Ver Versão Completa : BF-161 Esquentando quando corre
Gente,
Há algum tempo atrás, a tranqueira(mesmo o meu filho dizendo que nao era para escrever tranqueira, pois nada no jipe é tranqueira apenas acessorios ou problemas tecnicos) ficou com a bóia inchada, Dai vivia afogando, consequencia disso as velas ficaram 100% Pretas.
Troquei a boia depois de muito sofrer para descobrir que era ela, troquei as velas, pois me parecia que nao tinha mais jeito para elas,
Aproveitei e troquei o platinado, rotor, condensador e tampa do distribuidor.
Ao trocar a boia dei uma geral no carburador.
Agora estou com a seguinte situação: o jipe pode ficar o dia inteiro na garagem com o motor ligado que o marcador de temperatura fica exatamente no meio com sempre ficou desde pequeninho. MAS se ando tres quadras seguidas o ponteiro ja vai quase la no Q. Para tanto troquei a valvula termotatica e a agua do radiador. Meu radiador é novo nao tem um ano de uso. Por via das duvidas aproveitei e troquei a correia do alternador, ja que a danada toca a ventoinha e a bomba d´agua.
A unica coisa que reparei de estranho mesmo foi que o parafuso da mistura não parece estar funcionando muito bem, pois mesmo fechando este até o fim não chega a matar o motor.
Abs,
Edgar
Paulo Limão
07/01/2011, 15:49
Edgar, dá uma olhada na bomda d'agua, deixa o motor ligado e abre a tampa do radiador pra ver se a agua está circulando.
[]'s
antonio umino
07/01/2011, 15:58
Edgar. boa tarde,, por acaso vc não montou ao contrario a valvula termostatica, dá uma olhada nisto. com a valvula ao contrario esquenta......
Paulo, a agua circulando esta...mas vai saber quanto ! com o nivel do radiador mais baixo da para ver umas ondas que vem da mangueira.
Antonio, creio que não montei virado...até tava dando aula pro meu filho na hora, mas realmente não custa verificar. Tava até pensando em deixar sem durante o verão...
Obrigado a todos por enquanto
Paulo, a agua circulando esta...mas vai saber quanto ! com o nivel do radiador mais baixo da para ver umas ondas que vem da mangueira.
Antonio, creio que não montei virado...até tava dando aula pro meu filho na hora, mas realmente não custa verificar. Tava até pensando em deixar sem durante o verão...
Obrigado a todos por enquanto
Olá Edgar....
Bom vou dar meu pitaco......Ponto muito adiantado e mistura muito rica.....sofri horrores com uma caravan 250s que ninguem sabia pq fervia....abraços do conterranêo
Claudio Almeida Machado
07/01/2011, 17:29
No meu cj, as vezes acontece algo bem semelhante, quando estou andando no asfalto com alta RPM ao interromper o funcionameto do motor derrepente ele estava fervendo. Depois disto troquei a tampa do radiador e melhorou.
Já ouvir varias crpiticas sobre o sistema de arrefeciomento do 161, estava pensando em tentar colocar uma manqueira que pega na bomba d'água e vai até o cilindro 06, como é nos motores 3000 BF 184, será q alguém já tentou fazer isto? acho q deve melhorar a refrigeração nos ultimos cilindros ou seja cil 05 e 06.
ABRAÇOS
Edison - Mp3
07/01/2011, 18:19
Edgar, vou relatar minha experiencia identica: sofri o mesmo, condenaram até a minha junta de cabeçote, mas na real, um amigo do forum apostou na bomba d'agua. Deu certo, quando em marcha lenta a mesma trabalhava com um volume baixo de circulação, e quando aumentava a rotação do motor ela não mantinha o fluxo, estava corroida. Botei uma nova e está até hoje trabalhando abaixo do meio no marcador. Dei meu pitaco.
abrs
Edison - MP3
tstapazzoli
07/01/2011, 18:55
Edgar, vou relatar minha experiencia identica: sofri o mesmo, condenaram até a minha junta de cabeçote, mas na real, um amigo do forum apostou na bomba d'agua. Deu certo, quando em marcha lenta a mesma trabalhava com um volume baixo de circulação, e quando aumentava a rotação do motor ela não mantinha o fluxo, estava corroida. Botei uma nova e está até hoje trabalhando abaixo do meio no marcador. Dei meu pitaco.
abrs
Edison - MP3
Boa tarde!
Meu pitaco são as válvulas... não é fácil encontrar um mecânico que saiba e regule corretamente nesse motor.
Abraços,
Thiago
Bão,
regular as valvulas de admisão e dar uma ajeitada no ponto é tranquilo
as valvulas de escape é muito cruel !
acho que vou tirar a valvula termostatica por uns dias
por ultimo ataco a bomba dágua, que ai a $$ é mais violenta
o pior é se entender com a mistura....a agulha parece que não esta regulando grandes coisas
mas vamos ver se surgem mais ideias
Maurício D'Arezzo
07/01/2011, 21:30
Olá a todos, todas as opções acima são válidas e possíveis, mas já que vc trocou o radiador à pouco tempo vc deve ter trocado a mangueira (s) o que pode estar ocorrendo é que a mangueira é muito mole (borracha macia) e com uma circulação da água grande cria-se uma sucção e a mangueira estrangula fechando a passagem da água, isso só ocorre em alta. (imagine... vc coloca a boca em uma garrafa plástica e suga o ar, a garrafa vai murchar, certo? lá é igual, só que a bomba puxa a água com tanta força quee a mangueia murcha e fecha). Ligue o motor e acelere bem e observe a mangueira, se murchar, está resolvido...é só trocar a mangueira por outra mais dura ou ainda melhor compre daguelas que que tem uma especie de mola por dentro dando uma estrutura na mangueira. Com meu irmão aconteceu isso.
Espero que seja só isso, é bem simples e barato.
ABS.
Maurício
Fabiano Willys CJ5 1959
07/01/2011, 22:41
Olá Edgar !!!
Vou lhe deixar algumas questões abaixo:
=> Radiador :
- Entupido ou com lodo/ferrugem ?
- Tampa do radiador está ok ( pressurizando ) ?
=> Termostática
- Qual o resultado se vc retirá-la ?
=> Carburador
- Verifique o óleo do motor, pois vc comenta que teve problemas com as velas (encrustadas ou molhadas acredito), e se vc tinha má regulagem do carburador pode ter descido combustivel ao oleo do carter.
- Depois de dar uma geral no carburador vc não teria deixado com mistura muito pobre ? Associado a ponto incorreto é um veneno !!!
=> BOmba D'água.
Abraço,
Julio Rebello
11/01/2011, 20:45
Olá Edgar !!!
Vou lhe deixar algumas questões abaixo:
=> Radiador :
- Entupido ou com lodo/ferrugem ?
- Tampa do radiador está ok ( pressurizando ) ?
=> Termostática
- Qual o resultado se vc retirá-la ?
=> Carburador
- Verifique o óleo do motor, pois vc comenta que teve problemas com as velas (encrustadas ou molhadas acredito), e se vc tinha má regulagem do carburador pode ter descido combustivel ao oleo do carter.
- Depois de dar uma geral no carburador vc não teria deixado com mistura muito pobre ? Associado a ponto incorreto é um veneno !!!
=> BOmba D'água.
Abraço,
A mistura muito rica tb causa aquecimento?
Sei que o ponto de inição adiantado causa por conta de pré-ignição e outros fatores.
Bão gente, vamos aos resultados parciais
Tirei o radiador, lavei com bastante agua...pouca ferrugem....sem lama ou borra
Tirei a mangueira de baixo, fiz uma mola com uma vareta de inox para solda tig e enfiei ela na mangueira, realmente a mangueira nova é um pouco mole
Modifiquei o ponto um pouco, até melhorou um pouco a rotação
Tirei a valvula termostatica, mais porque o bocal da mangueira de cima esta ruim e pretendo trocar o bocal daqui ha alguns dias.
Troquei a bomba dagua, o rotor estava bem preso, não estava enferrujado, mas tinha uma especie de nata dura...como se fosse nata de cimento seca, como nunca coloquei estas colas de remendo de radiador, nem faço ideia do que é. Talvez esta crosta estivesse atrapalhando o fluxo da agua dentro da bomba.
Olhando dentro das galerias não vi esta nata em outros lugares
Brabo que um dos parafusos quebrou ! foi uma luta furar o prafuso velho e fazer uma rosca nova ali....
Não consigo ajustar a mistura muito bem....se fecho muito a agulha da mistura o motor simplesmente apaga ao inves de baixar a rotação. Pena que não tenho um contagiros
Os resultados foram os seguintes:
Agora com o clima de curitiba, o motor esta uma novela para esquentar de manha cedo, mesmo na rua vira e meche começa a falhar.
O marcador de temperatura nem chega a se afastar do F de frio. Realmente a valvula termostatica faz falta !
Mas ! O ponteiro continua com o mesmo sintoma...andando a 50/60 km/h o motor esquenta, parado esfria rapidamente...bem mais rapido por falta da valvula termostatica.
Amanha vou recolocar a valvula termostatica e conto os estragos
ZEQUINHA8100
17/01/2011, 22:09
Edgar o Mauricio ja te sugeriu dar um uma olhada nas mangueiras e eu te sugiro a mesma coisa estavamos com problema desse tipo em um dos nossos tratores da Fazenda e era a bendita da mangueira que estrangulava na hora que o motor estava em alta rotação é o meu pitaco ja que vc disse que a mangueira e mole mesmo!!!!!!!!!!
Fabiano Willys CJ5 1959
17/01/2011, 22:41
Olá Edgar.
Tenho uma ressalva, desde que eu tenha entendido certo.
Quando vc diz que não tá acertando a mistura da agulha é naquele parafuso que está no pé do carburador (parte de ferro) ?
Se for meu amigo, alí é o acerto somente de ar para a marcha lenta !!! Abrir ou fechar só vai fazer a regulagem de rotação.
Para o acerto de mistura, vc tem que conferir se o nº dos giclês/agulha/esguicho/difusor, estão conformes (numeração) o descrito na tabela do caburador willys - DFV 228.
Abraço,
FVL
QUOTE=edgar;1352990]Bão gente, vamos aos resultados parciais:
Não consigo ajustar a mistura muito bem....se fecho muito a agulha da mistura o motor simplesmente apaga ao inves de baixar a rotação. Pena que não tenho um contagiros
Julio Rebello
17/01/2011, 23:58
Bão gente, vamos aos resultados parciais
Tirei o radiador, lavei com bastante agua...pouca ferrugem....sem lama ou borra
Tirei a mangueira de baixo, fiz uma mola com uma vareta de inox para solda tig e enfiei ela na mangueira, realmente a mangueira nova é um pouco mole
Modifiquei o ponto um pouco, até melhorou um pouco a rotação
Tirei a valvula termostatica, mais porque o bocal da mangueira de cima esta ruim e pretendo trocar o bocal daqui ha alguns dias.
Troquei a bomba dagua, o rotor estava bem preso, não estava enferrujado, mas tinha uma especie de nata dura...como se fosse nata de cimento seca, como nunca coloquei estas colas de remendo de radiador, nem faço ideia do que é. Talvez esta crosta estivesse atrapalhando o fluxo da agua dentro da bomba.
Olhando dentro das galerias não vi esta nata em outros lugares
Brabo que um dos parafusos quebrou ! foi uma luta furar o prafuso velho e fazer uma rosca nova ali....
Os resultados foram os seguintes:
Agora com o clima de curitiba, o motor esta uma novela para esquentar de manha cedo, mesmo na rua vira e meche começa a falhar.
O marcador de temperatura nem chega a se afastar do F de frio. Realmente a valvula termostatica faz falta !
Mas ! O ponteiro continua com o mesmo sintoma...andando a 50/60 km/h o motor esquenta, parado esfria rapidamente...bem mais rapido por falta da valvula termostatica.
Amanha vou recolocar a valvula termostatica e conto os estragos
Motor no ponto de "ouvido"
1- Funcione o motor até ele aquecer normalmente (5 a 10 min) e em seguida desligue;
2- Aumente meia volta no parafuso da alavanca do carburador (o que é acionado pelo acelerador)
3- Desaperte o parfuso da base do distribuidor, mas não o mova para não sair do ponto em que está. Para sua garantia faça uma marcação com uma caneta pilot ou uma desas de escrever em CD;
4- Funcione o motor e dê uma pequena acelerada para apens "circular" um pouco;
5- Adiantar: gire o distriuidor lentamente no sentido horário até perceber que o motor comece a falhar e marque a posição;
6- Atrazar: gire o distriuidor lentamente no sentido anti-horário até perceber que o motor comece a falhar e marque a posição;
7- Verifique como ficaram as três marcas, pois exatamente no meio vc terá, aprox. 7graus;
8- Você deverá colocar o distribuidor ligeiramente do meio deste curso (Adiantar e Atrazar) para o sentido anti-horário, ate que vc perceba uma sensível diminuição da rotação. ESTE É O PONTO!
Marcha lenta:
Minima de 600RPM;
Ideal urbano: 650 RPM;
Ideal Trilha: 700 a 800 RPM;
De ouvido(motor pré-aquecido):
1- Gire horário o parafuso da alavanca do carurador até deixar de acioná-la;
2- Gire Anti-horário o parafuso da alavanca até tocar a base da alavanca;
3- Gire horário duas voltas e meia no parafuso da alavanca;
4- Ligue o motor, dê um rapida acelerada pelo pedal, solte o pedal e verifique o funcionamento na marcha lenta;
5- Caso o motor estabilize, Gire horário gradativamente o parafuso da lenta até o motor começar a falhar e marque a posição do parafuso;
6- Gire anti-horário o parafuso contando as voltas até a marcha lenta começar a falhar novamente.
7- Identifique o "meio-curso" das voltas e posicione o parafuso.
8- Busque a rotação mais baixa mo motor ajustando novamente o parafuso da alavanca, movendo-o no sentido anti-horário 1/4 de volta por vez e repita a operação #6 e #7 novamente.
9- Após identificar o mínimo e posicionar o parafuso no ponto médio prático, vc deve elevar o acima da rotação até o mínima recomendada de 600RPM, pois abaixo disso vc tem deficiência de lubrificação, que já não é pouca no BF.
Obs.: Se o motor apaga repentinamente, pode ser o caso de entupimento do carburador, falsa entrada de ar pelas juntas e/ou eixos do carburador e ainda válvulas presas ou mal reguladas.
No caso das válvulas, é comum certos mecânicos diminuirem a folga por achar que está "Batendo Tucho", mas é esse bater que garante o bom funcionamento dos BF.
Com o motor frio temos:
Folga na admissão: 0.18"
Folga no escape: 0.16"
Espero que o método "orelha" dê certo contigo, pois no meu BF está lindo!!!
Bão, para não deixar o topico sem uma resposta do que aconteceu:
Nas fotos anexas, que não seu o meu carburador de uso, mas um carburador de opala muito parecido:
Da para ver entre o corpo do carburador e o pé de ferro um pequeno tubinho de latão.
Outra coisa é que as juntas antigas eram beeeem mais grossas que as atuais.
Somando estes dois detalhes, o corpo do carburador ficava inclinado em relação ao pé de ferro ! Por ai entrava ar que empobrecia a mistura e esquentava.
Na falta de uma junta mais grossa, com muita dor no coração, alarguei o furo no pé de ferro, somente o suficiente para estes tubinho saliente ter um lugar para ficar. Ai a junta moderna e fininha vedou direito. Achei melhor que limar o tubinho fora.
Com isto o motor parou de ferver, se bem que, troquei a bomba d´agua e lavei todo o sistema antes e aparentemente tinha dado uma melhoradinha nas fervuras.
Obrigado a todos que opinaram ! Sempre tem muita coisa que passa sem a gente notar.
No caso da ferrugem na água do radiador, tem algo que possa fazer para dimunuir/acabar?
abs
homerohermida
10/02/2011, 00:29
Eu uso 1L de Paraflu concentrado desde 2001. Sem ferrugem desde então!
Julio Rebello
14/03/2011, 18:55
São produtos muito utilizados na industria Petrolífera.
TEQ DESCALEX
Limpador pó ácido seco formulado para remover ferrugem e incrustações.
Embalagem: 20 quilos.
Código: 220735TED.
TEQ DESCALING LIQUID
Ácido liquido que contém aceleradores de desincrustação, inibidores de corrosão e agentes umectantes.
Embalagem: 20 litros.
Código: 220736TED.
TEQ METAL BRITE
Solução líquida composta por antioxidantes e passivadores. É usado para remover ferrugem de qualquer superfície de aço, manchas de ferrugem no latão, cobre, superfície de alumínio, cerâmica, madeira. Além disso, contribui para a proteção de ferrugem nos metais antes de qualquer pintura ou aplicação de revestimento.
Código: 220737TED.
TEQ METAL BRITE H.D.
Detergente liquido composto que contem acido fosfórico e surfactantes não iônicos, utilizado para remoção de ferrugem e como polidor de superfícies.
Código: 220738TED.
paesem520
14/03/2011, 21:54
Boa noite pessoal,
No meu CJ-5 bf161 usei por 3 anos somente água de poço(tenho um em minha casa)e destilada, nada de água de torneira. O motor nunca ferveu e a água ficava sempre limpa, claro que não era um espelho. Mesmo depois de retificar o motor, continuei por 8 meses esse sistema. Agora reformei o radiador apenas externamente (somente visual) e limpei internamente, pois está bom e sem entupimentos, e passei a usar aditivo antiferrugem na proporção 1/3 e troquei a tampa do radiador por uma nova. Resultado: água destilada ou de poço mais aditivo e ficou melhor ainda. O motor trabalha até um pouco mais frio (o líquido no radiador não baixa nada) e a cor continua límpida. Não recomendo usar aditivo em motores bastante usados e acostumados com água de torneira sem antes fazer uma limpeza geral, pois é entupimento na certa. Não lembro bem certo o nome do aditivo agora ,parece que é TEC alguma coisa. Vou ver e depois coloco aqui.
Abraço,
Paese
CJ-5 militar 1967
http://jeepguerreiro.blogspot.com
Ewerton DB
19/03/2011, 20:18
Veja se não é o relógio que está meio maluco. O meu quando acelera o relógio da temperatura vai ao Q e quando está em lenta fica no F.
Fáz o teste da válvula termostática numa panela no fogão. E veja se éla abre na temperatura correta que tem que começar a abrir e veja se éla fica totalmente aberta na temperatura correta que tem que ficar totalmente aberta.
Segundo o manual do mecânico willys, ela deve começar a abrir a 76°C e estar totalmente aberta a 85°C tem válvulas e válvulas. Era bom também usar um monoetilenoglicol no radiador na proporção de 50% dele e 50% de água. Igual a medicina... vai se testando e corrigindo...
Abraço