PDA

Ver Versão Completa : TROLLER X MARRUÁ X ENVESA



Rafael Junior
22/04/2005, 19:42
O Troller é a grande vedete dos " jeeps". Com um aspecto moderno (cópia do Wrangler) e até certo ponto confortável, tem conquistado uma legião de consumidores. Com um trem de força muito bom e acessórios de conforto como capota rígida, faz juz ao preço de aprox. R$ 75.000,00, pois o publico é diferenciado, tem muita gente comprando troller pra ir na missa de domingo, e tem gente que gosta de um veiculo relativamente pronto e sem " adaptações".
O Marruá veio preecnher a lacuna de veiculos robustos, nicho herdado pela extinta e saudosa engesa ( Tão saudosa que o copiaram) mas um veiculo sem muito conforto e um preço alto, cerca de 75.000 reais, deixa um pouco a desejar, fica mais complicado der ser o unico veiculo familiar. Apesar de um trem de força muito bom mas contestável ( Não possui reduzida).
A envesa por sua vez tem um trem de força não tão moderno, S4 cambio e reduzida toyota, mas muito robusto. Deixa a desejar no item eixos por serem arrematados em leilòes e desmanches e, por serem mais largos descaracterizando a largura original do veiculo
Entretanto por um valor muito menor se é possivel "montar" uma envesa, e como o cliente quiser.

Bom, as descrições acima são opiniões particulares, mas servem de base para iniciarmos as discussões sobre a briga desses três veiculos que estão a disposição no mercado para serem adquiridos.

Agora é com vcs!!!!!

paulohflyra
22/04/2005, 23:01
Rafael...

Na boa.. 75k é caro no Marruá .. este veículo é a despojada versão militar em série limitada de 100 .. para quem quiser comprar 1o e tiver grana sobrando pelo ladrão.. com certeza deve ser muito robusto.. até mais que os outros 2 concorrentes citados.. e traz consigo uma rede de concessionárias de alcance nacional.. tem que esperar para ver mais.. é com certeza evolução do projeto Engesa e se já não foi aprovado pelo EB esta em vias de ..

O Troller.. tem toda uma mídia e tem um conjunto apropriado... contra ele pesam o fato da redução ser acianada por corrente.. e qdo dá pau.. já viu.. a 4x4 tb é acionada por botão .. por isso mesmo eu nao compraria .. fora que já guiei e achei a egonometria ruim para minha estatura.. só não é pior que a land..

O Envesa.. de bom tem um P... Motor .. o S4 e o câmbio da band + redução.. sou muito acostumado com o 240v que em conjunto com o S4T permite misséria literalmente.. Montar um Engesa não é complicado mas precisa ser realiazado com competência.. na Boa..o que eu fazia.. acho que até respondi no tópico Novo Marruá.. . mas simplesmente compra um E4 86 , revisava, botava um S4T Plus novo e mais ums ajustes.. pronto tava era satisfeito.. botando para F... nas trilhas da vida.. veja o tópico anterior lá tem um post meu..

Ahh claro.. já ia esquecendo .. tem uma opção mais refinada e tb mais cara.. compre uma Camper com S4T + 240 V e vá trabalhando ela aos poucos.. conforto+força+robustez.. só não é tao reduzida qto o E4 !

[]´s

AlemãoRS
22/04/2005, 23:44
Eu gostei do Marrua, do desenho e de suas qualidades mecanicas, com excessão é claro, pela falta da caixa reduzida, o que para mim é uma falha imperdoavel, ele tem todas as caracteristicas pra ir muito bem em trilhas e não colocam reduzida?Não existe offroad sem reduzida!
No meu ponto de vista a vantagem do T4 é justamente a de pelo mesmo preço, termos um carro que pode ser utilizado no dia a dia e em trilhas. Claro que não com o conforto de um automovel, afinal estamos falando de um jipe.Em relação ao acionamento da reduzida, realmente seria mais robusto se fosse por engrenagem e não elétrico, mas não sei o qto menos duravel é esse sistema, já que vem sendo amplamente utilizado em outros carros.
Acho q o marrua, assim como a versão militar do troller é para quem tem grana e quer ter mais um brinquedo na garagem, pq são carros exclusivamente para trilhas, dae acho que compraria um CJ5 ou samurai por um quarto do preço...
em relação ao Envesa não vou me pronunciar pq conheco muito pouco...

mas bom mesmo pra mim é o Vitara!!!
OBS:é o único que meu bolso me permite ter!!hahaha

paulohflyra
23/04/2005, 09:45
Eu gostei do Marrua, do desenho e de suas qualidades mecanicas, com excessão é claro, pela falta da caixa reduzida, o que para mim é uma falha imperdoavel, ele tem todas as caracteristicas pra ir muito bem em trilhas e não colocam reduzida?Não existe offroad sem reduzida!
No meu ponto de vista a vantagem do T4 é justamente a de pelo mesmo preço, termos um carro que pode ser utilizado no dia a dia e em trilhas. Claro que não com o conforto de um automovel, afinal estamos falando de um jipe.Em relação ao acionamento da reduzida, realmente seria mais robusto se fosse por engrenagem e não elétrico, mas não sei o qto menos duravel é esse sistema, já que vem sendo amplamente utilizado em outros carros.
Acho q o marrua, assim como a versão militar do troller é para quem tem grana e quer ter mais um brinquedo na garagem, pq são carros exclusivamente para trilhas, dae acho que compraria um CJ5 ou samurai por um quarto do preço...
em relação ao Envesa não vou me pronunciar pq conheco muito pouco...

mas bom mesmo pra mim é o Vitara!!!
OBS:é o único que meu bolso me permite ter!!hahaha

Alemão ! Eu até tinha discutido isto no tópico anterior.. mas em resumo.. com um Engesa original e bom pneus (nada de fronteira ou BF 33) vc vai vai ser capaz de chegar em lugares que nem veículos mais preparados chegam.. para isso tem que saber usar o conjunto que tens em mão.. se vc tiver um Engesa com S4T e uma relacao de 3,5 ou 4,0 que seja.. vc chega e ainda levando amarrado na cinta um vitara fácil ;) (nem dá para sentir o peso) . A caixa de redução não é essencial para um conjunto destes.. O Marruá realizou os testes no campo da restinga da marambaia fora Brasil a dentro..e a versão do EB não tem redução.. a propósito para quem não sabe o Troller foi reprovado. Qto ao vitara com uma preparação básica já pode brincar um pouco .:

- Protetor Tanque+cambio+peito de aço (Essencial)
- Snorkel (Essencial)
- 4 Black Star
- Lift de 5"

Me lembro que para os idos de 98 qdo participava da antiga lista powerline, tinha um vitara azul "Merlin" mas diabos que fujiu o nome do proprietário agora...

[]´s

AlemãoRS
24/04/2005, 15:48
Em relação ao exército ele não foi reprovado...
tu tá reduzindo no diferencial, é a mesma coisa...
sem reduzida tu força a embreagem, todo conjunto e tem lugares que é essencial sim!

gvogetta
24/04/2005, 19:15
Senhores,

O Troller foi reprovado sim, em vários testes do EB. Eu assisti um teste dele aqui em Curitiba, na pista do Parque Regional de Manutenção da 5ª RM, pois sou ex-militar e tenho muitos amigos ainda lá dentro...

Segundo um dos oficiais que conduziam o teste aqui, ele já havia sido reprovado em outros dois testes de campo por problemas de quebras... Foi reprovado novamente em Curitiba em função da dificuldade de desmontagem de alguns dos conjuntos mecânicos, dos quais infelizmente não tive detalhes...

Como são vários testes, dezenas mesmo, não fiquei sabendo se chegou a ser homologado (aprovado) para uso nas FA, mas o fato é que todos os avaliadores daqui detestaram o veículo... Ouvi inclusive boatos de que a fábrica iria desistir de insistir na homologação pelo exército para não passar o vexame de ter seu veículo oficialmente reprovado...

Já as impressões sobre o Marruá foram muito melhores. Pelo que soube, ainda não está homologado, mas está bem próximo disso.

Saudações,

paulohflyra
24/04/2005, 20:55
Em relação ao exército ele não foi reprovado...
tu tá reduzindo no diferencial, é a mesma coisa...
sem reduzida tu força a embreagem, todo conjunto e tem lugares que é essencial sim!

Alemão... mas uma vez.. é preciso conhecer o conjunto que tem em mãos... vide que a relação do Engesa E4 é mais de de 30p/1 na 1a marcha com tudo original (repara que falo do que vem equipado) .. é só fazer contas..agora imagina com um torque monstro do S4T ?? Tú sabe quanto é ? Conheces as relações do vitara original ?? Me responda uma pergunta.. se alterar o diâmetro do pneu, altera o quê no final ?? Somado tudo isso em uma suspensão de bom curso e ótimos angulos de ataque e saida.. Rapaz, se vc não souber guiar vai queimar a embreagem com reduzida e tudo mais.. já cansei de ver.. Já vi-se o tamanho do disco de embragem do Engesa ?? é o mesmo da D20/Veraneio !...... sim... veja o tópico Novo Marruá nesta mesma lista.. lá ta tudo explicado..

paulohflyra
24/04/2005, 21:04
Senhores,

O Troller foi reprovado sim, em vários testes do EB. Eu assisti um teste dele aqui em Curitiba, na pista do Parque Regional de Manutenção da 5ª RM, pois sou ex-militar e tenho muitos amigos ainda lá dentro...

Segundo um dos oficiais que conduziam o teste aqui, ele já havia sido reprovado em outros dois testes de campo por problemas de quebras... Foi reprovado novamente em Curitiba em função da dificuldade de desmontagem de alguns dos conjuntos mecânicos, dos quais infelizmente não tive detalhes...

Como são vários testes, dezenas mesmo, não fiquei sabendo se chegou a ser homologado (aprovado) para uso nas FA, mas o fato é que todos os avaliadores daqui detestaram o veículo... Ouvi inclusive boatos de que a fábrica iria desistir de insisitr na homologação pelo exército para não passar o vexame de ter seu veículo oficialmente reprovado...

Já as impressões sobre o Marruá foram muito melhores. Pelo que soube, ainda não está homologado, mas está bem próximo disso.

Saudações,

Getúlio.. O E4 Fase 2 só foi reprovado pelo EB no teste do salto, pois quando o mesmo aterrisava após ter as 4 rodas no ar .. era meio que sorte controla-lo.. por isso não foi adotado pelas FA na época.. (foi o que me contaram) .. apesar do EB de Brasilia ter unidades operacionais equipadas com o motor Q20B.. será que a Agrale matou o problema.. mas como se a suspensão dianteira aparantemente permaneceu a mesma.. pelo que soube dos testes do Marruá .. ele esta indo bem.. resolvido os 1os problemas do prótotipo.. qdo ia o Marruá a Land e o Troller .. se um dos dois últimos entala-se era o Marruá que trazia na cinta.. mesmo equipado com este motor diesel de giro alto .. o ideal seria o S4T Plus.. apesar deste ser mais pesado..

[]´s

paulohflyra
25/04/2005, 16:58
Tópico Morreu ?

Beto
25/04/2005, 17:31
Mandei uma mp pro Carlão o login dele é crw. Ele tem uma envesa e é du kct. Já vi o tratorzinho em ação, quem sabe ele não pode passar mais informações.
Inclusive ele queria vende-la, mas acho que não vai mais, só sei que um valor bem abaixo desses acima, vc. compraria a dele com guincho mecanico, zerada com +/- 15.000km.

guilhermekrug
25/04/2005, 17:43
Desculpem mas acho que tem muita gente querendo falar mau sem poder.

O Troller não foi reporvado pelo Exército. Ele foi aprovado e na mesma época o Marrua e a Land foram reprovados. O mArrua teve problemas de quebra em um teste eliminatório e a Land saiu quando verificou como era o teste de capotagem. Isto não significa muito, a quebra do Marrua foi pontual e o exército deve estar aprovando em breve e a Land tem a demora típica de grandes multinacionais, por isto deve demorar um pouco para reapresentar com uma gaiola ....

Falar que o pessoal do exército não gostou do Troller é muito engraçado. só eu conheço 2 pessoas que participaram dos testes e compraram Trollers, um (na época em São PAulo) comprou um T5 e outro aqui no Rio comprou um T4 a gasolina para brincar.

Os preços deste tópico também sofreram com o tempo, agora o Troller esta R$ 74 e muito e todos falam que chega a 80 K até o final do ano e acho que o Marrua esta sendo vendido por R$ 80 K.

Fico feliz com a concorrencia e com o aumento da produção nacional.

Raniel
26/04/2005, 17:44
Guilherme,

Ainda complemento a sua mensagem com a seguinte notícia:


* Troller apresenta quatro modelos durante a LAAD 2005

Durante a LAAD 2005 - Latin America Aero & Defense - que acontece de hoje (26) a 29 de abril no Riocentro, a Troller Veículos Especiais S/A, montadora brasileira especializada em soluções customizadas, irá apresentar suas novidades ao setor. Divisão responsável pela pesquisa e desenvolvimento de veículos de aplicação específica, a Troller Soluções apresentará quatro veículos com objetivos diferenciados, desenvolvidos nas plataformas do jipe T4 e da picape Pantanal. De acordo com o gerente da divisão, Levy Silveira, os modelos apresentados atendem as necessidades do Exército Brasileiros, com a ressalva que não haver similares no País. "Uma de nossas preocupações é a de pesquisar a aplicabilidade dos veículos que servem as Forças Armadas para melhor atendê-los. Este é um diferencial da Troller que se aplica permanentemente em analisar as áreas em que atua e, com isso, tem se capacitado a oferecer todo o suporte necessário aos clientes", afirma. Neste evento, por exemplo, o jipe T4 apresenta-se como um lança-míssil. A estrutura do veículo passou por adequações estruturais e de reforço no santantonio. "O carro é versátil e sua concepção supera os requisitos exigidos para a operação do equipamento em campo", ressalta Silveira. Ainda no jipe T4, a Troller mostra os modelos T4-M e T4 BAA. Classificado pelas Forças Armadas como um Veículo de Transporte Não-Especializado - VTNE, o T4-M foi homologado pelo Exército Brasileiro no ano passado. O modelo, desenvolvido e projetado pela empresa, é adequado para conduzir tropas em regiões de difícil acesso. Pode também ser utilizado como veículo de reconhecimento e, em determinadas circunstâncias, como veículo de combate. Por ter um perfil bastante baixo quando retirada a capota e rebatido o pára-brisa, pode ser transportado em porões de navio ou por helicópteros. O modelo tem capacidade de travessia de água de até 80 cm de profundidade. O T4 BAA conta com equipamentos como o tanque de 250 litros, como bomba de alta pressão, e mangueira com 60 metros, que possibilitam autonomia de 33 minutos de combate a incêndio e jato de água de 12 metros. Pode ainda, no atendimento às forças armadas, ser direcionado como dispersor pela capacidade de pressão da água quando utilizada. Em sua segunda apresentação pública, a Pantanal chega camuflada como os outros modelos da marca presentes da LAAD e conta com modificações direcionadas para a aplicação militar, principalmente na caçamba que, em comparação ao modelo convencional, teve sua largura ampliada de 1.480 para 1.615 mm e o comprimento reduzido de 2.390 para 2.340 mm. A picape traz dispositivos para o transporte de tropa em sua caçamba com o diferencial de que os ocupantes podem utilizar os assentos nos formato tradicional (lateral), oferecendo maior capacidade de carga, e a novidade na posição central que facilita a operação da tropa que estará no centro da caçamba. Com capacidade para até 14 soldados, a Pantanal Militar não tem similar no mercado nacional na categoria veículo leve. É a única com capota com cajados, uma vantagem para a aplicação militar, pois oferece maior segurança à tropa. O modelo transporta ferramentas de assalto, como pá e machado, instaladas nas laterais. Também apresenta suporte para fuzil na cabine e para antena de radiocomunicação e está capacitado para rebocar morteiros e munições com até ¾ de tonelada sem freio ou 4,5 toneladas com freio. Além dessas aplicações, a picape pode ser utilizada para operação de artilharia, carro oficina, ambulância, UTI móvel, transporte de lança-míssil terrestre entre outras funções. (Webtranspo)

abraços

AndersonPoa
03/05/2005, 16:19
Srs,

Nao tenho Troller, minha opiniao sobre o mesmo nao interessa, mas a verdade é
que os fatos a seguir foram extraidos de www.sgex.eb.mil.br/boletim/BE2005/be2005pdf/be11-05.pdf

"SECRETARIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
PORTARIA N ° 035-SCT, DE 30 DE DEZEMBRO DE 2004.
Homologa o RETEX n° 1965/04, relativo ao
protótipo da Viatura de Transporte Não-
Especializado (VTNE) ½ t 4X4 T4-M, da empresa
TROLLER VEÍCULOS ESPECIAIS S.A.
O SECRETÁRIO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, no uso das atribuições, que lhe
confere o no 10 do Art 8o do Capítulo VII do Regulamento da Secretaria de Ciência e Tecnologia do
Exército Brasileiro (R-55), aprovado pelo Decreto no 91631, de 06 de setembro de 1985, e em
conformidade com o no 12 do Art 7o do Capítulo VII das IG 20-11 - Instruções Gerais para o
Funcionamento do Sistema de Ciência e Tecnologia do Exército, aprovadas pela Portaria Ministerial no 270,
de 13 de junho de 1994, resolve:
Art 1° Homologar o RELATÓRIO TÉCNICO EXPERIMENTAL n° 1965/04, relativo ao à
Avaliação Técnica, na qual o protótipo da Viatura de Transporte Não-Especializado (VTNE) ½ t 4X4
T4-M, da empresa TROLLER VEÍCULOS ESPECIAIS S.A, foi considerado APROVADO.
Art 2° Estabelecer que esta Portaria entre em vigor na data de sua publicação."

AndersonPoa
03/05/2005, 16:22
MAis jornalistico, http://quatrorodas.abril.uol.com.br/carros/testes/0305troller.shtml