Ver Versão Completa : Funcionamento de tracção sportage
Boa noite amigos
Estou com alguns problemas em ligar a marcha lenta do meu sportage. sei que o sistema de tracção destes carros é a vacuo e eu não consigo bloquear as rodas dianteiras do meu sportage. hoje substitui as mangueiras do vacuo e desmontei e limpei o interior das rodas livres automaticas, mas continuo a não conseguir pois quando engato a 4x4 as rodas dianteiras não bloqueiam. até pk não sinto nada a puxar ar para activar as membranas da roda livre.
Alguem me sabe explicar onde se situa o compressor que puxa o ar das rodas livres ???
Um grande abraço a todos e boas trilhas.
Marcus Pereira
04/01/2011, 22:19
Boa noite amigos
Estou com alguns problemas em ligar a marcha lenta do meu sportage. sei que o sistema de tracção destes carros é a vacuo e eu não consigo bloquear as rodas dianteiras do meu sportage. hoje substitui as mangueiras do vacuo e desmontei e limpei o interior das rodas livres automaticas, mas continuo a não conseguir pois quando engato a 4x4 as rodas dianteiras não bloqueiam. até pk não sinto nada a puxar ar para activar as membranas da roda livre.
Alguem me sabe explicar onde se situa o compressor que puxa o ar das rodas livres ???
Olá Tacão... ó eu aqui outra vez pra tentar te ajudar.:dance::dance:
A bomba de vácuo ( que vc chamou de "compressor") fica montada atrás do corpo do alternador, provavelmente não há nenhum problema com ela pois este mesmo vácuo é utilizado pelo sistema de freio hidrovácuo da viatura, portanto, se não tens problemas de freio é porque o vácuo está presente no sistema.
É mais provável que o problema esteja na válvula solenóide que libera o vácuo para o sistema de roda livre quando solicitado. Esta solenóide está instalada atrás da bateria, fixada no painel do carro. Para ter acesso a ela é necessário remover a bateria.
É muito facil testar essa válvula se vc entender o funcionamento da mesma. Observe que é uma válvula de 3 vias.
Outra possibilidade é que o problema esteja no sensor (interruptor elétrico) que é acionado mecanicamente quando se aciona a alavanca de comando da roda livre, acho, não tenho certeza, que este interruptor fica situado externamente a caixa de cambio sob o veículo.
Observe que existe um reservatório de vácuo de aproximadamente um litro de formato cilindrico próximo a bateria, localize-o, siga o circuito (mangueiras) e vais entender o funcionamento do sistema.
Boa Sorte!!!:concordo::concordo:
Todas essas informações são baseadas nas instalações em minha viatura, suponho que a sua seja semelhante.:pipoca:
Costa Junior
04/01/2011, 22:30
Boa noite amigos
OI, Tacão.
Já existe no forum no minimo, um topico sobre este assunto e provavelmente, esta sitauçaõ encontre-se considerada lá.
Para colaborar com o forum vc deve procurar .
Não devemos ficar abrindo tópicos aleatoriamete, porque contribuimos para complicar o nosso forumn e tumultuar o volume de topicos abertos dificultanto as buscas de nos proprios.
abraços
Muito obrigado Marcus
Penso que o problema não é do sensor que apesar de não o encontrar , quando aciomo a alavanca da tracção aciono as redutoras das rodas traseiras e a luz no painel do condutor acende. amanha vou seguir esse deposito que esta perto da bateria e vou tentar perceber se é essa solenoide que não está a funcionar.
já agora uma pergunta, não é preciso ar para activar a roda livre ???
É que não entendo muito disto mas os mecanicos onde tenho ido tambem não estão muito dentro deste caso...
Abraço
Não sei o ano nem motorização da sua viatura, pois o sistema de vacuo e acoplamento difere entre elas, mas nesses topicos vc encontrará respostas para seu problema.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=45474
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=35953
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=41028
Ps. Não perca tempo tentando colocar o sistema original pra funcionar, irá te deixar na mão, coloque as manuais que terá menos problema.
Boa sorte
[]s
(DU)
o meu sportage é 2.0 tdi de 2000.
o meu problema não é com a roda livre pois essas estam a funcionar bem pk desmontei-as e está tudo bom mas sim com o sistema de vacuo que não faz activar a roda livre.
Onde posso comprar roda livre manual em portugal ???
Abraço
Procure pela net, com certeza tem alguma loja em portugal que venda ou entre em contato com os fabricantes como AVM ou WARN, eles com certeza indicarão uma revenda ou despacham pra vc.
[]s
(DU)