recentemente após removê-la para fazer uma manutenção!
RODRIGOTR4BUENO
02/08/2018, 15:15
No meu caso foi o sensor de rotação.
Começou desligando em poça d'água depois desligava quando esquentava (vai piorando até que ajustar não resolve).
Depois da troca o motor melhorou muito, com funcionamento redondo.
Comprei na SJM Parts, código:MD355407 (TR4 flex).
Obs.
Todo sensor trocado se deve inicializar o carro.
Olá pessoal, os mecânicos da Mit (Salvador Car), devem ler esse blog, pois conseguir diagnosticar o problema da TR4 morrer em poça dágua, como disse anteriormente levei o carro mais de três vezes para concessionária, troquei sensor rotação, levei para meu mecânico particular e revisão elétrica umas quatro vezes. Ninguém conseguia diagnosticar, resolvi encarar a empreitada, não sou mecânico e nem eletricista, liguei o veículo e joguei água no sensor, roda fônica e nada o carro não apagou, depois deixei ligado o motor que começou evaporar a água, a partir daí a ventoinha ligou, joguei mais água e o carro morreu, repetir o processo anterior, quando a ventoinha ligou mais uma vez detectei o curto no plugue da ventoinha a central da tr4 interpretava o problema e mandava a mensagem de interromper a injeção de combustível. Os porquês: quando andava na estrada de asfalto com chuva não interrompia? porque a ventilação do carro em velocidade não ligava a ventoinha; porque com a troca da correia? porque os mecânicos tiram a ventoinha e quebram o lacre e não colocam na hora de encaixar, daí o plugue fica numa posição que entra água; porque em poça dágua? porque o carro em baixa rotação, quente quando recebe a água na roda fônica molha o motor que fumaça o sensor de temperatura manda a mensagem para ligar a ventoinha que com água manda para o plugue da ventoinha que entra em curto e desliga o carro. espero ter ajudado, esse foi o meu problema resolvido. Os mecânicos da Mit. precisam de treinamento.
Minha dúvida neste caso é se a tua ventoinha funcionava normalmente? Ou ela estava em curto mesmo quando não pegava este vapor descrito. A minha funciona normalmente e fiz o teste molhando a parte toda alí e realmente desligou, mas molhando diretamente o plugue do motor da ventoinha não há o desligamento do motor mesmo ela ( ventoinha estando ligada )...
Evgta Eugênio
04/04/2023, 22:31
Amigo, olá...fiz tudo isso mas.....
A minha mesmo com motor quente e tudo, ventoinha funcionando, motor quente ou frio NÃO DESLIGA jogando aguá, mas passa numa poça morre.
Com motor quente e carro funcionando joguei água em todos os sensores e nada, até no motor da ventoinha e nada....
E agora? Já pensei até ser sensor de ABS nas rodas. ME AJUDA
Fazeoque
05/04/2023, 15:15
Amigo, olá...fiz tudo isso mas.....
A minha mesmo com motor quente e tudo, ventoinha funcionando, motor quente ou frio NÃO DESLIGA jogando aguá, mas passa numa poça morre.
Com motor quente e carro funcionando joguei água em todos os sensores e nada, até no motor da ventoinha e nada....
E agora? Já pensei até ser sensor de ABS nas rodas. ME AJUDA
Tenta o Sensor de rotação, a minha era 2009 flex, mas tem alguns anos modelos diferentes em que o sensor muda de posição no motor, quando não é flex e etc.., mas na 2009 ele fica bem na frente do motor, no meio das correias, em cima da roda fônica eu acho (polia cheia de dentes), tirei o sensor e desbastei um pouco a parte que onde vai passar o parafuso de fixação fazendo o conjunto com o sensor ficar mais próximo dos dentes da polia (com uma microretifica, mais ate lixando vc consegue, basta ter paciencia), é só fazer o sensor aproximar alguns milimetros da polia, com isso o carro parou de morrer em poça dagua e alagados. Para tirar o sensor na 2009 nao precisa desmontar nada, só ter paciencia que da para desmontar ele, é meio apertado porque é entre o radiador e o motor, mas com paciencia vc desmonta.
Fazeoque
05/04/2023, 15:32
segue a foto do sensor, so desbastar onde marquei em vermelho, assim o sensor fica mais próximo da polia
580397
Evgta Eugênio
12/12/2023, 10:37
Caros,
Faltou explicar que depois que ela morre o carro volta a pegar normalmente se esperar uns 30 segundos ou um pouco mais. Parece que depende de quanta água espirrou. A impressão que dá é que o sensor molha e enquanto está molhado o carro não pega. Depois que seca, volta a funcionar normalmente.
Acontece que já atravessei rio de uns 50cm de profundidade e nunca tive problema. Agora é que isso começou a acontecer.
Acho que o scanner não vai ajudar muito, pois o carro funciona normalmente...até passar pela poça.
Abs
Lindóia
Amigos eu passo pelo mesmo problema, mas o que dá dor de cabeça é que se abrir o capô e jogar água no sensor ela não desliga. Posso jogar 200 lts de ága e fica normal. Como é que só na poça de água desliga? Isso me tira do sério.
Evgta Eugênio
12/12/2023, 10:39
segue a foto do sensor, so desbastar onde marquei em vermelho, assim o sensor fica mais próximo da polia
580397
Não resolveu na minha