Conectar

Ver Versão Completa : Relatos de quebra - Homocinética/RL/Semi-eixos/C/P

dudarj
08/01/2011, 12:38
Pessoal,

O motivo do meu post é dismistificar ou reafirmar a necessidade de se reforçar o conjunto de eixos do Troller.

Eu mesmo já quebrei o semi-eixo traseiro, bloqueado e com pneus 35". Sei da necessidade que tenho, ainda mais de 37".

O que queria eram relatos de pessoas quebrando as Homocinéticas, RL, Coroa e pinhão, semis, e de prefefência ORIGINAIS, sem nenhum mecanico ter metido a mão ou "regulado" nada.

Tenho as homos Trail Gear, e estou pensando na real necessidade de instala-las, bem como as RL Warn....As trail gear não são muito mais resistentes do que as originais. Penso em mante-las, mas para uma eventual quebra das minhas.

Por favor, vamos juntar o máximo de infos necessárias, para que as pessoas não precisem gastar $$$ desnecessariamente.

Meu relato de quebra de semi traseiro, foi com pneus 35, bloqueado, em 4x2, de 2a marcha com pé atolado, dando zerinho na grama molhada.....bati num buraco c/ a lateral do pneu e ai...TACK!!.Num momento de extrema inteligência de minha parte! Não foi pelo semi-eixo ser original. Ninguém faria aquilo numa trilha.

CLARO que se não tivesse feito essa ESTUPIDEZ, jamais teria quebrado nada naquela "trilha".

Momentos estúpidos como esse devem ser evitados. Me ajudem com mais infos por favor! Sintam-se a vontade para contar seus relatos de quebra. (Não vale aquele relato de que vc "ouviu" falar, de um amigo do primo da tia da irma da passadeira da sua avó materna)

igorsa
09/01/2011, 02:02
Cara esse tópico era o que estava faltando aqui. Pois sempre escuto falar do que "Voce tem que mudar isso, senão quebra "."se quebrar na trilha vc ta ferrado, muda agora".
Acredito sim que em trilhas você venha a exigir mais dessas peças mas disso para a quebra das mesmas já tenho minhas duvidas:pensativo: .

Vou ficar de olho por aqui.

zeca_cj
09/01/2011, 18:23
Momentos estúpidos como esse devem ser evitados.

É o que mais tem no youtube!

Fora o risco de acidentes...

....

Pertinente ao topico, eu ja quebrei 2 semi-eixos traseiros. ambas as vezes haviam solda na trava do rolamento. A primeira vez foi fazendo um retorno, eu usava 33''. a segunda foi fazendo uma curva pra esquerda, usava pneu 35''.

A culpa da quebra foi exclusivamente da solda, pois o eixo simplesmente quebrou como vidro.

OBS: meus semi-eixos traseiros sao semi-flutuantes.

Guilherme Rocha
10/01/2011, 16:36
Eu já quebrei quase tudo que existe dentro da caixa satelite, no meu antigo troller, um 2004. Motivo: Arrancar forte no asfalto usando um jogo de BF 33 AT. Hoje em dia ando num 2007 com a mesma configuração de pneus e nao quebrei mais nada, isso faz mais de 2 anos. Tem que saber andar com o jipe desse jeito. Na hora de sair com o jipe, em primeira marcha, tem que pegar leve... Meu T4 atual nao tem a central mexida.

Abraço a todos.

Guilherme
T4 2007
Recife-Pe

dudarj
10/01/2011, 23:15
Precisamos desse banco de dados... Quanto mais relatamos nossas quebras, mais podemos analisar a necessidade do upgrade da peça/conjunto!!

Pelo que li até agora, por enquanto as quebras relatadas foram somente por imprudência e mal uso...

Vamos lá gente!!

Jorgao
11/01/2011, 02:14
Gostei do tópico! Quem tiver relatos a dar, não hesite!

Pergunta: Afinal, vocês acham que daria pra usar pneus acima de 35 sem mudar nada? Ou começaria as quebras mesmo com toda prudência do motorista?

pedro bonadio
11/01/2011, 11:13
O AKPG usava 35 no troller 2007 que ele tinha, o eixo era todo original, apenas com C&P para compensar o tamanho dos pneus, e diz que nunca quebrou.

Agora acima de 35 sem mudar nada, acho que não, porque com certeza irá colocar um bloqueio e este forçará ainda mais, sem bloqueio acho que não vejo o porque de colocar pneus acima de 35 .

Vermeio
11/01/2011, 13:25
quando usava pneu frontiera 265/75 16 nunca quebrei uma peça sequer.
com 35 recapado ja quebrei C/P traseira, bloqueio traseiro, 3 roda livre e recentemente ponta de eixo traseira.
sempre em trilha...
abraço

trilha_trilha
11/01/2011, 13:50
Senhores, vou dar meu testemunho, :D isso e um ciclo vicioso nao acaba, vou desde o começo

veiculo: troller 2007 so usamos na trilha 14000km rodados pneus aro 16 sem forteira genyus, motor com 264cv no volante amortecedores bilsten H1 e dai em diante, começamos a quebra tudo kkkkkkkkk primeiro semi-eixo colocamos ensimec parou de quebrar depois quebrou caixas de satelitee colocamos macrotorque parou de quebrar, roda livre quebrou colocamos warn parou de quebrar, corao e pinhao colocamos original ainda nao sei de uma mais resistente e ontem quebrou o eixo principal da cx de machas entao resumindo vc refoça um e quebra outro la na frente o ideal e deixar a peça mais barata quebrando so uma peça que eu nao vi necessidade de substituir foi as homocineticas.

zeca_cj
11/01/2011, 14:47
Senhores, vou dar meu testemunho, :D isso e um ciclo vicioso nao acaba, vou desde o começo

veiculo: troller 2007 so usamos na trilha 14000km rodados pneus aro 16 sem forteira genyus, motor com 264cv no volante amortecedores bilsten H1 e dai em diante, começamos a quebra tudo kkkkkkkkk primeiro semi-eixo colocamos ensimec parou de quebrar depois quebrou caixas de satelitee colocamos macrotorque parou de quebrar, roda livre quebrou colocamos warn parou de quebrar, corao e pinhao colocamos original ainda nao sei de uma mais resistente e ontem quebrou o eixo principal da cx de machas entao resumindo vc refoça um e quebra outro la na frente o ideal e deixar a peça mais barata quebrando so uma peça que eu nao vi necessidade de substituir foi as homocineticas.

Eu acho que nesse caso a peça que deve ser trocada esta entre o banco e o volante.... :odedo:

trilha_trilha
11/01/2011, 16:11
Eu acho que nesse caso a peça que deve ser trocada esta entre o banco e o volante.... :odedo:

aki nao se usa carro para desfilar nao, minha linda :mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:

dudarj
11/01/2011, 16:14

Corrida de demolição???? HEHEHE

O que busco é justamente saber se o ditado "sabendo usar não vai faltar" se aplica nos trollers com pneus grandes.

Eu acredito, pelo que estou lendo aqui, que os 35" não dão trabalho...

Pretendo fazer um teste no meu carro...fazer as trilhas, passando em obstáculos que realmente exijam do conjunto, sendo que com o eixo da frente todo original (tirando a minha c/p de 4.88 Yukon).
Vamos ver até quando a bagaça aguenta.

OBS: Já ouvi relatos de quebra de caixa também....troller 2010 original e não tinha nem emplacado....estava na Troller Rio, e postou aqui no forum tbm....

dudarj
11/01/2011, 16:16
aki nao se usa carro para desfilar nao, minha linda :mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Vc poderia dizem em quais situações hoveram as quebras? Isso ajuda o pessoal a tentar evitar de se encontrar numa situação parecida e quebrar alguma coisa.

Abs!

chuvinho4x4
11/01/2011, 16:31
Veiculo troller 2008/2009 com chip 240cv....pnus 35 maxxis...rodas 8"...bloqueio 100% na tras. e 75% na diant....Esse troller era de um amigo meu e estava com pouca quilometragem...era praticamento zero, subindo uma duna , quando ele chegou bem no topo, colocou a primeira e butinou o pé e ai ja era...quebrou a caixa de tração e a carcaça da caixa...o troller nem andava mais , fik travado...tivemos q tirar as ponta de eixo tras. para poder arrastar o jipe de volta pra casa...VLW

trilha_trilha
11/01/2011, 16:46
Vc poderia dizem em quais situações hoveram as quebras? Isso ajuda o pessoal a tentar evitar de se encontrar numa situação parecida e quebrar alguma coisa.

Abs!

Todas as quebras foram com cavalice sempre transpondo obstaculos grande, na maioria com o uso da velocidade apenas o eixo principal da caixa que nao foi assim o veiculo estava indo para a lavagem quebrou em uma troca de machas de 1º p/ 2º no asfalto com pneus mud 33" mas acredito que a peça ja estava fadigada pois ele ja suportou todas as outras quebras do sistema. O que eu quis dizer e que nao interessa o reforço, quebra da mesma forma em um canto ou outro a unica coisa que ajuda a proteger mais o sistema de transmiçao em uma trilha sao os bloqueios pois com eles vc diminui os esforço para traspor obstaculos outra coisa que pouca gente sabe o semi-eixo traseiro do troller 2010 em diante depois do mes de julho e mas grosso talvez seja mais resistente.

NianoO
11/01/2011, 22:00
Me corrijam se eu estiver falando merda, mas além de sua função principal, o semi-eixo é um protetor do resto da transmissão da força, ou seja, ele é mais frágil pra ele ir pro saco primeiro e não comprometer as partes mais "importantes" (e caras) do conjunto.

Tanto que no caso descrito a pouco, primeiro quebrou o semi, depois de reforçado, quebrou CS...e por aí vai.

Abraços.

Elmer_Jeep
12/01/2011, 00:56
Tem uma quebra inédita que aconteceu no troller de um amigo aqui.

Viatura 2009, reprogramado pra 240 cvs, pneus torq 33", roda livre AISIN e bloqueio trazeiro apenas full lock da Ensimec. O restante, semi-eixos, R&P tudo original.

Pois bem o camarada foi subir uma laje na trilha, em baixa rotação, fez uma tentativa e voltou, na segunda tentativa só escutou o estouro, BUMMMMMMMMM.

Todos pensaram que tivesse sido uma cruzeta mas quando foram olhar debaixo a carcaça do diferencial havia girado, isso mesmo, a bola trincou no encaixe dos tubos e girou pra cima desconectando o cardan.

[]'s

LUIS FERNANDO LANA
12/01/2011, 01:54
Esse relato do Elmer aconteceu com o meu carro era uma laje e estava começando a chuver e de primeira reduzida so mostrando o pé no acelerador começou a patinar e nao subiu entao engatei a segunda e um pouco mais veloz ate para transpor o lugar que escorregou foi quando a dianteira subiu e quando a traseira ia subir ouve um estalo e uma batida forte no assoalho do jipe pensamos que fosse cruzeta, semi, mais numa analise mais detalhada a bola rodou no tubo, nao torceu e nem quebrou apenas a bola do meio rodou no tubo, havia ate um mecanico da troller conosco com uma grande experiencia em troller de trilha ele disse que nunca tinha visto isso o que ele viu que mais se aproximou foi um 2008 que so andava na cidade com pneu 33 numa revisao ele viu os pontos de solda que prende o tubo na carcaça que sao três estavao trincados mais nao tinha rodado.

zeca_cj
12/01/2011, 02:08
...a unica coisa que ajuda a proteger mais o sistema de transmiçao em uma trilha sao os bloqueios pois com eles vc diminui os esforço para traspor obstaculos...

Descordo... nas situaçoes de X ou pendulo, o carro fica sustentado só por 1 ou 2 rodas. se apertar o pé (como percebi que vc gosta) pode ter certeza que o semi-eixo da roda que esta tracionando vai pro saco!

Bloqueio quebra carro pra quem nao sabe usar...

...outra coisa que pouca gente sabe o semi-eixo traseiro do troller 2010 em diante depois do mes de julho e mas grosso talvez seja mais resistente.

e nas estrias de dentro (cx satelite) continua o mesmo diametro?
se sim, o que eu acho muito provavel, continua a mesma resistencia...

FinanceFreitas
12/01/2011, 06:17

No seu caso só um Troller construído com ossos do Wolverine, liga adamantium!
Nem tanque de guerra te agüenta! Piloto da John Deere! :D

É o que o Zeca falou... Só quebra se for Bração.
Mas se puder, é sempre bom reforcar.

AKPG
12/01/2011, 08:19
O AKPG usava 35 no troller 2007 que ele tinha, o eixo era todo original, apenas com C&P para compensar o tamanho dos pneus, e diz que nunca quebrou.

Agora acima de 35 sem mudar nada, acho que não, porque com certeza irá colocar um bloqueio e este forçará ainda mais, sem bloqueio acho que não vejo o porque de colocar pneus acima de 35 .
É isso ai...
Eu usava 35 com relação 4,88 e nunca tive qq tipo de problema com quebra. Só que meu carro não era chipado e eu não costumo forçar o carro sem ter necessidade.

Agora com os 37 eu resolvi colocar além da 4,88, os semi reforçados e as trail gear. Não troquei as RL pois, em teoria, elas devem ser o primeiro item a quebrar...

MARCELO T4
12/01/2011, 16:11
Ontem a noite fui socorrer uns amigos que estão fazendo a experimental do transparaná,muita chuva em uma subida de macadame (barro de tijolo),com grama,muito liso,porém sem buraco ou erosões,consegui partir no meio a homocinética,patinava muito,várias mandadas tipo pendulo,porém em momento algum pegou alguma depressão que justificasse a quebra.
Viatura; troller 2010,com pneus 33 BF KM2,reprogramado com 248cv,sem bloqueio(por enquanto).
Aproveitando,gostaria de saber se vale a pena comprar roda livre da warn,vou fazer o transparaná e estou pensando levar algumas peças sobresalentes e não querendo contaminar o tópico,quais peças levariam?
Grato

pedro bonadio
12/01/2011, 16:45
Você quebrou a homo e quer trocar a RL ?

Eu colocaria um homo trail gear e se a RL quebrar uma warn, mas acho dificil a RL livre quebrar com pneu 33".

[]'s

MARCELO T4
12/01/2011, 17:04
A homocinética estou trocando hoje,a roda livre seria só precaução e no caso de quebra se vale a pena colocar a warn que é um pouco mais cara.
Valeu

pedro bonadio
12/01/2011, 19:21
Valer a pena vale, mas com pneus 33" pode ficar sossegado !

zeca_cj
13/01/2011, 01:40
Valer a pena vale, mas com pneus 33" pode ficar sossegado !

a alguns anos atras, 33' era motivo pra nego te chamar de maluco e que iria destruir o carro... :lol:

samukanvas
13/01/2011, 01:50
Roda livre eu iria de avm reforçada. Menos da metade do preço da warn e pra 33 tá mais do que tranquilo...

Tenho conhecidos usando 37 com elas e até agora, tudo ok...

Abs

Twix
13/01/2011, 18:13
:palmas::palmas:
Parabéns pelo tópico... ele vem para provar o que eu tenho pensado.

Assinando

dudarj
13/01/2011, 21:10
Você quebrou a homo e quer trocar a RL ?

Eu colocaria um homo trail gear e se a RL quebrar uma warn, mas acho dificil a RL livre quebrar com pneu 33".

[]'s

Tenho as homo da Trail Gear e posso dizer: NÃO ADIANTAM DE NADA!!!!

Explicando:

Nosso semi-eixo dianteiro possui: 30 estrias onde vai a cx satélite e 27 estrias onde pega na Homocinética. Isso vale para QUALQUER semi-eixo vendido aqui (ensimec, enfer, original....)

A Trail Gear possui 1 mas melhores homocineticas do mercado. Se chamam Dirty 30's.
Como a DIRTY 30 é uma homocinética de 30 estrias de AMBOS os lados, ela NÃO cabe no nossos semi-eixos.

O que acontece é que a Trail Gear oferece homocinéticas de 27 estrias do lado do semi-eixo e 30 estrias do lado da RL, SENDO que são meros REPLACEMENTS. são pouca coisa mais resistente que as originais, inclusive NÃO são recomendadas para o uso de pneus grandes.

Há vários relatos de quebras e da resisitencia dessas homocinéticas de 27 estrias da Trail Gear, chamadas de Better than Stock. Melhor não significa mais resistentes e a Trail Gear informa isso na sua propria página.

Trecho: "This warranty does not cover normal failure or breakage that is typical when using stock joints in extreme conditions. 4340 Chromoly Birfield joints will not hold up to extreme usage with oversized tires."

Já a DIRTY 30 é indestrutível. Possui garantia ETERNA. Os vídeos dela são incriveis, quando acha que a homo quebrou, verificam que a bancada partiu!! e a homo estava intacta!

Portanto, só troquem para Trail Gear caso as suas originais quebrem. Vou manter as minhas aqui como um replacement e NÃO como upgrade.

O que deveria ter no mercado era um semi de 30 estrias nas duas pontas, assim ele seria BEM mais reforçado (diametro tem que ser maior) e poderíamos usar as homos DIRTY 30 da TG.

Foto do semi-eixo ENSIMEC 30 estrias (30 somente na ponta de dentro, por fora são 27)
http://img524.imageshack.us/img524/272/img28619952245.jpg

Foto do conjunto Semi-eixo T-REX + HOMO TRAIL GEAR BTS + RL Warn Premium
http://img13.imageshack.us/img13/4684/img00411201101132041016.jpg

Elmer_Jeep
14/01/2011, 10:23
O que deveria ter no mercado era um semi de 30 estrias nas duas pontas, assim ele seria BEM mais reforçado (diametro tem que ser maior) e poderíamos usar as homos DIRTY 30 da TG.

Isso aí é galho fraco, tenho certeza que a Ensimec faz.

[]'s

zeca_cj
24/01/2011, 20:30
É impressao minha ou estourou a mangueira da turbina??

http://www.youtube.com/watch?v=iv3qntY4J7k