Conectar

Ver Versão Completa : Bieleta desconectável da Barra estabilizadora

carburador4x4
04/01/2011, 21:19
Moçada,

Alguém por aqui usa as bieletas desconectáveis da barra estabilizadora do Troller?? :pensativo: :pensativo:

Se positivo, algumas dúvidas:
Qual o ganho no curso da suspensão (se é que ganha)???
O procedimento para conectar e desconectar as bieletas é simples e funcional?? Após aquela trilha de onde saímos com as viaturas totalmente enlamaçadas dá para se conectar na boa?? :pensativo: :pensativo:
Se alguém utiliza, colocou as 4 desconectáveis ou apenas uma na frente e outra atrás??
Se usam nas 4, como fazem com as barras após a desconectar as bieletas, já que estas cairão?? :pensativo: :pensativo: :pensativo:
Enfim....... VALE A PENA????????? Penso que se ganhar mais uns 20% de curso valha!! :pensativo: :pensativo: :pensativo:

Um abraço,

dudarj
04/01/2011, 21:26
Vamos lá,

Eu comprei um jogo de bieletas da JKS e vou fazer todos os testes neste FDS.

O que posso observar é que terei problemas para prender a barra quando estiver com as 2 bieletas soltas.

Como minhas bieletas tem uma bucha tipo uniball, vou fazer um teste de suspensão, desconectando apenas 1 lado e comparar o curso com o da suspensão sem as 2 bieletas.

Caso sejam iguais, e o que espero, vou instalar 1 na frente e a outra atrás.

Eu espero que o curso seja o mesmo, uma vez que o curso original do troller é muito pequeno, devido ao seu amortecedor (23" aberto) e também pelo próprio modelo de suspensão, com aquele pivot nos braços.

Gostaria de ver se alguém já mudou de lugar a barra estabilizadora, invertendo a mesma. (prendendo a barra no chassis e as bieletas no eixo.) Como nos Wranglers. Pois assim resolveria o problema.

dudarj
04/01/2011, 21:29
Outra, a Tor offroad vende no site deles uma bieleta desconectável a R$40 cada.

Não conheço nem nunca ví.

Fica a dica

AKPG
04/01/2011, 21:30
O grande problema de desconectar as bieletas é que a barra se torna uma fonte de enrosco de tudo quanto é coisa. Ou tira-se ela fora ou então muda-se de lugar e passa a fixação para algum ponto no chassis. Mas eu infelizmente nunca vi alguém que tenha feito isto...

Vamos torcer para aparecer alguém que tenha feito...

carburador4x4
04/01/2011, 21:36
Outra, a Tor offroad vende no site deles uma bieleta desconectável a R$40 cada.

Não conheço nem nunca ví.

Fica a dica

Pois é, cara!! :concordo: Foram estas que me chamaram a atenção!! Vamos ver se alguém conhece!! Pelo site deles, mal dá para se ver a foto do produto, o mecanismo de encaixe então......

carburador4x4
04/01/2011, 21:46
O grande problema de desconectar as bieletas é que a barra se torna uma fonte de enrosco de tudo quanto é coisa. Ou tira-se ela fora ou então muda-se de lugar e passa a fixação para algum ponto no chassis. Mas eu infelizmente nunca vi alguém que tenha feito isto...

Vamos torcer para aparecer alguém que tenha feito...

Pensei em bolar algo, do tipo: desconecta-se a bieleta e prende as pontas da barra nesta "engenhoca" :pensativo: :pensativo: :pensativo:

AKPG
04/01/2011, 21:55
Sei não...
Teria que ser algo bem prático pois senão vai dar tanto trabalho igual a ter dois jogos de roda/pneu... Ou seja, é tudo muito bom no início mas depois...

alessandrohurtado
04/01/2011, 22:04
Bem eu fiz o teste no meu wrangler sem as bieletas e ate postei as fotos num topico senão me engano :teste de suspensão wrangler.
O que posso dizer é que o wrangler com susp.original ganha uns 25% de curso na suspensão o meu jeep só tem amortecedores maiores mx6. A barra das bieletas depois de solta eu s´so encaixo atraz do suporte das molas e elas ficam travadas ali.depois da trilha é só colocar os parafusos e prender novamente as bieletas.Posso garantir que na trilha faz muita diferença,como tambem na pista(sem bieletas o carro fica muito ruim, rola muito ou inclina muito nas curvas fica ate perigoso de andar)bem espero ter ajuda em algo.Ha no caso do wrangler as buchas da susp. vão pro saco rapidinho pois os braços inferiores torcem muito alem do normal:concordo:

samukanvas
05/01/2011, 01:35
Para um carro original não compensa a mudança, emho.

Como o duda disse e complementando o amortecedor e o batente estando em dia já são os limitadores da suspensão. Sem a barra eles sofrerão mais e poderá estragar algo mais rapidamente.

Abs

carburador4x4
06/01/2011, 13:07
Bom...

Como estou com uma bieleta dianteira quebrada, resolvi comprar na TOR para conhecer! :concordo: R$ 40,00 a unidade! Pelas informações constantes nas instruções, elas são confeccionadas em Aço Carbono SAE 1045, e com buchas de Poliuretano. Os parafusos são de cabeça de Allen e porcas autotravantes! :concordo: :concordo:

Seguem as fotos:

Foto 1 - Bieleta totalmente desmontada;
Foto 2 - Bieleta na posição de montagem original, com 142mm entre eixos;
Foto 3 - Posicão Lift 1, com 162mm entre eixos;
Foto 4 - Posição lift 2, com 177mm entre eixos;
Foto 5 - Eles não falam nesta posição, mas foi a que eu imaginei da Bieleta totalmente desconectada! :pensativo: :pensativo:

O material informativo para a montagem é bem pobre! :( Daí, fiquei pensando em qual seria a proposta deles! :pensativo: :pensativo::

- Monto na posição original, e chegando na trilha altero a posicão?? :pensativo:
- Ou já deixaria montado na posição lift 1 ou 2?? :pensativo: :pensativo:
- Ou chego na trilha e, independente da posição que ela esteja montada, eu solto a parte inferior das Bieletas?? :pensativo: (Daí teriamos aquele problema da barra ficar solta).

Quanto ao problema dabarra ficar solta, agora que estou a Bieleta na mão, já pensei em uma solução "Tabajara" :mrgreen: :mrgreen: Vou conversar com meus "consultores técnicos" (vulgos palpiteiros :mrgreen:), e depois debatemos!! :concordo:

De qualquer maneira, de cara já vi que tenho que trocar as porcas por um mecanismo de borboleta, para facilitar a remocão :idea: !!

O que me dizem?? Alguma opinião ou idéia??

Um abraço,

Elmer_Jeep
06/01/2011, 16:45
Bom...

Como estou com uma bieleta dianteira quebrada, resolvi comprar na TOR para conhecer! :concordo: R$ 40,00 a unidade! Pelas informações constantes nas instruções, elas são confeccionadas em Aço Carbono SAE 1045, e com buchas de Poliuretano. Os parafusos são de cabeça de Allen e porcas autotravantes! :concordo: :concordo:
Um abraço,

Perai, essa bieleta das fotos tem pra vender no Brasil ??? :pensativo:

Manda o link do produto :!:

[]'s

andres-tavares
06/01/2011, 17:01
Achei bem feitas essas bieletas.... pelo menso atravez das fotos.

A regulagem eh voce mesmo que faz e escolhe qual medida vai usar, mede a sua bieleta original e coloca a nova numa regulagem que fique o mais proximo da medida olho-olho da original.

Se seu carro estiver levantado, por exemplo 3 cm, entao coloque a nova bieleta que fique numa posicao X de forma que tenha aprox 3 cm a mais que a original.

Na hora da trilha eh so desconectar ... o problema da barra ficar solta ai temos que pensar o que fazer ... eu ja pensei em varios jeitos de prender a barra com algum tipo de borracha ... vamos ver.

Abs

andres-tavares
06/01/2011, 17:07
Perai, essa bieleta das fotos tem pra vender no Brasil ??? :pensativo:

Manda o link do produto :!:

[]'s

http://www.toroffroad.com.br/pecas.php?txpeca=bieleta&x=0&y=0

abs

moraespedro
06/01/2011, 17:35
Pensando um pouco sobre o problema da barra solta, o que acham de comprar uma bieleta a mais, parafusar uma ponta dela no chassis do jipe. quando soltar a barra estabilizadora, prende a ponta solta da bieleta nessa fixa no chassis... prendendo a barra para cima e evitando os enroscos... nao fui olhar no jipe para ver se tem espaço para essa "solução"...

Fui claro? Alguém entendeu?

Abraços

carburador4x4
06/01/2011, 17:40
Achei bem feitas essas bieletas.... pelo menso atravez das fotos.

A regulagem eh voce mesmo que faz e escolhe qual medida vai usar, mede a sua bieleta original e coloca a nova numa regulagem que fique o mais proximo da medida olho-olho da original.

Se seu carro estiver levantado, por exemplo 3 cm, entao coloque a nova bieleta que fique numa posicao X de forma que tenha aprox 3 cm a mais que a original.

Na hora da trilha eh so desconectar ... o problema da barra ficar solta ai temos que pensar o que fazer ... eu ja pensei em varios jeitos de prender a barra com algum tipo de borracha ... vamos ver.

Abs

Bom, as bieletas realmente parecem ser de excelente qualudade!! :concordo: Eu mesmo acabei de instalar um jogo! ;) Como meu carro está com calços de 3 nas molas, vou colocar um ajuste qua se aproxime disto!! :concordo:

Agora... o lance de "desconectar", se for através dos parafusos da bieleta, achei complicado!! :confused: :confused: Depois que as coloquei e prendi a barra, esta passa a exercer uma pressão, e para ajustar os buracos para passar os parafusos tive que usar uma alavanca para fazer força!! :confused:

O esquema de prender a barra após a desconexão, na minha opinião, vai ser o mais simples!! :idea: Pensei em prender uma mola (talvez de freio de caminhão) no próprio parafuso da bieleta! Nesta mola eu adaptaria algum tipo de encaixe na outra ponta, e ficaria ali, diponível! Desconectou a barra? Pega esta ponta da mola e prende a barra nela!! "Simples assim!! :mrgreen: :mrgreen:" Pura engenharia Jipeira!! Esta mola teria resitência para manter a barra sempre puxada para cima, e quando a suspensão abrisse na trilha, a mola acompanharia!! :shock: :shock: :shock: Será que viajei na Maionese ou isto pode funcionar??

Abs,

carburador4x4
06/01/2011, 19:08
Pessoal,

Vejam no anexo o que pensei para prender as barras! :shock: :putz::shock: Será que realmente estou viajando na mainese??

Como estou de férias, já viajei, e esta semana estou por conta, pensei em amanhã tentar montar a engenhoca! Daí posto umas fotos!

Mas me surgiu uma dúvida: será que daria para prender a barra onde eu proponho com uma porca borboleta, para facilitar a retirada?? :pensativo: :pensativo:

Alguém já tentou algo parecido???

carburador4x4
06/01/2011, 19:17
Pessoal,

Vejam no anexo o que pensei para prender as barras................

Segue o anexo.

FinanceFreitas
08/01/2011, 13:36
Passem o mouse em cima da foto. Não seria simples fazer esse sistema no troller?

http://www.4x4groupbuy.com/store/rough-country-front-quick-disconnects-p-10288.html

andres-tavares
08/01/2011, 16:17
Segue o anexo.

Parece interessante o esquema da mola, eh questao de testar.

Passem o mouse em cima da foto. Não seria simples fazer esse sistema no troller?

http://www.4x4groupbuy.com/store/rou...s-p-10288.html (http://www.4x4groupbuy.com/store/rough-country-front-quick-disconnects-p-10288.html)

Nao no caso no troller, nesse jeep a barra eh presa no chassi, no troller no eixo.

dudarj
08/01/2011, 22:03

http://www.4x4groupbuy.com/store/rough-country-front-quick-disconnects-p-10288.html

No troller a barra fica presa no eixo e a bieleta no chassis.

No wrangler da foto, a bieleta é presa no eixo e a barra no chassis, facilitando para prender.

No troller não tem como prender a barra. A solução da mola é engenhosa e pode ser que dê certo...

carburador4x4
08/01/2011, 23:29
Fala povo!! A "engenhoca" foi feita! E hoje já fui pra trilha com ela!! Não tive tempo oportunidade para medir, mas os colegas que vinham atrás da minha viatura disseram que ficou visível um ganho no curso da suspensão!! :concordo:

Detalhes:

1 - Não foi preciso usar a tal mola! Conversei com meu mecânico e ele me disse que não há necessidade de se soltar os dois lados da barra :concordo: Soltando apenas um lado, a barra já perde a função, e não cai como temíamos!! :concordo:
2 - Para soltar a barra foi super tranquilo! Porém, cheguei a pouco da trilha e ainda não reconectei! Não sei se vai ser fácil!!:pensativo:
3 - Não pude usar borboleta! Tive que bolar uma porca com dois ganchos! A borboleta não agüentaria o aperto! Amanhã posto as fotos!!

Amanhã posto maus detalhes e fotos! Tô morto da trilha!!:-?

Renato Fraga
09/01/2011, 02:14
Olá amigos,

Como alguns sabem ou podem comprovar, tenho uma Dakota e nela instalei um par de eixos do Troller bem como suas barras estabilizadoras.

Nunca entrei numa trilha sem desconectar a barra estabilizadora. Solto apenas um dos lados, a barra perde totalmente a função e nunca enroscou em absolutamente nada.

Inicialmente utilizava uma trava rápida, blocagem do tipo utilizado em bicicletas, porém sempre na hora de reconectar, dependendo da posição do veículo, dava um trabalho danado.

Atualmente, solto aquela porca que fica presa diretamente na barra, tal como foi sugerido usando uma porca borboleta, mas uso uma chave catraca que deixo sempre à mão. Em menos de 3 minutos eu desconecto ou reconecto a barra. A vantagem dessa solução é que se houver algum desvível onde o veículo estiver parado, a própria rosca consegue aproximar a barra do suporte da bieleta.

Resumindo, não custou nada, e tenho 100% de eficiência. Miha idéia é fazer um novo suporte para a bieleta, sem rosca, com um furo e um contra pino.

Abraços

carburador4x4
09/01/2011, 10:07
Olá amigos,

Como alguns sabem ou podem comprovar, tenho uma Dakota e nela instalei um par de eixos do Troller bem como suas barras estabilizadoras.

Nunca entrei numa trilha sem desconectar a barra estabilizadora. Solto apenas um dos lados, a barra perde totalmente a função e nunca enroscou em absolutamente nada.

Inicialmente utilizava uma trava rápida, blocagem do tipo utilizado em bicicletas, porém sempre na hora de reconectar, dependendo da posição do veículo, dava um trabalho danado.

Atualmente, solto aquela porca que fica presa diretamente na barra, tal como foi sugerido usando uma porca borboleta, mas uso uma chave catraca que deixo sempre à mão. Em menos de 3 minutos eu desconecto ou reconecto a barra. A vantagem dessa solução é que se houver algum desvível onde o veículo estiver parado, a própria rosca consegue aproximar a barra do suporte da bieleta.

Resumindo, não custou nada, e tenho 100% de eficiência. Miha idéia é fazer um novo suporte para a bieleta, sem rosca, com um furo e um contra pino.

Abraços

É isto aí Renato!! Falou tudo!!

Do jeito que eu fiz com a porca, não preciso nem de catraca para soltá-la!!

Renato Fraga
09/01/2011, 11:34
E palpiteiro furado é aquele que diz que desconectar a barra estabilizadora não faz diferença!!!!!

O carro muda radicalmente de comportamento na trilha, não só pelo curso adicional mas principalmente pelo trabalho da suspensão.

Abraços

carburador4x4
09/01/2011, 11:50
Então pessoal.....

Fiz um vídeo (profissional :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:) do projeto Tabajara que eu fiz no meu Troller para conectar e desconectar as bieletas, que segue o link abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=_6aGy9Jdn4A

Detalhes:

- Este vídeo profissional foi feito por mim sozinho, usando meu celular, deitado debaixo do carro, iluminando com minha lanterna de cabeça usada para fazer trilha noturna..... :putz: :putz:e quando ia fazer a segunda desconexão minha sobrinha chegou e chutou a a lata de WD40, que estava apoiando o celular.... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:!! Ou seja: COISA ALTAMENTE PROFISSIONAL! kkkkkk

- Não é necessário deitar embaixo do carro carro para fazer o procedimeto. :concordo: Eu fiz isto apenas para filmar!

- É de funadamental importância que a desconexão e a conexão sejam feitas em piso plano! Caso contrário, a barra exerce uma força nas bieletas (para cima ou para baixo), que dificulta o procedimento;

- Sempre que fizer a desconexão, vire a bieleta para rente do chassi. Ela não vai descer por estar com o outro lado bem apertado, como eu mostro no vídeo! :concordo:

- Como nosso colega citou acima, o carro sem a barra fica "totalmente" diferente para dirigir!! Ontem eu terminei a trilha tarde e fiquei com preguiça de reconectar na trilha!! :confused: :confused: Peguei um grande trecho de deslocamento em asfalto e pude sentir a diferença!! :???: :???: Nas curvas o carro muda totalmente o comportamento, ficando meio "bobo", tendendo a ir para fora da curva! Se for retornar sem as barras, fique esperto!! :concordo: :concordo:

Então..... o plano inicial foi feito! vou dar uma aperfeiçoada na porca (talvez colocar uma mais larga ao invés das originais). Mas acho que o principal tá feito! E me pareceu que ficou funcional! seria legal se vcs emitissem opiniões (famosos pitacos rsrs).

Vou tentar tirar umas fotos da suspensão aberta com a barra presa e depois com a barra solta e medir a diferença e posto mais tarde! :concordo: :concordo:

Um abraço!

FinanceFreitas
09/01/2011, 15:01
Então pessoal.....

Fiz um vídeo (profissional :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:) do projeto Tabajara que eu fiz no meu Troller para conectar e desconectar as bieletas, que segue o link abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=_6aGy9Jdn4A

Detalhes:

- Este vídeo profissional foi feito por mim sozinho, usando meu celular, deitado debaixo do carro, iluminando com minha lanterna de cabeça usada para fazer trilha noturna..... :putz: :putz:e quando ia fazer a segunda desconexão minha sobrinha chegou e chutou a a lata de WD40, que estava apoiando o celular.... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:!! Ou seja: COISA ALTAMENTE PROFISSIONAL! kkkkkk

- Não é necessário deitar embaixo do carro carro para fazer o procedimeto. :concordo: Eu fiz isto apenas para filmar!

- É de funadamental importância que a desconexão e a conexão sejam feitas em piso plano! Caso contrário, a barra exerce uma força nas bieletas (para cima ou para baixo), que dificulta o procedimento;

- Sempre que fizer a desconexão, vire a bieleta para rente do chassi. Ela não vai descer por estar com o outro lado bem apertado, como eu mostro no vídeo! :concordo:

- Como nosso colega citou acima, o carro sem a barra fica "totalmente" diferente para dirigir!! Ontem eu terminei a trilha tarde e fiquei com preguiça de reconectar na trilha!! :confused: :confused: Peguei um grande trecho de deslocamento em asfalto e pude sentir a diferença!! :???: :???: Nas curvas o carro muda totalmente o comportamento, ficando meio "bobo", tendendo a ir para fora da curva! Se for retornar sem as barras, fique esperto!! :concordo: :concordo:

Então..... o plano inicial foi feito! vou dar uma aperfeiçoada na porca (talvez colocar uma mais larga ao invés das originais). Mas acho que o principal tá feito! E me pareceu que ficou funcional! seria legal se vcs emitissem opiniões (famosos pitacos rsrs).

Vou tentar tirar umas fotos da suspensão aberta com a barra presa e depois com a barra solta e medir a diferença e posto mais tarde! :concordo: :concordo:

Um abraço!
Excelente Carbura.

E essa bieleta da Tor...
Ela não desconecta o centro? Ou só regula no tamanho?

Assim seria bem mais simples!

carburador4x4
09/01/2011, 18:09
Excelente Carbura.

E essa bieleta da Tor...

É os seguinte: acho que ela fica mais prática apenas para regular o tamanho. Ao contrário do vc imagina, fazer a conexão e desconexão nos furos dela é bem mais complicado! :shock: Os furos e os parafusos são pequenos! vc teria que: ecaixar a bieleta (não seria tão difícil isto), depois ter que colocar os furos "em perfeito alinhamento" para os parafusos conseguirem passar de boa!! :shock: :shock: Tentei, e é rabo de de se conseguir! :putz: :putz:

Sendo assim, se quiser ajustar o tamanho das bieletas e fazer o procedimento que eu fiz, não precisa comprar as desconectáveis! :discordo: Pode manter as que estão na sua viatura mesmo!! :concordo: :concordo:

JEFFCATUNDA
09/01/2011, 20:49
É os seguinte: acho que ela fica mais prática apenas para regular o tamanho. Ao contrário do vc imagina, fazer a conexão e desconexão nos furos dela é bem mais complicado! :shock: Os furos e os parafusos são pequenos! vc teria que: ecaixar a bieleta (não seria tão difícil isto), depois ter que colocar os furos "em perfeito alinhamento" para os parafusos conseguirem passar de boa!! :shock: :shock: Tentei, e é rabo de de se conseguir! :putz: :putz:

Sendo assim, se quiser ajustar o tamanho das bieletas e fazer o procedimento que eu fiz, não precisa comprar as desconectáveis! :discordo: Pode manter as que estão na sua viatura mesmo!! :concordo: :concordo:
As trilhas de vocês são bem diferentes ds que fazemos aqui no nordeste, onde a maioria dos terrenos é de areia de duna.... Mas gostaria de saber qual são os ganhos de curso... e se isso reflete em maior aderência da susp ao terreno....

Outra coisa que se faz muito por aqui é andar em laterais de dunas, isso quer dizer guiar com um angulo lateral de 40/45º....

JORGE DELMANTO
10/01/2011, 02:22
Soltar a barra estabilizadora das bieletas é facil...OK!

E o que fez com a barra estabilizadora solta????

Esse é o problema de soltar as bieletas...a barra fica solta, batendo e atrapalhando nas trilhas!

Solução?

Abç

Jorge Delmanto
GEMADINHA

JEFFCATUNDA
10/01/2011, 02:49

Esse é o problema de soltar as bieletas...a barra fica solta, batendo e atrapalhando nas trilhas!

Solução?

Abç

Jorge Delmanto
GEMADINHA
Acho que uns colegas falaram que não fica batendo nada, mas se quando solta essa barra, se bater, ela fica batendo na ponte que conecta a bieleta?

Ou bate no terreno, nas pedras e erosões?

Se for na susp., um anel de borracha não resolveria?

Da mesma forma que alguns colegas fazem com as antenas para não ficar batendo na capota...

A borracha "vestiria" essa ponta....

carburador4x4
10/01/2011, 09:01

Solução?

Abç

Jorge Delmanto
GEMADINHA

Jorge,

Eu andei bastante com as bieletas soltas, e não senti nada batendo! :pensativo: Olhei nas barras (soltei as duas) e no chassi e não ví nenhuma marca! :pensativo: :pensativo: Como eu falei anteriormente, eu soltei as bieletas de penas um lado de cada barra, com isto elas não ficam soltas, mas apenas desconectadas de um lado! :concordo: :concordo:

carburador4x4
10/01/2011, 09:07
Acho que uns colegas falaram que não fica batendo nada, mas se quando solta essa barra, se bater, ela fica batendo na ponte que conecta a bieleta?

Ou bate no terreno, nas pedras e erosões?

Se for na susp., um anel de borracha não resolveria?

Da mesma forma que alguns colegas fazem com as antenas para não ficar batendo na capota...

A borracha "vestiria" essa ponta....

Pois é Jeff! Eu realmente não senti batendo, nem vi marcas, como disse ao Jorge acima!

Mas a trilha que fiz não foi das mais pesadas! Mas eu acho que, para pegar no terreno seria muito difícil!! :pensativo: :pensativo: O outro lado (onde a bieleta ficou presa), teria que fechar D+ a suspensão para o outro lado abrir a ponto de pegar no terrenos!! :pensativo: :pensativo: :pensativo:

mas vou ficar de olho!!

Na verdade, acho que agora o mais importante é medir o quanto ganhei de curso, para ver se vale a pena! :concordo: :concordo: Quero ver se faço isto este meio de semana (coisa de quem está atôa em casa :mrgreen: :mrgreen:)

CarlãoBH
10/01/2011, 11:42
Pois é Jeff! Eu realmente não senti batendo, nem vi marcas, como disse ao Jorge acima!

Mas a trilha que fiz não foi das mais pesadas! Mas eu acho que, para pegar no terreno seria muito difícil!! :pensativo: :pensativo: O outro lado (onde a bieleta ficou presa), teria que fechar D+ a suspensão para o outro lado abrir a ponto de pegar no terrenos!! :pensativo: :pensativo: :pensativo:

mas vou ficar de olho!!

Na verdade, acho que agora o mais importante é medir o quanto ganhei de curso, para ver se vale a pena! :concordo: :concordo: Quero ver se faço isto este meio de semana (coisa de quem está atôa em casa :mrgreen: :mrgreen:)
Carbura, se vc estiver a toa mesmo, vamos testar essa sua engenharia essa semana? Eu to liberado hoje qualquer horário e quarta feira depois do meio dia. Gostei dessa solução, é bom que vc me mostra cumé que faz... :concordo:
Abs

guilherme soares
10/01/2011, 11:48
Carbura, se vc estiver a toa mesmo, vamos testar essa sua engenharia essa semana? Eu to liberado hoje qualquer horário e quarta feira depois do meio dia. Gostei dessa solução, é bom que vc me mostra cumé que faz... :concordo:
Abs

É isso aí, Carbura!!
Gostei e vô copiá futuramente. Vou viajar ainda em janeiro e fevereiro faço a engenhoca.
Vão aprimorando aí pra quando eu chegar já estar na FaseII da engenhoca, ok?

Carlão, tô te devendo uma boa birita.
Qual golo que cê gosta de tomar pra eu poder te presentear?

[]´s

vovozão

FinanceFreitas
10/01/2011, 12:14
Excelente Carbura.

E essa bieleta da Tor...

Desculpe Carbura, não vi as fotos na primeira página.

Substitua o parafuso inferior por um pino com trava e pronto... Puxa o pino e desconecta, depois conecta e coloca o pino.

Esse assunto é muito simples e já foi longe demais. Defino o caso encerrado!!! :)
Abs

carburador4x4
10/01/2011, 12:20
Desculpe Carbura, não vi as fotos na primeira página.

Substitua o parafuso inferior por um pino com trava e pronto... Puxa o pino e desconecta, depois conecta e coloca o pino.

Esse assunto é muito simples e já foi longe demais. Defino o caso encerrado!!! :)
Abs

O ovo de Colombo também foi simples...... depois que alguém fez!! :twisted: :twisted: :twisted:

Eu só vou considerar o assunto encerrado depois que eu medir na trilha, e ver se ganha ou ou não curso na suspensão!! :concordo: :concordo:

FinanceFreitas
10/01/2011, 12:30
O ovo de Colombo também foi simples...... depois que alguém fez!! :twisted: :twisted: :twisted:

Eu só vou considerar o assunto encerrado depois que eu medir na trilha, e ver se ganha ou ou não curso na suspensão!! :concordo: :concordo:
HAHA... Boa!!!

Eu sou o JUIZ e dei ganho de causa pra ti!!! :)

Com certeza ganha curso.
Abs

JEFFCATUNDA
10/01/2011, 12:30

Pois é, tem que ver se ele ganhou mesmo, ou se só esta transmitindo uma sensação de que está angulando mais...

Renato Fraga
10/01/2011, 15:00
Basta imaginar que a barra estabilizadora não estará tentando deixar o eixo nivelado, que fica fácil entender que a suspensão trabalhará com muito mais liberdade, transmitindo menor torção ao chassi e carroceria.

Voltando a falar do pino e contrapino para o suporte da bieleta, em substituição do parafuso e porca original, só temo pela dificuldade de colocar o contrapino no caso de um certo desnível do solo onde estiver a viatura. Por outro lado, pode ficar uma pequena folga e começar a fazer barulho ou mesmo permitir um balanço anormal da carroceria.

Essa alternativa é tão simples e eficiente que ainda não consegui entender como tem tanta gente discrente e relutando com o resultado.......

Lucas Nassif
10/01/2011, 15:57
Alguém chegou a ler e testar essa bagaça?? :pensativo: :pensativo:

Conector para Barra Estabilizadora

Markito Amato (markito.amato@terra.com.br)
Você sabe para que serve a barra estabilizadora do seu jipe (http://www.uor.com.br/dicas/conector_barraestab.htm#)?

Ela é a responsável por garantir que seu veículo (http://www.uor.com.br/dicas/conector_barraestab.htm#) fique mais estável em curvas fechadas feitas em alta velocidade. Para tanto, essa peça "une" as duas pontas de um mesmo eixo formando um só conjunto. Assim, quando um dos lados do eixo tende a subir, a barra "puxa" a outra ponta para cima também.
Funciona mais ou menos assim: em uma curva para a direita, em função da força centrífuga, o jipe tende a tombar para a esquerda. Com essa inclinação, a ponta esquerda do eixo fica mais próxima do chassis, dada a compressão da mola. Caso haja uma barra estabilizadora na dianteira, por exemplo, a ponta direita desse mesmo eixo seria "forçada" a se aproximar do chassis também. Isso faria com que a frente do veículo "baixasse", evitando, assim, o tombamento.
Agora tire um tempinho e olhe a suspensão do seu jipe com atenção. Você vai reparar que a barra estabilizadora não limita, nem interfere no curso da suspensão, ou seja, no movimento feito para cima ou para baixo do eixo como um todo. Sua única função, na verdade, é minimizar a torção da mesma, que pode ser entendida como a situação na qual uma ponta do eixo está em cima e a outra, embaixo. Essa limitação de movimento significa um enorme entrave nas trilhas, porque a torção fica totalmente comprometida. E o que mais importa (http://www.uor.com.br/dicas/conector_barraestab.htm#) no off-road é manter as rodas no chão, pois isso significa tração para transpor os obstáculos. Daí, o costume de se retirar a estabilizadora na hora de encarar uma lama!
Agora, eu pergunto, para que colocar ou manter uma barra estabilizadora em um jipe destinado às trilhas?

Bom, se você é como eu, meio "roda-presa", que não se importa de andar em comboio com jipes (http://www.uor.com.br/dicas/conector_barraestab.htm#) antigos e lentos no meio, retirar a estabilizadora é a solução mais simples. Porém, tenha em mente que seu 4x4 passará a encarar curvas fechadas com mais respeito, o que exigirá prudência de sua parte.
Por outro lado, se você gosta de velocidade, tanto para chegar mais cedo na trilha, quanto para garantir um retorno mais rápido para casa, a barra estabilizadora é um item fundamental. E mais fundamental ainda é o sistema para desconectá-la.
Pensando nisso, bolei o esquema que aparece no desenho abaixo. Um sistema simples de fabricar (pode ser feito em casa) e de usar. Para tanto, antes de entrar na trilha, solte os pinos de fixação e deslize o "Conector deslizante" (tubo quadrado) para o lado. Daí, prenda-o com um dos "pinos de fixação" e pronto! Establizadora desligada; torção garantida!

http://www.uor.com.br/dicas/Conector_barraestab.gif
Detalhes
http://www.uor.com.br/_themes/uor/topbul1a.gifSe você reparar, eu não coloquei dimensões no desenho. Isso não foi à toa. Como existem diversos tipos de barra, com diâmetros os mais variados, seria estranho eu disponibilizar algo relativo a uma somente. Sendo assim, antes de comprar o material, verifique todas as medidas. Faça o mesmo antes de cortar a barra. Aliás, esse corte não precisa ser feito extamente no meio da mesma. A única coisa necessária é a retirada de uma pequena seção da barra, para que não haja contato entre as pontas e, assim, barulhos de rangido.
http://www.uor.com.br/_themes/uor/topbul1a.gifAo soldar as extremidades da barra estabilizadora no tarugo ou tubo quadrado (cor amarela), evite ao máximo o superaquecimento da peça, soldando pequenos trechos de cada vez. Faça isso alternando os pontos de solda. Além disso, nem pense em jogar a peça na água para resfriá-la, pois isso a deixaria dura porém, frágil demais. Vale lembrar que qualquer solda, por menor que seja, já altera a têmpera do material. Portanto, o ideal é fazer esse trabalho com calma e em uma segunda barra, nova ou comprada no ferro-velho.
http://www.uor.com.br/_themes/uor/topbul1a.gifAo invés de pintar as partes interna do "Conector deslizante" (cor azul) e externa do tarugo quadrado (cor amarela), utilize um pouquinho de graxa anti-oxidante. É claro que, se você preferir e tiver disposição, um tratamento químico deixará a peça com um visual bem melhor. De qualquer forma, a graxa sempre ajuda.
http://www.uor.com.br/_themes/uor/topbul1a.gifPor fim, em caso de dúvida, basta escrever para mim. Terei prazer em ajudar!

FONTE: http://www.uor.com.br/default.asp?pg=/dicas/

Renato Fraga
10/01/2011, 16:11
Parabéns pela idéia, mas responde uma coisa:

Ao deslizar a luva quadrada para uma das extremidades, a barra seccionada não ficará meio "boba" sambando de um lado para o outro diante das torções????

Por mais justo que sejam as peças sempre apresentará uma folga que tende a aumentar cada vez mais com o esmagamento do material. Por outro lado essa porção que estará soldada e envolvida pela luva também vai querer torcer, o que com o tempo pode criar deformações impedindo o deslizamento.

Agora junte tudo isso com muita lama e imagine a farofa que vira!!!!!!!!

Sem contar que no Troller é difícil encontrar uma porção reta longa o suficiente da barra para tal aparato.

Abraços

Lucas Nassif
10/01/2011, 16:15
Eis um pitaco do Samukanvas em um outro fórum:

" No caso do troller, as barras estabilizadoras são "macias" o suficiente para deixar o mesmo ter seu curso máximo aberto (no amortecedor) e fechado (nos batentes internos da mola). Sendo assim a barra está bem dimensionada para o uso. Isso acontece com calços de até 3cm pelo que sei.

Ao liberar a barra vc estará deixando o movimento "solto", pois a barra ajuda a minimizar o impacto do movimento de extremo a extremo, como por exemplo quando se passa por um obstáculo alto com apenas uma roda e esse lado do carro vai ao batente muito rapidamente, destruindo o mesmo. Então a estabilizadora, quando bem dimensionada, ajuda a atenuar batidas mais fortes tanto em fim de curso fechado quanto aberto. Por isso, no caso do troller não acho correto a retirada da barra para suspensão original ou até com 3cm de calço. "

carburador4x4
10/01/2011, 18:00
Parabéns pela idéia, mas responde uma coisa:

Ao deslizar a luva quadrada para uma das extremidades, a barra seccionada não ficará meio "boba" sambando de um lado para o outro diante das torções????

Por mais justo que sejam as peças sempre apresentará uma folga que tende a aumentar cada vez mais com o esmagamento do material. Por outro lado essa porção que estará soldada e envolvida pela luva também vai querer torcer, o que com o tempo pode criar deformações impedindo o deslizamento.

Agora junte tudo isso com muita lama e imagine a farofa que vira!!!!!!!!

Sem contar que no Troller é difícil encontrar uma porção reta longa o suficiente da barra para tal aparato.

Abraços

Bom Renato,

Quanto ao que vc cita, realmente minhas bieletas são zeradas, por isto eu as virei para rente ao chassi e elas ficaram lá, quietinhas!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: Com o tempo, e após eu rodar com as barras presas, que é o que farei na maior parte de tempo, o material certamente vai se desgatar e elas não vão querer ficar lá täo facilmente assim!! :pensativo:

Portanto, só o tempo poderá nos mostrar o funcionamento na prática! :concordo:

carburador4x4
10/01/2011, 18:04
Alguém chegou a ler e testar essa bagaça?? :pensativo: :pensativo:

Conector para Barra Estabilizadora

Markito Amato (markito.amato@terra.com.br)

FONTE: http://www.uor.com.br/default.asp?pg=/dicas/

Lucas,

Se pode complicar, para que facilitar?? :mrgreen: :twisted: :mrgreen:

Já ví este post sim, :concordo: mas acredito que o proposto por mim seja bem mais fácil de se fazer e de utilizar!

carburador4x4
10/01/2011, 18:08
Abs

Fala Carlão! Blz?? :concordo: Vc só está liberado hoje e quarta?? Eu ainda estou de férias, mas hoje tive que resolver umas bagaças por aqui!! Amanhã vc tá livre??

Renato Fraga
10/01/2011, 19:26
Bom Renato,

Quanto ao que vc cita, realmente minhas bieletas são zeradas, por isto eu as virei para rente ao chassi e elas ficaram lá, quietinhas!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: Com o tempo, e após eu rodar com as barras presas, que é o que farei na maior parte de tempo, o material certamente vai se desgatar e elas não vão querer ficar lá täo facilmente assim!! :pensativo:

Portanto, só o tempo poderá nos mostrar o funcionamento na prática! :concordo:

Num intindi!!!!!!

Estava falando em relação ao que o Lucas Nassif havia postado.

Em relação à posição da bieleta, rente com o chassi, para que ela fique nessa posição basta dar um apertinho no parafuso que a bucha faz o seu papel,

Abraços

carburador4x4
10/01/2011, 19:41
Num intindi!!!!!!

Estava falando em relação ao que o Lucas Nassif havia postado.

Em relação à posição da bieleta, rente com o chassi, para que ela fique nessa posição basta dar um apertinho no parafuso que a bucha faz o seu papel,

Abraços

Ah tá!! :concordo: :concordo: :concordo: Agora eu intindi tb!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

CarlãoBH
10/01/2011, 23:26
Fala Carlão! Blz?? :concordo: Vc só está liberado hoje e quarta?? Eu ainda estou de férias, mas hoje tive que resolver umas bagaças por aqui!! Amanhã vc tá livre??
Eu só to de ferias do emprego, nos outros horarios eu estou no consultorio. Se vc quiser rodar na quarta é só me falar, depois de meio dia to liberado, mas eu precisaria saber amanha pois agora meu jipe nao fica mais em casa e teria que ir buscá-lo amanha a noite. abs

andres-tavares
11/01/2011, 01:56
Realmente este negocio de soltar so um lado o Renato Fraga comenta isso faz ja um bom tempo.

Agora quero ver fotos medindo o curss com a bieleta conectada e desconectada do dois lados, ou seja mede com a roda dianteira direita no ar, e com a roda dianteira esquerda no ar.

abs

carburador4x4
11/01/2011, 07:15
Agora quero ver fotos medindo o curss com a bieleta conectada e desconectada do dois lados, ou seja mede com a roda dianteira direita no ar, e com a roda dianteira esquerda no ar.

abs

Aí Precisarei estar com a dianteira do jipão "flutuando"! KKKKK:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Brincadeirinha!! Entendi o que quis dizer!!:concordo: Vou tentar fazer esta medição hoje! Vou procurar algum X bacana aqui por perto de casa mesmo!

Assim encerramos o assunto (ou alongamos, dependendo do resultado :pensativo:)

carburador4x4
11/01/2011, 13:48
Então "people"!!!

Coloquei o Jipão no X e fiz o "medimento"! :shock: :shock:

E para minha surpresa, o ganho no curso da suspensão, com a bieleta da barra solta foi de............................................... 0 cms! :putz::cry: :putz::( Isto mesmo: Zero! Não alterou em nada!!

Vejam as fotos anexas!

Foto 6 : Susp. traseira aberta com bieleta presa. Curso 30 cms;
Foto 14: Susp. dianteira com bieleta presa. Curso: 36 cms;
Foto 9: Traseira com a bieleta solta. Curso: mesmos 30 cms;
Foto: 7 Dianteira com a bieleta solta. Curso dos mesmos 36 cms!!

Portanto, está comprovado, cientificamente :mrgreen: :mrgreen:, que simplesmente soltar as bieletas não vai aumentar em nada o curso da suspensão! :discordo: :discordo:

Acho que o recurso para se ganhar alguma coisa no curso tem que ser outro! Segundo o DUDARJ relatou, o que limita o curso é o tamanho do amortecedor!! :pensativo: :pensativo: :pensativo:

E aí???? :pensativo:

carburador4x4
11/01/2011, 13:50
Pensei que fosse ficar assim,. após soltar as bieletas: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

http://www.youtube.com/watch?v=HwtpHZpz68k&feature=rec-LGOUT-farside_rev-rn-4r-11-HM

dudarj
11/01/2011, 16:28
Então "people"!!!

Coloquei o Jipão no X e fiz o "medimento"! :shock: :shock:

E para minha surpresa, o ganho no curso da suspensão, com a bieleta da barra solta foi de............................................... 0 cms! :putz::cry: :putz::( Isto mesmo: Zero! Não alterou em nada!!

Vejam as fotos anexas!

Foto 6 : Susp. traseira aberta com bieleta presa. Curso 30 cms;
Foto 14: Susp. dianteira com bieleta presa. Curso: 36 cms;
Foto 9: Traseira com a bieleta solta. Curso: mesmos 30 cms;
Foto: 7 Dianteira com a bieleta solta. Curso dos mesmos 36 cms!!

Portanto, está comprovado, cientificamente :mrgreen: :mrgreen:, que simplesmente soltar as bieletas não vai aumentar em nada o curso da suspensão! :discordo: :discordo:

Acho que o recurso para se ganhar alguma coisa no curso tem que ser outro! Segundo o DUDARJ relatou, o que limita o curso é o tamanho do amortecedor!! :pensativo: :pensativo: :pensativo:

E aí???? :pensativo:

HEHEHEHE....eu fiz o teste e o amortecedor segura o conjunto!!

Vc chegou a notar se o carro tende a se inclinar mais ou menos com a bieleta conectada/desconectada??

Esse teste eu não fiz...

Fabil
11/01/2011, 17:35
se quem segura é o amortecedor, entao só colocando maiores e reposicionando os suportes..

andres-tavares
11/01/2011, 17:41
:odedo:Bom realmente eu fiz a medicao com as barras conectadas faz um tempo ja, e dando fim de curso ou seja 2 cantos apoiados no bumpstop (batente) e os outros dois com o amortecedor aberto ao maximo (aprox 61 cm) ... ou seja mesmo com a barra conectada esta nao atrapalhava o curso ... isso foi antes de colocar calco nas molas, agora com calcos fiz alguns testes mas nada definitivo ... nao sei se muda alguma coisa.

__________________________________________________ ____

So pra conferir Carbura, quais bieletas (qual lado?) voce soltou?

Agora poderiam fazer o teste soltando as 2 bieletas, mesmo com a barra no chao, so pra testar o curso.

Falo poderiam fazer voces, pois eu estou fora e nao tenho o troller aqui :odedo:

ps: realmente botar pra flutuar a dianteira nao eh tao facil :odedo:

carburador4x4
11/01/2011, 18:33
HEHEHEHE....eu fiz o teste e o amortecedor segura o conjunto!!

Vc chegou a notar se o carro tende a se inclinar mais ou menos com a bieleta conectada/desconectada??

Esse teste eu não fiz...

Duda, vc disse que iria trocar os amortecedores! Vc fez o teste com os amortecedores novos ou com os novos, de curso maior?? :pensativo: :pensativo: Se foi com os antigos, quando colocar os novos faz o teste de novo pra gente! :concordo::concordo:

E o lance da inclinação não observei! :???: :???:

:odedo:Bom realmente eu fiz a medicao com as barras conectadas faz um tempo ja, e dando fim de curso ou seja 2 cantos apoiados no bumpstop (batente) e os outros dois com o amortecedor aberto ao maximo (aprox 61 cm) ... ou seja mesmo com a barra conectada esta nao atrapalhava o curso ... isso foi antes de colocar calco nas molas, agora com calcos fiz alguns testes mas nada definitivo ... nao sei se muda alguma coisa.

__________________________________________________ ____

So pra conferir Carbura, quais bieletas (qual lado?) voce soltou?

Agora poderiam fazer o teste soltando as 2 bieletas, mesmo com a barra no chao, so pra testar o curso.

Falo poderiam fazer voces, pois eu estou fora e nao tenho o troller aqui :odedo:

ps: realmente botar pra flutuar a dianteira nao eh tao facil :odedo:

Tavares, eu tb fiz a medicão com a suspensão em fim de curso, em ambos os lados, e em ambos os eixos (famoso X). :concordo: Veja as fotos!

As bieletas foram soltas do lado do passageiro!! E com certeza se soltar as 4 bieletas não fará diferença nenhuma!! :discordo: :discordo: Vai ser trabalho atôa!!

Eu já recoloquei todas as bieletas com as porcas fixas, e as com "borboletas" soldadas já foram encostadas!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

carburador4x4
11/01/2011, 18:36
se quem segura é o amortecedor, entao só colocando maiores e reposicionando os suportes..

Fabil,

E se bolarmos algo parecido com aquele sistema que o Nonô colocou na Land dele?? :pensativo: :pensativo: :pensativo:

carburador4x4
11/01/2011, 18:55
Fabil,

E se bolarmos algo parecido com aquele sistema que o Nonô colocou na Land dele?? :pensativo: :pensativo: :pensativo:

Seguem as fotos, pra refrescar sua memória!! :concordo: :concordo:

Será que no Troller daria??? :pensativo: :pensativo: Anima tentar?? eu aceitaria ser a cobaia!! :shock: :shock: :shock:

AKPG
11/01/2011, 18:58

Será que no Troller daria??? :pensativo: :pensativo: Anima tentar?? eu aceitaria ser a cobaia!! :shock: :shock: :shock:
Mas como fica o comportamento deste defender no asfalto? Ele consegue andar a 100/110 por hora com segurança?

carburador4x4
11/01/2011, 19:08
Mas como fica o comportamento deste defender no asfalto? Ele consegue andar a 100/110 por hora com segurança?

Pois é!! :shock: :shock: Perguntei o mesmo a ele, e veja a resposta abaixo:

-------------------------------------------------------------
"Nono, no asfalto mudou muito a dirigibilidade (!) da viatura? .......

.... Praticamente igual antes.
------------------------------------------------------------

Mas não entrei em muitos detalhes!!

samukanvas
11/01/2011, 19:25

http://desordempublica.com.br/wp-content/uploads/2010/05/eu-j%C3%A1-sabia.jpg

Palpiteiro bom sô! :mrgreen:

abs

carburador4x4
11/01/2011, 19:38
Palpiteiro bom sô! :mrgreen:

abs

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Pelo menos tive com o que me ocupar na semana de férias quando quando não estava mais viajando!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Mas a idéia de se ganhar curso na suspensão ainda não acabou!! :stop: :stop: Me aguardem!! rsrsrs :rolleyes: :rolleyes: :rolleyes:

Lucas Nassif
11/01/2011, 20:22
Fabil,

Pourr@ meu! O curso dessa Land ficou show! :concordo:

Mas pela foto da impressão que a mola tende a escapar do suporte superior. Isso não acontece?

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=262085&d=1294779232

samukanvas
11/01/2011, 20:31
É um cone pra mola não escapar - a land não tem, o prato é liso - (troller tem) e um "rebaixador" de amortecedor :concordo:

Essa land me parece estar com molas OME. As marcas são parecidas e o amortecedor é procomp (quase certeza).

Sem a barra e amortecedor limitando.

Abs

carburador4x4
11/01/2011, 20:35

Mas pela foto da impressão que a mola tende a escapar do suporte superior. Isso não acontece?

Lucas,

O Nonô disse que não!! E neste dia eu estava junto, andamos em muitos lugares onde a suspa foi exigida com frequência e ela não soltou!!:discordo: :discordo:

Mas que dá a impressão de que vai soltar.... ah dá!!! Foi a primeira coisa que perguntamos!! :shock: :shock: :shock:

Fabil
11/01/2011, 21:13

o lance é que na defender os suportes e torres dos amortecedores sao aparafusados no chassis, nos trollers os suportes sao soldados, portanto, p/ altera-los será preciso cortar , furar, soldar.. se vc nao tiver dó, dá p/ fazer sim...

na defender a dirigibilidade ficou praticamente a mesma.
no caso do troller, se o unico objetivo da alteraçao for habilitar o uso de amortecedor maior e nao fazer um lift de suspensao em teoria nao deve alterar em absolutamente nada, uma vez que centro de gravidade e geometria da suspensao iriam permanecer dentro dos parametros originais, apenas o curso p/ baixo é que vai aumentar

T+

Fabil
11/01/2011, 21:18

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=262085&d=1294779232

escapa nao.. na ponta do cone tem um gancho que "pesca" a mola. na verdade a mola é presa no prato inferior ( do eixo) esse cone na verdade é uma guia da mola

Rodrigo.. esse kit da foto é "aquele" mesmo...

Lucas Nassif
11/01/2011, 21:52
Lucas,

O Nonô disse que não!! E neste dia eu estava junto, andamos em muitos lugares onde a suspa foi exigida com frequência e ela não soltou!!:discordo: :discordo:

Mas que dá a impressão de que vai soltar.... ah dá!!! Foi a primeira coisa que perguntamos!! :shock: :shock: :shock:

escapa nao.. na ponta do cone tem um gancho que "pesca" a mola. na verdade a mola é presa no prato inferior ( do eixo) esse cone na verdade é uma guia da mola

Rodrigo.. esse kit da foto é "aquele" mesmo...

Pod crê!! :concordo:

Na foto eu vi o "gancho" no suporte superior, mas imaginei que soltaria quando comprimisse a mola. Aí no caso, ela escaparia por cima desse "gancho".

Viajei.. :roll:

Renato Fraga
12/01/2011, 00:09
Carura;

Já que a cessão pitacos está aberta, quero questionar a metodologia do teste feito por você.

No caso você calçou o carro praticamente no plano, apoiando uma roda dianteira e outra trazeira em X.
Na minha opinião, pelo fato do carro estar nivelado, o peso nos pneus apoiados é praticamente igual. Diante disso a barra estabilizadora acaba sedendo como você comprovou.

Mas na minha opinião a forma mais eficiente de testar o trabalho de uma suspensão é pelo teste RTI. Nessa hora, cada roda adquire um peso diferente. Se a roda dianteira erguida está com um peso menor, a barra estabilizadora atuará com mais evidência segurando inclusive a roda que está no ar.

Antes de desistir da idéia, mude a forma de testar. Com o auxílio de uma "girafa" erga por uma das rodas dianteiras e depois por uma das rodas trazeiras. Cetamnte o resultado será bem diferente.

Como disse, já fiz esse teste usando uma empilhadeira e notei uma diferença significativa. A foto do meu avatar é uma delas.

abraços

JEFFCATUNDA
12/01/2011, 01:53
Carura;

Já que a cessão pitacos está aberta, quero questionar a metodologia do teste feito por você.

No caso você calçou o carro praticamente no plano, apoiando uma roda dianteira e outra trazeira em X.
Na minha opinião, pelo fato do carro estar nivelado, o peso nos pneus apoiados é praticamente igual. Diante disso a barra estabilizadora acaba sedendo como você comprovou.

Mas na minha opinião a forma mais eficiente de testar o trabalho de uma suspensão é pelo teste RTI. Nessa hora, cada roda adquire um peso diferente. Se a roda dianteira erguida está com um peso menor, a barra estabilizadora atuará com mais evidência segurando inclusive a roda que está no ar.

Antes de desistir da idéia, mude a forma de testar. Com o auxílio de uma "girafa" erga por uma das rodas dianteiras e depois por uma das rodas trazeiras. Cetamnte o resultado será bem diferente.

Como disse, já fiz esse teste usando uma empilhadeira e notei uma diferença significativa. A foto do meu avatar é uma delas.

abraços
eita.... Agora vai ficar interessante... heheheh. Bota na emplhadeira!

FinanceFreitas
12/01/2011, 06:27
Mas a idéia de se ganhar curso na suspensão ainda não acabou!! :stop: :stop: Me aguardem!! rsrsrs :rolleyes: :rolleyes: :rolleyes:

É Carbura...

Então a solução será trocar os amortecedores por outros de curso maior.
Esses originais devem ser bem limitados. Já li aqui no fórum alguns relatos que quando se coloca calços de 3cm já limita o amortecedor.

Será que um extensor em cada um deles não ajudaria um pouco no caso de não querer troca-los? :pensativo:
:concordo:

moraespedro
12/01/2011, 07:41
Essa idéia do Nono foi muito boa. Em teoria deveria mesmo manter a originalidade do Troller, lógico que a diferença será os novos amortecedores. Só se deve ter cuidado para os amortecedores Nao serem os limitadores de curso, forcando os mesmos. Pode-se usar uma "fita" limitando o curso para baixo. Se bem que se a mola é pescada pelo suporte, isso mesmo pode limitar o curso.
Agora, todas as vezes esse gancho funciona? Com torção e deslocamento lateral da trilha?

Isso ta ficando bom...

Renato Fraga
12/01/2011, 19:10
É Carbura...

Então a solução será trocar os amortecedores por outros de curso maior.
Esses originais devem ser bem limitados. Já li aqui no fórum alguns relatos que quando se coloca calços de 3cm já limita o amortecedor.

Será que um extensor em cada um deles não ajudaria um pouco no caso de não querer troca-los? :pensativo:
:concordo:

Isso mesmo, é necessário compreender que o quanto de calço se coloca na mola, é o tanto que se reduz no curso da suspensão.

O correto seria colocar um prolongamento do amortecedor da mesma medida do calço da mola. POrém, se colocar um amortecedor de curso maior que que trabalhe em harmonia com os limites da suspensão, aí sim haverá ganho no desempenho.

Mas continuo insistindo que o método correto de testar uma suspensão é por RTI.

Abraços

carburador4x4
12/01/2011, 20:33
Carbura;..........
...........Antes de desistir da idéia, mude a forma de testar. Com o auxílio de uma "girafa" erga por uma das rodas dianteiras e depois por uma das rodas trazeiras. Cetamnte o resultado será bem diferente.

abraços

Putz... :putz:mas eu não tenho empilhadeira nem Girafa!!! :mrgreen: :mrgreen:

Mas o terreno onde testei só era plano na teoria, pois coloquei a traseira esquerda em cima de uma grande pedra e a dianteira direita em cima de rodas!! A situação que se criou ficou idêntica a que enfrentamos nas trilhas, e, na minha opinião, é o parâmentro legal para a medição!

Renato Fraga
13/01/2011, 00:00
Sim, a cituação que você criou foi semelhante aquela onde o Jeep costuma ficar enroscado, fazendo X.

O que eu argumentei é que nessa cituação o peso nas rodas apoiadas é semelhante bem como nas rodas não apoiadas. Se o intuito é verificar a interferência da barra estabilizadora, acredito que o resultado acaba sendo furado.

O teste RTI é um parâmetro mundial para avaliar a eficiência de uma suspensão para o off road.

O correto é fazê-lo numa rampa de 20º se não me engano, e de acordo com o trajeto que o carro consegue percorrer nessa rampa sem perder o contato de qualquer pneu, é feito um cálculo tomando como base também o entre eixos.

http://img84.imageshack.us/img84/2853/rti1ij3.jpg

A diferença nesse teste é que cada roda assume um peso diferente e a ação de cada componente da suspensão pode ser realmente avaliada. Uma suspensão devidamente preparada deve ser feita com o auxílio desse teste.

Abraços

samukanvas
13/01/2011, 01:03
Carbura, pelo amor de deus, faz esse teste do rti pro renato, faz.... Tá me dando nervoso já :lol::lol::mrgreen:

Abs

JEFFCATUNDA
13/01/2011, 01:13
Eu acho que o Renato está certo!

samukanvas
13/01/2011, 01:57
Eu acho que o Renato está certo!

NMHO acho que não... O que o carbura fez está muito mais próximo do que rola na trilha...

Eu fiz uma rampa de rti e me baseava nela pra tomar na cabeça quando ia pra trilha... :oops:

Esse vídeo demonstra bem o que deu errado nos meus testes de rti... O que a trilha proporcionou foi mais ou menos o que o carbura fez no teste. Um X.

http://www.youtube.com/watch?v=IbswvOtdhNE

Pra quem não entendeu, a mola pulou fora em toda a trilha...

Abs

JEFFCATUNDA
13/01/2011, 02:07
NMHO acho que não... O que o carbura fez está muito mais próximo do que rola na trilha...

Eu fiz uma rampa de rti e me baseava nela pra tomar na cabeça quando ia pra trilha... :oops:

Esse vídeo demonstra bem o que deu errado nos meus testes de rti... O que a trilha proporcionou foi mais ou menos o que o carbura fez no teste. Um X.

http://www.youtube.com/watch?v=IbswvOtdhNE

Pra quem não entendeu, a mola pulou fora em toda a trilha...

Abs
OKAPA.

Eu tinha entendido que era só para mensurar se havia ou não ganho... mas se o caso é testar funcionalidade...

Alexandre Souto
13/01/2011, 02:15
Eu também, e farei o teste de RTI urgente, KKKK :lol: sem as benditas barras estrabrlidrzadroras :odedo: retirei tudo, pois o infeliz aqui não retirou por muitos Km's e elas quebraram... Apenas as bieletas que havia feito, pensei que tinha ficado mais resistentes :???: mandei fazer com bucha e tudo mais, e depois de 400km's de viagens e trilhas sem tira-las :parede:

Uso o revolucionário :odedo: amortecedor do MB 1113, molas de C10 e opala. D44 6furos de trolha.... :concordo:

RENATO, sobre as medições na prancha de RTI, você teria mais informações sobre? :pipoca:

Sds.,

carburador4x4
13/01/2011, 09:32
Pô gente....

Eu não tenho a tal rampa RTI (que pelo teorema de Chutágoras eu imaginei ser Rampa de Teste de Inclinação :mrgreen: :rolleyes: :twisted:). Alguém que tenha a danada aí poderia fazer o teste e postar os números!! :concordo: Soltar as bieletas, como eu mostrei no vídeo, é "facim, facim"!!:concordo: :concordo:

Assim, matamos de vez esta dúvida!!

E quanto aos resultados, eu quero algo que me dê resultados práticos na trilha!! :concordo: :concordo:

carburador4x4
13/01/2011, 09:35
......... Pra quem não entendeu, a mola pulou fora em toda a trilha...

Abs

Rodrigo,

Qual o sistema vc estava usando que a mola soltou?? :pensativo: :pensativo: Algo parecido com aquele sistema que postei da Land?? :pensativo: :pensativo: se positivo, o tal gancho não "pescou" a mola??? :pensativo: :pensativo:

Fabil
13/01/2011, 09:48
Pô gente....

Eu não tenho a tal rampa RTI (que pelo teorema de Chutágoras eu imaginei ser Rampa de Teste de Inclinação :mrgreen: :rolleyes: :twisted:). Alguém que tenha a danada aí poderia fazer o teste e postar os números!! :concordo: Soltar as bieletas, como eu mostrei no vídeo, é "facim, facim"!!:concordo: :concordo:

Assim, matamos de vez esta dúvida!!

E quanto aos resultados, eu quero algo que me dê resultados práticos na trilha!! :concordo: :concordo:

nao precisamente deve ser uma rampa RTI, se vc consiguir uma empilhadeira ou até mesmo uma girafa dá p/ fazer tb

T+

carburador4x4
13/01/2011, 10:05
nao precisamente deve ser uma rampa RTI, se vc consiguir uma empilhadeira ou até mesmo uma girafa dá p/ fazer tb

T+

Tem Girafa aí???? :twisted: :twisted: :twisted:

guilherme soares
13/01/2011, 10:34
Tem Girafa aí???? :twisted: :twisted: :twisted:

Me lembro que no zoológico municipal tem umas 3.
parece que uma ia parir ainda em 2010 mais uma pequenininha.
eheheheheh

Ô Carbura.
Pode passar lá no Fabil que ele tem de se virar.
Afinal a Oficina dele é referência pra nóis, né?

[]´s

vovozão

Renato Fraga
13/01/2011, 10:54
RTI= Ramp Travel Index

Maiores informações http://en.wikipedia.org/wiki/Ramp_travel_index

Tem inclusive uma fórmula para obter-se o RTI sem rampa.

Funcionalidade de uma suspensão observa-se na trilha Rodrigo.

Teste RTI é apenas um parâmetro, principalmente para as devidas configurações e calibragens. Uma forma confiável de saber quais resultados cada modificação traz.

Abraços

moraespedro
13/01/2011, 15:55
Sem ser nada científico, faz dois anos que ando sem a barra estabilizadora traseira...
Na minha opinião, e sem teste algum... ficou melhor... acho que tive menos problemas com X...

Mas como já disse empírico, porém com experiência de trilha... e sempre andei muito com o troller que é meu carro do dia-a-dia... sem problemas com estabilidade...

Mesmo assim, fiquei curioso sobre os testes da "Rampa de Teste de Inclinação" (gostei mais desse nome... rs...)...

Abraços

carburador4x4
13/01/2011, 16:22
.........................Mesmo assim, fiquei curioso sobre os testes da "Rampa de Teste de Inclinação" (gostei mais desse nome... rs...)...

Abraços

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: Obrigado pelo apoio!! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

samukanvas
13/01/2011, 22:00
Rodrigo,

Qual o sistema vc estava usando que a mola soltou?? :pensativo: :pensativo: Algo parecido com aquele sistema que postei da Land?? :pensativo: :pensativo: se positivo, o tal gancho não "pescou" a mola??? :pensativo: :pensativo:

O troller usa o mesmo "sistema" que a cherokee. Eu apenas alonguei o batente como se deve fazer para qualquer suspensão elevada. Mas isso eu fiz depois desse teste. No teste eu ainda estava medindo isso e usando pneus 35...

Abs

Bruno Machado
14/01/2011, 22:18
Isso mesmo, é necessário compreender que o quanto de calço se coloca na mola, é o tanto que se reduz no curso da suspensão.

O correto seria colocar um prolongamento do amortecedor da mesma medida do calço da mola. POrém, se colocar um amortecedor de curso maior que que trabalhe em harmonia com os limites da suspensão, aí sim haverá ganho no desempenho.

Mas continuo insistindo que o método correto de testar uma suspensão é por RTI.

Abraços

Carbura,

O teste que o Renato quer que vc faça é este: http://www.youtube.com/watch?v=f2cZXAie4lU

Quando vc for fazer o teste vc me chama prá ver? :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Prometo que levo a filmadora e posto po resultado aqui...

Abs

ORIONE
30/11/2012, 08:31
Ressuscitando o tópico....

A turma abandonou o tópico? Vamos dar continuidade hehehe. Tirar algumas conclusões...

A q eu percebi foi q:
Troller c/ susp. orig. ou até ~3cm calço ñ melhora o curso soltar a bieleta!

Porem o meu está c/ calços d 3cm d futuramente devo trocar pra 5cm pra arredondar 2" hehehe o q p/ mim é o limite...
Na toroffroad ñ encontrei mais as bieletas desconectáveis, apenas ajustáveis por rosca...

carburador4x4
03/12/2012, 17:37
Ressuscitando o tópico....

A turma abandonou o tópico? Vamos dar continuidade hehehe. Tirar algumas conclusões...

A q eu percebi foi q:
Troller c/ susp. orig. ou até ~3cm calço ñ melhora o curso soltar a bieleta!

Porem o meu está c/ calços d 3cm d futuramente devo trocar pra 5cm pra arredondar 2" hehehe o q p/ mim é o limite...
Na toroffroad ñ encontrei mais as bieletas desconectáveis, apenas ajustáveis por rosca...

No meu eu mexi daqui, dali, coloquei a tal bieleta da TOR, mas cheguei à conclusão de que apenas colocando a bieleta regulável não observei resultado prático nenhum!! :concordo:

Albertocuritiba1
30/03/2014, 21:09
Vamos reativar o tópico...........
O meu esta com molas de F1000, amortecedores de F250 e pneus 35"..... no momento esta sem a barra dianteira, e esta muito ruim de curvas... amanhã vou medir com uma empilhadeira sem a barra e depois vou coloca-la e medir novamente..depois posto resultados...

Albertocuritiba1
01/04/2014, 13:04
Seguem fotos do teste que fiz hoje, sem a barra estabilizadora. O curso medido com empilhadeira de 500mm.
Observem nas fotos que o flexível do freio esta esticadíssimo.

457366
457367457365

xallanx
11/04/2014, 09:14
Fala Pessoal!!

Estou subindo a viatura, colocando molas e amortecedores 2" maiores e gostaria de saber o quanto devo aumentar as bieletas para que possa aproveitar o máximo de curso da suspensão.

xallanx
11/04/2014, 14:46
Esqueci de comentar no post anterior que estou adquirindo as bieletas reguláveis. Por isso gostaria de saber com quantos cm deveria ajustar as mesmas.

mauricioalan32
11/04/2014, 22:22
Vamos reativar o tópico...........
O meu esta com molas de F1000, amortecedores de F250 e pneus 35"..... no momento esta sem a barra dianteira, e esta muito ruim de curvas... amanhã vou medir com uma empilhadeira sem a barra e depois vou coloca-la e medir novamente..depois posto resultados...

Alberto, quanto maior ficou com essas molas de F1000? E esses amortecedores de F250 tem maior curso que o original?

RONIE_VALIM
15/04/2014, 00:57
Pessoal, estou montando meu Troller 2012 com pneus 37" e molas de +3". Gostaria de informações de qual seria a medida ideal de alongar panhard e bieletas. No meu jeito leigo de pensar:

Bieletas: Quando o carro estiver montado, levanto pelo chassi e solto as bieletas a ponto do eixo ficar suspenso e sustentado pelos amortecedores, e observo quando as molas estiverem encostadas a ponto de não "cairem", este será o ponto ideal das bieletas.

Panhard: Quando o carro estiver levantado com as molas, solto as barras (com os pneus no chão) e vejo o quanto falta para que o furo da barra chegue no furo do suporte. Forma de alongar: Aumentando o suporte no eixo ou fazendo esquema de regulagem na própria barra. Se for apenas com um suporte maior no eixo, penso que devo elevar as mesmas 3". Qual é o ideal? Qual funciona melhor?

Me corrijam se eu estiver errado, não entendo mas estou procurando entender pra não fazer nada de errado no carro.

Grato!

mauricioalan32
15/04/2014, 07:24
O meu foi feito um lift de 2" na dianteira e de 6cm na traseira, com isso foram refeitos os suportes de fixação da panhard no eixo, com o furo de fixação exatamente 2" mais pra cima e quanto as bieletas, no meu foi feito exatamente o teste que vc sugeriu, no entanto somente foi necessario alongar as dianteiras em 4cm. Foram tbm modificados os braços tirantes que fixam o eixo no chassis, a ponto de "rotacionar" o eixo para que ficasse na posição original, com as rodas bem centralizadas entre os paralamas e para que trabalhassem na posição original. Nos amortecedores tbm foram feitos alongadores de 2".

Abrass

RONIE_VALIM
15/04/2014, 11:36
O meu foi feito um lift de 2" na dianteira e de 6cm na traseira, com isso foram refeitos os suportes de fixação da panhard no eixo, com o furo de fixação exatamente 2" mais pra cima e quanto as bieletas, no meu foi feito exatamente o teste que vc sugeriu, no entanto somente foi necessario alongar as dianteiras em 4cm. Foram tbm modificados os braços tirantes que fixam o eixo no chassis, a ponto de "rotacionar" o eixo para que ficasse na posição original, com as rodas bem centralizadas entre os paralamas e para que trabalhassem na posição original. Nos amortecedores tbm foram feitos alongadores de 2".

Abrass

Obrigado pelo pronto esclarecimento.
Referente ao trabalho feito nos braços, você alterou somente a parte de baixo para corrigir o "fechamento" dos eixos? E como ficou o angulo dos cardãns?

Seria pedir muito colocar algumas fotos dos trabalhos realizados? Bieletas, panhard e braços...

Grato;
Ronie.