Ver Versão Completa : Adaptação Motor Opala 4cc
Robert (Betão)
23/04/2005, 17:22
Olá, pessoal!
Sou novo na área. Estou colocando um motor de Opala 4cc no meu CJ5 1959. A principio, vou deixar a caixa original 3 marchas. O conjunto fica bom? Se eu colocar um volante maior ou mais pesado no motor, melhora o torque? Isto é possível sem maiores modificações?
Fico no aguardo. Parabéns por este interessantíssimo fórum.
Grande abraço;
Robert - Joinville/SC :shock: [/b]
Robert.. antes de mais nada seja bem vindo ao forum..
Você por acaso já tentou usar o botão http://www.4x4brasil.com.br/forum/templates/subSilver/images/botoes/Pes_Azul.jpg ali em cima, esse é um assunto que já foi muito discutido aki, vc vai achar muita coisa a respeito, se tiver alguma duvida, é so reativar o topico, naum precisa criar outro..
[]´s
Robert (Betão)
23/04/2005, 17:37
Robert.. antes de mais nada seja bem vindo ao forum..
Você por acaso já tentou usar o botão http://www.4x4brasil.com.br/forum/templates/subSilver/images/botoes/Pes_Azul.jpg ali em cima, esse é um assunto que já foi muito discutido aki, vc vai achar muita coisa a respeito, se tiver alguma duvida, é so reativar o topico, naum precisa criar outro..
[]´s
Olá, CJ60.
Vou verificar clicando em pesquisar. Obrigado pela dica, e desculpe a falta de experiência. É que conheci o fórum apenas hoje. Obrigado.
Abraço Tracionado;
Betão
Sergio Rocha
23/04/2005, 20:07
Fala Betão
Benvindo ao forum. Pode usar o motor do opala com a caixa original do jeep, fica bom.Quanto a modificar o peso do volante motor, não aconselho vc a fazer isso, provavelmente não vai ficar bom.
Mas como já te disseram pesquisa por aqui q tem muita coisa a respeito.
Qualquer coisa grita.
[]'
Robert (Betão)
24/04/2005, 15:58
Fala Betão
Benvindo ao forum. Pode usar o motor do opala com a caixa original do jeep, fica bom.Quanto a modificar o peso do volante motor, não aconselho vc a fazer isso, provavelmente não vai ficar bom.
Mas como já te disseram pesquisa por aqui q tem muita coisa a respeito.
Qualquer coisa grita.
[]'
Muito obrigado pela atenção, e pela dica,Sérgio!
É muito bom participar de um fórum, onde os experts respondem às mais simples perguntas, feitas por um iniciante na arte 4x4. Obrigado pela consideração.
Grande abraço;
Betão.
Ronaldo B.
25/04/2005, 14:18
Betão,
No meu CJ5 troquei o BF161 pelo GM151 a álcool e troquei o câmbio original de 3 marchas por um câmbio 4 marchas do jeep mesmo. Na minha opinião ficou muito bom, só troquei o câmbio 3 marchas pelo 4 marchas porque o 3 marchas que estava instalado estava com problemas e acho o 4 marchas mais confortável devido a relação da 1ª, 2ª e 3ª marchas se comparado como 3 marchas, a 4ª tem a mesma relação que a 3ª do 3 marchas, 1:1. Quanto a mudança do volante não acho que seja necessário, o torque do GM151 na minha opinião é satisfatório, principalmente a álcool.
Tem alguns tópicos em que foi discutido amplamente essa adaptação, inclusive citando as adaptações necessárias para o câmbio, embreagem etc..
[]´s
Robert (Betão)
25/04/2005, 17:32
Ok! Obrigado pela dica.
Grande abraço;
Betão
Olimpio de Melo Viana
29/04/2005, 21:52
Acredito que o motor de opala seja bem melhor que o de jeep mas se vc conseguir colocar cardâ de 9/44
Elmer_Jeep
30/04/2005, 09:35
Acredito que o motor de opala seja bem melhor que o de jeep mas se vc conseguir colocar cardâ de 9/44
Bom dia,
Olimpio, se vc não tem a resposta pras dúvidas do nosso amigo, NÃO CHUTE :!:
Se vc pensou uma coisa e escreveu outra, RELEIA SUA MENSAGEM ANTES DE ENVIAR.
Desculpe pelas palavras, mas a frase que vc fez alí em cima está completamente sem sentido.
[]'s atenciosos :wink:
fernandão
30/04/2005, 16:38
Olimpio
acho que vc quiz dizer relação e não cardã :shock: troacandoa coroa e pinhão
do diferencial :wink:
[]´s :mrgreen:
Robert (Betão)
30/04/2005, 17:00
Olá, pessoal!
Acabei comprando um motor de Opaloa 4cc, revisado, com garantia, uma caixa da C10 3 marchas, também recondicionada, capa seca da C20, volante do motor da C20, e embreagem também da C20.
Segundo o meu mecânico, é um conjunto que fica show de bola. Principalmente, pela caixa, que é super reforçada, e não quebra a 1ª e a ré como nas 4 marchas do Jeep e rural.
Estou empolgadíssimo e ansioso. Obrigado pelas dicas, pessoal. À propósito, qual a melhor relação dos diferenciais neste caso?
Abraço tracionado a todos, e tenham um domingo bem lamacento e cheio de mato e barro.
Betão.
dptucunduva
02/05/2005, 10:05
À propósito, qual a melhor relação dos diferenciais neste caso?
Depende do pneu. Prum 31 ou até 33, a 44:9 (4,89:1) é a melhor pedida.
Robert (Betão)
02/05/2005, 11:34
À propósito, qual a melhor relação dos diferenciais neste caso?
Depende do pneu. Prum 31 ou até 33, a 44:9 (4,89:1) é a melhor pedida.
Legal, Daniel!
Obrigado pela dica.
sds;
Betão.
Ronaldo B.
05/05/2005, 16:36
Betão,
Tô com o GM151 à alcool, câmbio 4 marchas Ford, pneus 33" e diferenciais 44:9, como o dptucunduva citou e na minha opinião, tá dando conta do recado. Se quiser mais força usa o 43:8, mas em deslocamentos na estrada fica um pouco amarrado.
Eu preferi manter o 44:9, porque na trilha, o que usa mesmo é a reduzida, aí num tem tempo ruim.
[]´s
Robert (Betão)
05/05/2005, 18:07
Betão,
Tô com o GM151 à alcool, câmbio 4 marchas Ford, pneus 33" e diferenciais 44:9, como o dptucunduva citou e na minha opinião, tá dando conta do recado. Se quiser mais força usa o 43:8, mas em deslocamentos na estrada fica um pouco amarrado.
Eu preferi manter o 44:9, porque na trilha, o que usa mesmo é a reduzida, aí num tem tempo ruim.
[]´s
Legal, Ronaldo "Zé Buscapé"!
Obrigado pela dica. Na próxima semana, será feita a montagem do "bicho", e a sua colocação será levada em consideração.
Abraço tracionado;
Betão.
Ronaldo B.
06/05/2005, 14:48
Betão,
Depois manda umas fotos aí prá mostrar como ficou e também conta o resultado final da montagem. A princípio, pela escolha do motor/câmbio que você fez, deve ficar bom.
[]´s
Robert (Betão)
06/05/2005, 16:01
Betão,
Depois manda umas fotos aí prá mostrar como ficou e também conta o resultado final da montagem. A princípio, pela escolha do motor/câmbio que você fez, deve ficar bom.
[]´s
Ok, Ronaldo!
Será feito.
Grato, e´final de semana cheio de lama p/ você;
Betão.