Conectar

Ver Versão Completa : DRAMÁTICA Instabilidade direcional no Pajero Full 99/00

Hilario Alencar
05/01/2011, 13:04
Dramática mesmo! É aquele Pajero Full, o último com chassis, o último que presta, antes de virar carro para madame ir ao super-mercado.
Tenho outros 4x4, mas esse carro é meu desde zero km,
tenho por ele um imenso carinho e admiração, ainda sem placa, levei-o ao Jorge da FourWheel para colocação de parachoque com guincho embutido, foi dos primeiros a ter esse acessório, o Jorge ainda não tinha o molde, o carro ficou, ainda sem placa, um mes, em dezembro de 99, na oficina da FourWheel para molde e colocação dos mesmos...
Enfim, vamos ao problema: Há uns 5 anos atrás passei em cima de um bicho morto na estrada de Buzios a noite e quase capotei, estava a 110km/h e com os faróis contra, não via nada, e passei por cima de algo que ja estava morto na pista...
O carro ficou todo troncho e quando fui alinhar no dia seguinte, o cara disse que não dava alinhamento porque o carro tava fora do padrão... - o que fazer?
- leva no ferreiro!!!??? - No ferreiro???!!!
Resumindo, após a troca de manga de eixo dianteira esquerda, balança superior e inferior esquerda, o carro começou a comer o pneu DIREITO!
Por indicação da Mit daqui de Itaipu/Niteroi e seu "simpático" gerente de oficina ROBERTO, que tá lá até hoje, fui parar na GLobal Cars do sr. Aleixo, na Praça Seca em Jacarepaguá.
Após uma semana lá e menos 1.500 reais no meu bolso, o carro volta cantando mais pneu direito do que antes!!!
Me recomendam então a Monobloco que recém se instalara depois do Maracanã, naquela rua que segue paralela a linha do trem.
Os caras garantem que o carro não tem nada de anormal e me devolvem sem nada ter sido feito nem cobrado.
O carro continua cantando pneu para a direita e comendo o pneu direito.
Resumindo de novo, lá já se vão mais de 5 anos de calvário, após mais uma visita a outra Monobloco aqui em Maria Paula, Niteroi, na estrada Amaral Peixoto destino Tribobó, levo outra facada de 1800 reais, pego o carro num dia de chuva e lá vai minha frente passarinhando, qual o Catamarã Rio-Niteroi...
Já fui a todas as principais alinhadoras do RIo, inclusive aquelas que não usam computador, mas sim mesas e instrumentos mecanicos de medição.
Sempre dão ok, o carro estático não apresenta erro, mas rodando se transforma, flutua a frente, come o pneu direito e canta pneu nas curvas pro lado direito.
Mistério que se arrasta no tempo e NINGUÉM consegue desvendar.
Alguém pode me ajudar? Dar uma idéia?

Marcelo-HPE
05/01/2011, 13:13
Camarada quando vc trocou a balança vc trocou pela , balança esquerda mesmo !!!!?
que se trocou pela direita ( que tb dá montagem do lado esquerdo ) o carro vai ficar comendo pneu mesmo , e não tem alinhamento que dê jeito .
A sua pajero é diesel ou gasolina ???

Hilario Alencar
05/01/2011, 14:08
Marcelo, a minha Pajero é a Full diesel automática.
Quem trocou as balanças foi a propria Mit. O Jorge que tem mais de 20 anos de MIT, e que cuida do carro até hoje, diz que tá tudo certo. Inclusive nesse ano de 2010 troquei as balanças superiores, todas as buchas, molas e amortecedores.
Não adiantou nada!!!
Você se refere as balanças superiores ou inferiores?

Marcelo-HPE
05/01/2011, 16:20
São as balanças superiores , manda dar uma olhada no caster Também

wdoc
05/01/2011, 22:36
fale com o pessoal da Suspentecnica aqui em SP se eles nao resolverem ninguem resolve...

Hilario Alencar
05/01/2011, 22:41
Realmente só falta ir a São Paulo como ultima esperança, já que aí é outro mundo.
Como faço contato com a Suspentecnica? Onde fica em São Paulo?
Desde já obrigado pela dica.

wdoc
05/01/2011, 22:48
Hilario

http://www.suspentecnica.com.br/
De uma ligada antes, a experiencia deles é fantastica, de repente nem precisa trazer o carro.

Hilario Alencar
25/11/2011, 11:22
Finalmente consegui resolver este problema, graças a Suspentécnica!
Portanto em primeiro lugar, quero agradecer ao wdoc que foi quem me indicou a Suspentécnica aqui no Forum.
Em segundo, quero agradecer ao Alberto Trivelatto da Suspentécnica, pelo atendimento, dedicação e competencia. Obrigado Alberto, graças a você posso andar de novo, normalmente no meu Pajero, que é meu desde zero km, sem comer um pneu dianteiro por sementre nem fazer escândalos em cada curva pra direita...
Sempre acreditei que um dia, ia chegar alguém que ia ver o que tinha de errado naquela suspensão, ia descobrir o OVO DE COLOMBO que ninguém conseguia ver aqui no Rio.
O Alberto foi esse cara, ao chegar na Suspentécnica após relatar meus problemas, ele se abaixou, olhou rapidamente a suspensão dianteira e imediatamente foi dizendo: "tem coisa errada aqui, eu tô vendo, e é coisa grosseira!!!, tem 3 barras que saem em paralelo de um lado e chegam convergendo do outro, dá pra ver que tem coisa errada e é coisa grosseira!", repetiu.
No dia seguinte me manda o diagnostico final: a manga de eixo do lado esquerdo tava errada, não era daquele modelo de Pajero.
Detalhe: essa manga de eixo foi trocada dentro da Mitsudan , revenda Mitsubishi já extinta daqui de Itaipu, NIteroi.
Substituida essa manga de eixo por uma correta, algumas buchinhas e acerto em geral, o carro tá como era quando novo, com a frente no chão, estável, firme, sem aquela flutuação e mudanças de trajetórias, sem cantar pneu nem comê-lo irregularmente e vorazmente.
Voltei ontem de São Paulo pela estrada Santos-Rio, cheia de curvas para ambos os lados, nos mais diferentes angulos e nada de cantar pneu, zero, super estável, frente firme no chão.
Show da Suspentécnica.
Muito obrigado, mais uma vez, ao Alberto Trivelatto da SUSPENTÉCNICA.

Rones Jr
25/11/2011, 13:11
Que bom que achou e resolveu o problema...as vezes não achar o problema é mais angustiante que o próprio problema! Melhor ainda que deu retorno aqui no forum...

Abraços,

Carlos A. C. Azevedo
25/11/2011, 20:46
Mas o pior de tudo é não poder confiar NO SERVIÇO DA PROPRIA AUTORIZADA, ISSO POR QUE É A AUTORIZADA, isso que é foda, mas o que importa É QUE O CARRO TÁ BOM DE NOVO :concordo:

SAPO-BOMBA
25/11/2011, 21:09
Vc devia era voltar lá onde foram feitos os serviços anteriores e cobrar de volta a grana que vc gastou na merda dos serviços errados deles... Fora o aborrecimento e perda de tempo!

Rones Jr
25/11/2011, 23:03
...dependendo rolava até ação civel e criminal...esta última, no mínimo, pelo crime de perigo à vida alheia...o erro foi grosseiro demais...

Hilario Alencar
26/11/2011, 18:18
...dependendo rolava até ação civel e criminal...esta última, no mínimo, pelo crime de perigo à vida alheia...o erro foi grosseiro demais...

Eu sei, eu sou advogado, a vontade é essa mesmo, acontece que quando você vive a história, você nunca sabe o que vai acontecer, você nunca acha que vai ser assim e não se prepara pra guerra, não guarda os documentos, etc... inclusive porque a revenda que fez a principal cagada não existe mais, no seu lugar há outra MIT, com outro corpo técnico, outros donos, só o "simpático" gerente de oficina Roberto, continua lá, o cara é um fenômeno, uma vez me disse que aquele botãozinho do overdrive na avalanca do cambio automático , não serve pra nada, que só serve até os 100 kms/h ???!!! De outra feita, um amigo colocou guincho numa L200 Sport que ficou com a frente muito abaixada por causa do peso extra do guincho, eu então fui lá e pedi para ele endurecer a barra de torção pra levantar um pouco a frente da L200, ele então me disse que não faria isso, que não alteraria as condições do carro e que o que eu falei não tinha nada haver!!!??? Esse é o grande e "simpático" Roberto...
Enfim, não vou poder fazer nada porque já passou muito tempo, essa história começou há mais de 5 anos, e não teria como provar a incompetência de todos os envolvidos, embora seja realmente isso que aconteceu, absoluta incompetência e em alguns casos até má fé mesmo.
Por último, a conclusão que chego é: São Paulo é outro mundo, outro país, e olha que moro no Rio de Janeiro, a segunda maior cidade do país...
Abraço a todos,
Hilario Alencar.