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Ver Versão Completa : Dúvidas para adquirir um Freelander!!!



jhippert
04/01/2011, 07:57
Olá amigos,

Sou proprietário de uma Hilux-SR5, mas planejo vendê-la para trocar por um veículo um pouco menor, mas sem abrir mão da tração 4x4. Estive avaliando as opções, dentro da faixa de preço procurada e me interessei bastante pelo Land Rover Freelander. Como conheço pouco do carro, gostaria da ajuda dos colegas aqui do fórum para esclarecer algumas dúvidas.

Considerando um modelo 2005 ou 2006...

- Quais são as diferenças entre as versões S, SE e HSE?
- A diferença de preço entre o modelo 2005 e 2006 é bem razoável. Muda muita coisa de um ano para o outro?
- Qual a kilometragem indicada para substituição da (ou das) correias dentadas? Me parecem que são 3 correias, certo? Encontrei algumas informações sobre isso aqui no fórum, mas gostaria de confirmar.
- Qual o consumo médio do veículo, cidade e estrada?
- Existe versão com câmbio manual para os anos citados?
- Vi um modelo que utiliza roda aro 16, se não me engano, 215/75. Alguém sabe o custo médio de um bom pneu para essas medidas?

Considerando a possibilidade de importação direta de peças, outra informação que obtive aqui no fórum :D...qual seria o custo total para manutenção de rotina de alguns itens como...

- Substituição de pastilhas de freio
- Substituição de amortecedores
- Substituição de correias (as tais já citadas)
- Substituição das bobinas dos cilindros (problema que vi citado algumas vezes também aqui no fórum)
- Qualquer outra manutenção de rotina recomendada

São muitas dúvidas, mas gosto de saber todas as informações possíveis antes de fazer negócio. Acho que dessa forma pode-se evitar muita dor de cabeça.

Agradeço muito aos que puderem contribuir com informações. Toda opinião é muito benvinda!

Abraço!

João Hippert

neilsonhenriques
04/01/2011, 11:48
Olá João,

Vou responder o que puder ...



Sou proprietário de uma Hilux-SR5, mas planejo vendê-la para trocar por um veículo um pouco menor, mas sem abrir mão da tração 4x4. Estive avaliando as opções, dentro da faixa de preço procurada e me interessei bastante pelo Land Rover Freelander.

Espero que você não vá querer fazer com o Freelander o que faz com o Hilux. :mrgreen:
É um Land Rover, mas não é um Defender ...
Se for o HSE, as rodas aro 18 com perfil baixo de pneu já te dizem que a vocação não é lameira.



- Quais são as diferenças entre as versões S, SE e HSE?

Nunca vi uma S no Brasil. :pensativo:
SE não tem aquecimento dos bancos dianteiros, nem teto-solar, nem as rodas com aro 18 (excelente pro asfalto, um terror pra estrada de chão e pro seu bolso quando for trocar os pneus que custam R$ 1.200 cada um)



- A diferença de preço entre o modelo 2005 e 2006 é bem razoável. Muda muita coisa de um ano para o outro?

Mesmo carro.



- Qual o consumo médio do veículo, cidade e estrada?

Cidade = 5 - 5,5 km/l
Estrada = 9 - 10,5 km/l



- Existe versão com câmbio manual para os anos citados?

Não.



- Vi um modelo que utiliza roda aro 16, se não me engano, 215/75. Alguém sabe o custo médio de um bom pneu para essas medidas?

Os SE tem rodas aro 16 e os pneus serão certamente muito mais baratos do que os aro 18, além de se ter várias opções de pneus lameiros.
Quando tinha um HSE 2006, queria que ele tivesse as rodas do SE.



- Substituição de pastilhas de freio

~ R$ 400 (34 libras de custo das pastilhas + mão-de-obra)
Devem ser substituídas a cada 24.000 km. Defeito crônico desse carro.



- Substituição de amortecedores

Vou chutar uns R$ 3.500 (900 libras de custo dos amortecedores + mão-de-obra)

Abraço, :concordo:
Neilson

jhippert
05/01/2011, 07:48
Neilson,

Olha, muito grato pelas suas respostas!!! Realmente, tenho consciência que a Catarina (a Hilux) vai deixar saudades quando o assunto é lama :mrgreen:

Mas se puder abusar de sua boa vontade, queria te fazer mais uma pergunta...Sobre a troca das correias. Vi um Freelander, impecável, em uma agência aqui de BH, 2004/2005 com 44.000Km!!! Duas coisas me preocuparam...

- A kilometragem para substituição das correias. No caso de ser com 50.000, talvez valha mais a pena procurar por um que já tenha passado um pouco dessa kilometragem e, consequentemente, que esse serviço já tenha sido executado.

- Esse carro que eu vi, tem teto solar, mas tem aro 16, rodas originais Land. Vou ligar pra confirmar a versão. Será que o antigo propietário substituiu as rodas?

Abraço!

João

neilsonhenriques
06/01/2011, 09:13
João,

As revisões de Land Rovers acontecem a cada 24.000 km e não a cada 10.000 km como os outros carros e sinceramente trocar as correias com 50.000 km eu acho prematuro.

Vendi meu carro com quase 70.000 km, todas as revisões feitas na concessionária (na garantia) e não troquei correia nenhuma.

Se o proprietário de um HSE substituiu as rodas aro 18" eu acho que fez um bom negócio. Só o valor dos pneus já compensa. Certa vez acertei um buraco na estrada que nem era muito grande e o prejuízo foi de R$ 2.400. Um pneu rasgado e outro ficou com um ovo na lateral.

Abraço, :concordo:
Neilson

jhippert
06/01/2011, 22:09
Neilson,

Mais uma vez obrigado pelas informações!!! Agora me sinto bem mais seguro para tomar alguma decisão. :dance:

Grande abraço!!!

KALABRIC
12/01/2011, 11:50
Amigos eu tinha duas opções de comprar uma Freelander. Uma de ano 2005 e outra de ano 2006 pelo mesmo preço e ambas com a mesma KM real pois conhecia os donos "27.000km rodados"
Eu optei pela de ano 2006/2006 e estou contente até o presente momento.
Fui cotar peças como:
* Correia de transmissão
* Correia serpentina
* Disco de freio dianteiro - jogo (2 discos)
* Lona de freio - Jogo completo (2 sets)
* Micro filtro ar condicionado
* Filtro de combustível
* Filtro de óleo
* Filtro de ar
* Pastilhas do freio dianteiro - jogo completo (2 sets)
* Polia
* Esticador das correias
* Correia Sincronizadora dianteira
* Correia Sincronizadora traseira - (2 un.)
E a pessoa me mandou cotação como se fosse para o veículo ano 2005. Ai questionei e mandei o número do chassi e frisei que é de ano 2006/2006.
A pessoa se desculpou e mandou os itens certos e novos valores.....
A diferença era quase de 30% a +.
Alguém sabe dizer a razão disso? E roubo simplesmente ou existe razão lógica para isso.

cstedile
12/01/2011, 12:16
Neilson, com todo o respeito, deixa eu discordar um pouco do consumo, a minha faz 5 a 5,5 km/l na cidade e 7,5 km/l na estrada. No restante dos itens concordo plenamente com você.
Jhippert, eu teria alguma desconfiança em relação a um carro 2004 com apenas 44.000km!

KALABRIC
12/01/2011, 13:49
Fiz 5 medições recente com o pé bem leve visando economizar e consegui seguidamente com Ar condicionado média de 6,1 km/l e 6,3 km/l. E na estrada com ar condicionado ligado e chutando o pé a 160km/h conseguir zerar o tanque e a medição foi de 8,2km/L.
Achei normal para um V6 pesado e de bom torque.
Espero que minha opnião sirva para motivar mais gente para adquirir esse 4x4 e ou outros melhores o qual estou muito feliz.

cstedile
12/01/2011, 14:14
Kalabric, boa tarde, acho que talvez o relevo explique um pouco esta diferença de numeros, a topografia aqui é bem acidentada. Tenho a minha a cerca de 3 anos e o consumo tem se mantido nesta média, sua melhor marca na estrada foi de 7,8km/l.
Não considero estes numeros ruins pelo conforto proporcionado pelo carro. Tive outros seis cilindros que bebiam muito mais.
Quanto ao consumo, entendo que para um carro deste nivel, não pode ser balizador para compra.
Compartilho da felicidade em relação ao carro!

lipe.88
15/01/2011, 19:14
caro KAKABRIC,
acho que estão com algo errado aí nesse orçamento
a mecânica delas são todas iguais, as peças são as mesmas
peça mais detalhes do orçamento, onde alterou tanto assim o preço

e referente as correias, o check list de revisões orienta a troca com 120 mil quilometros e não fala nada sobre data

geralmente as correias traseiras com o tempo criam folga e começam a bater no acabamento
é sinal de troca antes da km
algumas vezes chega até a apresentar falhas no motor (raras mas acontece)

acho que tem mais uma diferença na SE para HSE
o som da HSE é harman kardon

alphatech
18/01/2011, 21:14
Kalabric, boa tarde, acho que talvez o relevo explique um pouco esta diferença de numeros, a topografia aqui é bem acidentada. Tenho a minha a cerca de 3 anos e o consumo tem se mantido nesta média, sua melhor marca na estrada foi de 7,8km/l.
Não considero estes numeros ruins pelo conforto proporcionado pelo carro. Tive outros seis cilindros que bebiam muito mais.
Quanto ao consumo, entendo que para um carro deste nivel, não pode ser balizador para compra.
Compartilho da felicidade em relação ao carro!

Aquiri a minha V6 HSE ontem e vim rodando de São Paulo para Curitiba.
Encarei 500km , sendo 100 de cidade (muito pesado) e 400 de estrada, nem sempre livre.

Resultado: 6km/l no trecho urbano, 9,5km/l em trecho rodoviário, isso porque vim em 4a a maior parte do trajeto, devido o solenoide da quinta não estar respondendo a contento (percebi durane a viagem). Se tivesse vindo em quinta, acreito ser possível fazer 10km/l sim na estrada...

Quando ao carro em sim, a performance e estabilidade são irrepreensívels, como também o nível e qualidade dos equipamentos, acabamentos e da suspensão. Simplesmente é um carrão...

4WD WAVELL
08/02/2011, 20:46
caros amigos,
Adquiri uma freelader 2.5V6 SE, ano 2005 no inicio de 2008, na epoca ela estava com 29k, devido a peculiariades do meu emprego(trabalho na amazonia e moro em SP) este veiculo rodou apenas 16k nestes tres anos.
todavia apesar de gostar muito da viatura, ano passado tive de abrir os bolsos( ou melhor o Bau!) para reparar alguns problemas enumerados a seguir.

DEZ 2008- troca das buchas da suspensao dianteira.
mar- 2010- troca das bobinas, reparo no vidro eletrico do passageiro(traseiro)
julho 2010- reparo eletrico no chicote do interruptor do farol, foi refeito o aterramento do sistema, pois o mesmo estava causando fuga!
out 2010- reparo e substituicao de retentor na transmissao dianteira.

destes reparos o mais caro foram as bobinas, a viatura nao funcionava em marcha-lenta, apos o reparo tudo azul.
os demais reparos eletricos creio serem decorrentes dos tres anos que a viatura ficou em salvador-BA, cuja maresia 'e objeto de serie especial na national geographic.

embora o veiculo seja um modelo SE, foi entregue bem equipado, bancos em camurca, teto solar, e aros 18", que aguentei ate meados do ano passado, pois substitui por aros 16"

as rodovias que cercam RMC (Regiao Metropolitana de Campinas), sao muito boas, porem os aros 18" com pneus de perfil baixo(235/55/18) deixavam a viatura um tapete na bandeirantes, castelo branco etc, mas quando voltava para as ruas das diversas cidades da regiao sentia desconforto e decidi mudar para o aro 16"

no proprio manual do fabricante existe uma tabela de equivalencia entre os aros e pneus, contudo optei por um jogo de pneus da BFgoodrich, modelo Long Trail, medidas 225/70/16, que deixaram a freelander parecer um opala antigo, mas sem inclinar desconfortavelmente em curvas, ficou super macio, alem do visual das belas rodas.

os aros eu utilizei do honda civic, tem os mesmos 5 furos e o mesmo off-set, de forma que nao volto para o aro 18" , a freelander ficou outro carro!

o acabamento em camurca, alem dos bancos aquecidos que aliados ao banco tipo concha, deixam a viatura muito comfortavel, pena no brasil termos uma legislacao tao atrasada que impeca a comercializacao do motor a diesel, que tem um excelente torque, no mais espero ficar mais uns bons anos com esta viatura, talvez mude para uma disco em mais uns dois bons anos de uso.


4wd wavell
FREELANDER 2.5V6
KIA SORENTO 2.5 TGV
DODGE 3.9V6 CE
EX-TR4 MEC/AUTO

jhippert
02/06/2011, 12:01
Prezados,

Alguns meses depois do meu primeiro post com dúvidas, cujas respostas contribuiram de forma decisiva para minha decisão, volto para agradecer novamente e contar minha experiência.

Ainda em janeiro desse ano, acabei fechando negócio com a Freelander 2005 que comentei no post anterior. O carro realmente estava impecável, revisões carimbadas na Terra Nova, concessionária Land aqui de Belo Horizonte, muito pouco rodado, +/- 44.ooo Km. Hoje, alguns meses depois, após algumas viagens feitas com o veículo, cerca de 4.000km já rodados na minha mão, já posso contribuir com meus comentários.

O carro é uma delícia de se dirigir, tanto no asfalto quanto na terra (estrada, não trilha). Encara bem uma lama, como se espera de um Land, mas sem abusos. O consumo está dentro do esperado para um V6. Já cehgou a dar 5 na cidade, como já chegou a dar 10 na estrada. Percebi que depende e muito do peso do pé! Difícil é segurar o pé na estrada... Acima de 140, a antena que fica no teto começa a bater no teto solar. Talvez seja melhor removê-la quando for trafegar em estradas que permitam usar a potência do carro com segurança. É bom ficar atento ao nível do líquido do sistema de arrefecimento. Em uma ocasião, fui surpreendido quando verifiquei que o reservatório estava muito baixo, completei e agora estou observando.

Uma das informações do Neilson que fez diferença foi sobre as rodas. Minha FL tem rodas aro 16 originais. Vou sentir a diferença no bolso, pois vou precisar trocar os pneus daqui a uns 10.000 Km. E já vi também que até para questões de dirigibilidade em estradas piores, conforto para rodar essa opção é melhor. Agora, estou avaliando qual seria a melhor opção para substituir os pneus, já que o 215/65 r16 original é difícil de encontrar e mais caro também. Gostei da opção utilizada pelo Wavell, BFgoodrich, modelo Long Trail, medidas 225/70/16. Se alguém tiver outra sugestão, gostaria de ter mais de uma opção.

Outra coisa estranha...meu tiptronic não está funcionando. Acho que comi uma mosca gigante, pois estava pensando que essa opção funcionava apenas no HSE. A minha FL é SE. Depois li também por aí que pode haver um problema com a um sensor, algo do tipo, que ele para de reconhecer a mudança na alavanca do cambio.

Um abraço! :)

cstedile
02/06/2011, 13:39
Amigo, a minha estava com modo sport(tiptronic) funcionando algumas vezes sim outras não, notei que puxando a alavanda para cima funcionava. Então bastou desmontar e limpar os contatos e o trilho de aluminio que funcionou perfeitamente.

abraço.

Carlos Stedile

neilsonhenriques
02/06/2011, 23:58
Uma das informações do Neilson que fez diferença foi sobre as rodas. Minha FL tem rodas aro 16 originais. Vou sentir a diferença no bolso, pois vou precisar trocar os pneus daqui a uns 10.000 Km. E já vi também que até para questões de dirigibilidade em estradas piores, conforto para rodar essa opção é melhor.

Que bom que você está satisfeito com o carro. Em 70.000 km, tive excelentes experiências com o meu que enfrentou corajosamente todos os terrenos a que foi submetido (duna, neve, lama, asfalto, etc) e isso com os péssimos pneus 18" que só são bons pra andar em estrada privatizada porque até dentro da cidade eles não prestam. Claro que ele não é um Defender, mas o desempenho pro meu uso foi espetacular. Queria muito ter trocado as rodas pra 16" não só pelo custo dos pneus também pelo inegável conforto que elas devem proporcionar. Sorte que a sua já veio assim.

Há muitos tópicos com problemas e soluções pro FL e não deixe de observar a planilha de manutenções para importar as peças com antecedência porque isso diminuirá absurdamente o custo de propriedade.

No mais, parabéns. Espero que sua viatura te traga muitas alegrias.

Abraço,
Neilson

jhippert
03/06/2011, 11:30
Prezado Carlos,

Você é um gênio!!! :dance:

Peguei o carro ontem, dei uma puxada na alavanca do câmbio e...resultado... modo "sport" e "tiptronic" funcionando!!! Não tive tempo de ver como desmontar a capa do câmbio para limpar os contatos, mas estou tranquilo em saber que é só bobeira de marinheiro de primeira viagem.

Mais uma vez obrigado!

Esse fim de semana tem viagem para Lapinha da Serra, um vilarejo pros lados da Serra do Cipó nas proximidades de Belo Horizonte. O lugar é muito bonito! Recomendo para os colegas que se aventuram pelos caminhos de MG. Mais alguns kilometros para o curriculo da FL.

Abraço a todos,

João Hippert