Ver Versão Completa : Wrangler apagando!!!
Claudemir Wenzel
09/01/2011, 09:59
Olá pessoall, tenho um Jeep Wrangler 97, de uma semana pra cá ele vem apagando quando estou andando, tipo andando na cidade ou na pista derrepente ele morre e so volta a pegar depois de alguns minutos, a bateria é nova, o motor de partida foi revisado inteiro, cabo, velas, tampa do distribuidor, sensor de temperatura do ar e da agua tudo novo. Verifiquei que está aparecendo no painel o codigo de erro 11. Quando aparece o problema e dou partida o motor de partida roda legal mas nada de pegar. Alguma alma boa pode me ajudar, rsrsrs.... Abraços a todos apaixonados por lama...
Théo_Augusto
09/01/2011, 11:14
Olá Claudemir;
Não tenho muitas informações técnicas além de 10 minutos de pesquisa. Mas estes 10 minutos me levam a concluir que vc precisa dar uma olhada no sensor de rotação do virabrequim do teu TJ. Também conhecido com sensor CKP. Começe vendo conexões, procure por emendas, soldas, parafuso solto etc...
Para facilitar é este carinha aí da foto anexa.
Como referência, ó código 11 para TJ/97:
11 No crank reference signal detected during engine cranking. Intermittent loss of either camshaft or crankshaft position sensor. CKP sensor target windows have too much variation.
Abraços
Théo
Joinville/SC
TJ 2000
Claudemir Wenzel
09/01/2011, 11:38
Grande Théo, obrigado pela diga, vou encomendar um sensor hoje mesmo!
Abraços,
Claudemir
Théo_Augusto
09/01/2011, 11:45
hehehe
só para constar, o "ó" aí de cima não é uma variação do verbo "óia" e sim erro de digitação ok? :-)
Por fim, croqui de localização do sensor no seu carro
(fonte: http://www.justanswer.com/jeep/1esqd-remove-crank-sensor-99-jeep-4-0.html )
Ainda de acordo com pesquisas, a localização deste sensor muda a partir do ano 2000, então a figura que se refere a um 99, acredito que sirva para o teu 97 também.
[]´s
Théo
Joinville/sc
TJ 2000
Théo_Augusto
09/01/2011, 11:46
Grande Théo, obrigado pela diga, vou encomendar um sensor hoje mesmo!
Abraços,
Claudemir
Nãããããããããão!!!!!!!!!!!! :-)
Primeiro faça as verificações! Pode ser apenas mal preso (minha aposta) ou uma limpeza pode resolver!!!!!!!
[]´s
Théo
Joinville/sc
TJ 2000
João Costa
09/01/2011, 12:40
Olá Claudemir;
Não tenho muitas informações técnicas além de 10 minutos de pesquisa. Mas estes 10 minutos me levam a concluir que vc precisa dar uma olhada no sensor de rotação do virabrequim do teu TJ. Também conhecido com sensor CKP. Começe vendo conexões, procure por emendas, soldas, parafuso solto etc...
Para facilitar é este carinha aí da foto anexa.
11 No crank reference signal detected during engine cranking. Intermittent loss of either camshaft or crankshaft position sensor. CKP sensor target windows have too much variation.
Abraços
Théo
Joinville/SC
TJ 2000
Só pra reforçar o que o amigo disse acima.
Tive este mesmo problema no meu XJ e era só uma emenda mal feita um palmo abaixo do conector, verifique isso e o próprio conector, se for trocar a peça o local é bem apertado. Boa sorte.
Claudemir Wenzel
10/01/2011, 14:23
Pessoall, muito obrigado pelas dicas, e o carro está hoje no mecanico pois eu já tinha agendado para trocar a bomba d'agua que estava vazando e ele vai aproveitar para tirar o tal sensor e limpar, verificar se tem algum fio rompido e tb passar limpa contato nos conectores, mas apesar disse eu acabei comprando a peça na Rockauto e até que não ficou muito caro, pelo menos se o sensor que está no carro estiver bom eu guardo o novo se acaso der pau, pois li no forum que quando da pau deixa na mão mesmo.
Muito obrigado pela atenção.
Claudemir
Théo_Augusto
10/01/2011, 17:27
Claudemir,
Espero que resolva seu problema. Só não esqueça de quando solucionar, contar aqui no forum se deu certo ou se era outra coisa, etc...
Isto que faz este forum ser do jeito que é!
Boa sorte
Théo
Joinville/SC
TJ 2000
velocyraptor
10/01/2011, 17:46
Prezados Amigos,
Por favor antes de tudo comunique ao seu mecânico que a montagem correta, especialmente no quesito espaçamento e a obrigatória presença do espaçador de papel garantirão o sinal correto do sensor, sem o qual a injeção fica sem informações sobre a sincronia do motor/ignição e injetores e então morre ou pipoca.
O teste é feito com um multimetro com o positvo no fio preto e branco do sensor e o negativo no fio preto/azul claro. Ligue a ignição e a voltagem deve estar em 5volts, ou 8 volts no caso de mecanicas anteriores a 1995.
Se for substituir o sensor, vc antes coloca o papel espaçador em sua face e posiciona o mesmo em seu lugar respeitando essa folga do papel, que deve ficar justo mas não apertado. O parafuso deve ser apertado com torque de 60 libras -polegada. ATENÇÃO, O TORQUE É LIBRAS-POLEGADA E NÃO LIBRAS PÉ. Mecanicos em geral não se dão bem com valores diferentes e fazem cagadas enormes.
É facil e rápido, mas tem seus segredinhos. As informações foram tiradas do manual da Haynes, mas aqui no site vc tb tem os manuais de manutenção da Jeep, que sempre são super úteis.
Abraços a todos,
Guilherme Nüske
Claudemir Wenzel
10/01/2011, 20:44
Mais uma dica importante, so tenho a agradecer, mas so vi esta dica depois que cheguei com o carro do meca, ele ainda ta cortando mas depois pega com mais facilidade do que antes, vou perguntar pra ele se ele fez todo esse processo que vc relatou, e quando chegar o sensor novo vou trocar e ficar de olho se ele vai fazer tudo certo.
Bom resumo a minha bomba d`agua ficou 10 mas o sensor de retocao ainda dando pepino.
abracos a todos e assim que resolver conto tudo aqui ok!
Claudemir
Claudemir Wenzel
16/01/2011, 10:03
Pessoal, depois de uma semana sofrendo, por causa do sensor de rotação, pois eu uso sempre carro, ainda não sobrou grana pra ter outro carro entaum o Jeep pra mim é para o dia a dia, para trilha e passeio do grupo.
Agradeço as dicas, chegou o sensor novo e batata o problema era nele mesmo, foi só trocar e o bichinho voltou a andar sem nenhuma falha, aff que alívio. Um conselho eu dou pra quem desconfia de problema neste sensor, troca o mais rapido possível pois ele deixa na mão literalmente.
Abraços,
Claudemir
DR CHRYSLER
17/01/2011, 14:33
ola amigos
sou técnico em chrysler
trabalhei muito tempo a frente da ag3 chrysler
isso tanto pode ser mal contato das tomadas
esperimente limpar tudo com limpa contato
como poder
sensor cmp disco dentro do distribuidor
sensor ckp (rotação) só que parece um aviãozinho não é igual o da foto
pois é igual o da xj cherokee sport motor 4.0
pcm (modulo de injeção)
cuidado antes de sair encomendando peças tenha 100% certeza ok
sandro.parts@hotmail.com
Claudemir Wenzel
18/01/2011, 18:00
Olá Sandro, o problema do meu Wrangler foi exatamente o sensor de rotação do virabrequim, e foi trocar e o carro voltou tudo ao normal, e o sensor que troquei é idêntico ao da foto que o Théo colocou!
Mais uma vez agradeço a ajuda de todos!
Claudemir