Ver Versão Completa : Motores a alcool
Qual a experiência que vocês tem com motores a alcool ? Pergunto por que estou pensando em colocar um AP 1.8 a alcool no meu Jipe, mas já ouvi dizer que em travessias com água ele "amarela", ou seja apaga ! :evil: Isto é verdadeiro ou depende do ano de fabricação do motor a alcool ? :wink:
Valeu.
Fala Gente... :D
O fato de ser alcool, gasolina ou diesel, qualquer um deles pode amarelar na agua... vai depender da vedação do motor, distribuidor e etc... são N fatores que fazem o motor amarelar na água, independente do combustível que ele usa... :D
[]'s
Eugênio
Acho que não me expressei bem, por isto a resposta não foi exatamente o que eu esperava. Na verdade o que eu perguntei é se os motores a alcool, por precisarem de maior calor para a explosão, podem sofrer pelo resfriamento decorrente da imersão na água, sendo que também por isto perguntei sobre o ano de fabricação do motor, eis que segundo o que se sabe, os motores a alcool mais antigos tem dificuldade de pegar quando há temperatura baixa (situação similar a de quando há imersão na água). :wink:
Grato.
ramiro_eli
14/09/2003, 13:31
Oi Epiro!
O Alcool é um combustivel com menor poder calórico que a gasolina e grande parte dele é composta de água. Uma queda brusca de temperatura no sistema de admisão ou câmara de combustão faz com que a agua que compõe o alcool se condense e volte a forma líquida, a mistura deixa de ter combustível em forma gasosa, e passa a tê-la em pequenas gotas, o que resulta em menor área de superfície. Este efeito resulta em um "retardo" na explosão dentro da câmara de combustão, fazendo com que o motor tenha uma baixa significativa em seu rendimento, acarretando em falhas ou até mesmo deixando de funcionar.
Por outro lado, os motores a gasolina ou Diesel, tambem sofrem com uma queda significativa de temperatura, mas em menores proporções, pela baixa quantidade de água encontrada nestes combustíveis.
De qualquer forma, eu particularmente, gosto muito dos motores a Alcool.
e tb IMHO, acredito que um AP-1800 em um jeep não dá conta do recado!
Thiago Rodeghel
14/09/2003, 13:46
Se fosse vc colocaria, em vez do 1.8 :roll: , já colocaria 2.0 :D . Podendo ser carburado ou injetado, tanto a álcool ou gasolina. Carburado é bem fácil de adaptar, agora com injeção eletrônica já é um pouco mais complexo se vc comprar um motor assim já compre junto o módulo e o chicote.
A diferença de consumo do 1.8 para o 2.0 é pequena para o Jeep. O q me disseram para este tipo de motor, antes de "mergulhar" é q ele esteja sempre bem refrigerado, ou seja um pouco frio :wink: . Já ajuda bem ele.
Estou para colocar um motor desses no meu, 2.0 com bloco do Golf antigo e cabeçote 16v, agora estou decidindo se vai ser carburador ou injeção...
Belê, falou :lol:
Ramiro, valeu muito pela resposta que foi extremamente completa. Relativmente ao AP dar conta ou não do recado, vou pagar para ver, sendo que pela ficha técnica do AP 1.8 a alcool (torque de 16 kgfm a 3.400 rpm e potência de 105 hp), é superior ao motor original que vou retirar do meu Jipe (Hurricane - 15 kgfm de torque a 2.000 rpm e 75 hp), sem mencionar que o AP é um motor elástico e moderno, que permite que se melhore o seu desempenho em todos os sentidos, colocando Polia Regulável, trocando comando de válvulas etc..., sem falar que as peças e a mão de obra são baratas. Além do que, se colocar um motorzão, como já pensei (fiz até um tópico sobre isto), tem que reforçar suspensão, pois o motor é bem mais pesado, reforçar chassis, trocar caixa de câmbio e de transferência, flanges etc..., e aí vai grana e tempo pra caramba. Optei por uma solução prática, moderna e não muito demorada. De qualquer forma valeu pela crítica construtiva. Abraços.
Relativamente ao que diz o Thiago, digo que achar o AP 2.0 aqui em Porto Alegre não é muito fácil, e quando encontra o preço por ele "pelado" é absurdo, de tal sorte que opto pelo AP 1.8 (seja a alcool ou a gasolina), eis que a performance é bastante semelhante dos dois, principalmente do a alcool, que é quase igual a do AP 2.0 a gasolina. Abraços.
Valeu pelas respostas.
Thiago Rodeghel
14/09/2003, 14:26
Ramiro, valeu muito pela resposta que foi extremamente completa. Relativmente ao AP dar conta ou não do recado, vou pagar para ver, sendo que pela ficha técnica do AP 1.8 a alcool (torque de 16 kgfm a 3.400 rpm e potência de 105 hp), é superior ao motor original que vou retirar do meu Jipe (Hurricane - 15 kgfm de torque a 2.000 rpm e 75 hp), sem mencionar que o AP é um motor elástico e moderno, que permite que se melhore o seu desempenho em todos os sentidos, colocando Polia Regulável, trocando comando de válvulas etc..., sem falar que as peças e a mão de obra são baratas.
Valeu pelas respostas.
Fala aí Epiro :lol:
Meu CJ5 também tá com esse motor, igual ao seu. Optei pelo AP justamente por isso q vc descreveu. Leve, moderno e elástico. Pra incrementar ele como vc diz, não é muito difícil e ainda por cima um dos motores mais baratos para se mexer e turbinar. Na minha opnião, se o meu fosse 1.8 a álcool colocaria nele um kit do passat GTS ou do Gol GTS, que seria um comando de válvulas e um carburador Solex 2E de corpo duplo, se não me engano o 3E seria para motores 2.0.
Mas é só uma dica... :wink:
Beleza FLW :lol:
Fala Thiago !
Já ouvi falar desta "mexida" em motores AP 1.8 colocando estes kits de Passat GTS ou Gol GTS, só não sei se a gente encontra estes kits prontos para vender em lojas de peças automotivas ou tem que catar em Ferro Velho mesmo ? ! :roll:
Valeu.
Thiago Rodeghel
14/09/2003, 15:30
Fala Thiago !
Já ouvi falar desta "mexida" em motores AP 1.8 colocando estes kits de Passat GTS ou Gol GTS, só não sei se a gente encontra estes kits prontos para vender em lojas de peças automotivas ou tem que catar em Ferro Velho mesmo ? ! :roll:
Valeu.
Já vi que o AP vai ficar nervoso :twisted: . O carburador vc encontra recondicionado, já o comando o ideal seria procurar em mecânicas q preparam carros turbo ou de arrancada, o q hoje em dia não é muito difícil de achar. Algumas revistas como a Full Power e Auto Power, tem bastante lugares q vendem esses tipos de comandos. :wink: Já tem uma opção de kit turbo, com coletor,juntas,turbina,coisa e tal... Tudo pronto para qualquer AP. É só chegar em casa e montar :lol:
Thiago, já vou começar a correr atrás...
:D Salve Galera!!!!
:D Metendo meu bico no papo de vc's...
:D O que estão querendo fazer?? Foguetes??? Para correr em pistas Indoor, ou deixar aquele golzinho comendo poeira??? :D
[]'s
Thiago Rodeghel
14/09/2003, 19:25
:D Salve Galera!!!!
:D Metendo meu bico no papo de vc's...
:D O que estão querendo fazer?? Foguetes??? Para correr em pistas Indoor, ou deixar aquele golzinho comendo poeira??? :D
[]'s
Fala Giovani
Não, mas acho q vc me deu uma boa idéia :twisted: :twisted: :lol: :lol:
Brincadeira, mas já vi em provas de arrancada, um Jeep Willys ganhar de um Maveco V8, claro q o Jeep tava com GM 4.1, e outros incrementos. Não estamos querendo velocidade, mas extrair o máximo desses motores. :lol:
Belê FLW
Não estamos querendo velocidade, mas extrair o máximo desses motores. :lol:
:D Grande Thiago!
:D Pois é... Tirar o máximo pra que finalidade?? Ir melhor na trilha? Isso não vai acontecer... :wink:
[]'s
Thiago Rodeghel
14/09/2003, 19:41
:D Pois é... Tirar o máximo pra que finalidade?? Ir melhor na trilha? Isso não vai acontecer... :wink:
[]'s
Bom, foi pelo menos o q a maioria dos mecânicos daqui disseram :roll: . Inclusive alguns chegam a ser bem melhores q GM 4.1 :shock: . Mas é claro isso já seria para carros comuns. Os mecânicos daqui dizem q se vc possui um motor desses, com uma preparação leve, nunca mais vai querer outro motor. Mas sei lá, como o Epiro disse "vou pagar pra ver". :D
[s] ainda teimoso com meu AP 2.0
Mas sei lá, como o Epiro disse "vou pagar pra ver". :D
:D Grande Thiago!!
:D Pois é, vai pagar caro! Um BF-161 "abrindo o bico", vai fazer coisas que ele não vai... :wink:
:D Em carros de rua ou jeep's de Indoor, velocidade é tudo! Mas na trilha, a cavalaria pouco importa. O que interessa é o torque e em que rotação vc tem ele! :wink: Compare as fichas dos motores, e veja o torque e a rotação em que se atinge o máximo dele! :wink:
[]'s
Pedro Bachir
14/09/2003, 20:22
E ae?
Na boa, o ap ja tem torque em alta ainda mais um 16 valvulas. O seu motor até poderá ter torque mas apenas em altissimas rotações.
flw
Mauro B.
15/09/2003, 00:36
Fala Epiro e Thiago !!! :D
Olha, ouçam o que o Giovani está dizendo...é a realidade...! :(
Essa preparação que vc's estão falando é para velocidade e altas rotações...o motor vai ficar extremamente "xoxo" de médias a baixas rotações, o que é péssimo para as trilhas! :wink:
O que se precisa em um jipe para as trilhas é: torque elevado em baixas rotações! A preparação sujerida nesses ap's são para elevar a potência em altas rotações. E só! Tu pode até elevar o torque, mas ele só ficará presente em rotações nada "convenientes" na hora da trilha...então, eu não faria essas alterações! :lol: 8)
[]'s de quem prefere 15kgf a 2000rpm do que 16kgf a 3400!
Mas o AP dá para preparar, melhorar o torque em baixa, lembre que eu falei da Polia Regulável (que é exatamente para isto, privilegia o torque em baixa ou a potência, dependendo do que preferir o proprietário), do comando de válvulas mais "brabo", etc...
Raciocinem comigo: o motor AP é um motor pequeno e leve, elástico e de mecânica excelente, devendo ser salientado que uma preparação "forte" no AP pode ser mais barata, fácil e rápida do que colocar um motor possante no Jipe e ter que gastar e esperar por reforço na suspensão, reforço no chassis, nova caixa de câmbio e de Transferência, corte na parede corta fogo etc... Apenas gostaria de saber dos críticos do AP, quem já teve este motor ?
Grato.
Everton.
ramiro_eli
15/09/2003, 09:41
Eu já respondi isto em outro tópico:
O VW AP é sem dúvida um exelente motor, robusto, confiável, leve e principalmente barato(para comprar e manter), mas na minha humilde opinião ele não se adequa muito ao uso off-road, principalmente em um Jeep Willys, que pesa mais de 1.500kg.
Por que?
Por que apesar de em números absolutos o AP se comparar(e muitas vezes superar) o GM 151(opala 4cil) em torque e potência, no uso em trilhas não demostra o mesmo, devido a existência de "buracos" na curva de torque do propulsor VW. No GM esta mesma curva é muito mais "plana", alem de surgir em regime de rotações mais baixas que o AP.
Mas o que isto quer dizer?
Na prática, com o motor VW é nescessário mante-lo a 3.000~3.500 rpm para que o mesmo forneça 17kgf de torque, enquanto o motor GM entrega esta mesma força a 1.800rpm. Ou seja, para superar um mesmo obstáculo na trilha o VW é mais exigido(assim como a embreagem, platô, cambio, etc...), enquanto que o GM torna a dirigibilidade da viatura muito mais fácil e prazerosa...
Algumas pessoas não se incomodam com estas características e gostam do AP nas trilhas, mas pessoalmente, acredito que existem algumas opções melhores que o AP.
Ex: Ranger 4 cil 2.5 ou 2.3 16v (estes são plug&play no Jeep 76 em diante)
Ranger V6
Opala 4 ou 6cil
Silverado 4.1mpfi
S 10/Blaser 2.2, 2.4 ou V6
Pessoal,
Não esqueçam do Maverick 6cc. :wink:
Um excelente motor, robusto, peças baratas e... plug'n'play. :lol:
Certo Giovani, Monge, Eduardo? 8) 8)
[s] do BF-161,
Thiago Rodeghel
15/09/2003, 18:29
Esse assunto dos motores, nunca vai ter fim... :roll: Já vi muitos jeeps motores AP 2.0 por aqui, q se deram muito bem. Até alguns tinham o GM 4c, mas depois q trocaram pelo AP, disseram q não tiveram mais problemas :D só alegria com este motor. Não depende só do motor, mas sim do conjunto (motor,cambio,etc) quem não consegue acertar este item, esquece... Outra é a manutenção da GM, o q não é nada baratinho :( , foi outro motivo q pesou. E o preço dos motores por aqui, os caras estão doidos :? , fui atrás até na época de um 4.1 da Silverado, já q da Ranger 4c e da S10, não encontrava, até encontrava mas tava faltando numeração :roll: . No da Silverado me pediam 2500,00 a 3000,00 Lt$ :shock: , dei risada da cara do camarada :lol: :lol: E outra na hora de adaptar o GM tinha de mexer em um monte de coisas, e como a verba tava curta optei pelo AP.
E outra não dá para nós ficarmos comparando motores, o AP é bem diferente do Powertech :?
Mais é só minha opnião :D
Thiago, concordo em gênero, número e grau, mas sou humilde o suficiente para reconhecer que me equivoquei, caso me decepcione com a adaptação do AP 1.8 ou 2.0 no meu Jipe, mas sinceramente, acho que não vou me decepcionar.
Ao que sei, e ao contrário do que disse o Ramiro, o GM tem torque máximo com 2.800 rpm e não 1.800 rpm, como ele disse, ou seja, é quase igual ao AP, sendo este um motor mais moderno e com manutenção mais barata, além de ser, com já foi dito várias vezes, elástico. Saliento que gosto de socar o pé no fundo, portanto giro alto para mim não é problema. Mas de qualquer forma, só depois da adaptação para mim poder falar com mais certeza, na medida em que é difícil falar quando a gente não tem experiência direta com o motor.
Finalizando, nunca vi ninguém que tem AP no Jipe reclamar.
Valeu.
Apenas voltando ao nosso tópico: não existe nenhuma maneira de contornar ou amenizar a situação descrita por mim e pelo Ramiro, que é o fato do motor a alcool, por tudo o que já foi dito, ter uma tendência maior a apagar em trechos em que haja travessia de água ?
Valeu.
Thiago Rodeghel
16/09/2003, 18:19
Thiago, concordo em gênero, número e grau, mas sou humilde o suficiente para reconhecer que me equivoquei, caso me decepcione com a adaptação do AP 1.8 ou 2.0 no meu Jipe, mas sinceramente, acho que não vou me decepcionar.
Valeu.
Fala aí Epiro :lol:
Foi o q tbm já disse no tópico "AP 2.0 no CJ5", se não me agradar, o q também acho difícil, vou ter de mudar para um 4.1, mas até lá vamos ver.
Valeu :lol:
Mauro B.
17/09/2003, 02:40
Mas o AP dá para preparar, melhorar o torque em baixa, lembre que eu falei da Polia Regulável (que é exatamente para isto, privilegia o torque em baixa ou a potência, dependendo do que preferir o proprietário)
Fala Epiro !!! :D
Putz, eu não sei o que é isso...! :oops: Cara, o que é, onde fica e como funciona essa "polia regulável" ???
[]'s curiosos
walter.andreis
17/09/2003, 10:04
Fala Epiro !!! :D
Putz, eu não sei o que é isso...! :oops: Cara, o que é, onde fica e como funciona essa "polia regulável" ???
Mauro,
A polia regulável serve para regular (obviamente) o momento de abertura/fechamento das válvulas... nas poias fixas, você não tem a possibilidade de regular, já na polia regulável é só você afrouxar uns parafusos nela, e fazer pequenas regulagens no comando de válvulas, e depois prender denovo... ela fica localizada no mesmo local onde estão as demais polias do motor... :wink:
[]'s
E apenas complementando o que disse o Valter, com este ajuste na polia regulável, se pode potencializar o torque em baixas rotações ou a potência em alta, sendo que a polia regulável é um acessório bem barato, que custa, se não me engano, ao redor de R$ 80,00 (oitenta reais). :wink:
Apenas gostaria de saber dos críticos do AP, quem já teve este motor ?
... Finalizando, nunca vi ninguém que tem AP no Jipe reclamar.
:D Caro Éverton!!!
:D Eu tinha AP 2.0 no meu CJ... Andei com ele durante 1 ano! Na primeira trilha já vi a m... que é! Continuei porque andava na cidade direto. Depois que pude deixar o jeep só para as trilhas novamente, troquei pelo Ford 3.000! :twisted:
:D Cara, passei vergonha nas trilhas com esse motor... Como já disse antes, um BF-161 "abrindo o bico" faz melhor... :wink:
:D O Ford 3.000 é uma boa opção, Plug&Play e faz mais na trilha, muito mais que um AP... :wink:
[]'s
Giovani, até que enfim vi alguém que teve AP reclamar do AP !
Giovani, até que enfim vi alguém que teve AP reclamar do AP !
:D Grande Éverton!!!
:D Isso acontece... Um amigo meu, toneiro mecânico, que fez muitas adaptações no meu Jeep, inclusive os motores, é fã do AP! Já discutimos tanto, que tem uma aposta rolando... Churrasco e cerveja pra quem ganhar! Faremos um teste de trilha, em 2 locais que já estão selecionados... por mim... :twisted: :twisted: Eu com meu 3.000 e ele com o AP 2.0! Só que o jeep dele ainda não tem nenhum parafuso no lugar... :lol: Vai demorar para ver o resultado... :lol:
[]'s
Mas Giovani, não sou radical não, pelo contrário, só não entendo o ranço contra o AP !
Terça-feira passada estive na tua terra, em Santa Rosa, a trabalho, e estava parado na rua que tem a Vara da Justiça do Trabalho e vi um Jipe vermelho, que o proprietário estava estacionando naquele momento, para ir ao dentista, que fica ali perto. Claro, como bom jipeiro, fui conversar com o dono logo após ele ter estacionado o carro, perguntar qual motor ele tinha, quais as adaptações que tinha feito etc... Ele me disse que o seu nome era Osmar, O Jipe era ano 1942, o motor era o Falcon e tinha a caixa de câmbio Clark de quatro marchas. Já até pensei em fazer esta adaptação no meu Jipe (vide o tópico Motorzão ou não ?), só achei que a adaptação fica meio cara e o risco de quebra é maior, eis que o Falcon tem torque que não acaba mais (35 kgfm a 2.500, se não me engano), e não sei se a caixa de transferência original aguenta :wink:, além da dificuldade de se achar peças para este motor, e manutenção cara. Por isto muitos pensam no AP, inclusive eu, que é um motor leve, pequeno, não precisa reforçar suspensão, a caixa de câmbio e de transferência originais aguentam ele, se acha peças com facilidade e pode ser "mexido", sem problemas. Resumindo, com o AP não se sai muito do projeto original do Jipe, apenas se moderniza ele, mas não se altera o que é desnecessário.
Mas aqui vai uma pergunta para ti: o teu AP era "mexido" ou original, purinho ?
Terça-feira passada estive na tua terra, em Santa Rosa, a trabalho...
Mas aqui vai uma pergunta para ti: o teu AP era "mexido" ou original, purinho ?
:D Quando vier pra cá de novo, me dá um toque! Vamos tomar umas geladas... :wink:
:D O meu AP era "purinho", carburado, sem preparação. Aquele meu amigo já teve um AP 1.8 preparado no CJ dele... Era animal! Na arrancada vc colava no banco... :twisted: Mas era para Indoor. Pouco mais tarde, ele mesmo trocou o motor... :wink:
[]'s
Giovani escreveu:
:D Quando vier pra cá de novo, me dá um toque! Vamos tomar umas geladas... :wink:
[]'s
Giovani, combinado !
Thiago Rodeghel
23/09/2003, 22:45
Apenas voltando ao nosso tópico: não existe nenhuma maneira de contornar ou amenizar a situação descrita por mim e pelo Ramiro, que é o fato do motor a alcool, por tudo o que já foi dito, ter uma tendência maior a apagar em trechos em que haja travessia de água ?
Valeu.
Fala aí Epiro :D
Andei conversando com uns mecânicos sobre isso, e me disseram q não tem o q fazer :cry: :( ... O problema do motor a álcool é isso... trabalha em baixas temp.
O q pode melhorar seria a injeção eletrônica, q iria apenas amenizar o problema :roll: Mas aí é vc que escolhe :) :wink:
Se alguém descobriu algo para amenizar isso, fala aí pra Galera :D
FLW :D
Valeu Thiago, acho que não tem jeito mesmo, tanto que já comprei o AP 1.8 a gasolina, que está lá no meu album pessoal.
Valeu.