Conectar

Ver Versão Completa : Carburador afogando!

"GRAUÇÁ 4x4"
08/01/2011, 09:25
Niveiros,

Depois de alguns quilômetros rodados em alta com o Grauçá, já estacionado, o carburador afoga drasticamente, a viatura não funciona de jeito nenhum. Já visitei os tacanhos, regularam dos seus jeitos e o problema persiste, já troquei vários reparos do carburador e nada...
Putz, o que será que está acontecendo?!

Julliano
08/01/2011, 15:54
Olá Betão, vou dar o meu pitaco! O Grauçá está com o carburador original? Você disse que já trocou vários reparos do carburador e nada... Pelo que eu andei lendo nesse e em outros fóruns, o problema do Niva não ligar quando está quente quase sempre ocorre em função da gasolina que se encontra na cuba evaporar por causa da troca de calor entre coletor e o carburador. Geralmente o pessoal costuma colocar uma junta isoladora mais grossa, de 6 a 8 mm na base do carburador para contornar esse problema. Também já vi casos em que a bobina funcionava bem quando estava fria, mas depois de quente não gerar uma boa faísca. Tem um post seu ("motor esquentou parou") que você estava com um problema parecido e no fim das contas você o sanou trocando tudo menos a bobina. Quem sabe não seja a hora de verificar a dita cuja? O motor de partida também é outro "fresco" que costuma não gostar de calor com o passar do tempo. Estou enviando em anexo uma ilustração de um tal de "heat-shield" (no.4), parece um dissipador metálico que vai entre a junta e o carburador. No meu Niva isto não existe e não sei dizer se já existiu algum dia. :parede:
É isso, esperemos por mais opniões.. :concordo:

"GRAUÇÁ 4x4"
08/01/2011, 16:57
Julliano,

Sim, o carburador do Grauçá é original, aquela situação do "motor esquentou parou" parece resolvido, mas o que ocorre agora é realmente a gasolina na cuba, acredito eu, pois já existiu até uma queima com bastante fumaça na tentativa de funcionar. Por isso que sei que não é o motor de partida.

"...costuma colocar uma junta isoladora mais grossa, de 6 a 8 mm na base do carburador..."
Como confeccionar essa junta isoladora?!
Gostaria de testar.

"...em anexo uma ilustração de um tal de "heat-shield" (no.4), parece um dissipador metálico que vai entre a junta e o carburador..."
Como funciona esse dissipador?!

Grato pelo pitaco!
.
.
.

Julliano
08/01/2011, 18:05
Betão

Os kits de reparos de carburador normalmente incluem a junta isoladora, embora não sei te dizer sobre a qualidade do material. Observe uma das fotos que estou mandando, o carburador montado sem ela diretamente no coletor. E na outra foto o carburador do meu Niva com a respectiva junta. Também não sei te dizer se a do meu Niva é a original ainda... :pensativo:
Tem como você postar uma foto de como o seu está montado?

Costumo frequentar esse fórum que apesar de ser Inglês tem bastante informação. Nesse tópico tem um exemplo de um Heat-Shield caseiro feito com uma chapa de alumínio(?). A função é justamente dissipar o calor e evitar que a gasolina evapore.
http://lada.co.uk/forum/viewtopic.php?t=4677&postdays=0&postorder=asc&start=15&sid=86365e1c0baf9dca65939e5eae34ab34

A tempo de perguntar, como você dá partida no Grauçá quando ele está quente? No manual do Niva recomenda-se pressionar o acelerador cerca de 1/3 do curso e só liberar o mesmo depois que ligar, além de evitar bombar o acelerador para não enriquecer mais a mistura.

Dinola
08/01/2011, 20:31
Olá Betão !

Verifique se gotas de gasolina continuam caindo dentro do carburador quando vc desliga o jeep. Se sim, verifique boia e agulha.
abs

"GRAUÇÁ 4x4"
08/01/2011, 22:46
Betão

Os kits de reparos de carburador normalmente incluem a junta isoladora, embora não sei te dizer sobre a qualidade do material. Observe uma das fotos que estou mandando, o carburador montado sem ela diretamente no coletor. E na outra foto o carburador do meu Niva com a respectiva junta. Também não sei te dizer se a do meu Niva é a original ainda... :pensativo:
Tem como você postar uma foto de como o seu está montado?

Costumo frequentar esse fórum que apesar de ser Inglês tem bastante informação. Nesse tópico tem um exemplo de um Heat-Shield caseiro feito com uma chapa de alumínio(?). A função é justamente dissipar o calor e evitar que a gasolina evapore.
http://lada.co.uk/forum/viewtopic.php?t=4677&postdays=0&postorder=asc&start=15&sid=86365e1c0baf9dca65939e5eae34ab34

A tempo de perguntar, como você dá partida no Grauçá quando ele está quente? No manual do Niva recomenda-se pressionar o acelerador cerca de 1/3 do curso e só liberar o mesmo depois que ligar, além de evitar bombar o acelerador para não enriquecer mais a mistura.

Heat-Shield Caseiro...
Estranho...

Não tenho manual original, essa informação é interessante, mas peguei a manha do Grauçá e realmente é nescessário o pé no pedal!