PDA

Ver Versão Completa : VELAS PARA OPALA TURBINADO



jipeiroloko
22/04/2005, 22:48
E aew moçada do forum 4x4....blz galera..
Bom vou botar um assunto que preciso resolver rápido mais cada pessoa fala uma coisa para mim....
Tenho turbo de D-20 no meu jipe e ele tem motor de opala 6cc....confesso que ele tah um montro de motor :lol: :lol: :lol:
Bom mais queria saber que velas eu devo usar??? pq as velas do opala original estaum queimando por causa do turbo....
E outra coisa eh sobre a ignição eletronica......será que devo colocar no jeep ou será que eh necessario para carros turbo.....
E isso aew galera....VALEU GALERA :D :D

Alessandro Henrique
23/04/2005, 03:42
jipeiroloko,
Sobre ignicao eletronica ja tem alguns topicos extensos abordando este assunto. Com relacao as velas, acredito que velas do tipo frias devam ajudar, se bem que nao estendi exatamente o que voce quer dizer com velas queimadas. Derreteram? Estao carbonizadas ...?
Uma dica: Voce ja abriu um topico falando sobre "mecanica do meu cj", se nao me engano. Neste topico voce expoe estes mesmas questoes. Procure evitar a criacao de topicos redundantes.

Sds.

Thiago Rodeghel
23/04/2005, 07:40
O ideal seria colocar a ignição eletrônica :wink:

Aliás isso vale para qq motor q ainda usa o platinado... :roll: :roll:

Se quiser um pouco mais de desempenho na ignição. coloca um módulo da MSD nele :wink: , q funciona praticamente com qq tipo de ignição eletrônica 8) ...

Qto as velas, vá nessas lojas de equipamentos turbo e tunning, normalmente eles vendem velas mais frias :wink:

[s]

jipeiroloko
23/04/2005, 14:41
vlw aew galera.....sobre a ignição eu consegui mais algumas informações que precisava e irei colocar uma no meu jeep e sobre as velas conclui que tenho que achar velas frias pois as velas originais do opala estaum queimando......mais vlw aew galera.....teh mais

Edintruder
23/04/2005, 16:17
Procura velas para motores de alta performance com dois eletrodos e uma bobina mais porrada em lojas de personalização de veículos. Uma centelha mais forte ajuda muito na velocidade da queima do combustível extra.

Thiago Rodeghel
23/04/2005, 16:40
vlw aew galera.....sobre a ignição eu consegui mais algumas informações que precisava e irei colocar uma no meu jeep e sobre as velas conclui que tenho que achar velas frias pois as velas originais do opala estaum queimando......mais vlw aew galera.....teh mais

Pode ser até a falta de uma ignição eletrônica, que tem uma faisca mais forte, o problema das velas. Coloque a ignição eletrônica e junto uma bobina do Gol MI, vai ficar forte a faísca :)

[s]

samukanvas
23/04/2005, 19:00
Acho que isso é um trabalho para o professor sukys. O super herói resolve causos de motores :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

jipeiroloko
23/04/2005, 19:51
E aew galera do mal......blz :D :D ?
Bom galera....como disse irei arranjar pra colocar no meu jeep....e sobre as velas tirei a conclusão que terei que usar velas frias como todos estão me falando.....Mais uma opnião eh sempre bom.....AEW sukys CHEGA MAIS NESSA RODA AEW MEU BROU....VLW galera...
F
U
I....... :D

Sukys
24/04/2005, 03:03
Procura velas para motores de alta performance com dois eletrodos e uma bobina mais porrada em lojas de personalização de veículos. Uma centelha mais forte ajuda muito na velocidade da queima do combustível extra.

Vela com dois (ou três, ou quatro) eletrodos prá quê?
Só prá ter mais eletrodos derretendo? :wink:

Qual a vantagem que você vê em utilizar velas deste tipo?
Particularmente só vejo desvantagens.

Quanto à centelha mais forte, ela garante o efetivo inicio da queima mas não altera a velocidade (rapídez) da queima. Fosse assim, uma faísca mais energética faria o papel do sistema de avanço de ignição, coisa que evidentemente não ocorre.
A única forma da faísca alterar o tempo de queima de forma significativa seria através do aumento da distância entre os eletrodos, só que para esta diminuição de tempo se tornar no minimo mensurável, a distância teria que ser de vários milimetros (ou até centímetros) coisa que na prática é inviável.


Pode ser até a falta de uma ignição eletrônica, que tem uma faisca mais forte, o problema das velas.

A questão levantada é "velas queimando", que suponho ser "velas com eletrodos derretendo", e eletrodos só derretem por excesso de temperatura, e se existe excesso de temperatura é porque o motor funciona, e se funciona é porque existe ignição, logo o problema não é de faísca fraca e sim de excesso de temperatura nos eletrodos! :wink: :lol:

Para acertar na mosca e dizer com toda categoria qual a origem do problema seria necessário analisar alguns aspectos da vela, já que a cor e a textura da fuligem dizem muito (até a forma como o eletrodo derrete dá dicas), mas a grosso modo dá para pensar em três possibilidades: ou a vela utilizada tem grau térmico inapropriado (é muito quente) ou a mistura ar/combustível está muito pobre, ou a curva de ignição está muito avançada para a pressão de turbo.
Via de regra é isso que gera derretimento de eletrodos mas as causas podem ser várias, e sem uma análise bem detalhada do problema fica dificil determinar outras possibilidades.


Acho que isso é um trabalho para o professor sukys. O super herói resolve causos de motores

Super herói que resolve causos é o da Telefónica, aquele que na propaganda de TV usa cueca por cima de minhocão! :lol: :lol: :lol:
Eu, quanto muito, conto causos e arrisco palpites, mesmo porque minha praia é outra (eletrônica digital).

Vlew glra mó bah + erre + erre + o

(tradução: abraços jipeiros) :twisted: :lol: :lol:

samukanvas
24/04/2005, 12:53
Sukys,

Pára de esconder o jogo..... :lol:

Tu entende muito de motores :!:

Se a sua praia é eletrônica digital e sabe tanto de motores, imagina se fosse preparação dos mesmos :shock: Já pensou ou já fez isso alguma vez???

Aposto que quando leva seu carro na oficina (revisão por ex) tu torra o cérebro dos mecânicos :lol: :lol: :lol: :lol:

Abraços :!:

jipeiroloko
24/04/2005, 13:21
e aew Sukys.....
Com tudo que vc falou a conclusão entaum eh usar velas frias...?
Se for pra usar velas frias qual devo comprar?
Me dê uma dica pois estou queimando velas que nem loko :( :(
vlw....falow :D

Sukys
24/04/2005, 14:20
Não falei que era a única conclusão e sim que era UMA das conclusões.
Quanto ao tipo de vela, se você não disse que grau térmico está usando como posso dizer que grau térmico terá que usar?
E se a vela que usa já tem grau térmico adequado?

Quanto a queimar velas, melhor velas do que outras coisas que fazem mal à saúde! :lol: :lol:

Blz bip?

(o bip foi uma gentileza da tecla SAP do meu computador) :twisted: :lol: :lol:

Abraços,

iNsAnE
24/04/2005, 14:33
Bom o mais aconselhado seria fazer um exame da vela. Existem tabelas pra quem nao se lebra de cor que nem eu :D Nessa tabela mostra os sintomas por meio de figuras e explicaçoes. Tem isso lah an oficina do senai nao sei se eh muito comum, mas ela eh muito util, porque se for por mistura rica queima a vela e por pobre tambem. Por mistura rica a vela se carboniza por pobre nao me lembro :oops: . Mas se for mistura rica eh soh anilizar se tah gastando mta gasosa :wink: .
OUtra coisa muito importante eh o turbo. Acredito que voce esteja usando turbo para motor diesel num motor a gasolina.... se for isso NAO PODE!! Esses dois tipos de turbina trabalham com 2 temperaturas muito diferentes pois a de diesel trabalha em temperatura muito menor mas menor mesmo , algo entorno de 800 a 1000 graus celsius a menos que a de gasolina. Por isso ela eh mais barata, o composto dela eh pra aguentar menos. OU SEJA, sua turbina nao vai aguentar por muito tempo.
Bom é isso mas solicito que me corrijam se eu falei algo errado, pois nao me lembro muito bem desse assunto agora assim por alto, teria que se dar uma olhada em algum material tecnico para se ter certeza :D
Tenta ve melhor a causa do problema antes de trocar qualquer peça assim vc economiza tempo e dinheiro :wink:

[]'s Valeu! :D

Sukys
24/04/2005, 15:03
Sukys, Pára de esconder o jogo.....

Pelo contrário, não estou escondendo jogo algum. Escrevo até demais do que deveria. Quem esconde o jogo são alguns entendidos que participam do fórum e que estão mais interessados em escovar o próprio ego, pouco ou quase nada acrescentando à quem realmente precisa de informação.


Tu entende muito de motores

Sr. Samuka, senta que lá vem história...:lol:

A primeira vez que eu "fiz" um motor ainda era moleque, e foi no meu Fusca 66, acessorado por um engenheiro que trabalhou na Vemag e que participou da construção do Carcará, para quem não conhece, um carro-protótipo equipado com motor DKW 2T que bateu o recorde brasileiro e sul americano de velocidade, lá pelos idos de Sessenta e pouco (e que só foi ultrapassado décadas depois).
Do referido engenheiro nem lembro mais o nome, só o apelido, mas lembro muito bem da figura. Uns dois metros de altura, outro tanto de largura, cabelo curto estilo milico e sotaque carregado. Uma certa semelhança - principalmente no semblante - ao Papa João Paulo II, mas a comparação fica por aí, já que o Alemão, como todo bom mecânico da época, era movido à Alcool.
Figuraça!

Ele era de mais escutar do que falar e quando pedi para dar uma mão no motor do Fusquinha abriu uma excessão e falou em bicas. Mal dava tempo para decifrar uma frase e lá vinha outra, e mais outra, e mais outra. Fiquei atordoado com tanta informação... e com o bafo de pinga!

Como o Alemão só dava o ar da graça nos fins de semana, quando voltei a vê-lo o motor já estava montado e quase no ponto de dar a partida. Ele deu uma olhada em tudo, e sem dizer uma única palavra, sentou no banco do carro (com a cabeça prá fora do Fusca, mal cabia lá dentro) deu a partida e... nada, só o clic do Bendix.
Retiramos a bateria da Rural do meu pai, instalamos em paralelo e... clic.
Retiramos a bateria de um caminhãozinho diesel que eu tinha (adquiri em rolo com uma TV Empire, que adquiri em rolo com alguns rádios à válvula que adquiri em rolo na oficina de Rádio e TV onde trabalhava) e... clic, nem com 24 volts o motorzinho do Fusca dava sequer um giro.
Olhei prá cara dele, ele olhou prá mim com um ar sarcástico, e depois de alguns eternos segundos disse a seguinte frase:"A seniorrrrrr já sabe como fazerrrr tuto errrrrrrado, agorrrra vai aprrrrenderrrrr como fazerrrr tuto corrrrreto".

Daí prá frente foram uns dois meses até que o motor voltasse a funcionar, mesmo porque o Alemão só vinha aos fins de semana, mas foram os dois meses mais produtivos que tive, porque com o Alemão e sua paciência papal não só aprendi boa parte do que sei sobre mecânica como também aprendi muitas lições de vida.

O tempo passou e continuei fazendo muita merda, mas merda com categoria porque sempre dava um jeito de limpar - e aprender - sobre a sujeira feita (o causo da revisão do distribuidor do Ford Custonline que tive, com seu motor 8BA "cheio" de cilindros, nunca vou esquecer).

Resumindo a história toda, já coloquei muito a mão na graxa mas sempre por hobby e sempre em veículos meus, sem nunca esquecer que prática e teoria tem que andar juntas, senão a gente vira lavador de peças de segunda categoria e se torna um eterno "zéquinha da vida".


Aposto que quando leva seu carro na oficina (revisão por ex) tu torra o cérebro dos mecânicos

Quanto a levar meus carros em oficina, nunca gastei um mísero tostão com mecânicos, eletricistas, pintores, "fibreiros" (hoje só tenho carros de fibra) e até aprendi a fazer tapeçaria só para ter o gosto de forrar os bancos do X12, do X15 e do finado Willys 61.
Se eu levar em consideração o tempo dispendido muita coisa não valeu a pena, mas levando em conta o que aprendi e o prazer de ver o resultado do meu esforço, não tem propaganda de cartão de crédito que faça diferença!


Se a sua praia é eletrônica digital e sabe tanto de motores, imagina se fosse preparação dos mesmos

Cada macaco no seu galho!
Minha praia realmente é eletrônica, e como tenho produtos dirigidos à eletrônica embarcada procurei conhecer um pouquinho mais sobre motores.
Como não dá para comer côco sem antes aprender a subir em árvore, como é que se pode oferecer um produto realmente adequado sem conhecer muito bem as necessidades de sua utilização?
Não levo esta atividade como profissão (vide meu site) e ultimamente estou meio que distante das oficinas de preparação de motores, mas estou com algumas idéias de jirico e talvez entre de sola neste mercado, com equipamentos eletrônicos, evidentemente.

Abraços,

PS: o motor do Fusquinha travou porque na hora de fechar a carcaça a bronzina do girabrequim rodou e o pino de trava amassou a dita. :evil: :lol:

leopoldo
24/04/2005, 15:53
Bom, vou me ater ao problema específico da aparência da vela.

Como já havia falado antes, seu motor está com características de detonação e pré-ignição, o que justifica a alegação de velas "queimadas".

Caso ainda não tenha furado a cabeça dos pistões, o que é esperado ver numa vela nessas condições é algo semelhante à seguinte foto anexada.

- Como pelo seu relato seu turbo parece não ter waste-gate, e fora a instalação da mesma, o manual da NGK aconselha usar velas mais frias, atrasar um pouco o ponto, melhorar a refrigeração do motore finalmente o polimento da camara de combustão.

jipeiroloko
24/04/2005, 15:56
Valeu sukys....vou me informar sobre o grau termico das velas que uso para depois te passar a informação...mais uma coisa eu adianto para vc se for útil para resolver o problema...São velas originais do opala 6cc.....Valeu galera e valeu também iNsAnE por sua informação......realmente a tubina que eu uso eh de D-20 ou seja uma turbina de motor disel no motor do opala 6cc....mais tah indo bem....soh falta eu Saber qual valvula de alívio que devo comprar para instalar na turbina para que tenha o espirro ao descarregar...
e outra pergunta que faço ao 'mestre' :D Sukys eh alem da valvula de alívio, tenho que também colocar dosador hpi e akelas outras coisas pra turbina funcionar certinho ou naum :?: :?: :?:
:D Valeu galera e ateh mais... :twisted:

samukanvas
24/04/2005, 20:31
Quem esconde o jogo são alguns entendidos que participam do fórum e que estão mais interessados em escovar o próprio ego, pouco ou quase nada acrescentando à quem realmente precisa de informação.

Prof., Mais uma vez foi certeiro na resposta!!! Já fui cobaia destes... :P :wink:


A primeira vez que eu "fiz" um motor ainda era moleque, e foi no meu Fusca 66, acessorado por um engenheiro que trabalhou na Vemag e que participou da construção do Carcará, para quem não conhece, um carro-protótipo equipado com motor DKW 2T que bateu o recorde brasileiro e sul americano de velocidade, lá pelos idos de Sessenta e pouco (e que só foi ultrapassado décadas depois).
Do referido engenheiro nem lembro mais o nome, só o apelido, mas lembro muito bem da figura. Uns dois metros de altura, outro tanto de largura, cabelo curto estilo milico e sotaque carregado. Uma certa semelhança - principalmente no semblante - ao Papa João Paulo II, mas a comparação fica por aí, já que o Alemão, como todo bom mecânico da época, era movido à Alcool.
Figuraça!

Ele era de mais escutar do que falar e quando pedi para dar uma mão no motor do Fusquinha abriu uma excessão e falou em bicas. Mal dava tempo para decifrar uma frase e lá vinha outra, e mais outra, e mais outra. Fiquei atordoado com tanta informação... e com o bafo de pinga!

Como o Alemão só dava o ar da graça nos fins de semana, quando voltei a vê-lo o motor já estava montado e quase no ponto de dar a partida. Ele deu uma olhada em tudo, e sem dizer uma única palavra, sentou no banco do carro (com a cabeça prá fora do Fusca, mal cabia lá dentro) deu a partida e... nada, só o clic do Bendix.
Retiramos a bateria da Rural do meu pai, instalamos em paralelo e... clic.
Retiramos a bateria de um caminhãozinho diesel que eu tinha (adquiri em rolo com uma TV Empire, que adquiri em rolo com alguns rádios à válvula que adquiri em rolo na oficina de Rádio e TV onde trabalhava) e... clic, nem com 24 volts o motorzinho do Fusca dava sequer um giro.
Olhei prá cara dele, ele olhou prá mim com um ar sarcástico, e depois de alguns eternos segundos disse a seguinte frase:"A seniorrrrrr já sabe como fazerrrr tuto errrrrrrado, agorrrra vai aprrrrenderrrrr como fazerrrr tuto corrrrreto".

Daí prá frente foram uns dois meses até que o motor voltasse a funcionar, mesmo porque o Alemão só vinha aos fins de semana, mas foram os dois meses mais produtivos que tive, porque com o Alemão e sua paciência papal não só aprendi boa parte do que sei sobre mecânica como também aprendi muitas lições de vida.

O tempo passou e continuei fazendo muita merda, mas merda com categoria porque sempre dava um jeito de limpar - e aprender - sobre a sujeira feita (o causo da revisão do distribuidor do Ford Custonline que tive, com seu motor 8BA "cheio" de cilindros, nunca vou esquecer).

Resumindo a história toda, já coloquei muito a mão na graxa mas sempre por hobby e sempre em veículos meus, sem nunca esquecer que prática e teoria tem que andar juntas, senão a gente vira lavador de peças de segunda categoria e se torna um eterno "zéquinha da vida".

Que legal sukys, com um professor assim deve ter sido os melhores anos do seu "hobby" :lol: Queria ter essa chance tb.... 8)


Quanto a levar meus carros em oficina, nunca gastei um mísero tostão com mecânicos, eletricistas, pintores, "fibreiros" (hoje só tenho carros de fibra) e até aprendi a fazer tapeçaria só para ter o gosto de forrar os bancos do X12, do X15 e do finado Willys 61.
Se eu levar em consideração o tempo dispendido muita coisa não valeu a pena, mas levando em conta o que aprendi e o prazer de ver o resultado do meu esforço, não tem propaganda de cartão de crédito que faça diferença!

Isso que vale!!!! por mais que erre ou perca tempo fazendo uma coisa que no final não dê em nada, o que importa é o aprendizado....


Cada macaco no seu galho!
Minha praia realmente é eletrônica, e como tenho produtos dirigidos à eletrônica embarcada procurei conhecer um pouquinho mais sobre motores.
Como não dá para comer côco sem antes aprender a subir em árvore, como é que se pode oferecer um produto realmente adequado sem conhecer muito bem as necessidades de sua utilização?
Não levo esta atividade como profissão (vide meu site) e ultimamente estou meio que distante das oficinas de preparação de motores, mas estou com algumas idéias de jirico e talvez entre de sola neste mercado, com equipamentos eletrônicos, evidentemente.

Prof., Quando vc entrar nesse mercado (preparação) dá um toque.... se vier pro Rio de Janeiro vai ganhar os tubos de $$$$ os caras aqui ainda usam sinais de fumaça (branca de queima de óleo do escape) pra identificar a gagada que fizeram... A última tecnologia por aqui é um pro chipetor scanetor tabajara (famoso engana troxa) pra futucar injeção.... :lol:


PS: Continua escrevendo muito, ok? Quanto mais melhor.... assim meu curso pela internet :lol: ganha mais qualidade.... :wink:

Sukys
25/04/2005, 01:25
...São velas originais do opala 6cc...

Com certeza terá que providenciar velas mais frias, mas quantos pontos a mais (grau 6~7~8~9 etc.) vai depender de outros fatores, como pressão de turbo, tipo de combustível, taxa de compressão, etc.
Poderia te dizer para instalar vela grau 9 e fim de conversa, muito provavelmente o problema de derretimento de eletrodos desapareceria, mas só que este chute, embora resolva o problema de imediato, pode mascarar outros problemas referentes ao excesso de temperatura de câmara.
De certa forma a vela de ignição está funcionando como um tipo de fusivel, e embora não desejável é preferível queimar velas do que derreter pistão, só que seu motor leva jeito de estar a um passo disso.

Digo isso tudo porque pela pergunta que faz abaixo fico com a impressão de que seu mecânico não é lá muito experiente em preparação, e no minimo está faltando um pouco de critério nesta instalação de turbina.


Sukys eh alem da valvula de alívio, tenho que também colocar dosador hpi e akelas outras coisas pra turbina funcionar certinho ou naum?

Estas coisas à que se refere não são para a turbina funcionar certinho e sim o motor funcionar certinho.
Agora, se vai precisar ou não, depende de tanta coisa que se torna impossível afirmar só com o que você já disse, que em poucas palavras praticamente se resume em "tenho turbina no jipe".

Como neste mesmo forum já existe muita informação à respeito não faz sentido uma conversa redundante. Faça uma pesquisa, leia atentamente, separe o que te interessa, compare com o que tem sob o capô do seu jipe e, se sobrar alguma dúvida volte a postar, que com certeza o pessoal vai te ajudar.
Para começar, tem este tópico:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=9097&highlight=

Abraços,

Sukys
25/04/2005, 02:23
Mais uma vez foi certeiro na resposta!!! Já fui cobaia destes...

Mas como se diz em trilha apertada:"vamos em frente que atrás vem jipe" :lol:


Isso que vale!!!! por mais que erre ou perca tempo fazendo uma coisa que no final não dê em nada, o que importa é o aprendizado....

É isso aí, meu caro, mas para cada minuto de inspiração lá se vão outros 99 em transpiração, boa parte deles perdidos em burradas (pelo menos no meu caso) :lol:
Só que errar faz parte do cenário e só erra quem tenta. :wink:


Quando vc entrar nesse mercado (preparação) dá um toque...os caras aqui ainda usam sinais de fumaça...

Já estou neste mercado desde meados dos anos Oitenta e se você for leitor da Oficina Mecânica talvez tenha visto a reportagem do primeiro carro nacional injetado com turbina (Gol GTI) e do primeiro importado injetado (Golf GTI) preparados pela "finada" Racetech. Nos dois tem a minha mãozinha, pelo menos no que se refere a eletrônica.
De lá até alguns anos atrás deu para fazer muita coisa só que o mercado de preparação "de rua" se tornou muito prostituido, com muitos trambiqueiros, e como não tenho o menor interesse de pactuar com este tipo de gente achei melhor ficar em marcha lenta (mesmo porque muitas oficinas de qualidade fizeram o mesmo) mas não parei de vez.

Já vendi muita coisa para o pessoal aí do Rio, mas a maioria para usuário final, e realmente ouvi muita reclamação à respeito. Mas tanto aí como em qualquer outro lugar existem bons e maus profissionais, tudo é uma questão de encontrar.

Abraços,

jipeiroloko
30/04/2005, 17:30
E aew galera.... :D
Bom Sukys....uma coisa eu te falo brou....meu mecanico eh uma bosta......eh o famoso zeh pomba...soh caga no jipaum....mais eu vou mudar de mecanico...vou levar em um para regular meu motor certinho e colocar o que falta pra ele funcionar corretamente...... :x :x
SUKYS eu dei uma olhada lah no seu site e achei seus produtos muito lokos veio....eu também trabalho com eletronica....estou no 3 ano e ultimo de curso.....vou me formar esse ano....e adoro eletronica digital e microprocessadores......como PIC e CLP.....muito loko
E valeu aew sobre as velas......irei procurar elas para comprar vamo veh se melhora um poko esse motorzaum neh......VALEU MT MSM SUKYS______falow brou ateh mais :D :D